BES - Tópico Geral
Nico Escreveu:Marco Martins Escreveu:Alguém me sabe explicar qual a real proximidade entre o BES e o ESFG?
Será que o ESFG pode recorrer à ajuda do estado?
O BES pode dar como garantias o ESFG e vice versa?
A dívida que o ESFG tem da Grécia não afecta mesmo em nada o BES?
http://www.esfg.com/TheCompany/GroupStr ... fault.aspx
http://www.bes.pt/SiteBES/cms.aspx?plg= ... 927FBD1745
Pelo que me parece o Grupo Espirito santo está enfiado até aos cabelos no ESFG!! Mas curiosamente o ESFG não tem participação no BES.
Se algo correr mal para o ESFG, então o BES como accionista principal terá de assumir todos os prejuízos e despesas, certo?
Ou conseguirá ficar imune no caso do ESFG abrir falência?
- Registado: 7/4/2007 17:13
http://www.cmvm.pt.
Informação Privilegiada: BES e Espírito Santo Financial Group
09/12/2011
INFORMAÇÃO CMVM:
Foram comunicados pela Banco Espírito Santo, SA os documentos com os seguintes títulos:
Banco Espírito Santo S.A. informa sobre resultado do exercício de capital de acordo com a metodologia definida pela EBA.
Data e hora de comunicação: 08/12/2011 17:04:12.
Ver documento
Espírito Santo Financial Group S.A. informa sobre necessidades de capital com base na metodologia EBA.
Data e hora de comunicação: 08/12/2011 17:33:39.
Ver documento
Os documentos divulgados podem ser consultados na página "Informação Privilegiada e Outras Informações", em http://www.cmvm.pt.
Informação Privilegiada: BES e Espírito Santo Financial Group
09/12/2011
INFORMAÇÃO CMVM:
Foram comunicados pela Banco Espírito Santo, SA os documentos com os seguintes títulos:
Banco Espírito Santo S.A. informa sobre resultado do exercício de capital de acordo com a metodologia definida pela EBA.
Data e hora de comunicação: 08/12/2011 17:04:12.
Ver documento
Espírito Santo Financial Group S.A. informa sobre necessidades de capital com base na metodologia EBA.
Data e hora de comunicação: 08/12/2011 17:33:39.
Ver documento
Os documentos divulgados podem ser consultados na página "Informação Privilegiada e Outras Informações", em http://www.cmvm.pt.
- Registado: 17/2/2004 1:38
Marco Martins Escreveu:Alguém me sabe explicar qual a real proximidade entre o BES e o ESFG?
Será que o ESFG pode recorrer à ajuda do estado?
O BES pode dar como garantias o ESFG e vice versa?
A dívida que o ESFG tem da Grécia não afecta mesmo em nada o BES?
http://www.esfg.com/TheCompany/GroupStr ... fault.aspx
http://www.bes.pt/SiteBES/cms.aspx?plg= ... 927FBD1745
09/12/2011 | 00:31
| |
BES precisa de 188 milhões de euros para reforço de capital
por LusaOntem
O Banco Espírito Santo (BES) anunciou hoje que as suas necessidades de reforço de capital, em dezembro, eram de 188 milhões de euros, na sequência do aumento de capital terminado na semana passada.
De acordo com os resultados divulgados hoje pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, no original), as necessidades do BES a 30 de Setembro fixavam-se em 810 milhões de euros, um valor que terá sido colmatado pela oferta pública de troca de valores mobiliários que registou um reforço de 622 milhões.
Por seu lado, o Espírito Santo Financial Group (ESFG) necessitava, a 30 de Setembro, de um total de 1.597 milhões de euros para fazer face aos objectivos definidos pela EBA e que têm que ser cumpridos até Junho de 2012.
Na semana passada, o administrador do BES Amílcar Morais Pires disse que o objetivo de atingir os nove por cento do rácio 'Core Tier 1' "está cumprido" com a operação e que o banco "vai manter-se independente e sem a ajuda do Estado".
