Como investir em acções US em €?
Tens razão, a taxa de juro aplicada é de 1.66%. Assim, os custos com o seguro cambial são 830USD em vez de 1580USD.
Concordo com o que dizes, mas apenas aplicando a situações de curto/médio prazo.
A longo prazo, considero 1,66% em juros uma despesa elevadíssima e prejudicial para a performance dos activos.
Vejamos, se fossem investidos 50.000 USD num determinado activo durante um período de 10 anos e, assumindo um retorno médio anual de 10%, no final do período de investimento teriamos 130.000 USD. Se ao longo desses 10 anos de investimento subtrairmos o custo do seguro cambial, então, no momento da liquidação apenas irão restar 111.000 USD.
No final, os danos provocados pelos juros reduziram em 15% o potencial total de valorização.
Até que ponto não compensará o risco cambial?
Concordo com o que dizes, mas apenas aplicando a situações de curto/médio prazo.
A longo prazo, considero 1,66% em juros uma despesa elevadíssima e prejudicial para a performance dos activos.
Vejamos, se fossem investidos 50.000 USD num determinado activo durante um período de 10 anos e, assumindo um retorno médio anual de 10%, no final do período de investimento teriamos 130.000 USD. Se ao longo desses 10 anos de investimento subtrairmos o custo do seguro cambial, então, no momento da liquidação apenas irão restar 111.000 USD.
No final, os danos provocados pelos juros reduziram em 15% o potencial total de valorização.
Até que ponto não compensará o risco cambial?
Metallising Escreveu:Caso abrisse uma posição no valor de 50000 USD e, assumindo que automaticamente seria aberto um crédito no mesmo valor, o valor dos juros que me seriam cobrados ao final de um ano pela IB seriam os seguintes:
50.000 x (1.66% + 1.50%) = 1580 USD
Tabela dos juros cobrados: http://individuals.interactivebrokers.c ... estexample
A taxa de juro não é essa Metallising. A BM é aquela que está na página do overview e que vai variando (FED overnight). O 1% é um mero exemplo que eles têm. Neste momento é 0.16% ao que se soma os 1.5% de spread, ou seja é 1.66% e não 3.16%. Podes inclusivamente simular em "Interest charged to you" e colocar o montante em USD. Para 50.000 USD são 830 USD / ano e não 1.580 USD (vamos esquecer que são debitados diariamente para não complicar ainda mais).
Metallising Escreveu:Para quem pretende manter uma posição em doláres por alguns meses/anos, abrir um crédito para investir torna-se impraticável. Penso que a melhor opção é converter EUR em USD e investir directamente em USD para evitar juros.
É uma conclusão incorrecta uma vez que não estamos a comparar duas coisas iguais. Aquilo que podemos dizer é que o seguro cambial te custa 1.66% / ano (excluindo a cobertura na diferença respeitante às mais valias / menos valias). Se o EURUSD valorizar mais do que isso ficas pior em teres convertido para USD.
Exemplo:
Pressuposto 1 -> O EURUSD está hoje a 1.25 e daqui a um ano a 1.3125 (+5%), o que são oscilações perfeitamente banais
Pressuposto 2 -> O investimento de 50.000 USD não sofre nem mais, nem menos valias no final de um ano
Opção A
=======
Convertes 40.000EUR em 50.000USD (@1.25) e investes. No final de um ano voltas a converter os 50.000USD em EUR @1.3125, o que dá 38.095EUR.
Opção B
=======
Manténs os 40.000 EUR e abres crédito (posição longa) de 50.000USD. No final pagas os 830 USD de juros, os quais te custaram ao longo do ano (diariamente) um valor em EUR que terá oscilado consoante a taxa de câmbio. Fazendo pelo pior, temos um custo de 830USD = 664EUR (taxa cambio 1.25), ou seja sobram-te 39.336 EUR, o que é superior aos 38.095 EUR da opção A.
Neste exemplo apresentado terias sido melhor não converter e pagar o juro.
Em conclusão, o ser bom ou mau converter em USD depende da evolução cambial. O meu post ao Virtua veio na sequência da preocupação dele com a cobertura cambial, a qual pode, de facto, ser evitada facilmente, ainda que tenha naturalmente um custo. Resta ao investidor decidir se quer pagar esse custo ou se quer especular no activo em USD e ainda especular no câmbio. São coisas distintas e é uma opção pessoal.

