Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TGN » 12/11/2011 13:38

hypo Escreveu:Alguem sabe quem terá comprado ontem as acções do BCP ? Li que foram transacionadas perto de 9 % do capital do BCP.Ou terá sido um rearranjo de carteira?

Na minha opinião acho que há muitos investidores que entraram por volta dos 0,20 e vem se desfazendo das acções quando a mesma caiu abaixo dos 0,15.Mesmo quem entra agora penso que tenha o stop bem afinado tanto para as perdas quanto para efectuar mais valias,veja que quem comprou a 0,10 uma boa quantidade teve uma margem de 9% durante o dia para efectuar mais valias!bem mas há diversas situações que precisaria de uma página inteira para enumerar e explicar cada uma.Penso que daqui para frente vamos ter volumes altos,pois a este nível de cotação o apetite pelo risco BCP esta a aumentar porém com muita cautela e stops a dispararem durante toda a sessão!

Registado: 14/10/2011 18:31

por TGN » 12/11/2011 13:23

Pois é!mas os rácios não são definidos pelo governo mas sim a nível internacinal.O rácio de capital é muito importante,se assim não fosse não haveria dinheiro para absorver o impacto do crédito mal parado!Aí sim era falirem uns atrás dos outros.

Re: j

por Marco Martins » 12/11/2011 11:05

luislobs. Escreveu:Criou-se o hambiente que os bancos estao todos falidos como o Bpn, nao se faz ja é os lucros de a alguns anos ..mal acostumados.

O dinheiro da troika serve para subir os racios..que eles proprios vriaram..

Compreendo a necessidade de subida dos racios... mas só até certo ponto...

Se o stock dos bancos é "dinheiro", numa visão paralela, imaginem o que seria o estado obrigar as empresas que possuem stocks de outros artigos a ter de aumentar esses mesmos stocks num período de crise onde as vendas diminuem...

Isso certamente iria provocar um maior custo por ter dinheiro parado, para além de que iria provocar uma redução de possíveis lucros e iria provocar uma queda de reinvestimento.

O que vai acontecer aos bancos será exactamente isso...

Se o estado parece que quer assumir todos os prejuízos dos bancos, então mais valia permitir que eles tivessem racios excepcionalmente mais baixos para assim dinamizarem a economia...

(isto é como tudo, o estado deveria poupar para quando a economia abrandasse ser ele o motor... o racio dos bancos deveria funcionar de igual forma...)

Registado: 7/4/2007 17:13

por hypo » 12/11/2011 11:00

Alguem sabe quem terá comprado ontem as acções do BCP ? Li que foram transacionadas perto de 9 % do capital do BCP.Ou terá sido um rearranjo de carteira?

Registado: 11/9/2011 19:03

j

por luislobs. » 12/11/2011 9:47

Criou-se o hambiente que os bancos estao todos falidos como o Bpn, nao se faz ja é os lucros de a alguns anos ..mal acostumados.

O dinheiro da troika serve para subir os racios..que eles proprios vriaram..
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por TGN » 12/11/2011 0:07

Flecha Escreveu:Boa noite,

Vou colocar algumas questões sobre a recapitalização da banca, e pf preciso que alguém me ajude a esclarecer as minhas dúvidas.
1- Se as empresas do sector empresarial do estado pagasse as dividas que tem aos bancos, para além de o exemplo resolvia dois problemas pagava a divida deixava de pagar juros e recapitalizava a banca. Pergunta - estamos a falar de que valor? dos 12000 milhões podemos utlizar parte deste dinheiro para cumprir uma obrigação das empresas do sector empresarial do estado?
2- Caso o eatado entre no capital accionista dos bancos o valor das acções passa para que valor?
3- a recapitalização da banca vai servir somente para atingir determinados racios, e a ajuda que vai ser necessário para ajudar a relançar a economia?
Muito obrigado e agradeço que me ajudem a esclarecer algumas dúvidas.

