Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MVP » 2/11/2011 23:41

artista Escreveu:
rmcmb Escreveu:O valor do BCP é obviamente mais elevado, razão pela qual, nenhuma OPA seria viável neste contexto.

Esta afirmação parece-me paradoxal, se "o valor do BCP é obviamente mais elevado", seria bastante atractiva uma OPA, pelo menos nunca seria por essa razão que ela não seria viável!

Mas não é necessária a Oferta ser aceite? Duvido que uma Oferta a 20, 30 ou 40 cêntimos funcionasse para os grandes accionistas que têm posições a valores muito mais elevados.

Registado: 27/6/2010 23:26

por artista_ » 2/11/2011 22:49

rmcmb Escreveu:O valor do BCP é obviamente mais elevado, razão pela qual, nenhuma OPA seria viável neste contexto.

Esta afirmação parece-me paradoxal, se "o valor do BCP é obviamente mais elevado", seria bastante atractiva uma OPA, pelo menos nunca seria por essa razão que ela não seria viável!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rmcmb » 2/11/2011 21:26

Sem dúvida, tem toda a razão, no entanto, o que tentei demonstrar é que não vale a pena especular sobre, se está barata ou se está cara, está ao que está.

O valor do BCP é obviamente mais elevado, razão pela qual, nenhuma OPA seria viável neste contexto.

Registado: 11/8/2011 8:29

por MarcoAntonio » 2/11/2011 20:59

rmcmb Escreveu:Continuo sem perceber a mais valia da discussão sobre, o que vale o BCP ou qualquer outra acção.

Tal como o arroz, o trigo, o milho, o petróleo, o valor de um determinado activo/bem (incluindo o BCP) está sujeito à regra da oferta e da procura. Se hoje fechou em 0,131 Euros, isto só quer dizer uma coisa, que é: o valor do BCP é (hoje) 0,131 Euros... Lógico?

rmcmb, valor e preço não são exactamente o mesmo conceito.

A cotação é o preço que o mercado hoje está disposto a pagar por uma acção e é, quanto muito, uma indicação do valor intrínseco de uma acção.

Um estudo do valor da empresa (e por conseguinte da acção) é uma abordagem perfeitamente válida. Não há por que tomar que não seja e alguns dos melhores investidores do mundo (ou com melhores resultados obtidos) seguem essa abordagem.

Claro está que a qualidade da análise está iminentemente em causa, mas isso ocorre em qualquer abordagem e vai acontecer tanto para quem estuda o comportamento do preço como para quem tenta determinar o valor intrínseco da acção.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por TGN » 2/11/2011 20:50

Então?o motivo desta discussão é de nos socializarmos e cada um dar a sua opinião!não é para issso que serve o fórum e o tópico? :roll:

Registado: 14/10/2011 18:31

por rmcmb » 2/11/2011 20:42

Continuo sem perceber a mais valia da discussão sobre, o que vale o BCP ou qualquer outra acção.

Tal como o arroz, o trigo, o milho, o petróleo, o valor de um determinado activo/bem (incluindo o BCP) está sujeito à regra da oferta e da procura. Se hoje fechou em 0,131 Euros, isto só quer dizer uma coisa, que é: o valor do BCP é (hoje) 0,131 Euros... Lógico?

Quanto às previsões, que vejo escritas aqui, elas estão, evidentemente, influenciadas pelas posições de cada um de nós! Os optimistas acham que amanhã sobe, os pessimistas acham que amanhã desce. A soma dos pessimismos/optimismos, dará a cotação de amanhã! E esta será, o valor do BCP (amanhã)!

Deixo-vos, a título de curiosidade, um comentário que ouvi há uns meses, quando a cotação estava em 50 cêntimos (e toda a gente dizia que estava baixa), o BCP atingirá 9 cêntimos (pura especulação).

Cada um de nós deve agir em conformidade com o método que segue, e quando der sinal de compra, nós compramos, quando der sinal de venda, nós vendemos...

Abraço

Registado: 11/8/2011 8:29

por Gtony84 » 2/11/2011 20:17

sonybravia Escreveu: Sendo assim, para a concretização de tais medidas a expulsão da Grécia será bem vinda!Somente assim e sem a Grécia a zona do Euro poderá voltar a ter a confiança dos investidores!Apercebam se de uma coisa de uma vez por todas!A Grécia foi um erro e está a lixar nos a todos,tem de pagar pelos seus consecutivos erros,sendo a do referendo a gota da água!Depois disso é assumir as perdas e daí sim arrumar a casa!mas sem os Gregos!

Não te esqueças que a seguir á expulsão da Grécia, virá a expulsão Portuguesa.

Portugal não está muito melhor que a Grecia, a unica diferença que existe entre nós e Gregos é que eles vão 6 meses adiantados relativamente a nós.

