Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sargotrons » 22/12/2011 16:32

mapaman Escreveu:Em relação à Via do Infante,os Algarvios estão a dar a resposta merecida a este Governo,pura e simplesmenmte ,não utilizam.

Chega a ser assustador circular durante a noite kms sem se ver um unico carro em qualquer sentido.

Vão morrer com o remédio.Ainda bem!

Ainda ontem passei na A22 e não notei grande diferença de tráfego. Mas estamos a falar de impressões pessoais, será interessante ver os números, se será a média dos 40% de diminuição ou menos.

P.S. já agora afirmo que sou a favor da politica paga um pagam todos das SCUTs.
Não faz mal!...
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por mapaman » 22/12/2011 15:56

Em relação à Via do Infante,os Algarvios estão a dar a resposta merecida a este Governo,pura e simplesmenmte ,não utilizam.

Chega a ser assustador circular durante a noite kms sem se ver um unico carro em qualquer sentido.

Vão morrer com o remédio.Ainda bem!
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
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por Elias » 22/12/2011 14:56

Revogação das portagens em quatro Scut chumbada
22.12.2011 - 13:34 Por Sofia Rodrigues

O fim da cobrança das portagens na A22, A23, A24 e A25 foi chumbado hoje com os votos do PSD, CDS e PS, mas abriu algumas brechas na bancada socialista.

Seis deputados votaram a favor da cessação das portagens nas antigas Scut, proposta pelo PCP e pelo BE, e dois deputados - Elza Pais e Acácio Pinto - abstiveram-se. Tanto na bancada do PS como a do PSD foram muitos os anúncios de declarações de voto a propósito desta apreciação parlamentar.

Os seis deputados do PS - Pedro Alves, André Figueiredo, Fernando Serrasqueiro, Rui Santos, Glória Araújo e Hortense Martins - votaram ao lado do PCP, BE e PEV na cessação da vigência do decreto-lei que institui as portagens nas Scut do Algarve, Beira Interior, Interior Norte e Beira Litoral/Beira Alta.

Na bancada do PSD não houve votos em sentido contrário aos da bancada mas os deputados eleitos pela Guarda, Algarve, Vila Real e Santarém anunciaram que iriam apresentar declarações de voto. Entre os socialistas, Paulo Campos, ex-secretário de Estado das Obras Públicas, também anunciou declaração de voto.

O BE também apresentou um projecto de resolução que pretendia a cessação da vigência do mesmo decreto, mas a votação ficou prejudicada pelo chumbo da iniciativa comunista.
 
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Com esta quebra...

por ocart » 19/12/2011 15:36

De receitas não tarda a GNR começar a CAÇAR OS INCAUTOS QUE NÃO VÊM OS SINAIS DE TRANSITO ESCONDIDOS POR TRAZ DAS ARVORES E EM OUTROS SITIOS QUE NÃO LEMBRA AO DIABO........................
 
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por Elias » 19/12/2011 2:51

Quebra no tráfego das auto-estradas nacionais já passa os 40%
Nuno Miguel Silva
19/12/11 00:05

Todas as concessionárias geridas pela Mota-Engil, liderada por Jorge Coelho, estão a sofrer descidas no tráfego.

A rede nacional de auto-estradas continua a registar quebras acentuadas de tráfego. Dados do órgão regulador do sector, o Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias (InIR), revelam que quase todas as concessionárias de auto-estradas do País registaram perdas de tráfego no terceiro trimestre, em relação ao mês de Setembro de 2010. E em alguns casos as quebras são superiores a 40%.

Os piores desempenhos, entre Julho e Setembro, ocorrem com duas concessionárias de auto-estradas detidas pela Ascendi, uma parceria entre a Mota-Engil e o Banco Espírito Santo (BES). Na antiga SCUT (sem custos para o utilizador) do Grande Porto, na área metropolitana do Porto, a quebra de tráfego atingiu 43,01%, quando comparado o tráfego médio diário de Setembro com o do mesmo mês de 2010, ao passar de 39.711 veículos por dia para 22.632.

Nestas ex-SCUT, como na da Costa de Prata e das Beiras Litoral e Alta (todas geridas pela Ascendi), começaram a ser cobradas portagens a partir de 15 de Outubro do ano passado, sendo essa uma das razões principais para a perda de tráfego ocorrida, a par da actual conjuntura de crise económica.

