Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Supermann » 19/2/2012 19:44

Ahn?

Sinceramente nem percebi isso.

A ordem deve ser disparada ponto.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Metallising_ » 19/2/2012 19:31

LTCM Escreveu:
kknd Escreveu: Tendo em conta os destinatários deste tipo de estratégia, não será recomendavél optar por ETFs em EUR (que sigam a mesma estratégia, naturalmente), eliminando deste modo o risco cambial?

Metallising Escreveu:Deparei-me com a mesma questão. Não pretendo ter todo o portefólio exposto ao risco cambial. A grande vantagem dos ETFs em USD é que por norma apresentam bastante mais liquidez.

Para quem investe ETF's, cotados em dólares, ou noutra moeda que não o Euro, uma forma de limitar o risco cambial é esta:

Ter acesso ao mercado Forex, Mini-Forex, e tomar posições longas no cross EUR/USD (cross EUR/GBP, cross EUR/CHF, cross EUR/… ) na importância equivalente ao montante investido. Este processo, relativamente simples, exige muito pouco capital e faz a cobertura total.
(…)

Hoje, pela 1ª vez, fui abrir uma posição longa EUR/USD no valor de 3000€. Acontece que a ordem só é disparada caso o valor seja superior a 5000€....

Isto é normal?...

Registado: 21/7/2010 12:52

por LTCM » 19/2/2012 17:06

Pedro Miguel Escreveu:Melhor mesmo é comprar Fundo BPI Portugal. Actualmente está nos 9+-
Com o PSI20 no fundo poderá ser uma boa alternativa senão precisas do dinheiro nos próximos anos. Mais que duplicarás o dinheiro qd o indice acordar.

A menos que tenha compreendido mal, o que é muito natural, tudo indica que o ETF seja superior ao Fundo do BPI:

É menos volátil;

Tem uma muito menor taxa global de custos;

Tem um Tracking Error menor.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Supermann » 18/2/2012 22:17

Figueiraa1 Escreveu:
Supermann Escreveu:Entretanto e quem for mais patriota tem também o ETF do PSI-20.

Sei que em tempos houve um outro sem grande sucesso, mas este parece ser melhorzinho pelo menos a nivel de TER embora não aos niveis de um SPY está razoável. E o spread nem é assim muito elevado com 0,23% á ultima cotação.

Super,

Qual é o ticker?

Abraço,

Figueira

É o PPP na Euronext Lisboa. O link do LTCM vai dar aos ETFs comercializados em PT. este link é o da mesma casa mas com todos os ETFs da casa de gestão:

http://www2.comstage.commerzbank.com/Pr ... px?c=24904

por Supermann » 18/2/2012 22:15

vset já te respondi anteriormente por duas vezes que mais queres?

Não percebo o porque de bater a mesma tecla ... chega a ser incómodo.

Novamente, sim.

por MVP » 18/2/2012 20:39

vset Escreveu:o fim de seguir este topic igual ao de todos os outros

houve atrito mas ja tive oportunidade de pedir desculpas por mp

Acho que depois do que disseste ao LTCM é perfeitamente natural ter-te respondido, neste topico, precisamente com o que lhe disseste na altura no outro topico, pelo que não adianta depois ir editar o post e fingir que nada se passou, eu acho que fazia exactamente o mesmo. Aceita isso simplesmente, tens de perceber que ao estar a tentar ajudar, nem o LTCM nem ninguém está para aturar pessoas mal educadas.

Abraço

Registado: 27/6/2010 23:26

por vset » 18/2/2012 19:57

Supermann Escreveu:
vset Escreveu:
Supermann Escreveu:Obviamente teria dado positivo.

Não te sei quantificar o quanto porque não tenho dados do PSI neste momento. Mas não deve andar longe um portfolio que tenha Portugal metido ao barulho dos 10-11% ao ano.

Porque dizes que obviamente dava positivo?

Olhando para o chart da EDP e se comprasses todos os anos no final do ano, desde 2002 para cá, parece-me que estaria com rentabilidade quase nula.

Cps.

Dividendos e rebalanceamento.

O rebalanceamento obrigatoriamente faz-te tomar mais valias durante as subidas.

É a razão pelo qual apesar de o SP500 estar em terreno negativo, um simples 50/50 portfólio te deu retornos na última década na casa dos 9%

Viva,

se os gráficos do PSI20 são quase todos do tipo montanha é possivel ter ganho com uma estratégia passiva?

Cumprimentos.
Anexos
1.jpg
1.jpg (127.31 KiB) Visualizado 13346 vezes

Registado: 11/1/2004 13:37

por Pedro Miguel » 18/2/2012 17:13

Melhor mesmo é comprar Fundo BPI Portugal. Actualmente está nos 9+-
Com o PSI20 no fundo poderá ser uma boa alternativa senão precisas do dinheiro nos próximos anos. Mais que duplicarás o dinheiro qd o indice acordar.
Ou em alternativa ou o BPI Ibéria que conjuga as melhores empresas de ambas as bolsas.

Registado: 29/11/2007 11:45

por LTCM » 18/2/2012 17:00

Figueiraa1 Escreveu:Qual é o ticker?

PPP

http://www9.comstage-etf.com/Products/P ... 1&c=220009
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Figueiraa1 » 18/2/2012 16:38

Supermann Escreveu:Entretanto e quem for mais patriota tem também o ETF do PSI-20.

Sei que em tempos houve um outro sem grande sucesso, mas este parece ser melhorzinho pelo menos a nivel de TER embora não aos niveis de um SPY está razoável. E o spread nem é assim muito elevado com 0,23% á ultima cotação.

Super,

Qual é o ticker?

Abraço,

Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Supermann » 18/2/2012 16:36

Entretanto e quem for mais patriota tem também o ETF do PSI-20.

por vset » 17/2/2012 15:40

o fim de seguir este topic igual ao de todos os outros

houve atrito mas ja tive oportunidade de pedir desculpas por mp

por Figueiraa1 » 17/2/2012 13:37

vset Escreveu:pois talvez seja isso :?

mas vocês teimam em não responder

Eu sou um leigo em investimentos. Tento aprender com quem sabe.

Verifiquei neste tópico que existe atrito entre ti e o LTCM e isso já vem doutro tópico.

Fazes perguntas que mesmo eu percebo que pretendem atingir determinado fim. É esse fim que te peço que divulgues, isto claro se puderes.

Não consideres provocação da minha parte porque não é.

Abraço,

Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

por Supermann » 17/2/2012 13:34

Respondi-te ainda há 2 tópicos atrás de onde derivam a maioria dos retornos.

Enfim

por vset » 17/2/2012 13:25

pois talvez seja isso :?

mas vocês teimam em não responder

por Supermann » 17/2/2012 13:23

O vset já nos habitou a estas perguntas existenciais :mrgreen:

É muito conservador

por Figueiraa1 » 17/2/2012 13:09

vset Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
vset Escreveu:Bom dia,

e podes assumir uma rentabilidade de 10% ao ano ?

Os bancos pagam metade em taxa de juro num Dep.Prazo

Ajudem-me lá a perceber porque esta estratégia passiva é tão rentável.

Obrigado.

Bom dia vset,

Tenho lido os teus posts e já percebi que percebes bastante de investimentos. Agora o que gostaria mesmo muito de saber era onde queres chegar.

Grato se esclareceres esta dúvida.

Abraço,

Figueira

JEDI,
não entendi mas se era provocação vulgar, passo.

Não é provocação

por vset » 17/2/2012 13:05

Figueiraa1 Escreveu:

Obrigado.

Bom dia vset,

Tenho lido os teus posts e já percebi que percebes bastante de investimentos. Agora o que gostaria mesmo muito de saber era onde queres chegar.

Abraço,

Figueira

JEDI,
não entendi mas se era provocação vulgar, passo.

por Figueiraa1 » 17/2/2012 12:51

Obrigado.

Bom dia vset,

Abraço,

Figueira

por Supermann » 17/2/2012 12:47

10% num horizonte de temporal largo que é a média de crescimento dos mercados.

Esses retornos compoem-se por em média advirem de 3% inflação + 3% dividendos + 3% crescimento económico e dáte os 10% ao ano.

não é questão de ser tão rentável, é a média do mercado.

por vset » 17/2/2012 12:43

Bom dia,

Obrigado.

por Figueiraa1 » 17/2/2012 11:25

Figueiraa1 Escreveu:
Metallising Escreveu:O LTCM escreveu isto:

"O Rebalanceamento é provavelmente a ferramenta menos compreendida quando se trata de portefólios, pelo menos para o investidor mediano. RpC significa examinar a carteira após movimentos, negativos ou positivos, significativos ou fazer observações da mesma a intervalos de tempo regulares (mensais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais, anuais, bianuais [ou outros que consideremos pertinentes] e reajustar as percentagens alocadas a cada um dos ADI’s que compõe a carteira para os níveis originais. "

Quantos aos reforços disse o seguinte:

"De forma a reduzir os custos deve ser feita no «momento de balançar as posições»."

Figueira, penso que não justifica ter o dinheiro "parado" durante tanto tempo.

Citação
LTCM sobre rebalanceamento
RpC é o outro “almoço grátis”, do investidor com uma carteira de longo prazo, conserva as alocações nos objectivos, suaviza os resultados e aumenta os retornos a longo prazo reduzindo o risco a curto e a longo prazo.

Existem várias técnicas para o RpC, umas mais simples outras mais complexas, vamos apenas referir uma. Uma das simples.
Nesta o RpC é programado da seguinte forma: Rebalanceamento de periodicidade anual, mas apenas se a alocação modelo da carteira se afastou do limiar mínimo pré determinado de 5%. Se, a partir da data prevista para o RpC, o desvio da carteira por ADI’s é inferior ao limite pré-determinado, a carteira não vai ser ajustada. Da mesma forma, se a alocação inicial do portefólio vagueia acima do limite mínimo, em qualquer intervalo de tempo inferior a um ano, a carteira não será reequilibrada enquanto não decorrer um ano.

Citação
LTCM sobre como reforçar
Uma forma de realizar o RpC:
Os dividendos, pagamentos de juros, mais-valias realizadas, ou novas contribuições podem ajudar os detentores de carteiras a controlar os riscos e ao mesmo tempo reduzir os custos inerentes. Os investidores podem juntando os diversos influxos numa única conta até atingir o montante adequado e, em seguida, redireccionar esse capital para a classe de activo cuja alocação está abaixo do normal.

por Metallising_ » 17/2/2012 11:18

Supermann, concordo. 15000€ não seriam suficientes, ao longo dos anos iria perder poder de compra. Por isso fiz uma nova tabela, desta vez estipulando idade de reforma aos 35 anos (tenho 23, teria de trabalhar mais 12), desta forma posso aumentar o valor liquidado em 1000€ todos os anos.
O withdrawal rate seria de 3,34% no primeiro ano de reforma e 2,46% aos 18 anos de reforma.

Quanto aos ciclos Bear, tens razão, nem tinha pensado na quantidade de consequência negativas que isso teria na carteira, por isso alterei ligeiramente a idade de reforma. Claro que uma tabela é meramente teórica, estou só a tentar provar esta possibilidade. Intervenções são muito bem vindas.

vset, na verdade coloco de lado 1500€ (1500x12=18000). Claro que isto só é possível porque não resido em Portugal lol. Sad but true.
Daqui a 10 anos provavelmente poderia "amealhar" mais, mas não pretendo seguir a minha carreira profissional, felizmente descobri coisas mais gratificantes na vida.
Anexos
Untitled.jpg
Untitled.jpg (149.68 KiB) Visualizado 12383 vezes

Registado: 21/7/2010 12:52

por Figueiraa1 » 17/2/2012 11:14

Metallising Escreveu:O LTCM escreveu isto:

"O Rebalanceamento é provavelmente a ferramenta menos compreendida quando se trata de portefólios, pelo menos para o investidor mediano. RpC significa examinar a carteira após movimentos, negativos ou positivos, significativos ou fazer observações da mesma a intervalos de tempo regulares (mensais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais, anuais, bianuais [ou outros que consideremos pertinentes] e reajustar as percentagens alocadas a cada um dos ADI’s que compõe a carteira para os níveis originais. "

Quantos aos reforços disse o seguinte:

"De forma a reduzir os custos deve ser feita no «momento de balançar as posições»."

Figueira, penso que não justifica ter o dinheiro "parado" durante tanto tempo.

RpC é o outro “almoço grátis”, do investidor com uma carteira de longo prazo, conserva as alocações nos objectivos, suaviza os resultados e aumenta os retornos a longo prazo reduzindo o risco a curto e a longo prazo.

Existem várias técnicas para o RpC, umas mais simples outras mais complexas, vamos apenas referir uma. Uma das simples.
Nesta o RpC é programado da seguinte forma: Rebalanceamento de periodicidade anual, mas apenas se a alocação modelo da carteira se afastou do limiar mínimo pré determinado de 5%. Se, a partir da data prevista para o RpC, o desvio da carteira por ADI’s é inferior ao limite pré-determinado, a carteira não vai ser ajustada. Da mesma forma, se a alocação inicial do portefólio vagueia acima do limite mínimo, em qualquer intervalo de tempo inferior a um ano, a carteira não será reequilibrada enquanto não decorrer um ano.

por vset » 17/2/2012 10:46

Metallising Escreveu:Qual a percentagem, comparativamente ao valor da transacção, que se considera aceitável para custos de ordem compra/venda?
Tenho conta na GoBulling, como geralmente transacciono ETFs através na Euronext, pago 5€ por cada ordem. Portanto defini não fazer compras inferiores a 2000€, dessa forma garanto que os custos não serão superiores a 0,5%. Considero este valor razoável, qual a opinião do LTCM?

Questiono também se será mais rentável alocar por exemplo, 2000€ por mês ou 6000€ trimestralmente? É certo que os custos são inferiores no caso de alocação trimestral, mas por outro lado se as compras forem mensais vamos conseguir ter uma melhor "preço médio". Qual das duas opções são mais rentáveis?

Ora.... Tenho 23 anos, tenho capacidade para reforçar a carteira com 18000€ anuais. Portanto, segundo as minhas contas, com uma rentabilidade média anual de 10%, daqui a 7 anos, a carteira valerá 188000€. Como levo uma vida modesta e não pretendo comprar casa, penso que me posso reformar aos 30 anos. 8-)

PS: Li o tópico na integra e entendo que a estratégia aqui discutida visa um periodo temporal superior, contudo há muitas ideias aqui discutidas que pretendo aplicar na constituição e gestão do meu portefólio.

Já há pouca malta nova como tu.

Acho estranho é aos 23 conseguires colocar de lado 2000eur por mês e estares a falar de reforma daqui a 7 anos!

Se aos 23 amealhas 2k daqui a 10 anos amealhas muito mais suponho.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, CORTIÇA, HFCA, jorgemvm, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006, zulu404 e 218 visitantes