Eles Mentiram sobre o estado das contas publicas. Nós também.

Eles têm uma DP Gigantesta. Nós também.

Eles vivem de defices cronicos. Nós também.

Eles estão em contracção. Nós também.

O Povo Grego não aguenta mais austeridade. Nós também.

Eles pagavam juros insuportaveis nos mercados de DP. Nós também.

Eles entraram em "default" autorizado, a nossa hora também chegara...

A grécia é a previsão mais acertada daquilo em que se tornara a economia Portuguesa daqui a 6 meses. A unica diferença que separa Portugal da Grécia é essa, 6 meses. Não vejo a coisa com tanto optimismo.

Registado: 29/12/2009 12:44

por PIKAS » 2/11/2011 20:08

sonybravia Escreveu: e daí sim arrumar a casa!mas sem os Gregos!

E sem os portugueses, também.
Ah, a propósito e também sem os italianos ( que já tiraram a guia de marcha ) e talvez sem os espanhóis que também já estão na calha.
Fica tudo limpinho, sem qualquer dúvida.
Mas como são os doentes com as suas fraquezas que ainda vão impedindo uma maior, ainda maior, valorização do euro de seguida lá rebenta a alemanha.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por carrancho » 2/11/2011 20:03

Ze.Bitaite Escreveu:Boa tarde

Acabei de ler no jornal de negocios que o BCP teve lucros de 59 milhoes nos primeiros 9 meses do ano. Parece que a unica "critica" é ter decido o lucro relativamente ao ano passado, mas parece-me que continua a ser lucro e nada pequeno. Perante isto, como é possivel fazerem-se as considerações que leio neste forum? Ou as noticias do site estão erradas e não há 59 milhoes de lucro? Alguem sabe esclarecer isto?

Com resultados desses 30 anos não chegavam só para tapar o rombo Grego.

O mercado funciona por antecipação, por isso é normal ver empresas apresentarem lucros e a cotação desvalorizar enquanto outras apresentam prejuízo e a cotação valoriza.

Se o mercado estava à espera de melhor, não é certamente por isto que amanhã vai subir. Mas claro, se amanhã valorizar os jornais vão estar a justificar que foi em consequência dos resultados apresentados hoje, enfim!
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por TGN » 2/11/2011 19:45

Boa tarde.Penso que os resultados foram abaixo das expectativas que eram de 66 milhões(salvo erro),com correcção no trimestre acima das expectativas -29 milhões!Acho bem já começarem a contabilizar as perdas,acho positivo para o banco!A melhor notícia é o rácio alcançado core tier 1 de 9,1%,a ver por esta perspectiva do rácio alcançado,e a levar em consideração a situação económica da zona do euro até que não foi assim tão mal!Agora temos de ver o lado positivo da situação negativa em que se encontra a zona do euro!por exemplo se isto tudo pressionar o BCE a levar a taxa de referência até pelo menos 0,25% e a uma governação económica comum na zona euro,referindo se as Eurobonds!Sendo assim,para a concretização de tais medidas a expulsão da Grécia será bem vinda!Somente assim e sem a Grécia a zona do Euro poderá voltar a ter a confiança dos investidores!Apercebam se de uma coisa de uma vez por todas!A Grécia foi um erro e está a lixar nos a todos,tem de pagar pelos seus consecutivos erros,sendo a do referendo a gota da água!Depois disso é assumir as perdas e daí sim arrumar a casa!mas sem os Gregos!

Registado: 14/10/2011 18:31

Dúvidas

por hallo » 2/11/2011 19:31

Ze.Bitaite Escreveu:Boa tarde

Acabei de ler no jornal de negocios que o BCP teve lucros de 59 milhoes nos primeiros 9 meses do ano. Parece que a unica "critica" é ter decido o lucro relativamente ao ano passado, mas parece-me que continua a ser lucro e nada pequeno. Perante isto, como é possivel fazerem-se as considerações que leio neste forum? Ou as noticias do site estão erradas e não há 59 milhoes de lucro? Alguem sabe esclarecer isto?

Boas tardes,

Será que o mesmo ajuda!!!

Carlos Santos Ferreira revelou hoje que "accionistas e stakeholders" do banco estão "tristes com a queda das acções da instituição".

"Estamos todos - accionistas e stakeholders - tristes com esse facto", afirmou o presidente do BCP referindo-se à queda acentuada dois títulos do banco em 2011. Desde o início do ano, as acções desvalorizaram mais de 75% e, actualmente, o banco já vale menos de mil milhões de euros em capitalização bolsista.

Hoje durante a apresentação de resultados do BCP, carlos Santos Ferreira defendeu que "a robustez de um banco não tem nada a ver com a cotação das acções".

