Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - a última valsa do ano ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Boas Dj!

por Cem » 9/12/2003 10:36

Ao percorrer os posts do Caldeirão fiquei particularmente satisfeito por ter assistido ao teu regresso em forma a este espaço de qualidade.
Já tinha anteriormente lamentado a tua saída mas ainda bem que foi só pontual.
Em relação ao EUR/USD é indubitável que o sinal de entrada em posições longas na maioria dos time-frames só pode desencadear este movimento brutal de subida do Euro para valores certamente bem acima dos actuais, atendendo à volatilidade crescente num canal de pendor ascendente cada vez mais vertical.
Um abraço e os meus parabéns pelas excelentes análises/comentários aos movimentos do Forex,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por djovarius » 9/12/2003 0:46

Ah, esse assunto não terminou em tragédia maior por pouco... mas sempre serão marcas para uma vida inteira... cirurgias plásticas, etc !!!

Então, volto em breve ao Caldeirão !!

Um abraço a todos

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

de nada , caro amigo

por homemdoswarrants » 8/12/2003 22:39

Já agora , tens mais noticias da criança queimada?
Tera subsistido as queimaduras?
Nao esqueci...
Muitas das vezes quando na minha actividade , socorro crianças, recordo essa.
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

por djovarius » 8/12/2003 22:31

Obviamente era mesmo 1.2150 !! :oops:

Obrigado pela correcção !!

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

correcçao ortografica

por Visitante » 8/12/2003 22:19

Se não, teremos uma pequena correcção, que pode levar o par novamente a 1.2150 que se for quebrado em baixa, dá-nos logo espaço para reteste a 1.20 - agora um valor de referência.
Visitante

por Visitante » 8/12/2003 22:18

pelo que percebi.... então até quinta :)

Um abraço
Nunofaustino
Visitante

por djovarius » 8/12/2003 21:47

Ora cá estamos para um abraço à geral :) :)

Quase no fim da minha pausa sabática, fui verificando a espaços o que se passava no Forex, concretizando-se a última valsa do ano, titulo deste tópico, com as quedas do dólar dos EUA face às demais...
Tinha deixado (acima) em 21/11 em ciclo válido para quatro semanas que deixava antever novos máximos no EUR/USD com o valor de 1.2150 a ser o alvo mais certo e 1.12250 como valor extremo. Este foi o maior fecho do Euro sintético em 5 anos e dois meses.
Caso haja um overshooting, acima deste valor iremos a 1.2340 ou mesmo 1.24 ainda este ano.
Se não, teremos uma pequena correcção, que pode levar o par novamente a 1.12150 que se for quebrado em baixa, dá-nos logo espaço para reteste a 1.20 - agora um valor de referência.

Meus amigos, a partir de quinta-feira, deveremos voltar ao ataque !! :P

Um grande abraço a todos

djovarius

por djovarius » 21/11/2003 23:40

E pronto, chegou ao fim uma semana agitada, com o lema "depois da tempestade vem a bonança" !!
Tivemos um dia, em que suportes e resistências não cederam, o que é normal, atendendo ao fraco volume nos diversos mercados. Aliás, tudo perto da linha de água !!
Não negociarei mais até ao fim do ano, em princípio.

Mesmo assim, não posso deixar de apontar algumas referências essenciais.
Este tópico pode portanto ter validade para algumas semanas.
Estamos, no que diz respeito ao EUR/USD nos máximos do ano, em termos semanais, tal como no fim de Maio e no meio de Junho.

Depois de muito reflectir e na sequência do que tem sido aqui falado e discutido, posso apontar duas grandes tendências de momento, que deverão manter-se válidas nas próximas semanas:

- Fim de ano calmo: não havendo eventos graves na cena internacional, nem notícias decepcionantes de carácter económico e tendo em atenção que as mãos fortes do Forex não querem a destruição do dólar (agora a Alemanha também defende o dólar forte) em termos de valor efectivo. Não havendo ainda convulsões nas Obrigações e Acções, entre outros títulos, nem subidas exageradas no petróleo e Ouro, podemos considerar como positivo para o USD. Mesmo com a liquidez do USD em alta, a recuperação económica deste país pode dar uma percepção positiva em relação a esta moeda.
Neste caso, os 1.20 seriam uma grande barreira, que até já está a ser defendida, segundo alguns.
E neste caso ainda, os longos teriam tendência a amealhar os lucros do ano, nalguns casos até a inverter o trade, dando espaço à recuperação do USD.

