Juros, dividendos e mais-valias tributados a 25%
Penso que é unanime a necessidade de poupança das familias portuguesas...
Ora, se formos taxar mais essa poupança das duas uma, ou ela diminui, ou dá-se a fuga para países e sistemas fiscais mais atractivos.
Precisamos de capital como de pão para a boca, e vamos afastar esse dinheiro?
Esta malta ainda pensa que trabalhar é andar de enchada ao ombro (nada tenho contra quem anda, muito pelo contrário)...depois queixam-se que o pessoal sai do País, emigra...e depois choram que os melhores foram embora, que estão cá é os maus, etc...a história do costume...
Ora, se formos taxar mais essa poupança das duas uma, ou ela diminui, ou dá-se a fuga para países e sistemas fiscais mais atractivos.
Precisamos de capital como de pão para a boca, e vamos afastar esse dinheiro?
Esta malta ainda pensa que trabalhar é andar de enchada ao ombro (nada tenho contra quem anda, muito pelo contrário)...depois queixam-se que o pessoal sai do País, emigra...e depois choram que os melhores foram embora, que estão cá é os maus, etc...a história do costume...
- Registado: 29/11/2007 11:27
Eu acho estranho. As pessoas acham que quem tem uns milhares na conta roubou os mesmos ou que eles apareceram na conta por magia?
Existem casos em que sim, houveram roubos, desvios e por isso existem grandes somas de valor parado, não produtivo a permitir que quem não merece viva apenas de rendimentos.
Agora confundir isso com a maioria dos casos, que são pessoas sensatas, poupadas, com bom-senso, que no fundo ainda permitem que o sistema bancário vá se mantendo de pé, acho estranho.
As pessoas já pagaram impostos (fora os casos que referi de "ladroagem") no processo de juntar o capital. Vão pagar impostos quando utilizarem esse dinheiro. Se abrirem uma empresa com esse dinheiro, vão pagar mais impostos e gerar mais-valias para a sociedade.
Agora pagar mais impostos para algo que meramente está a cobrir-te uma parcela do que é a inflação, acho errado e pouco benéfico a longo prazo. Para a economia e para o sistema bancário.
Existem casos em que sim, houveram roubos, desvios e por isso existem grandes somas de valor parado, não produtivo a permitir que quem não merece viva apenas de rendimentos.
Agora confundir isso com a maioria dos casos, que são pessoas sensatas, poupadas, com bom-senso, que no fundo ainda permitem que o sistema bancário vá se mantendo de pé, acho estranho.
pocoyo Escreveu:Eu entendo que não queiram pagar impostos, agora não entendo que queiram fazer crer que é justo.
As pessoas já pagaram impostos (fora os casos que referi de "ladroagem") no processo de juntar o capital. Vão pagar impostos quando utilizarem esse dinheiro. Se abrirem uma empresa com esse dinheiro, vão pagar mais impostos e gerar mais-valias para a sociedade.
Agora pagar mais impostos para algo que meramente está a cobrir-te uma parcela do que é a inflação, acho errado e pouco benéfico a longo prazo. Para a economia e para o sistema bancário.
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
finveste Escreveu:Thunder Escreveu:Existe um fenómeno chamado inflação, que deve ser minimamente "coberto" para que os dp sejam minimante atractivos, sendo assim, só podes estar a brincar, certo?
Um depósito a prazo é a maneira mais segura de perder dinheiro. Perdes pouco mas perdes sempre.
Repara que eu disse minimamente coberto. Quanto mais aumentares a tributação, menor será a cobertura. Achas que incentivas minimamente a poupança se tributares como dizes 50% ou mais daquilo que deveria estar a minimizar o efeito da inflação?
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
É tão bom ter beneficios fiscais...
A taxa ser 20 30 ou 40 só traz problema a curto prazo. Porque no final do ano podem optar pelo englobamento e já se paga uma taxa em conformidade com os rendimentos.
Imaginem que estes rendimentos eram de englobamento obrigatório e tinha uma taxa de tributação autonoma de 15%. Qual a diferença para a situação actual?
É simples quem ganha mais de 4000€ mensais sai beneficiado com esta possibilidade de não englobar.
Eu entendo que não queiram pagar impostos, agora não entendo que queiram fazer crer que é justo.
A taxa ser 20 30 ou 40 só traz problema a curto prazo. Porque no final do ano podem optar pelo englobamento e já se paga uma taxa em conformidade com os rendimentos.
Imaginem que estes rendimentos eram de englobamento obrigatório e tinha uma taxa de tributação autonoma de 15%. Qual a diferença para a situação actual?
É simples quem ganha mais de 4000€ mensais sai beneficiado com esta possibilidade de não englobar.
Eu entendo que não queiram pagar impostos, agora não entendo que queiram fazer crer que é justo.
Thunder Escreveu:Existe um fenómeno chamado inflação, que deve ser minimamente "coberto" para que os dp sejam minimante atractivos, sendo assim, só podes estar a brincar, certo?
Um depósito a prazo é a maneira mais segura de perder dinheiro. Perdes pouco mas perdes sempre.
- Registado: 27/5/2011 15:57
FilRib Escreveu:finveste Escreveu:Só 25%?
50% ainda era pouco.
Isto é um imposto que sobre um rendimento que traz zero de produtividade ao país. Não é um imposto sobre a poupança, é um imposto sobre o rendimento da mesma.
Porque não 100%? Se não traz produtividade nenhuma...
Exato. 100% de imposto. Há de caçar esses porcos capitalistas.
E vamos já criar uma brigada especial das Finanças para fazer inspeções surpresa aos colchões desse país.

