Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 21/11/2011 1:48

BCP - 21/11/2011

As fortes subidas dos últimos dias levaram a cotação do BCP a aproximar-se da sua Linha de Tendência Descendente (LTd) de médio prazo.

Para já, e à excepção de entradas numa perspectiva puramente especulativa, nenhum sinal de compra foi disparado. Ao menos por enquanto prefiro continuar a aguardar por um "bom" breakout desta linha.

Como nota positiva há que destacar o bom volume que tem acompanhado essas subidas. Aos bulls, estejam atentos!

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Angola.

por hallo » 21/11/2011 0:34

jcms Escreveu:
pvg80713 Escreveu:desculpem lá mas só agora vi que o PPC e a Isabel já chegaram a acordo sobre o que vai acontecer ao BCP...

o que eu faço ? venho ao site de bolsa mais actualizado que conheço.

e encontro dois membros a espadachinar argumentos...

que nem sequer quis perceber.

sff se alguém leu o Expresso de hoje sff coloque aqui ao menos um resumo. eu nem sequer sai de casa hoje... lamento

Aqui a 1º pagina

http://downloadsexpresso.aeiou.pt/expre ... 112011.pdf

Caro JCMS,

Efectivamente li o expresso, e verifiquei a página que é dada com o Pedro Passos Coelho e o José Eduardo dos Santos. Em que é afirmado no mesmo jornal que o tema de conversa entre PPC e JES foi em grande parte sobre o futuro do BCP.

Deu para perceber pela mensagem o interesse demonstrado pela Sonangol em reforçar para os 20%, já autorizados pelo Banco de Portugal. Deu para perceber nessa noticia a necessidade/tentativa do governo apoiar que exista outro parceiro forte para o BCP. É falado nos chineses. ICBC

Mas a principal mensagem que foi dada pelo executivo do governo é que está a fazer tudo ao seu alcance para evitar uma nacionalização do BCP, com dinheiro emprestado pela Troika e presumivelmente dos contribuintes. Considero que são optimas noticias.

Apesar de ter a ideia que possa existir uma nacionalização, mas em moldes totalmente diferentes dos falados aqui no caldeirão. Sem emissão de novas acções.

Entretanto já há um vencedor com maioria absoluta do PP em Espanha, o que poderá atenuar um pouco a especulação sobre os juros da divida espanhola, pelo menos acho que pode acontecer por uns dias.

Quanto á Itália, vivi lá alguns anos e sei como funciona e a maior parte das pessoas não sabem que Itália os seus privados têm uma capacidade de poupança quase sem igual na Europa. É um país com uma capacidade de união e de trabalho para um fim comum. Até por razões históricas já ficou demonstrado. Os privados em Italia se quisessem conseguiam pagar 2 vezes o valor da sua dívida pública.

Como tal penso que o BCP, tem todas as condições para fazer grandes oscilações positivas. Se tiver o mercado a seu favor ainda impressionará mais. Se não tiver o resto da banca Europeia, nem outros mercados europeus a subir, acho que vai subir na mesma.

Acho importantíssimo os Angolanos poderem, quererem e terem capacidade para reforçar no BCP. Bem como poder aparecer outro investidor fortissimo chinês. O Paribas parece estar fora da corrida segundo a notícia.

Mesmo assim, gostaria de ver toda a banca portuguesa e europeia a subir, em Portugal o BCP com estas noticias do Pedro Passos Coelho, poderá ajudar a existir um momento de inversão na têndencia dos titulos da banca, com o BCP a dar o mote.

Vale a pena ler o expresso desta semana e perceber que desta vez não parecem rumores.

Caso o mesmo não o demonstre durante esta semana, acredito que o vai fazer muito em breve.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por jrnabolsa » 20/11/2011 14:01

Pois, isso pode acontecer, já muitos aqui falaram disso, eu incluído. Faltará saber até onde chegará o ressalto?! Mesmo que haja uma inversão ela pode ser feita de muitas formas, com mais ou menos "violência"... Para já importante será todos, longos e curtos, terem a estratégia bem delineada e agir em conformidade com a mesma, manter enquanto as cotações evoluem no sentido em que "apostaram", fechar posições se houver sinais de que isso já não se verifica![/quote] Vamos ver...:-k

Registado: 4/1/2010 15:57

por richardj » 20/11/2011 14:00

o ICBC é que vai ficar a ganhar, já a sonangol acho difícil que reforce, estão todos com dinheiro muito enterrado, não vão continuar a enterrar mais...

Registado: 25/4/2011 22:36

por artista_ » 20/11/2011 12:11

sonybravia Escreveu:Bom dia a todos!penso que ainda há quem acredite que em todos os patamares de cotação se vai passar o mesmo com o BCP quando falam em ressaltos!

Não é que se acredite nisso, o que acontece é que, quando uma tendência é de baixa clara (como é o caso do BCP), a probabilidade de isso acontecer é maior do que uma inversão...

sonybravia Escreveu:Na minha opinião e como já havia mencionado este dito"ressalto"está a acontecer de maneira diferente dos outros mesmo porque parece que o título já descontou todas as noticias sobre Grécia,recapitalização etc...Acho que o BCP vai continuar a subir e os curtos é que agora estão a dar o maior contributo para a subida!Viva os shorts!

Pois, isso pode acontecer, já muitos aqui falaram disso, eu incluído. Faltará saber até onde chegará o ressalto?! Mesmo que haja uma inversão ela pode ser feita de muitas formas, com mais ou menos "violência"... Para já importante será todos, longos e curtos, terem a estratégia bem delineada e agir em conformidade com a mesma, manter enquanto as cotações evoluem no sentido em que "apostaram", fechar posições se houver sinais de que isso já não se verifica!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por TGN » 20/11/2011 11:26

artista Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:Com tantos posts neste tópico, não sei se já se mencionou, mas não acham que devido ao volume enorme do BCP nos últimos dias, não se estará a presenciar um Short Squeeze continuado, em que os ursos vão-se desfazendo de posições ao longo de vários dias/semanas?

Estou a especular, especulem também sobre isto...

Já várias vezes aqui se falou nisso, as quedas muito fortes poderiam levar a um movimento de correcção em alta, os curtos serão os primeiros a sair... não sei se durará dias ou semanas, nem sequer se já acabou, seja como for o ressalto já leva mais de 20% de amplitude!