- Risco em alta: por outro lado, há o aumento da percepção do risco, como já vimos. Terrorismo, guerras comerciais, questões cambiais a serem resolvidas extra-mercado são questões que só afundam o dólar. Nervosismo, Saddam e bin Laden na TV são ruídos que perturbam o mercado. A isto, somam-se os juros baixos na América e a baixa captação de recursos externos e temos os ingredientes para um dólar ainda mais fraco.
Afinal, até prova em contrário, este é um Bear market do USD, que pode arrastar-se por mais 3 a 4 anos.
Este é ainda um mercado feito de perspectivas e não de realidades. Se hoje se fala no défice comercial americano, amanhã ele pode ser maior ainda e ninguém lhe ligar nenhuma !!

O meu ciclo de 4 (quatro) semanas é o seguinte:
Pontos pivot: 1.1930 - 1.1860 - 1.1770
Abaixo do valor inferior: 1.1550 - 1.1450
valores extremos: 1.1370 - 1.1310 (valores de baixa probabilidade).
Acima do valor superior: 1.1970 - 1.20 - 1.21 - 1.2150
valores extremos: 1.2250 - 1.2340 (valores de baixa probabilidade).
Isto quer dizer que as possibilidades de correcção são menores, mas estão lá, mesmo que o par não desça tanto como pensam os analistas do Citibank que defendiam o par em 1.10 até ao fim do ano. Acho um bocado puxado.
O potencial de subida, embora mais limitado agora, continua lá. As MME continuam a apontar nesse sentido, pelo menos enquanto estivermos na casa de 1.18xx e melhor ainda 1.19xx !!

Acompanhem também, para uma perspectiva técnica de intraday a curtíssimo prazo, os posts do Marco António, tomando sobretudo em atenção os S/R horizontais de prazos bem curtos.

Se utilizarem este tópico para discutir o que se for passando, ficarei feliz :P

Um abraço, boa sorte a todos

djovarius

Re: Esperança!!

por Antunes » 21/11/2003 18:17

devastador Escreveu:Muito espaço? Será que posso ter alguma esperança? SE o euro subiu tanto numa semana, será que o dolar poderá fazer o mesmo mas no caminho inverso?

Esperança é um sentimento que não se deve ter nos mercados. Alias, no "trading" não se deve ter sentimentos...

Eu, por exemplo, estou agora a negociar contra os meus sentimentos e apenas com base numa analise fria e descomprometida.

Registado: 4/12/2002 11:16

por djovarius » 21/11/2003 18:16

Mais tarde, eu vou falar disso, lançando um bocado as duas perspectivas.
O problema é outro:
muitos investidores, quando estão a ganhar têm medo e quando estão a perder, têm esperança.
Ora, esse é o problema: os sentimentos devem ser ao contrário: esperança só quando o trade está a ganhar e medo quando se está a perder.

Não tenho muitas dúvidas que o dólar vai recuperar um pouco, o problema é o timing.
15 dias não são dois meses...

Volto logo

dj

Esperança!!

por devastador » 21/11/2003 17:59

Muito espaço? Será que posso ter alguma esperança? SE o euro subiu tanto numa semana, será que o dolar poderá fazer o mesmo mas no caminho inverso?

Registado: 8/5/2003 14:26

por djovarius » 21/11/2003 14:48

No EUR/USD, o suporte de 1.1860 foi testado e revelou-se forte.
Estou convencido que a sua quebra será complicada, mas a acontecer dará muito espaço para os curtos.
Todavia, a acção do resto do dia, será determinante, sobretudo há a expectativa de se saber o comportamento de Wall Street.
Se não for positivo, o EUR/USD que recuperou e veio para 1.191x, pode tentar de novo, os tais voos mais elevados...

Até já

dj

por djovarius » 21/11/2003 11:12

Bom dia !!
Não havendo grandes factores de movimento depois dos ataques e ameaças terroristas, tivemos o chanceler Alemão a tentar fazer cair o Euro, como podem ver num tópico sobre o tema.

