PSI 20 a 4 passos de confirmar o novo Bull Market
Questão pertinente COFRES.
Se a 2.ª pá for cortada em baixo e confirmado o corte, será um sinal muito feio para o psi20, mesmo muito feio. Uma situação desta implicaria seguramente mais minímos históricos.
O gráfico em anexo tem já a sessão de hoje e pela vela feita teremos com muita probabilidade um teste à 2.ª pá, durante esta semana, situação perfeitamente normal neste tipo de formações. Aliás é muito normal nestas formações q o reteste a 1.ª e 2.ª pá coincidam com os minimos da cotação, situação que me estava a causar alguma estranhesa e claro dificuldade em fazer as análises. Neste momento tudo esta a ficar mais claro. A 2.ª pá será retestada como mandam as regras e ai tudo se decidirá.
Repara que este reteste vai implicar que o PSI entre na zona de suporte, daí estarmos perante um reteste de grande importância técnica, uma vez que vamos testar uma zona de suporte e vamos confirmar se a teoria da pá ventiladora ascendente tem ou não pernas para andar.
Se me perguntares se acredito na quebra da 2.ª pá eu digo-te que não e seria para mim uma grande surpresa. Digo-te que não apenas por uma razão estatística, pois nas várias vezes que detectei pás ventiladoras ascendentes ou descendentes tal nunca aconteceu. Por uma razão de análise técnica não posso afirmar que a 2.ª pá não possa vir a ser quebrada, se o fizesse estava a colocar em causa toda a minha forma de estar nos mercados.
Espero ter sido +/- claro
Se a 2.ª pá for cortada em baixo e confirmado o corte, será um sinal muito feio para o psi20, mesmo muito feio. Uma situação desta implicaria seguramente mais minímos históricos.
O gráfico em anexo tem já a sessão de hoje e pela vela feita teremos com muita probabilidade um teste à 2.ª pá, durante esta semana, situação perfeitamente normal neste tipo de formações. Aliás é muito normal nestas formações q o reteste a 1.ª e 2.ª pá coincidam com os minimos da cotação, situação que me estava a causar alguma estranhesa e claro dificuldade em fazer as análises. Neste momento tudo esta a ficar mais claro. A 2.ª pá será retestada como mandam as regras e ai tudo se decidirá.
Repara que este reteste vai implicar que o PSI entre na zona de suporte, daí estarmos perante um reteste de grande importância técnica, uma vez que vamos testar uma zona de suporte e vamos confirmar se a teoria da pá ventiladora ascendente tem ou não pernas para andar.
Se me perguntares se acredito na quebra da 2.ª pá eu digo-te que não e seria para mim uma grande surpresa. Digo-te que não apenas por uma razão estatística, pois nas várias vezes que detectei pás ventiladoras ascendentes ou descendentes tal nunca aconteceu. Por uma razão de análise técnica não posso afirmar que a 2.ª pá não possa vir a ser quebrada, se o fizesse estava a colocar em causa toda a minha forma de estar nos mercados.
Espero ter sido +/- claro

- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (18.14 KiB) Visualizado 5671 vezes
"safa"
J Alves Escreveu:Apesar da ligeira correcção dos últimos 3 dias, o PSI 20 mantém o seu sentido rumo à possível activação do duplo fundo
J Alves --> Estive todo o fim de semana a analisar o
teu excelente trabalho. Como sou um simples apendiz
gostava de saber se caso o Psi "cortar" a 2ª pa para
baixo estes movimentos ficam invalidados.
Cofres
- Registado: 1/3/2011 12:05
J Alves Escreveu:Euroverde
não sei que te diga, pois temos uma forma muito diferente de olhar para os mercados. Dizer que em março o psi esta nos 4800 pontos por causa da ma200 não faz parte da minha forma de ver a análise técnica
Sobretudo é devido ao padrão em desenvolvimento. MM200 a 6000 pontos será mais ou menos o timng do fundo no indice.
Quando MM200 rondar o valor dos últimos 2 máximos já a cotação deverá andar acima da MM200.
Caso este padrão seja acabado e voltar a fazer esse minimo 4800-4900, ficará abaixo do valor e do timing que o Cem referiu na sua análise de Gann.
J Alves Escreveu:Euroverde
Uma observação para te dizer que essa LTA que traças no gráfico do PSI não é válida.
E agora uma questão: Explica-me porque é que o PSI20 vai aos 4800/4900 pontos no mês de Março?
Agosto e Outubro 2011 eu tb tracei uma linha dessas de pequena duração.
(Para se considerar LTA tem que ter no minimo 3 toques, mas eu não considero LTA.) É apenas uma linha, que a mim me ajuda.
O padrão que o PSI20 está a formar é semelhante a alguns movimentos que eu tenho procurado, e que ocorreram outrora em outros activos, onde o minimo da cotação deu-se quando MM200 estaria antes dos últimos 2 máximos.
O PSI20 vai aos 4800 pontos em Março devido à quebra dessa pequena 3ªlinha que tenho no gráfico.
Lá formará um minimo quando a MM200 tiver aproximadamente nos 6000pontos e antes dos últimos 2 máximos, devido à mecânica do exacto padrão.
J Alves Escreveu:eurotostoes Escreveu:Na minha opinião, para se poder deixar de falar em "Bearish" no PSI, temos de passar os 5750 e para passar a falar em "Bullish" os 6600.
ab
Eurotostoes
http://cubatrader.blogspot.com/
Eurotostoes
talvez não tenhas lido o texto inicial que deu origem a este tópico.
Eu falo em 4 pontos importantes para q se volte a falar em bull market.
Em primeiro lugar a activação destas figuras, nomeadamente das pás ventiladoras, que talvez possam coincidir com a quebra da zona dos 5700 pontos;
Em segundo lugar a quebra da zona dos 6200/6400 +/-
Em terceiro lugar a quebra em alta da zona de resistência dos 6585/6700 pontos e consequente quebra da LTD de longo prazo. A ruptura em alta desta zona dará ao PSI uma saúde técnica fantástica e fortes condições para o passo seguinte.
Em último lugar a quebra em alta da zona de resistência dos 7320/7550 pontos e início de um novo Bull Market.
Eu estou de acordo...
Sou muito simplista, acho que a terceira chega, pessoalmente tenciono entrar se se verificar ir a cima dos 5750 e a conjuntura favoravel, e acredito que em Bull market irá até aos 8000 e qualquer coisa, mas sim, o que dizes faz sentido.
eurotostoes
- Registado: 8/1/2012 17:32
eurotostoes Escreveu:Na minha opinião, para se poder deixar de falar em "Bearish" no PSI, temos de passar os 5750 e para passar a falar em "Bullish" os 6600.
ab
Eurotostoes
Eurotostoes
talvez não tenhas lido o texto inicial que deu origem a este tópico.
Eu falo em 4 pontos importantes para q se volte a falar em bull market.

Na minha opinião, para se poder deixar de falar em "Bearish" no PSI, temos de passar os 5750 e para passar a falar em "Bullish" os 6600.
ab
Eurotostoes

ab
Eurotostoes
- Registado: 8/1/2012 17:32
Tojo Escreveu:Caro J Alves será possivel colocar o gráfico com o tal rectangulo e a 3ª pá ventiladora?
Já agora, seria possivel fazeres uma análise à sonae?
Obrigado e cumpr
Tojo
o rectângulo está bem assinalado no gráfico (a vermelho carregado). A 3.ª pá ventiladora tb lá está desenhada a verde tracejado, mas sublinho como hipótese teórica, uma vez que será o mercado a desenhá-la.
As sonaes não fazem parte da minha lista de acções, no entanto diz qual das sonaes é que queres, que pode ser que se arranje qualquer coisa.
Passados 20 dias de ter criado esta análise ao PSI 20 intitulada "PSI 20 a 4 passos de confirmar o início de um novo Bull Market", deixo hoje uma actualização. Actualizarei apenas as questões técnicas de curto prazo, uma vez que tudo o resto se mantém actualizado.
Os valores para o curto prazo continuam os mesmos:
Zona de suporte entre os 5155/5265, zona coincidente com os minimos deste bear market;
Zona de resistência dos 5700.
Na última análise referi a possibilidade de estarmos perante a possibilidade de formação de uma figura de inversão de tendência (o Duplo Fundo) e de um padrão de inversão de tendência (as Pás Ventiladoras Ascendentes). Decorrido este tempo, temos algumas novidades quanto ao duplo fundo, pois ele deixou de ter validade técnica. Esta figura, normalmente associada a finais de tendências descendentes e forte figura de inversão de tendência deixa de ser hipótese de análise técnica para o PSI 20.
Pelo momento actual parece que podemos estar a fazer uma laterização no PSI, assinalada no gráfico por um rectângulo a vermelho. Assinalei este rectângulo mas quero deixar algumas notas técnicas sobre esta formação:
Por regra, os rectângulos são formações de consolidação de tendência, no entanto, podem assumir-se como padrões de inversão quando associados a mínimos. Foi, em virtude desta excepção que eu estou a assinalar este rectângulo;
Uma outra nota para dizer que estes movimentos de trading range muitas vezes não têm uma perfeição nos valores minimos e máximos, pois às vezes eles comportam-se de forma muito parecida aos triângulos;
Os rectângulos têm um periodo de formação entre o 1 mês e os 3 meses, assim sendo esta possível figura ainda lhe resta algum tempo de formação (cerca de 1 mês +/-).
Na última análise referi também a possibilidade de estarmos perante um padrão de inversão de tendência chamado princípio das Pás Ventiladoras. Relativamente a esta formação ela continua a sua caminhada, no entanto, teremos de esperar a formação da 3.ª pá. Só após a formação da 3.ª pá e depois o seu corte em alta é que podemos dizer que as pás ventiladoras ascendentes se formaram, ou seja, que a tendência finalmente se inverteu. No gráfico deixo a título de hipótese uma linha verde a tracejado que corresponderá à tal 3.ª pá que falta desenhar.
Pelos gráficos continuo a acreditar que o PSI 20 estará claramente a fazer um fundo, tal como muitas das acções que o integram. A formação das pás ventiladoras ascendentes, num cenário de possível laterização associado a um rectângulo continua a ser um bom argumento, no que dia respeito à AT, para que o PSI supere os 5700 pontos e dê início à sua inversão de tendência.
Os valores para o curto prazo continuam os mesmos:

