Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS - Balanço de 6 meses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Parabens JAS

por JAS » 17/11/2003 10:30

Vic Escreveu:Pena é que ela esteja restrita ao mercado Portugues, pois se ela estivesse so com titulos cotados noutras praças, tenho a certeza que terias uma valorização no minimo de 50%/70%. Com este rally posso dizer-te que foi canja...e nem foi preciso saber muito de AT...

Se eu ligasse apenas à AF de certeza que investiria apenas lá por fora. Há países muito mais interessantes que Portugal.
Se eu ligasse só AT também o poderia fazer em qualquer lado com maior rentabilidade.
Em qualquer destas duas situações teria muito pouco interesse para o Fórum a publicação da Carteira pois provavelmente estaria a investir em títulos que ninguém conhecia.

Mas como eu gosto de ligar às duas coisas só o consigo fazer cá pelo burgo... E mesmo assim em metade do PSI.

Um abraço,
JAS

P.S. - E misturar a AF nunca fez mal a ninguém...Só para te recordar o BCP2005...

Registado: 5/11/2002 0:05

Parabens JAS

por Vic » 16/11/2003 17:09

Principalmente por assumires as tuas posições e carteira em publico.
Pena é que ela esteja restrita ao mercado Portugues, pois se ela estivesse so com titulos cotados noutras praças, tenho a certeza que terias uma valorização no minimo de 50%/70%. Com este rally posso dizer-te que foi canja...e nem foi preciso saber muito de AT...
Abraço

Registado: 5/11/2002 1:17

por jonhy » 16/11/2003 1:13

olá JAS

Eh! Eh! Eh! mas que granda mestre...Eh! Eh! Eh!

um abraço
Jonhy

Registado: 30/8/2003 23:07

JMT

por JAS » 15/11/2003 22:38

Vou só focar alguns pontos para não me alongar.

Eu normalmente actuo com base na AT para entradas embora ligue muito a outros factores incluindo a AF.
Prefiro fazer entradas em títulos onde a AF também o recomenda e evito os títulos em que há contradição entre as duas.

Relativamente à AT funcionar mal nas Small Caps acho apenas que isso é uma consequência de duas coisas que me parecem evidentes:
- a manipulação dos gráficos é acessível a qualquer bicho careta...
- um despejo, que nem precisa ser muito grande, dá cabo da cotação pois não há a atenuação de uma elevada liquidez.

O período que analisámos é pequeno demais para retirarmos conclusões.
Eu tenho a ideia que o teu método, aplicado a uma Blue Chip, te assegura mais do que 50% dos lucros máximos possíveis.
E tenho a ideia que aplicado a ums Small Cap fica muito abaixo dos tais 50%.
E que isso até comprova objectivamente o que eu digo.
A única maneira de tirar teimas é teres o trabalho de fazer as contas.
(Mas escolhe uma mais "normal" e que não tenha uma subida contínua de 35% pois isso falseia as conclusões...)

TRSM Escreveu:Como podes vêr com a aproximação e saida dos resultados da JMT neste periodo sobe sempre, assim mostram os gráficos, e a tua análise fundamental????...tinha-te avisado disso????

Andei 3 meses a dizer que os resultados seriam melhor do que o esperado. Disse isso no MSN e deve aparecer escrito várias vezes nos posts da Carteira.
Os resultados pertencem à AF e ela não me enganou...

Mas houve outro factor que me enganou bastante e que me esqueci de referir. A habitual poole de analistas também se enganou redondamente na previsão dos Resultados! Julguei que eles tinham dados mais correctos e que sabiam do que estavam a falar...
Nessa altura eu até pensava voltar a reforçar antes do final do mês (publicação dos resultados trimestrais a 31) e com aquela análise desisti. E até vendi o resto...

