Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por hallo » 14/11/2011 22:52

JCS Escreveu:Se os bancos não precisam do estado para nada, então que se faça um aumento de capital de 12000 milhões na CGD ou que se crie com esse capital um mega banco nacional. Os banqueiros privados que se decidam se precisam ou não do estado que eu como contribuinte se não tiver de lá pôr nenhum agradeço. Agora não venham é pedir batatinhas (porque senão acabam as "dinastias" na banca portuguesa) e depois virem dizer que foram roubados e a liberdade privada e etc.

Ou precisam ou não precisam. Se acham que a entrada do estado é um roubo aos privados então que se mantenham como estão e durarão o tempo que tiverem de durar... livre mercado. Se muitos bancos falirem haverão sempre bancos a ficar e a conquistarem esse mercado. Portugal nunca ficaria com "Zero" bancos.

Por mim com os 12000 milhões criava-se um mega banco nacional e quem quisesse mudar do BCP, BES ou BPI para esse novo Mega banco mudava, e eles que se amanhassem com zero cêntimos meus. Os meus erros pago-os eu, não me queiram fazer ter pena desses banqueiros que afundaram as "suas empresas" privadas e vivem como vivem (que pessoalmente conheço bem como vivem).

Cumprimentos

JCS

Meu caro,

Estamos na conversa de mercearia. Como já havia sido falado, todos nós somos contribuintes, todos nós votamos e somos responsáveis pelos politicos que temos e tivemos e que iremos ter e pelas decisões que são tomadas pelos mesmos.

Um banco não se cria de um momento para o outro. Uma instituição financeira não é gerida como uma mercearia. A credibilidade, imagem, rede, pessoal, formação para quem faz bem são coisas muito dificeis de optimizar e funcionarem como todos desejamos quando chegamos a um balcão e pretendemos um produto financeiro por mais simples que seja.

Isso que falou do aumento de capital de 12 000 milhões ou outro montante na CGD para surpresa sua já foi discutido como forma de financiar um banco do estado e poder ser veículo de financiar a banca privada e/ou o estado português. Como contribuinte o meu caro amigo não tenha dúvidas que os 12 mil milhões vão servir para pagar os erros passados dos nossos politicos e da dívida pública do país.

A questão que se coloca é como?

Todo o dinheiro a ser emprestado pela Troika, ou o que lhe quiser chamar, vai-lhe servir para pagar, politicos, autarquias, institutos, empresas público privadas, etc... Não tenha dúvidas.

Portanto como contribuinte a guerra não é esta.

Estamos a falar de banca e estado. Sector que até á data provou ser fonte de lucros e rendimentos e salvo raras excepções em Portugal em que o mesmo não se verificou.

Como tal, vamos ter uma conversa séria e deixar de falar de contribuintes, porque todos nós o somos e alguns de nós percebem que não é o fundo da questão. E não estão sempre a mencioná-lo.

Vamos falar sim, da verdadeira questão que é a importância da banca privada para a economia portuguesa, o papel dos bancos ao longo dos anos no apoio ás PME, a ajuda da banca nacional no sistema de tributação e impostos, criação de micro-empresas, a fraude e lavagem de dinheiro, a importância no sector das exportações e importacões, a internacionalização, o emprego, a criação de emprego. Isso sim, são as questões que durante anos foram trabalhadas e o meu amigo de um momento para o outro tem uma ideia brilhante e pronto a CGD tem capacidade e amplitude para fazer tudo isso sozinha e sem afundar o país.

Relativamente á forma como vivem alguns banqueiros, sinceramente não me diz respeito nem ponho o futuro do país em causa por causa disso. (tenho a certeza que qualquer um de nós se tivesse a oportunidade de ser banqueiro, fazia o mesmo).

Noutros sectores verifica-se o mesmo. Como contribuinte, o que diz da politica, o que diz dos salários de administradores de empresas públicas, o que diz das novas medidas impostas pelas Troika. NADA, simplesmente só critica a revitalização do sistema financeiro privado.

