BCP - Tópico Geral
Boas..
Isto não é nenhuma análise do BCP é um pedido de opinião aos mais experientes....
Sou um novato, nesta área da bolsa e tenho cometido alguns erros graves, porque todas as mais valias, foram absorvidas por menos valias.Alguém sabe onde posso ler algumas dicas essenciais e importantes para iniciantes?
O meu maior erro, acho que é viver a bolsa como se fosse um dia só, nem pensando no amanhã. Porque nesta ação do bcp a volatilidade é enorme e day-trader parecia-me uma boa opção.
Por ex: Entrar no bcp a 0.199 hoje e ver depois açao em queda e decidir vender a 0.181, realizando menos valias, com objetivo de minimizar perdas e entrar depois novamente a preço inferior.Esta decisão tem como base o objetivo de precaver-me de possíveis quedas superiores, devido à volatilidade desta ação.
O que acham desta decisão? Péssima, razoável ou sem comentários?
Cumprimentos
Isto não é nenhuma análise do BCP é um pedido de opinião aos mais experientes....
Sou um novato, nesta área da bolsa e tenho cometido alguns erros graves, porque todas as mais valias, foram absorvidas por menos valias.Alguém sabe onde posso ler algumas dicas essenciais e importantes para iniciantes?
O meu maior erro, acho que é viver a bolsa como se fosse um dia só, nem pensando no amanhã. Porque nesta ação do bcp a volatilidade é enorme e day-trader parecia-me uma boa opção.
Por ex: Entrar no bcp a 0.199 hoje e ver depois açao em queda e decidir vender a 0.181, realizando menos valias, com objetivo de minimizar perdas e entrar depois novamente a preço inferior.Esta decisão tem como base o objetivo de precaver-me de possíveis quedas superiores, devido à volatilidade desta ação.
O que acham desta decisão? Péssima, razoável ou sem comentários?
Cumprimentos
- Registado: 18/3/2009 15:41
tugadaytrader Escreveu:Não estou a ver suporte nenhum..
Boa noite,
eu não disse que havia um suporte nos 0.182, o que eu disse foi "estará a formar-se um suporte nos 0,182?". O que não faltam nestes foruns são bitaites do que será o futuro desta cotada, por isso a discução que lancei não é totalmente descabida
( acho eu!).
Bons negócios a todos é o que eu desejo.

O Sr. rfm 73 em vez de andar aqui a mandar papaias sem interesse devia andar mais atento, sim porque isto de andar na bolsa é preciso andar atento!rfm73 Escreveu:Mig71 Escreveu:Eu tinha entrado a 0,144 e hoje de manha saí a 0,206
Estou doido para me meter nelas outra vez, vamos ver amanha e acabo de ver que o Sr. Papademos conseguiu o acordo com os outros partidos!!!!
![]()
![]()
o máximo da sessão foi 0,205!!! Já vi muito pessoal que vende sempre nos máximos... mas agora acima de ... nunca
![]()
![]()
![]()
![]()
D++++++++++![]()
![]()
Também não sei qual é interesse de vir para aqui dizer que comprei no mínimo e vendi no máximo ...![]()
Atençao é coisa que o senhor nao tem e passo a explicar:
A minha mensagem foi postada no dia 8 e no dia 8 o maximo foi 0,219 e eu vendi como afirmei a 0,206, como pode verificar nao foi no maximo como o senhor diz que foi!!!!!
Para a proxima tenha cuidado com o que escreve senao pode cair em descrédito!
E outra coisa, se nao tem nada de interesse para postar limite-se a ler!!!!!
Cumps
- Registado: 24/3/2011 16:34
Antes dos 0,14 ainda tem de quebrar em baixa os 0,168-0,170... Axo difícil até porque era uma anterior resistência forte que foi quebrada ontem com um volume astronómico... Axo que os 0,17 serão um bom ponto de entrada para quem quiser aproveitar swing que a possa levar a testar novamente os 0,21-0,22... Fecho abaixo de 0,168 seria muito mau sinal...
