Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MVP » 27/10/2011 15:04

Uma intervençao de 1.7 mil milhões seria superior à capitalização bolsista do banco !

Ou seja ou o Estado compra posições do BCP a actuais accionistas, ou se a emissão de novas acções para o Estado for total quer dizer que a cotação será, quê? Menos de metade pelo menos?

Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Dúvida?

por jlavra » 27/10/2011 14:41

intraric Escreveu:Com 7 mil milhões de acções e a valer aproximadamente mil milhões de euros, uma intervenção do estado com 1.7 mil milhões de euros, sem aumento do nº de acções, o valor da acção passa a representar 1,7 vezes mais capital.

Logo, 0,170 x 1,7 = 0,289

Ok, não será assim tão proporcional.
Mas há aqui um potencial de valorização bastante interessante.

Vê-se um aumento de liquidez bastante grande e uma valorização, pelo que assumo que o mercado estará a fazer esta interpretação.

Podem apontar-me os erros de concepção desta hipótese?

Obrigado.

Cumprimentos.

Premissa errada.

O número de acções aumenta, e muito. O preço teórico, no momento do aumento de capital, é sempre inferior à cotação que a acção estiver a fazer nesse momento, isto porque o preço de emissão das novas acções (muitas, repito) é sempre inferior á cotação das acções actuais pré aumento de capital (como é evidente quem entra a subscrever capital não vai subscrever a um preço superior e transferir valor para quem já é accionista.)

Registado: 29/9/2011 15:02

Dúvida?

por intraric » 27/10/2011 14:35

Com 7 mil milhões de acções e a valer aproximadamente mil milhões de euros, uma intervenção do estado com 1.7 mil milhões de euros, sem aumento do nº de acções, o valor da acção passa a representar 1,7 vezes mais capital.

Logo, 0,170 x 1,7 = 0,289

Ok, não será assim tão proporcional.
Mas há aqui um potencial de valorização bastante interessante.

Vê-se um aumento de liquidez bastante grande e uma valorização, pelo que assumo que o mercado estará a fazer esta interpretação.

Podem apontar-me os erros de concepção desta hipótese?

Obrigado.

Cumprimentos.
If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett

Registado: 21/9/2011 17:20

por mcarvalho » 27/10/2011 13:49

Banca francesa dispara mais de 17%

27/10/2011

O índice europeu da banca europeia (Stoxx) está a subir 8,20% para 148,05 pontos, com os 50 membros a valorizarem. Esta é a subida mais pronunciada desde Maio de 2010, altura em que a Grécia oficializou o pedido de ajuda externa.

E os bancos com maior destaque são os franceses. O Crédit Agricole está a disparar 22,04% para 5,946 euros, o BNP Paribas está a subir 18,59% para 35,62 euros e o Société Générale está a avançar 17,51% para 22,145 euros.

A Autoridade Bancária Europeia (EBA sigla em inglês) apresentou as suas estimativas para a recapitalização dos principais bancos europeus: são 106 mil milhões de euros que terão de ser injectados até ao fim de Junho de 2012.

O comunicado da EBA, regulador europeu do sector bancário, confirma, por seu turno, que os bancos têm de apresentar os respectivos planos de recapitalização até ao fim deste ano e terão de os concluir até Junho de 2012.

Os bancos franceses vão precisar de 8.844 milhões de euros.

Para a banca portuguesa, o valor agora identificado pela EBA fica muito próximo dos cálculos já avançados pelo Negócios, que apontavam para a necessidade da CGD, BCP, BPI e BES terem de abater oito mil milhões de euros (41%) aos seus fundos próprios, devido aos novos critérios de registo, que obrigam a contabilizar as perdas, implícitas nos valores de mercado, dos respectivos investimentos em dívida soberana, em particular da Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha.

Ainda de acordo com os cálculos da EBA, a banca grega – que detém cerca de um quarto da dívida pública do seu país e que enfrenta, por tal, o maior impacto de um eventual perdão que pode ascender a 60% - precisa de injecções de capital de 30 mil milhões de euros. Ou seja, só os bancos gregos absorverão 28% do total dos 106.447 milhões de euros que terão de ser injectados na banca europeia para acomodar as perdas com dívida soberana e, simultaneamente, aumentar os rácios de capital para os mesmos 9% que estão a ser exigidos aos bancos portugueses.

Na lista dos mais vulneráveis, seguem-se os bancos espanhóis, com necessidades de capital cifradas em 26.161 milhões de euros, e os italianos (14.771 milhões).

