Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por A330-300 » 17/12/2011 20:56

Os bancos aqui pagam mais porque precisam de liquidez.
Não há dúvida que a segurança tem um preço...

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por VirtuaGod » 17/12/2011 20:50

A-330 Escreveu:Juros dos DP
Euro - 1,2%
CFH - 0,375%

Conta à ordem -0,5%

O que eu acho piada é que com este medo todo etc que se cria na cabeça das pessoas ao ler estes tópicos e ao ver pseudo-notícias de telejornais o pessoal vai a correr "salvaguardar" o dinheiro e na verdade... perde é $$$$, isto nem falando de perda de possíveís ganhos que o capital podia estar a render.

:shock: :shock: :shock:

"The only thing we have to fear is fear itself. "
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por A330-300 » 17/12/2011 19:40

No UBS:
Um não residente precisa de estar presente para a abertura da conta , passaporte,ter sempre o equivalente a 50000 CFH para não pagar uma manutenção mensal de 40 francos , prova de que pagou IRS , comprovante de residência e um extrato bancário dos bancos que tem conta em Portugal.
Não me pediram no banco que fui , mas podem pedir em outro e por isso levei uma cópia do contrato de trabalho.

Quando se abre a conta dão-nos um número.E nessa conta vc pode abrir "sub contas" de outras divisas. Euro e CFH sã gratuitas.Outras divisas pagam 3 francos por mês.

Juros dos DP
Euro - 1,2%
CFH - 0,375%

Conta à ordem -0,5%

Tem gestão discricionária acima de um determinado valor.Não me lembro quanto é.

Sobre as mais valias paga-se imposto ao estado suíço de 35% , mas ao final do ano pode se recuperar esse dinheiro fazendo-se prova que residimos no estrangeiro.Devolvem quase tudo
Para isso tem que ir ao site www.admin.ch (Não sei se se pode pedir a devolução pela net , mas julgo que sim)

Acima de 250000 francos enviam-nos direto para o Private.

Tem vários fundos e plataforma de negociação de ações , forex,etc. Não perguntei por preços de corretagem.

Credit Suisse:
Tem um escritório de representação em Portugal na Rua Castilho,14.
Estive lá uma vez , disseram que me ligariam..até hoje.
Estive pessoalmente em Zurich e disseram que não me queriam abrir uma conta por trabalhar na China ??!! Não entendi.

Em ambos os casos recomenda-se agendar com uma certa antecedência.2 a 3 dias.

Há muitos outros bancos , mas muito são private e só aceitam cientes com mais de 500 mil francos.

Impressão Geral. Atendimento muito melhor no UBS sob todos os aspectos.
Ambos tem pessoas que falam várias línguas , inclusive português.

De qualquer forma não abri conta ,porque vou ver no Luxemburgo como é que são as coisas.

Tenho um amigo que abriu conta recentemente em Jersey pela net. Parece que é mais fácil.

A330

Edição: Acabo de receber um sopro na orelha que me disse que os 35% de imposto pagam os que querem ter uma conta anónima. Se a quiserem declarar pagam os impostos em Portugal.
Editado pela última vez por A330-300 em 17/12/2011 20:58, num total de 1 vez.

por Automech » 17/12/2011 19:20

Tu não és residente na Suíça, pois não A-330 ? O que é que te pediram ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por super_fm » 17/12/2011 19:19

A-330 Escreveu:Estive em Zurich esta semana e fui a um banco para saber o que era necessário para abrir uma conta.

Fui atendido por uma portuguesa e a conversa se estendeu. Uma das coisas que me disse é que não se faz ideia da quantidade enorme de gregos e agora também portugueses que estão a abrir uma conta lá.

Os gregos vão aos 4 e 5 por dia.Chegam a pegar um avião e deslocar-se la só para isso.

E os tugas já são tantos que há uma pessoa no banco que vem regularmente a Portugal encontrar-se com os já clientes e também possíveis interessados.

A330

E o que é preciso para abrir uma conta por lá?

