BCP - Tópico Geral
Desgraçado BCP
Até aqui no forum o tópico cai na listagem, parece q ninguem lhe pega.
No mercado nada o anima.
Nem Hibridos Cocos (leia-se "contigent capital", não confundir c outras coisas)
Nem Draghis, nem cimeiras,nem angolanos, enfim...
Pode ser que este fim-de-semana o Pof. Marcelo lance mais uma bomba no seu espaço habitual de comentario.
Parece estar decididio em não desiludir a Marshall Wace
Até aqui no forum o tópico cai na listagem, parece q ninguem lhe pega.
No mercado nada o anima.
Nem Hibridos Cocos (leia-se "contigent capital", não confundir c outras coisas)

Nem Draghis, nem cimeiras,nem angolanos, enfim...
Pode ser que este fim-de-semana o Pof. Marcelo lance mais uma bomba no seu espaço habitual de comentario.

Parece estar decididio em não desiludir a Marshall Wace
- Registado: 21/5/2009 18:43
Tou viciado e não aguento!!!
Já me ia a deitar.
Quando disse. Não. Tenho só que informar o caldeirão sobre esta noticia.
Nem me sentia bem, que muitos dos estimados utilizadores e frequentadores do "forum", não soubessem logo pelo caldeirão.
Novas regras europeias tornam menos provável entrada do Estado nos bancos
09 Dezembro 2011 | 00:01
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
Mais de dois terços das necessidades de capital podem ser satisfeitas com emissão de títulos híbridos.
Os banqueiros portugueses receberam ontem duas boas notícias da Autoridade Bancária Europeia (EBA), que tornam menos provável a necessidade de pedirem apoio ao Estado. Por um lado, as necessidades de capital identificadas pelo supervisor europeu diminuíram 854 milhões de euros face aos valores preliminares divulgados em Outubro, fixando-se em menos de sete mil milhões.
Estas noticias sempre contraditórias, baralham-me completamente. Ainda á pouco tava tudo entalado. Agora já chegou a tecnologia híbrida e está tudo safo. Estes gajos da EBA um dia dizem uma coisa outro dia dizem outra. Bem mas ao menos acertam sempre.
Resumindo já existe algum tópico chamado BNF, meus caros não é Benfica, que sabemos que ficou em 1º do grupo. É mesmo BANIF. Outra coisa fabulosa. Como é possivel não ter visto o que se passou com esta cotada. Pior que isso era perder o próximo Real-Barça.
Com os melhores cumprimentos
Hallo
Quando disse. Não. Tenho só que informar o caldeirão sobre esta noticia.
Nem me sentia bem, que muitos dos estimados utilizadores e frequentadores do "forum", não soubessem logo pelo caldeirão.
Novas regras europeias tornam menos provável entrada do Estado nos bancos
09 Dezembro 2011 | 00:01
Partilhar
Mais de dois terços das necessidades de capital podem ser satisfeitas com emissão de títulos híbridos.
Os banqueiros portugueses receberam ontem duas boas notícias da Autoridade Bancária Europeia (EBA), que tornam menos provável a necessidade de pedirem apoio ao Estado. Por um lado, as necessidades de capital identificadas pelo supervisor europeu diminuíram 854 milhões de euros face aos valores preliminares divulgados em Outubro, fixando-se em menos de sete mil milhões.
Estas noticias sempre contraditórias, baralham-me completamente. Ainda á pouco tava tudo entalado. Agora já chegou a tecnologia híbrida e está tudo safo. Estes gajos da EBA um dia dizem uma coisa outro dia dizem outra. Bem mas ao menos acertam sempre.
Resumindo já existe algum tópico chamado BNF, meus caros não é Benfica, que sabemos que ficou em 1º do grupo. É mesmo BANIF. Outra coisa fabulosa. Como é possivel não ter visto o que se passou com esta cotada. Pior que isso era perder o próximo Real-Barça.
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
Pesca!!!!
Storgoff Escreveu:Parece q vamos ter o estado com uma participação da ordem dos 60% no capital do BCP.
Estas 3 ultimas sessões parecem apontar o caminho da cotação...
Hoje não me apetece falar de BCP. Tive a jantar estou bem disposto e vou comentar o primeiro "post" que me aparecer.
