Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os varios niveis de IVA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 17/5/2012 15:48

PT_Trader Escreveu:Não esquecer que este sector já há muito que está em queda, desde que se começou a levar as merendas para o local de trabalho, etc.

Tocaste, quanto a mim, no ponto principal. Isto é um trend recente que tirou muita gente dos restaurantes, juntamente com a crise que fez reduzir os jantares (hoje em dia é frequente ver em Lisboa restaurantes com meia casa ao fim de semana, quando antigamente estavam cheios, isto apesar de terem mantido os preços). O IVA quanto muito veio adicionar uns pozinhos, mas não é a principal razão para o descalabro do sector. E na fronteira, claro, a crise espanhola.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pastel » 17/5/2012 15:45

PT_Trader Escreveu:Estão muito enganados meus caros, muitos mesmo :oh:

Mas não vale a pena estarmos aqui a debater, porque não vai levar a lado nenhum. Daqui a uns meses voltamos a falar, quando virmos o fecho de estabelecimentos e o desemprego que irá acontecer à custa desta medida...

Obviamente que se já não estava fácil, pior ficou, seja por via de margens menores (suportando as firmas o aumento do iva), seja por quebras de facturação via aumento dos preços (suportando os clientes o aumento do iva)
Ninguém contesta isso!

O que contesto, é como é uma firma destas tem viabilidade??
Madofi Escreveu:Colega, vou-lhe fazer aqui umas contas rápidas de merceeiro, para ter noção da realidade.

Um pequeno café que tenha apenas 2 empregados:
Despesas
Ordenados (500,00X2)=1.000,00
Segurança social: 1.000,00 x 23,75%=237.50
Renda 500,00
Total das despesas: (1.000,00+237,50+500,00)=1.737,50
Supondo que trabalha 30 dias por mês (não tens folgas): 1.737,50/30=57,92-custo diário

Se facturar 200,00/dia que não é para todos e com uma margem global de 30%, temos:
200,00x30%=60,00
Resultado diário (60,00-57,92)=2,08
Agora veja as despesas que faltam, água, luz, licenças, contabilista, etc, como conseguem pagar o iva a 23%, só em filme.

Será que Portugal tem capacidade para ter as dezenas de milhar de cafés que têm? Ou necessidade sequer?

E como é que a maior parte dos nosso empresários não sabe como funciona o IVA??

E finalmente, acho que o aumento de IVA nesta área é altamente contraproducente, e que irá trazer mais desvantagens (quebra de receita efectiva, desemprego e respectivos subsídios, etc.) do que vantagens (aumento de receita)

E que irá aumentar a vantagem desleal que as empresas não cumpridoras têm sobre as demais.

enfim, pareceu-me uma medida de teimosia..

Registado: 29/11/2007 11:30

por PT_Trader » 17/5/2012 15:39

AutoMech Escreveu:Pode ser coincidência dos sitios que frequento, mas o primeiro papel que me vem para as mãos é sempre algo tipo consulta de mesa ou assim. Só passam factura quando peço.

É por isso que digo que se alguém declara 10% ou 20% do que recebe, a subida do IVA apenas tem impacto nesses 10% ou 20%. É um impacto marginal na maioria dos estabelecimentos, a não ser naqueles que estão à pele em termos de margem.

O maior problema está no menor número de clientes e não no IVA. E isso tem que ver com a crise. Eles estão é a querer associar o menor número de clientes com o IVA, o que é falso e uma tremenda desonestidade intelectual sabendo que a maioria das pessoas ouve na TV e limita-se a repetir.

A sério, acredita mesmo que essa tua visão não é assim tão linear. Há muito mais de 10 ou 20% que têm de pagar IVA. Como já disse, hoje em dias todos os estabelecimentos têm que ter software certificado. Eu almoço todos os dias fora, em Lisboa, e em todos os sítios nos dão o talão. Podes estar a falar das tascas que há na aldeia, mas olha que a realidade é bem diferente.

Uma medida positiva, era mesmo aquela que estava previsto para o IRS, na qual se podia deduzir um determinado valor gasto em refeições. Só a custa disso, tenho umas 2 colegas que pedem sempre factura.

E até te digo mais, seguindo a tua teoria desses 10/20% de pagantes, o aumento de IVA iria contribuir para a diminuição dos tais pagantes.

Não esquecer que este sector já há muito que está em queda, desde que se começou a levar as merendas para o local de trabalho, etc.

