CFD's
Ulisses, para otimizar em termos de custo/benefício o nosso capital, independentemente de outros factores,deve adquirir-se no máximo cfd,s cujo valor não vá além de 5000 euros ( montante a partir do qual não há cueto mínimo , isto na Gobulling).
Se quiser aplicar muito mais capital pode escolher-se outros cfd,s que correspondem a outros activos subjacentes.
Concluindo,é preferível comprar 10 x 5000 euros( correspondente a 10 subjacentes do que um único,1 X 50000 euros.Correto, não?
Se quiser aplicar muito mais capital pode escolher-se outros cfd,s que correspondem a outros activos subjacentes.
Concluindo,é preferível comprar 10 x 5000 euros( correspondente a 10 subjacentes do que um único,1 X 50000 euros.Correto, não?
"A separação entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão , ainda que persistente"
Einstein
Einstein
- Registado: 16/8/2005 17:44
otar, na maioria dos casos passa-se como nas acções. Porquê? Porque os intermediários de CFD`s acabam por fazer a arbitragem no mercado á vista (o mercado accionista).
Ou seja, imagina uma acção que está a cotar a 5,60/5,61, no CFD pode estar a cotar a 5,59/5,62. Se tu compras a 5,62, o "market maker" que te vendeu um CFD a 5,62 vai ao mercado comprar a 5,61. Mas se a quantidade for maior do que está disponível no mercado accionista lá se vai a arbitragem dele. Por isso, quase sempre, o número de CFD`s que quer comprar pode influenciar o seu preço.
Um abraço,
Ulisses
Ou seja, imagina uma acção que está a cotar a 5,60/5,61, no CFD pode estar a cotar a 5,59/5,62. Se tu compras a 5,62, o "market maker" que te vendeu um CFD a 5,62 vai ao mercado comprar a 5,61. Mas se a quantidade for maior do que está disponível no mercado accionista lá se vai a arbitragem dele. Por isso, quase sempre, o número de CFD`s que quer comprar pode influenciar o seu preço.
Um abraço,
Ulisses
Mais uma informação que acho relevante, principalmente para os mais principiantes como eu...
Relativamente aos dividendos, quando a cotada decide distribuir dividendos, estes são debitados da conta de quem possui posições curtas (na data de ex-dividendo) e são creditados na conta dos possuidores de posições longas (data de distribuição de dividendos).
O mesmo se passa relativamente aos Índices. Quem tem posições curtas, é-lhe debitado da conta os dividendos, relativamente à cotada do Índice que os paga. E vice versa.
Cumprimentos,
Neves
Relativamente aos dividendos, quando a cotada decide distribuir dividendos, estes são debitados da conta de quem possui posições curtas (na data de ex-dividendo) e são creditados na conta dos possuidores de posições longas (data de distribuição de dividendos).
O mesmo se passa relativamente aos Índices. Quem tem posições curtas, é-lhe debitado da conta os dividendos, relativamente à cotada do Índice que os paga. E vice versa.
Cumprimentos,
Neves
Nas acções, à medida que pretendemos comprar mais, a diferença entre preços de compra e venda aumenta, isto é, se quiser uma quantidade grande de acções o limite é esgotar todas as ofertas de venda existentes no mercado nesse instante, logo o preço médio varia (aumenta) consoante a quantidade.
Nos CFD,s passa-se o mesmo ou existe uma zona onde é indiferente a quantidade pretendida pois o seu preço não varia?
Nos CFD,s passa-se o mesmo ou existe uma zona onde é indiferente a quantidade pretendida pois o seu preço não varia?
"A separação entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão , ainda que persistente"
Einstein
Einstein
[/quote]otar Escreveu:Mas, se souberes o valor da taxa de juro e fizeres uma formulazita simples no excel, consegues estar sempre a saber qual a maximização de capital...
É dificil mas exequível...
Mas , admitindo a taxa de juro fixa e ultrapassada a barreira da taxa mínima dos 12 euros até aos 5000 euros de compras/vendas, posso afirmar que shortando com cfd,s o gasto de 10000 euros num negócio corresponde ao dobro de cfd,s se aplicar apenas 5000 referente à mesma acção subjacente (num determinado instante)?
Não percebi a tua pergunta...
- Registado: 29/11/2007 11:27
Mas, se souberes o valor da taxa de juro e fizeres uma formulazita simples no excel, consegues estar sempre a saber qual a maximização de capital...
