Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 10/11/2011 22:12

Convem avisar que hoje o BCP vale em bolsa 720.000.000 eur.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MERCW125 » 10/11/2011 21:51

carrancho Escreveu:
BULIM123 Escreveu:Agora, pergunto, eu se o Estado entrar, no BCP, imaginem estilo o BCP a 0.05, relembro que ha doi s anos estava a 1,5 e por ai fora, não será bom investimento, afinal do zero para baixo nao passa, a não ser que efectuem um split, ai o caso muda de figura. Pergunto se a longo prazo, não será uma boa reforma, não tou a dizer que com a valorização o BCP valha 1 Euros, mas?????

720 mensagem no caldeirão e ainda mandas uma dessas?!?! :shock:

Metes 1 milhão em qualquer uma que venha a falir, perdes esse milhão quer tenhas adquirido a 10 cents ou a 100 euros.

Repara isto, está pessimo, mas creio que alguns investidores, sairam uns porque perderam a cabeça, outros porque enfim, agora uma coisa é certa certamente tem havido vendas irracionais, ou seja, vehjamos da maneira que estas quedas estao a cair 13%/9% /e por ai fora todos os dias, será que o BCP nao vale 0,03 centimos sequer?? E não acredito que o BCP vá a falencia, mas sim que seja intervencionado a qualquer momento.

Registado: 14/3/2009 21:36

Olhem !

por bboniek33 » 10/11/2011 21:38

Mas pelo menos o Berardo tem experiencia em retalho de mercearias.

Outros nem isso.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por acintra » 10/11/2011 21:32

artista Escreveu:
sub-x Escreveu:mas o que digo é que o dinheiro nao aparece e desaparece do nada, se uma empresa valoriza e se tu tens uma acção que compraste por 1 e vendeste por 10 foi porque entrou pro mercado de acções esse valor os 9€ ou seja quando eu agarro em 100,000€ e invisto estou a aumentar o valor das empresas ou de um indice se investir num indice, e caso retire 100,000€ de investimento estou a retirar esse valor ao indice e se alguem estiver disposto a investir 110,000€ o titulo valoriza e ganho 10,000€ que outra pessoa investiu se alguem tiver só disposto a dar-me 50,000€ por elas perco 50,000€. tudo se baseia na oferta e procura, agora o dinheiro não desaparece simplesmente entra ou sai dos mercados, o mundo não é só acções, e o dinheiro todo que existe no mundo não está todo nos mercados, quando os indices cairam todos foram os investidores que retiraram massivamente o dinheiro que tinham aplicado em titulos, se todos queriam vender e pouca gente queria comprar a oferta é maior que a procura e o valor baixou agora o dinheiro que tu ou eu ou outro perdem não deixa de existir simplesmente muda de mão ou se mercado.

Ainda não percebeste que estás completamente enganado?!

Tu compras 1000 acções do BCP a 1 euro, e depois o único comprador que encontras sou eu, que tas compro a 90 cêntimos. Tu retiras do mercado 900 euros, o BCP perde milhões de capitalização bolsista... ou seja, o que se negoceia no mercado são proporções muito reduzidas mas que tem repercursões na totalidade do capital das empresas... achas que o dinheiro que o Berardo está a perder no BCP foi retirado do mercado por alguém?! Claro que não, o valor das acções caiu e ele perdeu dinheiro com isso, esse dinheiro ninguém o tirou do mercado, desapareceu... podes dizer-lho que ele é bem capaz de ainda não ter percebido também! :mrgreen:

O problema é que esse dinheiro nunca existiu, é virtual! O Berardo pediu emprestado á CGD, a CGD pediu a um banco estrangeiro, o banco estrangeiro pediu a outro qualquer....tudo isto é dinheiro que não existe nestas quantidades mas espera-se receber e com juros.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por pvg80713 » 10/11/2011 21:31

Ulisses Pereira Escreveu:Não é fácil moderar o fórum ao ritmo dos comentários.