Registado: 20/6/2011 21:48

por PT_Trader » 17/5/2012 15:33

otangas Escreveu:
Pastel Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Esta do IVA na restauração é masi uma prova do País onde vivemos. Se o dinheiro NUNCA foi dos restaurantes porque o gastaram? Alias, se eles nem o declaram pq o vão pagar? Grande treta. Podem se queixar de muita coisa , agora do IVA. :wink:

Nem mais Lion. É conversa para encher chouriço que a nossa comunicação social tanto gosta.

Concordo a 200%!

Eu trabalho ao lado de uma pastelaria, cujo dono tem, além desta, mais umas 20.
Todos os dias o homem chora que paga mais IVA, todos os dias penso, como é que alguém que consegue ter 20 pastelarias, não sabe que o IVA não se paga, entrega-se..

Concordo a 300%!

Aqui ao pé de mim havia um café/restaurante que costumava servir almoços a 5,5€. No início de 2012 meteram uns placards a anunciar que o preço era de 5,75€, com IVA incluido. Como costumo pedir sempre factura, sei bem que 95% do que vendem não é registado. É só contas feitas em guardanapos e se pedir facturas, lá vão eles ao fundo da gaveta buscar o livro para me poderem dar um papelinho. E houve uma vez que ainda tiveram a lata de me dizerem que não passam factura se não lhe der o nº contribuinte.

Tirando os restaurantes de maior dimensão, este aumento de IVA é completamente indiferente para a restauração. Só não acredito que ganhem mais dinheiro em 2012 porque imagino que haja menos pessoas a comer fora. Se não fosse isso, o "aumento do IVA" ia direitinho para os bolsos dos donos dos restaurantes.

Estão muito enganados meus caros, muitos mesmo :oh:

Mas não vale a pena estarmos aqui a debater, porque não vai levar a lado nenhum. Daqui a uns meses voltamos a falar, quando virmos o fecho de estabelecimentos e o desemprego que irá acontecer à custa desta medida...

por Automech » 17/5/2012 15:32

Pode ser coincidência dos sitios que frequento, mas o primeiro papel que me vem para as mãos é sempre algo tipo consulta de mesa ou assim. Só passam factura quando peço.

É por isso que digo que se alguém declara 10% ou 20% do que recebe, a subida do IVA apenas tem impacto nesses 10% ou 20%. É um impacto marginal na maioria dos estabelecimentos, a não ser naqueles que estão à pele em termos de margem.

O maior problema está no menor número de clientes e não no IVA. E isso tem que ver com a crise. Eles estão é a querer associar o menor número de clientes com o IVA, o que é falso e uma tremenda desonestidade intelectual sabendo que a maioria das pessoas ouve na TV e limita-se a repetir.

por otangas » 17/5/2012 15:30

Pastel Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Esta do IVA na restauração é masi uma prova do País onde vivemos. Se o dinheiro NUNCA foi dos restaurantes porque o gastaram? Alias, se eles nem o declaram pq o vão pagar? Grande treta. Podem se queixar de muita coisa , agora do IVA. :wink:

Nem mais Lion. É conversa para encher chouriço que a nossa comunicação social tanto gosta.

Concordo a 200%!

Todos os dias o homem chora que paga mais IVA, todos os dias penso, como é que alguém que consegue ter 20 pastelarias, não sabe que o IVA não se paga, entrega-se..

Concordo a 300%!

Aqui ao pé de mim havia um café/restaurante que costumava servir almoços a 5,5€. No início de 2012 meteram uns placards a anunciar que o preço era de 5,75€, com IVA incluido. Como costumo pedir sempre factura, sei bem que 95% do que vendem não é registado. É só contas feitas em guardanapos e se pedir facturas, lá vão eles ao fundo da gaveta buscar o livro para me poderem dar um papelinho. E houve uma vez que ainda tiveram a lata de me dizerem que não passam factura se não lhe der o nº contribuinte.

Tirando os restaurantes de maior dimensão, este aumento de IVA é completamente indiferente para a restauração. Só não acredito que ganhem mais dinheiro em 2012 porque imagino que haja menos pessoas a comer fora. Se não fosse isso, o "aumento do IVA" ia direitinho para os bolsos dos donos dos restaurantes.

Registado: 25/3/2009 22:02

por PT_Trader » 17/5/2012 15:24

AutoMech Escreveu:
PT_Trader Escreveu:Este aumento do IVA para os 23% parece-me que irá ser claramente um tiro no pé. Deverá ser das medidas onde a Curva de Laffer será mais ilustrativa.

Conheço pessoas no ramo, que antes deste aumento já viviam à justa, e que agora nem reflectiram o aumento do IVA nos preços...

