BES - Tópico Geral
TRock Escreveu:Era lindo que subisse até obrigar os gajos a fechar as posições e então depois estoirava para cima.
Depende da tua posição....
No meu caso era muito mau
Mas estas posição curtas fortes no BES reforçam a ideia da tendência continuar, daí a minha posição curta ainda aberta.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Fundo britânico GLC aumenta aposta na queda das acções do BES18 Novembro 2011 | 16:45
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
GLC Global Investment não tinha uma posição a descoberto no BES superior a 0,5% do seu capital social desde 2009. Agora, em duas semanas, reforça-a até uma posição equivalente a 0,62%.
A gestora de fundos britânica GLC Global Investment reforçou a aposta na queda das acções do BES duas vezes em menos de uma semana. A gestora tem agora uma posição a descoberto equivalente a 0,62% do capital social do banco.
Posição curta equivalente a 0,5%
Hoje, o banco liderado por Ricardo Salgado comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que, no dia 11 de Novembro, a GLC vendeu 65.592 CFD (contracts for difference), um instrumento financeiro alavancado, que concede uma elevada exposição, a partir da qual se podem maximar facilmente os ganhos - e as perdas.
Essa venda de CFD levou a que a gestora britânica passasse a ter, através de seis fundos, uma posição a descoberto no capital social do BES de 0,5%. As posições a descoberto são posições no capital de empresas que apostam na perda de valor das respectivas acções.
A GLC Global Investment não comunicava uma alteração na posição a descoberto do BES desde o início de 2009, o que quer dizer que, a partir daí, tinha de ter uma posição curta inferior a 0,5% do capital social do BES, ou até não ter, de todo.
A comunicação referente às movimentações de dia 11 de Novembro indicam, precisamente, que a “barreira” de 0,5% foi ultrapassada, já que é a partir desta percentagem que as empresas são obrigadas a anunciar uma participação curta.
Posição curta equivalente a 0,62%
Mas a gestora de fundos não se ficou por aqui na aposta na desvalorização das acções do BES e aumentou, dias depois, a sua participação a descoberto no banco. A 16 de Novembro, a GLC vendeu 500.000 CFD, aumentando a posição curta para 0,62% do capital social do banco, ou seja, para 5,89 milhões de euros.
Tanto a dia 11 como a 16 de Novembro, os dias das acções de venda por parte da GLC, o banco português negociou na bolsa de Lisboa mais de 3 milhões de títulos, o que é superior à média diária de 2,7 milhões de títulos transaccionados.
Desde 11 de Novembro, o primeiro dia em que a GLC aumentou a aposta na queda dos títulos do banco comandado por Ricardo Salgado, as acções do BES caíram 4,28%. Encerraram hoje nos 1,23 euros, o valor mais baixo desde que está em bolsa.
Mais posições curtas no BES
O BES volta, assim, a ser alvo de “short selling” por parte da GLC Global Investment, dias depois de também a Elliott Advisors ter assumido uma posição curta equivalente a 0,55% do capital social do banco.
Não há fundo à vista......................
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
GLC Global Investment não tinha uma posição a descoberto no BES superior a 0,5% do seu capital social desde 2009. Agora, em duas semanas, reforça-a até uma posição equivalente a 0,62%.
A gestora de fundos britânica GLC Global Investment reforçou a aposta na queda das acções do BES duas vezes em menos de uma semana. A gestora tem agora uma posição a descoberto equivalente a 0,62% do capital social do banco.
Posição curta equivalente a 0,5%
Hoje, o banco liderado por Ricardo Salgado comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que, no dia 11 de Novembro, a GLC vendeu 65.592 CFD (contracts for difference), um instrumento financeiro alavancado, que concede uma elevada exposição, a partir da qual se podem maximar facilmente os ganhos - e as perdas.
Essa venda de CFD levou a que a gestora britânica passasse a ter, através de seis fundos, uma posição a descoberto no capital social do BES de 0,5%. As posições a descoberto são posições no capital de empresas que apostam na perda de valor das respectivas acções.
A GLC Global Investment não comunicava uma alteração na posição a descoberto do BES desde o início de 2009, o que quer dizer que, a partir daí, tinha de ter uma posição curta inferior a 0,5% do capital social do BES, ou até não ter, de todo.