Na antiga SCUT da Costa de Prata, a quebra de tráfego verificada entre Setembro do ano passado e Setembro de 2011 atingiu 41,72% para um total de 22.820 carros por dia.
 
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por Elias » 16/12/2011 17:08

Aprovada moção para travar portagens no Algarve
Económico com Lusa
16/12/11 15:17

A Assembleia Municipal de Faro aprovou uma moção para a suspensão do pagamento de portagens na Via do Infante.

Apresentada pelo movimento independente "Com Faro no Coração", a moção aprovada na noite de quinta-feira, dá conta que a Via do Infante "é uma estrada indispensável para a vida do dia a dia da população algarvia".

Os promotores da moção lembram ainda que "trabalhadores por conta de outrem e empresários têm que se deslocar entre concelhos na sua atividade normal" e que, "com os preços estabelecidos, não podem passar na Via do Infante, sendo a população obrigada a utilizar a demorada e sinistra EN125, que nunca será alternativa".

Alegam também que a crise e o desemprego vão agravar-se no Algarve, nomeadamente no turismo.

"A população sente-se injustiçada, por lhe retirarem o direito a uma estrada que na maior parte foi paga com dinheiros comunitários", lê-se no texto.

Entretanto, a Comissão de Utentes da Via do Infante congratulou-se hoje com a aprovação da moção para a suspensão de portagens na Via do Infante e apelou à sociedade civil algarvia para a constituição de uma "ampla plataforma de luta contra as portagens na região".

A Comissão de Utentes anunciou que vai lançar, ainda este ano, uma petição pública, na Internet e em suporte papel, dirigida à Assembleia da República a pedir a abolição das portagens.

"A EN 125 transformou-se num autêntico e perigoso caos rodoviário, com longas filas de trânsito intermináveis a fazer lembrar os anos infernais dos finais do século XX", sublinham os utentes.

Lembrando que "os utentes encontram-se desesperados, os empresários fazem contas à situação das suas empresas e os turistas começam a boicotar o Algarve", a Comissão de Utentes alerta para que as "portagens na Via do Infante estão a matar o Algarve".
 
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NAO PAGAR

por alvim » 16/12/2011 16:24

COMO NAO PAGAR :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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por alexandre7ias » 16/12/2011 6:18

:arrow:
Movimento anuncia acções judiciais para acabar com cobrança de portagens na A23

O Movimento Pró IP6 anunciou hoje a interposição de duas acções judiciais nos Tribunais de Abrantes e de Leiria numa tentativa de terminar com a cobrança de portagens na A23 e reclamando pelo pagamento de indemnizações.

Ver mais em http://publico.pt/1525256
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por joaoventura » 15/12/2011 22:28

Elias Escreveu:João, o que queres dizer com "o custo do troço do IC3"? Tanto quanto sei esta via não é portajada.


Olá Elias,

tenho confirmação por parte de um colega parapentista de Tomar que existe um troço no antigo IC3 (actual A13) que é pago. Não conheço a zona, mas deixo aqui o que ele escreveu noutro fórum acerca desse troço:

O troço de IC 3 pago (agora A13) é entre a A23 e Santa Cita... pode passar-se 1 pórtico que é considerado local... por isso para quem venha de Sul, do lado do Entroncamento, ao entrar nesse troço da A13 (logo depois de passar por cima da A 23) sai na primeira saída (Atalaia), logo a seguir ao 1º pórtico) e depois segue a direcção Tomar até à rotunda conhecida como rotunda do Castelo de Bode (mas em Santa Cita a 6 Km de Castelo de Bode). Aí podes entrar outra vez no IC 3.


Um dos mapas tem o trajecto na íntegra. O outro, mais ampliado tem o detalhe mostrando como evitam as portagens da nova A13 (ex-IC 3)... passando por cima da A23, passam por baixo do 1º pórtico e saem logo à direita (Atalaia)... e depois é como se mostra até à Zona Industrial de Tomar onde podem retomar o IC 3.