Registado: 9/6/2009 18:55

por MarcoAntonio » 17/12/2011 18:49

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:É uma hipótese. Credível ou não é algo que me parece difícil de definir. Oficialmente ninguém o irá admitir até ao momento do anúncio (é o tipo de coisa que é sempre negada até ao momento do anúncio oficial).

Na minha opinião pessoal, é algo que irão (cá e lá fora) tentar evitar até à última. Será, digamos, a última das soluções a recorrer, antes disso tentarão outras alternativas para estancar a crise da dívida e o desmoronamento da união económica europeia...

Dependendo do sucesso dessas outras medidas, o euro poderá acabar ou não (ou alguns países poderão ou não ser excluídos - ou convidados a sair - do euro).

Também, na minha opinião pessoal, as pessoas devem-se preparar minimamente para essa circunstancia pois ela é possível e não trás qualquer benefício assumir que "nunca acontecerá". Se acontecer, será dramático para Portugal muito especialmente no relativo curto-prazo e as pessoas devem estar preparadas minimamente para essa possibilidade e para o que poderá/deverá acontecer de seguida. Dito isto, acho que este tópico faz sentido e está a desempenhar precisamente esse papel: a ajudar as pessoas a prepararem-se para algo que pode acontecer.

Marco, é impressão minha ou estás agora mais pessimista em relação ao futuro do euro do que estavas em meados de Setembro?

A minha posição é basicamente a mesma. Talvez um nadinha mais pessimista, não sei ao certo, dado que a situação continua a evoluir mais negativamente do que positivamente...

Em relação a quem está muito exposto aos efeitos de descontinuação do euro, continuo a dizer a mesma coisa. Aliás, repeti-o esta semana aqui no tópico. Se vai acontecer ou não, não posso dizer. Mas não acabará de animo leve, será a última das soluções.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por A330-300 » 17/12/2011 15:58

Estive em Zurich esta semana e fui a um banco para saber o que era necessário para abrir uma conta.

Fui atendido por uma portuguesa e a conversa se estendeu. Uma das coisas que me disse é que não se faz ideia da quantidade enorme de gregos e agora também portugueses que estão a abrir uma conta lá.

Os gregos vão aos 4 e 5 por dia.Chegam a pegar um avião e deslocar-se la só para isso.

E os tugas já são tantos que há uma pessoa no banco que vem regularmente a Portugal encontrar-se com os já clientes e também possíveis interessados.

A330

por Elias » 17/12/2011 15:05

MarcoAntonio Escreveu:É uma hipótese. Credível ou não é algo que me parece difícil de definir. Oficialmente ninguém o irá admitir até ao momento do anúncio (é o tipo de coisa que é sempre negada até ao momento do anúncio oficial).

Na minha opinião pessoal, é algo que irão (cá e lá fora) tentar evitar até à última. Será, digamos, a última das soluções a recorrer, antes disso tentarão outras alternativas para estancar a crise da dívida e o desmoronamento da união económica europeia...

Dependendo do sucesso dessas outras medidas, o euro poderá acabar ou não (ou alguns países poderão ou não ser excluídos - ou convidados a sair - do euro).

Também, na minha opinião pessoal, as pessoas devem-se preparar minimamente para essa circunstancia pois ela é possível e não trás qualquer benefício assumir que "nunca acontecerá". Se acontecer, será dramático para Portugal muito especialmente no relativo curto-prazo e as pessoas devem estar preparadas minimamente para essa possibilidade e para o que poderá/deverá acontecer de seguida. Dito isto, acho que este tópico faz sentido e está a desempenhar precisamente esse papel: a ajudar as pessoas a prepararem-se para algo que pode acontecer.

Marco, é impressão minha ou estás agora mais pessimista em relação ao futuro do euro do que estavas em meados de Setembro?

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 16/12/2011 20:52

Dilson Costa Escreveu:
Marco, achas mesmo que a saída do euro é uma hipótese credível nesta altura?