Mas , admitindo a taxa de juro fixa e ultrapassada a barreira da taxa mínima dos 12 euros até aos 5000 euros de compras/vendas, posso afirmar que shortando com cfd,s o gasto de 10000 euros num negócio corresponde ao dobro de cfd,s se aplicar apenas 5000 referente à mesma acção subjacente (num determinado instante)?
[/quote]
Einstein
Einstein
- É possível não pagar juros ao shortar com cdf tendo na corretora capital que excede em muito o valor real do cfd?
Penso que é melhor negociares isto com a tua corretora. Embora ache isso praticamente impossível, é sempre uma questão de negociação.
- Como optimizar o montante a investir nos cfd de, por exemplo, uma acção tendo antecipadamente decidido que é aquela e não havendo limites no capital ? Será os tais 5000 euros ou pode ir-se muito mais além pois o preço por cfd mantém-se constante ( diferença entre bid/ask)?
Tenho exactamente a mesma questão que tu...já perguntei várias vezes ao pessoal da Gobulling como poderia faze-lo...é dificil, mas não impossível.
Como o custo do negócio do short esta sempre indexado à taxa de juro, o calculo desse custo é dinâmico, ou seja, está sempre a mudar.
Se fizeres negócios intraday, o valor é fácil de calcular, pois não há pagamento de juro, apenas de comissão (penso que 0.01€ por bid). Se o negócio se prolongar por mais que 1 dia, há pagamento de juros e aí o preço é dificil de calcular.
Mas, se souberes o valor da taxa de juro e fizeres uma formulazita simples no excel, consegues estar sempre a saber qual a maximização de capital...
- Como só tomo a decisão de negociar à noite com o mercado fechado posso enviar para a corretora a ordem, ao mercado, de, por exemplo, vender ( short) pois esta só será executada na abertura do mercado em que se insere a acção subjacente . Isto é verdade? Ou devo aguardar a abertura e só então negociar?
Podes perfetiamente faze-lo...a ordem será dada. Agora, uma coisa que deves ter em atenção que são sos "saltos" da cotação nos momentos de abertura do mercado. Penso que o preço do CFD não vai sendo actualizado no off market...
- Registado: 29/11/2007 11:27
Bom Ano Novo para todos.
Até agora tenho sempre negociado longo directamente em acções. Tenho capital suficiente para fazê-lo , claro que à minha dimensão.
A partir de agora pretendia também shortar e para isso penso usar cdf,s, exclusivamente , para este fim.
Uso a Gobulling e sei que a partir de 5000 euros não existe custo mínimo, apenas tenho de ter atenção à diferença entre o bid/ask.
Algumas dúvidas que tenho:
- É possível não pagar juros ao shortar com cdf tendo na corretora capital que excede em muito o valor real do cfd?
- Como optimizar o montante a investir nos cfd de, por exemplo, uma acção tendo antecipadamente decidido que é aquela e não havendo limites no capital ? Será os tais 5000 euros ou pode ir-se muito mais além pois o preço por cfd mantém-se constante ( diferença entre bid/ask)?
- Como só tomo a decisão de negociar à noite com o mercado fechado posso enviar para a corretora a ordem, ao mercado, de, por exemplo, vender ( short) pois esta só será executada na abertura do mercado em que se insere a acção subjacente . Isto é verdade? Ou devo aguardar a abertura e só então negociar?
Grato pelas achegas dos mais entendidos neste tema.
Até agora tenho sempre negociado longo directamente em acções. Tenho capital suficiente para fazê-lo , claro que à minha dimensão.
A partir de agora pretendia também shortar e para isso penso usar cdf,s, exclusivamente , para este fim.
Uso a Gobulling e sei que a partir de 5000 euros não existe custo mínimo, apenas tenho de ter atenção à diferença entre o bid/ask.
Algumas dúvidas que tenho:
Grato pelas achegas dos mais entendidos neste tema.
Einstein
Einstein
paubo Escreveu:No entanto em Dezembro apanhei um valente susto, que me custou alguns euros. Nesse mês o Saxo Bank fez uma revisão dos ratings de várias empresas. Isto significa que alteraram a margem necessária para abrir ou manter posições.
Pelos visto nos últimos 3 anos esta situação aconteceu apenas uma vez (recentemente voltou a ser alterado ratings mas apenas das roletas russas das biotecnológicas penso eu).
