Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sr_SNiper » 24/1/2012 21:21

E se contarmos que nem toda a gente vive em cima da estação de camionagem e tem que apanhar metro/autocarro ou barco e além destes custos perde mais 1 hora em transportes, então dá apra ver o prémio de tempo que estamos a falar.

De Alpha faço 3 horas Braga-Lisboa, depois preciso de 1hora para fazer Lisboa-Oriente para Almada...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por MarcoAntonio » 24/1/2012 21:21

O custo real de uma viagem de automóvel entre Lisboa e Braga (só ida!) é de 60 euros para cima...

Vocês continuam a "trabalhar" com custos que não são reais!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/1/2012 21:21, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 24/1/2012 21:20

otangas Escreveu:Exatamente, para além de, com o novo "Navegante", se passar finalmente a pensar numa lógica de vender mobilidade, em vez de viagens de metro, comboio ou metro.

Quanto a valores, o Navegante custa 35€, na vertente urbana, ou 40€, na vertente suburbana, e permite circular livremente na rede da Carris, Metro, CP e (não tenho a certeza deste) TCB (Transportes coletivos do Barreiro).

Para o caso de uma utilização urbana, tens um custo anual de 35x12 = 420 €/ano.

Para o transporte inidividual (carro ou mota), podemos fazer os seguintes cálculos (muito conservadores), para estimarmos um custo anual, apenas no percurso casa-trabalho:

- Consumo médio de 5l/100km - 7€/100 km (1.4€/l)
- Assumindo apenas viagem casa-trabalho-casa, 10 km para cada lado: 20 km/dia útil = 100 km/semana = 4600 km/ano (assumindo 46 semanas de trabalho/ano)
- Logo temos, 322 €/ano, só em combustível.
- Inspeção anual 23€/ano
- Seguro automóvel (low-cost): 120 €/ano
- Revisão anual (low-cost): 100 €/ano

Total: 565 €/ano (35% mais caro), sem contar com o custo de aquisição do automóvel e respetiva amortização, assim como imprevistos (pneu furado, etc.).

Se fizerem as contas para o caso sub-urbano, onde as distâncias são muito superiores, as diferenças são ainda maiores.

Dificilmente terás um transporte individual mais barato que um transporte coletivo. A questão é a qualidade do serviço, disponobilidade de oferta, conforto, fiabilidade, etc... Mas em termos financeiros, as vantagens são evidentes.

Entendo o raciocínio mas estas contas sofrem de um enviesamento: estás a atribuir a totalidade dos custos do automóvel (manutenção seguros, etc.) às viagens pendulares. Contudo, se eu fizer durante a semana nas viagens pendulares e depois fizer 200 km ao fim-de-semana para ir à "terra", os custos fixos que referes aparecem diluídos, baixando o valor global que apresentas.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sr_SNiper » 24/1/2012 21:18

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O custo real com a utilização do automóvel está bem acima dos valores que utilizas nessas comparações. Na ordem do dobro...

É que nem de Smart!

Eu sei, Marco, eu estava apenas a responder à questão da comparação directa de custos que foi feita acima.

Sr_SNiper Escreveu:De carro faço 20eur de combustivel e 23eur de portagens e nao me digam que dá para ir pela nacional, dar dava, se o dia tivesse 40 horas, como não tem e quero passar algum tempo com a familia e nao chegar a Braga beber um café e voltar para Lisboa o fim de semana tenho que ir pela auto-estrada.

Não digo o contrário, mas neste caso já não estamos a comparar apenas o custo da deslocação. Estamos a falar do "prémio de rapidez", ou seja do valor adicional que tens de pagar para fazer a viagem mais rapidamente.

Sr_SNiper Escreveu:Mas sempre que posso vou de alpha pendular, essa sim é a unica verdadeira alternativa ao carro, pois de intercidade ou autocarro demora muito tempo.

O Alfa demora 3 horas e meia e custa 32,50 euros.
O Expresso demora 4 horas e meia e custa 19,50 euros.

O "muito tempo" que referes salda-se por uma hora a mais e 13 euros a menos.

Tu estás disposto a pagar 13 euros para ganhar uma hora.

Outros estarão dispostos a demorar mais uma hora para poupar 13 euros.

Cada um faz as suas opções :wink:

Elias, eu não falo com os dados que vejo na net, eu falo porque faço à mais de 5 anos este percurso, o expresso não faz, nem nunca fez 4 horas neste percurso, pelo menos nas mais de 50 vezes que já lá andei, o tempo médio é de 4:45 a 5:00. Não vejo como um prémio de rapidez, porque se assim fosse ia de bicicleta e até podia ficar mais em conta a deslocação.

por Elias » 24/1/2012 21:14

MarcoAntonio Escreveu:O custo real com a utilização do automóvel está bem acima dos valores que utilizas nessas comparações. Na ordem do dobro...

É que nem de Smart!

Eu sei, Marco, eu estava apenas a responder à questão da comparação directa de custos que foi feita acima.

Sr_SNiper Escreveu:De carro faço 20eur de combustivel e 23eur de portagens e nao me digam que dá para ir pela nacional, dar dava, se o dia tivesse 40 horas, como não tem e quero passar algum tempo com a familia e nao chegar a Braga beber um café e voltar para Lisboa o fim de semana tenho que ir pela auto-estrada.

Não digo o contrário, mas neste caso já não estamos a comparar apenas o custo da deslocação. Estamos a falar do "prémio de rapidez", ou seja do valor adicional que tens de pagar para fazer a viagem mais rapidamente.

Sr_SNiper Escreveu:Mas sempre que posso vou de alpha pendular, essa sim é a unica verdadeira alternativa ao carro, pois de intercidade ou autocarro demora muito tempo.

O Alfa demora 3 horas e meia e custa 32,50 euros.
O Expresso demora 4 horas e meia e custa 19,50 euros.

O "muito tempo" que referes salda-se por uma hora a mais e 13 euros a menos.

Tu estás disposto a pagar 13 euros para ganhar uma hora.

Outros estarão dispostos a demorar mais uma hora para poupar 13 euros.

Cada um faz as suas opções :wink:

por MarcoAntonio » 24/1/2012 21:10

db7 Escreveu:Independentemente do que digam e argumentem o preço dá gasolina e gasoleo em Portugal não coincidem com o poder de compra. Estou neste momento na Alemanha e para meu espanto tanto gasolina como gasoleo ao mesmo preço que em Portugal... algo esta errado. :!:

O poder de compra tem muito pouco que ver com o assunto.

Faz sentido discutir o poder de compra em serviços. Em bens, especialmente em bens importados, faz pouco sentido porque não é o poder de compra que determina o preço nem pouco mais ou menos...

Dito isto, a parcela do ISP poderia estar relacionada com o poder de compra. Mas, se tomarmos por consideração o PIB nacional e o PIB europeu, os combustíveis baixariam para aí uns 10 centimos por causa deste factor.

Também a parcela que vai para armazenagem, transporte, retalho se estiver indexada aos PIBs, os combustíveis baixavam para aí 5 centimos.

Mas isto é um exercício forçado porque estes custos não estão realmente indexados (por exemplo, o custo de transporte depende de factores que não têm que ver com o poder de compra ou têm muito pouco).

Resumindo: se não fossem os impostos, os preços dos combustíveis deveriam ser muito parecidos pela Europa fora. Contando com os impostos, estão dependentes da política fiscal e das necessidades orçamentais do estado, não propriamente do poder de compra. Como disse de início não é uma forma interessante de colocar a questão porque o preço não está realmente dependente ou relacionado fortemente com o poder de compra, nem pouco mais ou menos.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Sr_SNiper » 24/1/2012 21:08

Podem dizer o que quiserem, eu faço de carro ou comboio Lisboa - Braga.

De carro faço 20eur de combustivel e 23eur de portagens e nao me digam que dá para ir pela nacional, dar dava, se o dia tivesse 40 horas, como não tem e quero passar algum tempo com a familia e nao chegar a Braga beber um café e voltar para Lisboa o fim de semana tenho que ir pela auto-estrada.

Mas sempre que posso vou de alpha pendular, essa sim é a unica verdadeira alternativa ao carro, pois de intercidade ou autocarro demora muito tempo.
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 24/1/2012 21:12, num total de 1 vez.

por db7 » 24/1/2012 20:51

Independentemente do que digam e argumentem o preço dá gasolina e gasoleo em Portugal não coincidem com o poder de compra. Estou neste momento na Alemanha e para meu espanto tanto gasolina como gasoleo ao mesmo preço que em Portugal... algo esta errado. :!:

Registado: 13/7/2011 8:39

por MarcoAntonio » 24/1/2012 20:50

O custo real com a utilização do automóvel está bem acima dos valores que utilizas nessas comparações. Na ordem do dobro...

