Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

TDT em Portugal será como em Espanha?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Texano Bill » 28/6/2012 20:04

Elias Escreveu:
Banesco Escreveu:Eu vejo nas informações do receptor que a Qualidade, que normalmente se mantém a 96%, começa a variar ao fim da tarde e inicio da noite, indo aos 20-30% por segundos e depois salta novamente para os 90 e tal. Não impede de ver televisão, mas lá que incomoda..

Já agora, onde é que lês esses valores? O meu receptor não tem nada disso...

No comando do meu receptor tem uma tecla "Info", quando clico duas vezes aparece-me no ecrã uma caixa que me mostra dois parâmetros: a "Força do Sinal" e a "Qualidade", em escalas de 0 a 100 %. Também dá para ver isto através do menu quando se faz a sintonização.
Aqui importa mais a qualidade, que deve ser superior a +- 60% para termos uma boa imagem. A força do sinal não é tão importante pois podemos estar a receber um sinal com muita força e este ser constituído por muito ruído e do que resulta uma má qualidade.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Elias » 28/6/2012 19:56

Banesco Escreveu:Eu vejo nas informações do receptor que a Qualidade, que normalmente se mantém a 96%, começa a variar ao fim da tarde e inicio da noite, indo aos 20-30% por segundos e depois salta novamente para os 90 e tal. Não impede de ver televisão, mas lá que incomoda..

Já agora, onde é que lês esses valores? O meu receptor não tem nada disso...

Registado: 5/11/2002 12:21

por sem2006 » 28/6/2012 10:15

Isto não passou de uma negociata, já que:

1) O operador que ficou incumbindo da instalação é detentor de uma plataforma de tv paga, logo tem interesses comerciais em não fornecer o sinal com qualidade :twisted:
2) Em inúmeros locais onde existia cobertura analógica, as pessoas são obrigadas a usar um sistema de satélite mais caro com a agravante que mesmo que possuam uma TV com suporte para a TDT, ficam a ver navios, pois precisam de um kit por tv

3) O principal e único real objectivo foi libertar o espectro de frequências para a utilização do 4G. Sendo que operador responsável pela implementação do serviço TDT também é dono de uma operadora móvel, já se está a ver o resultado...

4) O 5º canal nunca vai existir..e nunca vai passar dos 4 canais normais.. No caso espanhol chegam a apanhar-se 21 canais livres :twisted:

Portanto, as verdadeiras vantagens nunca vão existir e o pretexto de melhor qualidade de imagem é apenas real para quem tem a sorte de ter uma boa cobertura, sem falhas de sinal (que vão sempre ocorrer de noite, devido ao aumento da humidade) :evil:

Pior que isso e que as pessoas ainda não sabem, vai ser quando for feita a mudança para DVB-T2 (que já é usada no UK). Aí, toca a gastar mais uma pipa de massa em novos descodificadores (e aí nem as tv's actuais com suporte para a TDT vão safar) :twisted:

Registado: 29/4/2009 13:31

por Texano Bill » 28/6/2012 0:34

Elias Escreveu:Pois, uma pessoa fica sem perceber muito bem qual a real vantagem deste sistema face ao anterior (analógico).

Pois é que as coisas em Portugal são um pouco diferentes do resto da Europa.

Das várias vantagens da TDT incluem-se a possibilidade de usar um menor espectro para transmitir um maior número de canais, o que liberta o resto da banda para outras utilizações, com as próximas gerações de dispositivos móveis com uma maior largura de banda (até acho que este foi a principal razão para termos de cumprir o prazo de implementação a nível europeu da TDT) e a possibilidade de ter canais de TV pagos (sistema pay-per-view).
Ora, neste último aspecto a implementação da TDT em Portugal não contemplou, nesta primeira fase, o pay-per-view, o que limita a introdução de novos canais (e que muito convém aos 4 canais de sinal aberto e, possivelmente, aos operadores da televisão por cabo).

