BES - Tópico Geral
será pedregulho? ou só Mexida?
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=532979
BES cai 4,6% no último dia para apresentar planos de recapitalização ao BdP
20 Janeiro 2012 | 17:11
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
A banca portuguesa desceu e contrariou o sector na Europa, naquele que é o último dia para os bancos portugueses apresentarem os seus planos de reforço dos capitais e em que o UBS recomendou "prudência" na banca portuguesa.
Os títulos do BES depreciaram 3,51% para os 1,321 euros e chegaram a perder 4,60% na sessão, altura em que negociaram nos 1,306 euros. Já o Banco BPI apreciou 0,76% para 0,529 euros e o BCP recuou 1,42% para 0,139 euros. O Banif desceu 0,96% para 0,309 euros.
Hoje é o último dia para que os bancos entreguem ao Banco de Portugal (BdP) os seus planos de reforço dos capitais, sendo admissível que o BCP e Banco BPI recorram à ajuda do Estado para cumprir o requisito de um rácio core tier 1 de 9%.
A descida das acções da banca portuguesa contrasta com a valorização de 1,00% que o conjunto de 49 bancos que integra o índice de referência para a Europa, Stoxx 600, desempenhou. O sector negociou impulsionado pelos planos de reforço de capitais do terceiro maior banco de Itália, que foram divulgados hoje pelo conselho de administração do Monte dei Paschi di Siena.
Entre os bancos portugueses, só o BES deverá escapar a um pedido de ajuda ao Estado, dizem os analistas do UBS. Mas isto à custa dos accionistas que poderão ver a sua participação no banco diluída.
"Na nossa opinião, o BES seria o único banco capaz de evitar ajuda estatal, mas à custa de diluir os seus actuais accionistas mais cedo do que alguns dos seus pares que não teriam outra opção senão usar os 12 mil milhões de euros disponíveis para o programa de capitalização", sublinha a análise do UBS.
Ainda assim, os analistas que recomendam "prudência" no sector bancário em Portugal expressam preferência pelas acções do BES e têm uma recomendação de "comprar" para os seus títulos, enquanto recomendam "vender" as acções do BPI e atribuem uma recomendação de "manter" ao BCP. O UBS não faz a cobertura do Banif.
Nos planos de recapitalização a entregar hoje ao BdP, o BCP e o BPI prevêem o recurso a capitais do Estado, segundo notícia avançada hoje pelo "Diário Económico". O jornal refere que o banco liderado por Carlos Santos Ferreira vai convocar os accionistas para uma assembleia geral extraordinário me Fevereiro, cuja finalidade é discutir esta possibilidade.
O difícil contexto económico em Portugal e a forte quebra nos lucros deverá obrigar os bancos a não distribuírem dividendos em 2012. Coisa que o BCP e o BPI não fizeram nem 2010, nem em 2011 e que o BES também não deverá fazer este ano, segundo os analistas.
BES cai 4,6% no último dia para apresentar planos de recapitalização ao BdP
20 Janeiro 2012 | 17:11
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
A banca portuguesa desceu e contrariou o sector na Europa, naquele que é o último dia para os bancos portugueses apresentarem os seus planos de reforço dos capitais e em que o UBS recomendou "prudência" na banca portuguesa.
Os títulos do BES depreciaram 3,51% para os 1,321 euros e chegaram a perder 4,60% na sessão, altura em que negociaram nos 1,306 euros. Já o Banco BPI apreciou 0,76% para 0,529 euros e o BCP recuou 1,42% para 0,139 euros. O Banif desceu 0,96% para 0,309 euros.
Hoje é o último dia para que os bancos entreguem ao Banco de Portugal (BdP) os seus planos de reforço dos capitais, sendo admissível que o BCP e Banco BPI recorram à ajuda do Estado para cumprir o requisito de um rácio core tier 1 de 9%.
A descida das acções da banca portuguesa contrasta com a valorização de 1,00% que o conjunto de 49 bancos que integra o índice de referência para a Europa, Stoxx 600, desempenhou. O sector negociou impulsionado pelos planos de reforço de capitais do terceiro maior banco de Itália, que foram divulgados hoje pelo conselho de administração do Monte dei Paschi di Siena.
Entre os bancos portugueses, só o BES deverá escapar a um pedido de ajuda ao Estado, dizem os analistas do UBS. Mas isto à custa dos accionistas que poderão ver a sua participação no banco diluída.
"Na nossa opinião, o BES seria o único banco capaz de evitar ajuda estatal, mas à custa de diluir os seus actuais accionistas mais cedo do que alguns dos seus pares que não teriam outra opção senão usar os 12 mil milhões de euros disponíveis para o programa de capitalização", sublinha a análise do UBS.
Ainda assim, os analistas que recomendam "prudência" no sector bancário em Portugal expressam preferência pelas acções do BES e têm uma recomendação de "comprar" para os seus títulos, enquanto recomendam "vender" as acções do BPI e atribuem uma recomendação de "manter" ao BCP. O UBS não faz a cobertura do Banif.
Nos planos de recapitalização a entregar hoje ao BdP, o BCP e o BPI prevêem o recurso a capitais do Estado, segundo notícia avançada hoje pelo "Diário Económico". O jornal refere que o banco liderado por Carlos Santos Ferreira vai convocar os accionistas para uma assembleia geral extraordinário me Fevereiro, cuja finalidade é discutir esta possibilidade.
O difícil contexto económico em Portugal e a forte quebra nos lucros deverá obrigar os bancos a não distribuírem dividendos em 2012. Coisa que o BCP e o BPI não fizeram nem 2010, nem em 2011 e que o BES também não deverá fazer este ano, segundo os analistas.
- Registado: 17/2/2004 1:38
obrigado caro Clinico e todos
Pelo Volume.. parece-me que descansou um pouco.. apanhou uns stops., umas mais valias (às vezes estares quieto)
. e uns em panico.. mas apanhou alguns passageiros que tinham perdido o combóio e ... segue o seu caminho ... rumo ao SOL NASCENTE
abraço
mcarvalho
ps. só espero que não venha ninguém .. MEXER na Linha
e atirar pedregulhos
Pelo Volume.. parece-me que descansou um pouco.. apanhou uns stops., umas mais valias (às vezes estares quieto)

