BCP - Tópico Geral
K. Escreveu:Os bancos podem evitar a entrada do estado bloqueando as vias pelo qual o estado o pode fazer.
Começo por perguntar o seguinte: de que meios legais dispõe o estado para obrigar os bancos a uma nacionalização forçada?
Tudo bem. Mas como é que depois os bancos vão conseguir recapitalizar-se naqueles níveis?
- Registado: 20/6/2011 21:48
Os bancos/banqueiros estão a fazer passar uma mensagem errada á opinião pública da própria necessidade deles!
Esta hipotética ou quase real entrada do estado na banca parece ser uma vontade governativa mas na realidade não é, a realidade é bem diferente e oposta.
Os bancos precisam de liquidez e aumento de capital mas não tem alternativas, já ninguém os acredita, e a única que existe estão a escamotea-la.
No limite era como se um de nós precisa-se de dinheiro de um banco e entra-se por o mesmo a dentro impondo as condições de empréstimo, qual seria a reação deles... nem quero pensar!
Edit - só não acho bem o estado não liquidar as suas dívidas e utilizar esse dinheiro para ganhar participação nos bancos, sejamos justos em toda a horizontalidade, como um amigo meu diz "precisamos de falar na vertical", leia-se de forma transparente!
Esta hipotética ou quase real entrada do estado na banca parece ser uma vontade governativa mas na realidade não é, a realidade é bem diferente e oposta.
Os bancos precisam de liquidez e aumento de capital mas não tem alternativas, já ninguém os acredita, e a única que existe estão a escamotea-la.
No limite era como se um de nós precisa-se de dinheiro de um banco e entra-se por o mesmo a dentro impondo as condições de empréstimo, qual seria a reação deles... nem quero pensar!

Edit - só não acho bem o estado não liquidar as suas dívidas e utilizar esse dinheiro para ganhar participação nos bancos, sejamos justos em toda a horizontalidade, como um amigo meu diz "precisamos de falar na vertical", leia-se de forma transparente!
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Gtony84 Escreveu:fooman Escreveu:Gtony84 Escreveu:Acho que faz mais sentido agir assim no BCP (E outros...) do que estar a aniquilar o BCP ao ficar dono de + 50% do capital accionista.
Gtony84
Se o dinheiro dos meus impostos vai ser usado para salvar bancos, estou-me nas tintas para os accionistas, não achas que assim é que é mais correcto?
Fooman,
Eu também estou-me nas tintas, mas não me estou nas tintas se vou reavê-lo ou não...
E sinceramente, avaliando as coisas como elas estão hoje, considero ser muito mais dificil devolverem-me o €€€ se entrar no capital do BCP com uma fatia até 70%, do que ser um emprestimo com regras bem definidas, como por exemplo ter poder de supervisão de qualquer decisão sobre a Actividade estrategica, obrigar a um plano de pagamento faseado etc entre outras ideias... No fim de tudo seria um mal menor para ambas as partes, BCP e Estado.
Ps: Alguém sabe o valor de Obrigações de divida Portuguesa que o BCP detém?
mas se o financiamento for atraves de 1 emprestimo e o Estado poder intervir como fosse um accionista (nomear a administração, decidir sobre a politica de dividendos, etc )não está a violar a lei? ou seja, o estado seria um accionista sem o ser
K. Escreveu:O estado NÂO vai entrar no capital dos bancos, porque os bancos não vão permitir que tal aconteça. Felizmente para todos nós!
Certo... o que o K. deve querer dizer é que vai acontecer mais do mesmo, ou seja, o tráfico de influências vai ter um papel crucial no meio disto tudo e o nosso Estadozinho vai na cantiga do bandido e vai acabar por decidir em prejuízo do contribuinte.
As coisas para correrem bem - e serem aprovadas pelo BCE e UE e FMI - deverão ter que ter um perfil idêntico às nacionalizações já efectuadas na Holanda, Alemanha, Irlanda e Inglaterra.
P.S. Na Holanda o estado nacionalizou a parte holandesa do Fortis, renomeando-a de ABN. Em relação às intervenções nos ING, SNS e AEGON, foram feitas mediante um empréstimo cuja taxa de juro foi, em alguns casos, de 50% - condição suficiente para a UE aprovar a ajuda estatal.
- Registado: 29/11/2007 3:26
aaugustobb Escreveu:E se os grandes volumes que se tem verificado ultimamente são fecho de posições de grandes acionistas(obrigados)???... e se for esse o caso o banco não estará agora muito mais vulnerável a uma opa??...![]()
Com a diminuição do valor do título e neste caso que sempre foi um titulo com muita liquidez os volumes tendem a aumentar, com o mesmo valor transacionas mais titulos, por isso pode não ser tão linear essa afirmação.
A CMVM oportunamente irá dar essa informação caso estejas correcto na tua análize!
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
K. Escreveu:O estado NÂO vai entrar no capital dos bancos, porque os bancos não vão permitir que tal aconteça. Felizmente para todos nós!
Sem dúvida que seria excelente se tal acontecesse. Mas, se os níveis de recapitalização manterem-se, como é que achas que os bancos o vão conseguir?
- Registado: 20/6/2011 21:48
Re: comprar bcp
pellux Escreveu:carf2007 Escreveu:Maxcielle Escreveu:eu tenho conta no Millenium e estava a pensar comprar umas acçoes do BCP. Para manter a longo prazo.