Nova revisão da Saxo Bank fez nos ratings de várias empresas, desta vez um pouco mais abrangente do que a última. Dia 14 de Fevereiro já está em vigor estas alterações.
Fica o aviso para quem negoceia CFD´s nesta plataforma e não se apercebeu.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Seaman Escreveu:On Wiki:CFDs are not permitted in the United States, due to restrictions by the U.S. Securities and Exchange Commission on over-the-counter (OTC) financial instruments.
Alguém sabe porque os CFD's não são permitidos nos EUA?
Tá difícil saber porque os CFD's são proibidos pela SEC nos EUA...

Mais info sobre CFD's:
http://www.contracts-for-difference.com/
- Registado: 4/4/2009 0:57
On Wiki:
CFDs are currently available in the United Kingdom, The Netherlands, Poland, Portugal, Germany, Switzerland, Italy, Singapore, South Africa, Australia, Canada, New Zealand, Sweden, Norway, France, Ireland, Japan and Spain. Some other securities markets, such as Hong Kong, have plans to issue CFDs in the near future.
CFDs are not permitted in the United States, due to restrictions by the U.S. Securities and Exchange Commission on over-the-counter (OTC) financial instruments.
- Registado: 4/4/2009 0:57
Valete Escreveu:Marco, também podes pedir 90% a crédito do investimento total num activo e colocar o stop para quando perderes os 10% que colocaste do teu "bolso". Claro que é mais complicado e como alguem disse a taxa de juro aplicada não tem comparação. E ainda é preciso que o crédito seja concedido.
Também concordo que a regra estabelecida de nunca alavancar seja válida para todos os casos. Não será é para qualquer um.
Que fique claro que nada tenho contra os CFD's. Eu próprio os uso, pela alavancagem que proporciona e pela facilidade de negociação. Só os acho mais indicados para uma estratégia de curto-prazo. Para o médio/longo prazo, haverá instrumentos financeiros mais indicados.
Posso dar o exemplo dos CFDs que uso na negociação do DAX em que comprar acções custa 20€ operação e CFD 12€ esta diferença digamos 40€ - 24€ = 16€ dá para pagar o juro durante um mês com o montante de exposição de 3000€.
Se ficar mais tempo pois o CFD sai-me mais caro mas também não me parece significativo tendo em conta a amplitude de variação das acções.
Adicionalmente os CFD dão-me a possibilidade de fazer money management que com o meu capital não seria exequível.
Marco, também podes pedir 90% a crédito do investimento total num activo e colocar o stop para quando perderes os 10% que colocaste do teu "bolso". Claro que é mais complicado e como alguem disse a taxa de juro aplicada não tem comparação. E ainda é preciso que o crédito seja concedido.
Também concordo que a regra estabelecida de nunca alavancar seja válida para todos os casos. Não será é para qualquer um.
Que fique claro que nada tenho contra os CFD's. Eu próprio os uso, pela alavancagem que proporciona e pela facilidade de negociação. Só os acho mais indicados para uma estratégia de curto-prazo. Para o médio/longo prazo, haverá instrumentos financeiros mais indicados.
In God we trust, all others bring data.
Valete Escreveu:Nunca pedir um empréstimo para negociar nos mercados é uma das regras mais vezes repetidas neste mundo dos mercados. Se se encara os CFD´s por essa perspectiva estamos a incorrer no mesmo erro.
Os CFD´s para mim tem a vantagem de poder negociar uma gama alargada de activos bem como poder alavancar negócios de prazo temporal reduzido.
Valete, pedir um empréstimo para negociar nos mercados e utilizar alavancagem (que recorre a empréstimo) não é propriamente a mesma coisa.
A "máxima" não é "nunca alavanque" (seguramente haverá os que são contra a alavancagem de todo mas não é uma máxima consensual nem pouco mais ou menos nem tem de ser um erro, na verdade a alavancagem financeira tem também as suas vantagens e é utilizada o tempo todo, umas vezes com bons resultados outras nem por isso).
Onde está a diferença?
Bom, a diferença é esta: é entre pedir o que não se tem para negociar em Bolsa e entre pedir empréstimo usando também o que se tem para alavancar o investimento.
No segundo caso estás a apresentar uma garantia - o próprio capital que avanças tu próprio - e (salvo raras excepções, especialmente se tiveres o cuidado e moderação desejáveis) limitado a perder o teu próprio capital e não mais do que isso (não correndo o risco de incorreres numa dívida). Isso pode ser feito seja com CFDs seja com Acções (basta recorrer a uma qualquer modalidade de conta-margem).