É que nem de Smart!
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 24/1/2012 20:40

lfhm Escreveu:Quanto a viagens longas só compensa se forem mais de 3 pessoas no carro. Em média muito optimista em Portugal fazer 200km custa 40 euros = 20 gasóleo + 20 euros portagens. Um autocarro para essa distância nunca custa mais de 15 euros.

Não sei como chegas a estas conclusões mas estes números são muito fáceis de contrariar.

Para começar, não sei porque carga de água é que se há-de incluir as portagens nas contas. Do meu ponto de vista a comparação deve ser feita sem portagens. É que se estamos a comparar preços com portagens (opção mais cara), então a comparação com os transportes deve ser igualmente feita com a opção mais cara (1ª classe, por exemplo).

Dito isto, e deixando de lado as portagens, aqui ficam 3 exemplos, para viagens interurbanas curtas (até 100 km), médias (200 km) e longas (mais de 300 km).

LISBOA - SANTARÉM (70 km)
Carro = 7 euros
Comboio = 16,5 euros (ALFA); 11,5 euros (Intercidades); 5,85 (Regional)
Expresso = 7,7

LISBOA - COIMBRA (200 km)
Carro = 20 euros
Comboio = 22,5 euros (ALFA); 19 euros (Intercidades)
Expresso = 13,5

LISBOA - GUARDA (320 km)
Carro = 32 euros
Comboio = 33,80 euros (ALFA + Regional); 20,5 euros (Intercidades)
Expresso = 15,3

Destes valores ressaltam dois aspectos:
- o expresso ganha vantagem ao carro em deslocações longas, mas perde em deslocações curtas
- o comboio tende a ser mais caro que o expresso mas pode ter alguma vantagem em deslocações em deslocações muito longas (>300 km).

Poderíamos ser tentados a afirmar que em viagens longas não compensa ir de carro.

No entanto é preciso algum cuidado nestas comparações e nas respectivas conclusões. É que o destino final raramente é a estação ferroviária ou rodoviária, sendo depois necessário apanhar outro transporte (táxi, autocarro local) até o ponto desejado, o que pode fazer aumentar em 3 ou 5 euros ou mesmo mais o custo total da viagem; para além do transporte, em Lisboa, até à estação de embarque. As deslocações locais de e para as estações podem ser bastante caras.

Em jeito de exemplo, se eu quiser ir de Sintra para Vila Nova de Gaia (nenhum destes dois concelhos tem Expresso, apesar de serem o segundo e o terceiro mais populosos do país, respectivamente), das duas uma: ou vou de comboio, sendo que aos preços indicados acresce o custo do suburbano; ou vou de Expresso, e tenho de pagar mais dois transportes (Sintra-Lisboa e Porto-Gaia).

Assim, não se podem retirar conclusões comparando simplesmente o custo da viagem "principal".

por Elias » 24/1/2012 20:25

otangas Escreveu:100% de acordo. O que me tira do sério é ver pessoas tentarem justificar a não utilização de transportes públicos por serem demasiado caros. Sejam honestos e digam que preferem utilizar o carro "porque sim", e não se tentem enganar/enganar os outros com contas enviesadas.

otangas,

Eu utilizo o carro porque quero e porque me dá mais jeito. Não tenho o mais pequeno problema em assumir isso.

Feita esta declaração de interesses, vamos a números.

Durante vários anos, precisei de me deslocar diariamente no percurso Loures-Lisboa. Durante a maior parte dos anos fiz esse percurso de carro. Duração: 15 a 20 minutos para cada lado. Distância: 13 km (cerca de 1 euro, o que dá 2 euros por dia ou seja 40 euros por mês num mês de 20 dias).

Numa dada ocasião, e porque sempre fui adepto de transportes públicos, decidi tirar o passe. E fui de transportes durante dois meses, medi os tempos e os custos. Custo do passe: 53 euros. Duração do percurso: 55 a 60 minutos para cada lado.
rso
Para mim é irracional pagar mais para fazer o mesmo percurso no triplo do tempo. É uma opção eficiente, quer em termos económicos, quer no que se refere à utilização do tempo.

