Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jrnabolsa » 4/2/2012 13:01

Deixo aqui algumas questões: Se o BCP tivesse apresentado resultados bem menos negativos através de "cosmética financeira", como por vezes se fala por aqui, que pensam que aconteceria? As acções disparavam? As acções afundavam? Ou o raciocínio do AC faz mais sentido? Agradeço desde já a vossa colaboração. Cumprimentos

Registado: 4/1/2010 15:57

por jrnabolsa » 4/2/2012 12:58

Deixo aqui algumas questões: Se o BCP tivesse apresentado resultados bem menos negativos através de "cosmética financeira", como por vezes se fala por aqui, que pensam que aconteceria? As acções disparavam? As acções afundavam? Ou o raciocínio do AC faz mais sentido? Agradeço desde já a vossa colaboração. Cumprimentos

por jrnabolsa » 4/2/2012 12:43

por Pata-Hari » 4/2/2012 12:42

carrancho, tudo o que enumeras são very old news. Não há nenhuma nova e que seja um trigger para muito mais quedas, digo eu.

Mas, mais uma vez, continuo a não ver grande interesse na banca tuguesa a não ser na perspectiva do daytrading - coisa da qual gosto menos quanto mais anos passam (nem me passa pela tola fazer day trading). A tendência claramente não inverteu e tem muito para subir antes de eu a considerar como tendo invertido. Dito de outro modo, as perspectivas de negócio para a banca em Portugal para os próximos anos são más. Só vejo no cenário redução de negócio, redução de estruturas, recuperação de crédito e consolidação entre bancos se tal for possível. Não vejo negócio e só vejo resultados na parte internacional e em operações financeiras tal como têm sido descritas por alguns participantes (recompras de obrigações, trocas de obrigações por crédito a 1% junto do BCE) e muito pouco mais. Estas operações serão boas noticias mas não são crescimento nem actividade bancária "normal". Este é o cenário que temos para a frente. As noticias que descreves são passado, são males conhecidos.

(my view, claro)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por pvg80713 » 4/2/2012 12:38

sim, concordo que o mercado já descontou...

mas ainda não descontou os aumentos de capital que aí vêm ! o BCP vai descer mais...

os resultados são uma vergonha ! ! ! !

perderam quase 600 milhoes em divida grega ? isso é uma grande estupidez, não é ?
Editado pela última vez por pvg80713 em 4/2/2012 13:20, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Joca601 » 4/2/2012 12:37

depois de uma leitura mais ou menos atenta aos resultados anuais... dá para tirar algumas ilações.

1º esta gestão foi do pior que podia ter acontecido ao BCP, não acertou em nada e ainda queria vender a Polónia.

2º negócio em Portugal para aguentar.

3º crescimento suportado com a contribuição internacional. excluindo a Roménia, até a Grécia parece recuperar.

4º a limpeza do balanço é um facto positivo.

5º a mudança de gestão, pode trazer algumas ideias positivas.

quanto ao futuro, ainda existem algumas interrogações:

- qual o montante necessário de capital dos accionistas actuais e futuros investidores.

- qual o montante da particiapação do estado.

O banco pode estar a salvo e com o futuro mais ou menos traçado... mas a questão que se levanta, é: Quanto valem as acções do banco unitáriamente e quanto vão valer no futuro? esta é a questão que todos gostariam ver respondida. ainda não há dados suficientes.

na minha opinião/previsão, vamos ter tempo para ir investindo sossegadamente no banco. não acredito em valorizações de 20 e 30% por dia.

Registado: 7/1/2012 13:03

por carrancho » 4/2/2012 12:32

AC Investor Blog Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:
Dito isto, o mercado já deve ter descontado certamente essa necessidade de aumento de capital e acredito que uma grande parte do preço actual já tenha isso em mente.

Exactamente Pata..... poucas pessoas têm noção disso.... do meu ponto de vista o mercado já descontou o que tinha a descontar. Como disse anteriormente, casa limpa, caras novas, sentimento muda. Os ingredientes perfeitos para tomada de posições.

O que te leva a ter esse "ponto de vista"? Já agora, em que medida foi esse desconto?
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por carrancho » 4/2/2012 12:21

Pata-Hari Escreveu:E tens o mercado internacional a animar francamente, o mood mudou. Pode ser que isso também altere as coisas. O resultado às contas do BPI foi francamente positivo, ontem. Também talvez porque o mercado quer ver os armários limpos e tirar as incertezas que existiam ou poderiam existir e estas contas tenham contribuído para isso.