"Esta operação gerou um efeito positivo no rácio de 'Core Tier I' do banco de 93 pontos base, considerando os ativos ponderados pelo risco de 66,7 mil milhões de euros em 30 de Setembro de 2011", explica a instituição liderada por Ricardo Salgado em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Os bancos portugueses precisam de um total de 6.950 milhões de euros para reforçarem os seus níveis de capital, de acordo com os critérios estabelecidos pela Autoridade Bancária Europeia (EBA), que hoje divulgou estes números.
| |
BES precisa de 188 milhões de euros para reforço de capital
por LusaOntem
O Banco Espírito Santo (BES) anunciou hoje que as suas necessidades de reforço de capital, em dezembro, eram de 188 milhões de euros, na sequência do aumento de capital terminado na semana passada.
De acordo com os resultados divulgados hoje pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, no original), as necessidades do BES a 30 de Setembro fixavam-se em 810 milhões de euros, um valor que terá sido colmatado pela oferta pública de troca de valores mobiliários que registou um reforço de 622 milhões.
Por seu lado, o Espírito Santo Financial Group (ESFG) necessitava, a 30 de Setembro, de um total de 1.597 milhões de euros para fazer face aos objectivos definidos pela EBA e que têm que ser cumpridos até Junho de 2012.
Na semana passada, o administrador do BES Amílcar Morais Pires disse que o objetivo de atingir os nove por cento do rácio 'Core Tier 1' "está cumprido" com a operação e que o banco "vai manter-se independente e sem a ajuda do Estado".
"Esta operação gerou um efeito positivo no rácio de 'Core Tier I' do banco de 93 pontos base, considerando os ativos ponderados pelo risco de 66,7 mil milhões de euros em 30 de Setembro de 2011", explica a instituição liderada por Ricardo Salgado em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Os bancos portugueses precisam de um total de 6.950 milhões de euros para reforçarem os seus níveis de capital, de acordo com os critérios estabelecidos pela Autoridade Bancária Europeia (EBA), que hoje divulgou estes números.
- Registado: 17/2/2004 1:38
Necessidades de capital do ESFG aumentam para 1,59 mil milhões Escreveu:
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) revela que o Espirito Santo Financial Group necessita de 1,59 mil milhões de euros para alcançar um core tier one de 9%. Este valor não tem em consideração que o ESFG aumentou o seu capital em 375 milhões de euros.
O valor divulgado hoje pela EBA é superior ao avançado em finais de Outubro. Na altura, os dados da EBA apontavam para necessidades de capital de 1,49 mil milhões, das quais apenas 44 milhões resultavam da exposição à dívida pública portuguesa.
Em comunicado à CMVM, o ESFG compromete-se a alcançar um core tier one de 9% até ao final de Junho de 2012. A holding apresentará, entretanto, um plano onde serão definidas as medidas que permitirão alcançar este objectivo.
A exigência de capital divulgada hoje pela EBA não tem em consideração que o ESFG aumentou o seu capital em 375 milhões de euros. depois de 30 de Setembro. Também o aumento de capital que o BES efectuou terá impacto no ESFG.
Bancos portugueses precisam de angariar menos 850 milhões de euros
A EBA revelou igualmente as necessidades de todos os bancos portugueses. Os maiores bancos portugueses precisam de angariar 6,95 mil milhões de euros em novo capital, até Julho do próximo ano.
Este valor representa uma redução de 850 milhões de euros face aos valores preliminares divulgado a 26 de Outubro deste ano, também pela EBA.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=524391
Sendo que a ESFG fornece uma serie de serviços bancários que são centrados dentro do BES (serviços de seguros Tranquilidade e de saude BES Saude), será que o BES nada terá relacionado com esta necessidade de capital do ESFG???
O ESFG pode ir à falência sem envolver o BES?
Há aqui algo que me cheira a esturro...
Boas! Tenho uma duvida que gostava de partilhar aqui no forum. Eu tenho obrigações do BESI 8,5% Perpetuas, que decidi não trocar aquando da OPT do BES. As obrigações têm o seu valor nominal em euros. No entanto, no caso de Portugal sair do euro, ou o euro "desaparecer", as obrigações iriam passar a ser em escudos, ou numa qualquer outra nova moeda, ou manteriam-se em euros? Já agora, acham que foi uma boa opção manter as obrigações? Sei que ter comprado as obrigações no inicio foi provavelmente o maior erro..