Não é agradável conseguirmos transformar 50.000 USD em 60.000 USD (+20%) para depois ver o EURUSD subir de 1.25 para 1.5 (+20%) e ficarmos na casa da partida.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Hedging (cobertura câmbial com opções por ex.) é provavelmente a única forma de realmente se ter liberdade de investir onde se quer nos EUA e não ter de se preocupar com o EUR/USD.
Na IB a cobertura é simples porque quem tenha uma conta em euros, ao comprar acções americanas, abre automaticamente um crédito em dólares, ficando assim coberto. A única coisa que não fica coberta é a mais ou menos valia (a não ser que depois se faça o hedging dessa parte no forex).
Não é grátis porque há juros (as opções / futuros também não são grátis), mas é provavelmente a forma mais simples para pequenos investidores.
Caso abrisse uma posição no valor de 50000 USD e, assumindo que automaticamente seria aberto um crédito no mesmo valor, o valor dos juros que me seriam cobrados ao final de um ano pela IB seriam os seguintes:
50.000 x (1.66% + 1.50%) = 1580 USD
Tabela dos juros cobrados: http://individuals.interactivebrokers.c ... estexample
Para quem pretende manter uma posição em doláres por alguns meses/anos, abrir um crédito para investir torna-se impraticável. Penso que a melhor opção é converter EUR em USD e investir directamente em USD para evitar juros.
Encontrei um video no site da IB a explicar o processo aqui discutido.
Selecionem "Courses" e depois "Mechanics of a Foreign Stock Transaction" -> http://www.interactivebrokers.com/en/p. ... su&p=tours
É mais complexo do que estava à espera... serviu mais para me baralhar do que para esclarecer....
Selecionem "Courses" e depois "Mechanics of a Foreign Stock Transaction" -> http://www.interactivebrokers.com/en/p. ... su&p=tours
É mais complexo do que estava à espera... serviu mais para me baralhar do que para esclarecer....
Outra maneira menos convencional -- ter tudo em dollars e nunca os reconverter em euros, ir lá de vez em quando passar férias e gastá-los lá.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
VirtuaGod Escreveu:Desconhecia essa da IB. Ando aqui com conta em USD a fazer hedging pra nada entãoVou ter de mudar a minha conta para EUR, e até é bem simples. Que BURRO
Nunca mais me lembrei de responder a isto VG. Realmente é fácil, embora haja um senão.
A IB tem spreads muito competitivos para negócios acima dos 25K USD porque opera directamente no interbancáro (em horas 'normais' raramente mais do que 1 pip e muitas vezes meio pip no EURUSD). Paga-se 2.5$ de comissão, mas compensa para estes valores, quando comparadas com outras corretoras de "comissão zero".
No entanto, conforme expliquei mais acima, se tivermos a conta em euros, a plataforma abre um crédito em dólares quando compramos uma acção americana, ficando o risco cambial do negócio inicial automaticamente eliminado porque temos o activo também em dólares.
A parte exposta ao risco será apenas a mais ou menos valia que, por sua vez, também pode ser eliminada na plataforma forex. O problema é que dificilmente a parte da mais (ou menos) valia em aberto atinge 25K euros (era bom,era

Poderia ir fazer essa cobertura noutro lado, tipo na Oanda para poupar um ou dois pips, mas realmente, se as mais valias em aberto a cobrirem forem 1.000 ou 2.000 dólares, aquilo que se perde nessa cobertura via IB, quando comparada com a Oanda, são meros trocos que muitas vezes não chegam a 3 dólares (muito por culpa da tal comissão de 2.5$, caso contrário até só eram uns cêntimos).
Mais vale ter tudo num único sitio e a funcionar de forma automática, na minha opinião.
(Espero que isto não tenha ficado muito confuso)

Pickbull Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Desconhecia essa da IB. Ando aqui com conta em USD a fazer hedging pra nada entãoVou ter de mudar a minha conta para EUR, e até é bem simples. Que BURRO
Com a valorização do dólar não tem sido burrice nenhuma.
O que ganho/perco ao longo dos anos tem andado ela por ela, tb é verdade (ligeiramente positivo para o ganho)

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Desconhecia essa da IB. Ando aqui com conta em USD a fazer hedging pra nada entãoVou ter de mudar a minha conta para EUR, e até é bem simples. Que BURRO
Com a valorização do dólar não tem sido burrice nenhuma.