Bom dia a todos!penso que ainda há quem acredite que em todos os patamares de cotação se vai passar o mesmo com o BCP quando falam em ressaltos!Na minha opinião e como já havia mencionado este dito"ressalto"está a acontecer de maneira diferente dos outros mesmo porque parece que o título já descontou todas as noticias sobre Grécia,recapitalização etc...Acho que o BCP vai continuar a subir e os curtos é que agora estão a dar o maior contributo para a subida!Viva os shorts!

Registado: 14/10/2011 18:31

por artista_ » 20/11/2011 11:11

Blue Epsilon Escreveu:Com tantos posts neste tópico, não sei se já se mencionou, mas não acham que devido ao volume enorme do BCP nos últimos dias, não se estará a presenciar um Short Squeeze continuado, em que os ursos vão-se desfazendo de posições ao longo de vários dias/semanas?

Já várias vezes aqui se falou nisso, as quedas muito fortes poderiam levar a um movimento de correcção em alta, os curtos serão os primeiros a sair... não sei se durará dias ou semanas, nem sequer se já acabou, seja como for o ressalto já leva mais de 20% de amplitude!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

informação errada

por hallo » 20/11/2011 2:01

Hallo Escreveu:
pvg80713 Escreveu:desculpem lá mas só agora vi que o PPC e a Isabel já chegaram a acordo sobre o que vai acontecer ao BCP...

sff se alguém leu o Expresso de hoje sff coloque aqui ao menos um resumo. eu nem sequer sai de casa hoje... lamento

Meu caro peço desculpa, por me ter afastado do ponto sério e correcto deste forum, mas além da Sonangol, parece que existem outros participantes.

Junto lhe envio link do jornal de negócios.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=463979

Hallo

Meu caro peço desculpa, por lapso saiu esta noticia, que é de Janeiro de 2011.

por hallo » 20/11/2011 1:36

Meu caro peço desculpa, por me ter afastado do ponto sério e correcto deste forum, mas além da Sonangol, parece que existem outros participantes.

Junto lhe envio link do jornal de negócios.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=463979

Hallo

por Blue Epsilon » 20/11/2011 1:30

Com tantos posts neste tópico, não sei se já se mencionou, mas não acham que devido ao volume enorme do BCP nos últimos dias, não se estará a presenciar um Short Squeeze continuado, em que os ursos vão-se desfazendo de posições ao longo de vários dias/semanas?

Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por artista_ » 20/11/2011 1:27

Hallo, pelo menos fizeste-me rir à grande!! :mrgreen: :mrgreen:

Obviamente não há mais nada a comentar...

Longs !!! É preciso longs para o BCP - Africa Minha.

por hallo » 20/11/2011 1:13

artista Escreveu:Acho que o debate está "esgotado", estás a levar constantemente a idéias para onde pouco interessa ou a fugir ao essencial...

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro já lhe justifiquei que não estive sempre do mesmo lado, o que vejo é que o meu amigo não informou qual era a sua opinião em 2007 2008 e não meciona o seu sucesso. É muito fácil comentar depois do jogo. Respeito as suas opiniões mas infelizmente são diferentes das minhas e ponto final. Cada qual com as suas..

Mas o que está aqui em causa é o meu ou o teu sucesso? Estamos em alguma competição?! Não é isso que está em causa, tu afirmas algo que tenho opinião diferente, cada um argumenta com aquilo que entender defender a sua opinião, se no final cada um mantiver a mesma opinião paciência... agora colocar isto noutro campo não estou a ver o interesse!

De qualquer forma eu já estou Bear no BCP há anos, qualquer pessoa que acompanha minimamente de perto este fórum sabe isso... mas isso não interessa para nada quando eu expliquei porque é que tenho estado Bear, se lesses com atenção o que escrevi perceberias facilmente que estaria também bear nessas em 2007/2008 porque a tendência também era de queda (isto a olho que nem tenho aqui o gráfico, pode ter havido alguma fase nesses anos em que não estaria, poderia estar neutro, duvido que Bull, só vendo o gráfico em pormenor!

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro amigo se lhe quer chamar estratégia ou elemento da mesma, responda com questões importantes e que mereçam discussão e não fale de sucesso porque nos moldes do "forum" isso não pode ser quantificado. Nem percebo essa sua questão da certeza e tb não quero perceber.

Tu escreveste: "...mas tenho a opinião que grande percentagem de investidores particulares não os aplica."

E eu respondi: "... Não sei se a percentagem dos particulares que usam stops é grande, mas a percentagem dos mais capazes, com mais sucesso, é de certeza próxima dos 100%!"

Se não concordas estás no teu direito, não percebo é é este teu comentário...

Hallo Escreveu:Não, se há coisa que um investidor que usa correctamente stops nunca tem são "grandes perdas" pode até ter algumas pequenas perdas, até muitas, mas nunca tem grandes...

Hallo - Exactamente o que disse, o meu amigo argumenta com os meus argumentos e além do mais não acrescenta nada de interessante ou mais relevante a esta conversa.

Então é melhor ficarmos por aqui...

Tu escreveste em relação aos "stops": "...Como tal por vezes se podem dar grandes perdas e grandes ganhos."

Ao que eu respondi: "Não, se há coisa que um investidor que usa correctamente stops nunca tem são "grandes perdas"..."

E tu dizes que eu respondo com os teus argumentos?! :shock: :roll:

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro, PARABÉNS - concordo plenamente consdigo neste assunto. Mas deixe-me dizer-lhe uma coisa existem muitos investidores particulares na APPLE com estratégias de sucesso, ou se calhar com mais sucesso do que nós.

Ninguém disse o contrário, certamente eu não o disse... apenas digo que para um particular, sobretudo se não tiver experiência de mercados, é mais difícil ter sucesso usando apenas AF...

Aliás, nos títulos que sobem muito apenas é preciso manter as acções, a maioria deles não tem propriamente uma estratégia, foi apenas um golpe de sorte...

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro peço desculpa por o estar a mencionar, normalmente neste forum existem pessoas que costumam corrigir erros gramaticais (o que acho optimo) e até eu e todos já os demos, mas o seu foi "relachar" em vez de "relaxar" era uma brincadeira. Espero que não fique ofendido comigo. É só ler os seus "posts" anteriores.

