PSI 20 a 4 passos de confirmar o novo Bull Market
lfn.neves Escreveu:Como não sou grande entendido de AT limito-me a ler estes tópicos e a estudar o que vem nos books... não quero mandar para aqui "postas de pescada" sem qualquer fundamento como muitos fazem, e infelizmente, porque só vem introduzir ruído ao excelente trabalho que está aqui feito por alguns intervenientes. Desde já gostaria de expressar a minha gratidão ao J Alves, o mentor deste tópico, pelo trabalho aqui exposto GRATUITAMENTE. É de louvar.
Só tenho uma pequena questão: a AT sobre o PSI20 têm vindo a permitir análises que apontam para uma fase Bullish. No entanto uma fase Bull no PSI20 não implica um crescimento da economia e do respectivo PIB? (os indicadores confirmam a recessão até 2013)
Ou será que que esta possível fase Bullish apenas represente o crescimento das empresas do PSI20 com grandes volumes de negócio em mercados emergentes?
Cumprimentos,
Neves
Caros Neves
sobre essas questões fundamentais da economia infelizmente não me vou pronunciar, pois não tenho opinião fundamentada. A única coisa que sempre ouvi dizer é que a bolsa antecipa os movimentos económicos.
Como já percebeste eu guio-me pelos gráficos, ou seja pela AT.
Abraço
J Alves Escreveu:euroverde
não sei que se passou mas o teu gráfico ficou em anexo ao meu comentário e o meu gráfico desapareceu.
Já me aconteceu uma vez: coloquei um gráfico num dado post e o "sistema" mudou o gráfico que eu tinha colocado num post anterior (mesmo tópico) e despejou para lá o gráfico novo.
É preciso ir insistindo com o MA, a ver se aceleram a migração da plataforma

Editado pela última vez por Elias em 7/2/2012 22:43, num total de 1 vez.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Como não sou grande entendido de AT limito-me a ler estes tópicos e a estudar o que vem nos books... não quero mandar para aqui "postas de pescada" sem qualquer fundamento como muitos fazem, e infelizmente, porque só vem introduzir ruído ao excelente trabalho que está aqui feito por alguns intervenientes. Desde já gostaria de expressar a minha gratidão ao J Alves, o mentor deste tópico, pelo trabalho aqui exposto GRATUITAMENTE. É de louvar.
Só tenho uma pequena questão: a AT sobre o PSI20 têm vindo a permitir análises que apontam para uma fase Bullish. No entanto uma fase Bull no PSI20 não implica um crescimento da economia e do respectivo PIB? (os indicadores confirmam a recessão até 2013)
Ou será que que esta possível fase Bullish apenas represente o crescimento das empresas do PSI20 com grandes volumes de negócio em mercados emergentes?
Cumprimentos,
Neves
Cumprimentos,
Neves
J Alves Escreveu:euroverde
não sei que se passou mas o teu gráfico ficou em anexo ao meu comentário e o meu gráfico desapareceu. Entretanto mudei o nome do ficheiro do meu grafico e o gajo voltou a aparecer.
Tu nem imaginas o susto que tive quando vi em anexo ao meu comentário o teu gráfico...
Mas porquê? O que é que fizeste que não deu certo?

Boas análises!
Como mostro no gráfico podemos estar também sob um canal descendente.
O dia de amanhã ou o final da semana corrente será importante para ver a progressão da pá ventiladora.
Para mim o indice vai tocar no fundo quando MM200 em 6000 pontos.

