Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por moppie85 » 26/1/2012 19:37

AutoMech Escreveu:Fooman, as obrigações negociadas na Euronext não funcionam como os COFs das acções ? Eu só comprei OTs recentemente e ao telefone fiquei com a ideia que era igual, tendo de ver qual o preço máximo para poder comprar X euros de obrigações.

Depende de onde forem compradas.

Eu compro pela GoBulling, meto o preço de oferta e até vejo a minha ordem a aparecer no sistema da Euronext tal como os COFs das acções. :mrgreen:

Quanto a outro método de compra há os tais negócios OTC que o fooman referiu. O DB trabalha nesse sistema - tu vais ao balcão e eles dão-te o preço que conseguem comprar em OTC - chegaram-me a dar 3 preços diferentes com cerca de 2% de diferença entre eles (em obrigações a cotar a 25% na Euronext) - desde 26 a 28%...

Registado: 15/4/2008 14:12

por Blue Epsilon » 26/1/2012 19:30

AutoMech Escreveu:Fooman, as obrigações negociadas na Euronext não funcionam como os COFs das acções ? Eu só comprei OTs recentemente e ao telefone fiquei com a ideia que era igual, tendo de ver qual o preço máximo para poder comprar X euros de obrigações.

Não sou o Fooman, mas posso responder-te em relação ao meu caso, pois eu negoceio no Activobank e já comprei algumas OTs portuguesas e sim, dá para ver os COFs e o processo de compra e venda parece ser como nas acções.
Afinal penso que isto é que é o mercado secundário, certo?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Automech » 26/1/2012 18:34

Fooman, as obrigações negociadas na Euronext não funcionam como os COFs das acções ? Eu só comprei OTs recentemente e ao telefone fiquei com a ideia que era igual, tendo de ver qual o preço máximo para poder comprar X euros de obrigações.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por fooman » 26/1/2012 14:15

Sr_SNiper Escreveu:
AutoMech Escreveu:Foi na Euronext via Go Bulling ?
Provavelmente o volume dos COFs era baixo. Mas isso é o mesmo que nas acções.
Se houver 100 acções no ask a 10 e 100 acções a 10.5, se quiseres comprar 200 tens de ir a 10.25 médio.
Tu quando ligaste devem-te ter dado o ask mas o mais certo era serem tipo 1.000 ou 2.000 euros. Para os 4.000 tiveram de ir mais acima.
Convém perguntares sempre a profundidade, ou seja, a quanto tens de ir para meter X.

Pata, o teu comentário é para OTC, certo ?

4.000 é muito pouco, se fosse maior quantidade é que o valor diminuia... É via telefone na Gobulling

Ah pois é... eu sou trader do bicho e é assim que funca... queres 4k? nem se negoceia preço, levas com o primeiro que houver no mercado!

Podes sempre dizer a quem te ouve do outro lado que só queres o papel se for ao teu preço...

Tamanhos retail são tratados assim.

Obrigações são cruzadas em OTC, o market price é apenas indicativo, mas o mais provável é que compraram um bloco de 50k a 93.70 para te dar as tuas 4k a 95.00... é o mas provável!

Disclaimer: Eu nem devia estar aqui a escrever

Registado: 29/11/2007 3:26

por Sr_SNiper » 26/1/2012 13:58

majomo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Isto das obrigações... estes preços deixa-me mal disposto...
Telefono para saber a cotação das OT´s da Brisa, estão a 93,629 e a Yield nos 9,061%, dou ordem para comprar 4 mil cacaus delas de valor nominal, mas para esse valor a cotação já é 95%, quando comprei da EDP e OT´s arredondaram até à primeira casa decimal...ok, tudo bem, agora assim... O Banco pode fazer o preço que quiser? Já pensei que ainda vendem a mim a 95%, compram ao outro tipo a 94% e ganham ali 1% que é um mimo...

Onde estão as condições dessas obrigações, nomeadamente, o valor minimo?