Hoje fizeram-me uma pergunta que deve haver quem saiba!!!
O qúe é um cardume de tomates?
Não me apetece falar de hibridos, ingleses, jantares, necessidades de capitalização, €, USD.
No final do jantar, bem regado e com um strogonoff de cogumelos. Disseram-me.
"Too much fish" é um cardume de tomates. E eu sem perceber e inocentemente perguntei. "Tomates fish", é bom??????
Acho que foi assim que a nossa caldeirada passou a ser um prato elegivel neste cimeira.
Felizmente, jantei no nosso nobre e amado país. Quando me disseram, eu comi um peixe galo, e estava óptimo. Mais uma vez pensei esta tem manha... Malditos bifes.
Assim foi mais um belo dia de culinária, bem regado com um vinho francês, com uma salada de alcachofra tipicamente alemã e uma "desert" ao estilo irish.
Quando me deitar, vou pensar. Foi um dia que valeu a pena.
Hallo
BCP necessita de 2,13 mil milhões e admite recorrer a apoio estatal
08 Dezembro 2011 | 17:46
As necessidades de capital do BCP para cumprir os requisitos de capital da Autoridade Bancária Europeia ascendiam a 2,13 mil milhões de euros no final de Setembro, segundo os dados divulgados hoje. Entretanto, o banco já reforçou os fundos próprios em 405 milhões. Mas admite recorrer à linha de apoio do Estado.
A exposição à dívida pública europeia e o cumprimento dos restantes requisitos da EBA faziam com que o BCP tivesse, no final de Setembro, necessidades de capital de 2,13 mil milhões de euros para atingir um nível de solvabilidade mais exigente (“core tier one”) de 9%, segundo as regras do supervisor europeu, até ao final de Junho de 2012.
No entanto, como sublinha a instituição em comunicado, foi concluída a 13 de Outubro uma operação de troca de dívida que reforçou os fundos próprios em 405 milhões de euros, pelo que as necessidades reais do banco são de 1,73 mil milhões, das quais 1,17 mil milhões correspondem ao registo do perdão de 50% da dívida pública e à contabilização da restante dívida europeia a preços de mercado.
Para fazer face a estas necessidades, o BCP “continuará a desenvolver as iniciativas já programadas (…), nomeadamente a redução de activos (“deleveraging”) e reestruturação do portfólio internacional, bem como estudará outras oportunidades disponíveis, nomeadamente através de todos os instrumentos elegíveis para ‘core tier one’, incluindo a linha de recapitalização, disponível para os bancos portugueses”, refere a instituição em comunicado.
Fonte: jornal de Negocios
Linhttp:
//www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=524389k:
08 Dezembro 2011 | 17:46
As necessidades de capital do BCP para cumprir os requisitos de capital da Autoridade Bancária Europeia ascendiam a 2,13 mil milhões de euros no final de Setembro, segundo os dados divulgados hoje. Entretanto, o banco já reforçou os fundos próprios em 405 milhões. Mas admite recorrer à linha de apoio do Estado.
A exposição à dívida pública europeia e o cumprimento dos restantes requisitos da EBA faziam com que o BCP tivesse, no final de Setembro, necessidades de capital de 2,13 mil milhões de euros para atingir um nível de solvabilidade mais exigente (“core tier one”) de 9%, segundo as regras do supervisor europeu, até ao final de Junho de 2012.
No entanto, como sublinha a instituição em comunicado, foi concluída a 13 de Outubro uma operação de troca de dívida que reforçou os fundos próprios em 405 milhões de euros, pelo que as necessidades reais do banco são de 1,73 mil milhões, das quais 1,17 mil milhões correspondem ao registo do perdão de 50% da dívida pública e à contabilização da restante dívida europeia a preços de mercado.
Para fazer face a estas necessidades, o BCP “continuará a desenvolver as iniciativas já programadas (…), nomeadamente a redução de activos (“deleveraging”) e reestruturação do portfólio internacional, bem como estudará outras oportunidades disponíveis, nomeadamente através de todos os instrumentos elegíveis para ‘core tier one’, incluindo a linha de recapitalização, disponível para os bancos portugueses”, refere a instituição em comunicado.