Num outro patamar, encontram-se os bancos franceses (8.844 milhões de euros), logo seguidos dos portugueses (7.804 milhões). Segue-se a banca alemã (5.184 milhões). Em termos relativos, a banca cipriota – muito exposta a dívida grega – é das mais fragilizadas, com a EBA a antecipar que precise de 3.587 milhões de euros.

Privados vão assumir perdas de 50% da dívida grega

Outro acordo alcançado ontem, visa o assumir de perdas por parte dos bancos nos empréstimos concedidos. Os líderes europeus chegaram a acordo com os representantes da banca para proceder a uma desvalorização voluntária da dívida grega em 50%. Além disso, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) vai ser ampliado de 440 mil milhões de euros para 1 bilião de euros.

Estes acordos trouxeram algum ânimo aos mercados, já que reduziram o nível de especulação e de incerteza que imperava entre os investidores. Estas são as principais razões para a subida acentuada dos títulos dos bancos em bolsa.

E não são só os franceses a registar ganhos acentuados. O alemão Deutsche Bank está a subir mais de 14% para 32,515 euros, os bancos gregos também estão a registar fortes ganhos, o inglês Barclays ganha mais de 13%. O ING, o Credit Suisse e o UBS estão a subir mais de 8%.

E os portugueses não escapam à tendência. O BPI é o que mais sobe, ao avançar mais de 8% para 0,575 euros, registando assim o maior ganho diário desde 26 de Maio de 2010. O BES valoriza 7,52% para 1,559 euros, tendo também chegado a subir mais de 8%. O BCP aprecia 6,37% para 0,167 euros e o Banif ganha 6,11% para 0,33 euros.

Registado: 17/2/2004 1:38

por Krupper » 27/10/2011 13:34

artista Escreveu:
mcarvalho Escreveu:Presidente do BCP diz que "não era vergonha nenhuma recorrer à linha" da troika

Mas não foi ele que, após o AC de 1,2 mil milhões de euros ainda este ano, disse que tinha as necessidades de capital garantidas até final de 2012?! :roll: :shock:

A verdade é que este perdão da dívida grega, apesar de o mercado já o dar como garantido, veio alterar em muito as contas dos bancos.

Creio que nenhum dos 4 maiores bancos escapará ao fundo da troika. Dos maiores, possivelmente apenas o Santander escapará por estar inserido num grupo bastante mais resistente.

Registado: 30/9/2010 13:54

por artista_ » 27/10/2011 13:27

mcarvalho Escreveu:Presidente do BCP diz que "não era vergonha nenhuma recorrer à linha" da troika

Mas não foi ele que, após o AC de 1,2 mil milhões de euros ainda este ano, disse que tinha as necessidades de capital garantidas até final de 2012?! :roll: :shock:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rasteiro » 27/10/2011 13:26

caro, Carrancho.
certezas na bolsa não é comigo, apenas disse que a tuada está ascendente, agora quanto tempo vai durar isso eu não sei.
Apenas estou dentro desta menina,reforçando ainda de manhã, por ver que a banca a nivél Europeu está toda a bombar.
O STOP já lá está.
Se for lá, arrecado as mais valias, se não for, óptimo e subo o STOP.
A bolsa não está para ganhar fortunas, mas sim ir ganhando umas migalhas.
O JE aproveita tudo.

Um abraço
rasteiro

carrancho Escreveu:
rasteiro Escreveu:Não tenho a menor dúvida.

Abraços

cesar1967 Escreveu:rasteiro,
Meio-dia: 50 milhões - 0,167...
O que te parece?
Movimento ascendente para continuar?
Abraço,

As certezas na bolsa, normalmente, saem caro.

Por vezes, a falar com conhecidos sobre bolsa, gosto de ouvir o que vão dizendo até ao momento em que dizem que a esta ou aquela vai acontecer isto ou aquilo de certeza (apartir deste momento, tudo o que já foi dito perde valor).

Registado: 29/11/2007 12:24

por mcarvalho » 27/10/2011 13:23

Presidente do BCP diz que "não era vergonha nenhuma recorrer à linha" da troika

27/10/2011

A eventual necessidade de os maiores bancos portugueses recorrerem à linha de recapitalização bancária enquadrada no programa de ajuda externa a Portugal "não era vergonha nenhuma", disse hoje à agência Lusa o presidente do Millennium BCP, Carlos Santos Ferreira.

"Não era vergonha nenhuma recorrer à linha dos 12 mil milhões de euros", afirmou o banqueiro, salientando que a existência desta linha de recapitalização para a banca em Portugal, criada por altura da celebração do pacote de apoio financeiro internacional ao país, ao contrário do que acontece nos outros países europeus, "dá tranquilidade" às principais entidades bancárias portuguesas.