Se eu comprar por exemplo 1000 acoes tenho de pagar alguma comissão?
E depois tenho alguma comissão de gestao ou algo do género?
Existem encargos fixos caso eu as possuir?
Peço desculpa mas gostava de começar a brincar na bolsa mas faltam-me estes detalhes dada a minha total inexperiência.
Só 1000 acções não te compensa. No millenium pagas comissão de Guarda de Titulos(quase 9€/trimestre), em pouco tempo gastavas mais em comissões do que o valor das acções.
Se forem títulos do BCP ficas isento da guarda de títulos.
Por acaso não sabia. Se for assim menos mal.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:Maxcielle Escreveu:eu tenho conta no Millenium e estava a pensar comprar umas acçoes do BCP. Para manter a longo prazo.
Peço desculpa mas gostava de começar a brincar na bolsa mas faltam-me estes detalhes dada a minha total inexperiência.
Só 1000 acções não te compensa. No millenium pagas comissão de Guarda de Titulos(quase 9€/trimestre), em pouco tempo gastavas mais em comissões do que o valor das acções.
Se forem títulos do BCP ficas isento da guarda de títulos.
fooman Escreveu:Gtony84 Escreveu:Acho que faz mais sentido agir assim no BCP (E outros...) do que estar a aniquilar o BCP ao ficar dono de + 50% do capital accionista.
Gtony84
Se o dinheiro dos meus impostos vai ser usado para salvar bancos, estou-me nas tintas para os accionistas, não achas que assim é que é mais correcto?
Fooman,
Eu também estou-me nas tintas, mas não me estou nas tintas se vou reavê-lo ou não...
E sinceramente, avaliando as coisas como elas estão hoje, considero ser muito mais dificil devolverem-me o €€€ se entrar no capital do BCP com uma fatia até 70%, do que ser um emprestimo com regras bem definidas, como por exemplo ter poder de supervisão de qualquer decisão sobre a Actividade estrategica, obrigar a um plano de pagamento faseado etc entre outras ideias... No fim de tudo seria um mal menor para ambas as partes, BCP e Estado.
Ps: Alguém sabe o valor de Obrigações de divida Portuguesa que o BCP detém?
Maxcielle Escreveu:eu tenho conta no Millenium e estava a pensar comprar umas acçoes do BCP. Para manter a longo prazo.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Mas também ao entrar no capital só vai receber se a situação melhorar...
Mas depois surgem problemas... Quem é que vai estar na disposição de comprar até 70% do capital do banco?
E a que preços? Cobrindo apenas os 1.75Mil Milhões que o estado injectou? E se essa participação valer a preços de mercado 2.75 Mil Milhões?
Lol... Muitas questões para um accionista poder comprar uma posição do relevo desta... Acho impossivel isso acontecer.
Acho que o Estado vai injectar €€€ no BCP, mas não será entrando no capital. Nem o estado pode, nem o BCP quer. Seria uma Nacionalização definitiva do BCP.
Mas depois surgem problemas... Quem é que vai estar na disposição de comprar até 70% do capital do banco?
E a que preços? Cobrindo apenas os 1.75Mil Milhões que o estado injectou? E se essa participação valer a preços de mercado 2.75 Mil Milhões?
Lol... Muitas questões para um accionista poder comprar uma posição do relevo desta... Acho impossivel isso acontecer.
Acho que o Estado vai injectar €€€ no BCP, mas não será entrando no capital. Nem o estado pode, nem o BCP quer. Seria uma Nacionalização definitiva do BCP.
Gtony84 Escreveu:Acho que faz mais sentido agir assim no BCP (E outros...) do que estar a aniquilar o BCP ao ficar dono de + 50% do capital accionista.
Gtony84
Aliás, e no caso do BCP, adorava ver os amigos do Sócrates a declararem falência e ficarem sem nada - Berardos, Teixeira Duarte, Finos, etc - e, com um bocadinho de jeito, um graaaande pontapé no rabiosque do Carlos S. Ferreira, xupista profissional e um incompetente nato, que permitiu que o maior banco nacional esteja a ser desmantelado aos pedaços e vendido a preço da uva mijona.
Nota: Não sou accionista do BCP.
- Registado: 29/11/2007 3:26
Maxcielle Escreveu:eu tenho conta no Millenium e estava a pensar comprar umas acçoes do BCP. Para manter a longo prazo.
8€ de comissão na compra 8€ na venda e 8,40 de guarda de titulos de 3 em 3 meses.
- Registado: 29/11/2007 11:46
Ulisses Pereira Escreveu:Gtony, o que é que o Estado ganharia com isso?
Um abraço,
Ulisses
Se o estado entrasse no capital do Banco, muito dificilmente se veria livre dessa posição dado que representaria (a preços de nercado) cerca de 70% do capital do Banco. Ao haver esta diluição de capital com a entrada do estado no banco.
Ao conceder apenas um emprestimo (com regras mais apertadas e com o estado a assumir um poder de supervisão de toda a actividade Estrategica), evitaria uma diluição de capital, e dava margem de manobra para o BCP Valorizar-se.
O Estado ganhava, dado que mais facilmente via esse emprestimo pago pelo BCP, do que vendia uma participação no mercado, que poderia ir até 70% do capital accionista.
Brincar na bolsa ?
- Registado: 22/8/2011 16:59
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, nbms2012 e 150 visitantes