S&P500 (novo tópico)
Estou com um sentimento que possamos ter uma descida, não estou a falar de um novo swing, é cedo para dizer tal coisa mas quem sabe. Entrei nos 1284,86. E porquê?
1- A resistência 1290 não foi quebrada
2- O swing apresenta um valor dentro dos valores médios de subida,.
3- Palpite
Se disser que foi com base de analise tecnica, estaria a mentir, no caso de quebrar o canal e os indicadores entrarem em divergencia ou darem algum sinal, aí sim reforço o trade.
Stop? Acima dos 1300, diria 1304, é o stop que irei colocar na maquina.
Exposição ? Foi um trade pequeníssimo, pois é desta maneira que invisto no curto em situação de palpite
1- A resistência 1290 não foi quebrada
2- O swing apresenta um valor dentro dos valores médios de subida,.
3- Palpite
Se disser que foi com base de analise tecnica, estaria a mentir, no caso de quebrar o canal e os indicadores entrarem em divergencia ou darem algum sinal, aí sim reforço o trade.
Stop? Acima dos 1300, diria 1304, é o stop que irei colocar na maquina.
Exposição ? Foi um trade pequeníssimo, pois é desta maneira que invisto no curto em situação de palpite
BULL OU BEAR MARKET?
Eis a grande pergunta. Será que ainda continuamos em bull market ? A pergunta não é nada fácil de responder. Vamos então fazer uma comparação do inicio do ano 2008 com o momento atual, em 2008 quando o mercado inverteu para bear market, os anos anteriores foi marcado por um bull market de 4 anos (2003-2007).
As comparações são semelhantes aos momentos analisados, como podemos ver no gráfico em 2007 foi feito o máximo do bull market assinalado com "max 2", temos no gráfico uma figura de inversão "cabeça e ombros" assinalados pelos max 1,2 e 3. Após ter sido feito esses máximos desde então nunca mais alcançou esses valores e a vez que foi mais perto foi passado alguns meses, já em 2008, assinalado no gráfico por max 4. Podemos ver que os máximos foram diminuindo de valor e daí para a frente já sabemos qual foi a musica que tocou nos mercados (bear market). Outro aspeto importante foi os mínimos, temos um conjunto de dois mínimos em patamares diferentes, em duplo fundo, foi o duplo fundo dado pelos mínimos 1 e 2 e outro pelos mínimos 3 e 4.
Agora vamos comparar ao período que estamos a viver, bastante semelhante, não acham? Até parece o mesmo, temos a mesma figura de inversão e temos os 2 duplos fundos. Contudo e apesar de haver uma grande semelhança não podemos correr o risco de dizer que daqui para a frente vai ser igual, seria um erro dizer isso. É importante ver como o mercado se comportou no momento de inversão mas há outros fatores importantes que não posso deixar de dizer-vos. Vamos analisar as diferenças em percentagem entre máximos e mais uma vez os valores são parecidos mas é aqui que reside a coisa mais importante que é a % que desvalorizou desde do máximo maior do bull market (max 2), então tivemos em 2007 desde do max 2 até aos mínimos 3 e 4 uma desvalorização de 20,85%, valor semelhante ao que ocorreu nos momentos atuais (21,60%), e é aqui reside o fator mais importante pois se pegar no estudo do SP500 desde de 1995 até aos dias de hoje (exceto os últimos meses por haver duvida do ciclo) a maior correção que houve foi de +-14,5%, houve outra 13,50%, mas para uma melhor leitura deixe a tabela com esse estudo. Sendo assim, nunca houve uma desvalorização dessa amplitude em bull market, houve sim, mas assim o ciclo é o bear market, mas chamo atenção que o estudo que fiz é desde de 1995.
Temos dois valores também semelhantes, falo da valorização desde do duplo fundo (min 3 e 4) até ao máximo mais próximo do maior máximo do bull market (max 4), em 2008 foi de 15,58% e agora já ronda os 20%. O Outro valor é a diferença percentual que ficou mais perto do máximo maior do bull market, sendo assim tivemos em 2008 a diferença de 8,61% entre o max 2 e 4 e atualmente temos uma diferença de 6,11%. Esses valores aqui descritos são valores médios, não foi feito feito à lupa.