Assim, voltei a usar o carro.

Passados 3 ou 4 anos decidi usar novamente o transporte durante mais um mês, mas as conclusões foram basicamente as mesmas: a proporção de custos não se alterou e a proporção de tempos de percurso também não.

Por isso não posso concordar contigo quando escreves

otangas Escreveu:o Transporte Público é "sempre" mais económico, mesmo nas simples viagens urbanas do tipo casa-trabalho-casa.

Não é "sempre" mais económico. Nuns casos é, noutros casos não é. No caso que descrevi não é. E faço notar estou a descrever a minha experiência pessoal, não estou a contar "um caso que conheço".

Creio que não podemos fazer generalizações com base em amostras reduzidas.

por otangas » 24/1/2012 18:12

MarcoAntonio Escreveu:otangas, ainda faltam items, nomeadamente o Oleo (uma muda completa pelo menos de 20 mil em 20 mil); Imposto de Circulação e desgaste de pneus. Estes custos chutam a tua estimativa conservadora para algures entre 600 e 700 euros.

E continuarão a faltar items (outras peças com destaste como correia, travões, etc), a amortização do veículo e avarias imprevistas.

De facto esqueci-me do IUC, muito por ter feito as contas "à pressa".

Fiz as contas propositadamente "por baixo", daí ter esquecido os outros itens. O objectivo era mesmo demonstrar que o Transporte Público é "sempre" mais económico, mesmo nas simples viagens urbanas do tipo casa-trabalho-casa.

MarcoAntonio Escreveu:Mas, se fica mais caro, a contrabalançar existe aspectos práticos e de conforto que levam as pessoas a optar pela solução mais cara - o automóvel particular - e até a convencerem-se que "o transporte público" é muito caro. Para isso, fazem as contas por baixo e só contam o combustível e deixam grande parte dos custos de fora das contas (digo isto porque já vi montes de vezes pessoas a fazerem esse "exercício" para justificar a utilização do automóvel).

100% de acordo. O que me tira do sério é ver pessoas tentarem justificar a não utilização de transportes públicos por serem demasiado caros. Sejam honestos e digam que preferem utilizar o carro "porque sim", e não se tentem enganar/enganar os outros com contas enviesadas.

Neste aspecto, tenho que agradecer a honestidade da minha mulher quando lhe falo das vantagens dos transportes públicos ela responde aos meus argumentos da seguinte maneira: "Bla bla bla... Mas eu gosto é de andar de carro, a ouvir a minha música e sem ter ninguém/nada a chatear-me, por isso escusas de vir com essa conversa..."

Registado: 25/3/2009 22:02

por BearManBull » 24/1/2012 18:01

otangas Escreveu:
Quanto a valores, o Navegante custa 35€, na vertente urbana, ou 40€, na vertente suburbana, e permite circular livremente na rede da Carris, Metro, CP e (não tenho a certeza deste) TCB (Transportes coletivos do Barreiro).

Para o transporte inidividual (carro ou mota), podemos fazer os seguintes cálculos (muito conservadores), para estimarmos um custo anual, apenas no percurso casa-trabalho:

- Assumindo apenas viagem casa-trabalho-casa, 10 km para cada lado: 20 km/dia útil = 100 km/semana = 4600 km/ano (assumindo 46 semanas de trabalho/ano)
- Inspeção anual 23€/ano

Total: 565 €/ano (35% mais caro), sem contar com o custo de aquisição do automóvel e respetiva amortização, assim como imprevistos (pneu furado, etc.).

Grácias Otangas expuseste o queria dizer de uma forma coerente e organizada :)

Só a acrescentar pra mim a verdadeira vantagem do carro é não ter de estar à espera... de resto em termos de €€€ os TP são invariavelmente mais baratos!

Registado: 15/2/2011 11:59

por MarcoAntonio » 24/1/2012 17:52

otangas, ainda faltam items, nomeadamente o Oleo (uma muda completa pelo menos de 20 mil em 20 mil); Imposto de Circulação e desgaste de pneus. Estes custos chutam a tua estimativa conservadora para algures entre 600 e 700 euros.

E continuarão a faltar items (outras peças com destaste como correia, travões, etc), a amortização do veículo e avarias imprevistas.