Ah o erro era esse?! Não levo nada a mal que mo corrija, apenas a forma como o fez foi no mínimo esquisita, misturando essa critica com o conteúdo que das idéias seguintes...

Já agora, o "óptimo" leva acento! :wink:

Hallo Escreveu:Hallo - Mais uma vez, estamos com dificuldade de comunicação, ou o meu caro amigo só percebe algumas coisas. Se já lhe disse que a minha forma de investimento ou de opinião é a médio e longo prazo. A minha mudança de opinião não é se a acção toca nos 0,05 € ou 0,1€ ou 0,2€ a minha opinião e não a estou a ver diáriamente nem a mudá-la diáriamente é considerando certos pressupostos que considero viáveis a médio longo prazo. E penso que é o que se pretende neste forum, quero lá saber se o meu amigo ganha ou perde 10, 100, ou 100 000 € , quero perceber o que poderá acontecer ao sistema financeiro em Portugal e na Europa. Agora se faz um fundo num mês ou um mês depois não é relevante.

Estás completamente engando, em relação ao que se pretende do forum. Para a maioria, ou pelo menos para muitos aqui no forum, é bem mais importante saber a tendência do BCP e em que condições fará um fundo, do que saber o que acontecerá ao sistema financeiro ou à economia portuguesa, mas se achas que estou enganado podes perguntar a uns poucos!

Eu compreendo que para ti seja mais importante isso, da mesma forma que compreendo que para outras pessoas pode ser mais importante nos mercados algo que a mim nem me passa pela cabeça, agora, se fazes favor, tens de aceitar que eu e muitos outros que aqui vêm, pensam de forma diferente!

Já agora, todas as palavras que acabam em "mente", como "diariamente", não levam acento! :wink:

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro, mais uma vez está a cometer um "erro", desta vez não é gramatical é simplesmente o de pensarmos que o lado em que estamos é o mais certo. Não sabemos qual é o lado certo neste preciso momento, queria que o meu amigo visse 200m á frente ou 200 dias e me soubesse dizer o que pensa que vai acontecer no futuro. Não que subiu 26,8% do último fundo e que pode perder esses 26,8% dessa ligeira recuperação, mas também pode fazer 50% ou 100%, ou 200%.

Eu sei qual é o lado certo para a minha estratégia, sendo que em muitos casos o lado certo é estar de fora. Mas estar do lado certo não significa obrigatoriamente ganhar dinheiro, estar do lado certo significa seguir a tendência, e assumir os prejuízos, erros, quando verificarmos que a tendência não se manteve...

Hallo Escreveu: Resumindo não presuma que o seu lado neste momento é o certo, controle os seus "stops" e esteja atento. Caso o mesmo se verifique no final de 2012 cá estarei para lhe dar a mão á plamatória. Agradecia que me fizesse o mesmo. Que gostaria de lhe dar umas reguadas. :)

Não tem estado minimamente atento ao que eu escrevo. Em primeiro lugar eu não tenho nenhuma posição no BCP... depois se a tendência do BCP mudar certamente não será preciso chegar ao final de 2012 para eu mudar de opinião! Como vê, a mim não me dará reguadas, mas terei todo o gosto em lhe dar os parabéns se, no final de 2012, verificar que os 10 cêntimos foram o fundo do BCP...

Mas também lhe digo, discussões deste género já eu tive com muitos aqui no forum, com o BCP a 2 euros, a 1, a 50 cêntimos, a 30!!! Muitas vezes eram users com registos recentes que nunca mais apareceram por aqui! :wink:
´

Meu caro o debate não está esgotado, terminou consigo!!!! Acho que todas as suas respostas são meras falácias.

A questão do sucesso o meu amigo é limitado, acho que o meu amigo apenas responde com tretas e não percebe patavina de mercados. Tou a perder tempo consigo.

Tive um jantar bem regado discuti coisas interessantes sobre o BCP e o meu amigo vem-me com tretas.

Responde sempre com as minhas respostas, cita e menciona e diz que o que disse foi o que o outro disse, e que tinha dito, e cita e ninguém percebe. E está a castigar o "forum".
Já devem estar fartos de ver "posts" do artista e do hallo.

O único ponto forte do meu caro, é a persistência e "perserverancia". Quanto aos "erros" meu caro, aprenda a escrever "percipitação" não existe nos mercados e se calhar se chover também não dá. Tou farto de o corrigir, e digo-lhe mais, erros de acentos não contam senão passava os próximos 30 dias a corrigi-lo.

Meu caro acho que vou por um ponto final na nossa conversa, já vi que existem tópicos bem mais interessantes como o colocado pelo BUZZ ou a noticia do Expresso.

Vou-lhe deixar responder a estas msgs e acredite que não entrarei mais em espadachim consigo. Acho que há coisas que não valem a pena e quem sabe num futuro possamos ter uma opinião diferente.

Mesmo assim, serve o presente para o informar que o meu amigo carrega o forum com a insistência das suas mensagens, sem nada de útil.
E até no passado já haviamos trocado de opinião e o meu amigo nunca se calou e acabei eu por me calar.

Desta vez não me calo e digo-lhe faça um favor a este forum e escreva correctamente e cale-se, caso não apresente nada de útil.

O meu amigo nunca percebeu as minhas piadas, levou sempre tudo muito sério, nunca entrou num diálogo da forma que devia ser levado. Penso que está num diálogo a defender algo e não de forma racional e objectiva. Não vou perder tempo consigo. Desejo-lhe as melhores felicidades em bolsa.

Sem outro assunto,

Hallo

por artista_ » 20/11/2011 0:57

JCS Escreveu:
artista Escreveu:Pois, provavelmente é isso que justifica as subidas, há sempre quem saiba antecipadamente coisas que outros não sabem! :roll:

Mas há maior "Chibo" que o preço ?
:)

Esse é o segundo "chibo"!! :mrgreen: :mrgreen:

por JCS » 19/11/2011 23:10

artista Escreveu:Pois, provavelmente é isso que justifica as subidas, há sempre quem saiba antecipadamente coisas que outros não sabem! :roll:

Mas há maior "Chibo" que o preço ?
:)

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por masterpro » 19/11/2011 20:44

Não deverá de ser difícil para a CMVM perceber quem foram os "artistas".