JAS

P.S. - ehehehe... Podes ter aprendido alguma coisa comigo... Mas acontece que eu vou ver os TEUS gráficos antes de entrar num título.
Mas não escondo que prefiro entrar antes de lá teres a setinha verde...

por TRSM » 15/11/2003 21:24

Olá Jas

Já vi que escreveste muito para vêr se eu fico atordoado :roll: :roll:. contudo como não tenho o dom da palavra, vou tentar ser curto, objectivo e nada de andar com rodeios, ok? :lol: :lol: :lol:(por vezes fazes-me lembrar o teu amigo Fefé :lol: :wink: )

1º - Quanto á patifaria perfeitamente de acordo pois assisti ao vivo, mas não é isto que importa

2ª Quanto aos conhecimentos que tens sobre A.F. de muitas empresas portuguesas e em especial da JMT ,reconheço que és um GURU (e com muito sucesso)

3ª Não entres por esse caminho de comprar e guardar, porque faço-te recuar um ano atrás com as mesmas datas e tinhas comprado a 8,44 em 31 /1/2002 e na data de hoje 15/11/2002 valiam 7,00 mas em 29/10/2002 valiam 5,40. Sabes melhor que eu, que uma estratégia dessas em Bear Market=Falência.
Já sei que te referiste ao incio de um Bull, seja ele curto ou longo, mas então durante o bear não compravas nada com essa estratégia, contudo eu através da A.T. de certeza que algum conseguia.

4ª agora vou mostrar-te uma das razões pq a venda da JMT em Outubro foi um erro.

Ano 2001 - 3/10/2001 Mini- 5,61
13/12/2001 Max - 9,10

Ano 2002 - 29/10/2002 Mini- 5,40
13/12/2002 Max - 7,60

Ano 2003 - escolhe qq dia de entrada em Outubro a teu gosto, que hoje estavas a ganhar bem.

Como podes vêr com a aproximação e saida dos resultados da JMT neste periodo sobe sempre, assim mostram os gráficos, e a tua análise fundamental????...tinha-te avisado disso????

5ª sobre as entradas e saidas(aqui tudo depende do trader) já todos sabemos que entrar é fácil o problema está em saber sair, mas para isso aconselho-te a dares uma vista de olhos aos gráficos dos nossos amigos F. Santos , gpinto e Allen eles ensinam-nos coisas interessantes no que diszrespeito ao estudo de candles e padrões.
Podes ter a certeza que fazes muitas entradas e saidas muito antes do indicador te confirmar o sinal e provávelmente até aproveitas esse indicador para reforçar.

Importante:

Não esquecer que qq indicador em lateralização dá sinais falsos, não conheço nenhum infalivel, logo este que uso (entre outras coisas) não é excepção.

E por aqui me fico amigo Jas, espero que tenhas compreendido a minha mensagem, e já agora aproveito para te agradecer publicamente o quanto me foi util ter privado contigo(pena neste momento tal não ser possivel), podes ter a certeza que aprendi muito contigo e tu talvez até nem tenhas dado conta disso :lol: :lol:

abraço Jas

TRSM
Anexos
jmt10.png
jmt10.png (30.26 KiB) Visualizado 735 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

JMT e a sua AT

por JAS » 15/11/2003 18:21

TRSM Escreveu:Agora vamos ao Caso da JMT. que segundo tu a A.T não funciona neste titulo, assim como em muitos outros de fraca liquidez

Tu até és um daqueles que assististe àquela "patifaria" que eu fiz num título do PSI.20 e portanto sabes muito bem o que eu quero dizer relativamente à manipulação dos gráficos e geração de falsos sinais.

Mas vamos ao que interessa que é a JMT e à aplicação da AT neste caso.

A minha entrada na JMT foi feita exclusivamente pela AF devido ao conhecimento que tenho da empresa e por pensar que os negócios na Polónia se iriam tornar numa autêntica mina de ouro. Isso implicaria, necessariamente, uma subida das cotações independentemente de estarmos em Bear ou Bull Market.

A tua primeira entrada no título, pela AT, ter-se-ia feito em 5 de Fevereiro a 6,64 e a JMT está agora cotada ao seu valor máximo desde aí.
Com a AT teremos neste momento uma rentabilidade de 48%, descontando as comissões, o que é optimo.
Com a AF, na mesma época (escolhi 31 de Janeiro pois é a mais próxima que consta da minha base de dados) teríamos uma entrada a 6,41 e uma cotação actual de 9,40. Deduzindo comissões isso dá-nos uma rentabilidade de 46% muito similar à que tu obténs.
Neste caso a subida foi tão espectacular que qualquer método teria sido bom para ganhar dinheiro com a JMT...