Há ainda outro custo significativo que é o custo de estacionamento (especialmente os centros urbanos). Este custo pode situar-se nas dezenas de euros por mês, centenas de euros por ano!

Tudo somado, pode chutar para os 1000 euros por ano ou algo dessa ordem de grandeza, muito acima do custo do transporte público.

Na linha do que já tinha escrito antes, o custo em combustível não chega a metade do custo real por kilómetro na utilização de um automóvel.

Em contrapartida, uma parte dos automóveis (pelo menos) existiria sempre bem como o custos associados, independentemente da kilometragem. Isso não acontece para todos os custos, só para alguns (mas terão de ser amortizados na proporção de veículos que se deixa de ter: por exemplo, se uma família utiliza transportes públicos, um veículo chega para a família toda (dois no máximo). Se a família não usa transportes públicos então vão ser precisos dois no mínimo, eventualmente três.

Isto torna as contas algo mais complicadas de se fazer, terão de ser vistas caso a caso.

Seja como for, em geral, fica mais barato utilizar transportes públicos ainda que em determinados cenários será possível verificar-se o oposto.

Mas, se fica mais caro, a contrabalançar existe aspectos práticos e de conforto que levam as pessoas a optar pela solução mais cara - o automóvel particular - e até a convencerem-se que "o transporte público" é muito caro. Para isso, fazem as contas por baixo e só contam o combustível e deixam grande parte dos custos de fora das contas (digo isto porque já vi montes de vezes pessoas a fazerem esse "exercício" para justificar a utilização do automóvel).
Imagem

Administrador Fórum

por BearManBull » 24/1/2012 17:36

AutoMech Escreveu:
lfhm Escreveu:Sei que comprado em conjunto tem desconto ou seja para andares em lisboa a qualquer hora metro+autocarro -> 27,50 + 23,90 = 51,40

O preço do passe de metro + Carris não é a soma individual dos dois. Há um passe próprio (que agora vai mudar em Fevereiro e passa a chamar-se Navegante).

Até aqui era basicamente o preço do passe de metro mais 5 ou 6 euros para ter incluído o da Carris também.

Obrigado pela correcção como já não estou em Lisboa à algum tempo segui simplesmente a informação do site da Carris + Metro e somei os 2 de forma a ter um valor superior.

por otangas » 24/1/2012 17:36

AutoMech Escreveu:
lfhm Escreveu:Sei que comprado em conjunto tem desconto ou seja para andares em lisboa a qualquer hora metro+autocarro -> 27,50 + 23,90 = 51,40

O preço do passe de metro + Carris não é a soma individual dos dois. Há um passe próprio (que agora vai mudar em Fevereiro e passa a chamar-se Navegante).

Até aqui era basicamente o preço do passe de metro mais 5 ou 6 euros para ter incluído o da Carris também.

Exatamente, para além de, com o novo "Navegante", se passar finalmente a pensar numa lógica de vender mobilidade, em vez de viagens de metro, comboio ou metro.

- Inspeção anual 23€/ano

Se fizerem as contas para o caso sub-urbano, onde as distâncias são muito superiores, as diferenças são ainda maiores.

Dificilmente terás um transporte individual mais barato que um transporte coletivo. A questão é a qualidade do serviço, disponobilidade de oferta, conforto, fiabilidade, etc... Mas em termos financeiros, as vantagens são evidentes.

Registado: 25/3/2009 22:02

por Automech » 24/1/2012 17:12

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 24/1/2012 17:11

lfhm, agora tenho de me ausentar mas mais logo voltarei ao tema e comentarei os aspectos que referes.

por BearManBull » 24/1/2012 17:06

Elias Escreveu:
lfhm Escreveu:
escada1 Escreveu:Por exemplo, em Portugal, com o aumento sucessivo dos transportes, andar de carro é muito mais barato.

Não sei como conseguiste chegar a essa conclusão mas eu digo-te que em Portugal ainda consigo fazer 450km de autocarro por 20 euros. quero que me digas como consegues fazer isso num carro particular...

Em certos percursos, ir de carro pode ser mais barato que ir de transportes. Noutros percursos não é.