Como mostro no gráfico podemos estar também sob um canal descendente.
O dia de amanhã ou o final da semana corrente será importante para ver a progressão da pá ventiladora.
Para mim o indice vai tocar no fundo quando MM200 em 6000 pontos.
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (19.71 KiB) Visualizado 5902 vezes
Editado pela última vez por EuroVerde em 7/2/2012 21:22, num total de 1 vez.
Re: Psi
Clinico Escreveu:São aquilo que se chama "uma boa base de consolidação" antes de subidas. Ou se quizer "os fundos" das caidas...
Abraço
Clinico
Amigo clinico
É precisamente isso, base de consolidação. Se fosse um fundo arredondado era a figura perfeita, mas um rectângulo tb serve. E engraçado que temos várias acções do PSI a fazer figuras de inversão em base. A que melhor está a fazer essa base de consolidação é a BRISA, que está a fazer um fundo arredondado interessante.
Reparei que tinha-me pedido um gráfico do bcp, com 24h de atraso ele já lá está no tópico.
Um abraço
Conquistador Escreveu:Boa análise J Alves.
Permite-me apenas que discorde de ti, quando afirmas que a figura de inversão por ti identificada e que tens como uma possibilidade, é o rectângulo.
Os rectângulos não são figuras de continuação/consolidação?
Isto é, a dita figura não nos permite prever uma inversão..Que achas?
Uma vez mais parabéns pelas análises.
Cumprimentos,
Ola Conquistador
Os rectângulos são por regra figuras de consolidação. No entanto, quando associados a mínimos podem constituir figuras de inversão de têndência.
Boa análise J Alves.
Permite-me apenas que discorde de ti, quando afirmas que a figura de inversão por ti identificada e que tens como uma possibilidade, é o rectângulo.
Cumprimentos,
Cumprimentos,
O PSI20 hoje merece uma actualização. Tal como alertei na última mensagem, esta semana poderiamos ter a confirmação do 1.º passo rumo ao início de um novo Bull Market, esse passo seria a activação das pás ventiladoras ascendentes.
A vela de hoje parece ser bastante clara, a 3.ª linha da pá ventiladora ascendente foi cortada em alta. Por uma questão de prudência teremos de ter a confirmação amanhã, mas o sinal de hoje penso que é muito esclarecedor.
A confirmar-se este movimento os 5700 pontos serão o próximo target: limite superior do rectângulo e zona de resistência importântíssima para o curto prazo.
A vela de hoje parece ser bastante clara, a 3.ª linha da pá ventiladora ascendente foi cortada em alta. Por uma questão de prudência teremos de ter a confirmação amanhã, mas o sinal de hoje penso que é muito esclarecedor.
A confirmar-se este movimento os 5700 pontos serão o próximo target: limite superior do rectângulo e zona de resistência importântíssima para o curto prazo.
- Anexos
-
- PSI 2012 INDEX.png (41.06 KiB) Visualizado 5906 vezes
Editado pela última vez por J Alves em 7/2/2012 21:03, num total de 3 vezes.
Re: Vamos nessa !! Grande J. Alves
COFRES Escreveu:COFRES Escreveu:J Alves Escreveu:Hoje o tópico merece mais uma actualização e um breve comentário...
Um dos primeiros passos que defini como marco para o início de um novo Bull Market no PSI foi a activação de uma figura de inversão de tendência. Como figura de inversão identifiquei numa fase inicial um possível duplo fundo que entretanto ficou sem efeito. Neste momento, a figura de inversão que tenho como possibilidade é um rectângulo, cuja explicação detalhei no último post sobre o PSI20.
Referi também que seria um passo determinante neste movimento de inversão a activação das pás ventiladoras ascendentes.
Se verificarmos o gráfico podemos constatar que a activação das pás ventiladoras ascendentes pode estar em vias de acontecer. Esta activação ocorrerá se a 3.ª pá for quebrada em alta, e pela vela de hoje, talvez para a semana, poderemos ter novidades técnicas interessantes.
Concordo mas so falta ver reação do mercado aos resultados dos bancos. Caso seja uma ma reação nao estou a ver o Psi a "arrancar" sem a Banca.
Aproveito em "atalho de foiçe" a afirmar que o nosso indice esta mas enquadrado.
COFRES
Retiro o que disse pois a banca parece estar a "arrancar". Sera que esta semana "fura" os 5700??
COFRES
Cofres, estava a ver que não actualizavas o "resultado"???

"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Re: Vamos nessa !! Grande J. Alves
COFRES Escreveu:J Alves Escreveu:Hoje o tópico merece mais uma actualização e um breve comentário...
Um dos primeiros passos que defini como marco para o início de um novo Bull Market no PSI foi a activação de uma figura de inversão de tendência. Como figura de inversão identifiquei numa fase inicial um possível duplo fundo que entretanto ficou sem efeito. Neste momento, a figura de inversão que tenho como possibilidade é um rectângulo, cuja explicação detalhei no último post sobre o PSI20.
Referi também que seria um passo determinante neste movimento de inversão a activação das pás ventiladoras ascendentes.
Se verificarmos o gráfico podemos constatar que a activação das pás ventiladoras ascendentes pode estar em vias de acontecer. Esta activação ocorrerá se a 3.ª pá for quebrada em alta, e pela vela de hoje, talvez para a semana, poderemos ter novidades técnicas interessantes.
Concordo mas so falta ver reação do mercado aos resultados dos bancos. Caso seja uma ma reação nao estou a ver o Psi a "arrancar" sem a Banca.
Aproveito em "atalho de foiçe" a afirmar que o nosso indice esta mas enquadrado.
COFRES
Retiro o que disse pois a banca parece estar a "arrancar". Sera que esta semana "fura" os 5700??
COFRES
- Registado: 1/3/2011 12:05
Vamos nessa !!
J Alves Escreveu:Hoje o tópico merece mais uma actualização e um breve comentário...
COFRES
Hoje o tópico merece mais uma actualização e um breve comentário...
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (40.24 KiB) Visualizado 6586 vezes
J Alves Escreveu:vdap Escreveu:outra forma de ver a coisa,
Porque o Alves até gosta de gap's e este até é um "breakaway gap".(brincadeira)
cumps
Vdap tu és malandro pah!!!
O gap de hoje confesso-te que não me assusta pois não me parece q haja qualquer triângulo no PSI. E até te digo mais normalmente estes gaps surgem no reteste à 2.ª pá.
Deixo-te um gráfico do S&P 500 e repara como eles são frequentes
Caro Alves,
concordo com o que disse, e a tentativa não foi desenhar um triângulo mas sim as linhas de tendência ascendente e descendentes, que curiosamente derivou para um triângulo simétrico com pouca validade, além de que o rompimento se deu perto do vértice o que tira bastante força à figura.
Não desvalorizo é tanto o gap que quebrou a linha de tendência ascendente de muito curto prazo, mas a nossa visão é semelhante, aguardo o psi nos mínimos de 2002 para depois se definir caminho,
1º ou quebra consistente e arrasta o índice para mínimos de uma década
ou,
2º o suporte segura o índice, e forma ali um estranho duplo fundo com um LL relativo pelo meio, como já o fez em 2002 e temos a tão desejada recuperação (não acredito mto neste cenário, penso que ainda vamos andar a aqui a lateralizar durante uns tempos e porquê? porque ainda estou Bear nos índices europeus