O valor nominal é de 1000euros cada
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por majomo » 26/1/2012 12:43

Sr_SNiper Escreveu:Isto das obrigações... estes preços deixa-me mal disposto...
Telefono para saber a cotação das OT´s da Brisa, estão a 93,629 e a Yield nos 9,061%, dou ordem para comprar 4 mil cacaus delas de valor nominal, mas para esse valor a cotação já é 95%, quando comprei da EDP e OT´s arredondaram até à primeira casa decimal...ok, tudo bem, agora assim... O Banco pode fazer o preço que quiser? Já pensei que ainda vendem a mim a 95%, compram ao outro tipo a 94% e ganham ali 1% que é um mimo...

Onde estão as condições dessas obrigações, nomeadamente, o valor minimo?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Sr_SNiper » 26/1/2012 10:05

AutoMech Escreveu:Foi na Euronext via Go Bulling ?
Se houver 100 acções no ask a 10 e 100 acções a 10.5, se quiseres comprar 200 tens de ir a 10.25 médio.
Tu quando ligaste devem-te ter dado o ask mas o mais certo era serem tipo 1.000 ou 2.000 euros. Para os 4.000 tiveram de ir mais acima.
Convém perguntares sempre a profundidade, ou seja, a quanto tens de ir para meter X.

4.000 é muito pouco, se fosse maior quantidade é que o valor diminuia... É via telefone na Gobulling

por Automech » 26/1/2012 8:53

Foi na Euronext via Go Bulling ?

por Pata-Hari » 26/1/2012 8:48

Depende de como forem compradas e de onde vêm os preços que te aparecem nas plataformas..... por isso é importante executares as ordens apenas com preço fixo para não teres más surpresas.

(ainda ontem o banif cotava as montepios a um preço muito estranho que ou era engano, ou era engano-chamariz, ou era muito estranho porque estava muito fora do mercado).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Sr_SNiper » 26/1/2012 3:22

Isto das obrigações... estes preços deixa-me mal disposto...

por Pata-Hari » 22/1/2012 0:21

Pedro, depende dos termos do que for renegociado. Aliás, é exactamente o que se está a discutir neste instante para a Grécia (o prazo era suposto ser ontem e ainda não se sabe de nada). Está a tentar-se fazer com que haja uma "cobertura" de voluntariado neste default para que os CDSs não sejam accionados mas cheira-me que vai ser gato escondido com rabo de fora.
Administrador Fórum

por MVP » 21/1/2012 23:53

Pata-Hari Escreveu:pedro, se estão a 50% e houver um haircut de 50%, perdes. Perdes porque só recebes o teu capital em 2020, o que tem um custo financeiro (no mínimo tem o custo de teres tido uma aplicação qualquer alternativa pelo mesmo tempo, como por exemplo uma obrigação alemã)

Ola Pata. Sim tens razão.

No entanto em casos de haircut, sabes-me dizer se as taxas de cupão são pagas à mesma taxa ou também são reduzidas à mesma percentagem?

E so mais uma coisa, eu seria obrigado a aceitar um haircut?

Registado: 27/6/2010 23:26

por Pata-Hari » 21/1/2012 23:50

pedro, se estão a 50% e houver um haircut de 50%, perdes. Perdes porque só recebes o teu capital em 2020, o que tem um custo financeiro (no mínimo tem o custo de teres tido uma aplicação qualquer alternativa pelo mesmo tempo, como por exemplo uma obrigação alemã)
Administrador Fórum

por MVP » 21/1/2012 23:46

As Obrigações Portuguesas de maturidade em 2020 estão a desconto, a cotar a 50% do seu valor. O que quer aparentemente dizer que quem investir agora só perde dinheiro se existir um haircut superior a 50% na divida Portuguesa, ou não é assim?

Campos da imagem:
NOME-INFO-YTM INDICATIVA-VALOR NOMINAL-PREÇO-TAXA CUPÃO-DATA MATURIDADE
Anexos
Obrigaçoes.jpg
Obrigaçoes.jpg (14.59 KiB) Visualizado 11120 vezes

Registado: 27/6/2010 23:26

por Sr_SNiper » 21/1/2012 22:06

Ando atento às obrigações, um rendibilidade entre 8 a 12% ano para mim é mais que suficiente.