Relativamente ao seu assunto do sim ou sopas relativamente aos bancos e estado. Meu caro, tomara muitos bancos privados portugueses, terem a possibilidade de neste momento serem detidos por capitais africanos especificamente no BCP Angolanos.

E nessa altura o meu amigo iria dizer que o interesse nacional estava a ser atingido. Que os angolanos tinham uma estratégia para entrar pelo ponto mais ocidental da Europa, que qualquer dia a banca privada portuguesa passava a ser a banca privada Angolana. Que Angola iria ser um dos maiores detentores de divida pública portuguesa, etc.... e que como contribuinte estava contra.

O que pretendo neste forum é sem qualquer interesse debater com quem saiba mais do que eu e que me permita aprender sobre uma das maiores crises financeiras da Europa e do mundo e ilações a tirar da mesma.

Quanto ao tópico deste forúm nem vale a pena. Porque o BCP para alguns é uma miséria, uma desgraça não tem nada de bom. Mas já teve e um dia se calhar ainda terá.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por JCS » 14/11/2011 21:44

Se os bancos não precisam do estado para nada, então que se faça um aumento de capital de 12000 milhões na CGD ou que se crie com esse capital um mega banco nacional. Os banqueiros privados que se decidam se precisam ou não do estado que eu como contribuinte se não tiver de lá pôr nenhum agradeço. Agora não venham é pedir batatinhas (porque senão acabam as "dinastias" na banca portuguesa) e depois virem dizer que foram roubados e a liberdade privada e etc.

Ou precisam ou não precisam. Se acham que a entrada do estado é um roubo aos privados então que se mantenham como estão e durarão o tempo que tiverem de durar... livre mercado. Se muitos bancos falirem haverão sempre bancos a ficar e a conquistarem esse mercado. Portugal nunca ficaria com "Zero" bancos.

Por mim com os 12000 milhões criava-se um mega banco nacional e quem quisesse mudar do BCP, BES ou BPI para esse novo Mega banco mudava, e eles que se amanhassem com zero cêntimos meus. Os meus erros pago-os eu, não me queiram fazer ter pena desses banqueiros que afundaram as "suas empresas" privadas e vivem como vivem (que pessoalmente conheço bem como vivem).

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por mundano » 14/11/2011 20:45

JCS Escreveu:Basta que o estado entre com o capital que os bancos precisam para ficar a mandar com toda a legitimidade e os "grandes" banqueiros de outrora deixem de o ser. Quem não quiser o estado tem bom remédio, entre com o capital que os contribuintes agradecem. O estado mal ou bem tem prazo para retribuir a divida vendida aos bancos. Porque raio haveria o estado derrepente ter de pagar tudo aos bancos se os prazos a isso não obrigam? Essa do "o estado se pagasse o que deve, os bancos estavam bem" a mim não pega". Há prazos para vencimento da divida como em qualquer empréstimo. A solidez dos bancos não é consequência da divida de quiseram comprar mas sim de rácios que não se preocuparam em manter. Aventuras diria eu...

Cumprimentos

JCS

Isso é tudo muito bonito... Mas também podes ver as coisas por outro lado.

É que eu não duvido que os bancos se tiver mesmo que ser, vão cumprir os objectivos que têm sem o capital do Estado.

É claro que quando os rácios em causa são credito/capital, há sempre duas formas de os melhorar.. Ou se aumenta o capital, ou se reduz o crédito. Os aumentos de capital nesta altura, a serem feitos são pela alienação de activos, muitos deles estratégicos para o pais.. Mas isso poderá ser uma questão do típico "perdeu-se os anéis, mas ficamos com os dedos".. Já a redução do crédito para ser feita da forma violenta que teria que ser só pode ser feita cortando completamente as linhas de credito de curto prazo que na sua esmagadora maioria é credito às empresas.. Resta saber se depois queremos viver com o custo social e económico que uma desalavancagem feita desta forma iria provocar, porque se é certo que as empresas de grande dimensão de conseguem financiar autonomamente, por outro lado a esmagadora maioria das nossas empresas são de dimensão demasiado reduzida para se financiarem fora do sistema bancário e uma situação destas iria criar falências em cadeia.