Num sentido muito alargado até se pode dizer que é "tudo mesma coisa" (num crédito também tens de apresentar garantias, quanto mais não seja a tua capacidade de pagar via trabalho a dívida no futuro). Mas o risco envolvido não é o mesmo, nem a capacidade/facilidade de resolver o problema caso corra mal: no segundo caso, da alavancagem, o problema já está "resolvido" à partida pois tu já avançaste o dinheiro que estás disponível para perder. O "pior" cenário é tu teres utilizado o teu "pé de meia" e ficares sem ele. No outro caso porém, tu já não tens pé de meia e ainda assumes uma dívida (ou assumes uma dívida que pode ser maior que o teu "pé de meia"). Ou seja, o risco assumido entra noutra ordem de grandeza já...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Nunca pedir um empréstimo para negociar nos mercados é uma das regras mais vezes repetidas neste mundo dos mercados. Se se encara os CFD´s por essa perspectiva estamos a incorrer no mesmo erro.
Os CFD´s para mim tem a vantagem de poder negociar uma gama alargada de activos bem como poder alavancar negócios de prazo temporal reduzido.
No post inicial, penso que não tinhas referido que a estratégia era para ser usada no after-hours.
Evidentemente que aí pode funcionar, ao contrário de no horário normal, onde passarias a vida a levar KO's sem saber se seria realmente um GAP vantajoso.
Ainda assim essa estratégia - que é parecida com a que eu usava - seria muito mais vantajosa em 2006/2007, em que no after-hours encontravas TW's do DAX ou DOW junto á barreira de KO a 0,02€ ou 0,03€. Nesses tempos compensava perderes em 3 ou 4 negócios a comissão mais esse valor multiplicado pelo numero de TW's, para num negócio em que o índice disparava 100 pontos os venderes a 1,00€.
Agora já não há disso. De qualquer forma acredito - como o teu caso demonstra - que é possível, com uma estratégia adequada ter sucesso a longo-prazo com TW's. É difícil e esgotante, mas não impossível.
Evidentemente que aí pode funcionar, ao contrário de no horário normal, onde passarias a vida a levar KO's sem saber se seria realmente um GAP vantajoso.
Ainda assim essa estratégia - que é parecida com a que eu usava - seria muito mais vantajosa em 2006/2007, em que no after-hours encontravas TW's do DAX ou DOW junto á barreira de KO a 0,02€ ou 0,03€. Nesses tempos compensava perderes em 3 ou 4 negócios a comissão mais esse valor multiplicado pelo numero de TW's, para num negócio em que o índice disparava 100 pontos os venderes a 1,00€.
Agora já não há disso. De qualquer forma acredito - como o teu caso demonstra - que é possível, com uma estratégia adequada ter sucesso a longo-prazo com TW's. É difícil e esgotante, mas não impossível.
[quote="Valete]
Essa estratégia não me parece funcionar. Enquanto tem os dois TW não podes ganhar. Quando um deles leva KO, começas a ganhar no outro, mas com o handicap de teres pago uma comissão a mais acrescido do spread do falecido, do que se tivesses entrado ao mesmo valor com apenas um TW. Porque depois de um rebentar, o outro tanto pode ir a teu favor como em sentido inverso.[/quote]
Funciona sempre que o gap seja superior ao spread + margem paga em ambos os produtos. Exemplo:
Após o fecho de mercado a referência DAX está a 6500 pontos e compras um turbo put com KO a 6500 e pagas 0,18€ (isto é tudo margem). Compras também um turbo call com KO a 6400 e pagas 1,15€.
Cenário 1:
DAX abre no próximo dia abaixo de 6500. Ambos os produtos estão vivos e se quiseres vender vais perder o spread dos dois produtos (por exemplo 0,04€) mais qualquer alteração na margem.
Cenário 2:
DAX sobe durante o after-hours para 6540 pontos. A put irá ter um bid de 0,00 mas sem fazer ko e a call irá subir para 1,55€. Pagastes um total de 1,33€ e podes agora vender a call a 1,53€ (0,02 de spread) e ficas para já a ganhar 0,20€. Adicionalmente ainda tens a put. Se o DAX abrir no próximo dia abaixo de 6500 ainda consegues vender a put aumentando o lucro total.