É uma hipótese. Credível ou não é algo que me parece difícil de definir. Oficialmente ninguém o irá admitir até ao momento do anúncio (é o tipo de coisa que é sempre negada até ao momento do anúncio oficial).

Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por titopingas » 16/12/2011 14:50

paulop2009 Escreveu:
Elias Escreveu:O tema está agora em debate no programa Sociedade Civil (RTP-2).

Elias - sempre em cima do acontecimento.

Era excelente se, no final do programa, pudesses fazer um sumariozito à malta :mrgreen: , ou partilhar o link... (isto, claro se se falar de alguma coisa interessante)

Espero que não seja pedir de mais... :oops:

Aqui está o link:

http://www.rtp.pt/play/?tvprog=23283&idpod=68527

Registado: 23/11/2011 11:19

por Dilson Costa » 16/12/2011 11:41

MarcoAntonio Escreveu:
SMALL1969 Escreveu:O facto de ter o dinheiro em casa não sei se resolve alguma coisa. Se os bancos passassem apenas a reconhecer notas de € assinaladas, significava que para poderem circular (na legalidade) as pessoas teriam que ir aos bancos apresentar as notas antigas de € e convertê-las às novas, perdendo o câmbio "escudo".
Ou então teriam que conseguir sair do país e reentrar co mmoeda entrangeira para ser trocada por escudos/novos euros

E como é que os Bancos saberiam de onde os Euros são provenientes? Os Euros são emitidos pelo BCE e não pelos vários países, a troca de euros não marcados por euros marcados (como escudos, desvalorizados, tipo medida imposta) era algo que só um idiota iria fazer. Se tal medida surgisse teria eventualmente que se trocar a moeda primeiro por outra moeda estrangeira...

Se o Euro continuar a existir, a nota continua a valer o que o euro vale independentemente de estar fisicamente em Portugal ou em Espanha ou noutro lado qualquer. Aquilo são euros em qualquer parte do mundo.

Se o Euro deixar de existir, surgirão vários cambios para as várias moedas nacionais e cambios que evoluirão daí para a frente de forma diferente, as notas de euros estarão "imunes" à desvalorização do escudo (pensa-se que este poderá desvalorizar para cerca de metade do "valor actual") e poderão ser trocados na altura que melhor se entender (por exemplo, passados uns meses... julga-se também que as primeiras semanas serão voláteis antes dos cambios "estabilizarem" minimamente).

Marco, achas mesmo que a saída do euro é uma hipótese credível nesta altura?

Sinceramente eu aínda não vejo nada que me leve a admitir essa hipótese com um grau de probabilidade relevante, ou seja, as hipóteses são mt remotas de tal acontecer. A comunicação social tem tido um papel vital no lançamento do mêdo nas populações em conjunto com alguns economistas (com que objectivo?), os dados actuais que existem demonstram que o euro continua a ser uma moeda estável, de refugio.

A Alemanha está a jogar o jogo que lhe convém e o resto da zona euro acompanha pois não vê outra alternativa, vinga a lei do mais forte. Em ultima instância o BCE intervirá sempre para estabilizar a moeda, o fim do euro não interessa a ninguém, tudo será feito para ele não desaparecer se isso for necessário.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por MarcoAntonio » 16/12/2011 0:11

SMALL1969 Escreveu:O facto de ter o dinheiro em casa não sei se resolve alguma coisa. Se os bancos passassem apenas a reconhecer notas de € assinaladas, significava que para poderem circular (na legalidade) as pessoas teriam que ir aos bancos apresentar as notas antigas de € e convertê-las às novas, perdendo o câmbio "escudo".
Ou então teriam que conseguir sair do país e reentrar co mmoeda entrangeira para ser trocada por escudos/novos euros

E como é que os Bancos saberiam de onde os Euros são provenientes? Os Euros são emitidos pelo BCE e não pelos vários países, a troca de euros não marcados por euros marcados (como escudos, desvalorizados, tipo medida imposta) era algo que só um idiota iria fazer. Se tal medida surgisse teria eventualmente que se trocar a moeda primeiro por outra moeda estrangeira...