Portanto para discutirmos o assunto temos que nos abstrair deste último trade ainda em curso e que só dá dinheiro a quem está dentro.
(Também temos que pensar que no mesmo dia pode haver muitos títulos a darem sinal e que não podemos entrar em todos. O sinal não dá dinheiro a ninguém...É preciso entrar no título)

Mas o que é importante analisar é o ponto que gerou a minha saída ou o que se passava nessa altura.
Em 04 de Setembro tu estavas a sair do teu 4º trade com uma rentabilidade de 5,4% e o mesmo investidor AF mantinha-se IN com uma rentabilidade de 7,5%.
Esta era a realidade nessa altura...
E se fizeres as contas para o dia de entrada no 5º trade a situação é similar.

Se analisarmes bem os teus trades vemos que as entradas foram sempre feitas de uma forma segura mas que a AT te deu sempre sinais tardios de saída.
(para facilitar as contas desconto 0,04 ao trade para comissões)
- No 1º trade podias ter ganho 0,25 e sais a perder 0,39.
- No 2º trade o lucro máximo seria de 1,25 e sais a ganhar apenas 0,81.
- No 3º trade o lucro poderia ter sido de 0,39 e o teu ganho foram uns miseráveis 0,03.
- No 4º trade podia ser +0,14 e foi -0,09.
Ou seja em 4 trades cujo lucro máximo possível , foi 2,03 pela AT só aproveitámos 0,36.
(lucro máximo possível a partir da entrada e abstraindo se essa foi tardia ou não...)

Eu costumo fazer uma contas simples relativamente ao lucro máximo de um trade. Com a AT perdemos 25% numa entrada tardia mas segura, ficamos com 50% de lucro e perdemos 25% numa saída também tardia pois só recebemos o sinal após a inversão.
Se fôr assim, ou acima disso, eu digo que a AT funciona nesse título. Se for inferior a isso eu digo que não funciona.
Ora nos teus 4 primeiros trades tu só conseguiste conservar 17,7% do lucro máximo após a entrada...
(Como o 2,03 não engloba os 25% normalmente perdidos na entrada o lucro máximo possível deve ser da ordem dos 2,70)
Portanto só conservaste 0.36/2,70=13,3% o que é muito inferior aos habituais 50%.
E a minha conclusão é obvia: A AT não funciona na JMT.

Em face disso eu pergunto-te que conclusão tiravas na época em que irias iniciar o 5º trade?

Esse foi exactamente o meu problema. Eu tinha a noção que a AT me estava a gerar sinais de saída saída demasiado tardios.
Eu tinha tido as experiências anteriores em que me tinha mantido IN por largos meses por não ter saído no máximo e por depois achar que já não valia a pena sair pois, sob um ponto de vista AF, até era altura de reforçar.
Eu procurava estar atento a quaisquer sinais que me pudessem alertar para um possível despejo.
(e este ponto é o importante na aplicação da AT às Small Caps pois um pequeno despejo é suficiente para a cotação vir por aí abaixo de repente e gerar um sinal demasiado tardio via AT...)

Fui verificar datas e as minhas grandes vendas foram a 12 SET (redução) e entre 17 e 24 de Outubro(saída).
Quanto à redução foi acertada e coincidiu mais ou menos com o encerramento do teu 4º trade. Foi feita com base no "deixa descer para depois recomprar".
(Não cheguei a recomprar mas isso foi porque optei na altura pela PTC. E não estou nada arrependido pois os 25% da JMT que desviei para Warrants da PTC me renderam mais de 50% líquidos e a JMT so se valorizou 37% à cotação actual...).

A semana de 17-24 Outubro é que foi crucial nisto tudo da JMT. Foi por essa altura que eu cometi "o meu grande erro de apreciação"...
Eu calculava que os resultados iriam ser bons e sabia-se que sairiam no fim do mês. Eu pensava que o mercado já sabia deles e que já tinha valorizado a cotação tornando muito possível uma correcção na data da notícia. Eu tinha uma AT duvidosa que me enganava sempre nas saídas. Eu tinha um título já bastante sobrecomprado a níveis que anteriormente tinham dado sempre correcções. E até tinha uma coisa rara que era estar de acordo com o Marco António...

Saí por todas essas razões. Muitas delas são da AT outras não são. Mas, qualquer que tenha sido o motivo que pesou mais nessa decisão, o certo é que saí.

Em termos de Carteira o que interessa é estar nos títulos que geram melhor rentabilidade no momento certo. A posteriori posso dizer que a troca de parte da JMT por Warrants da PTC foi acertadíssima. Mas a outra parte que consistiu na troca por Warrants do BCP foi errada mesmo que eles possam vir a gerar o mesmo lucro.
Pela simples razão de que podia ter tido o lucro na JMT e ainda ia a tempo de fazer a mesma aposta no BCP...

