BCP - Tópico Geral
Re: Tendência
Jean Claude Trichet Escreveu:
Estou de acordo se fizeres os cálculos de ano a ano.
Suponho que tu te referes à média aritmética das variações anuais. O valor de cima não se refere a esse mas a média geométrica anual de uma valorização dos 380 para 12230 (a média aritmética das valorizações ano a ano daria um valor algo próximo e seria um calculo mais ou menos aceitável mas menos correcto).
Mas no conjunto dos 82 anos o Dow subiu 12231 pontos (mais de 3000%).
o problema não está nos cerca de 3000% que vão dos 380 para os 12230 mas quando anualizas a valorização. Aí podes fazer várias contas, mas só uma tem real significado, o resto é um cálculo que não diz nada e é desconexo com a realidade: esse valor conforme calculaste vai crescer sempre, daqui a umas dezenas de anosvai estar nas centenas de por cento "ao ano" porque para todo o sempre a referência para medir anualmente os crescimentos seriam os 380 pontos de 1929... um dia destes o índice quase não mexe em termos relativos mas para o teu cálculo entra como uma valorização de 500%. Para alguém situado em 2050 esses 500% não existem e não têm qualquer significado. Para eles subiu 5% ou coisa parecida!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Jean Claude Trichet Escreveu:
O topo que precedeu a grande depressão de 1929 sifrou-se nos 380 pontos. O Dow fechou ontem nos 12231 pontos ou seja evoluiu uns meros 3000% em 82 anos (36% ao ano!) Há coisas piores...
![]()
![]()
A valorização de 4.28% ao ano.
Estou de acordo se fizeres os cálculos de ano a ano. Mas no conjunto dos 82 anos o Dow subiu 12231 pontos (mais de 3000%). Atingiu um mínimo em 1932 nos 42,840. A partir daí subiu quase 30.000% em 79 anos (380 % por ano!!!)
Um abraço.

- Registado: 18/9/2011 10:50
O topo que precedeu a grande depressão de 1929 sifrou-se nos 380 pontos. O Dow fechou ontem nos 12231 pontos ou seja evoluiu uns meros 3000% em 82 anos (36% ao ano!) Há coisas piores...
![]()
![]()
A valorização de 4.28% ao ano.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Tendência
http://stockcharts.com/freecharts/histo ... a1900.html
http://stockcharts.com/freecharts/histo ... a1900s.png
Contra factos não há argumentos.
P.s. Notem que é uma escala logarítmica. Trata-se de uma função exponencial que não caberia na página se fosse representada numa escala aritmética.

http://stockcharts.com/freecharts/histo ... a1900s.png
Contra factos não há argumentos.

P.s. Notem que é uma escala logarítmica. Trata-se de uma função exponencial que não caberia na página se fosse representada numa escala aritmética.

Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 29/10/2011 21:13, num total de 2 vezes.
cesar1967 Escreveu:Uma situação estranha: eu reconheço, naturalmente, que estou a perder dinheiro no BCP (alguns, poucos, milhares de euros)... E tenho um preço por acção baixo, a rondar os 0.20 e... O que é que é estranho? Alguns - dezenas ou centenas - de investidores e interessados estão a perder muitos milhares de euros e... nada!!!... Está tudo calmo... Não se passa nada!
Eu não sou revolucionário... Longe disso!!! Sou português...
Mas, o que se passa? Cai e continua a cair e... nada???!!!
E os grandes accionistas? Estarão todos entalados, estilo Berardo? Sim, imaginem o Berardo!!!... Vai fazer o quê? Se fala, mandam-lhe ajustar as garantias dos empréstimos... Logo...
É assim que vai desaparecer o Banco que fez história? Que veio revolucionar a Banca em Portugal?
Estranho!!!
Abraço,
Uma pergunta:
Se a partir do momento que as compraste, viste que a tendência continuava a ser de descida, porque não as vendeste logo?
É que nesta alturas os mercados não estão para se ter esperanças. Ou sobem, ou não sobem. Não vale a pena pensarmos que as coisas vão inverter quando não é isso que o mercado nos mostra.
Como sempre, há que seguir tendências.
- Registado: 29/11/2007 11:03
Resultados
Parece-me que os resultados do BCP,tendo em conta o que já saiu dos outros,serão os melhores.O banco já referiu que não tenciona recorrer ao Estado,portanto não sei onde está o negativismo que os outros não tenham também.