- Registado: 28/3/2011 11:53
EuroVerde Escreveu:mcarvalho Escreveu:só para subir.. (o tópico)
Olá, só e já é muito!![]()
Esqueceram-se deste e não tarda muito volta a subir, isto porque não vale a pena ir contra o mercado. Deu sinal de compra no dia 5 e agora está a desconto. o SAR está por baixo e existe uma MM20 a suportar.
E fechou mesmo a subir!!!
Estava a descer -3% e no último minuto passou para +0.74% !!!
_x_ Escreveu:Desisto,
não me faço entender, ou não queres entender.
Reconheço que tens muito maiores conhecimentos sobre a matéria.
Para me fazer entender, talvez devesse colocar aqui o tio Ricardo Salgado a dizer se nos últimos meses o Bes perdeu valor ou ganhou!
Abraço.
Sempre que há pressão comprador significa que ha dinheiro fresco a entrar no mercado e portanto os activos financeiros em questão aumentam de valor.
Quando há pressão vendedor significa que está a sair dinheiro do mercado e como tal os activos perdem valor.
O aumento/ perda de valor é sempre num plano escritural o q n tem uma ligação directa com um suposto valor intrínseco.
O problema é que os bancos gerem activos financeiros, acabando por ser uma espécie de indústria virtual. Não há nada de tangível.
Portanto aqui a perda no plano escritural é tb uma perda no plano intrínseco.
É um facto que num mercado em queda a actividade de short sellers exacerba as quedas e tanto mais quanto for permitido naked short ( no caso do PSI n é permitido).
Mas assim que os short sellers fecham as posições tb vão aumentar a turba dos compradores e com isto criam pressão comprador e como tal um aumento do valor escritural.
No caso do PSI os Short sellers apenas se substituem aos detentores dos títulos, tomando a decisão de os vender, pedindo-os emprestado antecipadamente.
Se em termos líquidos quem empresta os títulos forem investidores que estão de pedra e cal agarrado aos mesmos, n vendendo de forma alguma, então aqui os Short sellers criam uma pressão efectiva de queda do título. Ora isto parece-me um caso extremo e pouco provável.
Na pratica os Short sellers apenas criam é volatilidade e liquidez no mercado não afectando em termos médios o aumento ou perda de valor do activo.
- Registado: 21/5/2009 18:43
mfsr1980 Escreveu:Eu sou contra os curtos.
Não devia ser permitido vender "algo" que não se possui, em nenhuma circunstância!
E porquê? A razão é simples, porque não é necessário aplicar dinheiro vendendo o que não se têm!
Assim "in extremis" pode-se sempre vender uma quantidade tal capaz de quebrar qualquer suporte e até de criar pânico no mercado. É dinheiro garantido!
Abraço mfsr1980
Mas isso é no caso do naked short selling ...no short normal as ações existem
- Registado: 28/7/2006 15:24
Eu sou contra os curtos.
Não devia ser permitido vender "algo" que não se possui, em nenhuma circunstância!
E porquê? A razão é simples, porque não é necessário aplicar dinheiro vendendo o que não se têm!
Assim "in extremis" pode-se sempre vender uma quantidade tal capaz de quebrar qualquer suporte e até de criar pânico no mercado. É dinheiro garantido!
Abraço mfsr1980
Abraço mfsr1980
- Registado: 3/5/2007 13:55
_x_ Escreveu:Ninguém prova que não perderiam mais!
Se fores num carro a descer se começares a travar não paras logo, mas se não tiveres travões,,,, paras quando parares.![]()
Agora é a sério, não vou falar mais neste assunto. DOU-VOS TODA A RAZÃO!
Podes analisar a bancária DEXIA(DEXB) que depois de proibirem os shorts bancários incluindo na Bélgica, acelerou as quedas.