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por Elias » 15/12/2011 21:59

joaoventura Escreveu:* 330 Kms (4h51) - Pte Vasco da Gama e A1 até Torres Novas (custos totais de 8.05€), saída em Torres Novas, IC3 até Penela, seguir por Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia até Linhares. Falta incluir o custo do troço do IC3, e o custo da A23 até ao Entroncamento (1.20€). Custos aproximadamente de 10€ em portagens.


João, o que queres dizer com "o custo do troço do IC3"? Tanto quanto sei esta via não é portajada.
 
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por joaoventura » 15/12/2011 21:53

Não sei se já conheciam, mas aqui ficam uns links para uns mapas com localização dos pórticos na A23 e A25.
Posso comprovar que a partir de Gardete (antes de Fratel) os mapas estão correctos, pois fui e vim da Serra da Estrela neste fim-de-semana que passou:

http://dokatano.blogspot.com/2011/11/co ... re_29.html
http://dokatano.blogspot.com/2011/11/co ... entre.html
http://dokatano.blogspot.com/2011/12/co ... 25-um.html
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Mais info que coloquei num outro fórum:

Fiz umas simulações com o Google Maps para o percurso Montijo - Linhares (perto de Celorico da Beira), e os custos de portagens para um ligeiro:

* 366 Kms (3h30) - Pte Vasco da Gama (2.40€), A1 até Torres Novas (5.65€), A23 até Guarda (18.10€) e A25 até Celorico (2.10€). Custo total de 28.23€ em portagens.
Indo pelo Porto Alto - Vila Franca de Xira, consegue-se poupar cerca de 3€, para um total de 3h40 (apenas mais 10 minutos) e 361 Kms.. Isto na ida, já que na volta não se paga portagem na Pte Vasco da Gama

* 330 Kms (4h51) - Pte Vasco da Gama e A1 até Torres Novas (custos totais de 8.05€), saída em Torres Novas, IC3 até Penela, seguir por Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia até Linhares. Falta incluir o custo do troço do IC3, e o custo da A23 até ao Entroncamento (1.20€). Custos aproximadamente de 10€ em portagens.

* 339 Kms (3h50) - Pte Vasco da Gama e A1 até Coimbra Norte (custos totais de 2.40€ [Pte Vasco da Gama] + 13.40€), depois IP3 até Santa Comba Dão, saída para Nelas, Seia, Gouveira.. Aproximadamente 15.80€ em portagens..

* 371 Kms (5h50) - Saída de IC32 até ao Campo de Tiro de Alcochete, Recta do Infantado até ao Couço, ida até Montargil pela ponte de Santa Justa, Ponte de Sor, Gavião, passar Tejo pelo IP2, e ir contornando a A23 nos troços pagos/não-pagos.. Custo total de portagens 0.0€..

Sites com custos de portagens:
http://www.lusoponte.pt/pvg_tarifas.asp
http://www.brisa.pt/PresentationLayer/t ... ?menuid=15
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João Ventura
Editado pela última vez por joaoventura em 15/12/2011 22:31, num total de 1 vez.
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por Elias » 15/12/2011 21:17

Algarve: PSP apela à marcação de matrículas (vídeo)
PSP de Faro pede aos condutores que façam pequenas marcas nas suas matrículas e veículos. Objetivo: evitar que sejam usadas por outros nas ex-SCUT. Veja o vídeo no final do texto.

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)
16:34 Quinta feira, 15 de dezembro de 2011

Os casos de furto de matrículas no Algarve começaram a suceder-se em Olhão no início deste mês, coincidindo com a cobrança eletrónica de portagens na A22 (Via do Infante) através dos dispositivos eletrónicos.

Recorde-se que para quem não tiver Via Verde ou outro dispositivo eletrónico de pagamento, como o identificador pré-pago, o pagamento é indexado à matrícula do automóvel, pelo que tudo indica que os furtos de matrículas estarão relacionados com a introdução de portagens.

Vítor Rodrigues, comandante da PSP de Faro, diz que ainda é cedo para tirar conclusões. "Nós começámos agora a receber as queixas, que passámos ao Ministério Público. Vamos ter de averiguar, proceder às investigações e tentar apurar o que se passa", adianta ao Expresso.

Medida preventiva

Pelo sim, pelo não, Vítor Rodrigues apela aos automobilistas para que façam pequenos sinais ou marcas nos seus veículos, que permitam aos proprietários identificá-los perante as autoridades em caso de furto e utilização abusiva das placas de matrícula por outros veículos semelhantes.

