BCP - Tópico Geral
Bem ele está de volta e péssimista
D

Mr Pontes Escreveu:Muitos truques nas contas do BCP:
1-O maior de todos, foi o Banco ter alterado a politica contabilistica relativamente aos Benefícios a Empregados, pois em vez de reconhecer em Resultados o excedente negativo do valor do corredor, passou a não considerar o corredor, MAS as perdas foram todas directamente para Capital, numa "martelada" de cerca de 1,8 mil M de Euros em Capital Próprio(descrito na página 7 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR37369.pdf , e que se pode quantificar por comparação do Balanço dos 9M2011 não reescrito, e o Balanço de 12M2011); Consequencia: a anulação de perdas já registadas até aos 9M2011, o que parece que mais interessava, porque se corrigiu rectroactivamente;
2-O truque de ter comprado as obrigações perpetuas desvalorizadas, para obter um ganho, com a obrigação de agora no futuro lhes pagar juros garantidos muito acima da média do mercado.
3-O superproblema dos Impostos Diferidos, que já atingiram o valor Activo de 1.545.227 milhares de Euros (1,5 mil Milhões de Euros) - ver Balanço na página 31 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR37369.pdf ), o que amarra totalmente o BCP para o futuro: como o valor é astronómico 8veja-se que BES apenas tem 283 M de Euros na página 53 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR37367.pdf , e que BPI atinge 430,6 M de euros na página 29 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR37349.pdf ), e implicaria ter lucros de mais de 7,5 mil milhões de euros para poder obter o beneficio fiscal de os descontar, o BCP não poderá vender posições actuais de prejuizo pois isso implicaria ter apenas 5 anos para utilizar o credito em IRC. Isto a juntar a Impostos Diferidos activos que já estão a contar os 5 anos para se perderem se não forem utilizados, e só em 2011 o BCP viu caducar 22 Milhões de Euros de crédito fiscal (página 188 em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS35391.pdf ).
Quanto aos Resultados, a Margem Financeira no 4T2011 foi a mais baixa de todos os trimestres de 2011: 401,6 M de euros no 1T2011, 406,1 M de euros no 2T2011, 389,1 M de euros no 3T2011, e 382,2 M de euros no 4T2011. A baixa da Margem financeira vai continuar a descer substancialmente, pois o BCP divulgou que ainda vai com um grau de conversão de dedpositos em credito de 145% (o BPI, por exemplo já baixou dos 120%), e assim o BCP tem de fazer uma substancial redução até aos 120% até 2014, o que o penalizará substancialmente.
Avaliação: considerando um aumento de capital privado de cerca de 500 M de euros a ocorrer conjuntamente com a capitalização do Estado com os CoCos (obrigações convertiveis em capital se o banco baixar da fasquia mínima de core Tier I), e na base dos Resultados RECORRENTES de 2011 que foram de 243 M de euros antes de impostos, mais amortizações, menos efeito dos minoritários, e aplicando a mesma taxa de desconto com risco considerável que apliquei ao BPI nos últimos dias, obtenho a avaliação do BCP de 0,112 Eur. A que ainda acresce a enorme contigencia do que acontecerá aos CoCos no futuro. Recomendação: FORTE VENDA.
Re: Comportamento p/ amanhã BCP
Figueiraa1 Escreveu:Hallo,
Boa tarde,
Estou aqui a fumar um Puro, acompanhado pelo respectivo conhaque.
Os comentários sobre o BCP, são excelentes e para todos os gostos.
Para segunda-feira e depois dos maus resultados que apresentou, o normal seria uma queda a pique. No entanto e tendo em conta que o mercado raramente se comporta como pensamos que será, resta-nos aguardar calmamente e sem stresse, pelo dia de amanhã.
Um Santo domingo,
Figueira
E esta?
Depois dos maus resultados, falta de acordo na Grécia e "no passa nada".
Bons negócios,
Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Re: Fusão BCP-Santander?
Jean Claude Trichet Escreveu:É certamente uma afirmação especulativa, mas não ficaria nada admirado se o Santander for o próximo grande accionista do BCP.
Olha que já me tinha lembrado nessa eventualidade..... acredita que não me admirava nada.... e que faria algum sentido estratégico.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Perceber o que aconteceu com os resultados!!
Boa noite a todos,
Visto amanhã ainda ser dia de decisões na Grécia. Saiu hoje uma noticia no negócios que explica melhor que eu, como foi possivel termos tantos prejuízos. E como foi possivel apresentarem-se quase 800 milhões de euros de prejuízos e então percebe-se como irá ser com o fundo de pensões, os custos fiscais, etc...
Prejuízos extraordinários
06 Fevereiro 2012 | 00:01
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt
Quase 1.100 milhões de euros. É este o valor acumulado dos prejuízos registados por três dos maiores bancos portugueses - BCP, BPI e BES - no ano passado.
E, mesmo subtraindo a esta soma os lucros do Santander Totta, as perdas dos quatro grandes grupos financeiros privados superam a fasquia dos mil milhões de euros. Números que reflectem, sobretudo, factores extraordinários. Sem estes eventos, os resultados teriam sido maus, mas positivos.