Mais uma vez defendo uma possível lateralização no curto prazo.
Aliás vendo o gráfico numa "escala maior" estes movimentos dos ultimos dias parecem umas formiguinhas lol
Mas devem fazer comichão a muita gente.
Aliás entre Maio de 2010 e Maio do ano seguinte o BCP fez ali uma lateralização que na altura pensei que se estaria a formar uma bela base/fundo que poderia catapultar a acção. Nada mais errado. Foi o que se viu e toda a gente já sabe "descida por aí abaixo sem ´dó nem piedade até aos 0,10. Nessa altura a lateralização andava à volta dos 0,5 e os 0,70.
Agora nos últimos três meses foi entre os 0,10 e os 0,20. E agora volto a pensar "que belo fundo/base se está aqui a formar". Estarei errado novamente. Os ursos esperam que sim e os touros claro que não. Mas aí está a beleza da coisa em estar de fora... apreciar as coisas à distância.
Mas parece-me que desta vez o "algodão" (aka volume) não engana...
Mais uma vez defendo uma possível lateralização no curto prazo.
Aliás vendo o gráfico numa "escala maior" estes movimentos dos ultimos dias parecem umas formiguinhas lol
Mas devem fazer comichão a muita gente.
Aliás entre Maio de 2010 e Maio do ano seguinte o BCP fez ali uma lateralização que na altura pensei que se estaria a formar uma bela base/fundo que poderia catapultar a acção. Nada mais errado. Foi o que se viu e toda a gente já sabe "descida por aí abaixo sem ´dó nem piedade até aos 0,10. Nessa altura a lateralização andava à volta dos 0,5 e os 0,70.
Agora nos últimos três meses foi entre os 0,10 e os 0,20. E agora volto a pensar "que belo fundo/base se está aqui a formar". Estarei errado novamente. Os ursos esperam que sim e os touros claro que não. Mas aí está a beleza da coisa em estar de fora... apreciar as coisas à distância.
Mas parece-me que desta vez o "algodão" (aka volume) não engana...

- Registado: 6/5/2004 20:19
Stresszero, no gráfico que postaste quando muito podes identificar uma resistência na orla dos 0,14, que foi quebrada em forte alta. Olhando para o teu gráfico, eu diria que os 0,14 (um valor perto deste patamar) poderá vir a constituir um suporte de curto prazo.
Abaço
Abaço
- Registado: 22/5/2008 23:43
Stresszero Escreveu:Estará a formar um suporte nos 0,182? Aceitam-se opiniões.
O suporte só parece está lá porque desenhaste a linha!

Quanto muito pode haver lá um de curtíssimo prazo, mas esse só será observado num gráfico intraday ou de 5/10 min...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Não estou a ver suporte nenhum.. 

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Em relação ao volume, não foi altíssimo apenas no BCP, ontem e hoje foi na banca portuguesa toda e noutros títulos maiores do nosso PSI.
É caso para dizer que o PSI está a despertar mais interesse aos big fish. E ainda bem, esperemos é que não seja sol de pouca dura.
Disclaimer: Estou longo no BCP e EDPR. Short em GásNatural.
É caso para dizer que o PSI está a despertar mais interesse aos big fish. E ainda bem, esperemos é que não seja sol de pouca dura.
Disclaimer: Estou longo no BCP e EDPR. Short em GásNatural.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
joaodbarbosa, obrigado por partilhar os seus pensamentos em voz alta. Compreendo-o, mas não acompanho a sua opinião. Houve efectivamente uma grande força compradora, mas não se esqueça que não são aqueles que já compraram que vão fazer subir o título. Para que o título suba é necessário que haja mais quem queira comprar aos valores entretanto estabelecidos.Claro que se os institucionais acharem que estamos num momento de viragem e quiserem recompor carteiras, poderemos assistir ainda a uma subida considerável. Contudo, em minha opinião, já o fizeram e a isso se deve o grande volume de transacções. Penso que está aberto o caminho para uma correcção e neste momento há que ser cauteloso. Claro que como já todos perceberam, estou à espera dessa correcção para reentrar, e provavelmente muitos dos que venderam também...
