Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por silviosilva2 » 17/11/2011 0:09

se eu tiver obrigações de uma empresa portuguesa. por exemplo as da EDP, BES etc... na sua maturidade vou receber o montante em euros ou em escudos se voltarmos ao escudo?

Registado: 23/9/2011 19:31

por vset » 17/11/2011 0:00

VirtuaGod Escreveu:http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04JIZ

Faz depósitos a prazo na Suiça, França, Holanda, Alemanha (bancos desses países)!!

e esse fundo é gerido por quem ?

a trabalhar para que entidade?

esse gestor tem uma estratégia à prova de tudo?

essa instituição nao vai à falência como um banco?

ainda não percebi como é que se pode usar fundos para preservar capital. Apenas o vejo como meio de diversificação.

Aguardo as tuas respostas.

Grande abraço!

Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 16/11/2011 23:53

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/s ... F0GBR04JIZ

Faz depósitos a prazo na Suiça, França, Holanda, Alemanha (bancos desses países)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por vset » 16/11/2011 23:43

otangas Escreveu:Se calhar estou a ser demasiado simplista, mas corrijam-se se estiver enganado.

Para quê tanta "complicação", se basta ter o dinheiro em fundos de investimento de baixo risco, cotados noutra moeda e geridos por outras entidades, mesmo que esses fundos estejam "depositados" num banco português?

Presumo que num cenário catastrófico de saída do euro, o Estado não poderia obrigar a venda desses fundos e a conversão para escudos.

Tirando o risco do próprio fundo, parece-me que o pessoal está a complicar quando fala em abrir contas na Suiça e afins.

A não ser que estejam a falar de muito dinheiro, "problema" que nunca tive ;)

Mas os fundos também perdem e com uma taxa mesmo que baixa mas fixa como nos DPrazo onde há?

Registado: 11/1/2004 13:37

por GriP » 16/11/2011 0:14

O que esta guardado nos cofres do banco fazem parte do equity do banco, no caso do banco fechar como acede ao cofres?

E porque nunca é demais relembrar:

By Executive Order Of The President
of The United States, March 9, 1933

By virtue of the authority vested in me by Section 5 (b) of the Act of October 6, 1917, as amended by Section 2 of the Act of March 9, 1933 ..., in which Congress declared that a serious emergency exists, I as President, do declare that the national emergency still exists; that the continued private hoarding of gold and silver by subjects of the United States poses a grave threat to the peace, equal justice, and well-being of the United States; and that appropriate measures must be taken immediately to protect the interests of our people.

Therefore, pursuant to the above authority, I hereby proclaim that such gold and silver holdings are prohibited, and that all such coin, bullion or other possessions of gold and silver be tendered within fourteen days to agents of the Government of the United States for compensation at the official price, in the legal tender of the Government.

All safe deposit boxes in banks or financial institutions have been sealed, pending action in the due course of the law. All sales or purchases or movements of such gold and silver within the borders of the United States and its territories and all foreign exchange transactions or movements of such metals across the border are hereby prohibited.

Your possession of these proscribed metals and/or your maintenance of a safe deposit box to store them is known by the government from bank and insurance records. Therefore, be advised that your vault box must remain sealed, and may only be opened in the presence of an agent of the Internal Revenue Service.

By lawful order given this day, the President of the United States.

Franklin Roosevelt - March 9, 1933

Registado: 16/1/2006 19:32

por Elias » 15/11/2011 23:32

bleiderraner Escreveu:Ao menos considera alugar um cofre num banco...

Sabe quanto custa alugar um cofre no banco?

Registado: 5/11/2002 12:21

por bleiderraner » 15/11/2011 23:31

Ti Salvador Mano Escreveu:Não compliquem o que é fácil :idea:

Levantem a massa toda de levezinho, e vão colocando no galinheiro.

Quando passarmos ao euro, vão ao banco e depositam os euros :wink:

Quando passarmos ao euro? então agora o que é que temos?

Registado: 29/11/2007 2:17

por TRSM86 » 15/11/2011 23:21

Não compliquem o que é fácil :idea:

Levantem a massa toda de levezinho, e vão colocando no galinheiro.

Quando passarmos ao escudo ;-) , vão ao banco e depositam os euros :wink:
Anexos
galinheiro-04.jpg
galinheiro-04.jpg (68.82 KiB) Visualizado 3628 vezes
Editado pela última vez por Visitante em 15/11/2011 23:37, num total de 1 vez.
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por bleiderraner » 15/11/2011 23:13

_x_ Escreveu:Boas tardes,

Não tenho lido este assunto e lendo as ultimas paginas na diagonal fiquei com uma dúvida.

Foram apontadas diversas soluções como comprar ouro abrir contas la fora, em euros e/ou outras divisas, não sei se houve mais.

Não vi (pode ter sido falha minha) ninguem da opinião em comprar divisas, como francos suiços ou outras divisas e guardar em casa.

