BCP - Tópico Geral
Boa tarde,
Sem rodeios queria deixar dois pontos que julgo ser importantes:
O primeiro é uma lição que tiro destas 435 páginas – “never try to catch a falling knife” a não ser para quem tem motivos fortes para pensar que a mesma irá inverter em breve e para isso é preciso ter bastante experiencia adquirida.
O segundo é começar a borbulhar na minha cabeça que deve estar para muito breve uma OPA ao BCP, talvez a 0,18€ ou 0,20€ ou 0,23€ por acção e assim estaria disposto a “apanhar esta faca em queda” nos 0,10€. No entanto sou um “investidor de rua” e queria saber o que vos parece deste ponto.
Obrigado
Sem rodeios queria deixar dois pontos que julgo ser importantes:
O primeiro é uma lição que tiro destas 435 páginas – “never try to catch a falling knife” a não ser para quem tem motivos fortes para pensar que a mesma irá inverter em breve e para isso é preciso ter bastante experiencia adquirida.
O segundo é começar a borbulhar na minha cabeça que deve estar para muito breve uma OPA ao BCP, talvez a 0,18€ ou 0,20€ ou 0,23€ por acção e assim estaria disposto a “apanhar esta faca em queda” nos 0,10€. No entanto sou um “investidor de rua” e queria saber o que vos parece deste ponto.
Obrigado
- Registado: 3/11/2011 19:01
Lion_Heart Escreveu:Como as acçoes do BCP nao tem valor nominal o Estado tem que explicar muito bem explicadinho a quanto vai entrar nesse mono.
E que segundo as tv's o Estado ficaria com 23% do banco , ora a preço de mercado o Estado ficaria a volta de 66% ou mais.
as minhas contas também são que o estado vai ser maioritário... muito maioritário, talvez mais de 70%...
mas ok... vamos esperar para ver.
o que me parece importante é que não há razões para a cotação começar a subir !
- Registado: 19/4/2005 11:11
Como as acçoes do BCP nao tem valor nominal o Estado tem que explicar muito bem explicadinho a quanto vai entrar nesse mono.
E que segundo as tv's o Estado ficaria com 23% do banco , ora a preço de mercado o Estado ficaria a volta de 66% ou mais.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Ulisses Pereira Escreveu:sequeira, eu creio que as quedas do último mês estão a descontar, claramente esse cenário. O que se vai seguir, não sei.
Nuns países correu bem, noutros não. A partir daí, tudo vai depender do desempenho da Economia e do Banco, não me parece que se possa generalizar.
A entrada do Estado é feita através de um aumento de capital, provavelmente reservado apenas ao Estado.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses como é feito esse aumento de capítal
Supermann Escreveu:luka Escreveu:A comparaçao do Marco é interessante: ordenaçao em funçao do GDP de cada pais...MarcoAntonio Escreveu:O resultado é extremamente parecido (e ficam à frente dos mesmos países e atrás dos mesmos países) se a ordenação for feita em função do gdp per capita de cada país:
158 - britânicos (5,7 milhões de euros)
121 - espanhóis (3,7 milhões)
82 - alemães (3,3 milhões)
65 - suíços (4,4 milhões)
56 - italianos (1,9 milhões)
38 - portugueses (832 mil euros)
27 - austríacos (1,2 milhões)
26 - suecos (1,3 milhões)
21 - franceses (865 mil euros)
14 - dinamarqueses (796 mil euros)
13 - holandeses (623 mil euros)
6 - noruegueses (537 mil euros)
6 - belgas (250 mil euros)
Uma outra possibilidade:
classificar a remuneraçao dos banqueiros em NUMERO DE SALARIOS MINIMOS do pais onde vivem. Ai teriamos OS NOSSOS BANQUEIROS como DOS MAIS BEM PAGOS DA EUROPA
Sendo as performances dos nossos bancos das PIORES DA EUROPA >> TEMOS assim os banqueiros com a PIOR racio QUALIDADE/SALARIO da europa !!! (bem pagos e pior qualidade de resultados... )![]()
Espero bem que tenhas noção do que dizes... os nossos bancos são dos melhores da Europa.
A nível do que podes fazer, da rede, etc. Nisso há coisa que não nos podemos queixar, é que a nivel de qualidade de serviços e outros que demais, os nossos bancos são dos melhores
tanto quanto sei a caixa multi-banco de portugal é das melhores do mundo, dá para fazer, telemóvel, agua, luz, gás e ate as propinas. e já agora já vi multi-bancos para os cegos em que existe um espaço onde se pode colocar fones...
luka Escreveu:A comparaçao do Marco é interessante: ordenaçao em funçao do GDP de cada pais...MarcoAntonio Escreveu:O resultado é extremamente parecido (e ficam à frente dos mesmos países e atrás dos mesmos países) se a ordenação for feita em função do gdp per capita de cada país:
Uma outra possibilidade:
classificar a remuneraçao dos banqueiros em NUMERO DE SALARIOS MINIMOS do pais onde vivem. Ai teriamos OS NOSSOS BANQUEIROS como DOS MAIS BEM PAGOS DA EUROPA
Sendo as performances dos nossos bancos das PIORES DA EUROPA >> TEMOS assim os banqueiros com a PIOR racio QUALIDADE/SALARIO da europa !!! (bem pagos e pior qualidade de resultados... )![]()
Espero bem que tenhas noção do que dizes... os nossos bancos são dos melhores da Europa.
A nível do que podes fazer, da rede, etc. Nisso há coisa que não nos podemos queixar, é que a nivel de qualidade de serviços e outros que demais, os nossos bancos são dos melhores
- Registado: 18/12/2009 18:54
sequeira, eu creio que as quedas do último mês estão a descontar, claramente esse cenário. O que se vai seguir, não sei.