Fonte: jornal de Negocios
Linhttp:
//www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=524389k:
- Anexos
-
- untitled.bmp (363.36 KiB) Visualizado 7640 vezes
- Registado: 29/11/2007 4:08
Pata-Hari Escreveu:migluso, é uma forma de contornar o problema gerado pelas agências de rating. O que o BCE anunciou hoje vai no mesmo sentido, é a aceitação, de ulguma forma um modo de assumir publicamente de que os activos não devem ser avaliados pelo seu rating ou que pelo menos o BCE não considera esse rating suficientemente importante para ser critério de decisão e de escolha de activos.
E cria um problema "circular"...
Que activos Pata? Aquilo é algum activo? É por ter a garantia do Estado?
O problema que eu vejo nesta operação não se prende com a qualidade do colateral que o BCE exige.
Se o mundo funcionasse assim, não havia crises nem falências de bancos, nem de empresas se todas pudessem "fabricar activos" desta maneira.
Nem é preciso haver oferta nem procura. Nem economia, já agora.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
migluso, é uma forma de contornar o problema gerado pelas agências de rating. O que o BCE anunciou hoje vai no mesmo sentido, é a aceitação, de ulguma forma um modo de assumir publicamente de que os activos não devem ser avaliados pelo seu rating ou que pelo menos o BCE não considera esse rating suficientemente importante para ser critério de decisão e de escolha de activos.
Isto das crises!!
As crises têm os seus quês!!!!
Neste preciso momento temos a banca nacional toda a descer ou quase toda a descer (sem grandes perdas). Na Europeia também não vejo grandes diferenças.
Em dia de padroeira de Portugal e nossa senhora da conceição. Lá vai o BCE descer as taxas de juro e aparentemente os mercados continuam na expectativa da cimeira europeia. Os peritos é que disseram sobre a descida das taxas de juro.
Hoje vai existir um chamado jantar de negócios é pena não terem convidado ninguém do caldeirão.
Só amanhã deverão começar a sério os trabalhos e sairem noticias interessantes. Que a meu ver não podem decepcionar mais os Europeus.
No que toca a uma descida da taxa de juro, diria que o mercado podia reagir em alta. Mas uma cimeira interessante, ou não, pode ter efeitos potenciadores ou inversos.
As agências de notação financeira, já ninguém acredita nelas. Bastou ver que escolhem "timings" oportunos para divulgar informação vital para a zona Euro. O que as pode mover? Não sei, mas a própria União Europeia vai ver se encontra legitimidade para as poder processar. Eu acho que elas são importantes e da mesma forma que neste momento ninguém gosta delas, eu acho que elas podem vir a fazer o trabalho inverso. É uma questão de política, talvez até mais do que económica.
Eu diria que hoje ou amanhã, poderiamos verificar grandes alterações nos mercados.
Até porque os mercados costumam reagir bastante antes de decisões politicas ou de organizações.
O que está a acontecer é que há uns dias, os mercados têm estado parece em "stand by". Será que só vamos ver accção na próxima semana. Custa-me á acreditar. Os investidores estão receosos? Será que pode surgir uma surpresa durante o final da semana e no fim-de-semana?
Para já existe uma surpresa. Não se estão a registar nem grandes perdas, nem grandes recuperações. Na generalidade.
O que para mim está a ser uma surpresa.
Será que está tudo com o dedo no gatilho. Ou ainda está tudo a dormir, visto ser feriado nacional.
A todos os membro do Caldeirão da Bolsa, desejo um óptimo feriado e espero que tenha-mos acção ainda durante esta semana.
Hallo
Neste preciso momento temos a banca nacional toda a descer ou quase toda a descer (sem grandes perdas). Na Europeia também não vejo grandes diferenças.
Em dia de padroeira de Portugal e nossa senhora da conceição. Lá vai o BCE descer as taxas de juro e aparentemente os mercados continuam na expectativa da cimeira europeia. Os peritos é que disseram sobre a descida das taxas de juro.
Hoje vai existir um chamado jantar de negócios é pena não terem convidado ninguém do caldeirão.
Só amanhã deverão começar a sério os trabalhos e sairem noticias interessantes. Que a meu ver não podem decepcionar mais os Europeus.