Se o Euro continuar a existir, a nota continua a valer o que o euro vale independentemente de estar fisicamente em Portugal ou em Espanha ou noutro lado qualquer. Aquilo são euros em qualquer parte do mundo.

Se o Euro deixar de existir, surgirão vários cambios para as várias moedas nacionais e cambios que evoluirão daí para a frente de forma diferente, as notas de euros estarão "imunes" à desvalorização do escudo (pensa-se que este poderá desvalorizar para cerca de metade do "valor actual") e poderão ser trocados na altura que melhor se entender (por exemplo, passados uns meses... julga-se também que as primeiras semanas serão voláteis antes dos cambios "estabilizarem" minimamente).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 14/12/2011 17:46

Normalmente a rtp disponibiliza o programa no site, mas não imediatamente. Vou ver se encontro link.

por paulop2009 » 14/12/2011 17:40

Elias Escreveu:O tema está agora em debate no programa Sociedade Civil (RTP-2).

Elias - sempre em cima do acontecimento.

Era excelente se, no final do programa, pudesses fazer um sumariozito à malta :mrgreen: , ou partilhar o link... (isto, claro se se falar de alguma coisa interessante)

Espero que não seja pedir de mais... :oops:

Registado: 15/9/2010 15:02

por Elias » 14/12/2011 15:44

O tema está agora em debate no programa Sociedade Civil (RTP-2).

por SMALL1969 » 14/12/2011 14:26

paulop2009 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Sim, para quem quiser ter o dinheiro seguro em lugar de o ter em casa pode alugar um cofre (e por sinal já referi isso mesmo a uma pessoa que estava preocupada e me perguntou que alternativas existiam).

O único risco envolvido (para além do risco do banco ser assaltado) é a perda dos juros por já não estar num depósito a prazo...

Os riscos alternativos de desvalorização da moeda neste momento são bastante consideráveis. Se calha de sairmos do euro, lá se vão os juros de não sei quantos anos numa penada!

Esta ideia de ter alguma massa em casa/cofre é boa. Confesso que a estou a aplicar.

Uma questão: se o Euro acabar ao mesmo tempo para toda a gente, esta estratégia já deixa de fazer sentido, certo? Ou seja, como o Euro deixa de estar quotado, a taxa de cambio Euro-Escudo será sempre a mesma, certo? Ou neste caso só seria vantajoso se fizéssemos um cambio a 2 passos, por exemplo Euro->Marco->escudo.

Estou a ver bem a coisa?

O facto de ter o dinheiro em casa não sei se resolve alguma coisa. Se os bancos passassem apenas a reconhecer notas de € assinaladas, significava que para poderem circular (na legalidade) as pessoas teriam que ir aos bancos apresentar as notas antigas de € e convertê-las às novas, perdendo o câmbio "escudo".

Registado: 3/2/2009 12:21

Itália: Monti cria imposto sobre contas bancárias

por bonsinvestimentos » 14/12/2011 13:32

Itália: Monti cria imposto sobre contas bancárias
Cada conta bancária à ordem de particulares vai pagar em 2012 um imposto de 34 euros e no caso das contas de empresas sobe para 100 euros

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/italia-monti-c ... z1gVkKLxDr

Registado: 12/9/2008 11:46

por artista1939 » 14/12/2011 12:13

Com tanto carcanhol a ser guardado em casa, já estou a ver os assaltos a residências a aumentarem. :!:
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por paulop2009 » 14/12/2011 12:00

MarcoAntonio Escreveu:Sim, para quem quiser ter o dinheiro seguro em lugar de o ter em casa pode alugar um cofre (e por sinal já referi isso mesmo a uma pessoa que estava preocupada e me perguntou que alternativas existiam).

O único risco envolvido (para além do risco do banco ser assaltado) é a perda dos juros por já não estar num depósito a prazo...

Os riscos alternativos de desvalorização da moeda neste momento são bastante consideráveis. Se calha de sairmos do euro, lá se vão os juros de não sei quantos anos numa penada!