JAS

por TRSM » 15/11/2003 16:26

Boa tarde Artista

O indicador é o Macd , mas tem umas pequenissimas alterações, que não têm nada de especial.

abraço

TRSM

para TRSM

por artista_ » 15/11/2003 13:09

Que indicador é esse que estás a utilizar??

Registado: 17/3/2003 22:51

por TRSM » 15/11/2003 11:32

TRSM
Anexos
jmt3.png
jmt3.png (19.29 KiB) Visualizado 864 vezes
jmt4.png
jmt4.png (12.27 KiB) Visualizado 860 vezes

por TRSM » 15/11/2003 11:31

Oi Jovem Jas

Começo por te dar os parabéns pela rentabilidade da carteira, e para quem já privou contigo, que é o meu caso, não é admiração nenhuma :lol: :lol: :lol:

Agora vamos ao Caso da JMT. que segundo tu a A.T não funciona neste titulo, assim como em muitos outros de fraca liquidez, contudo quero -te mostrar que não é bem assim,e para tal coloco um gráfico da mesma para puderes analisar bem:

Vou dizer-te os pontos de entrada e saida que podiamos ter feito e vais chegar á conclusão que mesmo em trades de curto a médio prazo a A.T. funciona na JMT(tomamos o gráfico deste ano)

Vamos partir do principio que entramos a saimos sempre no final da sessão, ok?

1ª entrada a 5 de Fevereiro a 6,64, chegamos a fazer 6,93 no dia 17 e saimos no dia 19 a 6,29 = trade negativo :mrgreen: :mrgreen:

2ª entrada no dia 24 de Março a 6,10 chegamos a fazer máximo 7,39 no dia 7 de Abril e saimos no dia 23 Abril a 6,95 = Trade positivo :lol: :lol:

3ª entrada 1 de Julho a 6,90, chegamos a fazer máximos de 7,33 no dia 9 e saimos no dia 21 de julho a 6,97, _ trade positivo
:lol: :lol:

4ª entrada 13 de Agosto a 6,97 chegamos a fazer máximo de 7,15 no dia 21 e saimos no dia 4 Setembro se Setembro a 6,92 = trade negativo :mrgreen: :mrgreen:

5ª entrada dia 7 de Outubro a 6,87 já fizemos máximos de 9,40 ontem e ainda não tivemos sinal de saida :lol: :lol: , quase de certeza que não perdiamos neste, não????. :lol: :lol:

Para terminar apenas gostaria de acrescentar 3 coisas:

1ª Já sei que é fácil falar depois das coisas acontecerem, mas se tivermos disciplina podes ter a certeza que ao fim de x trades com o mesmo valor de entrada quase de certeza que o saldo será positivo
2ª Tive o cuidado de fazer entradas a saidas já com sinais confirmados(e aqui tudo depende do trader)
3º Mesmo nos trades negativos tivemos possibilidades de sair com lucro, já que tivemos valores superiores depois da entrada, mas como somos disciplinados saimos com os sinais de confirmação.

Bem agora vamos fazer contas com uma entrada de 1000 acções na JMT

1ª Trade perdemos 350E+20(comissãoAB7) = 370 E
2º Trade ganhamos 850 euros - 20 = 830 euros
3ª Trade ganhamos 70 euros-20 = 50 euros
4º Trade perdemos 50 euros +20= 70 euros

Ora se fiz bem as contas neste 4 trades o saldo é positivo em 440 euros, mas ainda temos o ultimo trade(5º) aberto, ok????

abraço Jas e espero que com esta explicação, venhas a pensar um pouco diferente da A.T. em relação á JMT e assim como outras, ok??

bfs amigo (tive pena de não ter ido ao almoço, pois tinha sido uma óptima oportunidade para vêr quem bebia mais copos(dos 2) :lol: :lol: :lol:
Anexos
jmt.png
jmt.png (18.29 KiB) Visualizado 875 vezes
jmt1.png
jmt1.png (17.79 KiB) Visualizado 875 vezes
jmt2.png
jmt2.png (18.79 KiB) Visualizado 870 vezes
Editado pela última vez por TRSM em 15/11/2003 12:32, num total de 2 vezes.

...

por Tennis » 15/11/2003 4:09

Caro JAS,

Um lucro de quase 16% em seis meses no nosso PSI20 não pode deixar de se considerar, a meu ver, consideravalmente positivo.

