Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Salvaguarda

por whitebala » 4/1/2012 15:13

RMSoares72 Escreveu:Um dos temas que tem sido debatido é o que acontecerá ao nosso dinheiro se sairmos do Euro, irá desvalorizar de certeza.

O mais seguro será começar a fazer aplicações em morda estrangeira ?

Desculpa mas não percebi.O que é morda? teras trocado o "e" por um "o"?
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

Salvaguarda

por RMSoaresK » 4/1/2012 14:21

Um dos temas que tem sido debatido é o que acontecerá ao nosso dinheiro se sairmos do Euro, irá desvalorizar de certeza.

O mais seguro será começar a fazer aplicações em morda estrangeira ?

Registado: 1/8/2011 2:22

por nfmarque » 4/1/2012 13:40

escada1 Escreveu:Qual a diferença do euro para o resto do mundo ?
É que o euro é regido por um banco (BCE) que tem como missão controlar a inflação.
Se o euro fosse tratado como o dolar, o franco suiço ou outra moeda, já não haveria estas questões.
Desvalorizava-se e pronto.

Um euro forte é mau para a europa.Os únicos que ganham são os alemães, pois tem o que os outros querem, e pagam para isso.
RR, Bentley, BMW, Mercedes, Opel, Siemens, AEG, Lieber, etc, etc.
Para o resto da europa, um euro forte significa apenas impossibilidade de trocas externas e por isso auteridade e baixa de salários para tentar equilibrar a balança.

O euro é o marco alemão, e para Portugal a melhor coisa que fariamos seria sair do euro.

A questão é como isso se fará

Leste isso em algum lado ou chegaste a essa conclusão sozinho? O teu post tem contradições, pois se os alemães exportam porque querem moeda forte?

escada1 Escreveu:auteridade e baixa de salários
qual é a diferenca entre ganhar menos ou ganhar o mesmo mas tudo o resto aumentar? O euro até estas ultimas semanas tem sido a disciplina, de que interessa a alguem ter um aumento de 5% de salario se depois em termos reais a moeda desvaloriza 10%. Queres manter o povo economicamente analfabeto enganando-o? Ou a realidade assusta? Falta é educação.

Registado: 7/5/2009 19:06

por escada1 » 4/1/2012 12:45

Qual a diferença do euro para o resto do mundo ?
É que o euro é regido por um banco (BCE) que tem como missão controlar a inflação.
Se o euro fosse tratado como o dolar, o franco suiço ou outra moeda, já não haveria estas questões.
Desvalorizava-se e pronto.

Um euro forte é mau para a europa.Os únicos que ganham são os alemães, pois tem o que os outros querem, e pagam para isso.
RR, Bentley, BMW, Mercedes, Opel, Siemens, AEG, Lieber, etc, etc.
Para o resto da europa, um euro forte significa apenas impossibilidade de trocas externas e por isso auteridade e baixa de salários para tentar equilibrar a balança.

O euro é o marco alemão, e para Portugal a melhor coisa que fariamos seria sair do euro.

A questão é como isso se fará

Registado: 23/8/2011 11:35

por A330-300 » 4/1/2012 8:50

Eu não acho que o euro vá acabar. O que eu acho é que o euro pode acabar em Portugal.
É ir acompanhando o que acontece com a Grécia.Acho que é um bom termómetro.

Na Grécia desde que começou a crise já se evadiram muitos bilhões de euros, desde o empresário ao comum cidadão.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por folhaverde » 3/1/2012 20:54

o que acham que aconteceria por exemplo para os casos em que existe fundos de investimentos estranjeiros em várias moedas (euros,libras,dólares,etc...)mas subscritos através de bancos portugueses e claro que estivessem como património financeiro num banco português.
Obrigado.
Cumprs,

Folha Verde

Registado: 13/10/2010 22:57

por bmwm3 » 28/12/2011 23:25

Eu desconfio que esta baixa de juros é simplesmente temporária.

Em Janeiro vai voltar tudo a estaca zero.

Sou também da opinião que os EUA estão a distrair a economia mundial com os nossos problemas, pois eles têm um GRANDE problema prestes a explodir...

Não entendo como é que ainda há investidores a apoiarem-se no Dolar em caso de ruptura do Euro.

Registado: 28/12/2011 23:06

por Automech » 28/12/2011 17:11

rui-azevedo Escreveu:Porquê abrir uma conta na Suiça?
Não é igual se num Banco Português abrir uma conta em Fr.Suiços?

Não Rui. Na Argentina as contas em moedas estrangeira foram também convertidas.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por A330-300 » 28/12/2011 15:46

A que me perguntou do luxemburgo.

Não ainda não fui lá.Devo ir em fins de Janeiro ou Fevereiro.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Trisquel » 28/12/2011 15:31

Nobel da Economia diz ser possível que Portugal queira sair do euro
28 Dezembro 2011 | 13:07
Eva Gaspar - egaspar@negocios.pt

O euro vai sobreviver com todos os seus membros a bordo: é neste cenário que Michael Spence põe a maior parte das suas "fichas", depois de ter visto os juros cobrados a Itália caírem para metade no leilão de hoje. Ainda assim, diz, é cedo para dizer que se chegou ao princípio do fim da crise. E é preciso preparar a possibilidade de Portugal e Grécia quererem sair da união monetária pelo seu próprio pé.
Em entrevista à Bloomberg TV, Michael Spence, professor na Stern, a escola de negócios da universidade de Nova Iorque, laureado com o Nobel da Economia em 2011, diz acreditar num final feliz para a crise do euro.

“Neste momento, ainda estamos numa situação de impasse, mas a expectativa é de um final bem-sucedido”, afirma, considerando um bom sinal o facto de os juros exigidos hoje pelos investidores para financiarem Itália terem caído para metade.

Em sua opinião, a melhoria das condições de financiamento do Estado italiano deve estender-se a outros países do euro que estão sob pressão dos mercados, sendo em boa medida reflexo da recente – e inédita - decisão do Banco Central Europeu (BCE), que, com a taxa de juro de referência colada no mínimo histórico de 1%, emprestou quase 500 mil milhões de euros aos bancos a três anos, permitindo-lhes ter meios para comprar dívida pública sem grande risco.

Neste contexto, Spence defende que o BCE “tem de continuar a fazer o seu trabalho, assegurando-se que o sistema bancário continua a funcionar”, ao mesmo tempo que deve “apoiar os países que estão a fazer responsavelmente reformas nas suas economias, evitando que as ‘yields’ da sua dívida pública escapem das mãos”.

No caso de Itália, o economista considera que o recuo dos juros traduz também já o regresso de alguma confiança dos investidores face às reformas e medidas de contenção dos gastos aprovados pelo novo governo de Mário Monti.

Mas, adverte, os investidores privados e os mercados em geral continuam apreensivos sobre o grau de apoio político que Monti pode esperar receber internamente, assim como da parte do BCE e da União Europeia pelo que “há muito risco e os mercados não estão ainda preparados para declarar que a esquina (da crise) foi virada”. “Se as ‘yields’ italianas voltarem a subir, muito rapidamente podemos passar de uma situação gerível para uma de insolvência. Itália precisa de tempo e a Europa precisa de ajudar a comprar algum desse tempo”.

Quanto aos países já intervencionados, Michael Spence menciona explicitamente o caso da Grécia e de Portugal e põe-nos no mesmo “saco” quando adverte que é preciso preparar planos de contingência para enfrentar o risco de um deles querer sair da união monetária. “A União Europeia tem de estar preparada para a eventualidade da Grécia ou de Portugal decidirem, a certa altura, que é do seu interesse sair do euro”, avisa.Partilhar
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por ruiccarlos » 28/12/2011 1:27

A-330 Escreveu:No UBS:
Um não residente precisa de estar presente para a abertura da conta , passaporte,ter sempre o equivalente a 50000 CFH para não pagar uma manutenção mensal de 40 francos , prova de que pagou IRS , comprovante de residência e um extrato bancário dos bancos que tem conta em Portugal.
Não me pediram no banco que fui , mas podem pedir em outro e por isso levei uma cópia do contrato de trabalho.

Quando se abre a conta dão-nos um número.E nessa conta vc pode abrir "sub contas" de outras divisas. Euro e CFH sã gratuitas.Outras divisas pagam 3 francos por mês.

Juros dos DP
Euro - 1,2%
CFH - 0,375%

Conta à ordem -0,5%

Tem gestão discricionária acima de um determinado valor.Não me lembro quanto é.