Boa noite.A troika não autorizou o Governo a utilizar esta linha de crédito para amortizar dívidas com as entidades bancárias!em relação a entrada do estado no capital dos bancos ainda não esta definido de como vai ser,penso eu!a evolução das cotações depende muito das condições de entrada no capital,se for através de emissão de acções preferenciais,que não mexe na estrutura accionista,ou seja não dilui a participação de cada um na sociedade seria o ideal!parece me que vai ser desta maneira pelo que já foi anteriormente noticiado pelo Governo.E por final a recapitalização vai ser necessária para que os bancos atinjam os rácios exigidos,no caso do BCP já atingiu para este ano os 9%(9,1%) e deverá chegar aos 10% até ao final de 2012 sendo que ainda terão que descontar os restantes 30% de perdas com a Grécia no balanço,sendo que vão ter que levar em consideração o valor das obrigações que detém aos preços de mercado!Devido a liquidez extra que os bancos vão precisar para também financiar a economia é que dizem que os 12 mil milhões não vão ser suficientes.Espero ter ajudado.

por psi-20 » 11/11/2011 23:55

[quote="sonybravia"]Boa Noite a todos!é pena estarmos a assistir o que se passa com a nossa banca e a nossa economia!Custa me ver os que iniciaram esta crise estão a ultrapassa la melhor do que a Europa!Penso que o BCE deve ir mais longe a estimular a economia da zona Euro,ou seja,levar a taxa directora ao mesmo nível da FED!entre 0 e 0,25%!E a zona do Euro deve emitir dívida comum,faz sentido se tem a mesma moeda!Há mecanismos disponíveis porém não há vontade política de as implementar!Quanto ao BCP e aos outros espero que sirva de lição para não meterem se mais a investir em dívida duvidosa de países como a Grécia!Aliás,os bancos privados deveriam de ser proibidos de realizarem investimentos deste tipo.[/quote

Sonybravia, posso estar a dizer uma completa barbaridade, mas acho que o problema dos bancos portugueses não é a dívida pública da Grécia, mas sim a dívida pública Portuguesa....

Registado: 29/11/2007 12:15

por verdeacordaesperança » 11/11/2011 23:39

Boa noite,

Vou colocar algumas questões sobre a recapitalização da banca, e pf preciso que alguém me ajude a esclarecer as minhas dúvidas.
1- Se as empresas do sector empresarial do estado pagasse as dividas que tem aos bancos, para além de o exemplo resolvia dois problemas pagava a divida deixava de pagar juros e recapitalizava a banca. Pergunta - estamos a falar de que valor? dos 12000 milhões podemos utlizar parte deste dinheiro para cumprir uma obrigação das empresas do sector empresarial do estado?
2- Caso o eatado entre no capital accionista dos bancos o valor das acções passa para que valor?
3- a recapitalização da banca vai servir somente para atingir determinados racios, e a ajuda que vai ser necessário para ajudar a relançar a economia?
Muito obrigado e agradeço que me ajudem a esclarecer algumas dúvidas.

Registado: 29/11/2007 3:24

por TGN » 11/11/2011 23:27

Boa Noite a todos!é pena estarmos a assistir o que se passa com a nossa banca e a nossa economia!Custa me ver os que iniciaram esta crise estão a ultrapassa la melhor do que a Europa!Penso que o BCE deve ir mais longe a estimular a economia da zona Euro,ou seja,levar a taxa directora ao mesmo nível da FED!entre 0 e 0,25%!E a zona do Euro deve emitir dívida comum,faz sentido se tem a mesma moeda!Há mecanismos disponíveis porém não há vontade política de as implementar!Quanto ao BCP e aos outros espero que sirva de lição para não meterem se mais a investir em dívida duvidosa de países como a Grécia!Aliás,os bancos privados deveriam de ser proibidos de realizarem investimentos deste tipo.

por pvg80713 » 11/11/2011 19:13

Jorge158 Escreveu:Está mesmo condenado este sacana...
Com tão fortes subidas lá fora e depois de tantas sessões a cair a pique, o BCP não faz melhor que subir 3 miseraveis pontos percentuais...
Água benta para cima dele.

o BPI subiu 5 e o BES quase nada...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Jorge158 » 11/11/2011 18:52

Está mesmo condenado este sacana...
Com tão fortes subidas lá fora e depois de tantas sessões a cair a pique, o BCP não faz melhor que subir 3 miseraveis pontos percentuais...
Água benta para cima dele.