abraço
mcarvalho
ps. só espero que não venha ninguém .. MEXER na Linha
e atirar pedregulhos

Zeb_PT Escreveu:Rags, nos indicadores não existe por aí uma possivel divergencia negativa se esse movimento se verificar que poderá invalidar esse possivel H&S invertido?
Sim é uma hipótese, aquela divergência não é bonita de se ver para quem está longo. Mas também as divergências podem-se arrastar durante n tempo, ou simplesmente esfumarem-se se a cotação continuar a subir com força.
Enquanto continuar a transaccionar acima da LTd mantenho a posição longa.
Cumprimentos
Rags
Rags
Rags, nos indicadores não existe por aí uma possivel divergencia negativa se esse movimento se verificar que poderá invalidar esse possivel H&S invertido?
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
silva74 Escreveu:Viva e esse reteste seria feito a que valores 1.27-1.3?
Eu diria que a +-1,25/1,24€...
Atenção que este é o cenário bullish para dar continuidade ao H&S, mas num eventual cenário mais negativo (para os longos claro) a quebra em baixa da LTaCp e a cotação voltar a negociar abaixo da LTd provavelmente invalidaria o ainda "possível" H&S.
Temos de olhar sempre para os dois lados, bull e bear e claro stops no sitio (os meus continuam na entrada,por enquanto).
Abraço e Bons negócios
Gráfico de 4H:
PS: não tracei as linhas mas podemos observar neste gráfico,assim como no horário, divergências negativas entre o preço (últimos dois máximos relativos) e os indicadores.
- Anexos
-
- Bes--------------------------.png (53.46 KiB) Visualizado 5261 vezes
Cumprimentos
Rags
Rags
silva74 Escreveu:Rags Escreveu:Clinico Escreveu:Penso que não há muito a comentar pois o que tem sido dito sobre a H&S invertido continua válido .
O encerramento em máximos da sessão e com bom volume augura bom presságio para a continuação das subidas amanha, último dia da semana.
Esta é daquelas situações em que é deixar correr os lucros.
Lembro que estatisticamente, os anos em que Janeiro é um mês positivo para as bolsas, o resto do ano tambem é.
Parece que estamos no bom caminho.
Abraços
Amigo Clinico de facto olhando para o dia de ontem deixava a ideia que hoje as subidas eram para continuar, fecho em máximos da sessão e com volume razoável.
Assim se sucedeu mas só na primeira hora de negociação.
Mas ainda ontem se olhássemos para o gráfico horário via-se em formação divergências negativas a anteverem um pullback. E também a cotação chegou a uma zona de resistência importante.
Posto isto, não me admirava, que brevemente a cotação fosse fazer um normal reteste à LTd que foi quebrada em alta. Sem que isto ponha em causa a continuação da formação do H&S. A acontecer este cenário, temos também uma LTa de curtíssimo prazo que poderá também aguentar a cotação.
Vamos acompanhando:wink:
Fica gráfico diário:
Viva e esse reteste seria feito a que valores 1.27-1.3?
Se fosse hoje seria á volta dos 1.27 mas pode se noutro dia, é ir acompanhando
- Registado: 28/7/2006 15:24
Rags Escreveu:Clinico Escreveu:Penso que não há muito a comentar pois o que tem sido dito sobre a H&S invertido continua válido .
O encerramento em máximos da sessão e com bom volume augura bom presságio para a continuação das subidas amanha, último dia da semana.
Lembro que estatisticamente, os anos em que Janeiro é um mês positivo para as bolsas, o resto do ano tambem é.
Abraços
Amigo Clinico de facto olhando para o dia de ontem deixava a ideia que hoje as subidas eram para continuar, fecho em máximos da sessão e com volume razoável.
Mas ainda ontem se olhássemos para o gráfico horário via-se em formação divergências negativas a anteverem um pullback. E também a cotação chegou a uma zona de resistência importante.
Posto isto, não me admirava, que brevemente a cotação fosse fazer um normal reteste à LTd que foi quebrada em alta. Sem que isto ponha em causa a continuação da formação do H&S. A acontecer este cenário, temos também uma LTa de curtíssimo prazo que poderá também aguentar a cotação.
Fica gráfico diário:
Viva e esse reteste seria feito a que valores 1.27-1.3?
- Registado: 10/5/2010 10:54
Clinico Escreveu:Penso que não há muito a comentar pois o que tem sido dito sobre a H&S invertido continua válido .
Abraços
Fica gráfico diário:
- Anexos
-
- Bes 20-01-2012.png (68.88 KiB) Visualizado 5483 vezes
Cumprimentos
Rags
Rags
BES
Penso que não há muito a comentar pois o que tem sido dito sobre a H&S invertido continua válido .
Abraços
Clinico
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
rfm73 Escreveu:rfm73 Escreveu:Quebra da LtdMp e fecho acima da MME50. os 1,318 estão difíceis de bater... pode ser que seja já amanhã... e depois um máximo relativo superior![]()
![]()
a subir 4%!! os 1,318 já foram ultrapassados... falta agora um máximo relativo superior...vamos esperar pelo fecho a sessão
Fecho no máximo da sessão...gráfico:
- Anexos
-
- img_47ae4c06416b4c505bdbf5da2e0deab408680d7a6ea00618d05f1c716a0d213a.gif (21.98 KiB) Visualizado 6052 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
- Registado: 17/5/2011 18:41
http://aeiou.visao.pt/ano-novo-chines-c ... es=f643206
bem .. se cada chinês comprar uma acção?!
vamos lá ver como fecha
bem .. se cada chinês comprar uma acção?!

vamos lá ver como fecha
rfm73 Escreveu:Quebra da LtdMp e fecho acima da MME50. os 1,318 estão difíceis de bater... pode ser que seja já amanhã... e depois um máximo relativo superior![]()
![]()
a subir 4%!! os 1,318 já foram ultrapassados... falta agora um máximo relativo superior...vamos esperar pelo fecho a sessão

Editado pela última vez por Visitante em 19/1/2012 18:00, num total de 3 vezes.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
rfm73 Escreveu:Quebra da LtdMp e fecho acima da MME50. os 1,318 estão difíceis de bater... pode ser que seja já amanhã... e depois um máximo relativo superior
Finalmente fechou acima da LTd, um bom sinal. Pese embora com um volume que não foi nada de especial, o que me leva a esperar pela confirmação no dia de amanhã.
Mas tendo em conta que o PSI fechou a perder 0,84%, o BES teve e tem tido um comportamento positivo nas ultimas sessões.
Os indicadores, no time frame diário, continuam com bastante espaço para subirem, e a indicarem a continuação da tendência bullish.
Cumprimentos
Rags
Rags
Quebra da LtdMp e fecho acima da MME50. os 1,318 estão difíceis de bater... pode ser que seja já amanhã... e depois um máximo relativo superior

- Anexos
-
- img_9d073913102ad4e5e27bef02aaffd7025acd7dd570e6d84a7b7a4d3d27d23257.gif (22.27 KiB) Visualizado 6823 vezes
marcoj Escreveu:Pois, tb tenho o meu stop á volta desses valores (1,121 - valor de entrada ) mas tava a pensar que se calhar está muito baixo pois se for atingido lá se vão os 15% de ganho ( á cotação atual).
Pensei isso porque julgo ser possivél uma correção nos mercados e o Psi vai junto.
Os mercados corrigirem é uma hipótese, S&P500 e Dax por exemplo encontram-se perante resistências importantes e com divergências negativas. Mas também pode consolidar as subidas durante dias, ou pode continuar a subir. A verdade é que não sabemos.
No passado já vendi títulos de determinadas acções precisamente porque pensava que os mercados iam corrigir, e a verdade é que nem sempre isso aconteceu, e perdi oportunidades de desenvolver os lucros.
Acredito no desenvolvimento do H&S, e por isso mantenho o stop na entrada, mas se estivesse com receio de correcções mais violentas ou precisasse do dinheiro apertava o stop e protegia os lucros.
Para rematar e olhando para os gráficos e indicadores do BES ainda não existem razões para alarme:wink:
Cumprimentos
Rags
Rags
Rags Escreveu:Rags Escreveu:Mas para o ombro direito se continuar a desenvolver a cotação precisa passar aquela LTd.
Um fecho acima da mesma era bonito de se ver
Vamos ver se é hoje
marcoj Escreveu:Actualmente em que zona é que têm os stops .
O meu está por enquanto na entrada (1,115€) para pôr em prática uma regra que utilizo quase sempre "não deixes um ganho tornar-se num prejuízo".
Mas se tivesse entrado mais acima provavelmente punha o stop abaixo da LTa de curtíssimo prazo.
Pois, tb tenho o meu stop á volta desses valores (1,121 - valor de entrada ) mas tava a pensar que se calhar está muito baixo pois se for atingido lá se vão os 15% de ganho ( á cotação atual).
Pensei isso porque julgo ser possivél uma correção nos mercados e o Psi vai junto.
- Registado: 28/7/2006 15:24
Rags Escreveu:Mas para o ombro direito se continuar a desenvolver a cotação precisa passar aquela LTd.
Um fecho acima da mesma era bonito de se ver
Vamos ver se é hoje

marcoj Escreveu:Actualmente em que zona é que têm os stops .
O meu está por enquanto na entrada (1,115€) para pôr em prática uma regra que utilizo quase sempre "não deixes um ganho tornar-se num prejuízo".
Mas se tivesse entrado mais acima provavelmente punha ou activava o stop abaixo da LTa de curtíssimo prazo.
- Anexos
-
- Bes 18-01-2012.png (59.26 KiB) Visualizado 3623 vezes
Cumprimentos
Rags
Rags
BES
O leilão correu bem e o BES continua a seguir a sua AT, não havendo mais nada a acrescentar ao que foi dito.
Tambem, estou dentro com a grande maioria da carteira, deixando apenas de fora uma pequena liquidez para brincar com o DAX (agora estou de fora)
Abraços
Clinico
Tambem, estou dentro com a grande maioria da carteira, deixando apenas de fora uma pequena liquidez para brincar com o DAX (agora estou de fora)
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
É pena....
é o Banco ESFG, que pertençe ao bes, nem sinal dar depois daquela queda enorme dos 12.00€ até aos 5.00€.
Nem ata nem desata.
Estou dentro.
Abraços
Nem ata nem desata.
Estou dentro.
Abraços
rfm73 Escreveu:rfm73 Escreveu:De facto falta ultrapassar essa LTdMp e a MME50 = 1,295. continuo Longo no BES.
Neste momento já está acima destas duas importantes barreiras... e a subir 3,5%!!![]()
![]()
- Registado: 29/11/2007 12:24
rfm73 Escreveu:De facto falta ultrapassar essa LTdMp e a MME50 = 1,295. continuo Longo no BES.
Neste momento já está acima destas duas importantes barreiras... e a subir 3,5%!!

Quem está ligado: