Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acham normal??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 14/11/2003 0:30

Errata:

Onde se lia «Naturalmente que os investidores deixaram...» devería ler-se «Naturalmente que os investidores deixarão...».

(entretanto corrigido no original)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

por Tico&Teco » 14/11/2003 0:21

Oh Visitante, não se devem fazer perguntas directas ou perguntas inteligentes.

Quer um exemplo?
Como sabe os títulos portugueses são todos identificados por um ISIN (é uma norma ISO até!)

Bom, caso duvidem que a EuroNext e a ClearNet trabalhem com ISIN, por favor consultem este link: http://www.clearnetsa.com/projects/files/c21derivatives/projects/functional/Impact%20of%20ISIN%20codes%20on%20the%20CNET%20derivatives%20flow.pdf

Agora deve estar baralhado... se calhar também lhe disseram que a confusão nos códigos dos warrants se deveu à EuroNext, certo?

Hehehe... isto tem de se ir mostrando por episódios... porque de uma vez só era muito 'impacto'
Não perder cenas dos próximos capítulos :mrgreen:

Cumprimentos do Tico&Teco
Tico&Teco

por MarcoAntonio » 14/11/2003 0:17

É ímpossível, visitante, pois como já frizei, as pequenas compras/vendas podem resultar de sobras (imagine alguém por exemplo que compra 150 acções a alguém que está a vender 140... vão sobrar 10 que terão de ser compradas a outro alguém).

Naturalmente que os investidores deixarão de comprar quantidades muito pequenas (pois não compensa... nalguns casos pagavam tanto ou mais de comissões do que pelas acções em si... saiam ao dobro do preço... :D).

Mas grande parte são sobras por as ordens não «casarem» umas com as outras e essas vão continuar a existir...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/11/2003 0:27, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Visitante » 14/11/2003 0:03

:? Porque não existe um minimo de acções por negocio?
Visitante

Ordens com parciais

por lr » 13/11/2003 23:00

Boa noite

há uns dias que não passava por aqui, porque o trabalho não tem deixado.

Sobre o assunto em questão, já procuraram instituições financeiras que não pratiquem esses preços ?

Eu trabalho com uma que não cobra ao negócio.

Cobra 0,25% + 1 euro até 2600 euros.

E a partir dos 2600 euros já só cobra mesmo os 0,25%.

E já agora, já se informaram do preço de custódia, que passou a ser uma percentagem sobre o valor da carteira?

No banco com que trabalho, 0,05% do valor medio da carteira, por semestre, com o minimo de 12 euros.

Se a custodia for na bolsa de Madrid, os 0,05% passam para 0,12%.

Cumprimentos

LR
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 10:46

re

por Info » 13/11/2003 20:31

Visitante,

eu não especulo nada... agora a questão, tal como se falava, é que as pessoas se começam a aperceber que a situação de se realizarem vários negócios para se realizar uma ordem acontece, quer o papel seja muito ou pouco líquido...pode ser uma CFN ou uma PTC.
Por exemplo veres uma V de 20000 a X euros pode ser composta, muitas vezes, por bastantes ordens... tipo 100+45+55+16000+3800 ou pode ser 16000+3800+45+55+100 ...etc etc
E isto acontece pq o comum dos investidores... mesmo tendo streams de profundidade, e mesmo dizendo quantas ordens estão por cada valor (ex: 6 20000) não tem acesso à discriminação dessa profundidade.. e nunca se aperceberam que a ordem que tem se pode realizar em 1 ou vários negócios a esse valor... pois nunca sabe a ordem e quantidades internas em cada valor de C e V... por isso comissões fixas é um aliviar dessa dúvida.

Cump.
Info

por MarcoAntonio » 13/11/2003 20:24

Visitante, tem existido alguma confusão neste ponto e por isso volto a frizar: o que está em discussão são as taxas de bolsa e não as comissões. As corretoras não ganham nada em fazer existir mais negócios dado que as corretoras cobram comissões <b>por ordem</b> (não conheço uma única que cobre por negócio). Quem «inventou» esse processo foi a Euronext, a própria Bolsa, que antigamente cobrava uma mísera taxa de 0.015% que quase nem se notava na negociação... e agora, não só elevou esse valor para um valor fixo de 2€ como passou a cobra-lo por negócio...

Mas isto passa ao lado das corretoras. É claro que quem fica mal nisto tudo tende a ser as corretoras, mas elas apenas estão a cobrar o que lhes passaram a cobrar a elas por cada ordem e respectivos negócios (é um pouco como as chamadas de valor acrescentado que são cobradas para a PT mas são serviços de outra empresas pelo que «aquele balúrdio» não vai para a PT... passe a analogia).
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 13/11/2003 20:16

Agora só falta especular que existe um acordo secreto entre os vários liquidatários financeiros, no sentido de lançar um numero elevado de lotes de meia duzia de acções para o sistema com o propósito de potenciar comissões,... Só faltava esta, mas já acredito em qualquer coisa.
Visitante

por MarcoAntonio » 13/11/2003 20:13

Não creio que haja probabilidade de passar a haver mais negócios por ordem. Pelo contrário, deverão diminuir (com o tempo) mas não muito significativamente... porque nem todas as pequenas ordens são colocadas como tal.

Enfim, com o tempo creio que os negócios por ordem terão tendência a diminuir (e quer-me parecer que as ordens tb... :mrgreen: ) mas continuaram a existir vários negocios por ordem, regra geral.

E o mais curioso... é que quanto maior for a ordem, maior tendencia será para se fazer vários negocios (ou seja, quem começar a meter ordens maiores para «atenuar» o efeito... acaba por apanhar mais negocios por ordem).

Ou seja...

Um individuo que negociava 5.000 acções por exemplo, antes apanhava, imaginemos, 5 ou 6 negócios. Agora passaría a apanhar 4 ou 5...

Outro individuo que negociava 1.000 acções apanhava 2 ou 3 negócios (meros exemplos). Agora, com medo de apanhar vários negócios... passa a negociar 5.000 acções e a apanhar 4 ou 5 negócios (como o investidor anterior).
Imagem

Administrador Fórum

Para Marco António

por oscarcoelho » 13/11/2003 20:00

Por favor esclareça-me.

Eu até à migração tenho transacionado em 1, 2 e raramente em três negócios. Depois da migração ainda não fiz nenhuma pois até estou com medo :( ...

Mas quer você dizer no seu post que com esta plataforma uma mesma transacção tem maior probabilidade de ser feita em mais negócios do que antes?

Registado: 29/3/2003 20:29

re

por Info » 13/11/2003 17:01

não sei se foi ordem de C ou de V..e e se foi ao melhor ou se a preço certo

a questão é que quando chegou a ver de ser executada a ordem na contraparte a situação era a seguinte... 8:00 2640
8:00 715
8:00 385
8:01 6
8:01 4
ou seja foram precisos 5 negócios para realizar a ordem e podem nem ter sido sequancialmente...não sei... entre a 385 e as 6 podem ter havido outros negócios.. não sei que se passou em 40-60 segundos nos C vs V

as situações podem ser tantas que vou repisar isto: comissões ao negócio são a maior pouca vergonha que pode existir.. é um roubo descarado... e só tenho pena que não haja neste momento pessoa(as) ou instituições que os processem (BVLP ou Euronext Lisboa ou como se queiram chamar)por isso... é que a maior parte das pessoas pensava que os roubos de serem necessários vários negócios para executar uma ordem só iria acontecer numa Semapa ou algo semalhante... vai ser a norma em PRC, em BCP.. em EDP, etc etc

Sejam sérios os srs da Euronext e coloquem as coisas com seriedade... cobrem comissões por ordem e não ao negócio.

Cump.
Info

Info

por PJBM2 » 13/11/2003 16:49

As ordens não são minhas :wink: , mas acho que não percebi bem a tua explicação. :(
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

re

por Info » 13/11/2003 16:37

Paulo... aparecem-te 5 ordens diferentes pq no momento em que entrou a tua ordem e chegou a vez de ser executada aquela era a situação que existia... e são 5 ordens pq nenhuma tem a ver com a outra.... se quando entrasse a tua ordem a execuar apanhasses por sorte uma ordem só de 3760 de alguém.. seja resto ou não.. ficavam lá 10 para quem viesse logo a seguir... e esse a seguir poderia até ter sorte pq poderia juntar-se a essas 10 mais 50000.. etc etc

por issso comissões ao negócio é dos maiores roubos que podem existir..mas repito o mais chulo e vergonhoso é que nem a própria Euronext fornece ao comum investidor no streaming descrição das ordens a todo o momento no sistema... e não venho dizer que com isso se impediam coisas como as q te aconteceram.. mas fica o pormenor da pouca vergonha.

Cump.

Cump.
Info

eu

por artista_ » 13/11/2003 16:31

com instituições financeiras já acredito em tudo...

Registado: 17/3/2003 22:51

marcoantónio

por PJBM2 » 13/11/2003 16:25

Este argumento até é válido...mas se analisarmos bem os negócios que foram feitos, não bate muito certo, pois quando faz o negócio das 385 acções isto significa que o 1º vendedor da lista de espera já esgotou as que tinha para vender e portanto vai comprar ao seguinte. Então este seguinte teria forçosamente 6 acções senão teria vendido as 10 restantes logo de uma vez. Não acha?
Paulo Moreira

re

por Info » 13/11/2003 16:23

epá... vai ser a norma.. não pensem que isso só poderá (poderia) acontecer com papéis pouco líquidos... vai (está) a a contecer com tudo... inclusivé bcp. ptc edp etc.. pq?:

- 1º porque a qq momento ficam ordens de sobras.. pe era alguém que tinha uma de 20000 e foi comida em 19991 com o resto de uma ordem qq e ficaram lá 9... ou é caso mesmo de "pesados" que deixam por lá restos e nem se chateiam...etcc etcc

- 2º... a BOAZONA da Euronext não disponibiliza discriminação de ordens... ou seja num dado instante tens lá na V de edp por exempplo 4500 e as 4500 são 2000+100+14+6+ etc até fazer 4500.... ou seja algo impensável que é quem compra e vende nunca sabe quantos negócios vão ser precisos para realizar a ordem... e a partir de dezembro a QUERIDA Euronext vãi finalmente disponibilizar isso a pagar... dizem eles para aumentar a liquidez e visibilidade ( e agora é o quê?.. ladrões).. mas estar disponível nos streamings da LJ ou Activo ou qq outro? Se.. e digo SE estiver vai ser a que precinho? É tão caricato q isso que eles acham um privilégio de alguns é norma em muitas corretoras pelo mundo fora.... pergunte aí ao Camisa ROxa quanto paga ele pelo Level II nos States ;)

Hip hip hurra pela euronext... "cobra mais por menos"

Cump.
Info

por MarcoAntonio » 13/11/2003 16:13

Paulo Moreira, eu já me tinha referido a estas alterações e penso que já é sobejamente sabido que não estou (nem nunca estive) a favor destas alterações da Euronext que eu acredito que em nada beneficiam a sua competitividade e transparência...

Como já disse, estas medidas vão precisamente no sentido contrário àquelas que o mercado precisava...

Neste contexto, torna-se ainda mais difícil à nossa praça sair do buraco sombrio e frio em que se encontra.

Em relação a esta questão em pormenor, saliento apenas o seguinte: as 6 acções não são necessariamente de um insensato... Poderão ser 6 acções que sobraram a outro vendedor!

É o problema deste novo processo... Mesmo que os investidores aumentem o tamanho das ordens, continuará a haver pequenas parcelas dispersas porque as ordens muito dificilmente «casam» umas com as outras.

Para a Euronext é um negócio da china... claro!

Eles nem precisam de «aldrabar»...
Imagem

Administrador Fórum

por JohnnySideral » 13/11/2003 16:08

eu ja tentei dar ordens de tudo ou nada por causa das comissoes e reparei q essa opcao desapareceu depois da integração, alguem sabe pq ?

conclusao ja fui tb castigado pelas comissoes, grrrrrrrrrrrrrrr :evil:

ps: uso a cgd
JohnnySideral

por PJBM2 » 13/11/2003 16:05

Não acho nada normal, muito pelo contrário. Acho revoltante. Eu não sei de quem é a culpa, se é da corretora ou se é do sistema da euronext, pois não sei como as ordens são processadas. Mas que seria útil investigar ha isso é. Se alguém souber responder...
Eu tenho muitas dúvidas que haja alguém insensato ao ponto de vender 6 acções com este sistema. As comissões ficam da ordem da grandeza do próprio negócio...Enfim, só dá para dizer DAH !!!:shock:
Paulo Moreira

re

por Info » 13/11/2003 15:54

com a integração na euronext.. esse tipo de coisas vai ser NORMALÍSSIMO....

hip hip hurra pela tão famosa Euronext!

Parabéns srs da bvlp.... descubriram a roda: "como cobrar mais por menos"

Cump.
Info

Acham normal??

por Tridente » 13/11/2003 15:32

Hoje na abertura dei ordem para compra de 3750 EDP.
O negócio foi concretizado da seguinte maneira:
8:00 2640
8:00 715
8:00 385
8:01 6
8:01 4

1º que eu saiba a bolsa ainda abre ás 8:00
2º já ando na bolsa à vários anos e nunca vi uma ordem a ser concretizada do seguinte modo

6 acções e depois 4 ás 8:01 ??!!

ah! a corretora que uso é a LJC…

Registado: 9/11/2002 3:06

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cmsbarros, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006, VALHALLA e 237 visitantes