Em relação ao BCP, mantenho todo o pessimismo que tenho há muito tempo e que, nos últimos anos, tão grandes críticas me tem valido.

No entanto, parece-me provável que, dada a violência das quedas, possamos ter um ressalto de 20 ou 30% que fará as delícias dos investidores, mas que - até prova em contrário - será isso mesmo, um ressalto. O problema é adivinhar quando ele irá ocorrer.

Um abraço,
Ulisses

era só isto que queria dizer... no post sobre AT...

mas pronto nunca esperei ler

Ulisses Pereira :

acredita que o BCP vai subir 30% !

só num dia. no dia seguinte será mais certamente...

e pronto, tentando eu ser uma pessoa absolutamente imparcial, ao contrário do Ulisses... eu acredito que amanhã :

o BCP fará 9 cêntimos !

e mais uma vez vou tomar comprimidos para não fazer a estupidez de comprar.

agora a sério :

ahahahahaha

acreditaram ?

bolas !

agora fingindo ser sério...
quando houver noticias boas a malta aqui diz.
se o bcp subir 30%........... bolas.......

fica a 13 centimos !

nessa altura eu estarei aqui a falar nisso !

Registado: 19/4/2005 11:11

por artista_ » 10/11/2011 21:30

JCS Escreveu:
Arma/Crítica Escreveu:Bancos portugueses necessitam de € 28,4 BN de capital

Mas alguém tem dúvidas que não há estado que possa suportar isto?! Pois que vão à falência, com € 30 BN funda-se o maior banco Português de sempre, quem é que quer bancos cheios de buracos?!
Editado pela última vez por artista_ em 10/11/2011 21:31, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 10/11/2011 21:26

sub-x Escreveu:mas o que digo é que o dinheiro nao aparece e desaparece do nada, se uma empresa valoriza e se tu tens uma acção que compraste por 1 e vendeste por 10 foi porque entrou pro mercado de acções esse valor os 9€ ou seja quando eu agarro em 100,000€ e invisto estou a aumentar o valor das empresas ou de um indice se investir num indice, e caso retire 100,000€ de investimento estou a retirar esse valor ao indice e se alguem estiver disposto a investir 110,000€ o titulo valoriza e ganho 10,000€ que outra pessoa investiu se alguem tiver só disposto a dar-me 50,000€ por elas perco 50,000€. tudo se baseia na oferta e procura, agora o dinheiro não desaparece simplesmente entra ou sai dos mercados, o mundo não é só acções, e o dinheiro todo que existe no mundo não está todo nos mercados, quando os indices cairam todos foram os investidores que retiraram massivamente o dinheiro que tinham aplicado em titulos, se todos queriam vender e pouca gente queria comprar a oferta é maior que a procura e o valor baixou agora o dinheiro que tu ou eu ou outro perdem não deixa de existir simplesmente muda de mão ou se mercado.

Ainda não percebeste que estás completamente enganado?!

Tu compras 1000 acções do BCP a 1 euro, e depois o único comprador que encontras sou eu, que tas compro a 90 cêntimos. Tu retiras do mercado 900 euros, o BCP perde milhões de capitalização bolsista... ou seja, o que se negoceia no mercado são proporções muito reduzidas mas que tem repercursões na totalidade do capital das empresas... achas que o dinheiro que o Berardo está a perder no BCP foi retirado do mercado por alguém?! Claro que não, o valor das acções caiu e ele perdeu dinheiro com isso, esse dinheiro ninguém o tirou do mercado, desapareceu... podes dizer-lho que ele é bem capaz de ainda não ter percebido também! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por silviosilva2 » 10/11/2011 21:12

Pelo que li os premios aos administradores é que ficam suspensos e quanto aos dividendos poderão ser pagos no entanto o estado tem dividendos preferenciais.

eu pessoalmente penso que uma intervenção do estado num banco será o seu fundo apartir daí o banco terá uma base para poder crescer, uma vez que tem liquidez suficiente, não vai pagar juros do dinheiro que vai receber. eu pessoalmente não investi no bcp investi apenas quando estavam as 21centimos depois subiram para 22 e depois desceram de novo para 21 e foi aí que as vendi porque pensando bem naquela altura bastante instavel o bcp poderia descer muito mais e desceu. depois disso disse que apenas iria comprar bcp quando tivesse a 5 centimos. no entanto penso que até ao fim do mesmo poderá cair até aos 7 centimos ou até a intervenção do estado e aí talvez invista algum para longo prazo, que tenciono apenas usar daqui a 4 ou 5 anos.