"Pode fazer-se uma pequena marca na matrícula, na chapa traseira do veículo, que é aquela que o sistema dos pórticos capta aquando das passagens, para termos a certeza de que o veículo em causa corresponde ou não àquela matrícula ou então colar um autocolante no vidro traseiro", refere o comandante distrital da PSP.

Isto porque se a matrícula do seu veículo for furtada e utilizada, abusivamente, num veículo do mesmo modelo e da mesma cor, nesse caso caberá ao proprietário lesado apresentar prova de que não foi ele (e o seu automóvel) a passar em determinado pórtico.

"Às vezes pode ser complicado fazer prova mas é necessário, até porque também se pode verificar o caso de queixas ou denúncias de furto de matrícula possam não corresponder à verdade", explica o comandante policial ao Expresso.

Centenas de furtos

Só em dezembro, já há registo de pelo menos 35 matrículas furtadas, 34 em Olhão e uma em Faro, segundo adianta o comandante distrital da PSP de Faro, Vítor Rodrigues. A nível nacional, o número já ascende a 213 matrículas furtadas, com queixa à PSP.

Caso não possua qualquer tipo de identificador eletrónico ou Via Verde, o proprietário de um veículo que por qualquerc razão efetue uma passagem pelos pórticos deve dirigir-se a um posto dos CTT ou Payshops para efetuar o pagamento, 48 horas após a passagem e até ao limite de 7 dias úteis. Com a revelação da matrícula, a dívida (e um extra referente aos custos administrativos da cobrança) fica saldada.

Caso tal não aconteça, o automobilista prevaricador receberá mais tarde na morada do registo de propriedade do veículo a nota de cobrança, mas desta feita já com um valor de coima associado por não ter efetuado o pagamento dentro do prazo previsto.



Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/algarve-psp-ap ... z1gdWdB5EV
 
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por alexandre7ias » 15/12/2011 9:22

Contestação subiu de tom e obrigou a novas medidas. Desde a introdução das novas portagens foram roubadas 200 matrículas em toda a região. Autoridades suspeitam de fraude.

O ataque ao pórtico da Guia, na A22, na noite de terça-feira, que resultou em ferimentos num funcionário da concessionária, levou ao reforço da segurança naquela via. O comandante-geral da GNR deu instruções ao comando distrital de Faro para reforçar segurança nos pórticos considerados de maior risco e colocou em prevenção os militares de elite da Unidade de Intervenção (UI). Em cada portagem virtual considerada de maior risco haverá, no mínimo, dois militares a patrulhar, apoiados por uma viatura e equipados obrigatoriamente com coletes antibala. Para assegurar três turnos, a guarda terá de retirar do patrulhamento normal 60 efectivos. No Algarve, desde que entraram em vigor as novas portagens, foram roubadas 200 matrículas de automóveis. As autoridades admitem que alguns automobilistas estejam a usar um expediente fraudulento para evitar pagar portagem. A contestação às novas tarifas vai continuar, com a Comissão de Utentes da Beira Interior a marcar novos protestos.



Este pessoal que manda e rouba o dinheiro dos nossos impostos devia ter mais juizo. Já agora podiam por os militares de elite na porta do parlamento...
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por Elias » 15/12/2011 1:36

O alto preço das SCUT agora pagas
11.12.11 - 11:10 Por Paulo Vilarinho
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O Governo baixou e retirou salários na função Pública invocando o interesse nacional.

As SCUT (Sem Custo para o Utilizador é o que significa a sigla) nunca foram projectadas para serem portajadas, o que se reflecte no elevado número de saídas e entradas no seu traçado, facto que é poucas vezes mencionado. Outro dado importante que convém recordar refere-se ao facto de algumas SCUT terem sido construídas sobre estradas nacionais e os utentes das já taxadas passaram a ter elevadas despesas fixas na sua mobilidade.

Uma concessão SCUT é uma via rápida em que o pagamento da portagem é efectuado pelo Estado com o dinheiro dos contribuintes. O Estado entrega a construção, financiamento, exploração e manutenção da auto-estrada a um consórcio privado, pagando a este uma tarifa por cada veículo que circula nessa via. Este sistema é pouco utilizado na Europa porque fica muito mais caro.