A ver se fazem algo.

No entanto para mim é daquelas noticias "nim" , ou seja não é nada de concreto.

Porque de conversas e rumores já está o pessoal farto, digo eu ;)

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por artista_ » 19/11/2011 19:55

Pois, provavelmente é isso que justifica as subidas, há sempre quem saiba antecipadamente coisas que outros não sabem! :roll:

por jcms » 19/11/2011 19:48

Aqui a 1º pagina

http://downloadsexpresso.aeiou.pt/expre ... 112011.pdf

Registado: 29/11/2007 4:08

por jcms » 19/11/2011 19:38

Se redusirem os salarios da função publica entre 10 a 15%, os bancos vão ficar com casas, carros e muito mais.

Registado: 29/11/2007 4:08

por pvg80713 » 19/11/2011 19:37

desculpem lá mas só agora vi que o PPC e a Isabel já chegaram a acordo sobre o que vai acontecer ao BCP...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Buzzz » 19/11/2011 18:33

Guia para perceber porque caem as acções da banca
14 Novembro 2011 | 15:52
André Veríssimo - averissimo@negocios.pt
De mínimo em mínimo, os 221 mil accionistas do BCP, BES e BPI têm visto o seu investimento esfumar-se. Os bancos valem, juntos, um décimo do que valiam há quatro anos. A crise da dívida soberana, e a cadeia de efeitos por ela provocada, explica a queda das cotações. Só quando ela se resolver é que os preços podem voltar a subir
A perda vertiginosa de valor dos bancos portuguesas tem várias causas, com uma raiz comum: a crise da dívida soberana. Foi ela que fez com que as instituições financeiras nacionais deixassem de ter acesso a financiamento. É ela a responsável pela alquimia que transformou os activos mais seguros no balanço dos bancos - as obrigações de Estados da Zona Euro - em "lixo" tóxico.

Os títulos de dívida, que os líderes europeus impõem que sejam registados ao valor de mercado, obrigam a reconhecer as perdas latentes. Ao "buraco" que estas provocam nas contas, acresce a necessidade de cumprir rácios de capital mais elevados, com carácter de urgência.

São necessários milhares de milhões de euros, que os bancos vão ter de conseguir nos próximos meses. Muito provavelmente convidando, a contragosto, o Estado a tornar-se accionista, em alguns casos o maior deles, diluindo a participação dos restantes investidores.

Por causa da crise da dívida soberana, e da austeridade a que ela força os Estados, o país caminha para uma recessão profunda, que vai fazer aumentar o crédito malparado. São mais perdas, que é preciso provisionar, o que castiga os resultados.

Nem dividendos deverá haver para adoçar o amargo que os últimos meses provocaram em quem investiu em acções da banca. Motivos de sobra para dissuadir alguém de investir no BCP, no BES ou no BPI. Mesmo agora, que os bancos nunca valeram tão pouco.

É opinião unânime dos analistas que as instituições financeiras portuguesas cotadas valem mais do que os investidores dão agora por elas: os preços-alvo são todos superiores à cotação. Mas é cedo para cair em tentação, mesmo que ver o BCP a valer menos de 10 cêntimos faça crer que está barato. A sensação era a mesma quando valia 20 cêntimos. A barreira é apenas psicológica. A avaliação do banco liderado por Carlos Santos Ferreira no mercado é de 730 milhões. E se a cotação for para cinco cêntimos, cai para metade.

O UBS divulgou esta semana um "research" onde apontava o BCP como um dos títulos renegados na Europa que pode recompensar com ganhos avultados os investidores mais afoitos, quando a recuperação chegar. O que não acontecerá sem que a crise da dívida se resolva e os investidores voltem a confiar que Portugal é capaz de pagar o que deve.

1. O problema do financiamento

O rumo descendente das cotações da banca começou a partir de Março, assim que os investidores começaram a questionar a capacidade de Portugal escapar ao destino da Grécia e Irlanda: pedir assistência financeira para pagar as suas dívidas. A primeira consequência dessa desconfiança foi o encerramento dos mercados de crédito para as instituições nacionais. Ao ponto de terem sido os banqueiros, unidos, a virem para a televisão pressionar o então primeiro-ministro José Sócrates a solicitar a ajuda externa, o que acabou por acontecer em Abril. Os bancos dependem agora de apenas duas fontes de financiamento: o BCE e os depósitos. Ainda que os juros baixos cobrados pela autoridade monetária compensem um pouco as taxas elevadas oferecidas nas aplicações a prazo, a rentabilidade dos bancos é afectada por um aumento dos custos de financiamento e é motivo de preocupação até para o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. A dependência do BCE agrava a dissonância entre os prazos do financiamento (curto-prazo, até 12 meses) e do crédito concedido (na habitação, por exemplo, é em média de 21 anos). A boa notícia é que os portugueses continuam a confiar as suas poupanças aos bancos. Mas depois de terem entrado cerca de 11 mil milhões de euros em depósitos nos últimos doze meses, haverá pouca margem para manter este crescimento.

2. Exigências da troika

O acordo com a troika trouxe novas exigências regulatórias para os bancos portugueses, com o objectivo de os tornar mais robustos e assegurar um regresso mais rápido a condições normais de financiamento. O objectivo é salutar, mas está a contribuir para deprimir as cotações. As instituições têm de atingir um rácio de capital ("Core Tier one") de 9% até ao final do ano e de 10% em Dezembro de 2012. Este rácio estabelece uma relação entre o capital próprio do banco e os seus activos, ponderados pelo seu risco específico. Os activos de um banco são os créditos que concede e os investimentos que faz. Para melhorarem o rácio as instituições têm dois caminhos: diminuir a carteira de crédito ou reforçar o capital. Os bancos estão a seguir os dois caminhos. BCP, BPI e BES anunciaram a venda milhares de milhões euros em carteiras de crédito. Ao fazê-lo diminuem a sua margem financeira, o que penaliza os resultados. A diminuição do crédito visa também cumprir outra exigência acordada com a troika: que os empréstimos concedidos não sejam mais do que 120% dos depósitos dos clientes. Daí também a urgência em conseguir depósitos. Esta é uma forma de impor aos bancos uma redução da sua alavancagem e, logo, do risco a que estão expostos. Mais do que esta última exigência, são os aumentos de capital que estão a contribuir para a queda das cotações, pelo seu efeito diluitivo (ver ponto cinco).