Só os eventos extraordinários que o sector não podia contornar de maneira nenhuma - perdas da exposição à Grécia, imparidades para crédito exigidas pela troika internacional e registo de prejuízos pela transferência dos fundos de pensões para o Estado - penalizaram as contas dos quatro grandes em praticamente 2.000 milhões de euros, antes de impostos. Mais de metade deste valor (1.178 milhões brutos) teve origem na Grécia e penalizou as contas do BCP e do BPI. As imparidades de crédito impostas pelas autoridades internacionais roubaram 424 milhões aos resultados (sobretudo aos do BCP, mas também aos do BES), enquanto a saída dos fundos de pensões para o Estado "custou" 396 milhões aos quatro bancos, factura repartida de forma diferente por cada um deles.
Reflectir estes eventos nas contas colocou as instituições financeiras no vermelho, mas, nalguns casos, permite-lhes evitar perdas futuras com estes mesmos factores. Pelo menos, perdas com significado. Se houver um "perdão" de 65% da dívida da Grécia, BCP e BPI já não terão mais prejuízos com este investimento. As perdas contabilísticas que estavam acumuladas nos fundos de pensões foram assumidas em 2011. E também não é expectável que a troika venha a impor mais imparidades de crédito à banca nacional. Por outro lado, parte dos prejuízos deste ano são aceites como custo fiscal, pelo que, nos próximos exercícios, os bancos beneficiarão de créditos fiscais.
Em cada instituição houve ainda outros factores extraordinários a penalizar os resultados. O BES, por exemplo, reavaliou em baixa a sua participação na seguradora BES Vida, o que tirou ao resultado mais 193,3 milhões brutos. Este banco, assim como o BCP e o Santander Totta, tiveram perdas com a venda de carteiras de crédito, de 78, 103 e 81 milhões, respectivamente.
Nas apresentações de contas, os banqueiros sublinharam o carácter excepcional dos prejuízos de 2011. O governador do Banco de Portugal , Carlos Costa, foi ainda mais longe, garantindo que, "tirando esses factores" extraordinários, os bancos "têm um resultado positivo".
Com os melhores cumprimentos
Hallo
Visto amanhã ainda ser dia de decisões na Grécia. Saiu hoje uma noticia no negócios que explica melhor que eu, como foi possivel termos tantos prejuízos. E como foi possivel apresentarem-se quase 800 milhões de euros de prejuízos e então percebe-se como irá ser com o fundo de pensões, os custos fiscais, etc...
Prejuízos extraordinários
06 Fevereiro 2012 | 00:01
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt
Quase 1.100 milhões de euros. É este o valor acumulado dos prejuízos registados por três dos maiores bancos portugueses - BCP, BPI e BES - no ano passado.
E, mesmo subtraindo a esta soma os lucros do Santander Totta, as perdas dos quatro grandes grupos financeiros privados superam a fasquia dos mil milhões de euros. Números que reflectem, sobretudo, factores extraordinários. Sem estes eventos, os resultados teriam sido maus, mas positivos.
Só os eventos extraordinários que o sector não podia contornar de maneira nenhuma - perdas da exposição à Grécia, imparidades para crédito exigidas pela troika internacional e registo de prejuízos pela transferência dos fundos de pensões para o Estado - penalizaram as contas dos quatro grandes em praticamente 2.000 milhões de euros, antes de impostos. Mais de metade deste valor (1.178 milhões brutos) teve origem na Grécia e penalizou as contas do BCP e do BPI. As imparidades de crédito impostas pelas autoridades internacionais roubaram 424 milhões aos resultados (sobretudo aos do BCP, mas também aos do BES), enquanto a saída dos fundos de pensões para o Estado "custou" 396 milhões aos quatro bancos, factura repartida de forma diferente por cada um deles.
Reflectir estes eventos nas contas colocou as instituições financeiras no vermelho, mas, nalguns casos, permite-lhes evitar perdas futuras com estes mesmos factores. Pelo menos, perdas com significado. Se houver um "perdão" de 65% da dívida da Grécia, BCP e BPI já não terão mais prejuízos com este investimento. As perdas contabilísticas que estavam acumuladas nos fundos de pensões foram assumidas em 2011. E também não é expectável que a troika venha a impor mais imparidades de crédito à banca nacional. Por outro lado, parte dos prejuízos deste ano são aceites como custo fiscal, pelo que, nos próximos exercícios, os bancos beneficiarão de créditos fiscais.
Em cada instituição houve ainda outros factores extraordinários a penalizar os resultados. O BES, por exemplo, reavaliou em baixa a sua participação na seguradora BES Vida, o que tirou ao resultado mais 193,3 milhões brutos. Este banco, assim como o BCP e o Santander Totta, tiveram perdas com a venda de carteiras de crédito, de 78, 103 e 81 milhões, respectivamente.
Nas apresentações de contas, os banqueiros sublinharam o carácter excepcional dos prejuízos de 2011. O governador do Banco de Portugal , Carlos Costa, foi ainda mais longe, garantindo que, "tirando esses factores" extraordinários, os bancos "têm um resultado positivo".
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
Fusão BCP-Santander?
É certamente uma afirmação especulativa, mas não ficaria nada admirado se o Santander for o próximo grande accionista do BCP.
Achei estranho Nuno Amado deixar a chefia dum dos poucos bancos tugas que apresentaram lucros este ano para liderar um banco com um buraco do tamanho da sua capitalização bolsista.
Ou deram certezas a Nuno Amado de que o projecto teria sucesso ou o homem trocou uma embarcação segura por um navio naufragado como o Costa Concordia ou o Titanic.