Registado: 29/11/2007 4:36

por K. » 11/11/2011 18:08

Bem, trata-se de política misturada com dinheiro.
Ética e moral têm pouco espaço dentro de tal combinação.

Registado: 28/5/2008 1:17

por PT_Trader » 11/11/2011 17:49

fooman Escreveu:
É que a malta ainda não percebeu que o que está a acontecer é exactamente uma luta dos países cumpridores de regras contra os países que nunca cumprem nada. E os países cumpridores vão forçar os não cumpridores a tomar decisões cujo controlo "à posteriori" lhes vai ser negado.

Além de ser uma questão financeira é, sobretudo, uma questão cultural !!!!!

fooman, esquece isso... agora é hora de agir rapidamente, os julgamentos são feitos mais tarde.

Registado: 20/6/2011 21:48

por fooman » 11/11/2011 17:44

K. Escreveu:Acho que sim, que vão. Aliás, começaram a fazê-lo anteontem, quando os yields dos 2 anos em Itália passaram para cima dos 5 (sinal que o mercado espera Default). O BCE não parou de comprar, e há uma grande diferença: Draghi sabe muito bem como isto funciona e vai-se abster quando se tratar de dar informação ao mercado. Ou seja, The sky is the limit.

Isto é um corte total com o que tem sido feito até agora: os fundos de resgate tinham um limite, e os fundos sabiam que o limite poderia ser derrubado país a país, logo as posições contra a banca e contra a dívida eram seguras. Agora, quem é que se vai meter com um BCE munido de liquidez infinita: eu não me atrevia...

Um interessante artigo na Bloomberg, com um velho conhecido nosso (acho que andou metido na política portuguesa há muitos anos atrás...:-)..).

http://www.businessweek.com/news/2011-1 ... silva.html

K. se ler o artigo todo percebe que este comentário do Cavaco Silva é o típico comentário tuga - o do desenrascanço, do mamanço e da falta de regras e do cumprimentos das mesmas. Conseguiu dar de si mesmo uma figura patética de incumpridor, valia mais estar caladinho que fazer figurões destes.

Repare-se que, mais abaixo, os membros da Holanda, Bélgica e Alemanha comentam que não há muito mais que o BCE possa fazer, ou seja "AS REGRAS SÃO PARA CUMPRIR".

É que a malta ainda não percebeu que o que está a acontecer é exactamente uma luta dos países cumpridores de regras contra os países que nunca cumprem nada. E os países cumpridores vão forçar os não cumpridores a tomar decisões cujo controlo "à posteriori" lhes vai ser negado.

Além de ser uma questão financeira é, sobretudo, uma questão cultural !!!!!

Registado: 29/11/2007 3:26

por carf2007 » 11/11/2011 17:38

PT_Trader Escreveu:
Com a Itália a explodir, de uma vez por todas têm que ligar a rotativa. Deve ser a última forma de resolução que os alemães desejam, mas já deu para ver que as outras opções não resultam.

Ligar as rotativas do Euro, é o que os EUA mais desejam neste momento, para compensar o dolar cada vez mais fraco e que pode colapsar a qualquer momento se a China decidir mudar de moeda de refúgio. Melhor seriam os Eurobonds e/ou reforço do Fundo de estabilização financeira.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por K. » 11/11/2011 17:36

Acho que sim, que vão. Aliás, começaram a fazê-lo anteontem, quando os yields dos 2 anos em Itália passaram para cima dos 5 (sinal que o mercado espera Default). O BCE não parou de comprar, e há uma grande diferença: Draghi sabe muito bem como isto funciona e vai-se abster quando se tratar de dar informação ao mercado. Ou seja, The sky is the limit.