Resumindo, como podemos ver as semelhanças são muitas mas a pergunta continua sem resposta, digam bull ou bear, eu ao ver o gráfico não consigo responder com pelo menos uma certeza de 80%, pois na bolsa os 100% é muito difícil de sabermos
Peço desculpa mas os gráficos tiveram que ser deste tamanho para uma melhor visualização
As comparações são semelhantes aos momentos analisados, como podemos ver no gráfico em 2007 foi feito o máximo do bull market assinalado com "max 2", temos no gráfico uma figura de inversão "cabeça e ombros" assinalados pelos max 1,2 e 3. Após ter sido feito esses máximos desde então nunca mais alcançou esses valores e a vez que foi mais perto foi passado alguns meses, já em 2008, assinalado no gráfico por max 4. Podemos ver que os máximos foram diminuindo de valor e daí para a frente já sabemos qual foi a musica que tocou nos mercados (bear market). Outro aspeto importante foi os mínimos, temos um conjunto de dois mínimos em patamares diferentes, em duplo fundo, foi o duplo fundo dado pelos mínimos 1 e 2 e outro pelos mínimos 3 e 4.
Agora vamos comparar ao período que estamos a viver, bastante semelhante, não acham? Até parece o mesmo, temos a mesma figura de inversão e temos os 2 duplos fundos. Contudo e apesar de haver uma grande semelhança não podemos correr o risco de dizer que daqui para a frente vai ser igual, seria um erro dizer isso. É importante ver como o mercado se comportou no momento de inversão mas há outros fatores importantes que não posso deixar de dizer-vos. Vamos analisar as diferenças em percentagem entre máximos e mais uma vez os valores são parecidos mas é aqui que reside a coisa mais importante que é a % que desvalorizou desde do máximo maior do bull market (max 2), então tivemos em 2007 desde do max 2 até aos mínimos 3 e 4 uma desvalorização de 20,85%, valor semelhante ao que ocorreu nos momentos atuais (21,60%), e é aqui reside o fator mais importante pois se pegar no estudo do SP500 desde de 1995 até aos dias de hoje (exceto os últimos meses por haver duvida do ciclo) a maior correção que houve foi de +-14,5%, houve outra 13,50%, mas para uma melhor leitura deixe a tabela com esse estudo. Sendo assim, nunca houve uma desvalorização dessa amplitude em bull market, houve sim, mas assim o ciclo é o bear market, mas chamo atenção que o estudo que fiz é desde de 1995.
Temos dois valores também semelhantes, falo da valorização desde do duplo fundo (min 3 e 4) até ao máximo mais próximo do maior máximo do bull market (max 4), em 2008 foi de 15,58% e agora já ronda os 20%. O Outro valor é a diferença percentual que ficou mais perto do máximo maior do bull market, sendo assim tivemos em 2008 a diferença de 8,61% entre o max 2 e 4 e atualmente temos uma diferença de 6,11%. Esses valores aqui descritos são valores médios, não foi feito feito à lupa.
Resumindo, como podemos ver as semelhanças são muitas mas a pergunta continua sem resposta, digam bull ou bear, eu ao ver o gráfico não consigo responder com pelo menos uma certeza de 80%, pois na bolsa os 100% é muito difícil de sabermos
Peço desculpa mas os gráficos tiveram que ser deste tamanho para uma melhor visualização
- Anexos
-
- SP1.png (124.34 KiB) Visualizado 5029 vezes
-
- sp4.png (11.49 KiB) Visualizado 5025 vezes
Possível movimento de teste à neckline do H&S para os próximos dias ou algo mais a baixo,ficam as hipóteses.
Os indicadores nos graficos 4H e 1H apontam para isso,e o diário começa a dar sinais.
Vamos ver se é verdade.
Com posíção curta nos 1292,stop-1315,target-1220(se houver rutura da neckline,se não ficarei pelos 1260)
Abc e BN.
Os indicadores nos graficos 4H e 1H apontam para isso,e o diário começa a dar sinais.
Vamos ver se é verdade.
Com posíção curta nos 1292,stop-1315,target-1220(se houver rutura da neckline,se não ficarei pelos 1260)
Abc e BN.
- Anexos
-
- spx12.png (43.76 KiB) Visualizado 5120 vezes
Aqui está o Indice na zona de resistência que à muito vos vinha falando. Apesar de ser uma zona de forte resistência, os indicadores ainda têm espaço de subida, daí que muita cautela com posições curtas. Para muitos profissionais do mercado, temos aqui um dado de breakout, o SP500 superou os máximos de Outubro (Higher High) , por isso, para quem ainda tem dúvidas do Bull Market, este é mais um dado de registo que dá pouca força aos Ursos. Relembro também que temos um H&S Invertido activo com projecção nos 1360.