- Registado: 15/12/2009 2:27
Uma situação estranha: eu reconheço, naturalmente, que estou a perder dinheiro no BCP (alguns, poucos, milhares de euros)... E tenho um preço por acção baixo, a rondar os 0.20 e... O que é que é estranho? Alguns - dezenas ou centenas - de investidores e interessados estão a perder muitos milhares de euros e... nada!!!... Está tudo calmo... Não se passa nada!
E os grandes accionistas? Estarão todos entalados, estilo Berardo? Sim, imaginem o Berardo!!!... Vai fazer o quê? Se fala, mandam-lhe ajustar as garantias dos empréstimos... Logo...
É assim que vai desaparecer o Banco que fez história? Que veio revolucionar a Banca em Portugal?
Estranho!!!
Abraço,
Estranho!!!
Abraço,
- Registado: 6/10/2011 19:10
Ulisses Pereira Escreveu:sonybravia, por que é que se continua a tentar arranjar bodes expiatórios? As ordens estão lá, se houver compradores a sério ela vai. Falar em manipulação com ordens à vista é completamente desprovido de sentido.
E explica-me lá o que é que queres que façam os accionistas de referência...
Um abraço,
Ulisses
Boa tarde a todos
Os accionistas principais podem propor entre outras coisas:
1: a demissão imediata dos actuais executivos que obviamente não possuem o tier técnico e cognitivo que se exige para os cargos que ocupam;
2: traçar a estratégia do BCP para o futuro próximo. Uma das medidas que se impõem é a fusão com p. Ex. o BPI de forma a reduzir os custos operacionais duma forma siginificativa.
3: dada a evidente falta de visão e quase imbecilidade dos actuais presidentes das principais instituições financeiras em Portugal, os tais accionistas poderiam encontrar alguém que já tivesse dado provas de competência superior. Seria natural encontrar essa pessoa no estrangeiro (Noruega, Suécia, Alemanha, Reino Unido, China ou EEUU).
4: poderiam também apresentar propostas válidas para a regulação das assim designadas armas financeiras de destruição maciça tais como CDS, Hedge Funds, naked short selling.
O problema é complexo e exige soluções complexas e exequíveis. Para serem eficazes é preciso atacá-lo de várias frentes: terra, água e mar. Uma espécie de cocktail como os que são utilizados em medicina no tratamento de doenças graves como o cancro ou a sida.
Há muitas coisas que os accionistas podem fazer mas já estão atrasados. Também eles não parecem fazer parte da reserva cognitiva da nação.
Um abraço a todos e boa sorte César. A esperança nunca se perde.

Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 29/10/2011 19:44, num total de 1 vez.
Cesar
penso que ninguém te responderá a esta questão
se perguntares se amanhã vai chover ou não .. aparecerão muitos bitaites.. em relação à nossa bolsa .. já houve tantos palpites e tantos palpiteiros que não fizeram outra coisa que não fosse errar que desistiram..por mais boa vontade que tenham em ajudar.
.....
certezas não há e prognósticos só no fim
... quanto ao BCP o Ulisses tem sido pragmático .
está em queda e não se sabe até onde..
só quando quebrar em alta a linha de tendencia
que não sei onde está .. (procura nas análises do Ulisses ao BCP)mas está muito longe é que será de entrar .. agora é tipo euromilhões .. "embora pareça " que , não o BCP mas o mercado comece a veluir duma forma mais positiva
Não ligues muito à minha opinião, não percebo nada disto, mas mereces uma resposta
abraço
mcarvalho
ps tenho de sair .. por isso não te posso procurar os graficos do Ulisses
penso que ninguém te responderá a esta questão
se perguntares se amanhã vai chover ou não .. aparecerão muitos bitaites.. em relação à nossa bolsa .. já houve tantos palpites e tantos palpiteiros que não fizeram outra coisa que não fosse errar que desistiram..por mais boa vontade que tenham em ajudar.
.....
certezas não há e prognósticos só no fim
... quanto ao BCP o Ulisses tem sido pragmático .
está em queda e não se sabe até onde..
só quando quebrar em alta a linha de tendencia
que não sei onde está .. (procura nas análises do Ulisses ao BCP)mas está muito longe é que será de entrar .. agora é tipo euromilhões .. "embora pareça " que , não o BCP mas o mercado comece a veluir duma forma mais positiva
Não ligues muito à minha opinião, não percebo nada disto, mas mereces uma resposta
abraço
mcarvalho
ps tenho de sair .. por isso não te posso procurar os graficos do Ulisses
- Registado: 17/2/2004 1:38
Obrigado pelo esclarecimeto. CumptsSupermann Escreveu:jrnabolsa Escreveu:Supermann, quando a coisa inverter também tem um método semelhante? É que se tiver eu quero ser um seguidor...No entanto, parece-me que precisamos de uma confirmação. Vamos ver como fecha e como se comporta na 2ªfeira. Cumpts
Sim, funciona da mesmíssima forma.
Seja ascendente ou descendente, so que em acções ascendentes o objectivo é os fundos de curto prazo.
Concordo que apesar de hoje estar em sintonia, ainda é cedo para cantar o que quer que seja, o BPC até pode ganhar força segunda feira e continua a subir...
Não faço ideia.
Uma da sideias chave é em vez de olharmos para os indicadores através do senso "comum" olhar de forma alternativa.
O problema em tendências, é que indicadores do tipo estocástico ou oscilatório, raramente ficam em zonas de sobrecompra ou sobreevenda face a tendência principal. Por isso mesmo fica dificil encontrar reforços pelos métodos ditos "normais".
O melhor ponto para entrar, é obviamente onde o rácio de retorno/risco é mais elevado, ou seja, junto a topos dem tendencias descendentes e fundos em tendencias ascendentes.
Se calhar em vez de olharmos para os indicadores do tipo oscilatório de forma fixa, com números fixos, se arranjarmos forma de o Overbought e Oversold serem dinâmicos.
A melhor forma a meu ver ser´ra ajustarmos estes indicadores à volatilidade intrinseca do activo, e dessa forma os indicadores vão-se adaptar à volatilidade assim como o seu grau de sobrecompra e sobrervenda vão sendo dinâmicos.
jrnabolsa Escreveu:Supermann, quando a coisa inverter também tem um método semelhante? É que se tiver eu quero ser um seguidor...No entanto, parece-me que precisamos de uma confirmação. Vamos ver como fecha e como se comporta na 2ªfeira. Cumpts
Sim, funciona da mesmíssima forma.
Seja ascendente ou descendente, so que em acções ascendentes o objectivo é os fundos de curto prazo.
Concordo que apesar de hoje estar em sintonia, ainda é cedo para cantar o que quer que seja, o BPC até pode ganhar força segunda feira e continua a subir...
Não faço ideia.
Uma da sideias chave é em vez de olharmos para os indicadores através do senso "comum" olhar de forma alternativa.
O problema em tendências, é que indicadores do tipo estocástico ou oscilatório, raramente ficam em zonas de sobrecompra ou sobreevenda face a tendência principal. Por isso mesmo fica dificil encontrar reforços pelos métodos ditos "normais".
O melhor ponto para entrar, é obviamente onde o rácio de retorno/risco é mais elevado, ou seja, junto a topos dem tendencias descendentes e fundos em tendencias ascendentes.
Se calhar em vez de olharmos para os indicadores do tipo oscilatório de forma fixa, com números fixos, se arranjarmos forma de o Overbought e Oversold serem dinâmicos.
A melhor forma a meu ver ser´ra ajustarmos estes indicadores à volatilidade intrinseca do activo, e dessa forma os indicadores vão-se adaptar à volatilidade assim como o seu grau de sobrecompra e sobrervenda vão sendo dinâmicos.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Re: Á que ter calma....
.
Estão escondidinhos a ver se a PJ não os descobre.
E não é que o raio do PSG voltou hoje a falar no Berardo no editorial do negócios!
Ah, a propósito: para se fazer qualquer coisa é preciso dinheiro, coisa que se sabe ser o que menos por alí há.
Cumprimentos,
sonybravia Escreveu:E os accionistas de referencia?onde andam?que não fazem nada?Tristeza.
Estão escondidinhos a ver se a PJ não os descobre.
E não é que o raio do PSG voltou hoje a falar no Berardo no editorial do negócios!
Ah, a propósito: para se fazer qualquer coisa é preciso dinheiro, coisa que se sabe ser o que menos por alí há.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
sonybravia, por que é que se continua a tentar arranjar bodes expiatórios? As ordens estão lá, se houver compradores a sério ela vai. Falar em manipulação com ordens à vista é completamente desprovido de sentido.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Tridion Escreveu:Supermann, mais uma vez o teu sistema dá provas de ter uma precisão de relógio suíço.
Bem sei que não expões completamente o teu modo de negociação, mas uma das maiores dúvidas que tenho no meu sistema são os reforços e por isso gostaria de melhorar. Os indicadores que usas para sinalizar reforços são baseados na volatilidade e na sobre-compra (Overbought)?
Obrigado.
Supermann,
também eu tenho muita curiosidade em saber alguma coisa mais sobre o teu método. Procurei no forum e nao encontrei nenhum local onde o explicasses (se isso existir, por favor partilha o link).
Parabens dese já pois parece q está a dar mto bons resultados.
- Registado: 15/9/2010 15:02
Por mais que me esforce, não consigo perceber expectativas positivas para o sector, em particular em Portugal e ainda mais no caso do BCP.
As perdas com a Grécia são uma enormidade, a entrada do estado no capital está quase garantida e um eventual crescimento do negócio no futuro será muito lento e limitado. Não acredito que tão cedo o interesse pelas empresas do sector volte a ser o que já foi.
Quanto à cotação, isso pode ser outra história. A bolsa funciona por antecipação, por isso após apresentação de prejuízos uma cotada pode valorizar enquanto outra que apresenta lucros desvaloriza.
No BCP tudo isto já pode estar descontado na cotação em demasia, não sei, mas sei que só o vou saber quando o mercado entender.
Com a nuvem negra da entrada do estado no capital não acredito que o mercado vá sinalizar tal desconto antes da entrada se efectivar, mesmo que neste momento exista e seja enorme. Esse sinal pode eventualmente ser dado depois.
É o que penso, admito que possa estar completamente errado, mas não consigo compreender quem tenta advinhar isso (fundos) agora, acho tremendamente arriscado.
As perdas com a Grécia são uma enormidade, a entrada do estado no capital está quase garantida e um eventual crescimento do negócio no futuro será muito lento e limitado. Não acredito que tão cedo o interesse pelas empresas do sector volte a ser o que já foi.
Quanto à cotação, isso pode ser outra história. A bolsa funciona por antecipação, por isso após apresentação de prejuízos uma cotada pode valorizar enquanto outra que apresenta lucros desvaloriza.
No BCP tudo isto já pode estar descontado na cotação em demasia, não sei, mas sei que só o vou saber quando o mercado entender.
Com a nuvem negra da entrada do estado no capital não acredito que o mercado vá sinalizar tal desconto antes da entrada se efectivar, mesmo que neste momento exista e seja enorme. Esse sinal pode eventualmente ser dado depois.
É o que penso, admito que possa estar completamente errado, mas não consigo compreender quem tenta advinhar isso (fundos) agora, acho tremendamente arriscado.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: Á que ter calma....
rasteiro Escreveu:Dá para ver que esta menina está na mão de meia duzia de Gurus da Bolsa.
Basta ver pelo Nº de ofertas, quer na compra quer na venda.
Logo eles se querem meter medo aos pequenos vasta lá colocarem 3 a 4 ordens num volume total de 3.000.000milhões a 5.000.000milhões que o pessoal fica logo com medo,quer na compra ou venda e desata a vender.
Até ao final do dia ainda muita tinta vai correr.
Se eles quiserem a continuar a mandá-la para baixo, rendo-me, basta ela atingir o meu STOP.
Abraçoscesar1967 Escreveu:Muita força para que a acção caia...
Quem estiver a ver num streamer... é impressionante...
Hoje vai cair pelo menos 50% do que subiu ontem!
Abraço,
Pois!depois há quem diga que a acção não esta a ser manipulada!Devem de estar a dormir na CMVM!ou fechem simplesmente os olhos!O BCP passou de banco para máfia da bolsa!E os accionistas de referencia?onde andam?que não fazem nada?Tristeza.
- Registado: 14/10/2011 18:31
Supermann, mais uma vez o teu sistema dá provas de ter uma precisão de relógio suíço.
Bem sei que não expões completamente o teu modo de negociação, mas uma das maiores dúvidas que tenho no meu sistema são os reforços e por isso gostaria de melhorar. Os indicadores que usas para sinalizar reforços são baseados na volatilidade e na sobre-compra (Overbought)?
Obrigado.
Obrigado.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Burbano, latbal, Luzemburg, malakas, MPAM, Mr.Warrior, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, TTM62, zulu404 e 211 visitantes