Ok têm razão...
Mas só tento não me entusiasmar demais com o otimismo que leio embora não discorde completamente apesar de tantas incertezas.
- Registado: 29/11/2007 11:18
ocart, a tua participação no Caldeirão tem vindo a ser sistematicamente alvo de reparos por parte de utilizadores e administradores. Ou entendes o Caldeirão como um espaço de são convívio e debate de ideias ou então sugiro-te que procures outros espaços de debate onde esse género de posturas são normais.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Re: Boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ocart Escreveu:Hoje já deu o 1º passo....................
Ocart tenho a dizer-te que não é o teu comentário que me vai fazer mudar de opinião, ou até se quiseres tremer na minha análise, até porque não vi nenhuma observação de AT sobre o que escrevi.
Mas também aproveito para te dizer que são comentários como os teus que me deixam feliz quando às vezes vou reler o que escrevi.
Já agora lanço-te um desafio, diz o que te vai na alma sobre o PSI 20 e não tenhas medo de seres críticado. Ficares limitado a mandar piropos à tropa sobre o que os outros escrevem pode ser certamente mais fácil, mas olha que há um ditado popular que faz referência a estas situações de quando a caravana passa....
Boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Hoje já deu o 1º passo....................
- Registado: 29/11/2007 11:18
vdap Escreveu:outra forma de ver a coisa,
Porque o Alves até gosta de gap's e este até é um "breakaway gap".(brincadeira)
cumps
Vdap tu és malandro pah!!!
O gap de hoje confesso-te que não me assusta pois não me parece q haja qualquer triângulo no PSI. E até te digo mais normalmente estes gaps surgem no reteste à 2.ª pá.
Deixo-te um gráfico do S&P 500 e repara como eles são frequentes
- Anexos
-
- sp.png (47.14 KiB) Visualizado 5472 vezes
Obrigado
J Alves Escreveu:Questão pertinente COFRES.
Se a 2.ª pá for cortada em baixo e confirmado o corte, será um sinal muito feio para o psi20, mesmo muito feio. Uma situação desta implicaria seguramente mais minímos históricos.
O gráfico em anexo tem já a sessão de hoje e pela vela feita teremos com muita probabilidade um teste à 2.ª pá, durante esta semana, situação perfeitamente normal neste tipo de formações. Aliás é muito normal nestas formações q o reteste a 1.ª e 2.ª pá coincidam com os minimos da cotação, situação que me estava a causar alguma estranhesa e claro dificuldade em fazer as análises. Neste momento tudo esta a ficar mais claro. A 2.ª pá será retestada como mandam as regras e ai tudo se decidirá.
Repara que este reteste vai implicar que o PSI entre na zona de suporte, daí estarmos perante um reteste de grande importância técnica, uma vez que vamos testar uma zona de suporte e vamos confirmar se a teoria da pá ventiladora ascendente tem ou não pernas para andar.
Se me perguntares se acredito na quebra da 2.ª pá eu digo-te que não e seria para mim uma grande surpresa. Digo-te que não apenas por uma razão estatística, pois nas várias vezes que detectei pás ventiladoras ascendentes ou descendentes tal nunca aconteceu. Por uma razão de análise técnica não posso afirmar que a 2.ª pá não possa vir a ser quebrada, se o fizesse estava a colocar em causa toda a minha forma de estar nos mercados.
Espero ter sido +/- claro
Até eu que percebo pouco, fico esclarecido com estas
tuas analises e graficos.
Obrigado