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Desconhecia essa da IB. Ando aqui com conta em USD a fazer hedging pra nada então
Vou ter de mudar a minha conta para EUR, e até é bem simples. Que BURRO 

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
darkvader Escreveu:Ou seja, seria bom investir em acções US, na Bolsa de Frankfurt (em €) quando o Dóllar se estiver a valorizar, aproveitando assim esta boleia.
Mas isso é exactamente o mesmo que investir nessas acções nos EUA, com a vantagem que tens muito mais liquidez do lado de lá...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Se compras CFD's de acções americanas (pelo menos na GoBulling) os euros são convertidos de forma automática em dólares. E estou a falar do valor da posição, não da quantidade do que é gasto em margem.
Isto vai sempre dar ao mesmo: há que ter a noção de que, quando se investe em praças que trabalham com outra moeda, se está a investir não só no activo em causa mas também na moeda usada nesse mercado. A título de exemplo aqui fica um gráfico de um ETF negociado em euros mas que replica o movimento do S&P500. É notória a distorção provocada pela recente desvalorização do euro, certo?
Isto vai sempre dar ao mesmo: há que ter a noção de que, quando se investe em praças que trabalham com outra moeda, se está a investir não só no activo em causa mas também na moeda usada nesse mercado. A título de exemplo aqui fica um gráfico de um ETF negociado em euros mas que replica o movimento do S&P500. É notória a distorção provocada pela recente desvalorização do euro, certo?

- Anexos
-
- D5BM.gif (10.37 KiB) Visualizado 6923 vezes
-
- sp500.gif (12.2 KiB) Visualizado 6922 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico Escreveu:Não. Investindo em Frankfurt na Apple, a questão cambial mantém-se. Repara no afastamento entre entre as duas cotações percentuais - valorização percentual relativamente à moeda em que se investe - e como este afastamento aumenta ou diminui segundo a valorização/desvalorização do EURUSD.
Ok Quico. Já entendi. Muito Obrigado.
DV
- Registado: 29/12/2008 20:06
Quico Escreveu:Não. Investindo em Frankfurt na Apple, a questão cambial mantém-se. Repara no afastamento entre entre as duas cotações percentuais - valorização percentual relativamente à moeda em que se investe - e como este afastamento aumenta ou diminui segundo a valorização/desvalorização do EURUSD.
E presumo que no caso dos CFDs em EUR de acções americanas se veja o mesmo fenómeno, certo ?
mapaman Escreveu:Quer dizer que quando fechas o trade das acções a IB fecha o "trade" do crédito?
Exacto Mapaman
mapaman Escreveu:Garantes que perdes/ganhas sempre em euros mais os poucos juros que somam às perdas ou subtraem aos lucros,certo?
Se começares com a conta dólares a zeros o que acontece é seguinte:
Momento da compra:
Conta dólares: -5.000 USD (crédito) + 5.000 USD (acções). Continua basicamente a zeros, excepto os juros e comissões, daí o risco cambial ser praticamente eliminado.
Momento da venda (com mais valias de 500 USD):
Credito fechado e posição fechada. A conta dólares fica com 500 USD das mais valias. Se quiseres tens depois de manualmente transferir esse valor para euros (isto se durante o trade não tiveres já feito a cobertura de cambio).
Se tiveres menos valias de 500 USD, ficas com um saldo de -500 USD na conta dólares, que podes anular convertendo euros em dólares. Se não converteres pagas juro sobre esse descoberto.
mapaman Escreveu:Como os juros são baixos,compensa até eventualmente no caso do dinheiro voltar a um banco portugues evitando alguma taxa bancária pela conversão.
Sim, é verdade, embora esse custo de conversão seja o mal menor quando o risco cambial, esse sim é o pior.
É muito chato um tipo andar-se a esfalfar para ter 30 ou 40% num ano e depois ver evaporar tudo com uma possível desvalorização do euro.
Eu gosto deste sistema porque me permite focar no trading, sem complicações e sem ter de me preocupar com o hedging, a não ser das mais e menos valias, o que às vezes até ignoro porque o risco já é significativamente menor.
Exacto Quico, há outros casos na Europa em que essa disparidade cambial pode ser notada. Um deles é a Unilever, que está cotada em Londres e Amesterdão: nos últimos 12 meses subiu consideravelmente mais na praça holandesa do que na londrina.
(neste caso não se trata de uma acção americana, a disparidade a que me refiro tem a ver com a variação do câmbio EUR-GBP)
(neste caso não se trata de uma acção americana, a disparidade a que me refiro tem a ver com a variação do câmbio EUR-GBP)
- Registado: 5/11/2002 12:21
Não. Investindo em Frankfurt na Apple, a questão cambial mantém-se. Repara no afastamento entre entre as duas cotações percentuais - valorização percentual relativamente à moeda em que se investe - e como este afastamento aumenta ou diminui segundo a valorização/desvalorização do EURUSD.
- Anexos
-
- Untitled.png (33.79 KiB) Visualizado 6983 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
AutoMech Escreveu:Eu quando abri a conta transferi para lá euros e não dólares, para não ter risco cambial na parte do dinheiro que não está investido.