Pata,

Depois de corfimada a existência de esqueletos, não é assim tão fácil fazer o mercado acreditar que acabaram definitivamente.

As incertezas, principalmente no bcp, vão ficar por mais uns anos. O mercado continuará a temer a entrada forçada do estado, o que hoje é provisório muito dificilmente não terá de passar a definitivo no futuro.

O Euro continua nesta embrulhada, e, masi uma vez principalmente o bcp, não se sabe se as perdas Gregas não serão ainda maiores. A seguir a elas ainda está em aberto a possibilidade de também a nós deixarem cair... muita incerteza ainda.

A diluição provocada por sucessivos aumentos de capital, obrigam hoje a resultados exponencialmente superiores aos passados para... apenas igualar aquilo que já foi para os seus accionistas. E, como disse antes, neste bcp parece-me impossível que não venha a haver mais diluição com entrada do estado, que mais uma vez não será entrada de capital para com dinheiro fresco aplicar no crescimento do negõcio, nada disso, mas apenas mais um AC para fazer face às suas (bcp) obrigações/responsabilidades. A agravar esta situação está a minha convicção de que o negócio banca não será tão atractivo quanto foi no passado.

Agora, se o mercado descontou tudo isto e muito mais, eu não sei. Talvez sim, talvez não, talvez tenha descontado em excesso, por defeito ou na porporção certa... seja o que for, o gráfico vai acabar por nos dar esse sinal.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 4/2/2012 11:59

PAulo68 Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Eu não tem por hábito investir no mercado português, mas se tivesse que investir no BCP, agora seria o momento. Casa limpa ( balanço ), caras novas, tudo o que se pede a um banco para renascer........

Bom fim-de-semana,

Em que te baseias para fazer tal afirmação? Sempre o vi como uma pessoa muito ligada à AT e não a questões subjectivas como a afirmação que acabou de fazer. Quem nos garante que não existe mais esqueletos? E qual a solução?

Também fiquei admirado com esta afirmação tua AC. O Hallo tem o mérito (ou demérito, sei lá) de me pôr a comentar notícias. Mas todos estes comentários meus, não reflectem qualquer intenção de negociar com base nos mesmos, nem pensar. Ainda para mais, quando sustentas a tua afirmação em dois factores como estes, "caras novas" e "casa limpa"... assim, sem mais nada... é ZERO.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Pata-Hari » 4/2/2012 11:54

E tens o mercado internacional a animar francamente, o mood mudou. Pode ser que isso também altere as coisas. O resultado às contas do BPI foi francamente positivo, ontem. Também talvez porque o mercado quer ver os armários limpos e tirar as incertezas que existiam ou poderiam existir e estas contas tenham contribuído para isso.
Administrador Fórum

por AC Investor Blog » 4/2/2012 11:52

Pata-Hari Escreveu:
Dito isto, o mercado já deve ter descontado certamente essa necessidade de aumento de capital e acredito que uma grande parte do preço actual já tenha isso em mente.

Exactamente Pata..... poucas pessoas têm noção disso.... do meu ponto de vista o mercado já descontou o que tinha a descontar. Como disse anteriormente, casa limpa, caras novas, sentimento muda. Os ingredientes perfeitos para tomada de posições.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Pata-Hari » 4/2/2012 11:44

Zorro, imagina que o capital do bcp eram 100 "qqcoisos" e que existiam 100 acções. de repente à preciso aumentar o capital para 300. A tua acção, deixa de corresponder a 1% do capital para valer 1/3% (0.3333%) do capital.

Administrador Fórum

por Joca601 » 4/2/2012 10:33

Os resultados são fabulosamente negativos, ultrapassa a previsão do meu pior resultado...muita coisa estava escondida.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Zorroslb » 4/2/2012 2:54

O BCP é o primeiro banco português que vai recorrer à ajuda do Estado. O seu plano de capital, entregue ao Banco de Portugal, dá conta de um "aumento de capital destinado, com direito de preferência, a subscrição pelos accionistas privados" e a "utilização da linha de recapitalização pública temporária e reembolsável prevista na Lei 63-A/2008".

Um aumento de capital quer significar o que ? subida ou descida do valor de cada acção ?

obrigado

Registado: 22/3/2011 21:42

Re: Santos Ferreira!!

por hallo » 4/2/2012 1:34

tugadaytrader Escreveu:
Hallo Escreveu:Gostaria que analisassem estas declarações do Santos Ferreira e em especial o último parágrafo. Dá a entender o seguinte. Fiz algum trabalho para um novo accionista entrar. Teria pena de abandonar o banco com a memória de prejuízos e de não ter conseguido que ou Chineses ou Brasileiros entrassem no banco. Ou será que sou eu a ser tendencioso com as declarações do Santos Ferreira. Penso que não a entrada de um novo accionista de referência tem de acontecer podem é não ser os suspeitos do costume.