Mas vendo o que se passa na Grécia:

Essa troca é realmente “voluntária”? Mesmo que o acordo com o Instituto Internacional de Finanças seja assinado, isso não significa que a totalidade da dívida pública da Grécia seja automaticamente trocada, porque não está representada toda a dívida em questão. Pelo que Stephane Deo acredita que serão impostas “Collective Action Clauses” semelhantes às aplicadas nas reestruturações em outros países, como na Argentina. Essas cláusulas podem “forçar” uma participação de todos os investidores, o que tem sido um dos pontos de discórdia neste processo, pelas importantes questões legais que levanta..

Ora, depois de 20 de Março, o olhar vai estar posto por cá, e isto é a varrer, não são só as instituições que levam com o haircut, é toda a malta.
Embora ache que as OT´s de 2012 estão praticamente garantidas (cotam no 99%) as de 2013 já me deixam de pé atrás...

Agora, se eu tiver uma obrigaçao de uma empresa Grega, desde que a Grécia não saia do Euro, ela tem que pagar a dívida, não existindo medidas para não o fazer, apenas pode não pagar se entrar em falência...
Sou eu a divagar...

por Sr_SNiper » 20/1/2012 14:10

Ia dar de ordem de compra de meia bagatela de obrigações da BRISA e as Yields já estão 3% mais baixas que segunda-feira... Sendo assim já estou na dúvida entre estas e OT´s 2013...

por Sr_SNiper » 20/1/2012 10:05

Nunooo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Fica aqui um gráfico das Obrigações da Brisa... e pensar que cotaram a 106%!!!
Eu julgo que o risco ainda é menos do que as do estado, porque eles nao podem fazer haircut... ou pagam ou fecham a porta,nada de pagar só uma parte..

Sniper essas obrigações sao seniores? Sabes o valor nominal das mesmas?

um abraço

O que me informaram é que são séniores, o valor nominal são mil cacaus... ao alcance de qualquer um

por Nunooo » 20/1/2012 3:22

Sr_SNiper Escreveu:Fica aqui um gráfico das Obrigações da Brisa... e pensar que cotaram a 106%!!!
Eu julgo que o risco ainda é menos do que as do estado, porque eles nao podem fazer haircut... ou pagam ou fecham a porta,nada de pagar só uma parte..

Sniper essas obrigações sao seniores? Sabes o valor nominal das mesmas?

um abraço

Registado: 1/4/2009 0:25

por Sr_SNiper » 19/1/2012 23:52

Fica aqui um gráfico das Obrigações da Brisa... e pensar que cotaram a 106%!!!
Anexos
BRISA.png
BRISA.png (29.52 KiB) Visualizado 11356 vezes

por Mr_Pereira » 18/1/2012 11:52

Obrigado "otangas" pelos extratos!

Quanto á justificação da liquidez, segundo alguns bancos elas têm sido transaccionadas nos ultimos dias...

Por outro lado se a empresa entrar em incumprimento não tera o Estado (o acionista) de assumir ?

Registado: 18/1/2012 11:31

Re: Parpublica

por otangas » 18/1/2012 11:47

Mr_Pereira Escreveu:Alguem me pode ajudar a entender as razões da YTM da Parpublica (ISIN: PTPETQOM0006), sendo esta uma empresa detida pelo Estado..

Obrigado

Já tinha falado disso, e ficaram algumas respostas/justificações:

otangas Escreveu:Alguém é capaz de me dar uma razão plausível para as obrigações da Parpública que vencem a meio de 2013 estarem com uma YTM de 26%, substancialmente acima das OT Portuguesas (12%) e de outras empresas portuguesas que também vencem a meio de 2013 (CGD 7.7%, PT 6.4%, REN 11.8%, etc...).

Pela lógica, estas obrigações deviam estar com YTM semelhantes às do Estado Português (único accionista da Parpública). Ou estou a ver mal as coisas, e estamos de facto a falar de uma obrigação de maior risco?