No que toca a uma descida da taxa de juro, diria que o mercado podia reagir em alta. Mas uma cimeira interessante, ou não, pode ter efeitos potenciadores ou inversos.
As agências de notação financeira, já ninguém acredita nelas. Bastou ver que escolhem "timings" oportunos para divulgar informação vital para a zona Euro. O que as pode mover? Não sei, mas a própria União Europeia vai ver se encontra legitimidade para as poder processar. Eu acho que elas são importantes e da mesma forma que neste momento ninguém gosta delas, eu acho que elas podem vir a fazer o trabalho inverso. É uma questão de política, talvez até mais do que económica.
Eu diria que hoje ou amanhã, poderiamos verificar grandes alterações nos mercados.
Até porque os mercados costumam reagir bastante antes de decisões politicas ou de organizações.
O que está a acontecer é que há uns dias, os mercados têm estado parece em "stand by". Será que só vamos ver accção na próxima semana. Custa-me á acreditar. Os investidores estão receosos? Será que pode surgir uma surpresa durante o final da semana e no fim-de-semana?
Para já existe uma surpresa. Não se estão a registar nem grandes perdas, nem grandes recuperações. Na generalidade.
O que para mim está a ser uma surpresa.
Será que está tudo com o dedo no gatilho. Ou ainda está tudo a dormir, visto ser feriado nacional.
A todos os membro do Caldeirão da Bolsa, desejo um óptimo feriado e espero que tenha-mos acção ainda durante esta semana.
Hallo
Afinal só dia 14!!!
Para os que querem saber mais sobre a possivel utilização do fundo de 12 mil milhões.
Os bancos portugueses podem não utilizar na íntegra o fundo de recapitalização da banca de 12 mil milhões de euros, disse ontem o ministro das Finanças, Vítor Gaspar.
"Não se deve tomar por adquirido que o [fundo] pode ser integralmente usado", disse Gaspar, durante uma audiência perante as comissões parlamentares dos Assuntos Europeus, do Orçamento e da Economia dedicada ao Conselho Europeu que começa na quinta-feira.
Esse fundo, parte do programa de assistência da 'troika' a Portugal, deve ser "um último recurso", recordou Gaspar, afirmando que os bancos só devem utilizá-lo se tiverem necessidades "que não possam ser satisfeitas por capital privado".
Gaspar escusou-se a responder a uma questão do deputado comunista Honório Novo sobre o processo de recapitalização da banca, relativa ao "juro" que o Estado receberia pela sua intervenção no capital dos bancos.
"Os 12 mil milhões a ser entregues à banca vão ser remunerados pela devolução do capital, mais juros, que o País vai pagar à 'troika', e haverá uma remuneração adicional, uma mais valia extra?", perguntou o deputado.
Em relação a este tema, Gaspar disse que se trata de "questões muito específicas", que prefere discutir numa audiência da Comissão de Orçamento dedicada à recapitalização da banca, que terá lugar no próximo dia 14.
O ministro acrescentou apenas a intenção do Governo de "alinhar as práticas portuguesas com as europeias" no processo de recapitalização bancária.
No final da audiência de duas horas no parlamento, Vítor Gaspar saiu sem prestar declarações aos jornalistas.
Cumprimentos
Hallo
Os bancos portugueses podem não utilizar na íntegra o fundo de recapitalização da banca de 12 mil milhões de euros, disse ontem o ministro das Finanças, Vítor Gaspar.
"Não se deve tomar por adquirido que o [fundo] pode ser integralmente usado", disse Gaspar, durante uma audiência perante as comissões parlamentares dos Assuntos Europeus, do Orçamento e da Economia dedicada ao Conselho Europeu que começa na quinta-feira.
Esse fundo, parte do programa de assistência da 'troika' a Portugal, deve ser "um último recurso", recordou Gaspar, afirmando que os bancos só devem utilizá-lo se tiverem necessidades "que não possam ser satisfeitas por capital privado".
Gaspar escusou-se a responder a uma questão do deputado comunista Honório Novo sobre o processo de recapitalização da banca, relativa ao "juro" que o Estado receberia pela sua intervenção no capital dos bancos.
"Os 12 mil milhões a ser entregues à banca vão ser remunerados pela devolução do capital, mais juros, que o País vai pagar à 'troika', e haverá uma remuneração adicional, uma mais valia extra?", perguntou o deputado.
Em relação a este tema, Gaspar disse que se trata de "questões muito específicas", que prefere discutir numa audiência da Comissão de Orçamento dedicada à recapitalização da banca, que terá lugar no próximo dia 14.
O ministro acrescentou apenas a intenção do Governo de "alinhar as práticas portuguesas com as europeias" no processo de recapitalização bancária.
No final da audiência de duas horas no parlamento, Vítor Gaspar saiu sem prestar declarações aos jornalistas.
Cumprimentos
Hallo
AutoMech Escreveu:migluso Escreveu:Eu é que sou parvo e não me lembrei de uma engenharia destas.
E eu com os copos, escrevi uma idiotice que afinal estava certa. Se houvesse o prémio Nobel da engenharia financeira, era garantido para o BCP...
Eu sabia que tinha havido uma alteração das regras do BCE e que este passou a aceitar "qualquer coisa" como colateral.
Mas confesso que nunca tinha visto uma operação destas e custa-me a entender como é possível não ter impacto nos rácios de capital, mas desconfio que seja pelo facto de ser uma operação com a garantia do Estado - o que significará a tal ponderação zero para o cálculo do Activo Ponderado pelo Risco sobre a qual o Galambas escreve na resposta ao Governador do BP?!?
Uma coisa parece-me óbvia - se isto fosse uma operação normal, jamais os bancos teriam problemas de liquidez e em último caso de solvabilidade.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
OffTheRecord Escreveu:
No momento da emissão aumenta o passivo pelo montante das obrigações emitidas e ao mesmo tempo aumenta o activo (títulos em carteira) pelo mesmo montante.
No segundo momento, quando efectua uma operação de repo com essas obrigações que entraram no activo, aumenta disponibilidades (activo) e aumenta o passivo(dívida para com o BCE).
Acredito que no final o resultado seja positivo para o Banco. Parece-me "fair".
Bem, isto é pura engenharia financeira. Cosmética de balanço. Isto é alavancagem sobre alavancagem sem qualquer activo real a sustentar a operação. Diria que é perigoso, mas...
Uma coisa deste tipo só é possível com o BCE como contraparte. No mercado privado seria impensável. Digo eu que sou leigo.
Acordar cedo!!!!
Bom dia,
O BCP hoje cair 1,54%, é ideia de criança.
Vamos lá então ver se temos polo Norte ou polo Sul, mas espero que em ferias.
Tou curioso para ver como reage o BES , hoje!!!
Cumprimentos
Hallo
O BCP hoje cair 1,54%, é ideia de criança.

Vamos lá então ver se temos polo Norte ou polo Sul, mas espero que em ferias.
Tou curioso para ver como reage o BES , hoje!!!
Cumprimentos
Hallo
Hoje o BCP esteve muito bem.
Só caiu 1,54%.
Várias notícias positivas, não vale a pena enumerar pq vcs sabem do que estou a falar...
A tomada de mais valias ajudou à correcção e adiou a atracção deste título pelo polo norte (que é como quem diz que gosta de subir)
Pronto, está feito o serviço, podem ir dormir mais cedo

Só caiu 1,54%.
Várias notícias positivas, não vale a pena enumerar pq vcs sabem do que estou a falar...
A tomada de mais valias ajudou à correcção e adiou a atracção deste título pelo polo norte (que é como quem diz que gosta de subir)
Pronto, está feito o serviço, podem ir dormir mais cedo

Comunicado da EBA
Estes ultimlos dias tem sido de autentica letargia p o BCP.
Ora aqui está uma informação q fara mexer o mercado:
http://economico.sapo.pt/noticias/resul ... 33228.html
Ora aqui está uma informação q fara mexer o mercado:
http://economico.sapo.pt/noticias/resul ... 33228.html
Off The Record!!!
Caro Off The Record!!!
Infelizmente hoje só agora tive tempo para ler os comentários. E escrever. Hoje foi a excepção.
Desde já agradeço o "post" que refere o esforço na colocação de informação neste tópico.
Serve o presente para informar que tento ser isento, quando apresento noticias.