Nuns países correu bem, noutros não. A partir daí, tudo vai depender do desempenho da Economia e do Banco, não me parece que se possa generalizar.
A entrada do Estado é feita através de um aumento de capital, provavelmente reservado apenas ao Estado.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Re: duvidas...
sequeira Escreveu:boa tarde,
Sendo ao que me parece a entrada do Estado para accionista do banco o cenário mais provavél as minhas ( e possivelmente de outras pessoas) dúvidas são :
Será que o valor da actual cotação (0,12) já tem esse cenário descontado ?
Isso é impossível de saber, ainda assim é provável que uma boa parte esteja descontada, já há algum tempo que a intervenção do estado é um dado praticamente adquirido...
sequeira Escreveu:Houve já situações noutros paises em que o estado se tornou accionista de bancos. Qual foi o comportamento da cotação após a essa entrada ? quer no curto prazo quer no longo prazo ?
Pelo menos na Irlanda isso aconteceu... o que aconteceu às acções não sei mas parece-me que para os accionistas isso pouco importou já que as suas posições foram quase integralmente diluidas, ou seja, ficaram sem nada...
sequeira Escreveu:Se, houver essa entrada (cenário mais possivel) como será feita, teremos mais um AC ?
Muito provavelmente... não estou a ver outra forma!!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Sendo ao que me parece a entrada do Estado para accionista do banco o cenário mais provavél as minhas ( e possivelmente de outras pessoas) dúvidas são :
Houve já situações noutros paises em que o estado se tornou accionista de bancos. Qual foi o comportamento da cotação após a essa entrada ? quer no curto prazo quer no longo prazo ?
Se, houver essa entrada (cenário mais possivel) como será feita, teremos mais um AC ?
Agradeço desde já as vossas opiniões ! em especial a do Ulisses
Será que alguem sabe responder ás minhas questões ?
um abraço e bons negócios
Sequeira
Sequeira
- Registado: 11/9/2007 10:22
Re: para recordar.. tópico do CEM
mcarvalho Escreveu:mcarvalho Escreveu:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=78102
BCP:
Suporte cardinal (mais provável) – 0,131 (em vez de 0,114).
Suporte cardinal (menos provável) – 0,154 (em vez de 0,161).
Suporte ordinal (menos provável) – 0,126 (em vez de 0,145).
...........
...
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=78102
Amigo Carvalho:
De facto essas foram as minhas previsões num cálculo efectuado em finais de Setembro acerca do nível até onde poderiam descer as acções do BCP, utilizando o método das quadraturas de Gann.
Devo acrescentar que os valores iniciais dos primeiros gráficos só tinham em conta a quadratura dos preços e não o binómio preços x tempo, conforme Gann propunha, daí a razão de ter corrigido posteriormente os valores alvo de acordo com este método.
A estimativa inicial do mínimo a atingir que estava no gráfico BCP, com o valor de 0,114 €, foi portanto calculada na base simples dos suportes quadráticos de preços. Acredito no entanto que tal valor possa ser estilhaçado em baixa brevemente.
Se os 0,114 vierem de facto a ser ultrapassados em baixa devo acrescentar que o valor de correcção de 0,131 que atribuí posteriormente no cálculo mais complexo da coincidência entre quadraturas de preços e tempo não era realmente correcto pelo simples facto de, quanto mais tempo passar, mais baixos terão de ser os preços alvo numa tendência claramente descendente. Ora o valor de 0,131 estava acima de 0,114 o que representa um erro grosseiro que contraria o pressuposto acima enunciado.
Aplicando à risca este método deverei então rectificar que, no cenário mais provável do suporte cardinal, o valor alvo de baixa da Square of Nine de Gann deverá ser dado pela fórmula aproximada de:
0,114 € - 0,00011 € x N ,
sendo N o número de dias de calendário que passarem depois da data de 14 de Março do corrente ano, data em que o BCP atingiu um pico de cotação máxima em 2011 com 0,609 € por acção.
Por exemplo, se o BCP supostamente atingir o seu mínimo neste ano corrente em 30 de Novembro de 2011 (mandei este palpite porque calculei que o PSI, por projecções semelhantes do mesmo método, talvez fizesse o seu mínimo anual entre a última semana de Novembro e a primeira semana de Dezembro deste ano) o valor mais baixo que o BCP deverá atingir de acordo com as quadraturas de preço e tempo de Gann será expectavelmente de:
0,114 € - 0,00011 € x 261 =
= 0,085 €
A curiosidade será apenas a de verificar mais tarde, uma vez que o Gann com este método obteve uma taxa de acertos inacreditável superior a 90% nos palpites publicados no jornal que divulgava os seus bitaites, se alguma vez tal ou tais valores baterão alguma vez certos com a fórmula aproximada acima proposta.
Abraço e bons negócios.
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
JCS Escreveu:À medida que a cotação desce mais accões terão de ser emitidas para o estado entrar com o capital. Uma diluição até agora sem fim à vista e cada vez maior... A que valor serão emitidas as novas accões e que quantidade? Impressionante.
JCS
Boa pergunta