Alguém avise s.f.f. às mentes brilhantes com idéias cada vez mais criativas para caçar o dinheiro dos outros que o capital é o animal mais fugidio que existe.
- Registado: 29/11/2007 9:30
zecatreca Escreveu:finveste Escreveu:Só 25%?
50% ainda era pouco.
Isto é um imposto que sobre um rendimento que traz zero de produtividade ao país. Não é um imposto sobre a poupança, é um imposto sobre o rendimento da mesma.
Pegando nessa teoria, entao um reformado como não produz, tambem não tem direito à reforma.
Concordo plenamente contigo. Se foi deputado não produziu mesmo nada.

- Registado: 27/5/2011 15:57
finveste Escreveu:Só 25%?
50% ainda era pouco.
Pegando nessa teoria, entao um reformado como não produz, tambem não tem direito à reforma.

Tirem-me deste triste filme !

Porque será que andam a incentivar à poupança novamente?

50% ainda era pouco.
Existe um fenómeno chamado inflação, que deve ser minimamente "coberto" para que os dp sejam minimante atractivos, sendo assim, só podes estar a brincar, certo?
Alguém que poupou, pagou impostos nesse processo e tem 20k, 40k no banco vai pagar 50% sobre as mais valias de um dp?
Como é que vamos iniciar PME saudáveis, com o crédito "seco" e com este tipo de pensamento totalmente contra a poupança. É que para iniciar um negócio é preciso capital. Se a banca não fornece esse capital, as pessoas devem poupar para juntar esse capital. E no processo, guardamos a "massa" no colchão? Porque se é para colocar num banco e ter um retorno inferior ao da inflação ...... mas não interessa, o que interessa é taxar os sangue-sugas capitalistas ..... avante camaradas!!
..... e depois queixam-se que os país consome demais e não produz o suficiente

50% ainda era pouco.
Porque não 100%? Se não traz produtividade nenhuma...
- Registado: 4/8/2010 10:09
Quico Escreveu:Concordo, AutoMech!
Esta trapa é mera cedência há habitual demagogia barata da esquerda.
Já repararam como a coisa é tratada nos média? "Imposto sobre o Capital"!
Claro! Isto resume-se a uma luta entre "taxar o trabalho" ou "taxar o capital"...
Infelizmente, temos uns políticos e media com uma estrutura mental tão básica em que tudo nesta vida se explica por uma luta entre os "bons" e os "maus". Mais que isso,... não "encaixa" nos "soundbites"!
Realmente, tenho que concordar contigo. O comportamento da esquerda ontem no parlamento, foi realmente muito frustrante.
Como dizes e muito bem Quico, é tudo colocado numa palete do tipo "preto" ou "branco", uma redução tão grosseira do que é a realidade, que até assusta (ou melhor, mete raiva).
Um fulano que tem 40k, 60k num banco, fruto duma vida de trabalho (e sobre o qual já pagou impostos e que irá pagar mais impostos ao usar esse mesmo dinheiro para consumir) é algum "capitalista" por um acaso?
Mesmo a posição do José Seguro foi estranha. No entender dele ainda era possível ir buscar mais com este tipo de impostos de modo a criar a tão falada "almofada". Em suma, mais do mesmo por parte do PS, constante aumento de impostos. Corte na despesa é fugir dele como o diabo da cruz.
É uma demagogia tão rasca, tão barata..... pra que raio estamos nós a pagar para ter deputados como a Heloísa Apolónia do PEV no parlamento? Para debitar postas de pescada totalmente sem sentido, sem o mínimo de racionalidade, postas do tipo que ouvimos nos cafés ou em entrevistas de rua..... E para isso que está um deputado a ser pago a peso de ouro no parlamento. Para não contribuir com nada de minimamente construtivo..... Tudo bem que se queira ter políticas de esquerda e eu até posso concordar com algumas das suas reivindicações, mas temos que ser construtivos e principalmente práticos e racionais , caso contrário trata-se apenas de retórica e demagogia para o povão engolir....
Um abraço a todos