Mas logo em seguida expresso a minha opinião. E decididamente e já todos o perceberam que é no sentido norte. Não depende de investimento.
O que quero dizer é que não ia mudar a minha opinião, mesmo que tivesse aberto uma posição curta. O que também não é o caso.
Mas era mais fácil de me fazerem mudar de opinião, com factos e argumentos. E já o disse também no "forum" que já tive opinião contrária e também foi durante um bom periodo de tempo.
Quanto ás opiniões divergentes. Isso é que é de salutar. Não gostaria se todos concordassem com a minha opinião. Bem como a minha intenção quando escrevo alguns comentários, é poder ler comentários em que aprenda e me ajudem a tentar perceber alguma coisa do complexo sistema. Quando isso acontece dedico-me a esses comentários.
Dou o exemplo do Automech, que onten nos elucidou relativamente a um assunto simples, mas que gerava dúvidas.
Quanto aos que discordam da minha opínião, aproveito para dizer que também gosto de comunicar com eles. E que não guardo nenhum "rancor". São apenas opiniões diferentes.
Agora pode por vezes existirem guerras que não vale a pena travar, porque não contribuem para aquilo que considero importante neste forum que é o debate de ideias e a procura incessante da melhor informação que ajude a decifrar o máximo possivel todas as variáveis que constantemente surgem no mercado.
Sem outro assunto,
Hallo
Infelizmente hoje só agora tive tempo para ler os comentários. E escrever. Hoje foi a excepção.

Desde já agradeço o "post" que refere o esforço na colocação de informação neste tópico.
Serve o presente para informar que tento ser isento, quando apresento noticias.
Mas logo em seguida expresso a minha opinião. E decididamente e já todos o perceberam que é no sentido norte. Não depende de investimento.
O que quero dizer é que não ia mudar a minha opinião, mesmo que tivesse aberto uma posição curta. O que também não é o caso.
Mas era mais fácil de me fazerem mudar de opinião, com factos e argumentos. E já o disse também no "forum" que já tive opinião contrária e também foi durante um bom periodo de tempo.
Quanto ás opiniões divergentes. Isso é que é de salutar. Não gostaria se todos concordassem com a minha opinião. Bem como a minha intenção quando escrevo alguns comentários, é poder ler comentários em que aprenda e me ajudem a tentar perceber alguma coisa do complexo sistema. Quando isso acontece dedico-me a esses comentários.
Dou o exemplo do Automech, que onten nos elucidou relativamente a um assunto simples, mas que gerava dúvidas.
Quanto aos que discordam da minha opínião, aproveito para dizer que também gosto de comunicar com eles. E que não guardo nenhum "rancor". São apenas opiniões diferentes.
Agora pode por vezes existirem guerras que não vale a pena travar, porque não contribuem para aquilo que considero importante neste forum que é o debate de ideias e a procura incessante da melhor informação que ajude a decifrar o máximo possivel todas as variáveis que constantemente surgem no mercado.
Sem outro assunto,
Hallo
migluso Escreveu:OffTheRecord Escreveu:
Não consigo perceber tanta indignação com esta situação. Permitam-me a veleidade de ajudar a explicá-la:
Podes por favor explicar os movimentos no balanço do BCP que esta operação acarreta?
Os fundos do BCE de que falaste são para comprar estas obrigações próprias? Ou primeiro compra as obrigações próprias para apresentar como colateral no BCE quando se for financiar junto deste no futuro?
No momento da emissão aumenta o passivo pelo montante das obrigações emitidas e ao mesmo tempo aumenta o activo (títulos em carteira) pelo mesmo montante.
No segundo momento, quando efectua uma operação de repo com essas obrigações que entraram no activo, aumenta disponibilidades (activo) e aumenta o passivo(dívida para com o BCE).
No terceiro momento, as disponibilidades reduzem por acréscimo de crédito à economia (duas rubricas do activo).
Em termos de conta de exploração, no primeiro momento aumentam os custos pela comissão a pagar ao Estado pela obtenção da garantia do mesmo.
Do segundo momento em diante os custos aumentam (margem financeira) pelo juro a pagar ao BCE.
Do terceiro momento em diante os proveitos aumentam (margem financeira) pelos juros cobrados aos clientes do crédito.
