Portugal Telecom - Tópico Geral
- Registado: 5/10/2011 10:55
Re: Dividendos
futriber1 Escreveu:A PT está em queda porque, só com recurso ao aumenta da dívida é que se consegue pagar os dividendos prometidos. Todos sabemos que contrair empréstimos para pagar dívidas não há futuro...
A menos que esteja impedido pelos acionistas do famoso núcleo duro (banca), estava na hora da empresa revêr a política de dividendos. A continuar assim, não há empresa que aguente.
Errado. A PT cai porque há quem queira vender e não queira comprar.
Caso vejas os balanços podes facilmente verificar que o free cash flow seria suficiente para pagar dividendos sem que se recorra a dívida. Existe emissão de dívida para alongamento dos prazos e porque há dívida que vence. Mas a dívida líquida, excluindo o Brasil, até está mais baixa este ano do que no ano passado. Aliás, só o ebidta-capex da TMN e do fixo chega facilmente a 700 milhões de euros por ano. Depois há impostos e serviço de dívida, o que diminui o valor disponível do cash gerado para o accionista, mas há também dividendos de outros negócios fora de Portugal. Ou seja, dá para manter esse dividendo sem aumentar valor da dívida líquida.
A questão é que o exigência dos investidores é maior agora do que era antes porque as taxas soberanas estão mais altas e as condições de económicas podem sugerir um encolhimento na receita.
Para além disso, talvez um possível aumento do IVA se traduza numa diminuição do valor líquido da receita, porque não é certo que as operadoras queiram repassar esse custo para o cliente final.
Pedro Carriço
Dividendos
A PT está em queda porque, só com recurso ao aumenta da dívida é que se consegue pagar os dividendos prometidos. Todos sabemos que contrair empréstimos para pagar dívidas não há futuro...
A menos que esteja impedido pelos acionistas do famoso núcleo duro (banca), estava na hora da empresa revêr a política de dividendos. A continuar assim, não há empresa que aguente.
- Registado: 29/11/2007 3:31
- Registado: 5/10/2011 10:55
A PT não sobe porque apesar de os resultados serem bons e os anunciados dividendos estarem já na casa dos 13 %, os investidores têm dúvidas sobre a sustentabilidade dos resultados no mercado doméstico e dos dividendos (atenção que o pay-out é superior a 100 %). Enquanto não ficar clara a politica de dividendos da OI e não for conhecido o impacto da "recessão" nos resultados domésticos, dificilmente a PT subirá alguma coisa que se veja.
Para quem está longo e tem uma perspectiva de longo prazo, como eu, dividendos de 13 % , a manterem-se, são uma boa geração de cash (que eu normalmente reinvisto).

Para quem está longo e tem uma perspectiva de longo prazo, como eu, dividendos de 13 % , a manterem-se, são uma boa geração de cash (que eu normalmente reinvisto).

PT obtém lucros de 333 milhões de euros até Setembro
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=516693
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=516693
- Registado: 22/5/2011 12:46
um tanto entalado!

- Anexos
-
- pt 021111.jpg (50.07 KiB) Visualizado 4356 vezes
Não me levem muito a serio que eu sou novo nisto...
- Registado: 26/7/2008 20:47
um tanto entalado!
Boa noite pessoal.
Podem dar-me uma explicação para este gráfico.
será que os vendedores estarão a perder alguma força para o dia de amanhã? o será so o meu desejo?
Os resultados previstos serão boas noticias?
Um muito obrigado!
Podem dar-me uma explicação para este gráfico.
será que os vendedores estarão a perder alguma força para o dia de amanhã? o será so o meu desejo?
Os resultados previstos serão boas noticias?
Um muito obrigado!
Não me levem muito a serio que eu sou novo nisto...
- Registado: 26/7/2008 20:47
Blue Epsilon Escreveu:marinhas Escreveu:joaorloureiro Escreveu:Quinta feira, 3 novembro 2011
A Portugal Telecom apresentará os resultados relativos ao terceiro trimestre de 2011 a 3 de novembro de 2011*, antes da abertura do mercado.
