Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - um fim de ano à medida dos anteriores ??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PLPINTO » 13/11/2003 9:47

Pertinente, não percebi essa de 14 pips por ordem. Na LJC é só 7 pips e não conheço nada mais caro. Terá a contar com 7 na entrada e 7 na saida? Só conta uma vez.

Registado: 22/5/2003 15:08

Bush II e Reagan

por Dwer » 13/11/2003 2:28

Cada vez me parece mais do mesmo. Grandes défices, desvalorização do dólar, conservadorismo, aventureirismo no médio oriente...enfim!

Mas o que penso que vale a pena reter: nessa época começou o maior bull market da história - 1982 / 2000.

E no que toca ao dólar lembro-me distintamente que cotou 120 escudos. Se fizermos as contas temos:

Dólar (cotação actual) = 0,858811 €
200,482 * 0,858811 = 172,176 escudos (LOL tenho que fazer as contas assim).

Por aqui se vê que se o paralelo for consistente o dólar ainda tem um espaço de descida em relação ao euro de aprox. 30%. Não me admiraria de ver o dólar a cotar 69,69 (curioso número) cêntimos de euro.

O par euro/dólar atingiria (pasme-se) os 1,435.

Na minha humilde opinião lá chegaremos. Depois se o o novo ciclo for semelhante teremos um democrata como presidente (teremos salvo seja; terão eles)e assistiremos a uma valorização do dólar novamente. Suponho que nessa altura o hidrogenio já seja um
combustível usual, senão a nossa balança de pagamentos já não será nossa.

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por djovarius » 13/11/2003 1:51

Oops... só depois vi o novo post :|

Eu sou cliente da FXCM - mas raramente uso !!
Abri logo a seguir a fechar a conta na E-trade, que muito usei em pleno bull market accionista, pois ainda participei um pouco na grande festa Nasdaquiana :P

Depois abri na CMS, após muitos demos aqui e ali...

Esses problemas são no Demo, Pertinente, porque quando acontecem na real, eles têm o log file que prova o erro... e compensam-nos, é só pedir no help !!

Gosto dos 3 pips, isso é a menina dos meus olhos !!
Nada a fazer contra isso !!
Mas o que uso mesmo são warrants para tomar posições.
E é pena que ainda não há opções exóticas para fazer subir a adrenalina !! Just kidding !!

Marco: estamos de acordo !! Mas há a tendência de, após a acalmia, termos bons movimentos, tanto hoje como na sexta-feira !!

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 13/11/2003 1:33

Djo, creio que agora vai ficar aqui a consolidar algum tempo (bem precisa aliás)...

Os valores que estou a considerar são sensivelmente os mesmos (1.165x/1.166x e 1.159x/1.160x). Aliás, como digo mais abaixo no outro tópico, se a consolidação se prolongar, será natural ir testar o suporte...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por djovarius » 13/11/2003 1:27

Boa noite,

Novo bombardeio aos 1.1660 no EUR/USD e novo falhanço... vamos ver se será semelhante ao que vimos na semana passada mas ao contrário !!
É uma resistência interessante e quase coincide com a linha de Fibo a que já nos referimos antes !!

De facto, posições longas novas, só acima daquele valor e curtas só abaixo de 1.16 !!

E o nosso Pertinente, falhou em trade, mas fez uma coisa muito boa, deixou um stop, pelos vistos apertado. Como diz o Marco António, há a tentação do overtrade e isso é perigoso, sobretudo após uma série de trades bons !!

Mas valha-nos o São Stop !! :)

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Pertinente. » 13/11/2003 1:11

Ainda pensei em inverter mas estive a fazer as contas e por cada inversão que me correr mal são 50 pips que vão ao ar!

14 de spreads + (10 a 12)*2 de stops...

Se não é indiscrição qual é a corretora que o Djovarius usa e qual o spread?
Andei a ver a cms mas não gostei muito da plataforma... e já tive problemas no demo com ordens que fechei e que continuaram abertas, etc.
Pertinente.

por Pertinente. » 13/11/2003 0:55

Eu sei que cometi um erro... :)
Aliás eu estava consciente de que o estava a cometer... Os 1.1555 estavam a ser bombardeados, os futuros americanos (ainda) a subir... e a confiança de vários trades acertados recentemente, foi uma mistura explosiva... Não aguentei, entrei à campeão e saí à... à Benfica! :):):)
Pertinente.

por djovarius » 12/11/2003 22:33

Desculpa Pertinente, mas uma nota ainda !!

Wally mexe com o Forex intraday, à falta de melhor.

Mas não nos podemos esquecer que Wall Street subiu muito entre 1985 e 1995 quando o USD derretia.

E agora, tivemos a mesma coisa entre Março e Junho...

O que se passa é que há dias muito mornos a vários níveis e os pequenos fluxos de capital podem fazer mexer os mercados em interacção. Hoje o ritmo foi maior, o que implica maiores movimentos de capital !!

até mais

dj

por djovarius » 12/11/2003 22:28

Pertinente:

Eu também queria entrar curto, mas a questão é a seguinte !! Não vi nenhum suporte ser posto em causa e então assim não entrei curto !!

Pelo contrário, vi resistências a serem quebradas !!

Entrei com um stop buy (coloquei a 1.1625, quando o par estava a 1.160x) bem acima para ter mais segurança, embora com menos ganho.
Diminui o risco, dimunui o lucro, mas não faz mal.
Assim, resistência quebrada, fomos até à próxima, em 1.1660 onde saí, felizmente, porque esta segurou as subidas.
Depois temos retracção, como se vê agora !!
Arriscando um pouco mais, tenho já um stop sell para 1.1625. Se atingido, talvez o mercado nos leve a 1.16 novamente ou serei stopado a 1.1650 !!
Se voltarmos às subidas, a quebra de 1.1660 leva o par até próximo ou mesmo 1.17 e depois se verá a reacção !!

A ver vamos !!

Um abraço
dj

por Pertinente. » 12/11/2003 21:52

Olá Djovarius,

hoje queimei-me... entrei curto de manhã e fui stopado em 15 pips. Estava seguro da subida dos USA mas não estava preparado para a libertação do cross desses movimentos intradiários de Wall Street... A táctica que me tem dado bons resultados deixou de ser válida. Penso que essa é a principal ilação a tirar deste dia.
E agora, das duas uma: ou foi antecipação dos resultados que se aproximam ou então vamos aos máximos.
Pertinente.

por djovarius » 12/11/2003 20:24

Olá visitante (tenho pena de não poder tratar de outra maneira) !!
Geralmente, as linhas de fibo são melhor suporte e resistência quando em zona de suporte ou resistência horizontal, como é o caso apontado por si.
E a verdade é que a resistência está ainda antes, são 1.1660, como indiquei no Domingo e para já funcionou como resistência.
Agora, as linhas de Fibo podem ser bons obstáculos, ao contrário do que diz o meu amigo, e ainda agora vimos isso na descida do EUR/USD, quando atingimos 1.137x. Foi há poucos dias e, se se lembrar, antes do ataque falhado ao valor que indiquei, houve ali um belo suporte em 1.142x, uma linha de fibonacci.
Funciona... e como viu, só após uma certa guerra, é que fomos mais abaixo, tendo a MMS de 100 dias sido suficiente para aguentar o par.

Por acaso, a nível de gráfico de velas diárias, o meu indicador por excelência são as médias móveis, o RSI e o MACD, para além de outros factores, que têm menos a ver com a AT !!

Agora... se há casos em que as linhas de fibo não servem para nada ??? Claro que sim, imensos !!
Porém, também há muitos e muiros casos onde o SH e as LT`s de nada servem também !!
São os casos como o desta noite !!
E ainda bem que em muitos casos, suportes e resistências falham à primeira !!
É que assim, podemos ganhar mais dinheiro, uma vez que nesses casos, a vela formada (horária ou de 4 horas) tende a ser enorme !! :)

Meu amigo, qualquer coisa, disponha sempre !!

E porque não se regista no Caldeirão !? Aqui também é casa de forex !!

Um abraço

djovarius

Olá DJ

por Visitante » 12/11/2003 19:33

Aprecio a sua sensibilidade a suportes e resistências, mas na sua opinião acha que os 1.1670, retração de 62% fibbonaci do ultimo maximo, são realmente valores de resistência? Eu não tenho presenciado testes a esse nível, quando o atinge normalmente rompe com facilidade. Em demo tudo é praticável, mas no real é preciso coragem para entrar curto,.. Por isso acho que já estamos a caminho de teste a máximos. É só a minha opinião.
Visitante

por djovarius » 12/11/2003 17:54

Boas tardes,

Só entramos em posição longa em 1.162x e acabámos de a fechar próximo a 1.1660 !!