"Não é um caso isolado do BCP, ou sequer de Portugal. é claramente um caso, no mínimo europeu", acrescentou o presidente do maior banco privado português .

Sobre a linha de recapitalização disponibilizada pelo Estado no valor de 12 mil milhões de euros, Carlos Santos Ferreira afirmou: "Acho muito confortável para o sistema bancário que a linha exista. Acho que todos os bancos devem estar neste momento a ponderar as opções que tem para fazer face aos novos requisitos europeus".

Registado: 12/10/2011 2:12

por Ulisses Pereira » 2/11/2011 19:22

59 milhões de euros parece-te muito. Se saíssem 300 milhões ou 12 milhões certamente também te pareceriam muito.

Ninguém aqui no fórum andava a dizer que o BCP dava prejuízo...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ze.Bitaite » 2/11/2011 19:15

Boa tarde

Registado: 21/9/2011 18:17

por acintra » 2/11/2011 18:58

Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por JCS » 2/11/2011 18:44

Foram abaixo do esperado.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por richardj » 2/11/2011 18:41

Marco Martins Escreveu:
FilipeTouro Escreveu:O BPI não estará na realidade mais barato que o BCP?

Pelo menos o BCP tem perspectivas de vender algo.... enquanto o BPI não tem assim nenhuma referência de venda para anular as perdas da Grécia...

vender algo para ter perspectivas de ficar reduzido a algo parecido com um banquinho

Registado: 25/4/2011 22:36

por acintra » 2/11/2011 18:29

LISBOA , 2 Nov (Reuters) - O lucro líquido do Millennium bcp

BCP.LS teve uma queda homóloga maior que o previsto de 72,7 pct para 59,4 milhões de euros (ME) nos nove meses de 2011, com o aumento das imparidades do crédito e devido ao 'haircut' da dívida soberana da Grécia, anunciou o BCP.

O maior banco privado português em activos e segundo maior em capitalização bolsista adiantou que as imparidades aumentaram 39 pct para 764 ME.

Uma Poll de analistas previa que, entre Janeiro e Setembro de 2011, o Millennium bcp tivesse tido um lucro de 66 ME de média estimada por uma poll de analistas e contra 217,4 ME em igual período de 2010. ID:nL5E7LR4KO

No entanto, acrescentou que a margem financeira -- diferença entre os juros cobrados por empréstimos e os juros pagos em depósitos -- teve um aumento de 9,6 pct para 1.196,8 ME, contra a 1.207 ME previstos pela mesma Poll.

O Millennium bcp referiu que o seu rácio core-Tier 1 se fixou em 9,1 pct no final de Setembro último.

No âmbito das decisões do líderes europeus, que obrigam os bancos europeus a atingir um rácio core-Tier 1 de 9 pct em Junbho de 2012, as necessidades de capital identificadas para o Millennium bcp é de 2.361 ME, correspondendo 1.299 milhões de euros ao valor resultante da avaliação a preços de mercado das exposições a dívida soberana.

Contudo, o banco já anunciou que, após 30 de Junho de 2011 até agora, foram realizadas iniciativas que aumentam os fundos próprios -- core Tier 1 -- em mais de 600 ME, nomeadamente através da concretização da operações de troca, pelo que o verdadeiro reforço pretendido deverá ser deduzido para 1.750 ME.

Segundo analistas, a operação de troca de títulos por acções reforça o core-Tier I em cerca de 60 pontos base (pb), posicionando-o bem para cumprir as metas mais exigentes para a banca portuguesa imposta no 'bailout' de Portugal -- 9 pct em 2011 e 10 pct em 2012.

O BCP opera na Grécia e é o banco português com mais exposição à dívida grega que deverá ter um 'haircut' de 50 pct, dos 21 pct anteriormente previstos, se for implementado o acordo firmado pelos líderes dos países da zona euro, na semana passada, para tentar travar a crise de dívida na região.

O polaco Bank Millennium BIGW.WA-- maior subsidiária do BCP no exterior e que o banco português colocou à venda -- já tinha anunciado que o seu lucro líquido subiu 64 pct no terceiro trimestre de 2011 para 125 milhões de zlotyz, cerca de 28,6 ME.

ID:nW8E7LD009

(Por Elisabete Tavares; Editado por Filipa Cunha Lima)

((elisabete.tavares@thomsonreuters.com)(+351 21 3509205)(Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))

Artur Cintra

por pvg80713 » 2/11/2011 18:13

resultados positivos de 59 Milhões e Core-Tier1 em 9% !

Registado: 19/4/2005 11:11

por jlavra » 2/11/2011 17:39

Marco Martins Escreveu:

Pelo menos o BCP tem perspectivas de vender algo.... enquanto o BPI não tem assim nenhuma referência de venda para anular as perdas da Grécia...