AutoMech Escreveu:Quico Escreveu:Infelizmente, temos uns políticos e media com uma estrutura mental tão básica em que tudo nesta vida se explica por uma luta entre os "bons" e os "maus". Mais que isso,... não "encaixa" nos "soundbites"!
Além dos bons e maus é entre os que trabalham e os que não fazem nada. Basta dizeres a alguém que investes nos mercados (ou melhor 'jogas na bolsa') para te imaginarem a ganhar milhares de euros, com um simples telefonema e sem trabalho nenhum. E além disso toda a gente sabe que os especuladores nunca perdem dinheiro.
Aquilo que estás a defender é que quem tem o capital deve pagar menos imposto do que quem tem o trabalho.
Porquê?
Achas o factor capital mais importante do que o factor trabalho?
Quico Escreveu:Concordo, AutoMech!
Claro! Isto resume-se a uma luta entre "taxar o trabalho" ou "taxar o capital"...
Infelizmente, temos uns políticos e media com uma estrutura mental tão básica em que tudo nesta vida se explica por uma luta entre os "bons" e os "maus". Mais que isso,... não "encaixa" nos "soundbites"!
Concordo em absoluto...
O nível básico dos nossos media é de tal ordem que, mesmo que se queira "avançar" muito, eles descontrolam as coisas de tal ordem que és obrigado a manter-te naquele nível deles...
Fico incredulo ao ver as barbaridades que são escritas diariamente nos jornais...malta que nem sabe o que está a escrever...
Estes gajos é que têm contrinuido, e muito, para a "analfabetização" do povo...
Queremos incentivar a poupança...o que é que vamos fazer? Taxar mais essa mesma poupança...desincentivando-a...compreendeu?
Pois...eu também não...
- Registado: 29/11/2007 11:27
Quico Escreveu:Infelizmente, temos uns políticos e media com uma estrutura mental tão básica em que tudo nesta vida se explica por uma luta entre os "bons" e os "maus". Mais que isso,... não "encaixa" nos "soundbites"!
Além dos bons e maus é entre os que trabalham e os que não fazem nada. Basta dizeres a alguém que investes nos mercados (ou melhor 'jogas na bolsa') para te imaginarem a ganhar milhares de euros, com um simples telefonema e sem trabalho nenhum. E além disso toda a gente sabe que os especuladores nunca perdem dinheiro.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:Penalizar o depósitos, que são uma fonte de financiamento para os bancos, é um tiro no pé.
Eu comecei por dizer mais ou menos isso AM, quando disse que esperava que o tiro não nos saísse pela culatra.
Também disse que apenas concordava com ela do ponto de vista político.
Ao mesmo tempo, defendo uma campanha ultra agressiva para a captação de capital que crie empregos, que por sua vez faria aumentar os depósitos.
Por exemplo:
- isenção da TSU durante 10 anos
- isenção de IRC durante 10 anos
- formação do pessoal patrocinada pelo Estado (em vez de esbanjar o dinheiro comunitário para formação dando-o a sindicatos que sabem lá o que os empresários precisam)
Estou apenas a exemplificar. Não sei se é aquilo que devemos fazer. É preciso analisar quem está a atrair o IDE na Europa e porquê. Depois, fazer melhor que eles. Mas não vejo ninguém a pensar fazer uma coisa destas.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Re: Recibos Verdes
dfviegas Escreveu:O que eu sei é que um Recibo verde que ganhe 1000€ vai passar a levar para casa 563,87€ isso é o que eu sei.
O que é que o aumento do imposto nas taxas liberatórias tem a ver com recibos verdes?
In the name of the father, the son and the holy spirit - ALL IN
Concordo, AutoMech!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Muitas PMEs precisam do crédito bancário Migluso. São pequenas estruturas, que têm problemas pontuais de tesouraria, sobretudo num país onde o prazo de pagamento é o que é.
Não estou a falar daquelas a quem o crédito apenas serve para adiar a morte. Essas mais vale morrerem logo. Estou a falar das outras e são uma quantidade significativa. Penalizar o depósitos, que são uma fonte de financiamento para os bancos, é um tiro no pé.
Não estou a falar daquelas a quem o crédito apenas serve para adiar a morte. Essas mais vale morrerem logo. Estou a falar das outras e são uma quantidade significativa. Penalizar o depósitos, que são uma fonte de financiamento para os bancos, é um tiro no pé.
AutoMech Escreveu:O capital físico não aparece sem o crédito financeiro e uma das fontes para o crédito financeiro são os depósitos captados pela banca. Um dos grandes problemas dos últimos 20 anos em Portugal foi o decréscimo brutal da poupança, não só porque obrigou os bancos a endividarem-se mais no estrangeiro, mas mas porque agravou o défice da balança comercial (mais consumo, menos poupança).
Agora que a poupança estava atingir níveis record, eis que os iluminados...
No fundo é captar poupança externa na forma de capital (físico, de preferência) e não na forma de crédito financeiro. Passa por atrair poupança externa.
Temos que captar investimento estrangeiro, especialmente para instalação de indústrias de sectores de bens transaccionáveis.
Devíamos fazer uma campanha tão agressiva como a que a Media Market fez há dias. Com "descontos e promoções brutais" durante 10 anos em tudo o que seja factor de competitividade para captação de IDE. Uma campanha que se manteria em vigor apenas para quem realizasse IDE (e português também) nos anos de 2012 e 2013.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
migluso Escreveu:Como o que Portugal verdadeiramente precisa é de capital, sobretudo físico, e não crédito financeiro, penso que o Governo deveria fazer uma grande campanha a nível mundial para angariação de investimento em Portugal.
O capital físico não aparece sem o crédito financeiro e uma das fontes para o crédito financeiro são os depósitos captados pela banca. Um dos grandes problemas dos últimos 20 anos em Portugal foi o decréscimo brutal da poupança, não só porque obrigou os bancos a endividarem-se mais no estrangeiro, mas mas porque agravou o défice da balança comercial (mais consumo, menos poupança).
Agora que a poupança estava atingir níveis record, eis que os iluminados...
Estas taxas de tributação autónomas não passam de benefícios fiscais encapotados.
Quando se elimina os PPRs, deixa de fazer sentido manter este tipo de beneficio.
Claro que uma taxa de tributação autónoma de 25% pode ser duro principalmente para quem vive de juros e dividendos, porque durante o ano irá ficar sem uma parte importante dos rendimentos, embora no final do ano este possa optar pelo englobamento e pagar a taxa de irs condizente com esses rendimentos.
Esta medida pode não trazer resultados nenhuns ao estado se os contribuintes optarem pelo englobamento.
Querem lutar contra esta medida?
Englobem!!! (para quem for vantajoso, claro)
Quando se elimina os PPRs, deixa de fazer sentido manter este tipo de beneficio.
Claro que uma taxa de tributação autónoma de 25% pode ser duro principalmente para quem vive de juros e dividendos, porque durante o ano irá ficar sem uma parte importante dos rendimentos, embora no final do ano este possa optar pelo englobamento e pagar a taxa de irs condizente com esses rendimentos.
Esta medida pode não trazer resultados nenhuns ao estado se os contribuintes optarem pelo englobamento.
Querem lutar contra esta medida?
Englobem!!! (para quem for vantajoso, claro)
Recibos Verdes
O que eu sei é que um Recibo verde que ganhe 1000€ vai passar a levar para casa 563,87€ isso é o que eu sei.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Gold Stock, Google [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, niceboy, OCTAMA e 225 visitantes