Não se esqueçam que este negócio dá bastante emprego, mesmo nos meios mais pequenos.

Certo PT Trader, mas do total da facturação quanto é que era declarado para efeitos fiscais ? 10 % ?

Agora com o aumento de 13% para 23% o impacto é apenas sobre essa reduzida parte da facturação que era declarada.

Ou seja, o impacto do IVA é muito menor do que querem fazer crer. A verdadeira razão é o menor movimento que não tem que ver com o IVA porque, como tu próprio dizes, muitos mantiveram os preços. Tem que ver com a crise e com o facto das pessoas terem menos dinheiro. A questão do IVA é ruído.

Lá está, mas se o objectivo fosse esse, tinham era que investir na inspecção, e não em aumentar o IVA. Por acaso, até ainda há pouco tempo, todos os estabelecimentos tiveram que passar a ter software certificado, precisamente para controlar mais a fuga ao fisco. E até te digo mais, os próprios inspectores, ou verificarem se os estabelecimentos já tinham ou não o tal software certificado, para os que não tinham, os donos recebiam um telefonema no dia a seguir à inspecção de uma qualquer empresa que vende esse tal software :roll:

Mas o que queria mesmo transmitir, é que a teoria económica diz que impostos muitos altos, têm como consequência um aumento da fuga aos impostos. Portanto, uma medida destas só agrava ainda mais essa situação.

por Pastel » 17/5/2012 15:21

AutoMech Escreveu:

Concordo a 200%!

Registado: 29/11/2007 11:30

por Automech » 17/5/2012 15:15

PT_Trader Escreveu:Este aumento do IVA para os 23% parece-me que irá ser claramente um tiro no pé. Deverá ser das medidas onde a Curva de Laffer será mais ilustrativa.

Conheço pessoas no ramo, que antes deste aumento já viviam à justa, e que agora nem reflectiram o aumento do IVA nos preços...

Não se esqueçam que este negócio dá bastante emprego, mesmo nos meios mais pequenos.

Certo PT Trader, mas do total da facturação quanto é que era declarado para efeitos fiscais ? 10 % ?

Agora com o aumento de 13% para 23% o impacto é apenas sobre essa reduzida parte da facturação que era declarada.

Ou seja, o impacto do IVA é muito menor do que querem fazer crer. A verdadeira razão é o menor movimento que não tem que ver com o IVA porque, como tu próprio dizes, muitos mantiveram os preços. Tem que ver com a crise e com o facto das pessoas terem menos dinheiro. A questão do IVA é ruído.

por Automech » 17/5/2012 15:11

Regista-se com agrado o esforço mas:

a) 30% de margem bruta está longe da realidade
b) Refaz as contas para 12% de IVA. Antes eram rentáveis como ?

por PT_Trader » 17/5/2012 15:11

Este aumento do IVA para os 23% parece-me que irá ser claramente um tiro no pé. Deverá ser das medidas onde a Curva de Laffer será mais ilustrativa.

por AmgMaia » 17/5/2012 15:06

Colega, vou-lhe fazer aqui umas contas rápidas de merceeiro, para ter noção da realidade.

Um pequeno café que tenha apenas 2 empregados:
Despesas
Ordenados (500,00X2)=1.000,00
Segurança social: 1.000,00 x 23,75%=237.50
Renda 500,00
Total das despesas: (1.000,00+237,50+500,00)=1.737,50
Supondo que trabalha 30 dias por mês (não tens folgas): 1.737,50/30=57,92-custo diário

Se facturar 200,00/dia que não é para todos e com uma margem global de 30%, temos:
200,00x30%=60,00
Resultado diário (60,00-57,92)=2,08
Agora veja as despesas que faltam, água, luz, licenças, contabilista, etc, como conseguem pagar o iva a 23%, só em filme.

Registado: 14/3/2008 18:27

por Automech » 17/5/2012 15:02

por Lion_Heart » 17/5/2012 15:01

Esta do IVA na restauração é masi uma prova do País onde vivemos. Se o dinheiro NUNCA foi dos restaurantes porque o gastaram? Alias, se eles nem o declaram pq o vão pagar? Grande treta. Podem se queixar de muita coisa , agora do IVA. :wink:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 17/5/2012 14:32

Madofi Escreveu:Isto só demonstra desconhecimento da realidade, se os restaurantes fossem fiscalizados e obrigados a facturar tudo que vendem então +-90% (para não ser exagerado) dos estabelecimentos fechavam não tenho a menor duvida, assim como se fossem obrigados a declarar e pagar segurança social do trabalho extraordinário que fazem não só os restaurantes como a maioria das pmes fechavam as portas.