Abraço
Abraço
pensar em voz alta.
Deixem-me pensar em voz alta.
Tem-se assistido, nos ultimos dias, a uma subida vertiginosa.
Volumes recordes.
Muitos disseram que era devido a fecho de curtos, por limpesa dos balanços, por entrada de novos accionistas e reforço de outros, etc.
Por isso houve uma grande força compredora.
E foi o que se viu.
Hoje, ficou praticamente flat.
Volume, de novo, excepcional, de 370 milhões de acções.
Já há quem diga que acabaram-se os fechos de curtos, que a limpesa dos balanços, etc foi chão que já deu as uvas que tinha a dar.
Acho que não.
Depois destas subidas vertiginosas todos sabem que há sempre lugar a alguma correcção.
Neste caso, nem acho que se possa consiserar correcção, uma descida de meio por cento.
Contudo, durante a sessão houve muita volatilidade.
Quem queria comprar sabia que era provável esta volatilidade diária e esperava mesmo uma forte correcção.
Portanto, quem queria comprar, sejam eles, para fecho de curtos, ou outra qualquer razão, esperou pelas descidas esporádicas, e comprou.
Aliás, foi o que eu fiz.
Venderam-se muitas acções, 370 milhões.
Mas, curiosamente, compraram-se muitas acções, 370 milhões.
E a cotação ficou praticamente flat.
Se houve quem quis vender, houve, também, quem quis comprar.
E quem comprou, como eu, porque o fez ?
Porque acha que vai cair ?
Claro que não.
Acha, como eu, que vai subir.
Obrigado por me deixarem pensar voz alta.
Tem-se assistido, nos ultimos dias, a uma subida vertiginosa.
Volumes recordes.
Muitos disseram que era devido a fecho de curtos, por limpesa dos balanços, por entrada de novos accionistas e reforço de outros, etc.
Por isso houve uma grande força compredora.
E foi o que se viu.
Hoje, ficou praticamente flat.
Volume, de novo, excepcional, de 370 milhões de acções.
Já há quem diga que acabaram-se os fechos de curtos, que a limpesa dos balanços, etc foi chão que já deu as uvas que tinha a dar.
Acho que não.
Depois destas subidas vertiginosas todos sabem que há sempre lugar a alguma correcção.
Neste caso, nem acho que se possa consiserar correcção, uma descida de meio por cento.
Contudo, durante a sessão houve muita volatilidade.
Quem queria comprar sabia que era provável esta volatilidade diária e esperava mesmo uma forte correcção.
Portanto, quem queria comprar, sejam eles, para fecho de curtos, ou outra qualquer razão, esperou pelas descidas esporádicas, e comprou.
Aliás, foi o que eu fiz.
Venderam-se muitas acções, 370 milhões.
Mas, curiosamente, compraram-se muitas acções, 370 milhões.
E a cotação ficou praticamente flat.
Se houve quem quis vender, houve, também, quem quis comprar.
E quem comprou, como eu, porque o fez ?
Porque acha que vai cair ?
Claro que não.
Acha, como eu, que vai subir.
Obrigado por me deixarem pensar voz alta.
Saiba o que penso, em:
http://opinioesdojb.blogspot.com
http://opinioesdojb.blogspot.com
Entrei nos 0.142 e desde que começou esta subida fui subindo gradualmente as ordens stop. Ao longo do dia de hoje fui empurrado para fora com a activação de duas ordens de venda que deixei, cada uma delas para metade do lote total que detinha. Assim, encerrei metade da posição nos 0.182 e a outra metade nos 0.178. Parece-me altamente provável que o título entre em fase de correcção nos próximos dias, ainda que sem registar perdas muito acentuadas. AS condições favoráveis de acesso ao crédito negociadas com a banca, a perspectiva de solução da crise grega, as alterações na gestão do BCP, a perspectiva de reforço por banda da Sonangol, são factores que estão a fazer esquecer - ou a desvalorizar aos olhos dos investidores - as necessidades de financiamento do BCP, o aumento de capital que se aproxima e a desvalorização que isso implica. De todo o modo, é um título para continuar a seguir e onde espero reentrar logo que as condições me pareçam favoráveis!