Sobre as mais valias paga-se imposto ao estado suíço de 35% , mas ao final do ano pode se recuperar esse dinheiro fazendo-se prova que residimos no estrangeiro.Devolvem quase tudo
Para isso tem que ir ao site www.admin.ch (Não sei se se pode pedir a devolução pela net , mas julgo que sim)

Acima de 250000 francos enviam-nos direto para o Private.

Tem vários fundos e plataforma de negociação de ações , forex,etc. Não perguntei por preços de corretagem.

Credit Suisse:
Tem um escritório de representação em Portugal na Rua Castilho,14.
Estive lá uma vez , disseram que me ligariam..até hoje.
Estive pessoalmente em Zurich e disseram que não me queriam abrir uma conta por trabalhar na China ??!! Não entendi.

Em ambos os casos recomenda-se agendar com uma certa antecedência.2 a 3 dias.

Há muitos outros bancos , mas muito são private e só aceitam cientes com mais de 500 mil francos.

Impressão Geral. Atendimento muito melhor no UBS sob todos os aspectos.
Ambos tem pessoas que falam várias línguas , inclusive português.

De qualquer forma não abri conta ,porque vou ver no Luxemburgo como é que são as coisas.

Tenho um amigo que abriu conta recentemente em Jersey pela net. Parece que é mais fácil.

A330

Edição: Acabo de receber um sopro na orelha que me disse que os 35% de imposto pagam os que querem ter uma conta anónima. Se a quiserem declarar pagam os impostos em Portugal.

Boa noite A330,

Conseguis-te obter mais informações sobre a abertura de conta no Luxemburgo?

Registado: 18/5/2009 0:18

por rui-azevedo » 27/12/2011 18:31

A-330 Escreveu:Estive em Zurich esta semana e fui a um banco para saber o que era necessário para abrir uma conta.

Fui atendido por uma portuguesa e a conversa se estendeu. Uma das coisas que me disse é que não se faz ideia da quantidade enorme de gregos e agora também portugueses que estão a abrir uma conta lá.

Os gregos vão aos 4 e 5 por dia.Chegam a pegar um avião e deslocar-se la só para isso.

E os tugas já são tantos que há uma pessoa no banco que vem regularmente a Portugal encontrar-se com os já clientes e também possíveis interessados.

A330

Porquê abrir uma conta na Suiça?
Não é igual se num Banco Português abrir uma conta em Fr.Suiços?

Registado: 17/7/2011 12:55

por Terdeco » 27/12/2011 0:22

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:É uma hipótese. Credível ou não é algo que me parece difícil de definir. Oficialmente ninguém o irá admitir até ao momento do anúncio (é o tipo de coisa que é sempre negada até ao momento do anúncio oficial).

Na minha opinião pessoal, é algo que irão (cá e lá fora) tentar evitar até à última. Será, digamos, a última das soluções a recorrer, antes disso tentarão outras alternativas para estancar a crise da dívida e o desmoronamento da união económica europeia...

Dependendo do sucesso dessas outras medidas, o euro poderá acabar ou não (ou alguns países poderão ou não ser excluídos - ou convidados a sair - do euro).

Também, na minha opinião pessoal, as pessoas devem-se preparar minimamente para essa circunstancia pois ela é possível e não trás qualquer benefício assumir que "nunca acontecerá". Se acontecer, será dramático para Portugal muito especialmente no relativo curto-prazo e as pessoas devem estar preparadas minimamente para essa possibilidade e para o que poderá/deverá acontecer de seguida. Dito isto, acho que este tópico faz sentido e está a desempenhar precisamente esse papel: a ajudar as pessoas a prepararem-se para algo que pode acontecer.

Marco, é impressão minha ou estás agora mais pessimista em relação ao futuro do euro do que estavas em meados de Setembro?

A minha posição é basicamente a mesma. Talvez um nadinha mais pessimista, não sei ao certo, dado que a situação continua a evoluir mais negativamente do que positivamente...

Em relação a quem está muito exposto aos efeitos de descontinuação do euro, continuo a dizer a mesma coisa. Aliás, repeti-o esta semana aqui no tópico. Se vai acontecer ou não, não posso dizer. Mas não acabará de animo leve, será a última das soluções.
[u]

MarcoAntonio,

Em sua opinião, numa perspectiva de prevenção/protecção, etc., seria correcto, nesta altura, resgatar PPRs fora da situação normal (i.é., perdendo o beneficio fiscal e devolvendo 1% ao EStado)? No meu caso, são o meu único pé-de-meia relevante....