A ideia de existir uma linha de 12 mil milhões disponibilizada pela troika era permitir uma melhoria dos rácios sem corar o financiamento à economia, não era o Estado obter uma forma barata de ROUBAR os actuais accionistas e investidores dos bancos.

Registado: 29/9/2009 16:28

Não pega!!!

por hallo » 14/11/2011 20:40

JCS Escreveu:Basta que o estado entre com o capital que os bancos precisam para ficar a mandar com toda a legitimidade e os "grandes" banqueiros de outrora deixem de o ser. Quem não quiser o estado tem bom remédio, entre com o capital que os contribuintes agradecem. O estado mal ou bem tem prazo para retribuir a divida vendida aos bancos. Porque raio haveria derrepente de ter de pagar tudo aos bancos se os prazos a isso não obrigam? Essa do "o estado se pagasse o que deve, os bancos estavam bem" a mim não pega". Há prazos para vencimento da divida como em qualquer empréstimo. A solidez dos bancos não é consequência da divida de quiseram comprar mas sim de rácios que não se preocuparam em manter. Aventuras diria eu...

Cumprimentos

JCS

De repente meu caro, ocorreu-me o seguinte:

Porque lhe parece que os banqueiros só têm essa solução?

Já imaginou os bancos recorrerem aos tribunais para fazerem valer principios, tais como propriedade privada, quebra de direitos e liberdades constitucionais, livre iniciativa. O proposto por este governo mais uma vez não foi pensado. E isso sim vai criar uma série de complicações aos contribuintes.

Existem neste momento uma serie de violações de liberdades e garantias que como sabe os banqueiros costumam saber aproveitar e bem e quem é o lesado é o contribuinte.

Na Europa vão remeter a questão para os tribunais nacionais, em Portugal a celeridade dos nossos tribunais não é a maior, a economia fica sem financiamento o país vai á falência. Mais uma vez o contribuinte é que é o prejudicado.

Mas o Estado tem prazos para pagar o que deve. Tem. Mas basta já ter falhado através dos seus institutos públicos, autarquias, etc... Para perder toda a razão. Nem vou dar o exemplo da Madeira.

Que bem pensado!!! Ainda não se percebeu que o jogo tinha regras que eram impostas aos bancos. Os bancos cumpriam. De um momento para o outro as regras mudam de forma radical.
Os bancos compraram divida soberana, não interessa se com a intenção de lucrar ou não, é normal quem tem risco querer lucrar com o mesmo (e os bancos já perceberam que era bem arriscado). Mas assim que os bancos dizem que as regras são quase impossiveis de cumprir sem alguma ajuda. Fala-se logo em pedido de ajuda dos bancos e não em empréstimo ou criação de condições para uma banca estável e sustentável.

Que jogada brilhante para acabar com o correcto funcionamento do sector privado bancário, que até á data deu provas inumeras em Portugal e Internacionalmente.

Mas felizmente, penso que este governo compreende isso, se não compreender os tribunais vão fazê-lo compreender, e se mesmo assim não for suficiente. A Europa vai ter que se pronunciar sobre a matéria.

Entretanto o país acaba, os particulares vão á viola, as empresas afundam-se. Mas o contribuinte safa-se!!!!!!

O contribuinte somos todos nós, os bancos, os privados, os públicos, os politicos, ...

O que não me pega é essa dos contribuintes sairem lesados de ter um sistema bancário a funcionar bem e a pagar os seus impostos em vez de ter uma série de politicos e sucateiros a mandarem nos bancos, quando efectivamente se sabe á partida que em vez de darem baixos lucros, passam a dar prejuizos.