A comunicação referente às movimentações de dia 11 de Novembro indicam, precisamente, que a “barreira” de 0,5% foi ultrapassada, já que é a partir desta percentagem que as empresas são obrigadas a anunciar uma participação curta.
Posição curta equivalente a 0,62%
Mas a gestora de fundos não se ficou por aqui na aposta na desvalorização das acções do BES e aumentou, dias depois, a sua participação a descoberto no banco. A 16 de Novembro, a GLC vendeu 500.000 CFD, aumentando a posição curta para 0,62% do capital social do banco, ou seja, para 5,89 milhões de euros.
Tanto a dia 11 como a 16 de Novembro, os dias das acções de venda por parte da GLC, o banco português negociou na bolsa de Lisboa mais de 3 milhões de títulos, o que é superior à média diária de 2,7 milhões de títulos transaccionados.
Desde 11 de Novembro, o primeiro dia em que a GLC aumentou a aposta na queda dos títulos do banco comandado por Ricardo Salgado, as acções do BES caíram 4,28%. Encerraram hoje nos 1,23 euros, o valor mais baixo desde que está em bolsa.
Mais posições curtas no BES
O BES volta, assim, a ser alvo de “short selling” por parte da GLC Global Investment, dias depois de também a Elliott Advisors ter assumido uma posição curta equivalente a 0,55% do capital social do banco.
Não há fundo à vista......................
Gtony84 Escreveu:Nunooo Escreveu:Gtony84 Escreveu:Uma duvida que tenho...
Quem tem essas obrigações perpetuas, e não aceite o que o BES propõe, o que pode vir a acontecer?
Sabe-se que não pagarão cupão, mas e no fim da maturidade em 2015? Será o capital totalmente devolvido?
Se sao perpetuas nao têm maturidade .... recebes quando o BES quiser.
.
Mas não tinham um prazo até 2015?
sim tinham mas podem continuar se assim o entenderem
- Registado: 17/11/2011 11:01
Nunooo Escreveu:Gtony84 Escreveu:Uma duvida que tenho...
Quem tem essas obrigações perpetuas, e não aceite o que o BES propõe, o que pode vir a acontecer?
Sabe-se que não pagarão cupão, mas e no fim da maturidade em 2015? Será o capital totalmente devolvido?
.
Mas não tinham um prazo até 2015?
Gtony84 Escreveu:Uma duvida que tenho...
.
aaugustobb Escreveu:No meu ponto de vista, apesar de assumir agora uma perca de 30%, futuramente não deixa de ser um melhor negocio, porque virá a ganhar muito mais do que continuasse com as obrigações, e a receber o respetivo juro!!!
Pois podes fazer um negocio melhor... Mas pergunto eu uma coisa... Quanto tempo é que o BES levará a chegar á cotação de 1.8€ Por acção? Tem de subir 50% para chegar a esses niveis.. Resta apenas saber quanto tempo levarão... 1 ano, 2 anos, 10 anos
Para além disso, e na minha opinião, a cotação do BES vai levar um CACETADÃO quando as novas acções entrarem em bolsa. Para além da diluição do capital, poderá ocorrer uma forte oferta que trará a cotação por aí abaixo.
Essa historia do BES Faz-me lembrar o AC do BCP... Emitiram acções a 0.36€ (+ custos de aproximadamente 0.09€ por cada) numa altura em que elas cotavam a perto de 0.55€. No momento em que elas entraram em negociação, já elas estavam a cotar abaixo dos 0.40€. Quem participou nesse AC fez um negocio ruinoso.
Bem que grande roubalheira
Quer dizer investi 10.000 euros o ano passado, não recebo juros nunca mais, e ao fim de 1 ano fico com 6.800 euros em acções a cotaçaõ actual, sem dividendos quase de certea no próximo a ano, e se não vender logo em bolsa ainda vejo a cotação descer e fico ainda com menos de 6.800 euros.
Bem a malta do BES é amiga que grande troca sabe enganar bem o tuga
Quer dizer investi 10.000 euros o ano passado, não recebo juros nunca mais, e ao fim de 1 ano fico com 6.800 euros em acções a cotaçaõ actual, sem dividendos quase de certea no próximo a ano, e se não vender logo em bolsa ainda vejo a cotação descer e fico ainda com menos de 6.800 euros.