Na última análise referi a possibilidade de estarmos perante a possibilidade de formação de uma figura de inversão de tendência (o Duplo Fundo) e de um padrão de inversão de tendência (as Pás Ventiladoras Ascendentes). Decorrido este tempo, temos algumas novidades quanto ao duplo fundo, pois ele deixou de ter validade técnica. Esta figura, normalmente associada a finais de tendências descendentes e forte figura de inversão de tendência deixa de ser hipótese de análise técnica para o PSI 20.
Pelo momento actual parece que podemos estar a fazer uma laterização no PSI, assinalada no gráfico por um rectângulo a vermelho. Assinalei este rectângulo mas quero deixar algumas notas técnicas sobre esta formação:

Na última análise referi também a possibilidade de estarmos perante um padrão de inversão de tendência chamado princípio das Pás Ventiladoras. Relativamente a esta formação ela continua a sua caminhada, no entanto, teremos de esperar a formação da 3.ª pá. Só após a formação da 3.ª pá e depois o seu corte em alta é que podemos dizer que as pás ventiladoras ascendentes se formaram, ou seja, que a tendência finalmente se inverteu. No gráfico deixo a título de hipótese uma linha verde a tracejado que corresponderá à tal 3.ª pá que falta desenhar.
Pelos gráficos continuo a acreditar que o PSI 20 estará claramente a fazer um fundo, tal como muitas das acções que o integram. A formação das pás ventiladoras ascendentes, num cenário de possível laterização associado a um rectângulo continua a ser um bom argumento, no que dia respeito à AT, para que o PSI supere os 5700 pontos e dê início à sua inversão de tendência.
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (118.31 KiB) Visualizado 6950 vezes
zecatreca Escreveu:Sou suspeito em dizer isto:
O Alves tem estado em grande!
Sem dúvida.
Tenho acompanhado as suas análises. SPX, DAX, PSI20, IBM...excelente.
O Alves vestiu a pele do touro.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Quico Escreveu:Pois claro! Por isso é que eu, em vez de mandar bitatites, prefiro analisar coisas bem mais visíveis e "palpáveis"! Como "isto"... por exemplo!
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/VhEwitLqxBI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Qualquer que seja o prisma por onde se analise (e o que quer que isto seja) é "muito booom"!
Não é preciso adivinhar o fundo e sempre que estivermos num canal ascendente é aproveitar a tendência.
A AF não falha neste tipo de activos.

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
EuroVerde Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, ora essa! A que propósito é que dizes isso?
Primeiro, a análise técnica não prevê nada. E depois, cada analista faz as suas análises. O facto do J Alves (uma das pessoas que mais gosto de ler no Caldeirão) ter a sua visão do mercado, faz-te concluir que a "AT" diz isso?
Infelizmente, parece-me que ainda não compreendeste verdadeiramente o que é a análise técnica.
Um abraço,
Ulisses
Se calhar nunca vou compreender o que é...
É algo visivel, mas subjectivo.
(...)
Pois claro! Por isso é que eu, em vez de mandar bitatites, prefiro analisar coisas bem mais visíveis e "palpáveis"! Como "isto"... por exemplo!
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/VhEwitLqxBI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Qualquer que seja o prisma por onde se analise (e o que quer que isto seja) é "muito booom"!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
EuroVerde Escreveu:Permitem-me uma opinião. Se o PSI20 fizer novos minimos já este ano, é prova que AT não é assim tão evidente ou eficaz.
A Analise do JAlves é boa e bem fundamentada, mas o mercado é um Ser com uma vontade muito própria que descarta-nos quando menos esperamos.
Euroverde
Tu a falares em AT. UIUI. Será que a vontade própria do mercado não estará nos gráficos

canguru Escreveu:Boa análise!
A questão é: com o índice mundial (SP500) a 15/20% de máximos históricos a margem que o nosso - eventual - bull terá, será pequena.
Essa é também uma das minhas grandes incógnitas, mas ainda não encontrei uma hipótese de pensamento para a resolver. Será que o PSI consegue subir num eventual cenário de quedas no S&P500?
Tenho um amigo que me disse que a resposta certa vale um milhão de dólares

Quem está ligado: