Short em PTC
caros Bowie/Empírico
Agora fiquei confuso
Centenas e milhões contra milhões e centenas dá empate!!! E assim o mercado não mexe! E assim não transaccionamos! A tua frase implica um pouco o raciocínio que alguns estão a tentar lixar a maioria. E eu não acredito em manipulações. Acredito em ineficiências de mercados pouco líquidos (lol).
De qq forma obrigado pela sugestão.
Empírico: O teu empirismo leva-te de certeza à conclusão que a PT apresenta (quase) sempre bons números. Apesar da concorrência na rede fixa, apesar da instabilidade no Brasil, apesar da concorrência nos móveis. É que a luta em Portugal é um pouco desigual porque a PT é imcomparavelmente maior que as outras. E o Brasil, onde detém uma posição importante, tem um potencial enormíssimo. Não acredito que o Real ainda seja problema, ou então o Director Financeiro da PT anda a dormir. E acredito sinceramente (basta conhecer o típico "Tuga") que a 3ªgeração dos móveis em Portugal vai ser uma loucura. E aí quero ver quem agarra a PT.
As más notícias estão descontadas. Eu aproveito o 3 e ponho um 1 à esquerda. € 13!!!!!! Ou não fosse eu o LastBull.
Um abraço e bons negócios
Centenas e milhões contra milhões e centenas dá empate!!! E assim o mercado não mexe! E assim não transaccionamos! A tua frase implica um pouco o raciocínio que alguns estão a tentar lixar a maioria. E eu não acredito em manipulações. Acredito em ineficiências de mercados pouco líquidos (lol).
De qq forma obrigado pela sugestão.
Empírico: O teu empirismo leva-te de certeza à conclusão que a PT apresenta (quase) sempre bons números. Apesar da concorrência na rede fixa, apesar da instabilidade no Brasil, apesar da concorrência nos móveis. É que a luta em Portugal é um pouco desigual porque a PT é imcomparavelmente maior que as outras. E o Brasil, onde detém uma posição importante, tem um potencial enormíssimo. Não acredito que o Real ainda seja problema, ou então o Director Financeiro da PT anda a dormir. E acredito sinceramente (basta conhecer o típico "Tuga") que a 3ªgeração dos móveis em Portugal vai ser uma loucura. E aí quero ver quem agarra a PT.
As más notícias estão descontadas. Eu aproveito o 3 e ponho um 1 à esquerda. € 13!!!!!! Ou não fosse eu o LastBull.
Um abraço e bons negócios
O mercado são milhões de pessoas. Para quê contrariá-las?
- Registado: 27/11/2002 11:16
Pequeno Update técnico...
Isto é apenas um pequeno update técnico desta análise (deste trade).
Com a pressa, acabei por não referir anteriormente algumas coisas importantes do ponto de vista técnico...
Esqueci-me de mencionar a média móvel de 200 dias... o que acabava por dar uma razão adicional para vender/shortar...
Podemos ver que este fraquejo de potencia da PTC coincidiu também com o contacto com a mm200... (coincidencia ou não)...
Em termos de targets de downside não falei de varias coisas:
Média móvel de 50 dias... normalmente um dos targets a apontar num trade deste tipo... Neste momento a mm50 está a 5.95 com inclinação positiva... (este target é compativel com o range apontado na outra mensagem)
Fibonacci Fans... estão a 6.18/5.82/5.55... a primeira é compativel com o range proposto...
Embora tenha notado, mas nunca tenha mencionado, existia já uma divergência da cotação com o DMI no último ressalto do máximo relativo.... Fica aqui uma pequena nota técnica apenas para entendermos a importancia destas divergências para antecipar inversões...
Downside de médio / longo prazo... temos o gráfico de longo prazo com o canal descendente... dá-nos um fundo de canal abaixo dos 3 euros... hehehe... Obviamente, que não estou propriamente a negociar este padrão... provavelmente para ser atingido ainda teriamos uns bons trades longos pelo caminho... mas convem sempre referi-lo...
Como nota final... deixo apenas a minha opinião desta acção:
É sem duvida a acção mais técnica que conheço em termos de position !
Pode enganar muito nos intradays e movimentos erráticos de 2-3 dias... mas alargando a time-frame é «bestialmente bem comportada»...
um abraço a todos e boa noite !
Com a pressa, acabei por não referir anteriormente algumas coisas importantes do ponto de vista técnico...
Esqueci-me de mencionar a média móvel de 200 dias... o que acabava por dar uma razão adicional para vender/shortar...
Podemos ver que este fraquejo de potencia da PTC coincidiu também com o contacto com a mm200... (coincidencia ou não)...
Em termos de targets de downside não falei de varias coisas:
Média móvel de 50 dias... normalmente um dos targets a apontar num trade deste tipo... Neste momento a mm50 está a 5.95 com inclinação positiva... (este target é compativel com o range apontado na outra mensagem)
Fibonacci Fans... estão a 6.18/5.82/5.55... a primeira é compativel com o range proposto...
Embora tenha notado, mas nunca tenha mencionado, existia já uma divergência da cotação com o DMI no último ressalto do máximo relativo.... Fica aqui uma pequena nota técnica apenas para entendermos a importancia destas divergências para antecipar inversões...

Downside de médio / longo prazo... temos o gráfico de longo prazo com o canal descendente... dá-nos um fundo de canal abaixo dos 3 euros... hehehe... Obviamente, que não estou propriamente a negociar este padrão... provavelmente para ser atingido ainda teriamos uns bons trades longos pelo caminho... mas convem sempre referi-lo...
Como nota final... deixo apenas a minha opinião desta acção:
É sem duvida a acção mais técnica que conheço em termos de position !
Pode enganar muito nos intradays e movimentos erráticos de 2-3 dias... mas alargando a time-frame é «bestialmente bem comportada»...
um abraço a todos e boa noite !
- Anexos
-
- vip_ptc_20021209_3.gif (16.3 KiB) Visualizado 2630 vezes
-
- vip_ptc_20021209_4.gif (16.2 KiB) Visualizado 2633 vezes
Vip Money
Ulisses Pereira Escreveu:Bem observado Meteorologista. Essa também é uma preocupação minha. Por isso, devemos ter um bom plano de "money management", de forma a podermos aproveitar a oportunidade, caso o mercado assuste os ursos e tente ir novamente testar a LT descendente.
Um abraço,
Ulisses
Pois, por isso mesmo, logo de manhãzinha, vou actualizar o meu stop de "stop loss" para "gain protection" - trailing stops são fundamentais!

Ainda por cima vou estar fora uma boa parte do dia o que, evidentemente, me coloca problemas de gestão acrescidos! Isto de ter de trabalhar para viver é mesmo muito chato!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Re: Short da PTC
Meteorologista Escreveu:Ora, segundo parece, quando o negócio é evidente para todos poderá funcionar a chamada opinião contrária!
Um abraço e bom short!
Meteorologista
Meteorologista,
Essa teoria costuma funcionar... mas o que temos aqui no Caldeirão de Bolsa é uma pequena amostra dos intervenientes do mercado.... Diga-se de passagem que é uma amostra de traders experientes, ou de iniciados apetrechados de conhecimento... E ai... ai acho que um contrarian já não retira bons resultados... hehehe
um abraço,
Vip Money
Ulisses
Ulisses,
É bom saber que estamos em sintonia... hehehe
Realmente as unicas diferenças que temos é no traçar das linhas, mas como sabemos, são uma coisa um tanto ao quanto subjectiva e o mais importante é o trading plan...
um abraço,
É bom saber que estamos em sintonia... hehehe
Realmente as unicas diferenças que temos é no traçar das linhas, mas como sabemos, são uma coisa um tanto ao quanto subjectiva e o mais importante é o trading plan...

um abraço,
Vip Money
Short da PTC
Também entrei hoje curto em PTC.
No entanto, tenho uma preocupação!
É que esta entrada era evidente para todos! Tanto para os mestres que já expressaram a sua opinião que muito aprecio e com a qual concordo inteiramente como para um pequeno investidor como eu.
Ora, segundo parece, quando o negócio é evidente para todos poderá funcionar a chamada opinião contrária!
Um abraço e bom short!
Meteorologista
No entanto, tenho uma preocupação!
É que esta entrada era evidente para todos! Tanto para os mestres que já expressaram a sua opinião que muito aprecio e com a qual concordo inteiramente como para um pequeno investidor como eu.
Ora, segundo parece, quando o negócio é evidente para todos poderá funcionar a chamada opinião contrária!
Um abraço e bom short!
Meteorologista
As motivações da minha entrada curta na PT são exactamente iguais às do Vip Money. Aliás, hoje estou completamente de acordo à análise dele e tudo aquilo que eu estivesse a escrever para justificar a minha postura pessimista face à PT, seria redundante pois ele já aqui o teria escrito.
Sobretudo, o que mostrou a fraqueza da PT foi a incapacidade em conseguir uma ruptura convincente da linha de tendência descendente de longo prazo. Este é o grande argumento dos ursos e é, de facto, um argumento muito poderoso que tem feito valer a sua força nos últimos dois anos.
Deixo apenas aqui os meus dois gráficos, pois há ligeiras diferentes face aos gráficos do Vip Money que provocaram uma pequena divergência de opinião há alguns dias quando o Vip acreditou na ruptura da LT descendente de longo prazo e eu mostrei-me um pouco mais céptico, pois a minha linha estava ligeiramente acima.
Quanto aos próximos passos deste "trade", continuo plenamente de acordo com o VIP: Os 6,2 são o primeiro objectivo e, caso a PT recupere e volte a testar a zona da LT descendente (que, neste momento, se encontra nos 6,8 euros) essa deverá ser uma excelente oportunidade para reforçar a posição curta.
Ressalvo que uma quebra convincente da LT descendente de longo prazo é um autêntico grito do Ipiranga por parte dos touros e eu direi adeus ao urso Misha e darei a mão ao touro Bill.
Ai que cruéis são estes analistas técnicos que numa semana podem gritar "PT afunda!" e no dia seguinte exclamar "PT até ao céuuu!"
Um abraço´,
Ulisses
Sobretudo, o que mostrou a fraqueza da PT foi a incapacidade em conseguir uma ruptura convincente da linha de tendência descendente de longo prazo. Este é o grande argumento dos ursos e é, de facto, um argumento muito poderoso que tem feito valer a sua força nos últimos dois anos.
Deixo apenas aqui os meus dois gráficos, pois há ligeiras diferentes face aos gráficos do Vip Money que provocaram uma pequena divergência de opinião há alguns dias quando o Vip acreditou na ruptura da LT descendente de longo prazo e eu mostrei-me um pouco mais céptico, pois a minha linha estava ligeiramente acima.
Quanto aos próximos passos deste "trade", continuo plenamente de acordo com o VIP: Os 6,2 são o primeiro objectivo e, caso a PT recupere e volte a testar a zona da LT descendente (que, neste momento, se encontra nos 6,8 euros) essa deverá ser uma excelente oportunidade para reforçar a posição curta.
Ressalvo que uma quebra convincente da LT descendente de longo prazo é um autêntico grito do Ipiranga por parte dos touros e eu direi adeus ao urso Misha e darei a mão ao touro Bill.
Ai que cruéis são estes analistas técnicos que numa semana podem gritar "PT afunda!" e no dia seguinte exclamar "PT até ao céuuu!"

Um abraço´,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-pt1.gif (27.02 KiB) Visualizado 5898 vezes
-
- forum-pt2.gif (26.44 KiB) Visualizado 5895 vezes
Fundamentais, Oniway
pq é q a entrada da oniway seria má para a PT/TMN?
quem é q foi a primeira (e única) operadora a dar interligação à Oniway?
Acham q é por serem bonzinhos? qd por exemplo n dão acesso às centrais para o Adsl e outras coisas afins iam fazer a interligação sem nenhuma razão aparente!?!
Os tipos são muito espertinhos, olharam para o gráfico das quotas de mercado (podem ver o mesmo no site da tmn no relatório de contas de 2001) e constataram que com a entrada de novos concorrentes quem sofre são os seguidores e não o líder de mercado! A optimus só veio roubar quota de mercado à Telecel, desde então a TMN até reforçou a sua quota!
quem é q foi a primeira (e única) operadora a dar interligação à Oniway?
Acham q é por serem bonzinhos? qd por exemplo n dão acesso às centrais para o Adsl e outras coisas afins iam fazer a interligação sem nenhuma razão aparente!?!
Os tipos são muito espertinhos, olharam para o gráfico das quotas de mercado (podem ver o mesmo no site da tmn no relatório de contas de 2001) e constataram que com a entrada de novos concorrentes quem sofre são os seguidores e não o líder de mercado! A optimus só veio roubar quota de mercado à Telecel, desde então a TMN até reforçou a sua quota!
- Registado: 19/11/2002 22:58
Trading Plan deste Trade
Segue aqui o gráfico actualizado e as justificações...
Em primeiro lugar, este trade segue na sequência do meu trade longo em PTC. Tinha definido uma estratégia de saida quando a LT CP fosse quebrada, ou o sinal de ruptura da LT LP fosse invalidado...
Durante a sessão de hoje ambos os sinais foram activados... Estava a usar os 6,75 como marca de saida... Acabei por fechar e shortar 5 ticks abaixo (por não usar stops automáticos).
Trading plan:
Usar a LT LP como linha de stop (a olho)
Target primário: A zona de acumulação 5,9-6,20
Zonas de reacção provaveis: 6,41 e 6,27
Reforçar posições caso os 6,65-6,75 sejam «circulados» nas próximas sessões...
deixo o gráfico actualizado,
um abraço a todos,
Em primeiro lugar, este trade segue na sequência do meu trade longo em PTC. Tinha definido uma estratégia de saida quando a LT CP fosse quebrada, ou o sinal de ruptura da LT LP fosse invalidado...
Durante a sessão de hoje ambos os sinais foram activados... Estava a usar os 6,75 como marca de saida... Acabei por fechar e shortar 5 ticks abaixo (por não usar stops automáticos).
Trading plan:
Usar a LT LP como linha de stop (a olho)
Target primário: A zona de acumulação 5,9-6,20
Zonas de reacção provaveis: 6,41 e 6,27
Reforçar posições caso os 6,65-6,75 sejam «circulados» nas próximas sessões...
deixo o gráfico actualizado,
um abraço a todos,
- Anexos
-
- vip_ptc_20021209_2.gif (17.28 KiB) Visualizado 5934 vezes
Vip Money
Olá a todos,
Lastbull, agora estava a reparar na frase que acompanha os teus posts.
Quem sou eu para fazer reparos, mas acho que ficava melhor assim:
"O mercado são milhões de pessoas com centenas, contra centenas com milhões, para quê contrariá-los.
Não fiques chateado porque é só uma brincadeira.
Um abraço
Lastbull, agora estava a reparar na frase que acompanha os teus posts.
Quem sou eu para fazer reparos, mas acho que ficava melhor assim:
"O mercado são milhões de pessoas com centenas, contra centenas com milhões, para quê contrariá-los.

Não fiques chateado porque é só uma brincadeira.

Um abraço
caro LastBull
quais são os bons fundamentais da PTC? .....sinceramente não os encontro ........ vejo uma quebra de mercado na rede fixa com tendência a agravar e para piorar a situação um péssimo negócio na compra da infraestrutura da rede fixa ao estado. A área móvel, saturada. Está certo que com a compra da Oniwey, as coisas não pioram tanto; no Brasil a entrada de novos concorrentes no mercado móvel, vai retirar a curto prazo quota de mercado e não falando da instabilidade económica que se aguarda para o Brasil a um médio-prazo, que nem sequer está a ser absorvido pelo mercado......não vejo nada de bom para PTC no curto-médio prazo.
Empirico
Re: vip mais uma coisa continuas a mandar as
Piloto Escreveu:newslwtters para o pessoal eu não tenho recebido ?
abraço
piloto
Piloto,
Não tenho enviado a Newsletter... tenho tido alguns problemas com o hotmail... mas vou tentar resolver a questão em breve...
Até lá vou deixando aqui os meus movimentos e opiniões sobre a PTC e o mercado.
um abraço,
Vip Money
vip mais uma coisa continuas a mandar as
newslwtters para o pessoal eu não tenho recebido ?
abraço
piloto
abraço
piloto
-
Piloto
valor da PT
3 Euros, sem comentários. A PT até tem mostrado sempre bons fundamentais.
Quanto à cotação, o Nasdaq reentrou no canal descendente e desta vez parece que a PT decidiu acompanhar para variar. Há um suporte nos 6,4, vamos ver amanhã. O título vai talvez ganhar fôlego para um Natal cor-de-rosa. Embora isso seja o que toda a gente espera e normalmente...
Quanto à cotação, o Nasdaq reentrou no canal descendente e desta vez parece que a PT decidiu acompanhar para variar. Há um suporte nos 6,4, vamos ver amanhã. O título vai talvez ganhar fôlego para um Natal cor-de-rosa. Embora isso seja o que toda a gente espera e normalmente...
O mercado são milhões de pessoas. Para quê contrariá-las?
- Registado: 27/11/2002 11:16
Re: VIP, estava a ver que nunca mais ganhavas...
Antunes Escreveu:...juizo :-)
Antunes,
Isto não é uma questão de juizo...

É uma questão de ganhar $ ... sem amor à camisola... hehehe
Pessoalmente (e isso é irrelevante), gosto mais de negociar do lado short... mas acima de tudo, gosto mesmo é de acertar.... hehehe
um abraço e bons negócios !
Vip Money
OH J. Péron!
Cuidado com esse pensamente, parece-me totalmente errado. A PT não vale mais que 3 eur. amigo! esse pensamento é um autêntico suicidio. Eu estou short e confiante em quedas severas. Aquilo que me parece que possa acontecer é sómente uma ligeira correcção em alta antes de acentuar as quedas.
-
Visitante
Re: PTC
J. Péron Escreveu:Olá,
Continuo a achar que a PTC não entra em queda livre até o negócio da rede fixa ficar totalmente esclarecido no mercado.
Até aí continuarei a achar demasiado arriscado tomar uma posição curta. Acho mesmo que ainda vamos ver a PTC a subir.
Depois do negócio esclarecido deveremos ter um sell off à maneira.
Isto é a minha opinião, claro!
Um abraço a todos,
Péron
J.Peron,
Pois é... mas temos de definir estratégias... e se adoptamos uma estratégia baseada em Análise Técnica... pouco ou nada interessam os aspectos fundamentais, operacionais ou as noticias...
Ao acreditar na AT, acredito que o grafico ja tratou de tomar em conta todos os outros aspectos...

um abraço,
Vip Money
PTC
Olá,
Continuo a achar que a PTC não entra em queda livre até o negócio da rede fixa ficar totalmente esclarecido no mercado.
Até aí continuarei a achar demasiado arriscado tomar uma posição curta. Acho mesmo que ainda vamos ver a PTC a subir.
Um abraço a todos,
Péron
Um abraço a todos,
Péron
- Registado: 27/11/2002 2:22
Está um bocado esticada...
Em questão de poucos minutos a PTC desfez-se completamente ... :-)
Provavelmente por hoje já deu tudo... e é até natural que o fecho seja a puxar para cima...
Durante os proximos dias, penso que os niveis 6,27 / 6,41 poderão ser zonas de reacção... E será muito provavel um re-test aos 6,65/6,75 (zona em que continuarei a vender caso seja tocada)...
um abraço Ulisses...
e bom trade !!! hehehe
Provavelmente por hoje já deu tudo... e é até natural que o fecho seja a puxar para cima...
Durante os proximos dias, penso que os niveis 6,27 / 6,41 poderão ser zonas de reacção... E será muito provavel um re-test aos 6,65/6,75 (zona em que continuarei a vender caso seja tocada)...
um abraço Ulisses...

Vip Money
É, o volume não é assim tão pouco... já leva quase 4M e esta última meia-hora deve ser forte (em volume).
Penso que a aceleração da queda deve-se a vários factos conjugados: quebra da LTa, quebra do suporte horizontal que existia ali perto dos 6.80€ e a queda nos mercados em geral nesta última hora.
Foi uma «avalanche de más notícias» para o título, com as quebras sucessivas de suporte e com os mercados a ajudarem à queda...
Penso que a aceleração da queda deve-se a vários factos conjugados: quebra da LTa, quebra do suporte horizontal que existia ali perto dos 6.80€ e a queda nos mercados em geral nesta última hora.
Foi uma «avalanche de más notícias» para o título, com as quebras sucessivas de suporte e com os mercados a ajudarem à queda...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, fred2008 , OCTAMA, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006, VALHALLA, zorro2009 e 99 visitantes