Bem a malta do BES é amiga que grande troca sabe enganar bem o tuga
- Registado: 11/11/2010 12:25
aaugustobb Escreveu:No meu ponto de vista, apesar de assumir agora uma perca de 30%, futuramente não deixa de ser um melhor negocio, porque virá a ganhar muito mais do que continuasse com as obrigações, e a receber o respetivo juro!!!
Repara que as acções têm de subir uns 30% para que isso seja verdade.
E se continuarem a descer? Lembra-te que já começas com um resultado de -30% logo à cabeça...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Citação: "BNP Paribas – O banco está a oferecer trocar ou recomprar 10 mil milhões de dólares de obrigações
subordinadas por cerca de 72.5% a 74% do seu valor facial."
Como já disse o BCP, BPI ESFG já o fizeram agora está o BES a fazer. Vão fazer todos os bancos~, pelas exigências da EBA no Core Tier 1 de 9% com valores market to market.
- Registado: 18/2/2009 15:17
analfabeto Escreveu:o mail que acabei de receber foi este:
"Obrigada pelo seu e-mail,
Quanto ás questões colocadas, ao obrigações o código ISIN é o PTBENBOM0021.
O valor será de troca do valor nominal investido de 10.000€ por o equivalente em acções BES que neste caso como já lhe tinha dito anteriormente será de 5.555 acções.
Quanto ás Obrigações como também lhe expliquei por questões alheias ao BES e por imposição das novas regras e leis comunitárias o Banco não vai poder pagar mais os juros e como tal as obrigações terão tendencialmente a desvalorizar ainda mais.
Agradecia então que me informasse quando pode vir cá para eu mandar os documentos para Lisboa , pois tenho que informar o departamento central.
Grata e ao dispor"
parece que não tenho alternativa ou aceito 5555 acções ou adeus guito
Bom dia
Tendo também subscrito o mesmo produto(PTBENBOM0021), ligou-me o gestor de conta esta semana a informar que poderia haver a possibilidade de não pagarem o cupão, e não uma certeza. Gostaria de saber quais as ditas regras e leis comunitárias de que falam, a legalidade do mesmo, e se isto é aprovado pela CMVM, dado que face ao valor de proposta da troca, em que se perde ou os 32%, ou provalmente a totalidade do valor investido nas obrigações que ninguém vai querer comprar isto no mercado secundário.
Grato
- Registado: 29/11/2007 2:04
5.555 acções a que preço? Ao valor actualmente transaccionado em bolsa? Se sim, estamos a falar em cerca de € 1,23 x 5.555 acções = € 6.832,25
Um prejuízo superior a 30%!
Um prejuízo superior a 30%!
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
o mail que acabei de receber foi este:
O valor será de troca do valor nominal investido de 10.000€ por o equivalente em acções BES que neste caso como já lhe tinha dito anteriormente será de 5.555 acções.
Quanto ás Obrigações como também lhe expliquei por questões alheias ao BES e por imposição das novas regras e leis comunitárias o Banco não vai poder pagar mais os juros e como tal as obrigações terão tendencialmente a desvalorizar ainda mais.
Agradecia então que me informasse quando pode vir cá para eu mandar os documentos para Lisboa , pois tenho que informar o departamento central.
Grata e ao dispor"
Grata e ao dispor"
elitegroup Escreveu:Pois vi mal, são 10.000€. Já agora quem lhe disse que não vão continuar a pagar os juros? Foi o BES de certeza, o que eles querem é que faça a troca para aumentarem o core tier 1.
Eles têm 6 obrigações em troca, por isso não sei a qual se está a referir, mas mesmo que seja uma das que paguem o nominal a 100% é mau negócio.
Tem que dividir o nominal que é 1000€ por 1,8€ que é ao preço que eles propõem as acções, dá 555 acções. Agora multiplicar essas 555 acções por 1,23€ que é quanto estão a cotar agora, dá 683€, logo uma perda de 32%.
Agradecia que me desse o ISIN para pedir explicações ao BES sobre a continuidade do pagamento dos juros. E quem lhe disse que iam deixar de pagar, para expor o caso a CMVM.
Obrigado
não sei o ISIN assim que souber digo
o que me foi dito é que pagam/trocam 100% do valor investido em acções,
eu sei que vou perder mas a questão é se perco mais em trocar ou ficar com estas obrigações sinto que estou a ser bastante mal informado
abraço a todos
é um mau negocio pelo que percebi eles pagam cerca de 80% do valor do produto (varia consoante a aplicação) e ganham pois vendem-lhe acções a um valor bastante superior ao do mercado, ou seja vão-lhe dar 8000€ pelas obrigações, e vão lhe vender as acções por 1,8€ cada quando em mercado valem apenas 1,23
- Registado: 23/9/2011 19:31
Não estou a dizer que é a CMVM que vai obrigar a pagar os juros, só quero averiguar se é o BES que diz isso aos obrigacionistas pra os intimidar e participarem na troca.
Por isso que queria saber o ISIN. Se não vão continuar a pagar já tiveram que informar a CMVM.
Por isso que queria saber o ISIN. Se não vão continuar a pagar já tiveram que informar a CMVM.
- Registado: 16/2/2006 12:01
Fenicio Escreveu:elitegroup Escreveu:Pois vi mal, são 10.000€. Já agora quem lhe disse que não vão continuar a pagar os juros? Foi o BES de certeza, o que eles querem é que faça a troca para aumentarem o core tier 1.
Eles têm 6 obrigações em troca, por isso não sei a qual se está a referir, mas mesmo que seja uma das que paguem o nominal a 100% é mau negócio.
Tem que dividir o nominal que é 1000€ por 1,8€ que é ao preço que eles propõem as acções, dá 555 acções. Agora multiplicar essas 555 acções por 1,23€ que é quanto estão a cotar agora, dá 683€, logo uma perda de 32%.
Agradecia que me desse o ISIN para pedir explicações ao BES sobre a continuidade do pagamento dos juros. E quem lhe disse que iam deixar de pagar, para expor o caso a CMVM.
Obrigado
Que roubalheira!![/b]
Realmente, mas não é nada que o BCP,BPI e ESFG já não tenham feito.
Relativamente à possibiliddae de não pagarem juros terás que ter acesso ao ISIN da obrigação, para veres as caracteristicas. Todas as que estão a ser objecto da OPT, são subordinadas e algumas delas com juros condicionados. Não é CMVM que vai obrigar a pagar juros de uma obrigação com juros condicionados.
Abraços
- Registado: 18/2/2009 15:17
elitegroup Escreveu:Pois vi mal, são 10.000€. Já agora quem lhe disse que não vão continuar a pagar os juros? Foi o BES de certeza, o que eles querem é que faça a troca para aumentarem o core tier 1.
Obrigado
Que roubalheira!!
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Pois vi mal, são 10.000€. Já agora quem lhe disse que não vão continuar a pagar os juros? Foi o BES de certeza, o que eles querem é que faça a troca para aumentarem o core tier 1.
Obrigado
Obrigado
- Registado: 16/2/2006 12:01
A meu ver, converter essas obrigações em Acções não é bem capaz de não ser nada mau negócio porque:
Deixa de ter obrigações perpétuas que não garantem rendimentos futuros.
O valor de cada obrigação hoje é inferior aos 1000€ de subscrição e aderindo à oferta pública de troca, torna a ver transformadas em acções os seus 1000€ por cada obrigação.
Não sei se é possível, mas detendo as acções em seu poder no dia 02DEZ, pode transaccioná-las, não?
Deixa de ter obrigações perpétuas que não garantem rendimentos futuros.
O valor de cada obrigação hoje é inferior aos 1000€ de subscrição e aderindo à oferta pública de troca, torna a ver transformadas em acções os seus 1000€ por cada obrigação.
Não sei se é possível, mas detendo as acções em seu poder no dia 02DEZ, pode transaccioná-las, não?
elitegroup Escreveu:Qual é o ISIN das obrigações? Acho 366€ pouco para 100K €.
Pode consultar o prospecto da troca aqui.
http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg= ... 712965ea9b
Nao foram 100k mas sim 10k.
elitegroup Escreveu:Qual é o ISIN das obrigações? Acho 366€ pouco para 100K €.
Pode consultar o prospecto da troca aqui.
http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg= ... 712965ea9b
desculpe a minha ignorância mas nao sei o que representa 100k, investi dez mil euros há um ano (+ ou -), tem rendido 366 de 6 em 6 meses a ultima paga foi em setembro mas já soube que não vão pagar os dividendos a seguir.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: A_investidor, Ano nimus, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Lisboa_Casino, m-m, malakas, MarketGodzilla, PAULOJOAO e 104 visitantes