Esta ideia de ter alguma massa em casa/cofre é boa. Confesso que a estou a aplicar.

Uma questão: se o Euro acabar ao mesmo tempo para toda a gente, esta estratégia já deixa de fazer sentido, certo? Ou seja, como o Euro deixa de estar quotado, a taxa de cambio Euro-Escudo será sempre a mesma, certo? Ou neste caso só seria vantajoso se fizéssemos um cambio a 2 passos, por exemplo Euro->Marco->escudo.

Estou a ver bem a coisa?

Registado: 15/9/2010 15:02

por ferradura » 14/12/2011 0:28

Como estamos no campo de suposição (ou não).

E se em vez do carimbo dos bancos, eu só poder converter euros em função do meu BI.
Ou seja, levo na mão 1000€, mas o banco, pede-me o BI e dá-me escudos com a respectiva desvalorização.

Penso que o euro acabar é uma coisa, e Portugal sair do Euro é outra.

Por exemplo, para a Alemanha até seria interessante que Portugal saisse do Euro.

Motivo:
Euro forte, custo de matérias primas baixo.
Escudo fraco, então custo de mão de obra ainda mais baixo do que actualmente.

Penso, e isto é o mais importante, não são defices ou sacrificios, o nosso governo é que é ingenuo (ou estupido) em pensar nessa falsidade.
Isto é tudo uma questão de guerra de divisas.

Não esquecer que para os EUA, neste momento, eles nos serviçoes têm um desconto façe à europa de 30% (eurodolar).
O que os EUA mais vendem é serviços.

Para a europa um euro forte, só é bom para os americanos, pois estimula a compra de produtos dos EUA.

A questão não é o euro acabar...é bem pior !!!

Se o euro afundar, significa que o dolar vai passar a ser moeda de reserva.

Por um lado é bom para os EUA, pois permite continuar a aumentar o seu defice...MAS POR OUTRO...vai aumentar o desemprego !

Querem a minha opinião.
O mundo vai mudar e de que maneira, e honestamente, penso que qualquer dia o dinheiro não valerá é NADA.

O que fazer ?

NÃO SEI

Registado: 5/4/2010 21:14

por MarcoAntonio » 14/12/2011 0:02

lol... estavas tu a responder e eu a editar o post ao mesmo tempo para acrescentar precisamente isso!
Imagem

Administrador Fórum

por Automech » 14/12/2011 0:01

Não rende é juros :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(a malta quer ter tudo, eheheheh)

por MarcoAntonio » 13/12/2011 23:59

Sim, para quem quiser ter o dinheiro seguro em lugar de o ter em casa pode alugar um cofre (e por sinal já referi isso mesmo a uma pessoa que estava preocupada e me perguntou que alternativas existiam).

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/12/2011 0:01, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Automech » 13/12/2011 23:57

MarcoAntonio Escreveu:Os Euros físicos em princípio, durante a fase de transição, seria carimbados (e só seriam portanto utilizáveis em Portugal, como sendo "escudos").

Uma forma de fugir a isso é levantar antecipadamente e (como já disse neste mesmo tópico)... guardar debaixo do colchão.

Esses euros continuariam a ser euros e não estariam sujeitos a desvalorização nem a nenhuma conversão fosse de que forma fosse...

É a tal hipótese de alugar um cofre, para quem quer ter montantes elevados e não se sente confortável em ter o 'material' em casa. Penso que Elias até já postou algures o preço dos cofres nos bancos.

por MarcoAntonio » 13/12/2011 23:54

Os Euros físicos em princípio, durante a fase de transição, seriam entregues aos clientes carimbados pelos bancos (e só seriam portanto utilizáveis em Portugal, como sendo "escudos").

Uma forma de fugir a isso é levantar antecipadamente e (como já disse neste mesmo tópico)... guardar debaixo do colchão.

Esses euros continuariam a ser euros e não estariam sujeitos a desvalorização nem a nenhuma conversão fosse de que forma fosse...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 262 visitantes