Registado: 23/9/2011 19:31

por hypo » 10/11/2011 20:58

Não sei se será assim tão linear.O Estado ao entrar e daquilo que se tem lido, impõe várias condições, nomeadamente não pagamento de dividendos, e a venda da participação do Estado a quem o Estado quiser.

Registado: 11/9/2011 19:03

por silviosilva2 » 10/11/2011 20:47

Ulisses Pereira Escreveu:Não é fácil moderar o fórum ao ritmo dos comentários.

Em relação ao BCP, mantenho todo o pessimismo que tenho há muito tempo e que, nos últimos anos, tão grandes críticas me tem valido.

No entanto, parece-me provável que, dada a violência das quedas, possamos ter um ressalto de 20 ou 30% que fará as delícias dos investidores, mas que - até prova em contrário - será isso mesmo, um ressalto. O problema é adivinhar quando ele irá ocorrer.

Um abraço,
Ulisses

poderá vir depois de uma "nacionalização"? se o estado ao entrar com capital para o banco e ficar acionista de cerca de 20% a desvalorização natural das acções é de 20% correcto?

abraço
silvio

por superimpecavel » 10/11/2011 20:29

É impressionante como o BCP desvalorizou de maneira tão rápida... ainda me lembro de pensar que se chegasse aos 20 centimos ainda comprava umas ações pois acreditava num possivel rebound.

Felizmente para mim não o fiz nem tenho ações no mercado Português, só no Americano.

Registado: 19/4/2010 15:11

por silviosilva2 » 10/11/2011 20:16

artista Escreveu:
sub-x Escreveu:sim mas isso é como dizeres que compraste um carro por 100000€ e que agora vale 10000. tu perdeste o valor no entanto a empresa a quem compraste o carro possui os mesmos 100000€. o mesmo se passa aqui enquanto o bcp desvaloriza outros bancos (não em portugal e não na UE) têm valorizado porque têm crescido. o dinheiro não desaparece apenas muda.

Ui, então isto é à escola global?! :roll:

Então e quando todos os mercados descem? Na grande depressão o dinheiro estava a mudar para onde? :roll:

Ou na crise de 2000? ou na de 2008?!

Quando os mercados caem o dinheiro não está a mudar, está a haver uma correcção dos preços, do valor das empresas! :wink:

mas o que digo é que o dinheiro nao aparece e desaparece do nada, se uma empresa valoriza e se tu tens uma acção que compraste por 1 e vendeste por 10 foi porque entrou pro mercado de acções esse valor os 9€ ou seja quando eu agarro em 100,000€ e invisto estou a aumentar o valor das empresas ou de um indice se investir num indice, e caso retire 100,000€ de investimento estou a retirar esse valor ao indice e se alguem estiver disposto a investir 110,000€ o titulo valoriza e ganho 10,000€ que outra pessoa investiu se alguem tiver só disposto a dar-me 50,000€ por elas perco 50,000€. tudo se baseia na oferta e procura, agora o dinheiro não desaparece simplesmente entra ou sai dos mercados, o mundo não é só acções, e o dinheiro todo que existe no mundo não está todo nos mercados, quando os indices cairam todos foram os investidores que retiraram massivamente o dinheiro que tinham aplicado em titulos, se todos queriam vender e pouca gente queria comprar a oferta é maior que a procura e o valor baixou agora o dinheiro que tu ou eu ou outro perdem não deixa de existir simplesmente muda de mão ou se mercado.

por richardj » 10/11/2011 20:15

alvim Escreveu:Atençao.
Isto é uma noticia do "negocios online"

"...
Em destaque pela negativa está o BCP, que marcou o valor mais baixo desde a sua entrada em bolsa quando se cotou nos 0,10 euros, a perder 9,09%. Neste momento, segue a cair 8,18%, a valer 0,101 euros."