3. Desvalorização dos activos

O Conselho Europeu de 26 de Outubro marcou uma mudança de paradigma. Os bancos sempre privilegiaram o investimento em obrigações de dívida pública, já que permitiam receber uma remuneração regular (os juros), não obrigavam a reconhecer variações de preço e permitiam receber a totalidade do capital no final do prazo. Esta última ideia caiu por terra com o perdão de 50% à Grécia. Na última cimeira europeia foi também decidido que os títulos de dívida pública têm de ser contabilizados ao preço de mercado, como se de acções se tratassem. Antes investimentos seguros, algumas obrigações tornaram-se activos tóxicos. Com a forte queda na cotação dos títulos de dívida dos países periféricos da Zona Euro, os bancos têm de reconhecer perdas. Ou seja, estes activos afinal não têm o valor que os bancos lhes atribuem. Um racional para que as cotações caiam. E que em parte explica porque a avaliação em bolsa dos bancos seja inferior aos capitais próprios. Os investidores estão, implicitamente, a dizer que os activos afinal valem menos. Do Conselho Europeu saiu ainda outra exigência: os bancos têm de cumprir um rácio de 9% até Junho de 2012, já depois de contabilizadas as perdas na dívida. Se o esforço de reforço de capital imposto aos bancos portugueses era já difícil, tornou-se hercúleo. E a pressão sobre o capital não acaba aqui.

4. Crédito malparado

A desconfiança sobre o real valor dos activos dos bancos estende-se à carteira de crédito. O malparado nas empresas já vai em 5,8%. Nas famílias é de 3,25%, um recorde. Ao todo são 11,3 mil milhões de euros em pagamentos atrasados, segundo os últimos dados do Banco de Portugal. Nada garante que, em caso de calote, o banco seja capaz de recuperar as dívidas. Nem mesmo vendendo os imóveis, já que o mercado imobiliário está deprimido. Ou seja, o activo pode afinal valer menos. E a tendência é para que o incumprimento continue a aumentar nos próximos anos, devido à recessão económica. O malparado está a obrigar os bancos a pôr de lado boa parte daquilo que ganham, para acautelar eventuais perdas. O que leva a que os lucros sejam menores, ou até que haja prejuízos, como aconteceu com o BCP e o BES no trimestre. A troika também promete mexer com as contas do malparado: está a fazer uma avaliação aos 50 maiores clientes das instituições financeiras, para perceber se o que devem está devidamente garantido e aprovisionado. O resultado pode ser o reconhecimento de mais perdas, que afectam o capital. Activos que podem valer menos e resultados pressionados deprimem cotações.

5. Entrada do Estado no capital

A juntar aos factores já enumerados, há outro que ameaça o capital dos bancos: a transferência dos fundos de pensões para a Segurança Social, medida com que o Governo pretende cumprir o défice deste ano. A transferência pode obrigar as instituições financeiras a injectarem entre mil e mais de dois mil milhões de euros para suprir as responsabilidades não cobertas dos fundos. Para cumprirem os rácios exigidos, os bancos têm de pedir dinheiro aos accionistas.

Mas, como explica um analista do sector, "não há vontade de investir num sector com tanta pressão regulamentar e pouca rentabilidade".

Os bancos têm recorrido a operações como a conversão de dívida em capital e de acções preferenciais em ordinárias. Podem também recorrer à venda de activos (sejam operações no estrangeiro ou carteiras de crédito).

Mas, tendo em conta a falta de apetite por títulos do sector financeiro e os montantes que os bancos precisam, alguns já assumiram a possibilidade de recorrerem à linha de capitalização de 12 mil milhões de euros acordada no âmbito da assistência financeira. A entrada no capital vai provocar uma diluição da participação dos accionistas. Ou seja, a parte do valor do banco que lhes pertence vai diminuir de forma considerável, sem que nada possam fazer. Isto significa que lhes vai pertencer uma parte menor dos lucros e dos dividendos futuros. Esta expectativa afasta os investidores, levando à queda das cotações.

6. O que é preciso para as acções subirem

A crise da dívida soberana é a origem do problema. A sua resolução é a chave para a recuperação das acções da banca. Mas esse dia parece distante. O problema orçamental grego está longe estar resolvido, ao mesmo tempo que se avolumam os receios em relação à Itália, e até à França. Tão pouco é certo que Portugal não venha também a precisar de um novo pacote de assistência financeira. Afastadas as dúvidas e recuperada a confiança dos investidores na dívida dos países do Euro e dos bancos, há margem para fortes valorizações, dizem os analistas contactados pelo Negócios. Mas o regresso aos valores anteriores à crise de 2008 será penoso. As exigências relativamente ao capital levam a que a rentabilidade da banca dificilmente regresse ao que já foi. É também unânime entre os analistas que os custos de financiamento do sector não vão regressar aos níveis de 2007.

Registado: 11/5/2011 16:44

Re: Shortar!!!! É preciso Shorts para o BCP

por artista_ » 19/11/2011 18:28

Acho que o debate está "esgotado", estás a levar constantemente a idéias para onde pouco interessa ou a fugir ao essencial...

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro já lhe justifiquei que não estive sempre do mesmo lado, o que vejo é que o meu amigo não informou qual era a sua opinião em 2007 2008 e não meciona o seu sucesso. É muito fácil comentar depois do jogo. Respeito as suas opiniões mas infelizmente são diferentes das minhas e ponto final. Cada qual com as suas..

Mas o que está aqui em causa é o meu ou o teu sucesso? Estamos em alguma competição?! Não é isso que está em causa, tu afirmas algo que tenho opinião diferente, cada um argumenta com aquilo que entender defender a sua opinião, se no final cada um mantiver a mesma opinião paciência... agora colocar isto noutro campo não estou a ver o interesse!

De qualquer forma eu já estou Bear no BCP há anos, qualquer pessoa que acompanha minimamente de perto este fórum sabe isso... mas isso não interessa para nada quando eu expliquei porque é que tenho estado Bear, se lesses com atenção o que escrevi perceberias facilmente que estaria também bear nessas em 2007/2008 porque a tendência também era de queda (isto a olho que nem tenho aqui o gráfico, pode ter havido alguma fase nesses anos em que não estaria, poderia estar neutro, duvido que Bull, só vendo o gráfico em pormenor!

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro amigo se lhe quer chamar estratégia ou elemento da mesma, responda com questões importantes e que mereçam discussão e não fale de sucesso porque nos moldes do "forum" isso não pode ser quantificado. Nem percebo essa sua questão da certeza e tb não quero perceber.

Tu escreveste: "...mas tenho a opinião que grande percentagem de investidores particulares não os aplica."

E eu respondi: "... Não sei se a percentagem dos particulares que usam stops é grande, mas a percentagem dos mais capazes, com mais sucesso, é de certeza próxima dos 100%!"

Se não concordas estás no teu direito, não percebo é é este teu comentário...

Hallo Escreveu:Não, se há coisa que um investidor que usa correctamente stops nunca tem são "grandes perdas" pode até ter algumas pequenas perdas, até muitas, mas nunca tem grandes...

Hallo - Exactamente o que disse, o meu amigo argumenta com os meus argumentos e além do mais não acrescenta nada de interessante ou mais relevante a esta conversa.

Então é melhor ficarmos por aqui...

Tu escreveste em relação aos "stops": "...Como tal por vezes se podem dar grandes perdas e grandes ganhos."

Ao que eu respondi: "Não, se há coisa que um investidor que usa correctamente stops nunca tem são "grandes perdas"..."

E tu dizes que eu respondo com os teus argumentos?! :shock: :roll:

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro, PARABÉNS - concordo plenamente consdigo neste assunto. Mas deixe-me dizer-lhe uma coisa existem muitos investidores particulares na APPLE com estratégias de sucesso, ou se calhar com mais sucesso do que nós.

Ninguém disse o contrário, certamente eu não o disse... apenas digo que para um particular, sobretudo se não tiver experiência de mercados, é mais difícil ter sucesso usando apenas AF...

Aliás, nos títulos que sobem muito apenas é preciso manter as acções, a maioria deles não tem propriamente uma estratégia, foi apenas um golpe de sorte...

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro peço desculpa por o estar a mencionar, normalmente neste forum existem pessoas que costumam corrigir erros gramaticais (o que acho optimo) e até eu e todos já os demos, mas o seu foi "relachar" em vez de "relaxar" era uma brincadeira. Espero que não fique ofendido comigo. É só ler os seus "posts" anteriores.

Ah o erro era esse?! Não levo nada a mal que mo corrija, apenas a forma como o fez foi no mínimo esquisita, misturando essa critica com o conteúdo que das idéias seguintes...

Já agora, o "óptimo" leva acento! :wink:

Hallo Escreveu:Hallo - Mais uma vez, estamos com dificuldade de comunicação, ou o meu caro amigo só percebe algumas coisas. Se já lhe disse que a minha forma de investimento ou de opinião é a médio e longo prazo. A minha mudança de opinião não é se a acção toca nos 0,05 € ou 0,1€ ou 0,2€ a minha opinião e não a estou a ver diáriamente nem a mudá-la diáriamente é considerando certos pressupostos que considero viáveis a médio longo prazo. E penso que é o que se pretende neste forum, quero lá saber se o meu amigo ganha ou perde 10, 100, ou 100 000 € , quero perceber o que poderá acontecer ao sistema financeiro em Portugal e na Europa. Agora se faz um fundo num mês ou um mês depois não é relevante.

Estás completamente engando, em relação ao que se pretende do forum. Para a maioria, ou pelo menos para muitos aqui no forum, é bem mais importante saber a tendência do BCP e em que condições fará um fundo, do que saber o que acontecerá ao sistema financeiro ou à economia portuguesa, mas se achas que estou enganado podes perguntar a uns poucos!

Eu compreendo que para ti seja mais importante isso, da mesma forma que compreendo que para outras pessoas pode ser mais importante nos mercados algo que a mim nem me passa pela cabeça, agora, se fazes favor, tens de aceitar que eu e muitos outros que aqui vêm, pensam de forma diferente!

Já agora, todas as palavras que acabam em "mente", como "diariamente", não levam acento! :wink:

Hallo Escreveu:Hallo - Meu caro, mais uma vez está a cometer um "erro", desta vez não é gramatical é simplesmente o de pensarmos que o lado em que estamos é o mais certo. Não sabemos qual é o lado certo neste preciso momento, queria que o meu amigo visse 200m á frente ou 200 dias e me soubesse dizer o que pensa que vai acontecer no futuro. Não que subiu 26,8% do último fundo e que pode perder esses 26,8% dessa ligeira recuperação, mas também pode fazer 50% ou 100%, ou 200%.

Eu sei qual é o lado certo para a minha estratégia, sendo que em muitos casos o lado certo é estar de fora. Mas estar do lado certo não significa obrigatoriamente ganhar dinheiro, estar do lado certo significa seguir a tendência, e assumir os prejuízos, erros, quando verificarmos que a tendência não se manteve...

Hallo Escreveu: Resumindo não presuma que o seu lado neste momento é o certo, controle os seus "stops" e esteja atento. Caso o mesmo se verifique no final de 2012 cá estarei para lhe dar a mão á plamatória. Agradecia que me fizesse o mesmo. Que gostaria de lhe dar umas reguadas. :)

Não tem estado minimamente atento ao que eu escrevo. Em primeiro lugar eu não tenho nenhuma posição no BCP... depois se a tendência do BCP mudar certamente não será preciso chegar ao final de 2012 para eu mudar de opinião! Como vê, a mim não me dará reguadas, mas terei todo o gosto em lhe dar os parabéns se, no final de 2012, verificar que os 10 cêntimos foram o fundo do BCP...