:(

Registado: 17/8/2011 22:18

por Elias » 26/12/2011 23:35

Hoje no seu habitual comentário das segundas-feiras na SIC o Miguel Sousa Tavares afirmou que se a União Europeia acabar, a culpa é das agências de rating, por causa do ataque que fizeram ao Euro.

Esta opinião não é nova, já há 15 dias MST afirmou que as agências de rating são o problema principal.

Pela minha parte, parece-me é que as agências de rating servem de saco de porrada :evil:

<embed height="428" width="570" flashvars="file=http://rd3.videos.sapo.pt/zHSheRNIN7UZYQHzfnvn/mov/1&type=video&image=http://sicnoticias.sapo.pt/programas/miguelsousatavares/article1058094.ece/ALTERNATES/w570/1033532_3.png&skin=http://sicnoticias.sapo.pt/skins/sicnot/gfx/jwplayer/sic_noticias.xml&autostart=false&repeat=list&bufferlength=3&controlbar=over" wmode="transparent" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" quality="high" name="player" id="player" style="" src="http://sicnoticias.sapo.pt/skins/sicnot/gfx/jwplayer/player.swf" type="application/x-shockwave-flash" />

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pastel » 26/12/2011 17:22

AurioI Escreveu:TSF...
Londres prepara retirada de Portugal e Espanha
Publicado hoje às 11:29O Reino Unido está a preparar um plano de euro-evacuação para os britânicos em Portugal e Espanha, em caso de colapso da banca ibérica.
O jornal Sunday Times avança na edição de hoje que Londres quer preparar-se para o pior cenário.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros adianta que o plano de contingência pode passar pelo envio de aviões, navios e autocarros, para uma eventual retirada em massa dos cidadãos britânicos em Portugal e em Espanha.

O Reino Unido quer assim, evitar um cenário de milhares de britânicos a dormir nos aeroportos, sem dinheiro para voltar a casa.

Só em Espanha, o número de britânicos aumentou seis vezes nos últimos 10 anos. Eles representam já 12 por cento da população em Espanha.

Há cinco anos, Londres activou um plano de contingência semelhante, durante a guerra entre Israel e o Hezbollah. Na altura, o Reino Unido enviou navios de guerra para o Libano, para levar para casa os cidadãos britânicos.

Cristina Lai Men

Meros planos de contigência...
Há que estar preparado para tudo!

Do lado de cá também há quem se esteja a prevenir (ouvi pelo menos 2 notícias/rumores deste tipo), mas não quer isso dizer que vamos sair do Euro :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:30

Ouro

por Figueiraa1 » 20/12/2011 14:04

Adam Brave Escreveu:Dada a valorização do ouro nos últimos anos n me aparece de todo um mau investimento. Em 2007 a onça estava nos 500 euros hoje tá nos 1230. A minha questão é como comprar e se é fácil depois vende-lo a um preço justo.

É possível comprar ouro num banco normal tipo CGD? Quando precisar do dinheiro é fácil depois vender o ouro? Ao preço corrente?

Dá uma olhada neste tópico sobre ouro, penso que contém as informações que procuras.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=66161

Abraço

Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Adam Brave » 20/12/2011 13:49

Dada a valorização do ouro nos últimos anos n me aparece de todo um mau investimento. Em 2007 a onça estava nos 500 euros hoje tá nos 1230. A minha questão é como comprar e se é fácil depois vende-lo a um preço justo.

É possível comprar ouro num banco normal tipo CGD? Quando precisar do dinheiro é fácil depois vender o ouro? Ao preço corrente?

Registado: 9/11/2011 16:04

por Elias » 19/12/2011 19:21

"Colapso do euro é impensável”
Económico
19/12/11 17:35

Vítor Constâncio disse hoje que o colapso da zona euro está tão fora de questão e que o BCE nem está a avaliar cenários desse tipo.

Em conferência de imprensa, e quando questionado sobre a possibilidade de colapso do euro, Vítor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) referiu: "Não vemos isso como um risco que devemos considerar. É realmente impensável".

"A dinâmica de um acontecimento desta dimensão não pode ser previsto e pode ser muito perigoso", disse Constâncio, durante a apresentação do relatório sobre a estabilidade financeira do BCE, que é publicado duas vezes por ano.

O documento indica que os riscos para a estabilidade financeira da região aumentaram consideravelmente nos últimos seis meses. "O mundo mudou consideravelmente" desde o relatório anterior de Junho, disse o vice-presidente do BCE.

"Vemos mais indicações de uma crise no crédito do que um ‘boom' de crédito", indicou Constâncio, acrescentando que Irlanda, Reino Unido, Estónia, Grécia, Espanha, Luxemburgo e Eslovénia estão já a mostrar sinais de aperto no crédito".

Registado: 5/11/2002 12:21

por Dilson Costa » 18/12/2011 22:38

Storgoff Escreveu:O euro é a maior desgraça, caiu no descrédito, está à beira do colapso,

bla bla bla,...

Não vejo isso no mercado cambial, não vejo isso nas bunds alemãs,...
Aliás os alemães andam se a safar mt bem com isto tudo.
É só amealhar.

Gora vem os ingleses a ver se ainda tiram também alguns dividendos da festa.

Realmente dá que pensar na leviendade desta gente como que acabar com o euro fosse uma brincadeira de meninos como dizia o outro.
Eles que metam na cabeça que a basuca ainda tem bastantes munições!!
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por Storgoff » 18/12/2011 22:20

O euro é a maior desgraça, caiu no descrédito, está à beira do colapso,

bla bla bla,...

Não vejo isso no mercado cambial, não vejo isso nas bunds alemãs,...
Aliás os alemães andam se a safar mt bem com isto tudo.
É só amealhar.

Gora vem os ingleses a ver se ainda tiram também alguns dividendos da festa.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Dilson Costa » 18/12/2011 16:16

VirtuaGod Escreveu:
Publicado hoje às 11:29O Reino Unido está a preparar um plano de euro-evacuação para os britânicos em Portugal e Espanha, em caso de colapso da banca ibérica.
O jornal Sunday Times avança na edição de hoje que Londres quer preparar-se para o pior cenário.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros adianta que o plano de contingência pode passar pelo envio de aviões, navios e autocarros, para uma eventual retirada em massa dos cidadãos britânicos em Portugal e em Espanha.

O Reino Unido quer assim, evitar um cenário de milhares de britânicos a dormir nos aeroportos, sem dinheiro para voltar a casa.

Só em Espanha, o número de britânicos aumentou seis vezes nos últimos 10 anos. Eles representam já 12 por cento da população em Espanha.

Há cinco anos, Londres activou um plano de contingência semelhante, durante a guerra entre Israel e o Hezbollah. Na altura, o Reino Unido enviou navios de guerra para o Libano, para levar para casa os cidadãos britânicos.

Cristina Lai Men

Os britânicos estão cada vez mais malucos :shock:

Para quem acha que o dinheiro em Portugal não está nada seguro, desenganem-se aqueles que acham que fora do país o dinheiro está seguro, por mil e uma razões... as probabilidaes de o euro acabar são escassas mas na remota hipótese de acabar, a europa entraria em guerra e os Ingleses seriam o primeiro alvo a abater, o mundo deixaria de ser tal e qual o conhecemos hoje e a velha europa iria ser mais parecida com a américa latina do que com este paraíso em que vivemos.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por Bar38 » 18/12/2011 15:52

VirtuaGod Escreveu:

Cristina Lai Men

Eu acho e' que há países que se preparam para todas as possíveis situações futuras ,agora devia era ser com mais descrição coisa que para aqueles lados e' muito difícil

Registado: 20/6/2011 21:37

por VirtuaGod » 18/12/2011 14:48

Cristina Lai Men

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por AurioI » 18/12/2011 14:23

TSF...

Cristina Lai Men

Registado: 17/3/2009 20:38

por e-finance » 18/12/2011 0:53

Se o € acabar será que não vai existir uma pressão sobre a suíça por parte de todos os países pertencentes ao € para que o dinheiro dos seus residentes volte ao país de origem?
Uma coisa eu já percebi, os políticos quando se sentem ameaçados são capazes de tudo para salvarem a pele.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bigest, Manchini888, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, PIKAS, Pmart 1, slbnnbobadela e 176 visitantes