Elias não acredito que isso seja verdade em 90% das situações.

normal - €23,90
jovem/idoso - €11,95

Válido para um número ilimitado de viagens no Coroa L durante 30 dias consecutivos.
€ 13,75

Sei que comprado em conjunto tem desconto ou seja para andares em lisboa a qualquer hora metro+autocarro -> 27,50 + 23,90 = 51,40

Não vejo como possas comparar este valor aos gastos exclusivamente de combustível de particular.

Quanto a viagens longas só compensa se forem mais de 3 pessoas no carro. Em média muito optimista em Portugal fazer 200km custa 40 euros = 20 gasóleo + 20 euros portagens. Um autocarro para essa distância nunca custa mais de 15 euros.

Na questão do rácio de encarecimento concordo em 10 anos o preço do gasóleo duplicou o preço dos TP triplicou (feitas as contas de cabeça em trajectos que uso de vez em quando). Mas tem que se ver que hoje em dia os TP tem uma qualidade boa e que as pessoas ganharam poder de compra reduzindo o consumo e TP que se deve estar a reverter neste momento.

por MarcoAntonio » 24/1/2012 16:33

A comparação transporte privado - transporte publico tende a estar enviezada porque as pessoas só contam o combustível, por norma.

Considerando todos os gastos de operação (pneus, oleo, filtros e outras manutenções; seguro e impostos de circulação; portagens; etc) e sem sequer contar com avarias extra e a amortização do valor da compra do veículo, já o valor subiu em 50 a 100% relativamente ao custo de combustível.

Se agora entrarmos com avarias e com a amortização do valor do veículo (o que depende muito caso a caso) o valor volta a subir imenso. Só a amortização do veículo pode bem ultrapassar todos os gastos anteriores juntos. Será verdade que nuns casos o veículo seria adquirido na mesma mas, poderia não ser o mesmo, desgastar-se-ia mais lentamente e estar menos sujeito a avarias e, em lugar de existirem 2 ou 3 veículos por habitação, existiriam 1 ou 2...

Já no transporte público, está tudo incluído no preço do bilhete desde o seguro aos impostos, a passar por todos os custos de circulação (que não é só o combustível). Já está tudo "metido" no preço do pacote (o bilhete ou o passe).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 24/1/2012 16:12

lfhm Escreveu:
escada1 Escreveu:Por exemplo, em Portugal, com o aumento sucessivo dos transportes, andar de carro é muito mais barato.

Não sei como conseguiste chegar a essa conclusão mas eu digo-te que em Portugal ainda consigo fazer 450km de autocarro por 20 euros. quero que me digas como consegues fazer isso num carro particular...

Em certos percursos, ir de carro pode ser mais barato que ir de transportes. Noutros percursos não é.

Há 20 ou 30 anos, ir de carro era invariavelmente mais caro.

O rácio entre o custo dos transportes públicos face ao preço dos combustíveis tem vindo a subir consistentemente nos últimos anos, fazendo com que cada vez compense menos optar pelos transportes públicos e cada vez mais pelo transporte individual.

por MarcoAntonio » 24/1/2012 16:05

escada1 Escreveu:Esto a ver que o Marco gosta muito de animar aqui o forum com piadolas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Confesso que este comentário do Marco deveria ir para o topico das piadas

:mrgreen: :mrgreen:

MarcoAntonio Escreveu:Na próxima semana suponho que os preços vão baixar ligeiramente.

Nunca pretendeu ser uma piada (bastava seguir o tópico e as inúmeras antecipações do comportamento do preço para percebê-lo) mas confirma-se que o gasóleo, pelo menos, já desceu esta semana um pouco mais de um centimo:

Média nacional na sexta-feira - 1.463

Média nacional ontem (segunda) - 1.451
Imagem

Administrador Fórum

por atomez » 24/1/2012 4:40

Aí vai...

Iran sanctions push oil price above $110

Oil prices rose above the $110 a barrel level on Monday after the European Union approved an embargo on Iranian oil from July 1, with the market braced for a scramble by European refiners to secure alternative supplies.

Brent crude, the global benchmark, climbed to a session high of $111.36, though it later pared gains to trade 72 cents up at $110.58 a barrel. West Texas Intermediate, the US benchmark, rose to $99.80. Yet prices remain below the two-year high of $127.02 set last April during the Libya civil war.

The embargo would force European refiners, which imported about 500,000 barrels a day of Iranian oil last year, to look for other suppliers.