Manuel Vicente escolheu uma pessoa da confiança do Santander só por mero acaso?
O Santander gere uma carteira de activos no valor de 1,4 biliões de euros e o BCP de 100 mil milhões (valores aproximados). Esta fusão faria do BCP uma instituição financeira à escala mundial sem chineses nem brasileiros.
O mercado sabe tudo. Se o projecto do novo BCP tiver pernas para andar poderemos assistir a uma forte valorização na ordem dos 30% já na primeira sessão da semana. Caso contrário o naufrágio que começou há 3 anos continuará inexoravelmente.
Temos encontrado muitos esqueletos no armário, e podem até haver muitos mais. Mas também não podemos excluir e existência de valiosíssimas obras de arte neste mesmo armário.
Será Nuno Amado "the missing link" entre o BCP e o Santander?
Um abraço e bons investimentos.

Achei estranho Nuno Amado deixar a chefia dum dos poucos bancos tugas que apresentaram lucros este ano para liderar um banco com um buraco do tamanho da sua capitalização bolsista.
Ou deram certezas a Nuno Amado de que o projecto teria sucesso ou o homem trocou uma embarcação segura por um navio naufragado como o Costa Concordia ou o Titanic.
Manuel Vicente escolheu uma pessoa da confiança do Santander só por mero acaso?
O Santander gere uma carteira de activos no valor de 1,4 biliões de euros e o BCP de 100 mil milhões (valores aproximados). Esta fusão faria do BCP uma instituição financeira à escala mundial sem chineses nem brasileiros.
O mercado sabe tudo. Se o projecto do novo BCP tiver pernas para andar poderemos assistir a uma forte valorização na ordem dos 30% já na primeira sessão da semana. Caso contrário o naufrágio que começou há 3 anos continuará inexoravelmente.
Temos encontrado muitos esqueletos no armário, e podem até haver muitos mais. Mas também não podemos excluir e existência de valiosíssimas obras de arte neste mesmo armário.
Será Nuno Amado "the missing link" entre o BCP e o Santander?
Um abraço e bons investimentos.

- Registado: 18/9/2011 10:50
Será que está assim tão mal?
Será que pode piorar mais?
Será que depois desta limpeza poderá
no médio prazo 2,3 anos voltar ao que era?
(...Estou positivo para o médio prazo.)
BCP regista 786 milhões em prejuízos
Resultados do Millennium BCP para 2011
Luísa Sousa
03/02/2012 | 17:02 | Dinheiro Vivo
"Consideramos que o banco continua sólido e estamos tranquilos", afirmou Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP na apresentação dos resultados anuais do banco.
Apesar do BCP ter registado um prejuízo de 786 milhões de euros no ano passado, Santos Ferreira explicou que este resultado ficou a dever-se a fatores extraordinários negativo e excluindo esses fatores, ou seja, em termos de fundamentais do banco a evolução foi positiva.
"A evolução do negócio continua positiva, a margem financeira consolidada subiu, os custos operacionais desceram, os recursos de clientes e os depósitos subiram e o crédito consolidado desceu, o que seria um ponto negativo mas que dentro do programa de desalavancagem temos de considerar um ponto positivo", destacou o presidente do BCP.
Santos Ferreira explicou ainda na apresentação que "temos os fundamentais margem, custos, recursos e crédito tiveram uma evolução positiva. Houve um crescimento expressivo da actividade internacional. De toda a actividade internacional. A Polónia, cujo resultado cresce 43,1%, Angola cresce 41,4% e Moçambique cresce 69,5%".
O presidente do BCP concluiu assim que "os fundamentais do negócio continuam positivos".
Será que pode piorar mais?
Será que depois desta limpeza poderá
no médio prazo 2,3 anos voltar ao que era?
(...Estou positivo para o médio prazo.)
BCP regista 786 milhões em prejuízos
Resultados do Millennium BCP para 2011
Luísa Sousa
03/02/2012 | 17:02 | Dinheiro Vivo
"Consideramos que o banco continua sólido e estamos tranquilos", afirmou Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP na apresentação dos resultados anuais do banco.
Apesar do BCP ter registado um prejuízo de 786 milhões de euros no ano passado, Santos Ferreira explicou que este resultado ficou a dever-se a fatores extraordinários negativo e excluindo esses fatores, ou seja, em termos de fundamentais do banco a evolução foi positiva.
"A evolução do negócio continua positiva, a margem financeira consolidada subiu, os custos operacionais desceram, os recursos de clientes e os depósitos subiram e o crédito consolidado desceu, o que seria um ponto negativo mas que dentro do programa de desalavancagem temos de considerar um ponto positivo", destacou o presidente do BCP.
Santos Ferreira explicou ainda na apresentação que "temos os fundamentais margem, custos, recursos e crédito tiveram uma evolução positiva. Houve um crescimento expressivo da actividade internacional. De toda a actividade internacional. A Polónia, cujo resultado cresce 43,1%, Angola cresce 41,4% e Moçambique cresce 69,5%".
O presidente do BCP concluiu assim que "os fundamentais do negócio continuam positivos".
- Anexos
-
- bcp.jpg (20.71 KiB) Visualizado 4036 vezes
Re: Contradições !!
Hallo Escreveu:Joca601 Escreveu:[quote="StorgoffLembro que o mercado não dá almoços grátis. O que paga por acção é o seu EPS não só o actual como o expectável.