Penso que chegado a este valor, iremos encontrar um forte SUPORTE.

No entanto pedia aos colegas da analise tecnica, para aqui postarem um grafico do BCP desde a sua entrada em bolsa, com os valores acertados aos diversos aumentos de capital.

Obrigado

o único suporte que há é psicológico e esse não dá nenhuma garantia...

ate porque o valor das acções é relativo, o que interessa é o valor de mercado da empresa...

Registado: 25/4/2011 22:36

Re: JCS

por Quico » 10/11/2011 20:13

JCS Escreveu:Tenho andado aperfeiçoar a piramidagem e o risk control (...).

Andamos os dois ao mesmo. Só que eu - nabo - ponho-me a fazer experiências com dinheiro real (em vez de paper trading). Daí a grande "coça" que tenho levado! ;)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Re: JCS

por JCS » 10/11/2011 20:04

nunesvito Escreveu:Boa tarde, JCS
tenho reparado que tens sido pouco interventivo.
Alguma razão?
Abraço

Boas Nunes. Não, nada de especial, apenas tenho tido muito pouco tempo ultimamente e os mercados que acompanho têm-se mantido de grosso modo com o mesmo cenário pelo que não tenho sentido necessidade de reforçar opiniões. Tenho andado aperfeiçoar a piramidagem e o risk control o que me tem consumido o pouco tempo que tenho tido.

Abraço

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

JCS

por nunesvito » 10/11/2011 19:52

Boa tarde, JCS
tenho reparado que tens sido pouco interventivo.
Alguma razão?
Abraço

Registado: 9/8/2011 16:30

por alvim » 10/11/2011 19:44

Folha_Verde Escreveu:Para aqueles que pretendem comprar bcp a 0,001€ talvez não seja a última paragem, desconfio que vão colocar mais uma casa decimal no bcp para poder continuar a descer mais!!!

FACTORES CERTIFICATES do BCP, 3x longo.
Estao a 0,04 !!!

Talvez seja uma opcçao a explorar a que espera que isto suba.
:wink: , pelo menos Alavanca a subida pelo factor 3x.

Registado: 29/11/2007 1:52

por carrancho » 10/11/2011 19:39

BULIM123 Escreveu:Agora, pergunto, eu se o Estado entrar, no BCP, imaginem estilo o BCP a 0.05, relembro que ha doi s anos estava a 1,5 e por ai fora, não será bom investimento, afinal do zero para baixo nao passa, a não ser que efectuem um split, ai o caso muda de figura. Pergunto se a longo prazo, não será uma boa reforma, não tou a dizer que com a valorização o BCP valha 1 Euros, mas?????

720 mensagem no caldeirão e ainda mandas uma dessas?!?! :shock:

Metes 1 milhão em qualquer uma que venha a falir, perdes esse milhão quer tenhas adquirido a 10 cents ou a 100 euros.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por folhaverde » 10/11/2011 19:35

Para aqueles que pretendem comprar bcp a 0,001€ talvez não seja a última paragem, desconfio que vão colocar mais uma casa decimal no bcp para poder continuar a descer mais!!!
Cumprs,

Folha Verde

Registado: 13/10/2010 22:57

por JCS » 10/11/2011 19:34

Arma/Crítica Escreveu:Bancos portugueses necessitam de € 28,4 BN de capital

As necessidades de recapitalização dos bancos portugueses como toda a gente já percebeu é muito superior aos € 7,78 BN indicados no exercício da EBA.

Desde logo, este número refere-se apenas aos quatro maiores bancos e evidentemente o BP irá determinar os requisitos de capital para o resto do sistema. É claro ainda que este número se refere a 30 de Setembro e entretanto se verificou uma importante deterioração nos preços da dívida pública.