Replacing the amount of barrels lost would be relatively easy since Saudi Arabia has promised to meet any demand for extra output. Finding crude of the right quality would be more difficult, however, oil traders and energy officials said. For European refiners, the EU sanctions “will force them into the difficult task of finding alternative comparable crudes, especially for Iran’s heavy crudes”, the International Energy Agency said. The watchdog added that the embargo might not affect physical supplies until mid-2012, “which gives existing customers of Iranian oil some time to line up alternative supplies”.

Saudi Arabia, de facto leader of the Opec cartel, has already promised to meet customers’ extra needs, implying it would replace the Iranian oil.

Although Iran and Saudi crude are relatively similar, traders warn that they are not a perfect match and the switch could be difficult. The main concern is replacing the imports of the low-quality, high sulphur Iranian Heavy grade, which accounted for about 70 per cent of the EU imports of Iranian oil last year.

Iranian Heavy crude has a similar viscosity to the two most comparable Saudi grades, Saudi Medium and Saudi Heavy. But its sulphur content, at 1.99 per cent, is much lower than the 2.49 and 2.80 per cent of the Saudi grades. European refiners need to eliminate sulphur to meet environmental rules.

“European refiners will need to buy Saudi oil and sweeten it [reduce the sulphur content], mixing it with crude from west Africa,” a London-based oil trader said, echoing the consensus in the industry.

The best match to replace the Iranian barrels is not the Saudi crude but Russian main export grade, known as Urals. But Moscow, at odds with Riyadh, is pumping at maximum capacity.

Oil traders worry that if European refiners rush from July to secure Russian crude, they could push Urals to trade at a large premium to Brent, something that happened during the Libyan turmoil. Lawrence Eagles, head of oil research at JPMorgan, said the tightening of sanctions on Iran by the US and Europe “should support Urals and may, at times, leave it trading at a premium” to Brent.

Urals, which traditionally sells at a discount to Brent of about $3 a barrel, flipped into a premium last year as refiners sought replacement barrels for Libya. Iraqi oil could also help, but there are doubts about the ability of Baghdad to raise output. Iraq has said it would boost production by mid-2012.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por BearManBull » 23/1/2012 17:13

E dentro de cidade num carro a disel poupadinho gastas pelo menos 50 euros mês mas a ser extremamente optimista e com 50 de euros de transportes públicos dá para muita coisa. Tens passe carris mais metro e ainda te sobra para cometer umas loucura e andar de táxi.

Se a isto acrescentares que um carro em média dura 10anos, gastos de seguro, pneus, manutenção e ainda aquelas chassises que acabam sempre por acontecer gaijos que riscam o carro ao estacionar toques e afins. E para teres um carro que não seja nada de jeito tens de dar 15000€ (novo para durar os 10anos...) é dinheiro suficiente para andar uma vida inteira de transportes públicos...

O único inconveniente é mesmo os horarios. Eu pessoalmente só uso carro á noite, fim de semana ou horas de trânsito reduzido mas sou capaz de passar bem sem ele...

:-k

por MarcoAntonio » 23/1/2012 16:45

escada1 Escreveu:Simples:
Irão.

A industia do petroleo, sabe que pode colocar os preços que quer, aos poucos, que haverá sempre dinheiro para os pagar.
Por exemplo, em Portugal, com o aumento sucessivo dos transportes, andar de carro é muito mais barato.
Principalmente se for a diesel.
Por isso eles sabem que podem subir os preços até certo ponto.O chamado ponto de equilibrio.
Provem-me que é mentira.

Escada, talvez conviesse passares a ler o tópico.

Aqui fica a evolução diária dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal, com todas as subidas e descidas:

Imagem

Está no próprio post de onde retiraste a minha citação. Se for necessário marcar as descidas a vermelho para as passares a ver, apita...

Sobre a antecipação que tu achaste que era piada: a semana já ia a mais de meio e o valor do brent em euros estava em ligeira baixa (não era muito mas estava a baixar um pouco) pelo que a expectativa era que baixassem um pouco os combustíveis nos postos esta semana.

Esta tópico tem mais de três anos. Ao longo dele fiz dezenas de antecipações de preços já por esta altura. Se bem me lembro, estiveram praticamente todas correctas em relação ao sentido da evolução do preço. Se esta se vai verificar em exacto ou não é meio irrelevante!
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 119 visitantes