A minha pergunta é,
vindo a haver uma forte desvalorização do euro (por via de impressão de mais euros)ou na cada vez mais provavel saida de Portugal do euro se forem comprado francos suissos por exemplo e o mantiver-mos até à conversão da nova moeda este não será igualmente seguro?
quem diz francos suissos pode escolher dolares canadianos ou outra divisa forte e refiro-me a papel fisico não forex ou outros derivados.

Agradeço os esclarecimentos ou encaminhamentos a respostas já efectuadas sobre esta solução.

E consegues dormir descansado com as notas guardadas em casa?
Então e o risco de assaltos, incêndios, inundações...?
Ao menos considera alugar um cofre num banco...

Re: O Que Acontece Se Portugal Sair Do Euro?

por bleiderraner » 15/11/2011 23:07

Marau Escreveu:
bleiderraner Escreveu:Olá pessoal,

já alguém foi até à Suiça abrir conta?

Nao precisas ir a Suica para abrir conta. A maneira mais pratica que me ocorre, e abrir num corretor que la opere, e pronto.

Boa! Tens algum exemplo de um corretor desses?

por JCS » 15/11/2011 22:55

O problema de voltarmos ao escudo é que quem tivesse, por exemplo, €5000 passaria a ter sempre 1 milhão de escudos. O problema é que pouco tempo depois 1 milhão de escudos pode equivaler a apenas €2000 (mero exemplo)...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por otangas » 15/11/2011 18:54

Se calhar estou a ser demasiado simplista, mas corrijam-se se estiver enganado.

Para quê tanta "complicação", se basta ter o dinheiro em fundos de investimento de baixo risco, cotados noutra moeda e geridos por outras entidades, mesmo que esses fundos estejam "depositados" num banco português?

Presumo que num cenário catastrófico de saída do euro, o Estado não poderia obrigar a venda desses fundos e a conversão para escudos.

Tirando o risco do próprio fundo, parece-me que o pessoal está a complicar quando fala em abrir contas na Suiça e afins.

A não ser que estejam a falar de muito dinheiro, "problema" que nunca tive ;)

Registado: 25/3/2009 22:02

por cibernauta » 15/11/2011 18:27

Alguém consegue/sabe indicar um banco estrangeiro que aceite abrir conta sem termos de nos lá deslocar?

Registado: 28/1/2006 17:07

Conversão de dívidas

por AM_Dragon » 15/11/2011 17:39

Na minha opinião (e apesar de dificilmente alguém ter uma resposta exacta para esta questão), a eventual saída do Euro não iria fazer com que as dívidas fossem convertidas para escudos (assim como as poupanças também não seriam convertidas). Digo isto porque, na perspectiva dos Bancos, as suas responsabilidades (dividas) perante os seus credores (maioritariamente internacionais) continuariam a ser em Euros, pelo que era de todo impossivel converter apenas parte dos seus Balanços (neste caso, convertiam os Activos para escudos, e mantinham os Passivos em Euros). Se o fizessem, era falência pela certa de todos os bancos.

Tal situação já sería diferente se pura e simplesmente deixasse de existir a moeda Euro.

Registado: 6/4/2009 10:20

por Elias » 15/11/2011 17:07

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Ou não.

Se passarmos para o escudo e este desvalorizar, o valor das dívidas internas (em escudos) perde valor face ao euro, nesse caso quem tiver poupanças EM EUROS consegue liquidar a dívida a valor inferior - ou estou a ver mal a coisa?

Exacto Elias. Eu nunca pagaria uma dívida que tivesse hoje num banco nacional se tivesse a perspectiva de que seria Portugal a sair do Euro.

A minha dúvida é que, segundo li há tempos numa notícia, os empréstimos após a eventual conversão para escudos poderiam ser revistos em alta - isto é possível?

A notícia é esta e a questão relevante é a terceira.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... tml?page=0

por Automech » 15/11/2011 17:03

Elias Escreveu:Ou não.

Se passarmos para o escudo e este desvalorizar, o valor das dívidas internas (em escudos) perde valor face ao euro, nesse caso quem tiver poupanças EM EUROS consegue liquidar a dívida a valor inferior - ou estou a ver mal a coisa?

Exacto Elias. Eu nunca pagaria uma dívida que tivesse hoje num banco nacional se tivesse a perspectiva de que seria Portugal a sair do Euro.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 15/11/2011 17:01

JCS Escreveu:Num país em que o poder de compra levava uma brutal e repentina machadada a força da procura tinha o mesmo comportamento. Quem conseguisse manter o seu património em EUR (ou outra moeda) teria uma brutal vantagem só com a variação no câmbio da moeda caso quisesse depois comprar activos em escudos no futuro. Caso contrário será imediato o estado de "pobreza". Será recuar décadas na qualidade de vida a meu ver.

Temos assumido sempre que seria Portugal (ou a Grécia) a sair do Euro mas já li alguns artigos opostos que defendem que pode ser a Alemanha a fartar-se dos indisciplinados e sair ela do Euro. Nesse caso é provável que o Euro desvalorizasse.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 15/11/2011 16:45

whitebala Escreveu:
Para mim o melhor investimento é mesmo o de amortizar todas as dividas. Com o fim das deduções fiscais e risco de desvalorização do euro (ou escudo) parece-me mto aconselhável.

Abraço

Ou não.

por whitebala » 15/11/2011 16:38

poseidon635 Escreveu:Também tenho esta dúvida. Será preferível amortizar um crédito habitação já existente (cerca de 70%) ou "investir" a liquidez actual (depósitos a prazo) num outro imóvel?

Se levantar o dinheiro e guardar "debaixo do colchão", o que poderia acontecer no caso de voltarmos ao escudo?

Obrigado.

Garfield Escreveu:Boas,

E investir em imobiliário? Transferir a liquidez para o imobiliário não será uma forma de protecção contra uma eventual saida do Euro?
Ou é previsivel que os imóveis tambem sofram uma forte desvalorização à imagem do escudo?

BN
Garfield

Para mim o melhor investimento é mesmo o de amortizar todas as dividas. Com o fim das deduções fiscais e risco de desvalorização do euro (ou escudo) parece-me mto aconselhável.

Abraço
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por _x_ » 15/11/2011 16:16

Boas tardes,

Não tenho lido este assunto e lendo as ultimas paginas na diagonal fiquei com uma dúvida.

Foram apontadas diversas soluções como comprar ouro abrir contas la fora, em euros e/ou outras divisas, não sei se houve mais.

Não vi (pode ter sido falha minha) ninguem da opinião em comprar divisas, como francos suiços ou outras divisas e guardar em casa.

A minha pergunta é,
vindo a haver uma forte desvalorização do euro (por via de impressão de mais euros)ou na cada vez mais provavel saida de Portugal do euro se forem comprado francos suissos por exemplo e o mantiver-mos até à conversão da nova moeda este não será igualmente seguro?
quem diz francos suissos pode escolher dolares canadianos ou outra divisa forte e refiro-me a papel fisico não forex ou outros derivados.

Agradeço os esclarecimentos ou encaminhamentos a respostas já efectuadas sobre esta solução.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por madrimo2 » 15/11/2011 16:10

Eu pagaria a divida pq

1-por enquanto a tx de juro (Euribor) até está a descer mas a tendencia será a de subida

2-Se sairmos do Euro..a divida fica em Euros..e o escudo vai desvalorizar muito..

3-Qualquer investimento em imóveis em Portugal (tirando tz locais prime)..tende a uma desvalorização acentuada dado o excesso da oferta , que tende a aumentar (considerando os dados demográficos)

4-o investimento em imoveis vai tender para uma taxação cada vez mais alta (a iniciar já em 2012)..e os imoveis são "patos sentados à espera de um tiro)

Registado: 29/11/2007 1:43

por poseidon635 » 15/11/2011 15:13

Também tenho esta dúvida. Será preferível amortizar um crédito habitação já existente (cerca de 70%) ou "investir" a liquidez actual (depósitos a prazo) num outro imóvel?

Se levantar o dinheiro e guardar "debaixo do colchão", o que poderia acontecer no caso de voltarmos ao escudo?

Obrigado.

Garfield Escreveu:Boas,

E investir em imobiliário? Transferir a liquidez para o imobiliário não será uma forma de protecção contra uma eventual saida do Euro?
Ou é previsivel que os imóveis tambem sofram uma forte desvalorização à imagem do escudo?

BN
Garfield

Registado: 13/6/2008 10:22

por madrimo2 » 15/11/2011 14:09

JCS Escreveu:
madrimo Escreveu:Obrigada JCS:)

Penso que ainda vou acabar nas finanças..a perguntar "ouçam lá..se eu abrir uma conta no estrangeiro..vcs não vão estranhar se eu colocar que tive rendimentos iguais a zero, que documentos vão requerer para comprovar?":)))

Que situação..sinal dos tempos que passamos:)

O documento comprovativo é o "relatório de contas" que a corretora fornece. Nos brokers online é só fazer "print".

Cumprimentos

JCS

JCS

Pois mas penso que a banca suiça não funciona assim...lá tenho que me informar outra vez..qualquer dia não me deixam abrir por fazer demasiadas perguntas :))

por JCS » 15/11/2011 13:49

madrimo Escreveu:Obrigada JCS:)

Penso que ainda vou acabar nas finanças..a perguntar "ouçam lá..se eu abrir uma conta no estrangeiro..vcs não vão estranhar se eu colocar que tive rendimentos iguais a zero, que documentos vão requerer para comprovar?":)))

O documento comprovativo é o "relatório de contas" que a corretora fornece. Nos brokers online é só fazer "print".

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por madrimo2 » 15/11/2011 13:46

Obrigada JCS:)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Luzemburg, m-m, malakas, Minsk, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, sempreamesma e 116 visitantes