Tecnicamente (e se tudo for "logico") o numero de acções com que o estado entrará será:
Nº Acções = (1.75 Mil Milhões € / Cotação actual)
Logo se deduz que quanto mais baixa for a cotação, maior será o numero de acções com que o estado entrará, e maior a diluição da estrutura accionista do BCP.
Exemplo:
Cotação 1€ - Estado entra com 1.75 Mil Milhões de acções (+- 20% do capital do BCP)
Cotação 0.10€ - Estado entra com 17.5 Mil Milhões de acções (+- 66% do capital do BCP)
E por aí sucessivamente
jlavra Escreveu:Só conseguimos ter bons profissionais se forem bem pagos.
Há pessoas que são competentíssimas no que fazem e não recebem muito mais do que o salário mínimo.
E também há gestores que ganham salários milionários e levaram empresas lucrativas à ruína (e depois de despedidos ainda levam mais uns milhões como indemnização).
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
SMALL1969 Escreveu:Estás a confundir bons profissionais ao nível intermédio, com bons profissionais ao nível da alta decisão e gestão. E é a este nível que em Portugal os profissionais são bastante fracos, até pelas razões que os levaram a esses postos de alta chefia. Isto existe em todos os países, mas quando existe, nota-se mais em países pequenos.
É tudo uma questão de Robalos.