Mas também lhe digo, discussões deste género já eu tive com muitos aqui no forum, com o BCP a 2 euros, a 1, a 50 cêntimos, a 30!!! Muitas vezes eram users com registos recentes que nunca mais apareceram por aqui! :wink:

por ruisebas » 19/11/2011 16:33

artista Escreveu:Relacha, isto não é uma guerra... se vês a coisa assim jamais serás um bom investidor, dificilmente não perderás nos mercados. Os bons investidores têm estado convictamente curtos em BCP. Os bons investidores mudarão as posições para o lado longo assim que a tendência mudar, ou mantêm-se fora do BCP se a tendência ficar indefenida... os maus investidores escolhem um lado e agarram-se a ele mesmo que as evidências lhes provem que estão errados, estejam eles do lado curto ou longo!

Finalmente leio algo no tópico do BCP que dá para recordar... :clap:
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

por hallo » 19/11/2011 15:01

Caro artista,

Agradeço que veja as minhas respostas na citação. Porque não sei por as resposta de forma tão correcta como o meu amigo o faz.

artista Escreveu:
Hallo Escreveu:Não vi o filme ao contrário.

Eu nunca disse que viste o filme ao contrário, desconheço até se tens posições ou não no BCP, a nossa discussão/debate tem andado em torno de algumas idéias que expressas com as quais eu não condordo. Nesse âmbito tenho argumentado as minhas diferentes opiniões, e é só isso...

Hallo - Meu caro já lhe justifiquei que não estive sempre do mesmo lado, o que vejo é que o meu amigo não informou qual era a sua opinião em 2007 2008 e não meciona o seu sucesso. É muito fácil comentar depois do jogo. Respeito as suas opiniões mas infelizmente são diferentes das minhas e ponto final. Cada qual com as suas.

Hallo Escreveu:Mas quero responder-lhe a uma questão que colocou. A questão dos "stops" é utilizado como uma estratégia de investimento e que implica uma acção e um controlo. Nada disso está incorrecto, mas tenho a opinião que grande percentagem de investidores particulares não os aplica.

Um stop não é bem uma estratégia, será um elemento importante da mesma. Não sei se a percentagem dos particulares que usam stops é grande, mas de uma coisa tenho a certeza, a percentagem dos mais capazes, com mais sucesso é de certeza próxima dos 100%!

Hallo - Meu caro amigo se lhe quer chamar estratégia ou elemento da mesma, responda com questões importantes e que mereçam discussão e não fale de sucesso porque nos moldes do "forum" isso não pode ser quantificado. Nem percebo essa sua questão da certeza e tb não quero perceber.

Hallo Escreveu:Como tal por vezes se podem dar grandes perdas e grandes ganhos.

Não, se há coisa que um investidor que usa correctamente stops nunca tem são "grandes perdas" pode até ter algumas pequenas perdas, até muitas, mas nunca tem grandes...

Hallo Escreveu:Têm de existir convicções, sou da escola antiga (apesar de agora estar na moda o contrário) que as empresas são capital humano e têm de ser mensuradas ao longo do tempo (long). E basicamente é a razão da nossa divergência de opiniões.

Basicamente tu investes a longo prazo e eu só o farei se uma tendência de alta se mantiver por muito tempo. Isso não tem nada de mau, não é bem uma divergência de opinião. Ou melhor, de certa forma é porque eu não acredito muito que um pequeno investidor particular, sem acesso à melhor e à totalidade da informação das empresas, e sem capacidade para analizar exaustiva e correctamente, tenha muitas probabilidades de ter sucesso investido só por análise dos fundamentais. Pode haver alguns mas serão poucos que o conseguirão fazer com sucesso... já usando a AT, ou até uma estratégia mista que usa AT e AF parece-me que as probabilidades de sucesso são muito superiores... mas isto é apenas a minha opinião, não me sinto minimamente capaz usando apenas a AF, mas não acho que não possa haver quem se sinta e que a use em exclusividade! :)

Hallo - Meu caro, PARABÉNS - concordo plenamente consdigo neste assunto. Mas deixe-me dizer-lhe uma coisa existem muitos investidores particulares na APPLE com estratégias de sucesso, ou se calhar com mais sucesso do que nós.

Hallo Escreveu:Meu caro quem sou eu para lhe corrigir um "erro", prontamente alguém o vai corrigir, mas aproveito para relaxar e transmitir que o bom investidor não é o que está no lado certo apenas, é o que se apercebe do lado certo na altura certa, que está na acção (como artista devia perceber disto) certa na hora certa. É aquele que discute e houve outras opiniões, debate as suas e corrige-as caso seja necessário, e que estude intensamente o que se passa no mundo, o que se passa no mercado afecto ao seu investimento, o que verifica os factos existentes, e tem capacidade para arriscar e capacidade para suportar as suas decisões mesmo quando elas correm ao contrário do esperado.

Que erro?! Não percebi...

Hallo - Meu caro peço desculpa por o estar a mencionar, normalmente neste forum existem pessoas que costumam corrigir erros gramaticais (o que acho optimo) e até eu e todos já os demos, mas o seu foi "relachar" em vez de "relaxar" era uma brincadeira. Espero que não fique ofendido comigo. É só ler os seus "posts" anteriores. Mas já agora quero pedir-lhe que me ensine uma coisa, como ponho as suas mensagens a fundo branco e comento por baixo, porque não sei e isto dá uma trabalheira tremenda.

Estar no lado certo é suficiente, aquilo a que acho (não tenho a certeza porque não se percebe bem no que escreveste) a que te estás a referir como "altura certa" parece-me que eu lhe chamaria :evil: "percipitação"... ou seja, se estás a querer-me dizer que "estar do lado certo na altura certa" é adivinhar o fundo do BCP (por exemplo), nunca concordarei contigo, já o devias ter percebido, eu sigo tendências e elas não mudam de um dia para o outro, a tendência do BCP continua a ser de baixa, já é desde os 4 euros, quem esteve curto durtante este tempo todo ganhou muito dinheiro, quem esteve longo perdeu... se o BCP fizer agora um fundo os curtos perderão parte dos ganhos, accionarão o stop profit e mudarão para o lado longo, caso se desenhe uma nova tendência de alta! Por agora temos apenas um ressalto...