Os encargos com as SCUT iniciaram-se no ano 2000 e terminarão em 2030. Em 2005, o valor a pagar já ultrapassava os 500 milhões de Euros e, em 2007 e 2008, os 820 milhões de Euros. De 2008 até 2023, o valor médio a pagar será de cerca de 700 milhões de Euros anuais. Após 2023, esse valor irá diminuir até 2030. O valor total será superior a mais de 15 mil milhões de Euros nas SCUT, o que representa um enorme esforço financeiro, porque não se está apenas a pagar um infra-estrutura, mas antes a saldar uma aplicação financeira, particularmente bem remunerada, para as empresas que executaram as SCUT.

O encargo anual devido pelo Estado com estas estradas é de tal maneira elevado, que foi necessário recorrer aos utentes para amortizar um investimento que inicialmente era anunciado como sem custos para o utilizador.

O valor a pagar, por quilómetro (Km), é de 8 a 9 cêntimos de Euro, com IVA incluído, ou seja, a cada 100 Km correspondem 8 a 9 Euros. Significa que, em média, para uma viatura ligeira, o custo por Km vai ter um aumento de 100%, comparando com a situação com portagens grátis.

Os preços das novas portagens, por Km, nas antigas SCUT são superiores ou semelhantes aos valores cobrados em Auto-estradas francesas. Entre Paris e Lille (220 Km), na A1 paga-se 15 Euros em classe 1, ou seja 6,8 cêntimos, por Km. Paris-Bordéus (584 Km), na A10, são 52 Euros o que corresponde a 9 cêntimos por Km.

O erro das SCUT já está cometido e agora devia pensar-se numa alternativa para o seu pagamento, bem como evitar repetir esta solução. Provavelmente, algumas das novas auto-estradas anunciadas e projectadas terão que ser abandonadas, porque não faz sentido apostar no modo de transporte mais caro e ineficiente (o rodoviário), quando o preço do petróleo irá subir nos próximos anos. Por outro lado, as portagens constituem já um forte desincentivo para a frequência destas estradas, quer para os particulares, quer para os transportadores, não sendo possível continuar a sobrecarregar indefinidamente o utente, que de qualquer modo já contribui com os seu impostos para o pagamento destas infra-estruturas “públicas”.

As portagens já instaladas em algumas das antigas SCUT estão a prejudicar a mobilidade. Além disso, o movimento nas vias do Interior de Portugal é inferior ao das do litoral e as receitas obtidas serão muito mais baixas. É o caso da A23 (Torres Novas-Castelo-Branco-Guarda), A24 (Viseu-Vila Real-Chaves) e A25 (Aveiro-Vilar Formoso), que deveriam continuar grátis por várias razões: o interior do país é totalmente dependente da viatura individual. Colocar portagens poderá atrofiar a economia e turismo destas regiões. É certo que muitos dizem “ou pagam todos ou não paga ninguém”, mas o Interior, devido à diferença de preços com Espanha, já foi fortemente penalizado. Estas regiões estão a perder centros de saúde, hospitais, escolas e outros importantes serviços públicos, o que obriga as populações a terem que percorrer cada vez maiores distâncias que no passado para ter acesso a estes serviços.

Em Portugal, existem diferentes concessionários mas, no caso das SCUT do interior (A23-A24-A25) estes não estão a concorrer com outras auto-estradas que já eram pagas. Isso era o que acontecia entre a Auto-estrada do Norte, A1 e as A17-A29 que correspondem ao itinerário Leiria-Aveiro-Porto. No caso da A22 (Via do Infante), o argumento mais invocado consiste no facto da infra-estrutura já ter sido quase toda paga por fundos comunitários.



O que se pode fazer ainda



As SCUT onde já foram aplicadas portagens tiveram forte redução de tráfego. Em várias destas vias corre-se o sério risco de ficarem vazias e o Estado, ou seja, os contribuintes vão ter que pagar a infra-estrutura mesmo que a não utilizem. Por outro lado, se nada for alterado, corre-se o sério risco da sinistralidade aumentar nas antigas estradas nacionais.