Agora é a grande guerra !!
Os Bulls do Euro à beira da derrota na semana passada, conseguiram um fabuloso contra ataque até 1.16 valor que vimos hoje !!

E de manhã, dissemos:
A partir de agora, é com as linhas de Fibinacci:
1.1615 e depois 1.1670 !! Estes valores não podem ser atingidos e muito menos quebrados em alta, sob pena de voltarmos para o teste aos máximos recentes.

Portanto, já se vê que estamos hoje e até ao fim da semana em terrenos de decisão !!
Se os Bulls do Euro ultrapassarem este último obstáculo, certamente passearão até 1.17 - 1.1770 em última análise.
Caso não passem, então pode-se antever um novo ataque do dólar, novamento à procura do patamar alcançado recentemente !!

Um abraço
dj

por djovarius » 12/11/2003 12:33

Olá bom dia, novamente !!

De facto, chegámos a 1.16 e o EUR/USD está agora um pouco aquecido !!
A partir de agora, é com as linhas de Fibinacci:
1.1615 e depois 1.1670 !! Estes valores não podem ser atingidos e muito menos quebrados em alta, sob pena de voltarmos para o teste aos máximos recentes.
Ainda acredito que poderemos recuar, partindo destes valores, mas só abaixo de 1.1530/50 poderemos acreditar num regresso a 1.14/1.142x !!
Os dados estão lançados: os mercados accionistas estão a ficar nervosos, restando saber o que nos vai dizer Wally !!

Meus amigos: com o USD a perder face à GBP, EUR e CHF mas sem perder face ao JPY revela um pouco o medo de novas tensões geo-políticas e de alguma forma também, descrença na recuperação económica... e não só a do Japão !! Para não falar do medo, sempre latente, de intervenções do BOJ/MOF, um fantasma presente neste mercado, sabe-se lá até quando !!!

Devastador: estou desolado por essa situação. Não serve de consolo, mas é igual a situações pelas quais passei também.
Mas afinal, quando adquiriu esses títulos? E a que níveis? Não terá sido atraído por altas elasticidades? É que já há Calls e Puts para Março, Junho e até Setembro de 2004, não havendo necessidade de adquirir nada com prazos apertados, a não ser em trades especulativos de 1 a 3 dias !! E nestes há que assumir imediatamente perdas ou lucros, seja quais forem !!
Para trades que podem ser configurados para um período que vai de 1 a 3 meses, já é conveniente uma maturidade bem maior. Quem compra hoje com este objectivo, bem pode pensar em Junho !!!

O dólar já se valorizou recentemente: veja como veio de 1.1860 aos 1.1380 - foram 4,5% mais ou menos !!
Não é pouco. É possível que ainda voltemos às subidas do dólar e a valores próximos a 1.10... mas até ao princípio de Dezembro??? Começo a achar complicado, porque estes movimentos não são lineares e é necessário dar tempo ao tempo !! Sobretudo porque nos segundos semestres do ano, as amplitudes dos movimentos são, geralmente, menores do que nos primeiros semestres... então, um movimento correctivo contra a tendência de longo prazo pode-se desenhar em 1 a 3 meses, pelo que é necessário ter opções com maturidades maiores !!

De facto, sem saber mais detalhes, não posso dar melhores opiniões...

até já

djovarius

por devastador » 12/11/2003 12:02

Ola djovarius.
Estou a perder no EURUSD (investi em warrants que terminam a 8 de Dezembro). Como as pardas são grandes, o que devo Fazer?
Será que se o valor do défice for menor que o esperado, O valor do Dolar suba?
E se o Boj intervir para valorizar a dolar o que poderemos esperar?
Haverá posossibilidades do dolar se valorizar a muito curto prazo?
Obrigado.