R1 - 1306
R2 - 1320
S1 - 1269
S2 - 1245
R1 - 1306
R2 - 1320
S1 - 1269
S2 - 1245
- Anexos
-
- sc.png (835.4 KiB) Visualizado 5345 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
luissm Escreveu:Jolly Roger Escreveu:greg1108 Escreveu:Eu nao concordo que as div. se tenham esfumado...podem é não estar a produzir os seus efeitos....![]()
Abraço
O teu gráfico ilustra bem uma dúvida que sempre tive.
As linhas de tendência estão traçadas pelos topos ou pela parte de cima quer nas cotações quer nos indicadores.
No entanto, se forem traçadas por baixo o aspecto muda. Nas cotações permanece uma visão de subida, enquanto nos indicadores o aspecto flat do rsi passa a ligeiramente positivo e a divergência negativa do macd passa a ligeiramente positiva.
Qual é a forma correcta?
Habitualmente eu traço por baixo nas subidas e por cima nas descidas, mas muitas vezes ensaio ambas. Quando o resultado não é o mesmo fico com imensas dúvidas.
Gostava de saber algumas opiniões.
...
Eu por norma traço pelos máximos (por cima) quando os osciladores estão em máximos (overbought) e pelos mínimos (por baixo) quando os osciladores se encontram em mínimos (oversold).
Uso este método para detetar divergências.
Para desenhar linhas de tendência, no gráfico do preço ou nos vários indicadores, utilizo a regra de unir os High Lows nos movimentos de ascendentes e unir os Low Highs nos movimentos descendentes. Sendo que as linhas ganham definição após três toques para confirmar o alinhamento.
Espero ter ajudado.
Perfeitamente. Obrigado pelo esclarecimento e obrigado também ao rastaboll.
Jolly Roger Escreveu:greg1108 Escreveu:Eu nao concordo que as div. se tenham esfumado...podem é não estar a produzir os seus efeitos....![]()
Abraço
As linhas de tendência estão traçadas pelos topos ou pela parte de cima quer nas cotações quer nos indicadores.
No entanto, se forem traçadas por baixo o aspecto muda. Nas cotações permanece uma visão de subida, enquanto nos indicadores o aspecto flat do rsi passa a ligeiramente positivo e a divergência negativa do macd passa a ligeiramente positiva.
Qual é a forma correcta?
Habitualmente eu traço por baixo nas subidas e por cima nas descidas, mas muitas vezes ensaio ambas. Quando o resultado não é o mesmo fico com imensas dúvidas.
...
Eu por norma traço pelos máximos (por cima) quando os osciladores estão em máximos (overbought) e pelos mínimos (por baixo) quando os osciladores se encontram em mínimos (oversold).
Uso este método para detetar divergências.
Para desenhar linhas de tendência, no gráfico do preço ou nos vários indicadores, utilizo a regra de unir os High Lows nos movimentos de ascendentes e unir os Low Highs nos movimentos descendentes. Sendo que as linhas ganham definição após três toques para confirmar o alinhamento.
Espero ter ajudado.
Bons Ventos,
SW
SW
Divergências negativas são quando o preço faz topos consecutivamente mais altos e os indicadores(o que mais uso é o RSI)não acompanham esses máximos,logo estas divergências são traçadas nos topos de ambos.
Digergências positivas são quando o preço faz fundos consecutivamente mais baixos e os indicadores não acompanham esses fundos,logo estas divergências são traçadas no fundo das cotações.
Abc e BN.
Digergências positivas são quando o preço faz fundos consecutivamente mais baixos e os indicadores não acompanham esses fundos,logo estas divergências são traçadas no fundo das cotações.
Abc e BN.
greg1108 Escreveu:Eu nao concordo que as div. se tenham esfumado...podem é não estar a produzir os seus efeitos....![]()
Abraço
Qual é a forma correcta?
...
greg1108 Escreveu:Eu nao concordo que as div. se tenham esfumado...podem é não estar a produzir os seus efeitos....![]()
Abraço
Concordo claramente que no macd continuam "evidentes", no frame 4h. De salientar apenas que 1292 - 1300 é uma zona de forte resistência que convinha ser quebrada em cash e não fora dele, para podermos falar em mais subidas, acima dos 1300.
Editado pela última vez por miguel41070 em 10/1/2012 20:42, num total de 1 vez.
--- o autor não se responsabiliza por danos que possam ser causados pelo seguimento das suas opções estratégicas ---
Basta dizer que este tópico sente a falta do Zeca quando ele não posta durante uns dias.
PS: Quando digo posta do verbo "postar" não tem nada a ver com mandar umas "postas" de pescada. No caso do Zeca são postas do melhor peixe.