Os contratos das SCUT deveriam ser renegociados o mais depressa possível porque estão a prejudicar severamente o nosso País. Poder-se-ia adjudicar a uma entidade estrangeira e independente que pudesse avaliar o custo real de cada SCUT, determinar quanto é que o Estado já amortizou e determinar quanto falta pagar ao concessionário. O pagamento desta verba deveria ser efectuado ao longo de um prazo e quantia anual a negociar. A verba anual a pagar passaria por soluções que permitam diluir a substituição das portagens por todos os automobilistas, no imposto anual de circulação. A quantia a pagar também poderia depender do tipo de veículo. Tendo em conta que existem milhões de veículos (5,7 milhões ligeiros mais os não ligeiros), a taxa a pagar seria a soma de um valor mínimo de imposto, adicionado à classe de cada veículo.



Rui Rodrigues

Email: rrodrigues.5@netcabo.pt

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por alexandre7ias » 14/12/2011 6:14

Uma quantidade assinalável de automobilistas optou hoje por utilizar as estradas secundárias do Médio Tejo, em detrimento do pagamento de portagens na A23, utilizando mapas, jornais e perguntando por rotas alternativas.

Em vigor desde o dia 1 de dezembro, a cobrança de portagens na A23 originou um aumento "avassalador" do volume de tráfego no interior de aldeias, vilas e cidades, como Atalaia, Montalvo, Barquinha, Constância ou Abrantes, gerador de preocupação e apreensão pela população e autarcas.

Os automobilistas, em percurso longo ou curto, optaram hoje na sua maioria por utilizar as estradas alternativas, perguntando pela melhor forma de "escapar" aos pórticos, lendo mapas, ou ainda folheando um jornal de referência do Ribatejo, que esgotou em alguns locais por fazer do caso manchete e ensinar a "Viajar à borla na A23".

Depois de ter conseguido evitar alguns dos pórticos instalados entre Atalaia e Constância, Vítor Grácio saiu da autoestrada para procurar novas vias alternativas e "escapar" assim aos três pórticos instalados entre Constância e Abrantes.

Tráfego aumentou "da noite para o dia"

À pergunta feita a um transeunte surgiu a resposta célere: "ò amigo, vá aqui pela estrada de Montalvo e vai ter a Abrantes. Depois segue e logo vê. Assim escapa a mais uns pagamentos, que é o que toda a gente tem feito".

Em declarações à Lusa, Vítor assegurou existir "muito menos trânsito na A23", tendo referido que o percurso por dentro das povoações é "muito mais barato mas começa a ficar atrofiado, por causa dos camiões".

Maria Teodósio, residente na freguesia de Atalaia, disse, por sua vez, que o tráfego aumentou "da noite para o dia".

"Desde que puseram as portagens que tem sido uma calamidade", assegurou, tendo o receio de acidentes por "excesso de velocidade". O presidente da junta de Atalaia, Nuno Gameiro, considerou o aumento de tráfego "brutal", sendo que a introdução de portagens é algo que define como uma "regressão de mais de 20 anos", em termos financeiros, de qualidade de vida, morosidade e segurança das pessoas.

"Desde o início de novembro, com a introdução de portagens na A13, e ainda mais agora com a A23, o tráfego de ligeiros aumentou 70 por cento no interior da aldeia e em 50 por cento o de pesados", observou.

Contactado pela Lusa, o vice presidente da Câmara da Barquinha, Fernando Freire, considerou a situação "calamitosa" para as populações, tendo anunciado a interposição de uma ação judicial para a suspensão da cobrança de portagens na A13.

O autarca adiantou que "a junta de Atalaia e a câmara municipal decidiram instaurar nos órgãos competentes uma ação que visa a suspensão da cobrança de portagens e a devolução do dinheiro que os utentes já pagaram, indevidamente", defendeu.
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por alexandre7ias » 14/12/2011 6:10

A Estradas de Portugal (EP) informou hoje que serão cobradas todas as passagens efetuadas no pórtico de portagens de Boliqueime na A22 desde que o mesmo foi alvo de sabotagem, na madrugada de segunda-feira, pois o dispositivo nunca esteve inoperacional.

Fonte da empresa disse à Lusa que os disparos de arma de fogo e o incêndio que queimou várias cablagens não afetaram o sistema como um todo "embora tenha havido subsistemas danificados".

As passagens efetuadas por veículos sem identificador serão remetidas aos CTT para pagamento posterior, afirmou a mesma fonte, sublinhando que os pagamentos nessas condições que não forem efetuados serão alvos de coima.

Legalmente, o regime de contraordenações ocorridas nas ex-SCUT é punido com coima de valor mínimo correspondente a 10 vezes o valor da respetiva taxa de portagem, mas nunca pode ser inferior a 25 euros.

A fonte da EP esclareceu ainda que o regime de isenções previsto para residentes nos concelhos abrangidos pelas autoestradas perfaz dez viagens gratuitas, independentemente do número de pórticos abrangidos por cada viagem.

"Estamos a falar de dez viagens e não de dez passagens nos pórticos", precisou.

Na madrugada de segunda-feira o pórtico de portagens de Boliqueime foi alvo de vários tiros com arma de fogo e algumas cablagens anexas foram alvo de fogo posto, bem como o armário de apoio.

Ao princípio da tarde de hoje prosseguiam os trabalhos de reparação, a cargo da empresa Via Verde, constatou a Lusa no local.



Os Tugas são mesmo incompetentes...nem ao tiro conseguem danificar os porticos
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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por alexandre7ias » 14/12/2011 6:03

Lion_Heart Escreveu:Pois, agora os idiotas voltam-se contra o elo mais fraco , ou seja os empregados das empresas. Porque não fazem isso contra os politicos ou que manda nas PPP ?

A Primavera Arabe ja esta a ser um flop, não se pode impor Democracia a quem ainda vive na idade Média e não disntingue politica da religião. A Russia é o País dos oligarcas, da mafia , muito pior que Italia.

Aqui o povo é manso, sempre o foi , mas existem sempre uns malucos.


É com esses malucos que eles andam a brincar...e não tenho duvidas que cada vez vão ser mais...
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por Lion_Heart » 14/12/2011 5:57

Pois, agora os idiotas voltam-se contra o elo mais fraco , ou seja os empregados das empresas. Porque não fazem isso contra os politicos ou que manda nas PPP ?

A Primavera Arabe ja esta a ser um flop, não se pode impor Democracia a quem ainda vive na idade Média e não disntingue politica da religião. A Russia é o País dos oligarcas, da mafia , muito pior que Italia.

Aqui o povo é manso, sempre o foi , mas existem sempre uns malucos.
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por alexandre7ias » 14/12/2011 5:24

O funcionário da empresa que gere e explora a Via Infante de Sagres (A22) deslocou-se ao local dos pórticos que começaram a arder esta noite, ao quilómetro 43, no sentido Algoz-Guia (Albufeira), e foi atingido "por um tiro de caçadeira", especificou a fonte da GNR.

Os pórticos de cobrança de portagens na Via do Infante (A22), no sentido Algoz-Guia, começaram a arder esta noite.

Alertado às 20:09, o Comando Distrital de Operações de Socorros enviou para o local do incidente seis elementos e uma viatura.

Na madrugada de segunda-feira um outro pórtico de cobrança de portagens na A22, junto ao nó de Boliqueime, foi baleado e uma estrutura de apoio com meios informáticos incendiada.

O incidente ocorreu cerca das 02:40, quando várias câmaras de leitura instaladas no pórtico foram destruídas com recurso a arma de fogo, adiantou a mesma fonte, que disse desconhecer se os pórticos ficaram inutilizados e qual a dimensão dos estragos na estrutura de apoio.


:shock:
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por djovarius » 12/12/2011 16:52

Bem, ainda a procissão vai no Adro.

Depois da chamada "primavera árabe", e se na Rússia, as coisas aquecerem, preparem-se para um verdadeiro levantamento popular também a Ocidente.

Sem uma visão global estratégica, sem inteligência competitiva, sem saber como e onde verdadeiramente se pode cortar nas despesa, a desorientação dos regimes Europeus, pode tornar-se caótica, deixando os cidadãos num desespero capaz de levar a atos impensáveis no nosso ordenamento social.

Abraço

dj
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por alexandre7ias » 12/12/2011 16:35

Tiros e fogo contra pórtico de cobrança de portagens na A22, no Algarve
Publicado às 12.08



68 1 0
Um pórtico de cobrança de portagens na Via do Infante, a A22, junto ao nó de Boliqueime, foi atingido a tiro durante a madrugada e uma estrutura de apoio com meios informáticos foi incendiada.


foto ALGARVEPHOTOPRESS/GLOBAL IMAGENS

Técnicos reparam danos causados por vandalismo

O incidente ocorreu cerca das 2.40 horas, quando várias câmaras de leitura instaladas no pórtico foram destruídas com recurso a arma de fogo, disse à Lusa fonte da GNR de Faro, que disse desconhecer se os pórticos ficaram inutilizados e qual a dimensão dos estragos na estrutura de apoio.

Fonte da Estradas de Portugal disse entretanto à Lusa que ainda estão a ser avaliadas as consequências dos danos, remetendo para mais tarde mais informações sobre o assunto.


:shock: Ainda vão ter que fugir...quando isto começar a ser direccionado para os políticos...
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por _urbanista_ » 10/12/2011 23:16

alexandre7ias Escreveu:
Carro será penhorado a quem não pagar portagens

As Finanças preparam-se para penhorar o carro de quem não pagar portagens, avança o semanário Expresso. Esta é uma das medidas mais duras a ser aplicada, em 2012, a quem resistir ao pagamento das SCUT.

Os infractores ficarão ao abrigo da nova lei do Orçamento do Estado para o próximo ano. As coimas serão passadas a partir do próximo mês, e quem não pagar poderá ver-lhe instaurado um processo.

Caso o infractor não pague a coima num valor dez vezes superior à portagem, arrisca-se a que as finanças penhorem a viatura com que fez a viagem.

Recorde-se que o não pagamento tem sido uma das formas de contestação à introdução de portagens nas SCUT. Na última semana, a A22, A23, A24 3 A25 passaram a ser portajadas.


:mrgreen: Viva Portugal....viva a democracia...viva os politicos...viva as scuts....podiam ir mais longe e ficar com a viatura para os membros do governo..assim já se poupava mais uns milhões.


Bem bem era comprar um carro todo podre, daqueles que é preciso pagar para o arrumarem, para andar nas SCUT :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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por Elias » 10/12/2011 23:08

alexandre7ias Escreveu:
Carro será penhorado a quem não pagar portagens

As Finanças preparam-se para penhorar o carro de quem não pagar portagens, avança o semanário Expresso. Esta é uma das medidas mais duras a ser aplicada, em 2012, a quem resistir ao pagamento das SCUT.

Os infractores ficarão ao abrigo da nova lei do Orçamento do Estado para o próximo ano. As coimas serão passadas a partir do próximo mês, e quem não pagar poderá ver-lhe instaurado um processo.

Caso o infractor não pague a coima num valor dez vezes superior à portagem, arrisca-se a que as finanças penhorem a viatura com que fez a viagem.

Recorde-se que o não pagamento tem sido uma das formas de contestação à introdução de portagens nas SCUT. Na última semana, a A22, A23, A24 3 A25 passaram a ser portajadas.


:mrgreen: Viva Portugal....viva a democracia...viva os politicos...viva as scuts....podiam ir mais longe e ficar com a viatura para os membros do governo..assim já se poupava mais uns milhões.


Será que também vão penhorar os veículos dos estrangeiros que forem apanhados a circular nas SCUTS sem pagar? 8-)
 
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por Lion_Heart » 10/12/2011 20:02

Portugal caminha cada vez mais para o socialismo. A Ditadura do Estado esta por todo o lado.

Paga ou penhora, mas se pagar depois, paga a dobrar triplicar ou o que apetecer ao Estado.

Mas se for ao contrario ja não pagam nada e penhorar muito menos, pois o Estado é uma pessoa de bem , os outros são todos malandros.

O Estado a mim deve cerca de 2.000 eur em IVA mas nem por isso paga. Sera que posso penhorar o carro do ministro das finanaças?
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por jabreu3 » 10/12/2011 19:41

eu quero é me rir qnd sair os preços da autoestrada amarante bragança. Destruiram o IP4 e depois um porto bragança vai custar para ai 20 euros...para cada lado.

É a facada definitiva no Interior do País.
 
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