Mais uma razão. Só facturam 10% do que vendem e mesmo assim não conseguem pagar o IVA ?

por AmgMaia » 17/5/2012 14:28

AutoMech Escreveu:O IVA que é cobrado numa refeição não pertence ao restaurante mas sim ao estado (o restaurante é um mero fiel depositário do mesmo até à entrega do IVA.
Se não o puseram de lado só mostra incapacidade.

Isto só demonstra desconhecimento da realidade, se os restaurantes fossem fiscalizados e obrigados a facturar tudo que vendem então +-90% (para não ser exagerado) dos estabelecimentos fechavam não tenho a menor duvida, assim como se fossem obrigados a declarar e pagar segurança social do trabalho extraordinário que fazem não só os restaurantes como a maioria das pmes fechavam as portas.

Registado: 14/3/2008 18:27

por Automech » 17/5/2012 14:04

O IVA que é cobrado numa refeição não pertence ao restaurante mas sim ao estado (o restaurante é um mero fiel depositário do mesmo até à entrega do IVA.
Se não o puseram de lado só mostra incapacidade.

por alexandre7ias » 17/5/2012 5:08

tugadaytrader Escreveu:Paga Povo Burro 09 - Saladas e Frango Pagam 23% Iva

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/CHzghpaMeow" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
.

Passado um mês e tal....

José Manuel Esteves - "Muitas empresas da restauração não pagaram IVA" DE, há 8h

Secretário-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) diz que insolvências no sector triplicaram no primeiro trimestre e que muitas empresas não conseguiram pagar o IVA.

"Houve muitas empresas que não pagaram e estamos convictos de que uma grande massa de micro e pequenas empresas, que apesar de tudo conseguiram pagar neste trimestre, não conseguirá pagar no próximo", disse José Manuel Esteves, secretário-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), ao Económico.

O prazo para pagar o IVA do primeiro trimestre terminou ontem para a maioria dos empresários. Ao Económico, o Ministério das Finanças referiu que "de acordo com a informação disponibilizada pela AT, a entrega trimestral do IVA por parte dos agentes económicos inscritos no regime trimestral decorreu normalmente nos termos previstos na lei, abrangendo quer o sector da restauração, quer todos os outros sectores económicos".

Em declarações ao Económico, o responsável da AHRESP argumentou que "as últimas tesourarias estão esgotadas", sublinhando as dificuldades de os empresários do sector conseguirem empréstimos junto da banca e realçando também a quebra das vendas em 30% a 50% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, nomeadamente devido à subida do IVA no sector para a taxa máxima.

"Muitas empresas que pagaram o IVA este trimestre estão no limite da tesouraria porque colocam em primeiro lugar os salários e os fornecedores", refere José Manuel Esteves.

O secretário-geral da AHRESP também alertou que as insolvências declaradas no sector triplicaram no primeiro trimestre do ano, face a 2011, notando que a maioria dos encerramentos são "silenciosos".

A AHRESP ainda não tem números sobre o aumento do IVA mas, com base nas estimativas de alguns empresários, adianta que o montante a pagar pelos empresários chega a duplicar ou a triplicar.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por L.S.S » 30/3/2012 14:35

Paga Povo Burro 09 - Saladas e Frango Pagam 23% Iva

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/CHzghpaMeow" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Automech » 12/1/2012 16:12

Nem me tinha apercebido que o IVA nas actividades culturais tinha subido apenas para 13% e não para 23%, como era previsto.

O que é uma actividade cultural ? Por exemplo uma tourada, um filme no cinema, um concerto da Shakira, um espectáculo de ilusionismo, um bailado ou uma peça do La Féria.

Numa altura em que se martela os subsidios de Natal e de férias, faz todo o sentido em proteger estas actividades absolutamente imprescindíveis para a vida de qualquer um. :roll:

Menos mal que tiveram a decência de aumentar os bilhetes da bola para 23% (e contra mim falo)...

Bilhetes para concertos, cinema e teatro mais caros a partir de domingo
30 de dezembro de 2011

A partir de domingo, os portugueses terão que pagar mais para ir ao cinema ou ao teatro, assistir a um concerto, a um espetáculo de dança e a uma tourada devido ao aumento do IVA nas atividades culturais.

A proposta inicial do Governo era subir a taxa de IVA nas atividades culturais de seis para 23 por cento, mas acabou por se chegar à proposta da taxa intermédia de 13 por cento.

O setor livreiro é o único que mantém a mesma taxa de IVA, nos seis por cento.