No entanto já não serão estes os factores fundamentais a pressionar fortemente as necessidades adicionais de capital dos bancos. Refiro-me a três outros factores: a) ao gap dos fundos de pensão b) às imparidades de crédito/TROIKA e c) ao repricing do crédito à habitação.

É conhecido que o Estado está a negociar com a banca a transferência dos seus fundos de pensão para a Segurança Social. É igualmente conhecido que estes fundos de pensão têm uma componente muito importante de dívida pública sendo perfeitamente evidente que se terá que valorizar estes activos a preços de mercado tal como no exercício da EBA. Isto gerará um gap adicional no corredor de valorização dos fundos que estimo da ordem dos € 5 BN.

É também conhecido o exercício de revisão das carteiras de crédito em curso pelos Auditores supervisionados pela TROIKA. Considerando que o total de crédito às empresas em Portugal é de cerca de € 120 BN estimo que seja necessário provisionar cerca de 3% adicionais ou seja € 3,6 BN.

O elemento mais gravoso das necessidades de capital, no entanto, estará no repricing do crédito à habitação.

O Governador do Banco de Portugal Carlos Costa numa conferência na semana passada na AESE em Lisboa foi muito claro. Os bancos carregam nos seus balanços crédito à habitação com spread médio de 1% que jamais em horizonte próximo financiarão a si mesmo nestes termos.

Este importante mispricing acarreta uma significativa perda económica. Os bancos têm duas possibilidades de suportar esta perda económica. Assumi-la – tal como está a ser preparada num pacote de € 30 BN com a CGD assumindo esta uma perda de 20% (vide EXPRESSO) gerando assim uma liquidez de € 24 BN. Ou carregá-la no tempo e diluindo essa perda económica ao longo das maturidades do crédito.

Seja como seja a perda económica está lá como bem disse o Governador. Sabendo que o total do crédito à habitação é de cerca de € 120 BN uma perda económica de 20% daria cerca de € 24 BN. Irei considerar neste exercício metade deste valor.

Em resumo, os bancos portugueses necessitarão de um mínimo de € 15 BN mas idealmente € 30 BN para reocuparem plenamente as suas funções de financiadores da economia. Uma vez que grande parte deste montante será aportado pela CGD é possível que a linha de € 12 BN possa ser suficiente mas claramente não tem folga.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por artista_ » 10/11/2011 19:28

Quico Escreveu:Algumas pessoas que deviam ouvir isto (onde ele diz "ENRON" substituam por "BCP"):

http://youtu.be/pJrDhZGV0Ko?t=5m23s

(ver a partir de 5m23s.)

E são histórias que se repetem e vão continuar a repetir... se ao menos os pequenos investidores ficassem fora do problema! :|

por Ulisses Pereira » 10/11/2011 19:27

Não é fácil moderar o fórum ao ritmo dos comentários.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MERCW125 » 10/11/2011 19:26

Agora, pergunto, eu se o Estado entrar, no BCP, imaginem estilo o BCP a 0.05, relembro que ha doi s anos estava a 1,5 e por ai fora, não será bom investimento, afinal do zero para baixo nao passa, a não ser que efectuem um split, ai o caso muda de figura. Pergunto se a longo prazo, não será uma boa reforma, não tou a dizer que com a valorização o BCP valha 1 Euros, mas?????

Registado: 14/3/2009 21:36

por carrancho » 10/11/2011 19:23

Neste tópico só falta mesmo a dedicatória final.

Chopin em guitarra clássica:

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/zsw_vHWwPMM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por acintra » 10/11/2011 19:14

jcms Escreveu:A pressão vendedora que tem castigado o BCP já fez com que nas últimas dez sessões o banco somasse perdas de 39%. Só o Dexia registou um pior desempenho no índice da Bloomberg que reúne 46 bancos europeus e que recuou 13% neste período.

:?
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, OCTAMA e 234 visitantes