Como não tenho dólares na conta (ou tenho poucos porque periodicamente converto as mais valias para euros), quando compro acções no valor de 5.000 USD por exemplo, ele como não tem dólares na conta abre automaticamente um crédito de 5.000 USD (não preciso de fazer nada).
Dessa forma, se o euro desvalorizar o crédito fica a valer mais em euros, mas as acções que tenho também valorizam pelo mesmo montante.
Se o euro valorizar, o crédito fica a valer menos euros, mas as acções também desvalorizam pelo mesmo montante.
Isto é automático.
Por esta operação são cobrados juros, que não te sei precisar a que taxa porque varia diariamente, mas é na minha opinião a forma mais fácil para hedging, até porque as minhas posições (infelizmente) não são de milhões.A alternativa era usar o forex com alavancagem, futuros ou opções. No meu caso, como pequeno investidor, penso que não se justifica. Os juros são um preço acessível por algo fácil de fazer.
A parte que está sujeita a risco cambial é se comprares acções por 5.000 USD e tens um crédito de 5.000 USD e depois as acções já valerem 4.500 ou 5.500. Nesses 500 USD é que estás totalmente exposto à variação cambial, embora possas fazer manualmente a cobertura desses 500 USD no forex da própria IB.
No teu caso se abriste em dólares penso que terás de converter tudo em Euros e depois, como não terás dólares, deve funcionar como a minha. Provavelmente até consegues testar isto na demo.
Atenção, não confundir a conversão com mudança da currency base que é uma coisa diferente. A currency base é apenas a moeda em que queres ver os teus reports. Não tem nada a ver com conversão de moeda que tem de ser feita na plataforma forex.
Quer dizer que quando fechas o trade das acções a IB fecha o "trade" do crédito?
Garantes que perdes/ganhas sempre em euros mais os poucos juros que somam às perdas ou subtraem aos lucros,certo?
Como os juros são baixos,compensa até eventualmente no caso do dinheiro voltar a um banco portugues evitando alguma taxa bancária pela conversão.
Se o que escrevi estiver correcto,tenho de considerar a conversão.
obrigado
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Eu quando abri a conta transferi para lá euros e não dólares, para não ter risco cambial na parte do dinheiro que não está investido.
Como não tenho dólares na conta (ou tenho poucos porque periodicamente converto as mais valias para euros), quando compro acções no valor de 5.000 USD por exemplo, ele como não tem dólares na conta abre automaticamente um crédito de 5.000 USD (não preciso de fazer nada).
Dessa forma, se o euro desvalorizar o crédito fica a valer mais em euros, mas as acções que tenho também valorizam pelo mesmo montante.
Se o euro valorizar, o crédito fica a valer menos euros, mas as acções também desvalorizam pelo mesmo montante.
Isto é automático.
Por esta operação são cobrados juros, que não te sei precisar a que taxa porque varia diariamente, mas é na minha opinião a forma mais fácil para hedging, até porque as minhas posições (infelizmente) não são de milhões.
A alternativa era usar o forex com alavancagem, futuros ou opções. No meu caso, como pequeno investidor, penso que não se justifica. Os juros são um preço acessível por algo fácil de fazer.
A parte que está sujeita a risco cambial é se comprares acções por 5.000 USD e tens um crédito de 5.000 USD e depois as acções já valerem 4.500 ou 5.500. Nesses 500 USD é que estás totalmente exposto à variação cambial, embora possas fazer manualmente a cobertura desses 500 USD no forex da própria IB.
No teu caso se abriste em dólares penso que terás de converter tudo em Euros e depois, como não terás dólares, deve funcionar como a minha. Provavelmente até consegues testar isto na demo.
Atenção, não confundir a conversão com mudança da currency base que é uma coisa diferente. A currency base é apenas a moeda em que queres ver os teus reports. Não tem nada a ver com conversão de moeda que tem de ser feita na plataforma forex.
Isto é automático.
Por esta operação são cobrados juros, que não te sei precisar a que taxa porque varia diariamente, mas é na minha opinião a forma mais fácil para hedging, até porque as minhas posições (infelizmente) não são de milhões.

AutoMech Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Hedging (cobertura câmbial com opções por ex.) é provavelmente a única forma de realmente se ter liberdade de investir onde se quer nos EUA e não ter de se preocupar com o EUR/USD.
Na IB a cobertura é simples porque quem tenha uma conta em euros, ao comprar acções americanas, abre automaticamente um crédito em dólares, ficando assim coberto. A única coisa que não fica coberta é a mais ou menos valia (a não ser que depois se faça o hedging dessa parte no forex).
Não é grátis porque há juros (as opções / futuros também não são grátis), mas é provavelmente a forma mais simples para pequenos investidores.
Mas esse crédito em dolares funciona como?
Abri conta com o euro a 1.50 se calhar está na altura de passar uma parte para euros,convertendo a conta.
Deve ser possivel não?
abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel