Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Kodro21 » 26/3/2012 23:15

Exacto. Ninguém dá borlas a ninguém. O ano passado, na Brisa, a acção ainda voltou a subir nos dois/três dias seguintes, ou seja, ainda deu para sair com mais valias. Mas pronto, ninguém adivinha o futuro: tanto pode subir, como continuar a cair.

Mais uma vez, muito obrigado. Escrevo pouco, mas tento ser o mais assíduo possível ao vosso fórum. Tem sido uma grande ajuda.

Registado: 2/1/2012 0:20

por MarcoAntonio » 26/3/2012 22:45

Já agora, podes ficar com este exemplo para além do da Brisa: enquanto a Brisa abriu na data de ex-dividendo 17.8 centimos abaixo (contra um dividendo líquido de 24.3) a EDP abriu 14.9 centimos abaixo (contra um dividendo líquido de 13.3 centimos...

Portanto, a correcção técnica nunca vai ser exacta como é natural.

Agora, entre impostos e comissões, se alguém "andar" a comprar acções só para "ganhar" o dividendo não só não ganha nenhum como ainda acaba tendo prejuízo. O mercado não dá almoços grátis!

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Kodro21 » 26/3/2012 22:33

MarcoAntonio Escreveu:
Kodro21 Escreveu:Obrigado Marco. Eu estou a pensar, objectivamente, na Brisa. Analisei o gráfico do ano passado e até demorou uns poucos dias a ter essa desvalorização, depois de atribuídos os dividendos.

Mais uma vez, muito obrigado pela rápida resposta.

Não, a desvalorização é imediata, na abertura da sessão de ex-dividendos.

Agora, existe uma certa variabilidade (própria do mercado) e não sabes ao certo se vai abrir mais acima ou mais abaixo do valor técnico. Isso é o que se passa em qualquer abertura. Portanto, tu se comprares tendo em vista o dividendo, em média não ganharás nada (e terás de pagar impostos do dividendo) mas "individualmente" umas vezes vais ganhar e outras vais perder porque o mercado não abre sempre no valor exacto com desconto...

Isso não tem nada que ver com o dividendo, nota bem: em qualquer abertura tu nunca sabes como é que vai abrir.

Hmmm, ok. Terei isso em atenção. Também ainda faltam uns dias valentes para os ex-dividendos. Dará para pensar mais um bocado.

Obrigado, abraço

por MarcoAntonio » 26/3/2012 22:29

Kodro21 Escreveu:Obrigado Marco. Eu estou a pensar, objectivamente, na Brisa. Analisei o gráfico do ano passado e até demorou uns poucos dias a ter essa desvalorização, depois de atribuídos os dividendos.

Não, a desvalorização é imediata, na abertura da sessão de ex-dividendos.

Agora, existe uma certa variabilidade (própria do mercado) e não sabes ao certo se vai abrir mais acima ou mais abaixo do valor técnico. Isso é o que se passa em qualquer abertura. Portanto, tu se comprares tendo em vista o dividendo, em média não ganharás nada (e terás de pagar impostos do dividendo) mas "individualmente" umas vezes vais ganhar e outras vais perder porque o mercado não abre sempre no valor exacto com desconto...

Isso não tem nada que ver com o dividendo, nota bem: em qualquer abertura tu nunca sabes como é que vai abrir.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Kodro21 » 26/3/2012 22:24

MarcoAntonio Escreveu:
Kodro21 Escreveu:Para se receber dividendos é necessário deter as acções há quanto tempo?

Há nenhum, tudo o que tens de fazer é deter as acções no fecho da última sessão anterior à de ex-dividendos.

Ignorando feriados, etc, se a sessão de ex-dividendos for a uma terça-feira, terás de deter as acções no final da sessão de segunda-feira. Podes ter comprado as acções precisamente no fecho (uma ordem ao melhor no fecho, por exemplo).

Na terça-feira podes vender as acções logo na abertura (uma ordem ao melhor na abertura, por exemplo).

Kodro21 Escreveu:Outra questão, quanto tempo demoram os dividendos a ser creditados nas nossas contas?

A sessão de ex-dividendos é a terceira sessão antes da distribuição, portanto, quatro dias úteis depois de te terem sido "atribuídos".