Registado: 8/5/2003 14:26

por Flying Turtle » 12/11/2003 11:59

... e aí está o EURUSD nos 1,16 (grande dj, sempre em forma!!! :shock: )

E eu apostei, no jogo, num short no USDJPY, em consonância com este movimento de alta no EURUSD, mas o "bandido" quase não mexe, o que quer dizer que é o EUR que sobe e não o USD que desce... :evil:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por itisi100 » 12/11/2003 11:49

Curioso é também o facto de o Dolar se ter apreciado em relação ao yene durante a noite, quando em relação ao Euro depreciou bastante (quase 80 pips...).

Os bons dados macro europeus poderão ter certamente peso nessa evolução, no entanto, os dados que têm vindo do lado de lá do Atlântico batem os do velho continente aos pontos, em todos os niveis.

A questão do défice e a crise instalada no Iraque de imprevisivel resolução estão sem duvida a pesar.
Para quem está curto desde os 1,1470 como eu, a coisa está a ficar feia :evil:

Lá se foi o meu 3º lugar no GT2003 :cry:

Abraços

itisi10

Registado: 9/7/2003 12:27

Caro amigo,

por pergas » 12/11/2003 11:26

agradeço-lhe a prontidão da sua resposta, e parece-me que em substância, os pareceres são evidentes!!!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por djovarius » 12/11/2003 11:21

Olá !! Ainda bem que o pessoal gosta dos comentários.
De facto, cada vez mais vamos ver este mercado a interagir com os restantes.
Um exemplo: não será possível ver o DAX a quebrar máximos sucessivos muito tempo, em caso de rápida degradação do valor do dólar.

Mas a pergunta era outra... o Pergas falou no LONGO PRAZO !! E até ver, não vejo mais nada do que a desvalorização do dólar, causada por muitos factores, sobretudo o péssimo sentimento anti-dólar em vários sectores do mundo investidor.

A propósito, ainda há dias disse aqui que a questão do Iraque poderia voltar a pesar neste assunto...

pelos vistos esse e outros problemas geo-políticos estão e vão dar água pela barba aos EUA.

Parece que por portas e travessas, o fim de ano pode mesmo dar mais força ao Euro... o mesmo padrão repete-se, mesmo por motivos tão diversos...

Um abraço

dj

Caro djovarius...

por pergas » 12/11/2003 11:09

...sou um leitor atento dos seus posts, e não é demais dizer que os leio com especial atenção. De facto, toda a sua linguagem de simplicidade transparece para o lado de cá uma enorme vontade de tentar compreender este mundo do Forex. Foi e é graças a tão ilustre colega, que me começei a debroçar sobre este tema. Queria , já agora, aproveitar para dizer de uma forma simples e concreta que me parece que será o défice da balança comercial dos EUA que sentenciará o rumo deste par, a meu ver. Daí vai que penso que um bom investimento a longo prazo, não existindo obviamente alterações políticas e económicas por parte dos EUA, será na aposta da desvalorização do USD face ao EUR. O que me diz?

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por djovarius » 12/11/2003 10:52

E agora vimos já os novos máximos do dia pouco acima de 1.1580 !! A tendência é mesmo o teste a 1.16, embora com maior dificuldade.

O RSI mostra-se sobrecomprado nos gráficos de 5 minutos e horário... terá de acalmar, antes de tentar seja o que for !!!

Um abraço
dj

por djovarius » 12/11/2003 10:19

Tiro e queda !!

Depois de um começo de semana tão sossegado no EUR/USD, finalmente o ritmo de mercado aumentou !!

Esta previsão nem era complicada. Cada vez mais, períodos de acalmia de duração superior a 24 horas, não passam de 48 a 60 horas !!

O facto é que, a resistência de 1.1530, uma vez quebrada, daria boa sorte ao longos !! Assim foi, pois só parou na resistência seguinte - 1.1570 !! Ainda foi uns pips acima e o trade seria bem sucedido (e nós em fuso horário pouco favorável). Em princípio, se se tratar de uma retracção simples, valores a estes níveis ou no limite 1.16 deverão segurar as subidas. Caso contrário, a correcção EUR/USD pode acabar muito em breve e o bias volta mesmo a favorecer o Euro numa óptica de curto prazo.