- Registado: 20/9/2011 9:47
Estás a confundir bons profissionais ao nível intermédio, com bons profissionais ao nível da alta decisão e gestão. E é a este nível que em Portugal os profissionais são bastante fracos, até pelas razões que os levaram a esses postos de alta chefia. Isto existe em todos os países, mas quando existe, nota-se mais em países pequenos.
- Registado: 3/2/2009 12:21
luka Escreveu:A comparaçao do Marco é interessante: ordenaçao em funçao do GDP de cada pais...MarcoAntonio Escreveu:O resultado é extremamente parecido (e ficam à frente dos mesmos países e atrás dos mesmos países) se a ordenação for feita em função do gdp per capita de cada país:
Uma outra possibilidade:
Muito sinceramente sobre os banqueiros tenho ideias um bocado contrárias às que têm sido ditas.
Para mim, os banqueiros, tal como os políticos por ex., desempenham um papel importantíssimo e de alta responsabilidade na nossa sociedade. Queremos ter pessoas competentes então temos que lhes pagar bem.
Acho que temos bons profissionais à frente dos nossos bancos de uma forma geral. A excepção talvez seja o CEO do BCP, uma nomeação eminentemente política com a qual estou frontalmente em desacordo.
A iseia que se está a passar de que os nossos bancos são os mais mal geridos para mim não faz sentido. Erros claro que os há, mas os bancos portugueses são reconhecidos internacionalmente como altamente competentes e capazes de competir com qualquer banco internacional.
Com todo o respeito pelas Vossas opiniões, julgo que discutir remunerações nivelando por baixo é defender o miserabilismo. Só conseguimos ter bons profissionais se forem bem pagos.
- Registado: 29/9/2011 15:02
O salário mínimo não é uma boa medida. Não só não existe em todos os países, como nos que existe varia tremendamente (e de uma forma que não é proporcional ao vencimento médio de cada país ou a ao produto interno bruto per capita gerado).
Antes dessa comparação já tinha feito uma outra que era com o vencimento médio líquido anual em cada país, uma medida que faz bem mais sentido que usar o salário mínimo. E que dava um resultado bastante semelhante (a ordenação era praticamente a mesma e localização naqueles treze, a mesma).
Por sinal, o salário mínimo em Portugal é particularmente baixo e claro que isso faria chutar muito para cima. Mas o defeito é do salário mínimo...
Antes dessa comparação já tinha feito uma outra que era com o vencimento médio líquido anual em cada país, uma medida que faz bem mais sentido que usar o salário mínimo. E que dava um resultado bastante semelhante (a ordenação era praticamente a mesma e localização naqueles treze, a mesma).
Por sinal, o salário mínimo em Portugal é particularmente baixo e claro que isso faria chutar muito para cima. Mas o defeito é do salário mínimo...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A comparaçao do Marco é interessante: ordenaçao em funçao do GDP de cada pais...
Uma outra possibilidade:
Sendo as performances dos nossos bancos das PIORES DA EUROPA >> TEMOS assim os banqueiros com a PIOR racio QUALIDADE/SALARIO da europa !!! (bem pagos e pior qualidade de resultados... )