Gostaria que me explicassem o seguinte: diz-se que a PT têm financiamento garantido até 2014. Que está a construir o maior Centro de dados da Europa. Vai receber os ultimos 2 Mil Milhões de euros da venda da vivo, o que ém tempos de crise é excelente. O dividendo é bom. Diz-se que ainda este ano em Dez irão dár 0,33 de dividendo intercalar. A minha pergunta é a seguinte : a PT não será a empresa mais segura em tempos de crise???
A empresa mais segura em tempos de crise?
Este ano os accionistas só perderam dinheiro! Se acreditas que vai haver inversão de tendência, investe, mas o que está a acontecer é precisamente o contrário.
E sobre o dividendo, o que interessa isso para o comum e mortal investidor?
Repetindo o que eu disse há uns posts atrás:
"Recebes o dividendo com o IRS em cima e vês a cotação ajustar em baixa. Isto sem falar na desvalorização subsequente que aconteceu nessas duas últimas vezes.
Conclusão: não ganhas nada e em principio até perdes."
Enfim, há sempre pessoal que compra PT por causa dos dividendos. Eu já fui um deles. Paguei para aprender e e saiu-me caro. Mas aprendi.
Obrigado pela resposta. O melhor será apanhar o sobe e desce.
- Registado: 14/11/2010 22:51
marinhas Escreveu:joaorloureiro Escreveu:Quinta feira, 3 novembro 2011
A Portugal Telecom apresentará os resultados relativos ao terceiro trimestre de 2011 a 3 de novembro de 2011*, antes da abertura do mercado.
Gostaria que me explicassem o seguinte: diz-se que a PT têm financiamento garantido até 2014. Que está a construir o maior Centro de dados da Europa. Vai receber os ultimos 2 Mil Milhões de euros da venda da vivo, o que ém tempos de crise é excelente. O dividendo é bom. Diz-se que ainda este ano em Dez irão dár 0,33 de dividendo intercalar. A minha pergunta é a seguinte : a PT não será a empresa mais segura em tempos de crise???
A empresa mais segura em tempos de crise?
Este ano os accionistas só perderam dinheiro! Se acreditas que vai haver inversão de tendência, investe, mas o que está a acontecer é precisamente o contrário.
E sobre o dividendo, o que interessa isso para o comum e mortal investidor?
Repetindo o que eu disse há uns posts atrás:
"Recebes o dividendo com o IRS em cima e vês a cotação ajustar em baixa. Isto sem falar na desvalorização subsequente que aconteceu nessas duas últimas vezes.
Conclusão: não ganhas nada e em principio até perdes."
Enfim, há sempre pessoal que compra PT por causa dos dividendos. Eu já fui um deles. Paguei para aprender e e saiu-me caro. Mas aprendi.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
joaorloureiro Escreveu:Quinta feira, 3 novembro 2011
- Registado: 14/11/2010 22:51
No dia 28 saíram os resultados da oi, que são parte significativamente importante da PT.
Destacaria os seguintes elementos:
1 - Muito bom volume de adições na telefonia móvel - 1,3 milhões de adições líquidas com ARPU médio de 22,2 reais - superior aos 21,6 do trimestre anterior mas aquem dos 22,9 do 3ºtrimestre do ano passado. O nº de linhas já é de 42,9 milhões - 18,9% de market-share.
2 - Aumento de 4,6 para 4,8 milhões de clientes de banda larga. Bom crescimento de 2,9 (base trimestral) e 10,9% de base anual.
3 - As linhas telefónicas fixas (a principal cash cow do grupo - responsáveis por 50% do turnover) continuam a cair à razão de 300 mil por trimestre. Esta queda nesta dimensão já dura há vários trimestres.
4 - A OiTV, que é ainda uma pequenininha parcela no volume do grupo, não cresceu, tendo até caído ligeiramente no trimestre - são apenas 300 mil assinantes. Diria que é um mercado onde a Oi praticamente ainda não existe e onde encontra dificuldades talvez porque não inclua nos seus pacotes canais importantes (ligados à globo). Também conta para esta deficiente presença, o pouco tempo de mercado (acho que 3 ou 4 anos). Se a Oi conseguisse capitalizar boa parte dos 20 milhões de linhas fixas que ainda tem .... tinha aqui uma área de negócio fantástica.
5 - A receita líquida trimestral caiu 200 milhões de reais (7,1 mil milhões para 6,9), por consequência da queda de receita nas linhas fixas, mas o ebidta continua com um valor a rondar os 2,5 mil milhões de reais no trimestre.
----
Continua a preocupante queda nas linhas fixas, mas a dependência do grupo desta cash-cow é menor - 49% do volume.
Destacaria os seguintes elementos:
1 - Muito bom volume de adições na telefonia móvel - 1,3 milhões de adições líquidas com ARPU médio de 22,2 reais - superior aos 21,6 do trimestre anterior mas aquem dos 22,9 do 3ºtrimestre do ano passado. O nº de linhas já é de 42,9 milhões - 18,9% de market-share.
2 - Aumento de 4,6 para 4,8 milhões de clientes de banda larga. Bom crescimento de 2,9 (base trimestral) e 10,9% de base anual.
3 - As linhas telefónicas fixas (a principal cash cow do grupo - responsáveis por 50% do turnover) continuam a cair à razão de 300 mil por trimestre. Esta queda nesta dimensão já dura há vários trimestres.
4 - A OiTV, que é ainda uma pequenininha parcela no volume do grupo, não cresceu, tendo até caído ligeiramente no trimestre - são apenas 300 mil assinantes. Diria que é um mercado onde a Oi praticamente ainda não existe e onde encontra dificuldades talvez porque não inclua nos seus pacotes canais importantes (ligados à globo). Também conta para esta deficiente presença, o pouco tempo de mercado (acho que 3 ou 4 anos). Se a Oi conseguisse capitalizar boa parte dos 20 milhões de linhas fixas que ainda tem .... tinha aqui uma área de negócio fantástica.
5 - A receita líquida trimestral caiu 200 milhões de reais (7,1 mil milhões para 6,9), por consequência da queda de receita nas linhas fixas, mas o ebidta continua com um valor a rondar os 2,5 mil milhões de reais no trimestre.
----
Continua a preocupante queda nas linhas fixas, mas a dependência do grupo desta cash-cow é menor - 49% do volume.
Pedro Carriço
pmpcpinto Escreveu:
- O facto do BES andar a reforçar na PT poderá querer dizer algo? Pergunto isto, porque se os bancos estão em dificuladades e a tendância é de queda, o BES continua a investir.
Acho que este reforço até 10% tinha como objectivo obter uma participação que evita tributação no dividendo que só é possível a partir de 10% do capital.
Digamos que se o BES comprar 2%, passando de 8 para 10%, consegue poupar 13 centimos em imposto por cada acção (poupa no imposto para as acções que tinha e para as que comprou).
Acho que é por isso.
Pedro Carriço
Re: PT recebe 2 mil milhões da Telefónica até segunda-feira
cjmbarbosa Escreveu:In Jornal Negocios
"PT recebe 2 mil milhões da Telefónica até segunda-feira".
Bom...bom...era mais um dividendozinho...antes do Natal.![]()
Para ajudar a comprar as prendas.
Não me parece.
Caso houvesse mais um dividendo da PT e se fosse como os últimos, perdes dinheiro.
Recebes o dividendo com o IRS em cima e vês a cotação ajustar em baixa. Isto sem falar na desvalorização subsequente que aconteceu nessas duas últimas vezes.
Conclusão: não ganhas nada e em principio até perdes.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
PT recebe 2 mil milhões da Telefónica até segunda-feira
In Jornal Negocios
Bom...bom...era mais um dividendozinho...antes do Natal.
Bom...bom...era mais um dividendozinho...antes do Natal.

- Registado: 29/11/2007 2:39
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], LMMV, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 294 visitantes