Isto é um corte total com o que tem sido feito até agora: os fundos de resgate tinham um limite, e os fundos sabiam que o limite poderia ser derrubado país a país, logo as posições contra a banca e contra a dívida eram seguras. Agora, quem é que se vai meter com um BCE munido de liquidez infinita: eu não me atrevia...

Um interessante artigo na Bloomberg, com um velho conhecido nosso (acho que andou metido na política portuguesa há muitos anos atrás...:-)..).

http://www.businessweek.com/news/2011-1 ... silva.html

por fooman » 11/11/2011 17:35

K. Escreveu:Ulisses, em último recurso podem usar a directiva europeia. Que pode se contestada internamente de diversas formas. Claro, no limite é mesmo impossível resistir, mas estamos no ambiente em que as coisas estão a acontecer muito rápido. Se com estas manobras dilatórias conseguirem ganhar um mês, pode ser suficiente: o BCE já não pode adiar a monetização e o dinheiro vai começar a chover irremediavelmente.

Isto pode levar a Alemanha a sair do Euro para se proteger de hiperinflacção. Uma hipótese sem sentido? Não é o que o mercado diz, pois as obrigações alemãs estão a transaccionar claramente acima do par! Isto significa que o mercado começa a dar uma probabilidade elevada a esta hipótese. Porquê? Porque sabe que o BCE vai mesmo injectar liquidez com força. As injecções do BCE junto com a descida dos juros e o programa de compras podem levar os yields de Portugal para níveis mais perto da solvência, o que leva a uma recapitalização automática dos bancos, através da valorização da carteira de activos.

K. Vá lá perguntar aos suiços, noruegueses, suecos e outros que tal se estão a gostar da brincadeira. A Alemanha sair do euro é uma utopia completa. O mais natural é que os outros saiam, a Alemanha mantém-se, assim com o Holanda e todos os outros países a norte da "Garlic Border".

por PT_Trader » 11/11/2011 17:24

K. Escreveu:Ulisses, em último recurso podem usar a directiva europeia. Que pode se contestada internamente de diversas formas. Claro, no limite é mesmo impossível resistir, mas estamos no ambiente em que as coisas estão a acontecer muito rápido. Se com estas manobras dilatórias conseguirem ganhar um mês, pode ser suficiente: o BCE já não pode adiar a monetização e o dinheiro vai começar a chover irremediavelmente.

Isto pode levar a Alemanha a sair do Euro para se proteger de hiperinflacção. Uma hipótese sem sentido? Não é o que o mercado diz, pois as obrigações alemãs estão a transaccionar claramente acima do par! Isto significa que o mercado começa a dar uma probabilidade elevada a esta hipótese. Porquê? Porque sabe que o BCE vai mesmo injectar liquidez com força. As injecções do BCE junto com a descida dos juros e o programa de compras podem levar os yields de Portugal para níveis mais perto da solvência, o que leva a uma recapitalização automática dos bancos, através da valorização da carteira de activos.

Com a Itália a explodir, de uma vez por todas têm que ligar a rotativa. Deve ser a última forma de resolução que os alemães desejam, mas já deu para ver que as outras opções não resultam.

Mas o problema é que na UE isto é muita burocracia e nada é flexível... Achas que vão passar por cima dos actuais tratados e alterar de vez a missão do BCE? É que se for para alterar algum tratado, não se faz nada assim tão rápido!

E também diga-se que só de pensar num país a sair do euro, como a Alemanha, não é um processo nada simpático e fácil de se fazer.

Registado: 20/6/2011 21:48

por fooman » 11/11/2011 17:19

K. Escreveu:Os bancos podem evitar a entrada do estado bloqueando as vias pelo qual o estado o pode fazer.

Começo por perguntar o seguinte: de que meios legais dispõe o estado para obrigar os bancos a uma nacionalização forçada?

Dá-me uma ligeira ideia que os bancos estão a fazer tudo para que a entrada do estado seja uma realidade - senão não tinham alterado os respectivos pactos sociais como fizeram...

Ulisses Pereira Escreveu:K. , basta dizerem que, por via da directiva europeia, eles são obrigados a ter um rácio de X, senão não poderão exercer actividade.

Um abraço,
Ulisses

Entre outras coisas. Presumo que o Ulisses estaria a falar do rácio Tier1 mas há outros rácios que, ao serem limitados, poderão obrigar os bancos a serem recapitalizados à força. Por exemplo, basta dizerem que o rácio de alavancagem não pode ser superior a "x". Obriga o banco a ter que se desfazer de activos com a consequente perda financeira e a levar essa perda ao capital. A perda pode ser suficiente para "limpar" o capital do banco (mesmo que o rácio Tier1 obrigatório seja de 0).

por K. » 11/11/2011 17:13

Ulisses, em último recurso podem usar a directiva europeia. Que pode se contestada internamente de diversas formas. Claro, no limite é mesmo impossível resistir, mas estamos no ambiente em que as coisas estão a acontecer muito rápido. Se com estas manobras dilatórias conseguirem ganhar um mês, pode ser suficiente: o BCE já não pode adiar a monetização e o dinheiro vai começar a chover irremediavelmente.

por __JB__ » 11/11/2011 17:12

Pessoalmente acho que se está a estigmatizar em demasia a questão do Estado entrar no capital dos bancos!

Reparem que o Estado mandava na EDP na PT na Galp etc e eram empresas que cresciam, davam lucros e havia estabilidade accionista!

Vejam agora como o BCP andou anos e anos a fazer sucessivos aumentos de capital e não fez outra coisa que não destruir valor, através de péssimas decisões estratégicas e de guerras com accionistas !!
Se o Estado entrar e assumir uma posição de liderança temporária no banco, vendendo a posição no mercado a UM ou VÁRIOS interessados no futuro, ressarcindo o seu investimento, acham que é daqui que vém mal ao mundo!???

É que nas actuais condições de mercado não haverá dinheiro suficiente por partes dos accionistas fazerem um aumento de capital quase faraónico... sendo apenas possivel esta "nacionalização" temporária.
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "

Registado: 15/3/2005 16:13

por Trisquel » 11/11/2011 17:01

PIKAS Escreveu:
Trisquel Escreveu:

Os bancos precisam de liquidez e aumento de capital mas não tem alternativas, já ninguém os acredita, e a única que existe estão a escamotea-la.

Edit - só não acho bem o estado não liquidar as suas dívidas e utilizar esse dinheiro para ganhar participação nos bancos, sejamos justos em toda a horizontalidade, como um amigo meu diz "precisamos de falar na vertical", leia-se de forma transparente!

O capital não representa liquidez, pelo menos 100 euros de capital não são 100 euros disponíveis para emprestar à economia.

A liquidação das dívidas do estado e, sobretudo, do setor empresarial do estado é que seria liquidez pura. O estado paga 100 e esses 100 ficam disponíveis para emprestar à economia.

O problema é que quando negociaram o programa da troika lembraram-se do reforço de capitais dos bancos e para tal puseram lá 12 mil milhões e não se lembraram da liquidez.

Cumprimentos,

Mas esse reforço de capital não é para ficar parado, ou é? Claro que não, por isso é liquidez, a questão tem a ver com rácios de capital próprio!

O pagamento/adiantamento da dívida publica Portuguesa já é mais duvidoso visto estar suportada em empréstimos ao BCE.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por anuncicar » 11/11/2011 17:00

Boa tarde,

O Triquel abordou aqui algo que também me faz "confusão".

Ora bem, supostamente o Estado deve X mil milhões (30 a 40 percebi eu há dias, mas posso estar enganado no valor) à banca.

Contudo, não paga a dívida mas propõe-se emprestar Y podendo até, em última instância, ficar "dono" do(s) banco(s) em questão.

Porque razão não paga o Estado aquilo que deve aos bancos? Ou entrega o tal valor Y para amortizar a dívida?

Também não percebo por que os bancos não exigem o pagamento desta "suposta" dívida.

Mas afinal, há dívida do Estado para com os bancos, ou não há?

Desculpem se a pergunta até pode ter resposta fácil, mas assim de repente, parece que existe muito nevoeiro em relação a este assunto.

abç

Trisquel Escreveu:Os bancos/banqueiros estão a fazer passar uma mensagem errada á opinião pública da própria necessidade deles!

Esta hipotética ou quase real entrada do estado na banca parece ser uma vontade governativa mas na realidade não é, a realidade é bem diferente e oposta.

Os bancos precisam de liquidez e aumento de capital mas não tem alternativas, já ninguém os acredita, e a única que existe estão a escamotea-la.

No limite era como se um de nós precisa-se de dinheiro de um banco e entra-se por o mesmo a dentro impondo as condições de empréstimo, qual seria a reação deles... nem quero pensar! :wink:

Edit - só não acho bem o estado não liquidar as suas dívidas e utilizar esse dinheiro para ganhar participação nos bancos, sejamos justos em toda a horizontalidade, como um amigo meu diz "precisamos de falar na vertical", leia-se de forma transparente!

Registado: 29/11/2007 2:03

por Gtony84 » 11/11/2011 16:57

andre_ferreira Escreveu:
Gtony84 Escreveu:
fooman Escreveu:
Gtony84 Escreveu:Acho que faz mais sentido agir assim no BCP (E outros...) do que estar a aniquilar o BCP ao ficar dono de + 50% do capital accionista.

Gtony84
Se o dinheiro dos meus impostos vai ser usado para salvar bancos, estou-me nas tintas para os accionistas, não achas que assim é que é mais correcto?

Fooman,

Eu também estou-me nas tintas, mas não me estou nas tintas se vou reavê-lo ou não...

E sinceramente, avaliando as coisas como elas estão hoje, considero ser muito mais dificil devolverem-me o €€€ se entrar no capital do BCP com uma fatia até 70%, do que ser um emprestimo com regras bem definidas, como por exemplo ter poder de supervisão de qualquer decisão sobre a Actividade estrategica, obrigar a um plano de pagamento faseado etc entre outras ideias... No fim de tudo seria um mal menor para ambas as partes, BCP e Estado.

Ps: Alguém sabe o valor de Obrigações de divida Portuguesa que o BCP detém?

mas se o financiamento for atraves de 1 emprestimo e o Estado poder intervir como fosse um accionista (nomear a administração, decidir sobre a politica de dividendos, etc )não está a violar a lei? ou seja, o estado seria um accionista sem o ser

Se não houvesse leis a regulamentar isto, criavam-se.. Os deputados têem de servir para alguma coisa :P

Além disso, esta situação excepcional que vivemos tem de ter soluções inovadoras, que protejam o Estado, o Banco e os accionistas..

Creio que num simples aumento de capital só mesmo o banco saíria Beneficiado. O Accionista viria a sua posição diluida e o estado ficaria com uma participação que jamais poderia reaver nela o que investiu.

Registado: 29/12/2009 12:44

por PIKAS » 11/11/2011 16:52

Trisquel Escreveu:

O capital não representa liquidez, pelo menos 100 euros de capital não são 100 euros disponíveis para emprestar à economia.

A liquidação das dívidas do estado e, sobretudo, do setor empresarial do estado é que seria liquidez pura. O estado paga 100 e esses 100 ficam disponíveis para emprestar à economia.

O problema é que quando negociaram o programa da troika lembraram-se do reforço de capitais dos bancos e para tal puseram lá 12 mil milhões e não se lembraram da liquidez.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, Google [Bot] e 133 visitantes