Quanto a mim o número de posições curtas nos mercados não é tão alto quando muita gente pensa e não têm assim tanto impacto de um modo geral.
Acredito que é muito pior para uma acção quando um "big fish" quer desfazer-se de uma grande posição.
Não deve ser fácil vender uma posição grande tentando perder o mínimo possível no mercado. Muitas vezes deixam algoritmos que o vão fazendo diariamente, com sequências de acções pré-definidas. Por exemplo no Youtube vi um video sobre isto no BCP que achei bastante interessante.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
_x_ Escreveu:Ninguém prova que não perderiam mais!
Se fores num carro a descer se começares a travar não paras logo, mas se não tiveres travões,,,, paras quando parares.![]()
Não estou aqui para ter razão mas para aprender e partilhar algo que possa saber e neste caso simplesmente a tua argumentação não me parece a mais certa mas tudo bem
Ninguém prova que não perderiam mais!
Se fores num carro a descer se começares a travar não paras logo, mas se não tiveres travões,,,, paras quando parares.
Se fores num carro a descer se começares a travar não paras logo, mas se não tiveres travões,,,, paras quando parares.

_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
_x_ Escreveu:Carissimo Ulisses,
indico-lhe que leia antes o que o estado Espanhol e Frances fizeram em relação ao mesmo assunto, será a CMVM melhor que os outros?
Se eles proíbem ou não, é porque tem as suas razões, acho que é uma questão de regulaçao dos mercados, mas quem sou eu para achar o que seja, e no entanto as empresas perdem valor.
Então e as empresas espanholas e francesa ganharam valor depois dessas medidas ?
Carissimo Ulisses,
indico-lhe que leia antes o que o estado Espanhol e Frances fizeram em relação ao mesmo assunto, será a CMVM melhor que os outros?
Se eles proíbem ou não, é porque tem as suas razões, acho que é uma questão de regulaçao dos mercados, mas quem sou eu para achar o que seja, e no entanto as empresas perdem valor.

_X_
John Maynard Keynes
John Maynard Keynes
Não adianta, já atirei a toalha ao chão, eu falo do valor da empresa e vocês continuam a falar do valor dos investidores.
É como dizer que as subidas não são por culpa dos longos, é dos sacanas dos curtos que desapareceram.
Vocês com os conhecimentos dizem que foi o mercado. Óptimo.
Eu continuo-o a dizer, que os investidores vendem hoje a um preço com o intuito de comprar amanha a um valor mais baixo, retiram valor ao objecto, seja 1% seja 90% das operações, sejam acções, sejam pêras, sejam porcos e como bem responderam o BES perdeu valor.
Cordialmente, até um dia em que voltem a culpar os curtos.
_x_
É como dizer que as subidas não são por culpa dos longos, é dos sacanas dos curtos que desapareceram.
Vocês com os conhecimentos dizem que foi o mercado. Óptimo.
Eu continuo-o a dizer, que os investidores vendem hoje a um preço com o intuito de comprar amanha a um valor mais baixo, retiram valor ao objecto, seja 1% seja 90% das operações, sejam acções, sejam pêras, sejam porcos e como bem responderam o BES perdeu valor.
Cordialmente, até um dia em que voltem a culpar os curtos.
_x_
_X_
John Maynard Keynes
John Maynard Keynes
X, achar que o BES nos últimos anos perdeu valor por causa das posições shorts é uma ilusão. Aliás, a posição de shorts na posição accionista é completamente marginal.
O BES perdeu valor nos últimos anos porque o mercado percepcionou (e bem) que não vale o que valia. Esse foi o problema.
Aliás, nos países onde os "shorts" sobre os bancos foram banidos, as quedas mantiveram a mesma amplitude...
Um abraço,
Ulisses
O BES perdeu valor nos últimos anos porque o mercado percepcionou (e bem) que não vale o que valia. Esse foi o problema.
Aliás, nos países onde os "shorts" sobre os bancos foram banidos, as quedas mantiveram a mesma amplitude...
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], peterteam2, Phil2014 e 219 visitantes