Hallo - Mais uma vez, estamos com dificuldade de comunicação, ou o meu caro amigo só percebe algumas coisas. Se já lhe disse que a minha forma de investimento ou de opinião é a médio e longo prazo. A minha mudança de opinião não é se a acção toca nos 0,05 € ou 0,1€ ou 0,2€ a minha opinião e não a estou a ver diáriamente nem a mudá-la diáriamente é considerando certos pressupostos que considero viáveis a médio longo prazo. E penso que é o que se pretende neste forum, quero lá saber se o meu amigo ganha ou perde 10, 100, ou 100 000 € , quero perceber o que poderá acontecer ao sistema financeiro em Portugal e na Europa. Agora se faz um fundo num mês ou um mês depois não é relevante.

Hallo Escreveu:Meu caro penso que já lhe provei que desde 2007 tive no lado certo, apesar de ter sido bastante criticado. Também já lhe provei que estou disposto a mudar caso me convença do contrário.

Se tens estado do lado certo ainda bem para ti, mas aquilo que tens defendido não é de quem está do lado certo, tens de acertar uma coisa ou a outra! :)

abraço

Hallo - Meu caro, mais uma vez está a cometer um "erro", desta vez não é gramatical é simplesmente o de pensarmos que o lado em que estamos é o mais certo. Não sabemos qual é o lado certo neste preciso momento, queria que o meu amigo visse 200m á frente ou 200 dias e me soubesse dizer o que pensa que vai acontecer no futuro. Não que subiu 26,8% do último fundo e que pode perder esses 26,8% dessa ligeira recuperação, mas também pode fazer 50% ou 100%, ou 200%. Não quero discutir consigo as percentagens ou as miudezas. Quero conversas sérias, correctas e com criação de mais valia intelectual e interesse para o público em geral. Caso contrário vamos estar aqui sempre a discutir de quem é que são a "ceroulas" do Manel Macaco. (tirei isto do filme King Kong).

Resumindo não presuma que o seu lado neste momento é o certo, controle os seus "stops" e esteja atento. Caso o mesmo se verifique no final de 2012 cá estarei para lhe dar a mão á plamatória. Agradecia que me fizesse o mesmo. Que gostaria de lhe dar umas reguadas. :)

Hallomeine

por artista_ » 19/11/2011 12:12

Hallo Escreveu:Não vi o filme ao contrário.

Eu nunca disse que viste o filme ao contrário, desconheço até se tens posições ou não no BCP, a nossa discussão/debate tem andado em torno de algumas idéias que expressas com as quais eu não condordo. Nesse âmbito tenho argumentado as minhas diferentes opiniões, e é só isso...

Hallo Escreveu:Mas quero responder-lhe a uma questão que colocou. A questão dos "stops" é utilizado como uma estratégia de investimento e que implica uma acção e um controlo. Nada disso está incorrecto, mas tenho a opinião que grande percentagem de investidores particulares não os aplica.

Um stop não é bem uma estratégia, será um elemento importante da mesma. Não sei se a percentagem dos particulares que usam stops é grande, mas de uma coisa tenho a certeza, a percentagem dos mais capazes, com mais sucesso é de certeza próxima dos 100%!

Hallo Escreveu:Como tal por vezes se podem dar grandes perdas e grandes ganhos.

Não, se há coisa que um investidor que usa correctamente stops nunca tem são "grandes perdas" pode até ter algumas pequenas perdas, até muitas, mas nunca tem grandes...

Hallo Escreveu:Têm de existir convicções, sou da escola antiga (apesar de agora estar na moda o contrário) que as empresas são capital humano e têm de ser mensuradas ao longo do tempo (long). E basicamente é a razão da nossa divergência de opiniões.

Basicamente tu investes a longo prazo e eu só o farei se uma tendência de alta se mantiver por muito tempo. Isso não tem nada de mau, não é bem uma divergência de opinião. Ou melhor, de certa forma é porque eu não acredito muito que um pequeno investidor particular, sem acesso à melhor e à totalidade da informação das empresas, e sem capacidade para analizar exaustiva e correctamente, tenha muitas probabilidades de ter sucesso investido só por análise dos fundamentais. Pode haver alguns mas serão poucos que o conseguirão fazer com sucesso... já usando a AT, ou até uma estratégia mista que usa AT e AF parece-me que as probabilidades de sucesso são muito superiores... mas isto é apenas a minha opinião, não me sinto minimamente capaz usando apenas a AF, mas não acho que não possa haver quem se sinta e que a use em exclusividade! :)

Hallo Escreveu:Meu caro quem sou eu para lhe corrigir um "erro", prontamente alguém o vai corrigir, mas aproveito para relaxar e transmitir que o bom investidor não é o que está no lado certo apenas, é o que se apercebe do lado certo na altura certa, que está na acção (como artista devia perceber disto) certa na hora certa. É aquele que discute e houve outras opiniões, debate as suas e corrige-as caso seja necessário, e que estude intensamente o que se passa no mundo, o que se passa no mercado afecto ao seu investimento, o que verifica os factos existentes, e tem capacidade para arriscar e capacidade para suportar as suas decisões mesmo quando elas correm ao contrário do esperado.

Que erro?! Não percebi...

Estar no lado certo é suficiente, aquilo a que acho (não tenho a certeza porque não se percebe bem no que escreveste) a que te estás a referir como "altura certa" parece-me que eu lhe chamaria "percipitação"... ou seja, se estás a querer-me dizer que "estar do lado certo na altura certa" é adivinhar o fundo do BCP (por exemplo), nunca concordarei contigo, já o devias ter percebido, eu sigo tendências e elas não mudam de um dia para o outro, a tendência do BCP continua a ser de baixa, já é desde os 4 euros, quem esteve curto durtante este tempo todo ganhou muito dinheiro, quem esteve longo perdeu... se o BCP fizer agora um fundo os curtos perderão parte dos ganhos, accionarão o stop profit e mudarão para o lado longo, caso se desenhe uma nova tendência de alta! Por agora temos apenas um ressalto...

Hallo Escreveu:Meu caro penso que já lhe provei que desde 2007 tive no lado certo, apesar de ter sido bastante criticado. Também já lhe provei que estou disposto a mudar caso me convença do contrário.

Se tens estado do lado certo ainda bem para ti, mas aquilo que tens defendido não é de quem está do lado certo, tens de acertar uma coisa ou a outra! :)

abraço

por jrnabolsa » 19/11/2011 10:13

:!:

Registado: 4/1/2010 15:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Luzemburg, Pmart 1 e 134 visitantes