Obrigações II
Pickbull Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Pickbull Escreveu:Isso é de que site?
https://www.boerse-stuttgart.de/en/tool ... inder.html
Obrigado.
E consegue-se comprar qualquer uma delas em Portugal?
Também tenho essa dúvida. A minha experiência em negociar obrigações directamente no mercado foi só agora nas OTs e não sei se na go Bulling dá para negociar obrigações que estão noutras praças diferentes da euronext. Ainda há dias alguém falou aqui na CGD que não estava na Euronext.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Sr_SNiper Escreveu:Pickbull Escreveu:Isso é de que site?
https://www.boerse-stuttgart.de/en/tool ... inder.html
Obrigado.
E consegue-se comprar qualquer uma delas em Portugal?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Aqui ficam as obrigações cotadas em euros, comr ating BB- ou superior com valor nominal até 10.000EUR
Estã por ordem de data de maturidade.
Pessoalemnte tenho umas OT´s com maturidade 2012 dquiridas a 96% e umas da EDP com maturidade 2015 adquiridas por 84%
Estã por ordem de data de maturidade.
Pessoalemnte tenho umas OT´s com maturidade 2012 dquiridas a 96% e umas da EDP com maturidade 2015 adquiridas por 84%
- Anexos
-
- o.jpg (124.91 KiB) Visualizado 10321 vezes
Lose your opinion, not your money
RMSoares72 Escreveu:Peço desculpa por cair aqui de para-quedas a meio do topico, mas ainda estou a iniciar os primeiros passos por aqui e tenho uma duvida:
- Compensa investir em divida publica ou as acções valem o risco ?
Soares, vale a pena leres o tópico do LTCM:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
FilipeTouro Escreveu:fooman Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Vou comprar obrigações da Caixa Geral de Depositos com cupão de 8% e yield de cerca de 10%
ISIN: PTCG32OM0004
Acham que é um bom investimento?
CXGD 8 09/28/15
current yield 10.309%
Amigo Filipe, se calhar faz mais sentido comprar OTs, ou não? É que se o país deixar de ter dinheiro, a CXGD (principal financiador do estado) também deixará e as yields das OTs são bem mais apetecíveis... já para não falar na iliquidez da obrigação que aqui colocou - a menos que convença a CXGD a garantir que as compra de volta a um preço decente!
A PGB 3.35 10/15/15 está a pagar qq coisa como 13,192% e tem muito mais liquidez!
Esta é, claro, a minha opinião!
Ai é que está... acho bem mais seguro investir em obrigações da Caixa Geral de Depositos do que em obrigações do estado portugues.
No caso das Obrigações da CGD só perco o investimento se a CGD for a falência e isso para mim é um cenário muito mais improvável do que o estado português entrar em incumprimento.
Investir nestas obrigações parece-me apenas um pouco menos seguro que um deposito a prazo...
Pois cada um tem a sua opinião. Na minha opinião, o governo vai fazer de tudo para não falhar com os compromissos - isto não é a Grécia!
Acredito que antes da República Portuguesa dar o estouro, vai esvaziar a Parpública, a Estamo, as outras empresas todas que gerem participações do Estado e, finalmente a CGD. Só depois disso tudo esgotado é que o Estado dará o estouro!
Neste momento o estado não se pode dar ao luxo de intervir na CGD (injectar mais capital). Daí que, com a turbulência na Grécia e aquela que aí vem em Portugal de gente que vai deixar de pagar casa (provavelmente malta do PS (piada de caserna)) a CGD pode entrar em apuros sem o estado entrar. Por alguma razão é que a CGD tem rating inferior ao da República...
- Registado: 29/11/2007 3:26
RMSoares72 Escreveu:Peço desculpa por cair aqui de para-quedas a meio do topico, mas ainda estou a iniciar os primeiros passos por aqui e tenho uma duvida:
- Compensa investir em divida publica ou as acções valem o risco ?
Como em todos os investimentos, compensa investir naquele que acharmos que vai dar mais retorno. Essa é a regra de ouro e é assim que os investimentos são feitos.
Normalmente opta-se por um mix - determinada % da carteira vai para acções, outra para obrigações e outra deixa-se em dinheiro. Para alguns mais atrevidos podem fazer-se aplicações em produtos de alto risco, etc...
se tiver dúvidas, há imensos gestores de activos disponíveis no mercado...
FilipeTouro Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Nem encontro essas Obrigações na boerse-stuttgart... podes dizer-me onde as viste?
Estão no banco BIG.
Maturidade: 2015
Taxa cupão: 8%
Valor nominal: 1000euros
Yield: +/- 10%
Não posso aceder ao BIG neste momento, mas após entrar na secção de Obrigações, selecciona "comprar" e procura a dita Obrigação (ou talvez abrir a ficha da Obrigação seja suficiente);
Verifica se não diz que o montante mínimo de transacção é 50000 títulos, como referido pelo Sr_SNiper?
É que era capaz de jurar que tinha lido lá que as da CGD (e outras... como, se não me engano, a Brisa) se transacionam em tranches (valor nominal) de 1000 títulos, mas com montante mínimo de 50000!
Edit:
Já pude aceder e confirmar que tens razão - essas têm valor nominal de 1000, e investimento mínimo de 3000.