Mas meu caro se tudo correr bem está para breve a resolução desta questão, ou não!!

Hallomeine

BCP

por aveloz » 14/11/2011 20:18

Ora assim é que é falar JCS;
Não sei quem foi que levantou essa meia mentira do Estado dever aos bancos!
Só que não dizem que as dívidas não estão vencidas! É a mesma coisa que dizerem às pessoas que têm creditos à habitação que paguem aos bancos para eles não falirem, quando os contratos não obrigam a tal!

Registado: 27/9/2010 17:20

por JCS » 14/11/2011 20:07

Basta que o estado entre com o capital que os bancos precisam para ficar a mandar com toda a legitimidade e os "grandes" banqueiros de outrora deixem de o ser. Quem não quiser o estado tem bom remédio, entre com o capital que os contribuintes agradecem. O estado mal ou bem tem prazo para retribuir a divida vendida aos bancos. Porque raio haveria o estado derrepente ter de pagar tudo aos bancos se os prazos a isso não obrigam? Essa do "o estado se pagasse o que deve, os bancos estavam bem" a mim não pega". Há prazos para vencimento da divida como em qualquer empréstimo. A solidez dos bancos não é consequência da divida de quiseram comprar mas sim de rácios que não se preocuparam em manter. Aventuras diria eu...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Re: Inversão

por artista_ » 14/11/2011 19:55

c-felix Escreveu:Resumindo: O que é que aconteceria ao BCP (e outros) se o Estado saldasse as dívidas todas neste mês?! Não tenho ideia de valores, mas provavelmente haveria tamanha ordem de compra que ia duplicar o "target" de um dia para o outro.
´

Isso é porque andas a sonhar! :lol:

Nem o estado vai pagar as dívidas todas este mês nem isso levaria a duplicar nada, nem ordens de compra nem target's nem nada... embora possa haver um movimento forte de correcção das fortes quedas que o banco teve!

c-felix Escreveu:Daí a força dos bancos e daí a retracção das medidas que andavam a ser faladas: Para o estado ficar a "mandar", primeiro vai ter de pagar as dívidas! E como isso é quase impossível, o Estado nunca vai ter golden shares, nem entrar a reinar nos corpos de administração.

E qd os angolanos tiverem a certeza disso................ :D

:roll: :shock: :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por c-felix » 14/11/2011 19:45

artista Escreveu:
c-felix Escreveu:Parece-me que os "shorters" d ontem andam muito calados... :lol:

Inversão? Até pode ser que seja, és o 1354º a tentar prever o ponto de inversão, algum de vocês um dia acertará! :)

PS: Tive um trabalho hercúleo a contá-los todos, 1354, quem diria!? :mrgreen: :mrgreen:

Resumindo: O que é que aconteceria ao BCP (e outros) se o Estado saldasse as dívidas todas neste mês?! Não tenho ideia de valores, mas provavelmente haveria tamanha ordem de compra que ia duplicar o "target" de um dia para o outro.

Daí a força dos bancos e daí a retracção das medidas que andavam a ser faladas: Para o estado ficar a "mandar", primeiro vai ter de pagar as dívidas! E como isso é quase impossível, o Estado nunca vai ter golden shares, nem entrar a reinar nos corpos de administração.

E qd os angolanos tiverem a certeza disso................ :D

Registado: 8/10/2008 12:18

BCP - Mais uma subida

por hallo » 14/11/2011 17:47

pvg80713 Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
pvg80713 Escreveu:1353 !

deves-me ter contado a mim, por engano.

ainda acho que a banca é um grande negócio, e ainda amo o BCP, embora hoje aceite uma opinião ligeiramente não concordante que este é o melhor banco do mundo.

sim, estou muito deprimido.

cumprimentos a todos
pvg

Oh PVG andas com as prioridades erradas, amar uma acçao? :shock: eu amo uma mulher, viajar etc. , agora uma acçao?

deixa lá o Ricky Martin, que podia ter qualquer acção, ama um homem.

a vida é assim.

sou a pedir-te um favor : se a vida alguma vez for amarga para ti e te der sal, aproveita.

