Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

indicadores de bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Apenas uma achega...

por CapitaoTrovao » 13/11/2003 15:31

Numa achega, apenas, à opinião do Marco, que não só respeito como em grande parte comungo (sobretudo no que concerne ao uso de multiplos indicadores em simultâneo, o que em vez de ajudar só complica), sugeriria a leitura de:

"Technical analysis of the financial markets"
de John J. Murphy.

Um abraço.

Registado: 13/6/2003 21:01

por MarcoAntonio » 13/11/2003 2:32

O OBV (on balance volume) é um indicador muito simples que analisa o volume em função do sentido da cotação (soma o volume quando a cotação sobe e subtrai o volume quando a cotação desce). Também já escrevi sobre ele aqui no forum pelo que se fizer uma pesquisa com a ferramenta 'pesquisar' encontra referências a ele aqui no forum...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Fatinha » 13/11/2003 2:21

Sr. Marco obrigado pela resposta.
o que é OBV? como ou onde posso ler sobre ele?
la vie est rose

Registado: 27/9/2003 23:01

por MarcoAntonio » 13/11/2003 2:15

Aí é que está... Eu não vejo os indicadores dessa forma pelo que «dar garantias» é uma questão que eu não coloco (pelo menos nesses termos).

Os indicadores, e como o proprio nome indica, dão indicações. Eu não os uso para investir, são apenas uma ferramenta auxiliar nas minhas análise (e com pouco peso, diga-se). É claro que haverá outras abordagens e outras opiniões (estou apenas a dar a minha). Faço apenas notar que os indicadores não nos dizem <b>nada</b> que já não estejam no preço e no volume (dado que são esses dados que eles usam). Apenas tentam colocar determinados aspectos em evidência...

Mas já está tudo lá... na cotação e no volume.
:wink:

Sobre indicadores, especificamente, eu já escrevi aqui no forum umas coisas sobre o RSI e sobre o OBV (de resto não uso mais nenhum).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Fatinha » 13/11/2003 2:03

obrigado pela resposta.
se fosse possivel fazerem um artigo sobre analise dos indicadores e coloca-lo pag principal AGRADECIA.

qual indicador ou quais teem dado mais garantias?
obrigado
la vie est rose

por MarcoAntonio » 13/11/2003 1:49

Essa é uma resposta que não pode ser dada obviamente num post (como analisá-los...).

Sobre o aspecto da interligação, praticamente não há interligação possível dado que a maior parte dos indicadores que apontou são diferentes indicadores que tentam medir a mesma coisa... <i>momentum</i>.

Portanto, são diferentes indicadores que servem o mesmo propósito, regra geral, pelo que se trata praticamente de um processo de escolha/preferência ou de confirmação entre si.

Pessoalmente, como não sou um grande apologista dos indicadores (cada vez os uso menos e em menos número) não vou acrescentar muito mais...
Imagem

Administrador Fórum

indicadores de bolsa

por Fatinha » 13/11/2003 1:42

como se deve analisa-los, mas de forma a interliga-los.
RSI MACD CCI STOCH MOMENTUM ETC
la vie est rose

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Aqui_Vale, Bing [Bot], HFCA, latbal, Luzemburg, m-m, malakas, Masterchief, MiamiBlue, Minsk, MR32, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 299 visitantes