Alguém quer partilhar opiniões sobre valores de entrada no momento actual?
Abraço e votos de bons negócios
Alguém quer partilhar opiniões sobre valores de entrada no momento actual?
Abraço e votos de bons negócios
Desculpem lá, mas estou farto de rir hoje!!!
Recebi uma mensagem de um amigo a dizer. Olha uma noticia extremamente positiva para os bancos. Será que o crédito do Berardo vai ser aceite como colateral~?? Só parei de rir agora.
Mais um "round" mais uma vitória. O que temos de analisar é onde está a força e não se ela é mais forte durante a sessão ou se no fim. Nas últimas 3 sessões a força compradora foi mais forte. Mas mais 3 "rounds" assim e o combate estava ganho. Não sei se é a Sonangol, a Teixeira Duarte, o diabo a sete. Mas que existe força compradora existe e não é as mais-valias ou só o "short squeeze" que está a fazer isto.
Outro assunto interessante é o mercado consegue fazer tudo para tentar prejudicar os curtos e os longos. É claro que tem prejudicado muito mais curtos que longos. Mas muitos longos também já o devem ter sido, simplesmente por não acreditarem ou por terem feito compras e estarem já com desvalorizações. Ninguém disse que o mercado era fácil. E é espantoso como com vários milhões de acções transaccionadas. Há experiências para todos os gostos e feitios.
Junto a noticia.
BCE facilita acesso ao financiamento aos bancos portugueses (act)
09 Fevereiro 2012 | 16:02
Sara Antunes - saraantunes@negocios.pt
O Banco Central Europeu (BCE) aprovou o acesso a financiamento por parte dos bancos portugueses através de novas garantias. Em causa podem estar, por exemplo, empréstimos à habitação ou ao consumo que tenham níveis prováveis de incumprimento baixos. São sete os países que vêem estas garantias mais abrangentes.
O BCE já tinha revelado que ia permitir, de forma temporária, tornar mais abrangentes os activos considerados legíveis para que os bancos pudessem apresentar como garantias para se financiarem junto do banco central.
Para isso, os bancos centrais teriam de apresentar propostas. Portugal está entre os países que apresentou “propostas relevantes” e que permitirão assim que os bancos portugueses apresentem garantias adicionais para operações de crédito junto do banco central, revela o BCE em comunicado. Além de Portugal, vão também beneficiar desta decisão a Irlanda, Espanha, França, Itália, Chipre e Áustria.
A decisão foi tomada em Dezembro. Hoje foram revelados as propostas que tiveram aceitação. A proposta do Banco de Portugal é uma delas.
Assim, os bancos portugueses poderão apresentar “empréstimos bancários individuais que satisfaçam uma probabilidade de incumprimento não superior a 1,5%, aos quais serão aplicadas medidas de controlo de risco mais exigentes relativamente às que se encontram em vigor”, revela o Banco de Portugal em comunicado.
O crédito à habitação, empréstimos ao consumo ou financiamento a empresas não financeiras passam a poder ser entregues como garantia. Vai ser possível também ao bancos apresentarem “portfólios homogéneos de empréstimos bancários relativos a: empréstimos garantidos por hipoteca concedidos a famílias; empréstimos ao consumo concedidos a famílias e empréstimos concedidos a empresas que não tenham a natureza de sociedade financeira”, explica o Banco de Portugal.
Além destes factores, o Banco de Portugal decidiu também “reduzir o montante mínimo de empréstimos bancários aceites como garantia de 500 mil euros para 100 mil euros”, simplificar o processo de autorização aos bancos para uso como colateral dos créditos. Haverá auditores externos a analisar os processos, adianta o banco central nacional.
O BCE permitiu assim que se alargassem os critérios para que os empréstimos fossem considerados legíveis para serem usados como colateral nas operações de financiamento junto do banco central. Mas, de acordo com a informação disponibilizada, cada país terá especificidades diferentes.