PS: Quando digo posta do verbo "postar" não tem nada a ver com mandar umas "postas" de pescada. No caso do Zeca são postas do melhor peixe.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Após uma merecidas férias estou de volta ação. Sobre o trade curto o mesmo foi fechado com algumas perdas devido ter alcançado o valor do stop. Agora estamos em cima do importante resistência e sendo assim prefiro estar de fora, é que se entre curto estou contra o swing e quem sabe se isto rompe a resistência e acelera em força, no inverso, uma entrada longa também corre o risco de entrar já num valor elevado deste swing. Não ache que tenha errado ao ter fechado as posições longas que tinha acumulado neste swing logo no inicio pois se vermos o gráfico houve aquela vela vermelha depois do natal que inverteu alguns sinais mas tal como tinha dito em times mais curtos e que estes por natureza apresenta sinais mais cedo mas algumas vezes sinais falsos e foi o que aconteceu.
As perdas faz parte do investidor e tentar ver onde errei, talvez devia der dado mais importância ao gráfico diário e esperar uma segunda vela vermelha, agora dito isto, foi aqui que errei mas as perdas com as posições curtas foram poucas pois tal como tinha referido estava com pouca exposição no curto mas como qualquer investidor fico chateado se perco alguma coisa, o objectvo é para ganhar mas claro que nem sempre isso acontece.
No gráfico apresentado (12horas), podemos ver que o Rsi sempre esteve positivo e não encontre nenhuma divergência que me faça sentir negativo no entanto só entrarei longo no outro swing de subida mesmo que a resistência seja quebrada poderei entrar mas com poucas posições pois nestes valores temos que ter em conta a valorização do swing que neste momento apresenta o valor de 7,75%, valor este que corresponde a 50% dos movimentos de subida desde de 1995 nos swing de subida, sendo o valor mais alto de 18%.
Resumindo, estou então à espera de ver se quebra ou não a resistência para uma eventual entrada longa. Outro fator bem importante que tem contribuído para alguma dificuldade quanto a uma analise geral em termos de médio prazo é neste momento existir pelo menos para mim se o ciclo continua bull market e o facto de ter duvidas dificulta em muito a analise geral e as probabilidades usadas pois o estudo é bem diferente consoante se estamos ou não em bull market
As perdas faz parte do investidor e tentar ver onde errei, talvez devia der dado mais importância ao gráfico diário e esperar uma segunda vela vermelha, agora dito isto, foi aqui que errei mas as perdas com as posições curtas foram poucas pois tal como tinha referido estava com pouca exposição no curto mas como qualquer investidor fico chateado se perco alguma coisa, o objectvo é para ganhar mas claro que nem sempre isso acontece.
No gráfico apresentado (12horas), podemos ver que o Rsi sempre esteve positivo e não encontre nenhuma divergência que me faça sentir negativo no entanto só entrarei longo no outro swing de subida mesmo que a resistência seja quebrada poderei entrar mas com poucas posições pois nestes valores temos que ter em conta a valorização do swing que neste momento apresenta o valor de 7,75%, valor este que corresponde a 50% dos movimentos de subida desde de 1995 nos swing de subida, sendo o valor mais alto de 18%.
Resumindo, estou então à espera de ver se quebra ou não a resistência para uma eventual entrada longa. Outro fator bem importante que tem contribuído para alguma dificuldade quanto a uma analise geral em termos de médio prazo é neste momento existir pelo menos para mim se o ciclo continua bull market e o facto de ter duvidas dificulta em muito a analise geral e as probabilidades usadas pois o estudo é bem diferente consoante se estamos ou não em bull market
- Anexos
-
- sp4.png (151.3 KiB) Visualizado 4019 vezes
Deverá ir ali aos 130X e depois entra numa zona descendente.
O banco da China subiu juros em Outubro. Quando o Ocidente deixar de comprar produtos chineses/asiáticos, sempre quero ver onde vai parar o petróleo e os mercados bolsistas.
Estou com um pé atrás sem posições na banca portuguesa para o curto prazo (3 4 meses).
O banco da China subiu juros em Outubro. Quando o Ocidente deixar de comprar produtos chineses/asiáticos, sempre quero ver onde vai parar o petróleo e os mercados bolsistas.
Estou com um pé atrás sem posições na banca portuguesa para o curto prazo (3 4 meses).
O canal ascendente lá continua agora em gráfico de 4h.
Por este andar temos fortes condições para serem atingidos: o limite superior da zona de resistência do gráfico diário do cash e limite superior do canal ascendente nos cfds (+/- nos 1307 pontos)
Por este andar temos fortes condições para serem atingidos: o limite superior da zona de resistência do gráfico diário do cash e limite superior do canal ascendente nos cfds (+/- nos 1307 pontos)
- Anexos
-
- sp4h.jpg (165.76 KiB) Visualizado 4236 vezes
EuroVerde Escreveu:AC, repara que estamos num momento que não se vislumbra mais nenhum apoio por parte da Fed. O dólar está a valorizar, o que indica refugio de activos de maior risco.