Nota: Valores retirados diretamente do BIG (https://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRen ... gacoes.asp).

ruicarlov Escreveu:Embora não faça muito sentido que isso aconteça, se o Estado deixar ir abaixo a Parpública, o pagamento aos credores processa-se como se tratasse de uma empresa normal.

Isto é, enquanto que nos estados os imcumprimentos se manifestam em haircuts (perdões parciais da dívida), numa empresa pode-se perder muito mais, de acordo com o dinheiro que se consegue da venda dos seus bens e activos e da prioridade dos credores.
Desse modo, as perdas poderiam facilmente ascender aos 70% ou mais.

Pelo menos é como vejo as coisas. Não tenho a certeza de esta empresa poder mesmo ir à falência, uma vez que é vital para o estado. Mas como empresa, um processo de insolvência convencional seria mais ou menos deste modo.

AutoMech Escreveu:Realmente é estranho. Provavelmente é uma obrigação iliquida que não tem negócios. Fui ver o gráficona Euronext e não aparecem negócios no último ano.

Há um ask de 89 (não se consegue ver a profundidade) mas isso, com um cupão de 3.5% não dá uma YTM de 26%.

Só um aparte: incrível este cupão de 3.5%. O que o mundo mudou :wink:

Também gostava de ouvir outras opiniões, até porque ando com estas obrigações debaixo de olho... ;)

Registado: 25/3/2009 22:02

Parpublica

por Mr_Pereira » 18/1/2012 11:41

Alguem me pode ajudar a entender as razões da YTM da Parpublica (ISIN: PTPETQOM0006), sendo esta uma empresa detida pelo Estado..

Obrigado

Registado: 18/1/2012 11:31

por Automech » 15/1/2012 23:23

Be Cool Escreveu:Resta saber se, nessa eventualidade, a Brisa teria ainda capacidade de cumprir o pagamento da dívida nas condições em que foi emitida.

Nem mais Be Cool. Receitas em escudos e dívidas em euros. Cocktail amargo.

por Sr_SNiper » 15/1/2012 16:47

Be Cool Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:E as Obrigações da Brisa, maturidade 2013, Yield de 12%

parecem-me que quem investe neste tipo de activo devia te-las em conta...
Isso de Yields de 40% faz-me lembrar as da Grécia de 120%, ora 120% de zero é zero...

Para mim eram as mais fortes candidatas se fosse investir hoje em obrigações.

.
Parece-me que mais fortes candidatas serão ainda, se forem compradas a partir de uma conta sedeada no estrangeiro.

Muito provavelmente, em caso de saída de Portugal do euro, a dívida continuaria a ser em euros, para além de que o detentor das obrigações também não correria o risco de o património correspondente ser convertido em escudos, já que a conta não estaria sedeada cá em Portugal.

Resta saber se, nessa eventualidade, a Brisa teria ainda capacidade de cumprir o pagamento da dívida nas condições em que foi emitida.

Nunca tinha pensado nisso... A gobulling é que se podia mudar para a holanda ... isso é que era... Esta dívida é sénior?

por Be Cool » 15/1/2012 12:06

AutoMech Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:E as Obrigações da Brisa, maturidade 2013, Yield de 12%

parecem-me que quem investe neste tipo de activo devia te-las em conta...
Isso de Yields de 40% faz-me lembrar as da Grécia de 120%, ora 120% de zero é zero...

Para mim eram as mais fortes candidatas se fosse investir hoje em obrigações.

.
Parece-me que mais fortes candidatas serão ainda, se forem compradas a partir de uma conta sedeada no estrangeiro.

Muito provavelmente, em caso de saída de Portugal do euro, a dívida continuaria a ser em euros, para além de que o detentor das obrigações também não correria o risco de o património correspondente ser convertido em escudos, já que a conta não estaria sedeada cá em Portugal.

Resta saber se, nessa eventualidade, a Brisa teria ainda capacidade de cumprir o pagamento da dívida nas condições em que foi emitida.

Registado: 5/10/2005 18:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fatura.pt, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Kury Yozo, m-m, nunorpsilva, peterteam2, Phil2014, PMP69, tami, trilhos2006, Àlvaro e 129 visitantes