Acredito que no final o resultado seja positivo para o Banco. Parece-me "fair".
- Registado: 10/9/2009 11:27
migluso Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Ó que coisa tão bonita...BCP paga juro de 13% a si próprio para obter crédito no BCE
07 Dezembro 2011 | 00:01
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt
Partilhar
"O Millennium BCP emitiu obrigações para reforçar os activos elegíveis para descontar junto do BCE, sendo este o único propósito da emissão e não colocá-la nas mãos de investidores", explicou fonte oficial do banco ao Negócios.
O BCP anunciou ontem que emitiu 1.350 milhões de euros em dívida, pela qual vai pagar um taxa anual de mais de 13%. Só que os juros vão todos para si próprio, já que estes títulos, que contam com o "selo" de garantia do Estado, ficam na carteira do banco. É uma forma da instituição liderada por Carlos Santos Ferreira reforçar os activos que pode apresentar como colateral para obter financiamento no Banco Central Europeu (BCE).
Afinal o/a jornalista do JdN tinha razão.
Eu é que sou parvo e não me lembrei de uma engenharia destas.
Mas, pensando melhor, agora ainda fiquei mais parvo. Não admira que os bancos estejam um lodo.
A 1ª noticia dada sobre esta emissão de dívida não esclarecia este malabarismo financeiro.
Esta última de facto é bem mais esclarecedora.
É só mais um truque em q o mundo da finança é pródigo.
Conseguem o prodígio de fazer aparecer pombas e coelhos do nada.
Pelos vistos o BCP tem escassez de colaterais elegíveis junto do BCE nomeadamente OT´s.
Como tal, o próprio BCP decide substituir-se ao Tesouro na criação de autenticas OT´s.
Na prática ao criar novos títulos seus com aval do estado é isso que está acontecer.
A coisa é tão simples que basta lhe pagar aquela comissão de 1,3% e fogo à peça.
De seguida toca a correr aos leilões do BCE e descontar o papel acabado de "imprimir".
Financia-se assim a cerca de 2,5% no total e desta forma já tem dinheiro fresquinho para vir por exemplo aos leilões de BT´s a 5% de juros.
È o verdadeiro milagre da multiplicação dos pães.
Com a grande vantagem de não ter verdadeiras OT´s no seu balanço não estando sujeitas às desvalorizações de mercado ( elas n estão a ser cotadas em lado algum) ou no limite correrem o risco de algum haircut.
Com estas de fabrico caseiro pode elimina-las a qualquer momento pelo seu valor nominal.
Alta cosmética.
Por outro lado, a responsabilidade pelos créditos do BCE ao BCP são em ultima instância do fiador (leia-se estado português, vulgo contribuintes) enquanto os proveitos destas operações são do BCP.
Se a coisa der para o torto o esquema Ponzi cai pela base e lá está o estado p apanhar os cacos.
Nesta caso muito seguramente como accionista !!!
Re: Curiosidades!!!
carrancho Escreveu:sonybravia Escreveu:carrancho Escreveu:VirtuaGod Escreveu:sonybravia Escreveu:Pois foram gananciosos e não venderam quando deveriam te lo feito!
Posso dizer o mesmo de toda a gente que comprou títulos da banca há 6 meses/1 ano "porque estão baratos e vai ser só ganhar dinheiro" e ainda os tem em carteira. Esta treta anti-short já irrita!
lol
A mim não irrita nada, acho cómico!!!![]()
Também acho cómico dizer que foram ganaciosos por não terem vendido abaixo do que está hoje, deve ser nos 10 ou mesmo 9 e tal... como se alguém adivinhasse que nos 10 vinha para os 13Até podemos dizer que quem não comprou bcp a 10 cts são uma cambada de mentecaptos, estava visto e não éram só os + 30% actuais, éram setenta e tal % daquela sessão em que foi acima de 16. Como é possível alguém não ter comprado a 10 cts e ter vendido a 16?!?! Que burros!
Depois quem abriu curtos lá para os 60/50/40 achas que foi ganacioso por ter fechado a 13 ou mesmo 16 quando o podiam ter feito a 10... peanuts!!!
Quanto a ganância, ninguém quer perder, todos querem ganhar mais, na bolsa as perdas são para ser cortadas e os ganhos são para deixar correr subindo os stops... não é ganância, é a atitude correcta. Perder todos perdem (pelo menos os metecaptos que não conseguem ver coisas tão obvias como a subida do bcp dos 10 aos 16 daquela sessão), importante é ganhar mais do que se perde.
Leia o topico do HALLO e vais ver que não estava a referir me ao BCP!portanto seu tópico não esta a fazer sentido nenhum!Tens a mania mas nem tens noção nas coisas que escreves portanto já não comento mais teus posts pois não faz sentido nenhum
Não faz sentido? Faz todo o sentido quer se esteja a falar no BCP, BES, BPI, Banif...
Diz lá onde é que forma ganânciosos? Onde deviam ter fechado posições curtas ou dexado de as abrir e porquê? Resumindo, para ti apartir de quando as posições curtas passaram a ser sinal de ganância?
Edit: já agora, quando abriste essa posição curta no BES quem estava a entrar longo também consideras que estavam a ser ganânciosos?
Muito sinceramente, acho que cada um faz os seus negócios e à sua maneira. Este forum supostamente serve para debater o estado do BCP e não os negócios de cada um.
É a minha opinião.
Bons negócios,
- Registado: 27/9/2011 16:13
OffTheRecord Escreveu:
Não consigo perceber tanta indignação com esta situação. Permitam-me a veleidade de ajudar a explicá-la:
Podes por favor explicar os movimentos no balanço do BCP que esta operação acarreta?
Os fundos do BCE de que falaste são para comprar estas obrigações próprias? Ou primeiro compra as obrigações próprias para apresentar como colateral no BCE quando se for financiar junto deste no futuro?
sonybravia Escreveu:carrancho Escreveu:VirtuaGod Escreveu:sonybravia Escreveu:Pois foram gananciosos e não venderam quando deveriam te lo feito!
Posso dizer o mesmo de toda a gente que comprou títulos da banca há 6 meses/1 ano "porque estão baratos e vai ser só ganhar dinheiro" e ainda os tem em carteira. Esta treta anti-short já irrita!
lol
Também acho cómico dizer que foram ganaciosos por não terem vendido abaixo do que está hoje, deve ser nos 10 ou mesmo 9 e tal... como se alguém adivinhasse que nos 10 vinha para os 13Até podemos dizer que quem não comprou bcp a 10 cts são uma cambada de mentecaptos, estava visto e não éram só os + 30% actuais, éram setenta e tal % daquela sessão em que foi acima de 16. Como é possível alguém não ter comprado a 10 cts e ter vendido a 16?!?! Que burros!
Depois quem abriu curtos lá para os 60/50/40 achas que foi ganacioso por ter fechado a 13 ou mesmo 16 quando o podiam ter feito a 10... peanuts!!!
Quanto a ganância, ninguém quer perder, todos querem ganhar mais, na bolsa as perdas são para ser cortadas e os ganhos são para deixar correr subindo os stops... não é ganância, é a atitude correcta. Perder todos perdem (pelo menos os metecaptos que não conseguem ver coisas tão obvias como a subida do bcp dos 10 aos 16 daquela sessão), importante é ganhar mais do que se perde.
Leia o topico do HALLO e vais ver que não estava a referir me ao BCP!portanto seu tópico não esta a fazer sentido nenhum!Tens a mania mas nem tens noção nas coisas que escreves portanto já não comento mais teus posts pois não faz sentido nenhum
Não faz sentido? Faz todo o sentido quer se esteja a falar no BCP, BES, BPI, Banif...
Diz lá onde é que forma ganânciosos? Onde deviam ter fechado posições curtas ou dexado de as abrir e porquê? Resumindo, para ti apartir de quando as posições curtas passaram a ser sinal de ganância?
Edit: já agora, quando abriste essa posição curta no BES quem estava a entrar longo também consideras que estavam a ser ganânciosos?
Abraço,
Carrancho
Carrancho
carrancho Escreveu:VirtuaGod Escreveu:sonybravia Escreveu:Pois foram gananciosos e não venderam quando deveriam te lo feito!
lol

- Registado: 14/10/2011 18:31
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Massao1, Pmart 1 e 156 visitantes