Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 15/1/2012 2:13

Sr_SNiper Escreveu:E as Obrigações da Brisa, maturidade 2013, Yield de 12%

parecem-me que quem investe neste tipo de activo devia te-las em conta...
Isso de Yields de 40% faz-me lembrar as da Grécia de 120%, ora 120% de zero é zero...

Para mim eram as mais fortes candidatas se fosse investir hoje em obrigações.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Sr_SNiper » 14/1/2012 20:30

VirtuaGod Escreveu:

Isso de Yields de 40% faz-me lembrar as da Grécia de 120%, ora 120% de zero é zero...

Múltiplos de 50k? ou 1k?

Achas que tenho 50 mil cacaus para investir? Eu gostava... mas nao tenho... multilos de mil cacaus...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por VirtuaGod » 14/1/2012 14:23

Múltiplos de 50k? ou 1k?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Sr_SNiper » 14/1/2012 3:06

E as Obrigações da Brisa, maturidade 2013, Yield de 12%

por fooman » 13/1/2012 17:44

fjp1977 Escreveu:
E não receias um haircut semelhante ao da Grécia?

Abraço

Não querendo entrar em grandes especulações, digo-te que a máquina fiscal portuguesa nada tem que ver com a Grega, assim como a própria mentalidade (tirando alguns atrasados mentais que infelizmente têm tempo de antena), o que quer dizer que as nossas obrigações são para cumprir.

Desde o dia 1 que a Grécia nunca teve intenção de cumprir a parte do seu acordo e o reflexo disso está à vista de todos: vão fechar o ano com sensivelmente o mesmo défice (em %) de 2010. Não se esforçam nem querem saber, fogem quanto podem aos impostos porque não têm uma máquina fiscal eficiente (tipo nós nos anos 90), and so on and so on...

Registado: 29/11/2007 3:26

por zekinha1 » 13/1/2012 17:36

fooman Escreveu:
zekinha1 Escreveu:Como posso saber o valor nominal? Ou a compra é efectuada através de valor?

Ora deixa cá ver se consigo responder a isto com uma certa lógica...

As obrigações têm um determinado valor nominal. Normalmente associado ao valor nominal há um cupão (que pode ser zero).

Portanto, valor nominal + cupão = valor (no sentido lato) de uma obrigação

As obrigações são emitidas tendo em conta vários factores, que não interessa neste momento enumerar. Quando se prepara aquilo que se chama a "emissão primária", tenta definir-se um cupão que seja adequado à emissão, isto é, que tenha em conta as condicionantes todas do mercado.

À medida que o tempo passa, as condições de mercado variam, o que fará variar o cupão - ou rendimento - que determinada obrigação deveria pagar. Estas condições são reflectidas no preço da obrigação através de uma percentagem. A isso chamamos "cash price" ou seja, é basicamente o preço de mercado.

Exemplo: Empresa X emite obrigação, com maturidade a 1 ano, com um cupão de 5%. Os 5% reflectem o prémio que os investidores estão dispostos a receber por emprestar dinheiro à Empresa X.
Essa obrigação vai ser emitida a 100% do seu valor nominal. Ou seja, cash price = valor nominal.

O tempo passa, e com ele as condições económicas alteram-se. Se hoje a Empresa X quisesse emitir obrigações teria que pagar 6% aos seus investidores, pois essa era a taxa a que eles estariam dispostos a emprestar o seu dinheiro.

Esta alteração tem que ter reflexo no preço da obrigação. Como o cupão foi emitido a 5%, então a obrigação terá que compensar o restante no seu preço.

Ou seja, o preço da obrigação terá que baixar de 100% para 99% (cálculo simplificado) para que o investidor receba 6% no final.

Imagina que a maturidade era de 3 anos, em vez de 1. Então o preço da obrigação teria que sofrer uma redução de 3% (para 97%), para pagar 1% a mais por ano a somar ao cupão de 5% e fazer 6% ao ano.

Logo, o seu "cash price" seria 97% do seu valor nominal.

E isto acontece todos os dias, a toda a hora. A pergunta que é colocada sempre é "que taxa é que o investidor está disposto a receber para emprestar dinheiro à Empresa X (ou ao governo X)?"