Os últimos dados revelam que a exposição dos bancos portugueses junto do BCE aumentou em 475 milhões de euros para 46,4 mil milhões de euros, em Janeiro.
Os bancos nacionais continuam assim a demonstrar dificuldades em reduzir a sua dependência junto do banco central, numa altura em que o acesso aos mercados está praticamente congelado. Em causa está a crise de dívida e o facto de Portugal estar conotado com o “rating” de “lixo”, o que coloca o País e as instituições sedeadas nele numa situação de fragilidade já que o resto do mundo olha com desconfiança, porque há o receio de que entrem em incumprimento.
Cumprimentos
Hallo
Mais um "round" mais uma vitória. O que temos de analisar é onde está a força e não se ela é mais forte durante a sessão ou se no fim. Nas últimas 3 sessões a força compradora foi mais forte. Mas mais 3 "rounds" assim e o combate estava ganho. Não sei se é a Sonangol, a Teixeira Duarte, o diabo a sete. Mas que existe força compradora existe e não é as mais-valias ou só o "short squeeze" que está a fazer isto.
Outro assunto interessante é o mercado consegue fazer tudo para tentar prejudicar os curtos e os longos. É claro que tem prejudicado muito mais curtos que longos. Mas muitos longos também já o devem ter sido, simplesmente por não acreditarem ou por terem feito compras e estarem já com desvalorizações. Ninguém disse que o mercado era fácil. E é espantoso como com vários milhões de acções transaccionadas. Há experiências para todos os gostos e feitios.
Junto a noticia.
BCE facilita acesso ao financiamento aos bancos portugueses (act)
09 Fevereiro 2012 | 16:02
Sara Antunes - saraantunes@negocios.pt
O Banco Central Europeu (BCE) aprovou o acesso a financiamento por parte dos bancos portugueses através de novas garantias. Em causa podem estar, por exemplo, empréstimos à habitação ou ao consumo que tenham níveis prováveis de incumprimento baixos. São sete os países que vêem estas garantias mais abrangentes.
O BCE já tinha revelado que ia permitir, de forma temporária, tornar mais abrangentes os activos considerados legíveis para que os bancos pudessem apresentar como garantias para se financiarem junto do banco central.
Para isso, os bancos centrais teriam de apresentar propostas. Portugal está entre os países que apresentou “propostas relevantes” e que permitirão assim que os bancos portugueses apresentem garantias adicionais para operações de crédito junto do banco central, revela o BCE em comunicado. Além de Portugal, vão também beneficiar desta decisão a Irlanda, Espanha, França, Itália, Chipre e Áustria.
A decisão foi tomada em Dezembro. Hoje foram revelados as propostas que tiveram aceitação. A proposta do Banco de Portugal é uma delas.
Assim, os bancos portugueses poderão apresentar “empréstimos bancários individuais que satisfaçam uma probabilidade de incumprimento não superior a 1,5%, aos quais serão aplicadas medidas de controlo de risco mais exigentes relativamente às que se encontram em vigor”, revela o Banco de Portugal em comunicado.
O crédito à habitação, empréstimos ao consumo ou financiamento a empresas não financeiras passam a poder ser entregues como garantia. Vai ser possível também ao bancos apresentarem “portfólios homogéneos de empréstimos bancários relativos a: empréstimos garantidos por hipoteca concedidos a famílias; empréstimos ao consumo concedidos a famílias e empréstimos concedidos a empresas que não tenham a natureza de sociedade financeira”, explica o Banco de Portugal.
Além destes factores, o Banco de Portugal decidiu também “reduzir o montante mínimo de empréstimos bancários aceites como garantia de 500 mil euros para 100 mil euros”, simplificar o processo de autorização aos bancos para uso como colateral dos créditos. Haverá auditores externos a analisar os processos, adianta o banco central nacional.
O BCE permitiu assim que se alargassem os critérios para que os empréstimos fossem considerados legíveis para serem usados como colateral nas operações de financiamento junto do banco central. Mas, de acordo com a informação disponibilizada, cada país terá especificidades diferentes.