Todas as outras listadas da CGD é que são como descrevi.
fooman Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Vou comprar obrigações da Caixa Geral de Depositos com cupão de 8% e yield de cerca de 10%
CXGD 8 09/28/15
current yield 10.309%
Amigo Filipe, se calhar faz mais sentido comprar OTs, ou não? É que se o país deixar de ter dinheiro, a CXGD (principal financiador do estado) também deixará e as yields das OTs são bem mais apetecíveis... já para não falar na iliquidez da obrigação que aqui colocou - a menos que convença a CXGD a garantir que as compra de volta a um preço decente!
A PGB 3.35 10/15/15 está a pagar qq coisa como 13,192% e tem muito mais liquidez!
Ai é que está... acho bem mais seguro investir em obrigações da Caixa Geral de Depositos do que em obrigações do estado portugues.
No caso das Obrigações da CGD só perco o investimento se a CGD for a falência e isso para mim é um cenário muito mais improvável do que o estado português entrar em incumprimento.
Investir nestas obrigações parece-me apenas um pouco menos seguro que um deposito a prazo...
- Registado: 16/8/2010 20:08
Sr_SNiper Escreveu:fooman Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Vou comprar obrigações da Caixa Geral de Depositos com cupão de 8% e yield de cerca de 10%
CXGD 8 09/28/15
current yield 10.309%
Isso é tudo muito lindo, mas é para quem tem mais de 50k, as OT´s dá para comprar em tranches de 1k
Bastam 1000 eurinhos e não 50000!! Essa é uma das vantagens destas obrigações em relação a outras semelhantes, de empresas e bancos.
- Registado: 16/8/2010 20:08
fooman Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Vou comprar obrigações da Caixa Geral de Depositos com cupão de 8% e yield de cerca de 10%
CXGD 8 09/28/15
current yield 10.309%
Isso é tudo muito lindo, mas é para quem tem mais de 50k, as OT´s dá para comprar em tranches de 1k
Lose your opinion, not your money
FilipeTouro Escreveu:Vou comprar obrigações da Caixa Geral de Depositos com cupão de 8% e yield de cerca de 10%
CXGD 8 09/28/15
current yield 10.309%
ruicarlov Escreveu:quintas74 Escreveu:Boas,
Alguem tem conhecimento em comprar ots de empresas basileiras ??
Só um reparo. OTs quer dizer obrigações do tesouro, logo por definição são obrigações dos estado, não de empresas.
Logo existem OTs brasileiras e obrigações de empresas brasileiras.
Tanto quanto sei, o acesso a estas obrigações é difícil por cá, já que não são negociadas em bolsas europeias ou americanas. Talvez com uma correctora que negoceie nesses mercados se consiga alguma coisa.
OT penso que são só as portuguesas. Nos EUA são treasuries, no UK são Gilts, na Alemenhã são bunds.
Todas são "Government bonds" mas cada uma tem um nome diferente em cada país penso!
P.S. Não faço ideia onde comprar obrigações governamentais brasileiras

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
quintas74 Escreveu:Boas,
Só um reparo. OTs quer dizer obrigações do tesouro, logo por definição são obrigações dos estado, não de empresas.
Logo existem OTs brasileiras e obrigações de empresas brasileiras.
Tanto quanto sei, o acesso a estas obrigações é difícil por cá, já que não são negociadas em bolsas europeias ou americanas. Talvez com uma correctora que negoceie nesses mercados se consiga alguma coisa.
Boas,
Desde Já agradeço a todos a informação que recolhi nos vossos posts.
Como micro investidor que sou, gostaria de saber qual o melhor banco para comprar e tambem vender ots ??
No momento tenho uns trocaditos, penso em comprar ots do estado Portugues, os €€€ são muito pouco " +/- 8000€ " queria pagar poucas comissões, com a vossa experiencia, agradecia a vossa opinião sobre o banco a utilizar.
Abraço a todos !!!
Desde Já agradeço a todos a informação que recolhi nos vossos posts.
Como micro investidor que sou, gostaria de saber qual o melhor banco para comprar e tambem vender ots ??
No momento tenho uns trocaditos, penso em comprar ots do estado Portugues, os €€€ são muito pouco " +/- 8000€ " queria pagar poucas comissões, com a vossa experiencia, agradecia a vossa opinião sobre o banco a utilizar.
Abraço a todos !!!

- Registado: 29/11/2007 12:19
AutoMech Escreveu:O accrued serve para fazer a diferença. Por exemplo se o cupão for 5%, o accrued ao fim de 1/3 do tempo da obrigação, será 1.67%, ou seja, tens de pagar ao vendedor 1.67% referente ao tempo que ele teve a obrigação.
Tu irás na prática receber 5-1.67 ou seja 3.33 por 2/3 do tempo.
Isso conjugado com o preço dá a YTM.
Se quiseres posso amanhã deixar as contas concretas. Hoje estou de saída.
AutoMech,
obrigado pela explicação - e já agora, pelo ficheiro também. Estava a fazer as contas mal.
As únicas obrigações que tinha "adquirido" tinham sido as dos próprios bancos...pelo que sou ainda ingénuo nisto.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PIKAS, Shimazaki_2, trilhos2006, Zguibz2 e 77 visitantes