Regra geral, é assim que a coisa funciona.

Nota: Os cálculos apresentados são muito simplificados, é só para dar uma ideia geral como as coisas funcionam!

Muito Obrigado :wink:

Ficou tudo entendido.

Fiquei na duvida quando vi a folha em excel do AutoMech e tinha lá para por as quantidades e valor nominal.

O volume então que aparece no site da euronext é em termos de valor (€) nominal, depois podemos é pagar mais ou menos para ter esse valor.

Registado: 19/10/2010 13:30

por fjp1977 » 13/1/2012 16:45

fooman Escreveu:
zekinha1 Escreveu:Como posso saber o valor nominal? Ou a compra é efectuada através de valor?

As obrigações têm um determinado valor nominal. Normalmente associado ao valor nominal há um cupão (que pode ser zero).

As obrigações são emitidas tendo em conta vários factores, que não interessa neste momento enumerar. Quando se prepara aquilo que se chama a "emissão primária", tenta definir-se um cupão que seja adequado à emissão, isto é, que tenha em conta as condicionantes todas do mercado.

À medida que o tempo passa, as condições de mercado variam, o que fará variar o cupão - ou rendimento - que determinada obrigação deveria pagar. Estas condições são reflectidas no preço da obrigação através de uma percentagem. A isso chamamos "cash price" ou seja, é basicamente o preço de mercado.

Exemplo: Empresa X emite obrigação, com maturidade a 1 ano, com um cupão de 5%. Os 5% reflectem o prémio que os investidores estão dispostos a receber por emprestar dinheiro à Empresa X.
Essa obrigação vai ser emitida a 100% do seu valor nominal. Ou seja, cash price = valor nominal.

O tempo passa, e com ele as condições económicas alteram-se. Se hoje a Empresa X quisesse emitir obrigações teria que pagar 6% aos seus investidores, pois essa era a taxa a que eles estariam dispostos a emprestar o seu dinheiro.

Esta alteração tem que ter reflexo no preço da obrigação. Como o cupão foi emitido a 5%, então a obrigação terá que compensar o restante no seu preço.

Ou seja, o preço da obrigação terá que baixar de 100% para 99% (cálculo simplificado) para que o investidor receba 6% no final.

Imagina que a maturidade era de 3 anos, em vez de 1. Então o preço da obrigação teria que sofrer uma redução de 3% (para 97%), para pagar 1% a mais por ano a somar ao cupão de 5% e fazer 6% ao ano.

E isto acontece todos os dias, a toda a hora. A pergunta que é colocada sempre é "que taxa é que o investidor está disposto a receber para emprestar dinheiro à Empresa X (ou ao governo X)?"

Nota: Os cálculos apresentados são muito simplificados, é só para dar uma ideia geral como as coisas funcionam!

E não receias um haircut semelhante ao da Grécia?

Abraço

Registado: 8/1/2010 12:53

por zekinha1 » 13/1/2012 16:41

fooman Escreveu:
zekinha1 Escreveu:Pois isso também já não sei :roll:

Era uma questão de dar a ordem e esperar a ver se alguém as vende :mrgreen:

Quando falas em rendimento estás a falar no cupão sobre o valor nominal ou o rendimento global incluindo o preço de compra?

Como posso saber o valor nominal? Ou a compra é efectuada através de valor?

Rendimento estou a falar de yield, ou seja, a soma do cupão com a diferença entre o preço de compra e de resgate.

Desculpa mas não percebo a tua segunda pergunta, podes tentar colocar isso por outros termos para ver se eu te consigo ajudar?

Ok. Então a yield do BES deveria ser superior á da divida soberana, certo era isso que julgava.

Quando se dá a ordem de compra é em valor (€) ou em numero de obrigações?
É que se for em numero tenho que saber qual o valor nominal de cada uma para dar a ordem.

por fooman » 13/1/2012 16:34

por VirtuaGod » 13/1/2012 16:13

fooman Escreveu:Desculpa mas não percebo a tua segunda pergunta, podes tentar colocar isso por outros termos para ver se eu te consigo ajudar?

Deve-se estar a referir ao preço das obrigações. Tipo 90% ou 80% (como as obrigações portuguesas estão todas a desconto) :twisted:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por fooman » 13/1/2012 16:10

zekinha1 Escreveu:Pois isso também já não sei :roll:

Quando falas em rendimento estás a falar no cupão sobre o valor nominal ou o rendimento global incluindo o preço de compra?

Rendimento estou a falar de yield, ou seja, a soma do cupão com a diferença entre o preço de compra e de resgate.

Desculpa mas não percebo a tua segunda pergunta, podes tentar colocar isso por outros termos para ver se eu te consigo ajudar?

por zekinha1 » 13/1/2012 15:53

Pois isso também já não sei :roll:

por fooman » 13/1/2012 15:37

zekinha1 Escreveu:Obrigado pela explicação. Como não sei bem o que é fico sempre na duvida.

Neste momento essas obrigações penso que rendem mais que a divida soberana, por isso vai de encontro a essa regra. Ou estas a falar no cupão em relação ao valor nominal?
Claro que se rendesse o mesmo o BES e a divida soberana optaria pela divida soberana.

Só me chamou mais a atenção também por ter sido negociado e ter o valor da ultima compra.

Embora haja sempre o risco de incumprimento durante este ano (a não ser que isto dê uma volta muito grande mesmo) por parte do BES. As instituições europeias e o próprio estado apoiariam sempre.

Edit: Já agora, como se sabe o valor nominal?

Sim, pacífico.

A pergunta agora é, consegues comprar essas obrigações? Tenho as minhas duvidas...

Quanto à questão da divida soberana, estava apenas a dizer que na generalidade é o que acontece. A malta vai do risk-free para os activos com risco. Quando um activo com baixo risco paga mais que um activo com risco, é de caras. Nesta questão do BES nem sequer fiz contas!

por zekinha1 » 13/1/2012 15:32

Obrigado pela explicação. Como não sei bem o que é fico sempre na duvida.

Neste momento essas obrigações penso que rendem mais que a divida soberana, por isso vai de encontro a essa regra. Ou estas a falar no cupão em relação ao valor nominal?
Claro que se rendesse o mesmo o BES e a divida soberana optaria pela divida soberana.

Só me chamou mais a atenção também por ter sido negociado e ter o valor da ultima compra.

Embora haja sempre o risco de incumprimento durante este ano (a não ser que isto dê uma volta muito grande mesmo) por parte do BES. As instituições europeias e o próprio estado apoiariam sempre.

Edit: Já agora, como se sabe o valor nominal?

por fooman » 13/1/2012 12:50

zekinha1 Escreveu:Boas,

Estive a ler uma boa quantidade de paginas e achei interessante isto das obrigações.

Aproveito também para agradecer ao AutoMech pela folha em excel.

Com as noticias que tem saído fico sempre com o pé atrás com as obrigações daí preferir com uma maturidade baixa (< 1 ano).

Na minha pesquisa levou-me a estas obrigações do BES.

http://www.euronext.com/trader/summariz ... ectedMep=5

Muitas delas não apresentam o ultimo preço de venda, se calhar devido ao facto de terem pouca liquidez, mas impossibilita ter uma ideia dos preços de mercado.

A minha questão era se estas obrigações apresentam algum "truque" :mrgreen: :?:

Li que o Bes emitiu obrigações perpetuas e não me queria meter em nada muito "complicado".
No tipo de obrigação diz: Bonds - Double call auction.

double call auction significa que há duas chamadas por dia na Euronext Lisbon, para se efectuarem os negócios. É o chamado "mercado por chamada".

Repare que esta obrigação nem sequer está disponível na Bloomberg, e tendo em conta o tamanho da emissão (4 milhões €) presumo que seja um produto qualquer para transaccionar ao balcão ou coisa do género.

Há uma regra de ouro nas obrigações (que é aplicada pela larga maioria dos gestores de activos): Não se compra nada que pague abaixo da dívida soberana, a não ser que seja uma obrigatoriedade do mandato de execução. Posto isto, acho que o investimento em dívida pública, neste momento, é o mais adequado. A não ser que se invista numa empresa que seja nacional mas cujo grosso do seu negócio não seja em Portugal.

Isto é tudo um pouco complicado, mas se eventualmente Portugal vier a ter um problema e não conseguir pagar as suas obrigações, todas as empresas do país vão sofrer e muito com isso. O declínio económico vai ser tão acentuado que estas empresas vão, pura e simplesmente, deixar de ter cash-flow para poder acompanhar o serviço da sua dívida.

É assim que eu vejo as coisas!

Disclaimer: detenho uma posição nas OTs 6.4 2016, compradas há 1 mês.

por zekinha1 » 13/1/2012 12:26

Boas,

Estive a ler uma boa quantidade de paginas e achei interessante isto das obrigações.

Aproveito também para agradecer ao AutoMech pela folha em excel.

Com as noticias que tem saído fico sempre com o pé atrás com as obrigações daí preferir com uma maturidade baixa (< 1 ano).

Na minha pesquisa levou-me a estas obrigações do BES.

http://www.euronext.com/trader/summariz ... ectedMep=5

Muitas delas não apresentam o ultimo preço de venda, se calhar devido ao facto de terem pouca liquidez, mas impossibilita ter uma ideia dos preços de mercado.

A minha questão era se estas obrigações apresentam algum "truque" :mrgreen: :?:

Li que o Bes emitiu obrigações perpetuas e não me queria meter em nada muito "complicado".
No tipo de obrigação diz: Bonds - Double call auction.

por fooman » 13/1/2012 10:05

AutoMech Escreveu:
fooman Escreveu:Para os amantes de obrigações portuguesas:

REFER 4 03/16/2015
ISIN XS0214446188
Preço: +- 40.00
Yield: +- 41%...

É preciso é 50k para entrar, que a este preço dá qq coisa como 22.000€...

Abraços

41% é brutal. Será que o estado deixa mesmo cair isto ? :roll:

O que é que tu achas?

Prospecto aqui:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd9110.pdf

Página 32!!

por Sr_SNiper » 12/1/2012 19:10

fcpfc Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
joaoventura Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
joaoventura Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Já emprestei ao estado a pagar 10%, ja emprestei à EDP a pagar 9,5%... sou o unico a financiar a economia nacional? O meu problema é que nao me quero expôr mais a Portugal... se bem que as OT´s vencem daqui a 6 meses e o risco começa a diminuir...

Pergunta de ignorante: como se consegue comprar obrigações do tesouro?

1º abrir conta
2º meter guito na conta
3º ligar para a sala
4º dar ordem de compra da OT pretendida indicando o valor em percentagem e nunca ao melhor

Olá Sniper e restantes, obrigado pela info!

Já sou cliente da GoBulling. Significa neste caso que para comprar OT Português é possível apenas via telefonica para a corretora, correcto?

Já agora, o que realmente estou a comprar? Isto é, se telefonar hoje a pedir preços para comprar OT, estou realmente a comprar OT ou um "produto derivado" das OT? É que os leilões públicos de oferta já passaram..
A ideia que tenho é que funciona como as acções. Existem as OPAs, OPVs, etc, e depois o mercado secundário que transacciona "pequenas" parcelas das acções iniciais. É um sistema semelhante mas com um produto chamado OT?

Obrigado! :)

Então tens que por o guito na conta WEB.
Ligas e pedes a cotação das OT´s Portuguesas com maturidade de 2012 eles vão ver e dizem que estão a cotar a 98% então tudizes o seguinte:
" Quero dar ordem de compra das OTs a 90% para um valor nominal de 10.000EUR" Eles vão novamente á sala e confirmam a transação, pelos 10.000EUR pagas-te 9.000EUR mais juros corridos mais 0,2% de comissão e recebeste o irs do tipo a quem compras-te.
Sim, compras realmente OT´s não é nenhum derivado

Antes de mais peço desculpa por estar a entrometer, mas no exemplo que dás dizem que estao a cotar a 98% e dás uma ordem de compra a 90% ? De referir que sou um leigo em obrigações.