Faz Margaritas.

O meu novo lema é :

O BCP vai subir amanhã, com toda a certeza !

ou pelo menos algum produto derivativo...

nem que seja só começado por B.

Caro PVG, foi com grande entusiasmo que verifiquei que o meu amigo acertou em cheio na sua previsão de subida para o BCP e com determinação. Já tinha subido os 3% na passada 6ª Feira e voltou a subir 2,91%.

Quem sabe não possa ter sido o felizardo que acertou na reviravolta deste titulo. Pelo que parece muitos já tinham tentado sem sucesso. A ver vamos...

Quanto ao BCP penso que já tudo é possivel. Gostei de ler um comentários bastante interessantes do "comentador", no tópico nacionalização da banca, verifiquei que existem pessoas que têm opiniões bastante correctas e com sentido prático e objectivo. E continuo a afirmar o que já tinha afirmado no passado que iriam existir grandes tensões entre a banca e o estado e tudo vai acabar quando o estado perceber que os bancos são a coisa mais importante, para os contribuintes, para a economia e para o país. Que sem eles tudo se desmoronava. Ou então quando a Europa o obrigar a perceber isso.

Para finalizar, como contribuinte espero que o estado não ajude bancos como o "BPN", mas espero que o estado seja peça fundamental para ajudar o sistema financeiro português. E o que vai acontecer é simples, é o que está e vai acontecer noutros países da UE. Que é um problema comum da banca europeia.

Hallo

A Ocidental

por 19690101 » 14/11/2011 13:53

fooman Escreveu:
artista Escreveu:Ah pois, e eu a pensar que eram privados! :roll:

Mas o que diz a notícia é que são os "accionistas"! :?:

Já viste quanto é que a Ocidental está a perder depois da troca de obrigações por acções do BCP que foi "forçada" a aceitar em Maio?

Isto é tudo um negócio que os bancos vão todos fazer, trocar dívida que eles próprios detêm noutras unidades (seguradoras, fundos de pensões, fundos de investimento) por acções que na prática não valem nada.

Quem sai a perder? os detentores dos fundos, os pensionistas e aqueles que têm seguros. Aliás, nem percebo sequer porque razão é que uma seguradora pode deter obrigações perpétuas... é que não faz sentido nenhum...

A Ocidental vendeu toda a carteira de acções que tinha do BCP ao mesmo tempo que o Berardo andava a comprar, quando o titulo rondava 3 a 4 euros.

Imaginam quantos milhões de euros lucraram?

Registado: 29/11/2007 14:38

por Palmix » 14/11/2011 13:05

Isto é recapitalização a todo o custo...

Registado: 29/11/2007 11:27

por fooman » 14/11/2011 13:00

hypo Escreveu:a troca também foi prejudicial para os particulares, pois além de estarem a perder dinheiro, muda completamente perfil do investimento :x

Concordo.

Mas os privados contam ZERO para estas operações. Por isso é que são os primeiros a perder dinheiro, pela desvalorização das acções.

Registado: 29/11/2007 3:26

por hypo » 14/11/2011 12:22

a troca também foi prejudicial para os particulares, pois além de estarem a perder dinheiro, muda completamente perfil do investimento :x

Registado: 11/9/2011 19:03

por fooman » 14/11/2011 12:14

artista Escreveu:Ah pois, e eu a pensar que eram privados! :roll:

Já viste quanto é que a Ocidental está a perder depois da troca de obrigações por acções do BCP que foi "forçada" a aceitar em Maio?

Isto é tudo um negócio que os bancos vão todos fazer, trocar dívida que eles próprios detêm noutras unidades (seguradoras, fundos de pensões, fundos de investimento) por acções que na prática não valem nada.

Quem sai a perder? os detentores dos fundos, os pensionistas e aqueles que têm seguros. Aliás, nem percebo sequer porque razão é que uma seguradora pode deter obrigações perpétuas... é que não faz sentido nenhum...

por artista_ » 14/11/2011 11:49

fooman Escreveu:
artista Escreveu:
fooman Escreveu:O BES a trocar parte da dívida por quase 38% do banco em acções novas a emitir:

Serão emitidas (i) até 437.192.751 novas acções ordinárias, escriturais e nominativas, com um
valor de emissão unitário de €1,80, representativas de até 37,47% do capital social actual do
BES (adiante designadas por “Acções”)

BCP a seguir?

E quem é que vai comprar?!

Quem é que achas que vai? Por alguma razão os fundos de pensões dos bancos têm os buracos que têm... e ainda ninguém meteu as mãos nas seguradoras, porque quando essas também tiverem que abrir o jogo, é que a gente vai ver o lixo tóxico que para lá anda...

Só um doido completo mete dinheiro nos bancos em Portugal!

Ah pois, e eu a pensar que eram privados! :roll:

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por fooman » 14/11/2011 11:46

artista Escreveu:
fooman Escreveu:O BES a trocar parte da dívida por quase 38% do banco em acções novas a emitir:

Serão emitidas (i) até 437.192.751 novas acções ordinárias, escriturais e nominativas, com um
valor de emissão unitário de €1,80, representativas de até 37,47% do capital social actual do

BCP a seguir?

Quem é que achas que vai? Por alguma razão os fundos de pensões dos bancos têm os buracos que têm... e ainda ninguém meteu as mãos nas seguradoras, porque quando essas também tiverem que abrir o jogo, é que a gente vai ver o lixo tóxico que para lá anda...

Só um doido completo mete dinheiro nos bancos em Portugal!

por artista_ » 14/11/2011 11:36

BCP a seguir?

por fooman » 14/11/2011 11:12

O BES a trocar parte da dívida por quase 38% do banco em acções novas a emitir:

BCP a seguir?

por paulop2009 » 14/11/2011 9:22

pvg80713 Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:

ainda acho que a banca é um grande negócio, e ainda amo o BCP, embora hoje aceite uma opinião ligeiramente não concordante que este é o melhor banco do mundo.

cumprimentos a todos
pvg

Oh PVG andas com as prioridades erradas, amar uma acçao? :shock: eu amo uma mulher, viajar etc. , agora uma acçao?

a vida é assim.

LMAO (Laughing My Ass Off)

P

Registado: 15/9/2010 15:02

por pvg80713 » 13/11/2011 20:38

Lion_Heart Escreveu:

cumprimentos a todos
pvg

a vida é assim.

sou a pedir-te um favor : se a vida alguma vez for amarga para ti e te der sal, aproveita.

Faz Margaritas.

O meu novo lema é :

O BCP vai subir amanhã, com toda a certeza !

ou pelo menos algum produto derivativo...

nem que seja só começado por B.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Lion_Heart » 13/11/2011 20:24

cumprimentos a todos
pvg

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por verdeacordaesperança » 13/11/2011 20:06

sony obg

Registado: 29/11/2007 3:24

por pvg80713 » 13/11/2011 13:02

1353 !

cumprimentos a todos
pvg

Registado: 19/4/2005 11:11

por artista_ » 13/11/2011 12:36

c-felix Escreveu:Parece-me que os "shorters" d ontem andam muito calados... :lol:

Inversão? Até pode ser que seja, és o 1354º a tentar prever o ponto de inversão, algum de vocês um dia acertará! :)

PS: Tive um trabalho hercúleo a contá-los todos, 1354, quem diria!? :mrgreen: :mrgreen:

Inversão

por c-felix » 13/11/2011 1:15

Parece-me que os "shorters" d ontem andam muito calados... :lol:

Registado: 8/10/2008 12:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PMP69 e 225 visitantes