Face a este aumento, várias promotoras de espetáculos anteciparam para dezembro a venda de bilhetes para eventos que só se realizarão em 2012, nomeadamente festivais de música como o Rock in Rio Lisboa e o Optimus Alive.

Apesar desta estratégia, os agentes culturais preveem uma quebra no consumo no setor no próximo ano.

Empresas promotoras de espetáculos como a UAU e a associação Música PT, que reúne empresas de agenciamento de artistas, consideram que mesmo ficando a uma taxa intermédia, o aumento do IVA vai causar uma redução do número de espetadores e «aniquilar» grande parte da apresentação da música portuguesa ao vivo.

No cinema, a ZON Lusomundo, líder no mercado das exibições comerciais, anunciou que o preço dos bilhetes subirá entre 40 e 60 cêntimos. Atualmente, os preços dos bilhetes de cinema variam entre os 4,50 e os 8,60 euros.

O Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual alertou que esta subida do IVA, «acompanhada de outras medidas de desorçamentação do setor, levará a que muitas estruturas artísticas recorram a despedimentos e que precarizem ainda mais os vínculos laborais dos trabalhadores que mantiverem a seu cargo».

@Lusa
http://musica.sapo.pt/noticias/bilhetes ... de-domingo

por Lion_Heart » 29/12/2011 3:32

AutoMech Escreveu:Isto é quase um incentivo ao açambarcamento, crime punível por lei. :twisted:

Grande maluco 8-) E aqueles que andam a açambarcar dinheiro €€€€? Também devem ser punidos então. :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Automech » 29/12/2011 2:16

Isto é quase um incentivo ao açambarcamento, crime punível por lei. :twisted:

por Elias » 29/12/2011 2:02

Pingo Doce incentiva clientes a comprar antes da subida do IVA
Sara Piteira Mota - economico
29/12/11 00:05

Acção do grupo Jerónimo Martins visa promover compras nos últimos dias do ano, antes de o IVA agravar os preços.

"Antes que o IVA aumente, aproveite para poupar". Esta é a mensagem que a Jerónimo Martins (JM) está a passar aos clientes nas suas lojas Pingo Doce, desde 26 de Dezembro, através de pequenos panfletos nos quais discrimina produtos e respectivos aumentos de IVA. Fonte oficial da empresa esclareceu ao Diário Económico que "o objectivo desta acção em loja é informar os clientes de que o IVA vai aumentar dia 1 de Janeiro". A mesma fonte realça ainda que "não são os preços dos produtos que aumentam, mas sim o imposto. Mantemos o compromisso de manter os preços sempre baixos, o ano inteiro".

A partir de domingo, 1 de Janeiro, é certo que esse imposto sobre os produtos vai subir e, com isso, aumentam também os preços. Nos panfletos distribuídos pelos supermercados hipermercados, a JM detalha os artigos nos quais o IVA passa de 13% para 23% e de 6% para 13% ou 23%. Por exemplo, alguns produtos de charcutaria (fiambres, enchidos), mercearia (óleos, cafés, fruta em conserva), congelados e refrigerados (margarinas e refeições prontas), o IVA passa de 13% para 23%. Nas águas, o IVA sobe de 6% para 13%. E noutras bebidas (chá gelado, refrigerantes de fruta com e sem gás, colas, lima-limão), congelados (puré de batata) e refrigerados (sobremesas lácteas e de soja e bebidas lácteas) passa de 6% para 23%.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 1/12/2011 20:33

Lion_Heart Escreveu:A subida do IVA é uma treta. Os rest. e similares vão continuar a fugir e quem paga é o pato de sempre. Pois eu fazia o contrário. IVA mantinha (pq descer não implicava descida nos preços) . Mas era Obrigatório factura em TODAS as ocasiões. Multa: encerramento.

A ver se não cobravam muito mais do que com o aumento.

Mas o Estado prefere continuar a taxar o povão em vez de promover uma justiça fiscal.

Ó amigo, a factura já é obrigatória.

Quem falha aqui é o Estado que não fiscaliza.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Lion_Heart » 1/12/2011 20:27

A subida do IVA é uma treta. Os rest. e similares vão continuar a fugir e quem paga é o pato de sempre. Pois eu fazia o contrário. IVA mantinha (pq descer não implicava descida nos preços) . Mas era Obrigatório factura em TODAS as ocasiões. Multa: encerramento.

A ver se não cobravam muito mais do que com o aumento.

Mas o Estado prefere continuar a taxar o povão em vez de promover uma justiça fiscal.

Lion_Heart

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, niceboy, OCTAMA e 220 visitantes