O range das últimas horas no EUR/USD estava entre 1.1920 e 1.1880.
Agora está a desafiar suportes em 1.1860/70 os quais são fortes. Se conseguir quebrar, podemos ver uma baixa em direcção a 1.18. Se conseguir quebrar, dá azo a um aumento de posições curtas.
Caso contrário voltará acima de 1.19 onde as posições longas deverão crescer em 1.1930 para tentar os máximos.

Veremos o que a sexta-feira nos pode oferecer.
Para já, temos um pequeno ataque a 1.1870, que não tinha muita força, pelo que o suporte nem sequer foi desafiado. Veremos, próximas horas são importantes.

Um abraço

djovarius

por djovarius » 21/11/2003 0:22

Mas é isso mesmo !!

Não havendo ruídos como o de hoje (atenção que nem todos os dados macro são ruídos), nem outros de cariz geo-político, vamos ter o mercado em estado puro, por isso vamos ver se há:
Tentativa forte de subidas até à caixa de pandora !!
Indefinição (não é de admirar)!!
Recuo para respirar (como antes, naquele recuo aos 1.14) !!
É importante para o fim de ano. Lembro que os meses de Dezembro têm sido de tendência Euro up !!

Recordo também que 1.19xx foi o máximo do ano e levámos meses a voltar aqui !! É interessante saber se vamos ficar com estes máximos mais tempo.
Se for caso disso, as posições especulativas tendem a tirar os lucros da mesa, como aconteceu no Verão, e assim o dólar recuperou 11 figuras !!
Como tenho dito, se este 1.20 for quebrado com significado ainda este ano, é melhor que o génio da lâmpada. Podemos ver valores ainda mais altos, como 1.22 a 1.24 !!

Abraços
dj

Caro Djovarius...

por Money Mouse » 20/11/2003 23:45

...as 2 últimas 6ªs tiveram algo que a de amanha não vai ter ou seja o ruido dos dados MEconómicos dos EUA... por isso como contratendência de curto prazo não me parece haver nada, nada que contrarie uma subida normal do Euro para testar os 1.1200, pessoal/ penso que não vai lá chegar talvez teste os 1.198x e recue...

No entanto apesar de ter uma certa lógica a parte inicial do meu raciocinio, lembro que isto de lógica pouco tem, por isso não me admirar nada se o EURUSD fizer um "retracement artificial" para valores já tb testados hoje 1.188X ou até mesmo 1.186x...

Grande abraço...
Todos os dias, devíamos ouvir um pouco de música (em vez do ruído dos mercados), ler um pouco de poesia (ex Djovarius), ver um quadro bonito (são tantos que alguns até nos passam ao lado) e, se possivel, dizer algumas palavras sensatas (de preferência no Caldeirão)

Goethe (adaptado por MMouse)

Registado: 19/12/2002 13:21

por djovarius » 20/11/2003 23:13

Haja boa noite !!

Faltam só mais 24 horas para o fim de mais uma semana de mercados cambiais.
Vamos esperar, sinceramente, que esta sexta-feira nos traga alguma definição no EUR/USD. Enquanto nos outros crosses, já assistimos a novos mínimos do dólar, sendo que fave ao Yen suscitou intervenção oficial, face ao Euro, tivemos um mínimo muito tímido, apenas 40 pips em relação a Maio e Junho.

Então como é que vai ser?
As sextas-feiras têm tido a faculdade de definir a tendência de curtíssimo prazo, sobretudo quando a segunda-feira seguinte confirma o movimento.
Ora bem, quer parecer que o mercado poderá amanhã fazer uma nova tentativa de se aproximar dos 1.20 !!
Se tocará no número mágico, não podemos antecipar, mas deverá ao menos tentar. Se não fizer isso e ficar mais ou menos onde está agora, teremos uma indefinição que pode significar estabilidade.
Por outro lado, qualquer tentativa de baixa não deverá ter grande significado. Mas se tiver, podemos antever outra correcção de curto prazo. Ainda quer parecer que a primeira hipótese tem mais validade. Os indicadores técnicos e fundamentais estão do mesmo lado, o das subidas.
Contra elas, só o excesso de sentimento Bull, ou melhor, Bear para o USD !!