Cenário 3:
DAX abre no próximo dia com gap de +50 pontos. A put faz ko (perdes 0,18€) e a call vendes a 1,63€ (0,02 de spread) com um lucro de 0,48€. Lucro total de 0,30€.
É óbvio que esta estratégia não funciona sempre. Nenhuma estratégia funciona sempre. Somente quis demonstrar como utilizar os produtos para tentar aproveitar probabilidades do mercado. Apostar na probabilidade de gap só funciona com turbos porque tens a barreira ko a teu favor.
Essa estratégia não me parece funcionar. Enquanto tem os dois TW não podes ganhar. Quando um deles leva KO, começas a ganhar no outro, mas com o handicap de teres pago uma comissão a mais acrescido do spread do falecido, do que se tivesses entrado ao mesmo valor com apenas um TW. Porque depois de um rebentar, o outro tanto pode ir a teu favor como em sentido inverso.[/quote]
Funciona sempre que o gap seja superior ao spread + margem paga em ambos os produtos. Exemplo:
Após o fecho de mercado a referência DAX está a 6500 pontos e compras um turbo put com KO a 6500 e pagas 0,18€ (isto é tudo margem). Compras também um turbo call com KO a 6400 e pagas 1,15€.
Cenário 1:
DAX abre no próximo dia abaixo de 6500. Ambos os produtos estão vivos e se quiseres vender vais perder o spread dos dois produtos (por exemplo 0,04€) mais qualquer alteração na margem.
Cenário 2:
DAX sobe durante o after-hours para 6540 pontos. A put irá ter um bid de 0,00 mas sem fazer ko e a call irá subir para 1,55€. Pagastes um total de 1,33€ e podes agora vender a call a 1,53€ (0,02 de spread) e ficas para já a ganhar 0,20€. Adicionalmente ainda tens a put. Se o DAX abrir no próximo dia abaixo de 6500 ainda consegues vender a put aumentando o lucro total.
Cenário 3:
DAX abre no próximo dia com gap de +50 pontos. A put faz ko (perdes 0,18€) e a call vendes a 1,63€ (0,02 de spread) com um lucro de 0,48€. Lucro total de 0,30€.
É óbvio que esta estratégia não funciona sempre. Nenhuma estratégia funciona sempre. Somente quis demonstrar como utilizar os produtos para tentar aproveitar probabilidades do mercado. Apostar na probabilidade de gap só funciona com turbos porque tens a barreira ko a teu favor.
- Registado: 1/2/2008 14:25
EuroVerde Escreveu:Valete Escreveu:Depende da taxa de juro e do montante de capital "alheio" que usas para estar alavancado. Para mim o juro cobrado é a principal desvantagem dos CFD´s se pensarmos numa lógica médio/longo prazo.
Quanto à transparência de negociação não há nada a apontar.
Neste momento para um investimento em CFDs de acções de 5000 euros paga-se aproximadamente 0,53 euros/dia= ou 190 eur no ano.
Se tiveres só um trade de ganho 7% num ano são 350 euros, caso mantenhas esse trade por um ano debitam-te -190 dos 350 que te dá um lucro de 160.
Se fores pedir um empréstimo para compra de acções/investimento em bolsa, verás os juros que te pedem... muito superiores ao cfds.
Não se esqueçam também do dinheiro para margin call.
A noção de que a alavancagem permite catapultar o investimento pode pulverizar todo o seu investimento, em segundos, se o mercado não estiver a seu favor.
O meu recorde pessoal nestas andanças foram -500 euros em 8 segundos (alavancado 15x)

Alavancar 500 euros (15x) corresponde a 7500 euros!
Convem ter mesmo essa quantia na carteira se o trade der para o torto.
- Registado: 29/11/2007 1:44
Valete Escreveu:Depende da taxa de juro e do montante de capital "alheio" que usas para estar alavancado. Para mim o juro cobrado é a principal desvantagem dos CFD´s se pensarmos numa lógica médio/longo prazo.
Quanto à transparência de negociação não há nada a apontar.
Neste momento para um investimento em CFDs de acções de 5000 euros paga-se aproximadamente 0,53 euros/dia= ou 190 eur no ano.
Se tiveres só um trade de ganho 7% num ano são 350 euros, caso mantenhas esse trade por um ano debitam-te -190 dos 350 que te dá um lucro de 160.
Se fores pedir um empréstimo para compra de acções/investimento em bolsa, verás os juros que te pedem... muito superiores ao cfds.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 373 visitantes