Os últimos dados revelam que a exposição dos bancos portugueses junto do BCE aumentou em 475 milhões de euros para 46,4 mil milhões de euros, em Janeiro.
Os bancos nacionais continuam assim a demonstrar dificuldades em reduzir a sua dependência junto do banco central, numa altura em que o acesso aos mercados está praticamente congelado. Em causa está a crise de dívida e o facto de Portugal estar conotado com o “rating” de “lixo”, o que coloca o País e as instituições sedeadas nele numa situação de fragilidade já que o resto do mundo olha com desconfiança, porque há o receio de que entrem em incumprimento.
Cumprimentos
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
PAulo68 Escreveu:Não deixa de ser impressionante o volume que já vai em 350 milhões.
Já vai com mais de 1000 Milhões em 3 dias... é obra..
Vais ser a semana com mais volume de sempre!
Cumprimentos
Bull And Bear Markets
- Registado: 29/11/2007 13:03
Re: Aberutras e Fechos!!
nem os ursosHallo Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Hallo Escreveu:Boa tarde a todos,
Tenho constatado o seguinte. O movimento no título tem sido contínuo, mas existe uma forte incidência em periodos cruciais e repetitivos. As grandes movimentações nas aberturas e fechas são sinal de muita coisa.
Ontem tivemos um movimento espectacular de correcção com a aproximar do fecho. Hoje quero ver e tentar perceber o que vai acontecer. Mas acredito que vão haver ainda variações na ordem dos 3% a 5%. Só não percebi ainda é qual a direcção. Se for no sentido positivo. Penso que estamos sobre uma força compradora tremenda. Em tres dias iria ganhar os 3 primeiros "rounds".
Com os melhores cumprimentos
Hallo
Boa Tarde Hallo!
A correcção foi espectacular para os curtos..![]()
Cumprimentos
Boas Tuga,
Se hoje fechar sem ganhar nem perder. Os Touros já não podem reclamar mais uma vitória.
Abraço,
Hallo
Re: Aberutras e Fechos!!
tugadaytrader Escreveu:Hallo Escreveu:Boa tarde a todos,
Tenho constatado o seguinte. O movimento no título tem sido contínuo, mas existe uma forte incidência em periodos cruciais e repetitivos. As grandes movimentações nas aberturas e fechas são sinal de muita coisa.
Ontem tivemos um movimento espectacular de correcção com a aproximar do fecho. Hoje quero ver e tentar perceber o que vai acontecer. Mas acredito que vão haver ainda variações na ordem dos 3% a 5%. Só não percebi ainda é qual a direcção. Se for no sentido positivo. Penso que estamos sobre uma força compradora tremenda. Em tres dias iria ganhar os 3 primeiros "rounds".
Hallo
Boa Tarde Hallo!
A correcção foi espectacular para os curtos..![]()
Cumprimentos
Boas Tuga,
Se hoje fechar sem ganhar nem perder. Os Touros já não podem reclamar mais uma vitória.

Abraço,
Hallo
Marshall Wace
Joca601 Escreveu:alguém se recorda a que preço Marshall Wace shortou o bcp?
Obrigado
Joca,
Não te preocupes com a Marshall Wace. Qualquer título que foi alvo de uma valorização de 100% referente ao seu mínimo histórico. Os curtos que não sairam deixam de fazer sentido. É claro que se quem decidiu investir fortemente neste título o quiser.
O curto passa a ser uma "almofada" para evitar grandes quedas. É um cenário que já aconteceu diversas vezes nos EUA. Analisa não como os possiveis ganhos, mas com os ganhos existentes. Tudo leva o seu tempo. Não querias ver o BCP a ir aos 0,50€ de um dia para o outro. Era práticamente impossivel. Apesar de não ser impossivel. Também ninguém acreditava que fosse dos 0,14€ aos 0,22€ em 3 dias.
Hallo
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, lfstorres, malakas, PAULOJOAO, PMP69 e 336 visitantes