A situação da Europa contaminará EUA e este por sua vez todo mundo, deixando de comprar produtos asiáticos com dinheiro chinês.
Não acredito que o SP500 tenha fundamentais para continuar o bull market.
O que te faria abrir posições curtas no indice?
O mercado sobe fruto do continuo aumento da solidez das empresas, e essas ainda não apresentam sinais reais de quebras da sua liquidez ou receitas. Mais, os sinais macro-económicos são favoráveis à evolução positiva do mercado. Quanto á tua pergunta, abrir posições curtas neste momento, não faz parte da minha estratégia de investimentos. Em termos de AT tudo está favorável aos Touros, para quê contrariar a tendência ? Os principais indicadores, nem sinais de sobrecompra ou fraqueza deram.... mas mais dia menos dia, o mercado vai fazer o pullback, mas ainda tem uns pontinhos que subir mais...
AC Investor Blog
spx
boa noite a todos.
como diz o povo " nem tudo o que reluz é ouro" .
sem querer ser alarmista sempre vou dizendo que é necessário prestar atenção ás possiveis bearish divergences que se poderão estar a formar nos indicadores de momemtum MACD, CCI, CMF e nos breadth indicators BPSPX e Nysi apresentados acima pelo AC.
cumprimentos.
rilha.
como diz o povo " nem tudo o que reluz é ouro" .
sem querer ser alarmista sempre vou dizendo que é necessário prestar atenção ás possiveis bearish divergences que se poderão estar a formar nos indicadores de momemtum MACD, CCI, CMF e nos breadth indicators BPSPX e Nysi apresentados acima pelo AC.
cumprimentos.
rilha.
este post reflete apenas a opinião do autor e não deve ser tido como conselho para a realização de investimentos.
" ... to learn about the market ask the market ... "
Munehisa Homma.
" ... to learn about the market ask the market ... "
Munehisa Homma.
AC, repara que estamos num momento que não se vislumbra mais nenhum apoio por parte da Fed. O dólar está a valorizar, o que indica refugio de activos de maior risco.
A situação da Europa contaminará EUA e este por sua vez todo mundo, deixando de comprar produtos asiáticos com dinheiro chinês.
Nada acrescentar desde o ultimo report ao SP500. Os 1284 têm de ser quebrados por forma ao indice abrir um caminho até à zona de forte resistência entre os 1290-1300. O H&S Invertido continua bem evidente. Não existe para já sinais de fraqueza no indice. Os Touros estão no controlo do mercado.
- Anexos
-
- sc.png (829.03 KiB) Visualizado 4668 vezes
AC Investor Blog
miguel41070 Escreveu:EuroVerde Escreveu:Michal, essa LTA pouco importa.
A linha ascendente que traço no meu gráfico pode dar-nos uma melhor referência do comportamento do indice, na medida que o indice se prepara para queimar os muitos longos que ainda mantêm a esperança para este ano de 2013.
Fica o rumo e a possivel surpresa do ano.
Eu diria que nesse teu gráfico o SP esta com uma arritmia, tambem poderá ser algo provocado por alguns sintomas de gravidez. Ou seja pelo que percebi devem ser gémeos, primeiro nasce o short e depois o long.
Muitos perguntam se foi o ovo ou a galinha que nasceu primeiro, eu diria que foi o pato que ajudou a pata a ter o ovo. Ou seja, com tantas divergências, testes e retestes, triângulos, H&S que agora o oscar vê em todo o lado, tantos estudos .....-----> pra concluir que o SP esta a criar/consolidar uma base para um movimento que será concerteza forte (vejam o ADX no frame diário). Ora deixemos ir aos 85/92 (cfds) e criar um duplo topo no diário, e se este não for quebrado uma ida aos 70 (cfds) e se os quebrar, temos ai o nosso movimento.
Deixo-vos algumas notas traçadas no diário dos futuros. Para podermos ter alguma confirmação o melhor é esperar!!
- Anexos
-
- ESH2 - Futuros Março SP - frame: diário
- ESH2_09JAN2012.jpg (383.19 KiB) Visualizado 4751 vezes
--- o autor não se responsabiliza por danos que possam ser causados pelo seguimento das suas opções estratégicas ---
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Crissssx, Ferreiratrade, Google [Bot], JUKIMSUNG, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, Tiago2006, trilhos2006 e 190 visitantes