Cumprimentos a todos
esta frase traduz tudo qauilo que penso em relação ao BCP, principalmente o seu EPS expectável.
cumprimentos,
Joca não leves a mal. Mas os teus comentários sao o reflexo dos mercados. Ou são muito optimistas ou extremamente pessimistas. Mudam de direccao com facilidade. Ás vezes não percebo a tua ideia principal. Nem o teu método. Mas ok. Quem sou eu para to dizer. Tens frases em "posts" anteriores e no forum do económico que são contraditorias. Só o compreendo se mudares de direcção com facilidade e tiveres o teu investimento em dúvida e constante alteração conforme o teu método e/ou estratégia.
Abraço,
Hallo[/quote]
Hallo,
claro que não levo a mal, a primeira frase não é minha, a minha concordância vai especialmente para o EPS Expectável. que tem a ver diretamente com o que escrevi anteriormente em outro post. tenho como pressuposto, um lucro de 500 milhões de euros para o bcp. valor a ser atingido em +/- ano de 2014.
Eu estou optimista no BCP no longo prazo, a minha unica divergência contigo tem a ver com uma potêncial grande valorização do bcp no imediato. considero que tenho tempo, tenho alguns meses pela frente para ir comprando devagarinho acções do bcp.
De qualquer forma, pensei que já estava claro que no bcp, estou só comprador, não tenciono vender nem uma unica acção. vou acompanhar o AC no BCP e se possivel reforçar.
Cumprimentos,
pvg80713 Escreveu:Hallo Escreveu:esta frase traduz tudo qauilo que penso em relação ao BCP, principalmente o seu EPS expectável.
cumprimentos,
qual é seu EPS expectável ?
Caro pvg,
Não fui eu, quem escreveu isso!!!
Cumprimentos,
Hallo
Hallo Escreveu:esta frase traduz tudo qauilo que penso em relação ao BCP, principalmente o seu EPS expectável.
cumprimentos,
qual é seu EPS expectável ?
- Registado: 19/4/2005 11:11
Comportamento p/ amanhã BCP
Hallo,
Boa tarde,
Para segunda-feira e depois dos maus resultados que apresentou, o normal seria uma queda a pique. No entanto e tendo em conta que o mercado raramente se comporta como pensamos que será, resta-nos aguardar calmamente e sem stresse, pelo dia de amanhã.
Um Santo domingo,
Figueira
Boa tarde,
Um Santo domingo,
Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Contradições !!
Joca601 Escreveu:[quote="StorgoffLembro que o mercado não dá almoços grátis. O que paga por acção é o seu EPS não só o actual como o expectável.
Cumprimentos a todos
esta frase traduz tudo qauilo que penso em relação ao BCP, principalmente o seu EPS expectável.
cumprimentos,[/quote]
Joca não leves a mal. Mas os teus comentários sao o reflexo dos mercados. Ou são muito optimistas ou extremamente pessimistas. Mudam de direccao com facilidade. Ás vezes não percebo a tua ideia principal. Nem o teu método. Mas ok. Quem sou eu para to dizer. Tens frases em "posts" anteriores e no forum do económico que são contraditorias. Só o compreendo se mudares de direcção com facilidade e tiveres o teu investimento em dúvida e constante alteração conforme o teu método e/ou estratégia.
Abraço,
Hallo
Re: BCP
Clinico Escreveu:Estou totalmente de acordo com o a Pata e o AC. Mesmo que na abertura amanha de manha possa haver uma certa queda, o caminho é para cima com um banco que teve grandes prejuizos devido a factores que não se vão repetir (divida grega e fundo de pensões)
Abraços
Clinico
Caro Clinico,
Estou de acordo com vocês os 3. E mais importante ainda, é preciso perceber se esses prejuízos do fundo de pensões se säo efectivamente prejuízos ou não. Por uma serie de questões estão a ser assumidas imparidades ou custos futuros, que beneficiarão tremendamente a instituição em termos futuros. Relativamente á divida grega também não é assim tão linear as perdas referidas.
Hallo
BCP - SERÁ QUE ESTAVA JÁ TUDO DESCONTADO? Não creio, mas a próxima sessão irá dar-me razão, ou não!
Rompimento em alta da rectângulo vermelho e LTD de curto prazo tem objectivo minimo de 0,151
Quebra em baixa do rectângulo vermelho tem objectivo minimo de 0,124
Rompimento em alta da rectângulo vermelho e LTD de curto prazo tem objectivo minimo de 0,151
Quebra em baixa do rectângulo vermelho tem objectivo minimo de 0,124
- Anexos
-
- bcp.png (15.6 KiB) Visualizado 2168 vezes
- Registado: 29/11/2007 2:05
BCP
Estou totalmente de acordo com o a Pata e o AC. Mesmo que na abertura amanha de manha possa haver uma certa queda, o caminho é para cima com um banco que teve grandes prejuizos devido a factores que não se vão repetir (divida grega e fundo de pensões)
Abraços
Clinico
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Re: Grécia "Short Squeeze"
Hallo Escreveu:As acções descontaram mais do que o que deviam. Imaginemos que o BCP esteve a ser "shortado" de tal maneira, e por tanta gente e tantos fundos.
E as acções continuarem a subir, e os fundos a começaram a ter de as comprar mas os fundos fruto desta especulação procuram-nas mas iriam ter de as comprar a um preço impraticável. Não queria aqui ir á explicação das dificuldades que muitos curtos começam a ter a nível de custos mais elevados para "shortar".
Aí iriamos perceber o seguinte. O estado de espirito de depressão profunda e um optimismo tremendo contracenava tendo como actor principal os palcos dos mercados financeiros. Até podia ser breve mas aconteceria e desgraçaria muitos investimentos dos ditos fundos.
Então entramos na definicão de "short squeeze". A situação em que as acções começam a subir, a procura por parte dos "shorters" é tremenda, faltam acções, os "shorters" ainda ajudam a cotação a subir mais sendo forçados a comprarem para fecharem posições. E este fenómeno poderia originar valorizações entre os 200% e 500% e a lógica dos mercados e das análises por momentos era esquecida.
Penso que tudo o que afirmei era perfeitamente possível de acontecer. E cá estarei para ver se vai acontecer ou não.
Quanto á realidade segunda-feira, vamos ver como o BCP vai responder aos tremendos prejuízos.
Hallo
bom dia!
Penso que o shorters não irão entrar em pânico num cenário de guerra entre accionistas pelo controlo de maior numero de votos em assembleia geral, isto porque existe no horizonte a situação de AC reservado a accionistas. E os shorters sabem de antemão, que nem todos os accionistas estão em posição de acompanhar o AC, como é o caso do Berardo e outros...portanto vai haver muitas accções a reverter para o mercado que serão a garantia de quem está short. Acho que os shorters apostam nisso.
Eventualmente posso ser levado acreditar num cenário de short squeeze, se houver garantia de que o AC é totalmente subscrito pelos actuais accionistas + futuros investidores sem recerter acções para o mercado. neste caso os shorters podem ver a sua acção reduzida.
cumprimentos,
Grécia "Short Squeeze"
Boa noite a todos,
Hoje deverão sair as primeiras reacções ao que está a ser cozinhado em Atenas. Já percebemos que se chegou a um acordo para a recapitalização de bancos Gregos e prende-se pelo fio da navalha um acordo que permita a libertação de nova tranche. A imposição de novas condicões pela Troika, UE, FMI, que se debatem com questões económicas e sociais para os Gregos e por uma resolução de questões politicas entre elas a privatização de algumas empresas (assim como em Portugal) são os pontos ainda em negociação.
Mas eu vou deixar para mais tarde a questão da Grécia que deverá ser devidamente falada na altura certa. E gostaria de ver novamente os Gregos a celebrarem na rua a "não bancarrota", pelo menos para Março como era apontado o próximo pagamento. Apesar de os Gregos infelizmente não terem nada para festejar. Visto que as suas condições estão cada vez mais precárias. O desemprego aumenta, os salários diminuem e a corrupção existe. Já mencionei aqui também que os Gregos são diferentes dos Portugueses e a primeira diferença está na confiança. Os Gregos com o agudizar da crise, deixaram de pagar tudo, mesmo quando ainda tinham possibilidades. Dou o exemplo dos impostos até ao bilhete do autocarro. Os Portugueses dão mais confiança aos nossos parceiros Europeus e são conhecidos como bons pagadores. Não vale apena colocar aqui exemplos.
Bem mas pegando nesta dos Portugueses serem bons pagadores e não colocando termos económicos "caros", tais como "short-squeeze". Gostaria de falar do cenário que me trouxe ao BCP e com o qual sempre me debati e em que acredito. E acho que está no momento certo de o mencionar.
Gostaria de alertar para o seguinte e já aqui o falei também. Mas presentemente estamos mais perto. Quando se fala aqui em valorizações de 46,39% do BCP referente ao seu mínimo histórico. Esquecemo-nos do seguinte. Uma das coisas mais importantes na tomada de posições no BCP será a a próxima Assembleia-Geral, e onde é que entram os votos. As decisões, onde conta quem tem acções e capital é quem manda. Neste caso não existem grandes surpresas a nível da futura administração, mas ainda podem surgir grandes surpresas. E a procura de direitos de voto é uma realidade. Bem como as lutas entre accionistas. Os detalhes serão crucias os futuros aumentos de capital debatidos. O plano de recapitalização uma certeza. Os reforços. Os possiveis novos accionistas. Logo temos muita coisa em jogo e a força accionista vai ter que existir e demonstrar unidade.
O que poderia acontecer num cenário optimista: Condições extremamente favoráveis a nível europeu. Fortes compras no PSI20. Imaginemos que o PSI tem uma valorização fora do normal como existiu nos EUA em plena crise, entre 5% a 12%. As acções em Portugal estão a preço de saldo e o interesse é apanhar o momento certo por parte dos investidores. E afinal percebemos que a especulação financeira estava no lado oposto. E que afinal as acçõs eram alvo de fortes descontos.
As acções descontaram mais do que o que deviam. Imaginemos que o BCP esteve a ser "shortado" de tal maneira, e por tanta gente e tantos fundos.
E as acções continuarem a subir, e os fundos a começaram a ter de as comprar mas os fundos fruto desta especulação procuram-nas mas iriam ter de as comprar a um preço impraticável. Não queria aqui ir á explicação das dificuldades que muitos curtos começam a ter a nível de custos mais elevados para "shortar".
Aí iriamos perceber o seguinte. O estado de espirito de depressão profunda e um optimismo tremendo contracenava tendo como actor principal os palcos dos mercados financeiros. Até podia ser breve mas aconteceria e desgraçaria muitos investimentos dos ditos fundos.
Então entramos na definicão de "short squeeze". A situação em que as acções começam a subir, a procura por parte dos "shorters" é tremenda, faltam acções, os "shorters" ainda ajudam a cotação a subir mais sendo forçados a comprarem para fecharem posições. E este fenómeno poderia originar valorizações entre os 200% e 500% e a lógica dos mercados e das análises por momentos era esquecida.
Penso que tudo o que afirmei era perfeitamente possível de acontecer. E cá estarei para ver se vai acontecer ou não.
Quanto á realidade segunda-feira, vamos ver como o BCP vai responder aos tremendos prejuízos.
Hallo
Hoje deverão sair as primeiras reacções ao que está a ser cozinhado em Atenas. Já percebemos que se chegou a um acordo para a recapitalização de bancos Gregos e prende-se pelo fio da navalha um acordo que permita a libertação de nova tranche. A imposição de novas condicões pela Troika, UE, FMI, que se debatem com questões económicas e sociais para os Gregos e por uma resolução de questões politicas entre elas a privatização de algumas empresas (assim como em Portugal) são os pontos ainda em negociação.
Mas eu vou deixar para mais tarde a questão da Grécia que deverá ser devidamente falada na altura certa. E gostaria de ver novamente os Gregos a celebrarem na rua a "não bancarrota", pelo menos para Março como era apontado o próximo pagamento. Apesar de os Gregos infelizmente não terem nada para festejar. Visto que as suas condições estão cada vez mais precárias. O desemprego aumenta, os salários diminuem e a corrupção existe. Já mencionei aqui também que os Gregos são diferentes dos Portugueses e a primeira diferença está na confiança. Os Gregos com o agudizar da crise, deixaram de pagar tudo, mesmo quando ainda tinham possibilidades. Dou o exemplo dos impostos até ao bilhete do autocarro. Os Portugueses dão mais confiança aos nossos parceiros Europeus e são conhecidos como bons pagadores. Não vale apena colocar aqui exemplos.
Bem mas pegando nesta dos Portugueses serem bons pagadores e não colocando termos económicos "caros", tais como "short-squeeze". Gostaria de falar do cenário que me trouxe ao BCP e com o qual sempre me debati e em que acredito. E acho que está no momento certo de o mencionar.
Gostaria de alertar para o seguinte e já aqui o falei também. Mas presentemente estamos mais perto. Quando se fala aqui em valorizações de 46,39% do BCP referente ao seu mínimo histórico. Esquecemo-nos do seguinte. Uma das coisas mais importantes na tomada de posições no BCP será a a próxima Assembleia-Geral, e onde é que entram os votos. As decisões, onde conta quem tem acções e capital é quem manda. Neste caso não existem grandes surpresas a nível da futura administração, mas ainda podem surgir grandes surpresas. E a procura de direitos de voto é uma realidade. Bem como as lutas entre accionistas. Os detalhes serão crucias os futuros aumentos de capital debatidos. O plano de recapitalização uma certeza. Os reforços. Os possiveis novos accionistas. Logo temos muita coisa em jogo e a força accionista vai ter que existir e demonstrar unidade.
O que poderia acontecer num cenário optimista: Condições extremamente favoráveis a nível europeu. Fortes compras no PSI20. Imaginemos que o PSI tem uma valorização fora do normal como existiu nos EUA em plena crise, entre 5% a 12%. As acções em Portugal estão a preço de saldo e o interesse é apanhar o momento certo por parte dos investidores. E afinal percebemos que a especulação financeira estava no lado oposto. E que afinal as acçõs eram alvo de fortes descontos.
As acções descontaram mais do que o que deviam. Imaginemos que o BCP esteve a ser "shortado" de tal maneira, e por tanta gente e tantos fundos.

Hallo
carrancho Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:Pata-Hari Escreveu:
Dito isto, o mercado já deve ter descontado certamente essa necessidade de aumento de capital e acredito que uma grande parte do preço actual já tenha isso em mente.
Exactamente Pata..... poucas pessoas têm noção disso.... do meu ponto de vista o mercado já descontou o que tinha a descontar. Como disse anteriormente, casa limpa, caras novas, sentimento muda. Os ingredientes perfeitos para tomada de posições.
O que te leva a ter esse "ponto de vista"? Já agora, em que medida foi esse desconto?
Caros,
O tema é pertinente e merece alguma reflexão.
Muito se fala aqui que o mercado já descontou isto, já descontou aquilo…
Qualquer referencia aos péssimos resultados apresentados, qualquer perspectiva sobre os tempos difíceis que se avizinham para a banca em geral são sempre considerados como algo já com barbas brancas e mais do que descontado pelo mercado.
Até pode ser, mas não se esqueçam que apesar da palavra desconto ter implícita a ideia de diminuição, em termos do mercado, ela também significa exactamente o oposto.
O mercado é assim uma entidade abstracta.
Na realidade é o somatório do que cada um de nós investidores está efectivamente a descontar.
Uma maquina de votos, como Warren Buffet lhe chama.
Se calhar o exercício mais interessante a fazer é, cada um de nós questionar-se sobre o que está a descontar no mercado .
Provavelmente começamos a encontra respostas muito interessantes.
Ou não encontramos resposta nenhuma
Se a ideia de desconto que por aqui passa, corresponde ao facto de o mercado já ter racionalizado toda a informação que é possível conhecer até ao momento e como tal a cotação não é mais do que o valor justo de mercado então estamos a ser apologistas da teoria dos mercados eficientes o que nos leva ao conceito do Random Walk e portanto esqueçam lá isso da AT (o mercado não tem memória e como tal não há cá conceitos de tendências de suportes de resistências etc )
Assim sendo, lamento mas andamos aqui a perder o nosso tempo e dinheiro.
Teremos tanto sucesso aqui como no casino.
A questão é que o mercado começa por ser um terreno de informação assimétrica e depois desconta muita coisa, tanto factores racionais como irracionais, tanto informação conhecida como informação especulativa, tanto informação credível como manipulada, ou seja, o mercado é tudo menos eficiente e muito menos racional.
Voltando ao BCP pergunto :
Se tudo já era conhecido também o seria de alguma forma antes do final de Novembro de 2011, então o que fez o BCP disparar quase 40%?
Aliás em termos de informação nova e factual, desde essa data, a única coisa que surgiu foi exactamente no sentido negativo.
Vejamos:
A situação da Grécia piorou consideravelmente entrando num novo processo de renegociação da divida. O cenário Macro em Portugal agravou-se( subida de desemprego aumento dos juros da divida publica, etc.)
O problema alastrou-se também às grandes economias da UE com a escalada dos Juros em Italia, corte de ratings a torto e a direito, etc.
O fantasma do desmembramento do euro aumentou
Neste momento paira também a ideia da reestruturação da divida portuguesa ou pelo menos um novo pacote de resgate, ou seja, fora de questão a ida aos mercados em 2013 e por arrasto portas fechadas para a banca nacional.
Não me digam que o mercado já sabia de tudo isto também.
Então o que é que esse famoso mercado sabe assim de extraordinariamente positivo que nenhum de nós sabe mas que fez subir a cotação do BCP?
Lanço uma ideia, num ambiente altamente especulativo e, pensando por exemplo nas decisões de investimento com base na analise técnica, o mercado funciona como um sistema de realimentação positiva. Sistemas por definição instáveis que se auto amplificam até ao ponto de saturação ( conhecido no mundo finaceiro como o famoso - Boom and boost)
Pois é, o mercado desconta também aquilo que não conhece, aquilo em que especula, aquilo em que certa informação nos faz crer. O mês de Dezembro e Janeiro fomentaram esse clima ao máximo.
Eu arriscaria a dizer que neste momento o mercado, no caso do BCP, desconta mais de 80% de elementos especulativos sobrepondo-se completamente aos elementos racionais.
Portanto no momento em que o elemento especulativo se confirmar ou não o mercado aí reagira de forma vincada e ajustara à realidade e provavelmente a partir desse momento voltamos a ter os factores racionais a falar mais alto.
Lembro que o mercado não dá almoços grátis. O que paga por acção é o seu EPS não só o actual como o expectável.
Lembro também que a questão do AC ficará mais clara a partir do final deste mês.
Não só saberemos quem serão efectivamente os investidores privados como saberemos as condições que o estado ira impor para subscrever capital sejam acções sejam os Cocos.
A bolha especulativa será inevitavelmente esvaziada de conteúdo nessa altura
Cumprimentos a todos
- Registado: 21/5/2009 18:43
AC Investor Blog Escreveu:Eu não tem por hábito investir no mercado português, mas se tivesse que investir no BCP, agora seria o momento. Casa limpa ( balanço ), caras novas, tudo o que se pede a um banco para renascer........
Bom fim-de-semana,
AC, está aqui outro post que colocaste.
Wallstreetrader escreveu:
As solares com os estados sem €€€ ficam desinteressantes.
AC escreveu
aqui a regra é olhar para a China e Estados Unidos e esquecer a Europa.... Ainda na semana passada alguns CEO's vieram dizer que estão assistir a um novo BOOM no sector, fonte bloomberg
Não é isto uma contradição?
Deixa que te diga que te acompanho no blog e twitter e gosto das tuas análises.
Abraço,
Figueira
Boa tarde,
O prejuízo apresentado foi BRUTAL.
As perspectivas de negócio futuro são inferiores ás actuais.
Os novos accionistas não existem.
Vou esperar que ultrapasse a MM200 para entrar.
Abraço,
Figueira
O prejuízo apresentado foi BRUTAL.
As perspectivas de negócio futuro são inferiores ás actuais.
Os novos accionistas não existem.
Vou esperar que ultrapasse a MM200 para entrar.
Abraço,
Figueira
Mais noticias
Fonte : Jornal ABOLA
BCP vai recorrer a dinheiro do Estado
Por Redação
O banco BCP vai utilizar dinheiro público para se recapitalizar, tendo já submetido a proposta ao Banco de Portugal.
De acordo com o comunicado do banco, o presidente do conselho geral e de supervisão do BCP, António Monteiro, informou que o plano entregue ao regulador envolve a «utilização da linha de recapitalização pública temporária e reembolsável».
O jornal Público adianta que, além de recorrer ao dinheiro do Estado, o plano apresentado ao Banco de Portugal envolve ainda um aumento de capital.
O comunicado daquela entidade esclarece que, para além dos atuais acionistas, o BCP tem recebido «manifestações que lhe permitem contar com a participação de investidores de referência em futuro aumento de capital», sendo nesta fase os nomes mais falados os do Industrial and Commercial Bank of China e o do China Development Bank.