O que provocou tal subida? (e aqui já respondo ao nosso itisi10 com muito gosto)

Deveremos ler por aí que os números económicos europeus estão finalmente a mostrar sinais positivos (o que não é errado e corresponde à realidade - os EUA puxam pelo resto do mundo), sobretudo na Alemanha e na França.
Mas o que verdadeiramente começa a mover o mercado em antecipação (como de costume), é a preocupação em relação ao défice comercial dos EUA, a ser apresentado amanhã. Teme-se que esse défice esteja a se tornar um buraco negro, tanto mais num quadro de forte aumento do consumo verificado recentemente na América. Ainda por cima, um aumento do défice comercial subtrai ao crescimento do PIB...
Então hoje e no resto da semana, o Forex deverá ser um mercado mais interessante, pois vamos ver se estas subidas do Euro são para manter, ou se vamos voltar aos patamares anteriores.

Para já, quem está longo fica muito bem, enquanto o EUR/USD se mantiver acima de 1.1550 !! A quebra em alta de 1.1570 levará a um teste a 1.16, onde o trade longo pode ser concluído ou reforçado, em caso mais subidas, nesse caso, o target final seria 1.1660...
Já um regresso a 1.1530 tem outras implicações. Agora é um bom suporte, pelo menos aparentemente.
Se no entanto, ele não suportar, veremos se 1.15 suporta. Se este não aguentar, haverá um ataque curto para tentar 1.1470 ou mesmo 1.1450 !!

São os cenários mais prováveis para as próximas horas...

Um abraço, bom dia

djovarius

por itisi100 » 12/11/2003 4:16

Djovarius,

Que me diz da vela das 02:55h (TMG) em que o EUR/USD subiu quase 30 pips nesse minuto? Como a interpreta, num cenário de apatia e sonolência em que se encontra(va)? Alguma intervenção?

EUR/USD a 1,1573 neste momento

Obrigado

itisi10

Registado: 9/7/2003 12:27

por djovarius » 11/11/2003 22:35

Boa noite a todos !!

É mais para cumprimentar do que para outra coisa :?

O EUR/USD continua a respirar para novas caminhadas.
Estamos em crer que esta quarta-feira vai trazer mais movimento, após dois dias de consolidação !!
Para já, pouco a dizer. O bias continua neutro a positivo e o ritmo do mercado demasiado lento neste par.
Parece-nos que o suporte de 1.1450 tem agora mais significado porque segurou bem o par nesta terça-feira. Ao mesmo tempo, a resistência em 1.1530 tem segurado bem as subidas, pelo que a sua quebra deverá ser boa para os longos !! Por enquanto, tudo o que temos é uma estabilização em torno de 1.15 !!

O mais interessante deste dia, que foi relativamente tranquilo nos diversos mercados, foi o constatar de alguma força do Dólar frente ao Yen (segurou quedas), mas sobretudo face à Libra (com um bom ganho). O mesmo não aconteceu face ao Euro.

Repito: depois deste começo de semana tão tranquilo, teremos seguramente (espero bem que sim) uma quarta-feira com mais ritmo !! :roll:

Um abraço, bons trades

djovarius

por djovarius » 11/11/2003 14:07

Boa tarde,

Realmente hoje é daqueles dias em que o update nem se justifica muito.
Há uma grande sonolência no Forex, bem como a ausência de dados, ou factores que mexam com o mercado. Nada para sacudir, baixa volatilidade.

Esta situação é visível nos diversos crosses:
O EUR/USD andou pela noite em territórios mais baixos, mas não rompeu sequer o nosso ponto pivot, pelo que se mantém acima, ou seja em bias neutro/alta. Por outro lado, também não consegue ficar acima de 1.15 muito tempo !! Interessante, como está (o USD) também estável face ao JPY e GBP.
Interesse total no trio do Yen. Repare-se como o EUR/JPY parece estar agora suportado entre os 124.50 e 125, pelo que a quebra deste valor em baixa, pode arrastar o Euro para uma baixa generalizada e vice-versa.

Mercados accionistas Asiáticos e Europeus no vermelho, bem como os futuros dos EUA !! O Ouro a voltar às subidas, bem como as commodities, são factores que retiram sempre alguma coisa ao sentimento pré-dólar. Veremos !!

De toda a maneira, espera-se um volume baixo em Wall Street, devido ao feriado nos EUA.
Se for como o forex, Wally vai ficar com pouco movimento !! :|

Um abraço
djovarius

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Ferreiratrade, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, Masterchief, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006, yggy e 269 visitantes