O problema é que daqui a uns anos, quando se começar a usar este sistema, provavelmente, as pessoas terão que comprar novos receptores de TDT com ranhuras para cartões destes pacotes de canais pagos, obrigando a um investimento adicional. :|

por Elias » 28/6/2012 0:19

Pois, uma pessoa fica sem perceber muito bem qual a real vantagem deste sistema face ao anterior (analógico).

por Texano Bill » 28/6/2012 0:09

Elias Escreveu:
Banesco Escreveu:Há várias pessoas que relatam que ao cair da noite têm problemas de recepção. Também é o meu caso e as explicações que tenho encontrado na net dizem que se deve à diminuição do sinal com as "condições atmosféricas".

Que tipo de problemas, podes concretizar, por favor?

"Pixelização" de algumas partes da imagem, paragem da imagem/som, o que é coerente com o que tenho ouvido em conversas, fórums de discussão.
Eu vejo nas informações do receptor que a Qualidade, que normalmente se mantém a 96%, começa a variar ao fim da tarde e inicio da noite, indo aos 20-30% por segundos e depois salta novamente para os 90 e tal. Não impede de ver televisão, mas lá que incomoda..

por Elias » 28/6/2012 0:03

AutoMech Escreveu:Antena de prédio ou antena daquelas pequenas individuais ?

é a do prédio

Banesco Escreveu:Há várias pessoas que relatam que ao cair da noite têm problemas de recepção. Também é o meu caso e as explicações que tenho encontrado na net dizem que se deve à diminuição do sinal com as "condições atmosféricas".

Que tipo de problemas, podes concretizar, por favor?

por Texano Bill » 28/6/2012 0:00

Elias Escreveu:Só recentemente adquiro o equipamento para a TDT e comecei a usar há poucos dias.

No entanto, tem ocorrido com frequência um fenómeno estranho: com alguma frequência a imagem fica cromaticamente alterada, com um excesso de verdes, ou de amarelos.

A minha dúvida é: será da própria emissão? Será do receptor? Ou pode haver outra causa para esta situação?

Há várias pessoas que relatam que ao cair da noite têm problemas de recepção. Também é o meu caso e as explicações que tenho encontrado na net dizem que se deve à diminuição do sinal com as "condições atmosféricas".

Na minha opinião não lhes custava nada aumentarem a potência de transmissão dos emissores, resolveriam muitos desses problemas.

Mais uma vez a PT falha ao prestar o serviço aos portugueses. Olhem para Espanha, onde até instalaram numerosos retransmissores nas zonas onde as populações pior apanhavam. E até no meio do alentejo dá para apanhar o sinal espanhol!
Editado pela última vez por Visitante em 28/6/2012 0:17, num total de 1 vez.

por Automech » 27/6/2012 23:12

Antena de prédio ou antena daquelas pequenas individuais ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Celsius-reloaded » 27/6/2012 23:02

Pois eu não tenho tv há 3 dias. Mm o jogo tive que ver na Internet - Amanhã mando mail ou carta para a anacom.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por sem2006 » 27/6/2012 23:00

Sinal fraco :wink:

Registado: 29/4/2009 13:31

por Elias » 27/6/2012 22:35

Só recentemente adquiro o equipamento para a TDT e comecei a usar há poucos dias.

No entanto, tem ocorrido com frequência um fenómeno estranho: com alguma frequência a imagem fica cromaticamente alterada, com um excesso de verdes, ou de amarelos.

A minha dúvida é: será da própria emissão? Será do receptor? Ou pode haver outra causa para esta situação?

por EALM » 29/5/2012 14:43

Tenho dito e repito, este processo é do mais escandaloso que alguma vez vi acontecer em Portugal.

O concurso foi ganho pela PT duma forma tudo menos transparente. As exigências foram mínimas. O prejuizo para a população foi enorme. O papel da Anacom é surreal, defendendo sempre a PT e culpando a população.

No entanto, e sob o maior dos silêncios, na semana passada, foi deliberada pela Anacom algo fantástico.

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1127427

Não importa anos de trapalhada, planos técnicos supostamente muito bons da PT. Milhões de euros volvidos, o que é que a Anacom decide? Para o pasmo de todos, dum dia para o outro, a Anacom obriga a PT a basicamente construir uma rede nova para acabar com os problemas de cobertura. Afinal quem tinha razão? Afinal quantas queixas é que houve? Mais que muitas, é evidente.

E porque é que não foi noticiado em lado algum que as pessoas devem sintonizar novas frequências? Há interesse em que continuem com problemas de recepção?

Nesse caso eu informo aqui:

Zona Norte Litoral: (Emissor do Porto – Monte da Virgem)

Novo canal: 42 UHF – Abrange distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro Norte, Viseu Noroeste

Zona Centro: (Emissor da Lousã)
Novo Canal: 46 UHF – Abrange distritos de Aveiro Sul, Viseu Sul, Guarda Sudoeste, Coimbra, Leiria, Castelo Branco Oeste, Santarém Norte.

Zona Centro Sul: (Emissor de Montejunto)
Novo Canal 49 UHF – Abrange distritos de Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal Norte, Portalegre Oeste, Évora Oeste.

É interessante verificar a sabotagem que as 3 TVs generalistas estão a fazer a este assunto. Julgam que lhes interessa a passagem para TV paga, mas a evolução das audiências vai mostrar que é um erro fatal a sabotagem da TV hertziana.

Registado: 1/5/2008 2:21

por Automech » 29/5/2012 0:09

Anedótico :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Presidente da Anacom ficou sem televisão com mudança para a TDT
29 Maio 2012 | 00:01

A migração para a televisão digital terrestre (TDT) apanhou o próprio presidente da Anacom. José Amado da Silva ficou sem televisão, numa casa que tem em Borba. Não conseguiu, por isso, ver a final da Liga dos Campeões entre Bayern de Munique e Chelsea. E tinha dois descodificadores instalados. Só que numa localidade que a Portugal Telecom assinalava como tendo cobertura TDT, o sinal só se conseguia captar por satélite.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 59335&pn=1
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por e-finance » 21/5/2012 22:13

Era por os velhotes a correr os vendedores da Meo e Zon a pedrada. Iam ver como eles aumentavam a rede. :lol: :lol:
Somos um país de lorpas.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

Falha

por latrinaxxl » 21/5/2012 21:58

Esta TDT é uma boa porcaria.
A determinadas horas é impossível ver televisão com as falhas que aquilo tem.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por alexandre7ias » 21/5/2012 17:18

Viagem pelo país sem acesso à Televisão
Igor Costa e Liliana Garcia
Os dias de Albano Sancho, de 87 anos, ficaram mais silenciosos, desde que deixou de ter televisão analógica. A partir do dia 26 de Abril, o televisor lá de casa passou a ser apenas um objecto de decoração. «Estou sem televisão porque tenho uma reforma de 375 euros. Sinto falta, mas não posso ter», conta ao SOL este morador de Penalva de Alva, em Oliveira do Hospital.

Viúvo há dez anos e com a filha a morar em Lisboa, diz ter deixado de ter «a companhia» dos «telejornais e do Preço Certo». Para enganar as horas, passou a deitar-se às 19h; para se distrair e fazer algum exercício, costuma dar uma volta a pé pela manhã.

«A Meo ainda me ligou para vender os seus serviços, mas eu disse que não». O que Albano Sancho espera é conseguir ir para o lar, onde teria companhia... e televisão. «Estive quatro meses lá, mas saí por falta de dinheiro. A mensalidade é de 700 euros», lamenta.

Com o apagão, a paisagem de Penalva de Alva mudou. Se antes era raro encontrar antenas, agora – casa sim, casa não – encontram-se ‘pratos’ da Meo ou da Zon. «É interessante olhar para estes ‘pratos’ e ver qual foi a alternativa à televisão analógica», observa o presidente da junta de Penalva de Alva, Rui Campos. «Este é o nosso castigo, por vivermos aqui», lamenta.

Com 0% de sinal

A rede de cobertura da televisão digital terrestre (TDT) é naquela freguesia de 21% – não é das piores taxas do concelho, tendo em conta que há três freguesias com 0%: Avô, São Sebastião da Feira e Alvoco das Várzeas. Percebe-se assim que não está a ser acatada a recomendação feita, através da resolução da Assembleia da República n.º 11/2012. Ao Governo foi recomendado que «adopte as medidas necessárias para que seja dada cobertura universal do sinal digital, seja por televisão digital terrestre, seja por satélite, sem custos adicionais para estes utilizadores, assegurando assim que seja garantido que não existam cidadãos excluídos, particularmente por razões económicas».

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Francisco Rolo, não poupa nas críticas à transição para a TDT: «Não se desenvolveu um sistema novo de televisão; isto é sim o triunfo da TV paga».

O autarca refere que seis mil dos 21 mil habitantes do concelho estão sem acesso à televisão digital e que «a vantagem que a TDT trouxe foi para os operadores de telecomunicações, uma vez que as pessoas ou deixaram de ter televisão ou tiveram um acréscimo de custos».

O presidente da Junta de Penalva de Alva diz que chegou a ouvir um técnico de instalação de televisão por subscrição dizer que o apagão «foi a melhor oportunidade de negócio dos últimos dez anos». Como forma de ‘protesto’, Rui Campos ainda não aderiu a nenhum pacote – para ver TV, recorre à internet.

25 canais pagos para ver apenas quatro

Em Setembro do ano passado, a freguesia de Penalva de Alva começou a ser visitada por colaboradores das empresas de TV paga. «Andaram rua a rua, a bater a todas as portas», recorda Rui Campos. E acrescenta que «a PT já sabia quais eram as zonas onde não iria haver grande sinal, pois mandaram para lá os vendedores da Meo».

O presidente da junta acredita que, daqui por algum tempo, muitas das pessoas que aderiram quer à Zon quer à Meo irão cancelar os serviços: «Com esta conjuntura económica, vamos ver até que ponto as pessoas vão aguentar a despesa».

Rui Campos dá o exemplo de uma idosa que recebe 160 euros de reforma, gasta todos os meses entre 80 e 90 euros na farmácia e ainda paga os serviços prestados pelo centro de dia. A senhora, que tem como única companhia a televisão, só continua a vê-la porque o neto – que entretanto ficou desempregado – lhe paga o serviço. «Aqui as pessoas não têm distracções. Ou vão para o café, ou vêem televisão, ou dão um passeio a pé».

Emília Pinto, de 74 anos, fez um contrato com a Zon em Dezembro do ano passado. «O meu marido disse: ‘Se temos de mudar, aproveitamos o cabo’». Conta que o vendedor da empresa nunca lhe falou no descodificador: «Disse-me que o mínimo era o serviço de 25 canais». E foi com esse serviço que ficou, mesmo só lhe interessando os quatro canais generalistas.

A habitante de Penalva não está satisfeita e considera que a TDT «foi um ‘enche bolso’ para as operadoras». Pagou 80 euros pela instalação e ficou com uma mensalidade de pouco mais de 13 euros. «Agora já estou a pagar 14 euros e tal. Há pouco tempo, houve uma avaria na box e tive de pagar 35 e mais a deslocação do técnico», desabafa, chamando a atenção para o uso da TV paga por pessoas analfabetas: «Se o meu marido e eu sabemos ler e escrever e tínhamos muitas dúvidas no uso do comando, o que será quem não saiba».

A solução para os habitantes da freguesia, diz Rui Campos, passa por instalar um retransmissor, no valor de seis mil euros, que «teria de ser pago pela junta e a PT». Mas o autarca diz que a empresa responsável pela transmissão do sinal da TDT não quer assumir os encargos.

«A Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] não esteve à altura das responsabilidades. Esteve mais interessada em proteger a PT do que em regular o sector», acusa Rui Campos, enquanto o vice-presidente da autarquia de Oliveira do Hospital refere que os ganhos «ficaram do lado da PT e dos operadores; os custos do lado das autarquias e da população».

Também em Portalegre há problemas de sinal. José Mota Sousa instalou um descodificador em casa da sogra, em Arronches (distrito de Portalegre). Nunca teve sinal: «Desde o apagão que não há televisão e, desde Dezembro de 2011, sempre que fizemos tentativas não funcionou».

No dia 26 desse mês, viu com poucas falhas cinco horas de televisão digital e gostou. «Mas foi a única vez», explica ao SOL. Com receio de o descodificador estar avariado, José testou o aparelho noutro televisor a nove quilómetros de Arronches «e funcionou muito bem». Por isso, concluiu que o problema era do sinal.

Considerando que «a PT tem a obrigação de fornecer o sinal que reponha, em todas as casas, no mínimo, os quatro canais que existiam na TV analógica», José Sousa contactou, por e-mail, a PT e a Anacom. A primeira respondeu-lhe, de forma evasiva, que a morada referida encontrava-se «numa zona que deverá ter cobertura TDT». A entidade reguladora deu-lhe uma resposta pré-formatada, explicando o que é a TDT. Sem apresentar soluções.

‘Discriminação’

Mais a norte, antevendo problemas com a transição para a televisão digital, os presidentes das juntas de freguesia de Valhelhas e de Famalicão da Serra, na Guarda, ponderaram interpor uma providência cautelar contra o desligamento do sinal analógico. Já não foram a tempo, mas agora está em cima da mesa a possibilidade de processarem judicialmente a Anacom, com um pedido de indemnização.

Em causa, a «discriminação» de que são alvo as populações daquelas freguesias que, numa ‘zona de sombra’, tiveram de encontrar uma solução pelas próprias mãos e com custos muito elevados. Os autarcas contestam a diferença entre os dez euros gastos por habitantes de zonas cobertas com TDT e os mais de 90 a pagar pelas populações que representam, onde só há sinal por satélite.

A Junta de Famalicão da Serra, a que António Fonte preside, tem recolhido dezenas de pedidos para aparelhos, facilitando a tarefa, sobretudo aos mais idosos. É que «as pessoas juntavam-se às dezenas à porta das lojas da PT» na sede de concelho, em busca dos poucos aparelhos disponíveis. À factura, ainda assim, não escapam: 30 euros pelo aparelho para cada uma das duas primeiras televisões (à terceira o valor sobe), mais 60 euros pela montagem. «As pessoas vêem-se privadas de um serviço público e do direito constitucional à informação e ainda pagam a taxa na factura da EDP, mesmo que não tenham instalado o serviço», argumenta Paulo Carvalho, de Valhelhas.

António Fonte, autarca vizinho, parece resignado: «Já nos discriminam em tanta coisa. No meio disto tudo é mais um roubo ao Interior».

No dia do apagão do sinal analógico, «só quem tinha serviço pago, e uma ou outra pessoa mais precavidas» é que conseguiam ver televisão. «A maioria deixou-se andar até à última hora», explica António Fonte.

Por opção, Luís Ferreira foi uma dessas pessoas. Esteve alguns dias sem televisão e, esgotados os aparelhos na Guarda, teve de ir à Covilhã, onde comprou um aparelho, «para experimentar». Um cepticismo em linha com o que se vivia na aldeia antes do apagão: «As pessoas tinham medo de gastar dinheiro».

‘Já nem ligo a TV’

Também Manuel Dias ficou sem TV por opção: «Já nem ligo, nem me chateio». Sozinho, com 91 anos, está à espera que lhe instalem o aparelho que solicitou à junta de freguesia de Famalicão da Serra, para voltar a ter a companhia dos quatro canais. Junto a ele, no banco da rua, Fernando Marques já viu a ‘cabeça’ do aparelho avariar com a humidade devido à chuva. E os Invernos rigorosos da região não o deixam optimista para o futuro.

José Teixeira, que já tem o adaptador, viu o sinal interrompido sem aviso numa noite no início desta semana: «Só aparecia escuro e uns números. Deitei-me... No dia seguinte, depois do meio-dia, liguei-a e já estava normal».

António Gonçalves, de Valhelhas, também teve de ir à Covilhã resolver a sua situação – comprou aparelhos para todas as televisões de casa. Paulo Carvalho teme pela economia da povoação, antecipando problemas com o Verão, sobretudo em ano de Euro. «Temos um parque de campismo e uma praia fluvial com óptimas condições, à qual foi atribuída Bandeira Azul. Mas se os caravanistas não puderem usar as televisões que habitualmente trazem…», vaticina. E acrescenta um outro problema: as antenas vão enchendo os telhados da aldeia em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, «desfigurando a paisagem».
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por EALM » 1/2/2012 20:04

O escândalo a vir à TONA!

http://tvdigital.wordpress.com/

e principalmente aqui:

http://mccoment.blogspot.com/2012/01/td ... te-ii.html

Eu fico sem palavras...

por TheTraveler » 31/1/2012 14:37

TDT: ANACOM garante que rede cobre 100 por cento do país
e não há problemas de sinal fraco ou inexistente

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) garantiu hoje que a rede de Televisão Digital Terrestre (TDT) cobre 100 por cento do país, por via terreste ou satélite, e, por isso, não pode haver situações de sinal fraco ou inexistente.

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=124254

É a mesma coisa que dizer que a rede eléctrica nacional cobre 100 por cento do país, por cabo ou por gerador dentro de casa...

TDT, televisão digital terrestre.
Satélite não é propriamente considerado terrestre...
O sinal de satélite chega a todo o país. TDT não chega a todo o país, apesar de continuarem a insistir na mentira.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Elias » 31/1/2012 14:21

TDT: ANACOM garante que rede cobre 100 por cento do país
e não há problemas de sinal fraco ou inexistente

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) garantiu hoje que a rede de Televisão Digital Terrestre (TDT) cobre 100 por cento do país, por via terreste ou satélite, e, por isso, não pode haver situações de sinal fraco ou inexistente.

"Cem por cento dos cidadãos portugueses têm sinal digital" de televisão, por via terreste ou por satélite, disse aos jornalistas o administrador da ANACOM com o pelouro da TDT, Eduardo Cardadeiro.

Segundo o responsável, que falava em Beja, após ter reunido com autarcas do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, neste momento, a rede de TDT cobre cerca de 90 por cento da população portuguesa por via terreste, sendo que os restantes 10 por cento são cobertos via satélite.

Por isso, "não há problemas" de sinal fraco e sem qualidade ou inexistente, porque, agora, "das duas uma: ou as famílias estão numa zona em que têm sinal de televisão digital terrestre, e o recebem com qualidade, ou estão numa zona em que o recebem por satélite com qualidade".

"Não há situações intermédias", frisou, referindo que "situações de sinal fraco e sem qualidade era uma realidade da televisão analógica, do passado".

Nesta lógica, eventuais casos de sinal de TDT "fraco ou inexistente", como os denunciados pelo presidente da Câmara de Odemira, no litoral alentejano, poderão dever-se ao facto de pessoas estarem preparadas para receber a TDT via terrestre, mas estão numa zona em que a receção é feita por satélite.

"Cem por cento da população portuguesa, em qualquer ponto do território, tem acesso a televisão de forma gratuita, suportando, naturalmente, os custos com a adaptação [à TDT], e sem necessidade de subscrever televisão paga", o que "não acontecia com a televisão analógica", insistiu Eduardo Cardadeiro.

Segundo o responsável, a PT, o operador responsável por instalar a rede TDT e no âmbito das suas obrigações, "está disponível para fazer reforço de cobertura em algumas sedes de concelho onde o nível de cobertura TDT era mais baixo".

No entanto, "a PT não está obrigada a fazer nenhum reforço de cobertura face áquilo que já está instalado", frisou, referindo que, fora das obrigações da PT, os munícipios e o operador podem "acordar" o reforço de cobertura em determinadas zonas.

A migração para a TDT está a decorrer "com alguma tranquilidade" e como a ANACOM "esperava", disse Eduardo Cardadeiro, frisando que, até quinta-feira, "menos de um por cento das pessoas que tiveram que migrar ligaram para a linha de atendimento da TDT" a reportar problemas.

"Não estou a dizer que apenas um por cento das famílias tiveram problemas", porque, "se calhar, houve outras que também tiveram e não telefonaram", mas, "ainda assim, é um indicador muito importante do nível de problemas que as pessoas têm tido", disse.

Redacção DORS
17:00 sexta-feira, 27 janeiro 2012

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=124254

por Elias » 26/1/2012 23:07

perguntas, muitas perguntas e respostas

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=529953

por rpmt » 24/1/2012 23:27

A Corrupção no seu melhor!

:?

Registado: 14/11/2006 17:47

por alexandre7ias » 24/1/2012 9:29

Habitantes de aldeia transmontana enganados por agentes da Meo

Publicado hoje às 07:48 Por causa do fim iminente da televisão analógica, alguns habitantes de uma aldeia de Mirandela foram induzidos a comprar um serviço de cabo, que afinal não necessitavam.

Meia centena de habitantes da aldeia transmontana de Rego de Vide foi enganada por agentes comerciais da Meo, que lhes disseram ser absolutamente necessário comprar este serviço porque senão iriam ficar sem televisão a partir de Janeiro.

«Se não puser este aparelho, o senhor não vai ver televisão e não depois televisão por aqui. E nós com medo de não vermos televisão, caímos», contou um dos habitantes desta aldeia do concelho de Mirandela.

Outro habitante referiu também que os vendedores deste serviço de televisão por cabo «não falaram que havia outro aparelho», numa referência ao descodificador de TDT que seria suficiente para os habitantes deste aldeia vissem televisão sem pagar uma prestação mensal.

«Dei conhecimento ao meu pai que havia de haver outro aparelho e disseram ao meu pai que era mentira. 'A sua filha não está bem da cabeça'. E eles levaram a que ele assinasse», disse uma outra habitante.

Agora que sabem que estão a pagar um serviço todos os meses que poderia ter sido evitado por um pagamento único na compra de um descodificador querem terminar os contratos de fidelização de dois anos que assinaram.

Contudo, há quem já tenha tentado pedir informações neste sentido, no entanto, a resposta foi clara. «Se quiser desligar e desistir fica sem televisão. Durante dois anos tem de aguentar», foi a resposta recebida.

Nesta aldeia de Mirandela, as pessoas têm conhecimento de casos semelhantes em localidades vizinhas numa região onde o apagão da televisão analógica só vai acontecer a 12 de Abril.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

TDT: Ministério Público vai ouvir testemunhas

por EALM » 18/1/2012 22:00

O Ministério Público vai ouvir as testemunhas incluídas na participação efectuada pela Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP sobre o processo de introdução da Televisão Digital Terrestre (TDT), revelou a CT.

“A CT considera que foram violados interesses difusos dos consumidores em todo o processo da TDT e apresentou uma queixa nesse sentido ao Ministério Público (MP) no passado dia 6”, disse à Lusa Camilo Azevedo, membro da organização.

“A instância judicial a quem foi entregue a queixa de vários membros da comissão de trabalhadores da RTP tomou uma primeira decisão favorável ao desenvolvimento da intervenção processual pretendida: mandou ouvir as testemunhas arroladas na participação, já a partir da próxima segunda-feira”, escreveu a entidade em comunicado.

A CT da estação pública “congratula-se com essa primeira decisão do Ministério Público”, acrescentou o texto, apesar de “nada estar ainda garantido”, salientando ser “um passo importante para serem acautelados os interesses difusos dos cidadãos, que a PT está a pôr em causa e que a ANACOM vem negligenciando de forma escandalosa”, ainda segundo o comunicado.

“Deu-se à raposa o galinheiro, ao entregar-se à PT a licença da TDT e deixando que se mantivesse como operadora na TV Cabo. Agora o que a PT está a fazer é a aproveitar-se da TDT para aumentar a sua quota de mercado no cabo”, acusou Azevedo.

O representante dos trabalhadores da RTP considerou ainda que “o sistema foi muito descuidado”, facto que se explica, na opinião de Camilo Azevedo, pela circunstância da Anacom ser financiada pelos operadores. “Os regulados pagam ao regulador”, o que faz com que o regulador não seja tão actuante “quanto devia ser”, afirmou. “A Anacom é uma agência da PT”, acusou ainda.

A CT fica agora à espera das diligências do MP e regista que a decisão favorável ao desenvolvimento da intervenção processual é apenas “um primeiro passo”. Mas “se o MP achar que a queixa tem cabimento, este processo dar até resultar numa providência cautelar e a que o modelo da TDT seja repensado, que é o que devia acontecer”, disse Camilo Azevedo.

“Este modelo de TDT tem que ser repensado, a vários níveis. Somos o país na Europa em que a TDT menos canais abertos distribui, somos também o único país em que a distribuição dos canais públicos é paga, a RTP vai pagar a distribuição pela TDP. É uma história da ganância excessiva como não há na Europa. É um negócio de milhões e como qualquer negócio de milhões faz-se ao tostão”, acusou ainda Camilo Azevedo.

http://www.publico.pt/Media/tdt-ministe ... tp-1529654

por carf2007 » 18/1/2012 19:07

Não vale a pena ... A PT não quer mais canais na TDT para alem dos 4. Ia fazer-lhe concorrencia ao MEO !! 8-)
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 271 visitantes