Vamos ver. Wally acabou por cair mais um pouco e os mercados accionistas em geral, nesta sexta-feira deverão ter um bias de baixa. Não é um ambiente muito pró-USD !!

Até mais

djovarius

Caro PLPinto ...

por Money Mouse » 20/11/2003 22:59

foi mesmo o ruido das 14.28 que fez disparar 50pips o EURUSD. Eu estava nesse mmt a olhar para a vela qd disparou mas foi "sol de pouca dura" pq depressa recuou para os valores iniciais... como nessa altura estava curto fiquei sem margens para reforçar o curto, foi sem dúvida uma excel. oportunidade, por outro lado quem tinha os Stops nos 1.1950 foi stopado sem apelo nem agrado...coisas do Forex...

Abraço
Todos os dias, devíamos ouvir um pouco de música (em vez do ruído dos mercados), ler um pouco de poesia (ex Djovarius), ver um quadro bonito (são tantos que alguns até nos passam ao lado) e, se possivel, dizer algumas palavras sensatas (de preferência no Caldeirão)

Goethe (adaptado por MMouse)

Registado: 19/12/2002 13:21

por PLPINTO » 20/11/2003 18:42

Houve nova mexida forte pelas 14.30 horas, ou há muitos grandes a tomar posições ou a realizar mais valias ou foi o caso da evacuação da casa branca...
Eu estive fora a fazer uns trabalhos e não acompanhei o mercado, mas esteve um bom dia para daytrading : vender a 1.1930, comprar a 1.1910 e inverter dentro destes valores varias vezes pode ser muito lucrativo e hoje tinha resultado na perfeição.

Registado: 22/5/2003 15:08

por djovarius » 20/11/2003 18:13

PLPinto,

Só agora consegui confirmar que não há hoje qualquer indício de intervenção oficial nos câmbios.

Ontem é que o BOJ fez uma, que terá a maior ou das maiores de sempre, vários milhares de milhões de dólares para fazer o JPY recuar 160 pips (que depois cederam um pouco).

O que tem havido, de há uns tempos a esta parte, por parte de grandes nomes (alguns Bancos inclusive) é a venda de EUR/USD, sobretudo acima de 1.18xx.
Por outro lado, alguns "elefantes" do mercado andam no sentido da alta. Por isso, não é de admirar os topos que fizemos antes e os que estamos a fazer agora em torno de 1.197x !!

A luta é grande. Hoje, o range tem sido apertado e teria sido mais se não fosse o ruído (disparador de stops).
De qualquer maneira, isto é normal, ainda mais no fim de ano cheio de movimento. Seja como for, o mercado há-de encontrar o caminho...

Um abraço a todos

djovarius

por djovarius » 20/11/2003 14:37

Jobless claims
Bom número - 355 K !!

Poucas mexidas no mercado !!
Há que esperar por Wally ? Por Gspan, talvez...

dj

por djovarius » 20/11/2003 14:20

Só uma nota, enquanto o mercado deixa o EUR/USD perdido entre 1.19 e 1.1930 !!

Temos daqui a pouco os jobless claims (prev. 365k) e às 14 horas começa o discurso de Alan Greenspan.
Apesar dos atentados de hoje, quem sabe se algo de novo vai sair destes números e destas palavras...

dj

por PLPINTO » 20/11/2003 14:18

Estas três intervensões tão fortes sempre que a cotação tenta subir acima dos antigos maximos 1.1930 são estranhas, será os bancos centrais a tentar segurar o dolar?
Anexos
GRAF 5 MINUTOS 20 11 03.PNG
Atenção que é um grafico de 5 minutos
GRAF 5 MINUTOS 20 11 03.PNG (61.78 KiB) Visualizado 2003 vezes

Registado: 22/5/2003 15:08

por djovarius » 20/11/2003 11:53

Boas a todos !!

Curiosamente, os atentados de Istambul não causaram nada no Forex que não podesse ter acontecido sem explosões, sem terrorismo.
O EUR/USD está a 1.1930 que é um valor de referência para posições longas como ontem dissemos aqui.
Isso poderia acontecer sem atentados, mas devido a eles, os movimentos se tornem mais nervosos e susceptíveis de enganar mais qualquer trader.
Entretanto, hoje, o ministro Francês das Finanças havia afirmado que a queda do dólar não o preocupava, pois a Economia Francesa está a crescer a um ritmo que pode sustentar uma eventual queda das exportações.

Vamos aguardar, sobretudo o despertar em NY...

Um abraço

djovarius

por djovarius » 20/11/2003 0:48

Ora então boa noite !!

Acalmia nos mercados: penso que este início de semana foi um bom teste à estabilidade dos mercados de um ponto global. Até ver, tudo como dantes, os movimentos mais radicais dos diversos activos, acabaram por perder o fôlego.
Assim, tivemos Wall Street a recuperar, o ouro e outros itens que têm subido recentemente a perder terreno.
O que acho mais interessante é o seguinte: o sentimento está em alta. Se assim não fosse, o mercado teria ficado muito mais nervoso com fraudes em Wall Street, terrorismo, guerra comercial à vista, etc.. etc..
Vamos ver se o resto da semana confirma esta acalmia.

Contribuindo para isto, a intervenção do BOJ no Forex de que falei antes. Foi o suficiente para acalmar os ânimos. A mensagem é clara: o USD não está "autorizado" a cair de uma forma descontrolada.
Cair, sim, mas com calma !! :roll:

Ao longo do dia, enquanto o mercado accionista em NY ía subindo, o USD ía recuperando um pouco. Tem andado em torno de 109 yen.
O EUR/USD foi apanhado no meio, como sempre, veio abaixo de 1.19 mas não chegou a 1.1860, valor que considero agora de extrema importância, que se fosse quebrado, daria alento aos shorts.
Para posições longas, acredito que acima de 1.1930 poderemos ver outra tentativa de romper 1.1970 de modo a vermos o ataque a 1.20 !!

Resta pois observar: ou novo ataque aos máximos ou uma nova tentativa de retracção.
Recorde-se que subimos de 1.1375 a 1.1975 - foram 6 figuras. Uma retracção possível, perante isto, seria aos 1.1820/30 ou no limite (no imediato) 1.1740 !!

Bons negócios a todos

abraço

djovarius

por djovarius » 19/11/2003 15:56

Boa tarde amigos, altura para mais um update !!

Uau, que semana... até agora !!

Ameaças de terrorismo... guerra comercial, instabilidade, traders algemados em NY, uma potente intervenção hoje de manhã !!!

Sobre o resto, está tudo dito, então lembremos que o BOJ não brinca em serviço e apesar de fugir aos comentários, efectuou uma das maiores intervenções de sempre no Forex, conseguindo que o USD/JPY fosse de 107.60 a 109 e que o EUR/JPY chegasse mesmo aos 130 !!
Com isto, o EUR/USD que se preparava para ultrapassar 1.1970 e talvez testar logo 1.20 acabou por recuar à casa de 1.19 estando agora um pouco acima.
Certamente que isto não muda nada do essencial, apenas serve como lembrete de como mercado é complexo. Serve também para destruir stops e para confundir a AT do pessoal do intraday.

Muito bem, agora as análises (isto é só informação, não é para seguir conselhos): o Citibank ainda está convencido que o EUR/USD irá a 1.05 num espaço de dois meses, mais coisa menos coisa.
A maioria dos analistas, acha que não vamos para baixo, mas sim para cima, embora a menos de 1.25 e para o ano que vem, testaremos 1.30 !!

Para hoje, o sentimento de mercado está razoavelmente tranquilo, até ver e não há grandes movimentações nos vários mercados.

No Forex, realmente, para shortar, só abaixo de 1.19 (melhor abaixo de 1.1860 para posição) e alongar, só acima de 1.1950, com dificuldade prevista para a quebra de 1.1970 !!

É só aguardar. Dias como o de ontem não são tão raros. O que é raro é vermos dois dias assim, na mesma semana !!

Um abraço

djovarius

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], carvman, Google [Bot], iniciado1, karaya75, malakas, MR32, niceboy, OCTAMA, Shimazaki_2 e 767 visitantes