Tens toda a razão, enganei.me, onde se vê 98 deve ler-se 90.
Desculpa

por LUISSM3 » 12/1/2012 18:45

Já agora, que literatura aconselham para entender melhor o mundo das obrigações?
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por LUISSM3 » 12/1/2012 18:44

Realmente meus amigos... a ganância e o medo são os verdadeiros obstáculos de um investidor, mas Yield: +- 41% da REFER... ai ai ai

Eu não sou lá muito entendido em Obrigações e vinha pedir opinião para estas que me foram sugeridas pelo BES hoje.

http://www.bourse.lu/application?_flowI ... ypeVal=OBL

Mas depois de ver essa Yield de 41% :shock:

Nem sei.
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por fcpfcp » 12/1/2012 18:43

Sr_SNiper Escreveu:
joaoventura Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
joaoventura Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Já emprestei ao estado a pagar 10%, ja emprestei à EDP a pagar 9,5%... sou o unico a financiar a economia nacional? O meu problema é que nao me quero expôr mais a Portugal... se bem que as OT´s vencem daqui a 6 meses e o risco começa a diminuir...

1º abrir conta
2º meter guito na conta
3º ligar para a sala
4º dar ordem de compra da OT pretendida indicando o valor em percentagem e nunca ao melhor

Já sou cliente da GoBulling. Significa neste caso que para comprar OT Português é possível apenas via telefonica para a corretora, correcto?

Já agora, o que realmente estou a comprar? Isto é, se telefonar hoje a pedir preços para comprar OT, estou realmente a comprar OT ou um "produto derivado" das OT? É que os leilões públicos de oferta já passaram..
A ideia que tenho é que funciona como as acções. Existem as OPAs, OPVs, etc, e depois o mercado secundário que transacciona "pequenas" parcelas das acções iniciais. É um sistema semelhante mas com um produto chamado OT?

Ligas e pedes a cotação das OT´s Portuguesas com maturidade de 2012 eles vão ver e dizem que estão a cotar a 98% então tudizes o seguinte:
" Quero dar ordem de compra das OTs a 90% para um valor nominal de 10.000EUR" Eles vão novamente á sala e confirmam a transação, pelos 10.000EUR pagas-te 9.000EUR mais juros corridos mais 0,2% de comissão e recebeste o irs do tipo a quem compras-te.

Antes de mais peço desculpa por estar a entrometer, mas no exemplo que dás dizem que estao a cotar a 98% e dás uma ordem de compra a 90% ? De referir que sou um leigo em obrigações.

Registado: 27/9/2011 10:22

por Sr_SNiper » 12/1/2012 18:24

joaoventura Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
joaoventura Escreveu:

1º abrir conta
2º meter guito na conta
3º ligar para a sala

por AFH » 12/1/2012 17:59

Ninguém arranja um documento em Excel com os cálculos das obrigações (lembro-me que já vi num post mas não o encontro)?

Registado: 8/8/2011 22:25

por Automech » 12/1/2012 15:51

fooman Escreveu:Para os amantes de obrigações portuguesas:

REFER 4 03/16/2015
ISIN XS0214446188
Preço: +- 40.00
Yield: +- 41%...

É preciso é 50k para entrar, que a este preço dá qq coisa como 22.000€...

Abraços

41% é brutal. Será que o estado deixa mesmo cair isto ? :roll:

por Automech » 12/1/2012 15:50

joaoventura Escreveu:Já sou cliente da GoBulling. Significa neste caso que para comprar OT Português é possível apenas via telefonica para a corretora, correcto?

Desde que tenhas fundos, sim, basta contactá-los por telefone e dizeres que OTs é que queres comprar. Em principio basta dizeres a maturidade da OT (Jun-11, etc.) ou o ISIN (que podes consular na secção Search by criteria, escolhendo Govenment + Portugal em http://www.euronext.com/trader/pricesli ... 19-EN.html ).

Eles dão-te o bid-ask por telefone e podes decidir comprar ao melhor, comprar logo com preço limite ou deixar uma ordem a um preço mais atractivo.

joaoventura Escreveu:Já agora, o que realmente estou a comprar? Isto é, se telefonar hoje a pedir preços para comprar OT, estou realmente a comprar OT ou um "produto derivado" das OT? É que os leilões públicos de oferta já passaram..

No caso das OT o que estás a comprar são mesmo obrigações do tesouro Português que alguém comprou na emissão ou em bolsa e que agora decidiu vender. tal e qual como as acções.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], fatura.pt, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, m-m, malakas, Manchini888, MR32, Musus, niceboy, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, silva_39 e 160 visitantes