Em último dezembro o presidente da Three Gorges Corporation, Cao Guangjing, admitiu que as instituições financeiras chinesas pudessem estar interessadas em entrar no capital do banco.
BCP vai recorrer a dinheiro do Estado
Por Redação
O banco BCP vai utilizar dinheiro público para se recapitalizar, tendo já submetido a proposta ao Banco de Portugal.
De acordo com o comunicado do banco, o presidente do conselho geral e de supervisão do BCP, António Monteiro, informou que o plano entregue ao regulador envolve a «utilização da linha de recapitalização pública temporária e reembolsável».
O jornal Público adianta que, além de recorrer ao dinheiro do Estado, o plano apresentado ao Banco de Portugal envolve ainda um aumento de capital.
O comunicado daquela entidade esclarece que, para além dos atuais acionistas, o BCP tem recebido «manifestações que lhe permitem contar com a participação de investidores de referência em futuro aumento de capital», sendo nesta fase os nomes mais falados os do Industrial and Commercial Bank of China e o do China Development Bank.
Em último dezembro o presidente da Three Gorges Corporation, Cao Guangjing, admitiu que as instituições financeiras chinesas pudessem estar interessadas em entrar no capital do banco.
- Registado: 27/9/2011 16:13
AC Investor Blog Escreveu:Pata-Hari Escreveu:
Dito isto, o mercado já deve ter descontado certamente essa necessidade de aumento de capital e acredito que uma grande parte do preço actual já tenha isso em mente.
Exactamente Pata..... poucas pessoas têm noção disso.... do meu ponto de vista o mercado já descontou o que tinha a descontar. Como disse anteriormente, casa limpa, caras novas, sentimento muda. Os ingredientes perfeitos para tomada de posições.
Relativamente a este e ao post anterior (em que dizes que é há um bom sentimento à volta do BCP) estranho é não ter tido força tecnicamente para passar 0s 0.14 nem para subir significativamente em sessões como a de sexta-feira. E mais ainda por estar técnicamente sem tendência clara.
jrnabolsa que achas que acontece a títulos com pouca transparência não bastou ver Portugal e a Grécia toda gente dizia que isto estava tudo bem e que os mercados e as agências é que eram uns malandros...
Como tanta gente neste forum parece concentrar-se nos resultados negativos que ja eram esperados ha muito, parece-me que poucos chegaram ao fim da noticia sobre os resultados do banco:
"O banco registou ainda uma melhoria dos resultados internacionais, "impulsionados pelo maior nível de resultados líquidos alcançados na generalidade das subsidiárias no exterior". Na Polónia, os resultados do Bank Millennium subiram 43%; em Moçambique, os resultados do Millennium bim cresceram 51% e em Angola, o Banco Millennium Angola viu os seus resultados aumentarem em 52%.
Em 2011, a margem financeira do BCP cresceu 4,1% face a 2010, "beneficiando tanto da actividade em Portugal (+1,5%) como da actividade internacional (+9,0%)".
Os depósitos de clientes aumentaram 4,2%, ascendendo a 47,51 mil milhões de euros, enquanto a carteira de crédito diminuiu 6,4%, totalizando 71,53 mil milhões de euros.
O rácio de transformação de depósitos em crédito caiu de 164%, em 2010, para 145% a 31 de Dezembro de 2011. Recorde-se que o memorando de entendimento da troika define que no final de 2012, este rácio tem que igualar, ou ser inferior, a 120%.
O banco fechou o ano passado com um rácio core tier one de 9,4%, acima do valor definido pelo Banco de Portugal e pela troika (9%) para 2011."
As perdas foram finalmente anunciadas e descontadas, o plano de recapitalizacao finalmente a andar para a frente, nova gestao e excelentes resultados internacionais. Concordo que e uma optima altura para entrar ou reforçar a posiçao neste banco.
"O banco registou ainda uma melhoria dos resultados internacionais, "impulsionados pelo maior nível de resultados líquidos alcançados na generalidade das subsidiárias no exterior". Na Polónia, os resultados do Bank Millennium subiram 43%; em Moçambique, os resultados do Millennium bim cresceram 51% e em Angola, o Banco Millennium Angola viu os seus resultados aumentarem em 52%.
Em 2011, a margem financeira do BCP cresceu 4,1% face a 2010, "beneficiando tanto da actividade em Portugal (+1,5%) como da actividade internacional (+9,0%)".
Os depósitos de clientes aumentaram 4,2%, ascendendo a 47,51 mil milhões de euros, enquanto a carteira de crédito diminuiu 6,4%, totalizando 71,53 mil milhões de euros.
O rácio de transformação de depósitos em crédito caiu de 164%, em 2010, para 145% a 31 de Dezembro de 2011. Recorde-se que o memorando de entendimento da troika define que no final de 2012, este rácio tem que igualar, ou ser inferior, a 120%.
O banco fechou o ano passado com um rácio core tier one de 9,4%, acima do valor definido pelo Banco de Portugal e pela troika (9%) para 2011."
As perdas foram finalmente anunciadas e descontadas, o plano de recapitalizacao finalmente a andar para a frente, nova gestao e excelentes resultados internacionais. Concordo que e uma optima altura para entrar ou reforçar a posiçao neste banco.
- Registado: 2/7/2010 4:42
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Esquinas3, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, TTM62 e 367 visitantes