Agora, toma em atenção o seguinte: em termos líquidos ninguém recebe dividendos nenhuns na prática. O que tu vais receber em dividendos, vai-te ser descontado pelo mercado nas acções. No dia de ex-dividendos (que é quando podes vender) as acções "caiem" para reflectir o facto de já não darem direito a dividendos (bem como o facto da empresa subjacente ter "perdido" esse capital ao entregá-lo aos accionistas).

O que vais receber em cash pelos dividendos, é (mais coisa menos coisa) o que estás a "pagar" na desvalorização das acções que tiveste de deter naquele último fecho.

Obrigado Marco. Eu estou a pensar, objectivamente, na Brisa. Analisei o gráfico do ano passado e até demorou uns poucos dias a ter essa desvalorização, depois de atribuídos os dividendos.

por MarcoAntonio » 26/3/2012 18:55

Kodro21 Escreveu:Para se receber dividendos é necessário deter as acções há quanto tempo?

Há nenhum, tudo o que tens de fazer é deter as acções no fecho da última sessão anterior à de ex-dividendos.

Ignorando feriados, etc, se a sessão de ex-dividendos for a uma terça-feira, terás de deter as acções no final da sessão de segunda-feira. Podes ter comprado as acções precisamente no fecho (uma ordem ao melhor no fecho, por exemplo).

Na terça-feira podes vender as acções logo na abertura (uma ordem ao melhor na abertura, por exemplo).

Kodro21 Escreveu:Outra questão, quanto tempo demoram os dividendos a ser creditados nas nossas contas?

A sessão de ex-dividendos é a terceira sessão antes da distribuição, portanto, quatro dias úteis depois de te terem sido "atribuídos".

Agora, toma em atenção o seguinte: em termos líquidos ninguém recebe dividendos nenhuns na prática. O que tu vais receber em dividendos, vai-te ser descontado pelo mercado nas acções. No dia de ex-dividendos (que é quando podes vender) as acções "caiem" para reflectir o facto de já não darem direito a dividendos (bem como o facto da empresa subjacente ter "perdido" esse capital ao entregá-lo aos accionistas).

O que vais receber em cash pelos dividendos, é (mais coisa menos coisa) o que estás a "pagar" na desvalorização das acções que tiveste de deter naquele último fecho.
Imagem

Administrador Fórum

por Kodro21 » 26/3/2012 18:41

Boa tarde,

Tenho uma dúvida (acredito que tenha uma resposta muito básica, mas confesso que não sei mesmo) e agradecia imenso a vossa ajuda. Para se receber dividendos é necessário deter as acções há quanto tempo? Ou seja, os dividendos que são atribuídos por esta altura, relativos ao exercício do ano anterior, obrigam a que a gente tenha as acções durante um "x" tempo ou posso comprar as acções antes da data ex-dividendo (acho que é assim que se denomina)?

Outra questão, quanto tempo demoram os dividendos a ser creditados nas nossas contas?

Obrigado por antecipação, bons trades.

Abraço,
Kodro

por MarcoAntonio » 1/3/2012 10:53

Convém contudo sublinhar que é um valor marginal mas "percentual" e que varia conforme a posição (ao contrário do que é relativamente corrente na negociação de acções em que são cobrados valores mais ou menos fixos).

O resultado é que a margem/comissão do intermediário é alavancado juntamente com a posição e, em situações extremas de alavancagem, é o suficiente para liquidar o investidor a prazo uma vez que os montantes transaccionados são muito superiores ao capital próprio.
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 1/3/2012 10:40

curdas, o Automech explicou bem. De facto, é naquela pequena diferença (entre o preço do CFD e o da acção) que eles vão lucrar. É um ganho muito marginal, mas seguro. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Automech » 1/3/2012 0:32

O habitual é o spread ser 49/52 ou 48/53 e ganharem na diferença para o 50/51
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

Dúvida

por curdas » 1/3/2012 0:30

Boa noite,

Gostaria de saber como é que uma corretora tem lucro na negociação de CFD's (para além das comissões). Sei que é pelo spread bid/ask, mas não consigo perceber. Imaginemos um CFD de uma acção X que tem um preço 50/51. Se eu comprar 100 contractos, a corretora o que faz?
- Compra exactamente no mesmo instante a alguém que se ponha curto a mesma quantidade (100 contractos), sendo os meus ganhos iguais às perdas desse alguém e vice-versa?
- Ou compra 100 acções no mercado normal para cobrir eventuais ganhos meus? Aqui, apesar do preço a que vai comprar ser mais baixo, os ganhos ou as perdas da corretora serão iguais aos meus ganhos e perdas..
Em ambos os casos, nao vejo onde é que a corretora ganhou alguma coisa mesmo tendo preços mais baixos..
Para mim, o que eu acho é que é indiferente a corretora conseguir comprar mais barato no mercado normal porque ela no fundo não me vem vender realmente nada, a fim de fazer uma mais-valia. Vem apenas fazer um contracto de venda comigo em que eu tenho lucros ou perdas com o que eles me emprestaram. Eles, por outro lado, estão apenas cobertos. Onde é que está o ganho?

Está-me a faltar qualquer coisa, se calhar alguma ideia que não tenho para perceber a coisa.

Obrigado

Registado: 1/3/2012 0:24

por trillion » 26/2/2012 2:40

Penso q as tuas 2 perguntas dependem mt da tua filosofia de trading ... em forex por exemplo ah pessoas q tem o objectivos de x pips por semana, qd as conseguem desligam ... eu só entro qd vejo opurtunidades, se numa semana n ver nenhuma q se enquadre no meu perfil de investidor/risco n faço nada, se noutra aparecer 20 oportunidades tento agarralas.

Relativamente a 2º questão igual, depende da tua filosofia e estratégia, isso é o rácio retorno/risco ... eu prefiro fazer trading em situações em que o retorno é superior ao risco (stop loss).
Se te vais prejudicar ou não depende, qual a percentagem de trades vencedoras q tens? No longo prazo compensa? Se arranja-se uma estratégia em que ganhasse 90% das trades com um rácio de RR 0,8 apostaria nela ...

Registado: 22/10/2011 1:34

day trading

por eurotostoes » 25/2/2012 21:23

a 2ª questão, estou a fazer profits inferiores aos stops, será que me vou prejudicar ou é scalping o que estou a fazer?

Registado: 8/1/2012 17:32

Re: Day trading

por LTCM » 25/2/2012 18:56

eurotostoes Escreveu:tirar do mercado tudo o que ele tem para nos dar?

“Give them nothing! But take from them everything!”
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Day trading

por eurotostoes » 25/2/2012 17:46

Não sei bem se é de iniciado, mas por respeito para já não abro novo tópico.
Após uma sucessão de trades positivos durante uma semana, continuo com dúvidas se não será sorte de principiante, a minha primeira dúvida é:
Devemos estabelecer um objectivo por exemplo semanal e depois descansar ou tentar tirar do mercado tudo o que ele tem para nos dar?

Registado: 8/1/2012 17:32

por Telemaco » 24/2/2012 12:06

AutoMech Escreveu:
Telemaco Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
vset Escreveu:Bom dia,

como recupero a password que está gravada neste computador onde estou agora, mas para aceder de um outro já não me recordo da pass?

Cps

Na homepage do Negócios, clica onde diz login e depois onde diz "Clique aqui para recuperar password".

Bom dia. Ando aflito com um assunto e gostaria muito, se me fizesse esse favor, de ser esclarecido. Pretendo adquirir ações estrangeiras, quer nos EUA quer na Europa. Até agora apenas tenho negociado em portuguesas. Claro que neste caso, sei com que posso contar, na parte das taxas, impostos, etc. O mesmo não sei sobre as compras no estrangeiro. Suspeito que as taxas de bolsa sejam superiores, mas não tenho a certeza. Faço as compras sempre pelo meu banco. O que mais me incomoda é a parte dos impostos. Já falei com muitas repartições de finanças, inclusivé com chefes, e estas não me sabem responder, ou o máximo que dizem é "depois vê-se em maio, quando fizer a declaração de IRS". Ora isso não me serve. O que eu quero é saber à partida, com que taxas liberatórias estou a contar, se existem, ou se tenho de pagar mais ou menos, ou até se há dupla tributação, enfim, como se processa os impostos aqui em Portugal. Será que me pode ajudar? Obrigado.

Em relação às comissões do banco é o banco que tem de esclarecer porque cada um tem o seu preçário. Se queres algo mais em conta vale a pena olhares para a Go Bulling, XTB ou Orey.

Se preferires corretoras internacionais online há também muita oferta.

No que toca a impostos, pagas mais valias de acções estrangeiras como se fossem acções portuguesas.

A dupla tributação existe na questão dos dividendos. Há formas de minimizar mas não é fácil para um particular. Há vários tópicos sobre isso:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

Obrigado. Foi muito esclarecedor. Eu bem que procurava mas não encontrava nada no fórum. Não pretendia receber dividendos, apenas mais valias, ou menos...LOL.
Muito obrigado.

Registado: 23/11/2007 16:17

por Automech » 24/2/2012 12:03

Telemaco Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:

como recupero a password que está gravada neste computador onde estou agora, mas para aceder de um outro já não me recordo da pass?

Cps

Na homepage do Negócios, clica onde diz login e depois onde diz "Clique aqui para recuperar password".

Bom dia. Ando aflito com um assunto e gostaria muito, se me fizesse esse favor, de ser esclarecido. Pretendo adquirir ações estrangeiras, quer nos EUA quer na Europa. Até agora apenas tenho negociado em portuguesas. Claro que neste caso, sei com que posso contar, na parte das taxas, impostos, etc. O mesmo não sei sobre as compras no estrangeiro. Suspeito que as taxas de bolsa sejam superiores, mas não tenho a certeza. Faço as compras sempre pelo meu banco. O que mais me incomoda é a parte dos impostos. Já falei com muitas repartições de finanças, inclusivé com chefes, e estas não me sabem responder, ou o máximo que dizem é "depois vê-se em maio, quando fizer a declaração de IRS". Ora isso não me serve. O que eu quero é saber à partida, com que taxas liberatórias estou a contar, se existem, ou se tenho de pagar mais ou menos, ou até se há dupla tributação, enfim, como se processa os impostos aqui em Portugal. Será que me pode ajudar? Obrigado.

Em relação às comissões do banco é o banco que tem de esclarecer porque cada um tem o seu preçário. Se queres algo mais em conta vale a pena olhares para a Go Bulling, XTB ou Orey.

Se preferires corretoras internacionais online há também muita oferta.

No que toca a impostos, pagas mais valias de acções estrangeiras como se fossem acções portuguesas.

A dupla tributação existe na questão dos dividendos. Há formas de minimizar mas não é fácil para um particular. Há vários tópicos sobre isso:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

por Telemaco » 24/2/2012 11:45

MarcoAntonio Escreveu:

Cps

Registado: 23/11/2007 16:17

por trillion » 17/2/2012 19:19

Mais uma pergunta da minha parte ... Sabendo que o RSI está no valor X e prevejo q vai para Y dentro de Z dias, é possivel determinar o valor da cotação quando atingir o Y?

Obrigado

Re: Onde começar ?

por trillion » 17/2/2012 19:17

RMSoares72 Escreveu:Boas,
deve ser uma das perguntas mais colocadas aqui no forum, já fiz a pesquisa, obtive demasiadas respostas pelo que acabei perdido nesse excesso de respostas.

Existe alguma documentação que se recomende a quem quer começar a invertir em acções e cfd's ?

Existe algum software free (ou mesmo excel, access) que permite ajudar a acompanhar a evolução das acções e a determinar quando entrar e quando sair ?

Onde posso obter a informação free dos price targets recomendados para as acções ?

Existe alguma plataforma free que permita criar alertas ilimitados para acções nacionais e internacinais ?

free - já entenderam que a palavra de ordem é não ter custos, que quer dizer que o valor a investir é inferior ao do Mr. Soros mas superior a 70€, em que espero ter uma rentabilidade que me permita comprar um iPad :D

Na minha opinião ...:

a) Sim, lê alguns livros do Braga de Matos em PT-PT ... se souberes inglês tens centenas deles ...

b) Existe, até demais com pontos de entradas e saidas, agora se funcionam é outra história...

c) Talvez no site das instituições financeiras

d) Eu uso a Plus500, até envia SMS para o telemovel qd atinge determinada cotação

Onde começar ?

por RMSoaresK » 10/2/2012 13:41

Boas,
deve ser uma das perguntas mais colocadas aqui no forum, já fiz a pesquisa, obtive demasiadas respostas pelo que acabei perdido nesse excesso de respostas.

Existe alguma documentação que se recomende a quem quer começar a invertir em acções e cfd's ?

Existe algum software free (ou mesmo excel, access) que permite ajudar a acompanhar a evolução das acções e a determinar quando entrar e quando sair ?

Onde posso obter a informação free dos price targets recomendados para as acções ?

Existe alguma plataforma free que permita criar alertas ilimitados para acções nacionais e internacinais ?

free - já entenderam que a palavra de ordem é não ter custos, que quer dizer que o valor a investir é inferior ao do Mr. Soros mas superior a 70€, em que espero ter uma rentabilidade que me permita comprar um iPad :D

Registado: 1/8/2011 2:22

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por joaquimxavier » 10/2/2012 12:09

MarcoAntonio Escreveu:Só hoje recebi questões muito similares de 3 pessoas diferentes que se pretendem iniciar nos mercados. Este tipo de questões é frequente mas nos últimos dias, com a catadupa de registos novos por causa da reportagem, surgiram mais do que habitualmente...

Existe uma certa tendência para colocar este tipo de questões em privado, talvez por receio de colocar questões muito básicas no Forum. Mas não é eficaz e faz quem está do lado de cá estar constamente a dizer e a explicar as mesmas coisas a n pessoas diferentes.

É preferível que coloquem essas questões no Forum, sem receios (aqui ninguém leva a mal nem insulta ninguém, perguntar é de resto uma atitude positiva e correcta quando não se sabe). As duas principais vantagens: as questões tenderão a ser respondidas mais rapidamente e de forma mais completa pois aparecerão várias pessoas a responder; ao serem colocadas no forum, permite que as respostas sirvam para outros iniciados com as mesmas dúvidas e questões. E acreditem, as dúvidas são (além de naturais) muito semelhantes...

Como é que se acompanha os mercados, é preciso um programa, é um site, como funcionam as comissões, o que devo ler, como posso aprender mais, por onde começar, etc, etc, etc.

Esse tipo de questão, sugiro que coloquem aqui neste tópico.

A quem está a iniciar-se no mundo dos mercados financeiros aconselho ainda a consulta do sub-forum com artigos didácticos que indirectamente responderá também a muitas destas questões e outras que possam surgir:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... m.php?f=30

Registado: 9/2/2012 16:44

por trillion » 7/2/2012 2:27

Muito obrigado! 8-)

por Automech » 7/2/2012 2:08

Para muitas dos activos tens no Yahoo Finance a possibilidade de sacares em formato Excel e depois é fácil fazeres as contas.
http://finance.yahoo.com/

por trillion » 7/2/2012 0:12

Como posso calcular a variação média diária de um activo durante o último ano? Estou especificamente interessado no DAX/SP500/GOLD/SILVER/EURUSD, mas preferia q me ensinassem a fazer ou me dissessem algum site onde posso encontrar esta info ...

A formula q procuro não é por exemplo se o activo a um ano atrás estava a 500 hoje está a 600, ((600-500)/600)/365 ... quero q o movimento seja todo considerado ... há um ano poderia estar a 500, mas já ter batido nos 200, depois nos 800 e hoje estar nos 600 ...

Acho q perceberam a ideia, obrigado

---------------------------

Edit: estive a pensar e acho q descobri a formula (penso eu) ... É somar as variações diárias dos ultimos 365 dias e dividir por 365, agora a questão é, onde posso encontrar a variação diária desde a um ano atrás, o ideal seria uma folha excel com esses valores, senão nunca mais me safo a somar 365 valores ... por isso quem me puder ajudar diga qquer coisa.

Obrigado

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, Akinfiev, Bing [Bot], Ferreiratrade, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, itisi1000, OCTAMA, paul_invest, Shimazaki_2, trilhos2006 e 148 visitantes