Não faço ideia qual vale mais...acho que a resposta depende de conseguirmos responder: quanto valem o BCP e o BPI?

Neste momento tenho a certeza que ninguém sabe responder a isso...tais são as incertezas que hoje existem quanto ao negócio futuro destes bancos e às perdas que vão ter que assumir (grécia, dívidas soberanas, troika, etc).

O mesmo se aplica á generalidade da Banca...são demasiadas incertezas. è extremamente difícil estimar o que vai acontecer e qual o impacto futuro. Como todos sabem o mercado não gosta de incertezas, e penaliza a incerteza.

Recuperações do mercado, e da banca em particular, apenas quando desaparecerem algumas das incertezas actuais.

Quanto ao BCP, e tendo em conta a venda da Polónia, o que o mercado nos está a dizer (neste momento) é que valor de todo o negócio futuro para além da Polónia (Portugal, Angola, Moçambique) não chega para cobrir as perdas que o BCP terá que assumir. Esta é a percepção do mercado actual.

Registado: 29/9/2011 15:02

por Marco Martins » 2/11/2011 17:08

Registado: 7/4/2007 17:13

por FilipeTouro » 2/11/2011 16:56

O BPI não estará na realidade mais barato que o BCP?

Registado: 16/8/2010 20:08

Questões de Fé

por Josytoc » 2/11/2011 16:40

Este BCP era já naturalmente um case study, mas mais interessante quando conjugado com todas as opiniões deste tópico. Noto que já vai na página 428, não sei se existe outro tópico assim.

Nele, e numa perspectiva de médio/longo prazo, a fé de subidas parece para uns periodicamente recorrente, entretanto a história é a que se sabe.

Relembro Ulisses Pereira, as suas análises, e uma frase também ela recorrente “enquanto não der sinais de subida”. Depreende-se sinais bastantes consistentes de subida.

Neste caso, penso, que estes sinais a que o autor alude virão certamente acompanhados ou serão consequência de alterações bastante significativas em termos de estrutura, mudança nas condições de mercado e melhoria das perspectivas de negócio. A conjuntura como se sabe é adversa no curto prazo e no médio prazo, até ver, não se o panorama não será muito animador. No entanto a fé é e sempre foi algo que não deixa de espantar qualquer um.

Registado: 15/9/2011 3:42

Re: Grécia

por Pinez » 2/11/2011 15:52

Marco Martins Escreveu:
manchini Escreveu:Boas,

Se a Grécia avançar para o referendo, e sendo este previsto para daqui a pelo menos 1 mês, não sei como o BCP e a generalidade dos bancos europeus aguentam tanto tempo...

É simples, não aguentam...

1 mês para o referendo, mas 3 meses até a grecia ter novo pacote de ajuda!!!

Se até aqui os bancos necessitariam de uma injecção grande de capital para fazer face aos 50% de default, então agora precisarão do equivalente para a 100% do default.

Ou seja, se em Portugal se previa 14 mil milhões, agora serão necessários 28 mil milhões!

Se a Europa necessitaria de 100 mil milhões para a recapitalização (valor irreal), agora serão precisos 200 mil milhões (considerando ainda um valor irreal).

Baos,

Apesar de concordar tenho muitas duvidas que o BCP suba ou desça, acredito em absoluto que é mais facil acertar primeiro no euromilhões do que na tendência que esta acção terá, mesmo que os resultados de hoje seja muito positivos ( com ajuda claro está da engª financeira).

Registado: 20/9/2011 9:47

por acintra » 2/11/2011 15:51

Eu acho que não vai haver referendo, mas eleições porque já ninguem se entende na Grécia, inclusive dentro do partido que está no poder.

Eleições ainda vai ser muito pior que o referendo...

Artur Cintra

Re: Grécia

por Marco Martins » 2/11/2011 15:32

manchini Escreveu:Boas,

Se a Grécia avançar para o referendo, e sendo este previsto para daqui a pelo menos 1 mês, não sei como o BCP e a generalidade dos bancos europeus aguentam tanto tempo...

É simples, não aguentam...

1 mês para o referendo, mas 3 meses até a grecia ter novo pacote de ajuda!!!

Se até aqui os bancos necessitariam de uma injecção grande de capital para fazer face aos 50% de default, então agora precisarão do equivalente para a 100% do default.

Ou seja, se em Portugal se previa 14 mil milhões, agora serão necessários 28 mil milhões!

Se a Europa necessitaria de 100 mil milhões para a recapitalização (valor irreal), agora serão precisos 200 mil milhões (considerando ainda um valor irreal).

Registado: 7/4/2007 17:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Google [Bot], niceboy, OCTAMA, paulosantinhoamado, PMP69 e 139 visitantes