MarcoAntonio Escreveu:O resultado é extremamente parecido (e ficam à frente dos mesmos países e atrás dos mesmos países) se a ordenação for feita em função do gdp per capita de cada país:

Sendo as performances dos nossos bancos das PIORES DA EUROPA >> TEMOS assim os banqueiros com a PIOR racio QUALIDADE/SALARIO da europa !!! (bem pagos e pior qualidade de resultados... )

- Anexos
-
- Banqueiros.jpg (3.29 KiB) Visualizado 4241 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Por este andar amanhã já posso comprar chiclets happydent em troca de acções do BCP
.
Aproveitei o fim de semana e perguntei ao meu merceeiro se ele aceitava a troca, e para meu espanto aceita!!! Diz ele que tem esperança de as trocar por chupa-chupas daqui a alguns anos

Aproveitei o fim de semana e perguntei ao meu merceeiro se ele aceitava a troca, e para meu espanto aceita!!! Diz ele que tem esperança de as trocar por chupa-chupas daqui a alguns anos

- Registado: 29/11/2007 1:59
artista Escreveu:Pinez Escreveu:Tudo gira á volta do mesmo, e como estamos a mexer com bolsa e no bolso dos contribuintes temos de dar cor á vida. Podes ter a certeza que o Estado só vai entrar quando a acção bater no fundo e por dois motivos, primeiro pelo lucro a obter muito mais exponencial do que á cotação atual e depois pelo protagonismo de salvarem o banco. ( tipo os subsidios de Natal e Férias, tiravam os dois e agora apenas vai ser só um ).
Cmp
Era bom que isso fosse fácil como estás a sugerir... espero até que tenhas razão, mas duvido que estejas consciente do que está envolvido aqui! O estado vai entrar quando for necessário, não deve demorar muito, se isso concidir com o fundo será um tiro de sorte... muita!
Tenho plena consciência do que acabei de escrever, é lógico que não é assim tão linear, mas não é fácil para o Estado que não tem qualquer margem de manobra, para além do peso bem pesado do BPN, não pode, está proibido de repetir tal erro.
Pinez Escreveu:Tudo gira á volta do mesmo, e como estamos a mexer com bolsa e no bolso dos contribuintes temos de dar cor á vida. Podes ter a certeza que o Estado só vai entrar quando a acção bater no fundo e por dois motivos, primeiro pelo lucro a obter muito mais exponencial do que á cotação atual e depois pelo protagonismo de salvarem o banco. ( tipo os subsidios de Natal e Férias, tiravam os dois e agora apenas vai ser só um ).
Cmp
Era bom que isso fosse fácil como estás a sugerir... espero até que tenhas razão, mas duvido que estejas consciente do que está envolvido aqui! O estado vai entrar quando for necessário, não deve demorar muito, se isso concidir com o fundo será um tiro de sorte... muita!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:JCS Escreveu:À medida que a cotação desce mais accões terão de ser emitidas para o estado entrar com o capital. Uma diluição até agora sem fim à vista e cada vez maior... A que valor serão emitidas as novas accões e que quantidade? Impressionante.
JCS
Pois, a cada dia que passa aumenta a posição que o estado vai ficar no BCP para meter lá o mesmo montante. Ou seja, muito provavelmente, se o estado tivesse entrado há um mês já estaríamos todos a levar uma porrada valente... talvez não chegasse ainda a um mais subsídio a cada um, mas para lá caminharia!
Não compreendo, nem aceitarei, que o o governo gaste o nosso dinheiro para capitalizar a banca sem qualquer tipo de condições, se é um negócio interessante os privados que o façam!
Bom dia,
Tudo gira á volta do mesmo, e como estamos a mexer com bolsa e no bolso dos contribuintes temos de dar cor á vida. Podes ter a certeza que o Estado só vai entrar quando a acção bater no fundo e por dois motivos, primeiro pelo lucro a obter muito mais exponencial do que á cotação atual e depois pelo protagonismo de salvarem o banco. ( tipo os subsidios de Natal e Férias, tiravam os dois e agora apenas vai ser só um ).
Cmp
artista Escreveu:Não compreendo, nem aceitarei, que o o governo gaste o nosso dinheiro para capitalizar a banca sem qualquer tipo de condições, se é um negócio interessante os privados que o façam!
O governo não vai perguntar a nossa opinião.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
JCS Escreveu:À medida que a cotação desce mais accões terão de ser emitidas para o estado entrar com o capital. Uma diluição até agora sem fim à vista e cada vez maior... A que valor serão emitidas as novas accões e que quantidade? Impressionante.
JCS
Pois, a cada dia que passa aumenta a posição que o estado vai ficar no BCP para meter lá o mesmo montante. Ou seja, muito provavelmente, se o estado tivesse entrado há um mês já estaríamos todos a levar uma porrada valente... talvez não chegasse ainda a um mais subsídio a cada um, mas para lá caminharia!
Não compreendo, nem aceitarei, que o o governo gaste o nosso dinheiro para capitalizar a banca sem qualquer tipo de condições, se é um negócio interessante os privados que o façam!
Mas existe alguem a querer comprar antes destas facas cairem? e que tal, ESPERAREM pelo menos por uma LATERALIZAÇÃO??????
opá...que atracção pelo abismo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

0,116euros....and keep falling.

- Anexos
-
- BCP crash mode 7-11-2011.jpg (39.4 KiB) Visualizado 4549 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 210 visitantes