É engraçado que nas noticias, não se veem os risos.
E acho que só faz sentido o Santos Ferreira continuar no BCP caso esteja em negociações avançadas com quem quer que seja. E que no mínimo contribua presentemente para mais uma solução para o BCP.

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Art ... -+Mercados)

Líder do BCP revelou que não está a 100% em termos de saúde e que é natural a sua saída da liderança

Santos Ferreira: "Faz sentido escrever nova página" no BCP
03/02/2012 | 19:12 | Dinheiro Vivo O presidente do Banco Comercial Português - BCP, Santos Ferreira, revelou hoje que não está a 100% em termos de saúde e que, face à intenção dos acionistas alterarem o modelo de governação do banco, é natural a sua saída da liderança.

"Conjugando a vontade, que não é nova, de alterar o modelo de governação do banco e, uma vez que ainda não estou a 100%, faria todo o sentido escrever uma nova página. Foi isso que aconteceu", comentou o banqueiro, que vai passar a pasta ao seu sucessor, Nuno Amado, no final de fevereiro.

Questionado pelos jornalistas sobre se concorda com a seleção do futuro presidente, Santos Ferreira frisou que "a escolha da futura gestão é responsabilidade dos acionistas" do BCP.

"Não dei nenhuma opinião, como não tinha que dar, nem deveria dar. Nunca me ouviu fazer nenhum comentário sobre nenhum administrador do BCP, nem passado, nem presente, por isso, não vou fazer para o futuro", reforçou.

"Isto não tem nada a ver com o apreço que tenho com o dr. Nuno Amado, damo-nos muito bem, quer pessoal, quer profissionalmente. Mas nestas matérias não há que opinar", sublinhou o gestor.

Quanto ao convite que lhe foi endereçado para liderar um órgão social do BCP, Santos Ferreira foi evasivo: "Teria pena, se num dia entrasse um novo acionista no banco e eu não estivesse num dos corpos sociais do banco", afirmou, dando a entender que vai permanecer na instituição, ainda que num cargo distinto.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Dá entender que o fumo que anda no ar tem lume escondido... mas é tudo suposições...

Tugadaytrader,

Concordo contigo. Não quero alimentar especulações. Mas são declarações do Santos Ferreira.

Ele muda assim de opinião de quem dá a entender "com risos", que é tudo fantochada. Para mais tarde declarar que pode acontecer, mas gostaria de ver e se possivel que me reconhecessem algum trabalho no BCP. E atenção eu ainda nem vi os "risos" dele, mas presumo que seja como escreveram aqui. Eu acredito nas pessoas. :)

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Olá Paulo!!

por hallo » 4/2/2012 1:30

PAulo68 Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Eu não tem por hábito investir no mercado português, mas se tivesse que investir no BCP, agora seria o momento. Casa limpa ( balanço ), caras novas, tudo o que se pede a um banco para renascer........

Bom fim-de-semana,

Em que te baseias para fazer tal afirmação? Sempre o vi como uma pessoa muito ligada à AT e não a questões subjectivas como a afirmação que acabou de fazer. Quem nos garante que não existe mais esqueletos? E qual a solução?

Paulo,

Aquilo de há um bocado não tem problema nenhum.

O AC explica com alguma objectividade o seu ponto de vista. Casa limpa (balanço), caras novas e presumo que ele interiorize capital.

O que garante que não existe mais esqueletos é as contas dos bancos terem sido analisadas ao pormenor por entidades estrangeiras.

A solução é mudar a gestão. Ter capital. Investir no estrangeiro. Maximizar os lucros da Polónia, Angola, ...etc...

Abraço,

Hallo

Re: Santos Ferreira!!

por L.S.S » 4/2/2012 1:27

Hallo Escreveu:Gostaria que analisassem estas declarações do Santos Ferreira e em especial o último parágrafo. Dá a entender o seguinte. Fiz algum trabalho para um novo accionista entrar. Teria pena de abandonar o banco com a memória de prejuízos e de não ter conseguido que ou Chineses ou Brasileiros entrassem no banco. Ou será que sou eu a ser tendencioso com as declarações do Santos Ferreira. Penso que não a entrada de um novo accionista de referência tem de acontecer podem é não ser os suspeitos do costume.

E acho que só faz sentido o Santos Ferreira continuar no BCP caso esteja em negociações avançadas com quem quer que seja. E que no mínimo contribua presentemente para mais uma solução para o BCP.

Líder do BCP revelou que não está a 100% em termos de saúde e que é natural a sua saída da liderança

03/02/2012 | 19:12 | Dinheiro Vivo O presidente do Banco Comercial Português - BCP, Santos Ferreira, revelou hoje que não está a 100% em termos de saúde e que, face à intenção dos acionistas alterarem o modelo de governação do banco, é natural a sua saída da liderança.

"Conjugando a vontade, que não é nova, de alterar o modelo de governação do banco e, uma vez que ainda não estou a 100%, faria todo o sentido escrever uma nova página. Foi isso que aconteceu", comentou o banqueiro, que vai passar a pasta ao seu sucessor, Nuno Amado, no final de fevereiro.

Questionado pelos jornalistas sobre se concorda com a seleção do futuro presidente, Santos Ferreira frisou que "a escolha da futura gestão é responsabilidade dos acionistas" do BCP.

"Não dei nenhuma opinião, como não tinha que dar, nem deveria dar. Nunca me ouviu fazer nenhum comentário sobre nenhum administrador do BCP, nem passado, nem presente, por isso, não vou fazer para o futuro", reforçou.

"Isto não tem nada a ver com o apreço que tenho com o dr. Nuno Amado, damo-nos muito bem, quer pessoal, quer profissionalmente. Mas nestas matérias não há que opinar", sublinhou o gestor.

Quanto ao convite que lhe foi endereçado para liderar um órgão social do BCP, Santos Ferreira foi evasivo: "Teria pena, se num dia entrasse um novo acionista no banco e eu não estivesse num dos corpos sociais do banco", afirmou, dando a entender que vai permanecer na instituição, ainda que num cargo distinto.

Hallo

Dá entender que o fumo que anda no ar tem lume escondido... mas é tudo suposições...
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

Lol, :)

por hallo » 4/2/2012 1:26

Bom fim-de-semana,

Caro AC,

Eu também não tinha!!! A minha especialidade era só bancos e estrangeiros. Mas vim cá parar. Passei por muitos incluíndo os mais desastrosos Lehman, CIT Bank. E outros bem proveitosos C, BAC, GS.

Mas tenho visto que o meu amigo tem dado umas boas dicas relativamente a cotadas no mercado Norte-Americano.

É muito importante a informação e posso-lhe dizer que a nível de informação. Com uma cotada portuguesa é tudo muito mais fácil. No que toca a valorização bolsista a conversa é diferente. Mas no que toca a segurança ainda não sei. Sei sim no que toca ao BCP. Vai voltar a existir dinheiro com força. E é claro que com capital geram-se mais lucros ou menos prejuízos, tendo em conta o dia de ontem. :)

Hallo

por L.S.S » 4/2/2012 1:24

PAulo68 Escreveu:tugadaytrader,

Eu não considero estes analistas como Oráculos. O que pretendi com aquela afirmação é que não existe um fio condutor no raciocinio destes jornalistas. Ou dão a entender que tudo está à beira do abismo como tentam atenuar ou "desculpar" determinadas situações. Talvez aquilo que o storgoff tenha razão poderá ser um artigo irónico.

Sim, como disse concordo com o Storgoff, é mais um artigo irônico.
Obrigado pela resposta.
Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

por Paulo68 » 4/2/2012 1:21

Bom fim-de-semana,

Registado: 27/12/2011 20:40

Santos Ferreira!!

por hallo » 4/2/2012 1:19

Gostaria que analisassem estas declarações do Santos Ferreira e em especial o último parágrafo. Dá a entender o seguinte. Fiz algum trabalho para um novo accionista entrar. Teria pena de abandonar o banco com a memória de prejuízos e de não ter conseguido que ou Chineses ou Brasileiros entrassem no banco. Ou será que sou eu a ser tendencioso com as declarações do Santos Ferreira. Penso que não a entrada de um novo accionista de referência tem de acontecer podem é não ser os suspeitos do costume.

Hallo

por Paulo68 » 4/2/2012 1:17

tugadaytrader,

Eu não considero estes analistas como Oráculos. O que pretendi com aquela afirmação é que não existe um fio condutor no raciocinio destes jornalistas. Ou dão a entender que tudo está à beira do abismo como tentam atenuar ou "desculpar" determinadas situações. Talvez aquilo que o storgoff tenha razão poderá ser um artigo irónico.

Registado: 27/12/2011 20:40

por AC Investor Blog » 4/2/2012 1:12

Eu não tem por hábito investir no mercado português, mas se tivesse que investir no BCP, agora seria o momento. Casa limpa ( balanço ), caras novas, tudo o que se pede a um banco para renascer........