Os meus sinceros parabéns,

Abraço,

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

Carteira JAS - Balanço de 6 meses

por JAS » 15/11/2003 3:41

É altura de fazer um balanço e aproveitar o fim de semana para pensar no que aconteceu e para redefinir alguns pontos da estratégia.

em 29 de Maio, JAS Escreveu:Quero esclarecer que a decisão de publicar a minha carteira, que é real, é apenas um desafio a mim próprio.
Não tem qualquer intuito de competir com quem quer que seja nem me obriga a divulgar a priori as razões ou os timings dos meus movimentos.
Muita gente sabe que, em geral, até divulgo os trades on-line mas não o faço por obrigação...

Pois bem, a primeira conclusão, que retiro da publicação da Carteira, é que ela me conseguiu disciplinar um bocadinho... Felizmente não foi muito.
A segunda conclusão será que afinal andei sempre a competir com o PSI. Chegar ao fim de 6 meses em “empate técnico” é para mim um resultado péssimo. Só fico consolado porque o PSI subiu...

A Carteira caracterizou-se por investimentos em posições longas o que se deveu não só a serem as minhas preferidas mas, sobretudo, a pensar que estávamos num período Bull onde se justificaria pouco assumir posições curtas.
Os investimentos também se limitaram a títulos nacionais. Houve uma única excepção numa manhã de euforia da Zeltia (IBEX).

Decompondo a rentabilidade total obtida, que é de 16,39%, verifica-se o seguinte:
PSI.12 = +15,65%
Small Caps = -2,32%
Warrants=+2,94%

Confirma-se que foi mesmo um disparate andar nas Small Caps por muito divertido que possa ter sido... Lembro-me do que me diverti quando um conceituado Analista até publicou um gráfico e uma análise muito abonatória duma certa menina. Há muita gente que assistiu a tudo on-line mas eu não divulgo qual foi a patifaria...
(Na minha designação de Small Caps também estão incluídos os 8 títulos menos líquidos do nosso PSIzinho.)
Já disse, há uns tempos atrás, que desistia destas "meninas pequenas" mas a Carteira continua a ter cerca de 6% numa delas. Com a integração na Euronext deve-se agravar o problema da falta de liquidez devido às elevadas taxas mínimas a que passaram a estar sujeitas as pequenas ordens. Só espero uma boa oportunidade para uma saída airosa quando fizerem uma puxada durante as campanhas do fim do ano. Eles gostam muito de uma boa cotação no dia 31 de Dezembro.

Entre os títulos do PSI.12 (*1) o mais rentável foi o BCP, cujo trade se mantém em curso, e que ficou co a parte de leão (13,86%). Mas também houve trades positivos na PTM e no BPI.
A JMT, que foi uma grande aposta da Carteira tendo chegado a pesar 50%, também produziu o seu maior erro ou o o maior fiasco. O trade foi positivo mas podia ter sido outra verdadeira galinha dos ovos d’ouro.
Quando resolvo fazer um investimento de médio prazo (JMT) com base na AF, não devo depois misturar a AT nesse negócio. Ainda por cima se tenho a convicção que a AT é pouco fiável em títulos de reduzida liquidez.
Pela negativa salienta-se um trade na PTC onde foi accionado um stop automático com bastante prejuízo.
Como lição a tirar penso que é preferível “navegar à vista” e evitar colocar, sempre que possível, stops automáticos.

Os Warrants foram apenas utilizados sobre títulos do chamado PSI.3 e isso só aconteceu nas últimas semanas.
Existe neste momento um trade sobre o BCP com uma elevada exposição e um elevado prejuízo. Mesmo assim, no computo geral, a aposta nos warrants apresenta uma rentabilidade muito positiva. Que se pode alterar substancialmente de acordo com o comportamento do BCP nos próximos dias.
Como conclusão acho que continuarei a utilizar Warrants, com a inerente alavancagem, em trades com probabilidades muito fortes de sucesso. Em casos duvidosos será preferível utilizar simplesmente as acções.

E tirando casos pontuais sou capaz de passar a girar mais em torno do PSI-3.

JAS

(*1) – A listagem dos títulos que pertencem ao PSI.12 está neste artigo.
Small Caps serão as outras 8 do PSI.20 e as que estão fora dele.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, GamesOver, Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, trilhos2006 e 245 visitantes