Bom fim-de-semana,
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

Tempos de Crise!!!

por hallo » 4/2/2012 1:03

Em tempos de crise o nosso amigo Ricardo Salgado proferiu declarações.

Assim seja Ricardo.
Já agora que a Grécia dê um empurrãozinho também.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fin ... -1729.html

Salgado: «Não há avisos a fazer ao Governo, está a cumprir»
Portugal tem de divulgar resultados alcançados para que mercados acreditem no país.

presidente do BES reiterou esta sexta-feira à noite que não acredita na necessidade de um segundo resgate a Portugal nem de uma reestruturação da dívida pública. Ricardo Salgado disse ainda que não tem recados a mandar ao Governo, já que o executivo está a cumprir tudo o que se comprometeu fazer.

«Não vejo que haja avisos a dar ao Governo, porque o Governo está exactamente a cumprir» aquilo com que se comprometeu, disse em entrevista à TVI.

O banqueiro diz que «as medidas adoptadas no sentido de impor uma nova disciplina nas finanças públicas estão a produzir resultados», e exemplifica com o défice orçamental de 2011, que os economistas do banco estimam entre 3,8 e 4%, portanto dentro do objectivo de 5,9%.

Um mérito do executivo, «com o correspondente esforço dos portugueses, que estão a sofrer na pele as consequências» das medidas, admitiu.

Para este ano, acredita, uma vez mais, numa evolução positiva do défice, resultante de uma maior consolidação orçamental.

«O Governo está em funções há seis meses, seria difícil conseguir resultados melhores», defendeu, acrescentando que a maioria dos economistas internacionais nem sequer acreditaria que Portugal conseguisse cumprir a meta de défice em 2011.

«Austeridade é imposta por fora e não há volta a dar»

Sobre os efeitos secundários negativos da austeridade na economia, que enfrenta uma recessão na casa dos 3% para este ano, o banqueiro admite que são «medidas extremamente gravosas», mas lembra que «nos estão a ser impostas por fora, por isso não há volta a dar, temos de cumprir as regras. Não nos podemos esquecer que tivemos um apoio de 78 mil milhões de euros, o que revela alguma solidariedade da Europa».

Apesar de tudo isto, a verdade é que os mercados e a imprensa internacional continuam a dar como certo o falhanço do programa de ajustamento nacional. Ricardo Salgado acredita que isso pode mudar assim que os resultados do nosso esforço forem divulgados e reconhecidos.

«Julgo que o dinheiro (78 mil milhões de euros) é suficiente, se a eficácia das medidas adoptadas continuar a evoluir no bom sentido. Não vejo necessidade e não há razoes para renegociar o acordo com a troika, tendo em conta o progresso que está a ser feito».

«Regresso ao mercado em 2013 não depende só de nós»

Questionado sobre o regresso do país ao mercado em 2013, Ricardo Salgado diz que «isso não depende só de nós».

Tudo depende do «reconhecimento do nosso sucesso», que «deixará os mercados mais receptivos». Para isso, os resultados que estamos a atingir «têm de ser divulgados e reconhecidos. Mostrando o resultado do esforço, os mercados terão tendência a acreditar».

«Neste momento não podemos dizer que seja preciso reestruturação ou mais dinheiro. A este ritmo sairemos da crise mais rapidamente, sem pedir mais dinheiro», garantiu.

A grande sombra que continua a pairar sobre Portugal, eu pode obrigar o país a pedir outra ajuda, é a evolução económica, não só de Portugal, mas também da própria Europa».

Os banqueiros têm, aliás, sido unânimes ao considerar que Portugal está no bom caminho.

Hallo

por L.S.S » 4/2/2012 0:49

Storgoff Escreveu:Acho que o Pedro guerreiro não está propriamente com um discurso do El Dourado para a banca portuguesa e
muito menos a prestar um frete aos banqueiros.

Está mais é a mandar umas boas farpas à arte de esconder esqueletos, à forma como se juntaram todos
tipo meninos do coro com o BdP como maestro e todos muito afinados a cantar a mesma musica….

Depois faz uma serie de ironias ( ele próprio o assume) incluindo com a piada de que 2012 é o sol
radioso e aí virão os lucros.
Basta ver como termina o artigo.

É a arte de dar “ porrada” e ainda deixar a malta rir

Concordo em certa medida..
Bull And Bear Markets

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33, PAULOJOAO, PMP69, SalvaFP, serdom, Shimazaki_2 e 339 visitantes