"Aquilo que mais me preocupava era o sucessivo adiamento das decisões [ao nível dos esforços a tomar pela União Europeia (UE) para combater a crise da dívida soberana de vários países europeus, com a Grécia à cabeça], que dava espaço à especulação. Não gosto destas medidas, mas é melhor do que nada. Põem um ponto final à especulação", sublinhou Santos Ferreira.

O presidente do BCP reforçou que a decisão tomada esta madrugada pelos líderes europeus, que perdoa 50 por cento da dívida grega, "é uma decisão má, mas pior era não haver nenhuma decisão".

E afirmou que o banco que lidera "recorrerá a todos os instrumentos disponíveis, incluindo a linha dos 12 mil milhões de euros", para cumprir as novas metas de capital impostas para o sector bancário europeu.

Segundo o gestor, "a grande pancada" para o setor bancário europeu, no geral, e português, em particular, é a decisão de passar a considerar o valor de mercado dos títulos de dívida pública dos países europeus, que obrigará a uma ampla recapitalização dos bancos do Velho Continente.

"Já estávamos a apontar para os 9 por cento [de rácio 'Core Tier 1'] no fim do ano [patamar negociado com a 'troika']. E os bancos nacionais que foram avaliados [BCP, BES, BPI e CGD] tinham todos programas de reforço de capital e liquidez. Mas nos testes de 'stress' do último verão, o limite era de 5 por cento e agora passou para 9 por cento", frisou Santos Ferreira.

Por isso, "todos os bancos portugueses envolvidos nos testes de resistência [realizados pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês)] apresentam necessidades de capital", explicou.

Porém, Santos Ferreira realçou à Lusa que "este é, claramente, um problema europeu. Não de Portugal, nem de nenhum banco em Portugal. Tirando os bancos alemães, vá lá saber-se porquê, a necessidade de recapitalização abrange 70 bancos europeus".

O banqueiro destacou ainda que está envolvida "a aristocracia da banca europeia", apontando para algumas das maiores instituições bancárias europeias, como o Santander, o BBVA e o La Caixa, na vizinha Espanha, os franceses BNP Paribas e Société Générale, ou o italiano Intesa.

Antes destas declarações de Santos Ferreira, o BCP tinha já revelado esta manhã que poderá recorrer à linha de recapitalização inserido no programa de ajuda a externa a Portugal, depois de, esta madrugada, os chefes de Estado e de Governo da UE terem decidido perdoar 50 por cento da dívida grega.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Millennium BCP revelou que, após esta decisão, e para cumprir até 30 de junho de 2012 um rácio de capital 'core tier' 1 de 9 por cento, terá de aumentar os fundos próprios em 1.750 milhões de euros.

Os bancos portugueses precisam de se capitalizar em 7.804 milhões de euros para atingir o novo rácio de capital de 9 por cento, segundo cálculos da EBA divulgados na quarta-feira à noite.

Registado: 17/2/2004 1:38

CERTEZAS

por CLIMATICO » 27/10/2011 13:09

Eu disse,descer p/ intervenção do estado,e isso é obvio como se está a ver hoje.No entanto qualquer outra noticia negativa para o BCP OU Banca poderá fazê-lo descer.
OBRIGADO.

Registado: 15/12/2009 2:27

por carrancho » 27/10/2011 13:00

rasteiro Escreveu:Não tenho a menor dúvida.

Abraços

O que te parece?
Abraço,

As certezas na bolsa, normalmente, saem caro.

Por vezes, a falar com conhecidos sobre bolsa, gosto de ouvir o que vão dizendo até ao momento em que dizem que a esta ou aquela vai acontecer isto ou aquilo de certeza (apartir deste momento, tudo o que já foi dito perde valor).
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

cAPITALIZAÇÃO.

por CLIMATICO » 27/10/2011 12:58

Uma coisa parece certa: Não vai descer mais devido a intervenção do Estado.Isso já está mais que descontado.Agora o subir muito, vai depender da economia.
BONS NEGOCIOS.

por rasteiro » 27/10/2011 12:51

Não tenho a menor dúvida.

Abraços

O que te parece?
Abraço,

Entrada de Estado

por hallo » 27/10/2011 12:45

jlavra Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:O BCP tem 7.207.167.060 de acções que a preço de venda vale pouco mais de 1.200.000.000 . Ora segndo as noticias precisa de mais de 2.000.000.000 de aumento de capital.

Nesta fase eu diria que é muito importante perceber em que condições será realizado o aumento de capital para a entrada do Estado. Essas condições vão determinar a diluição a que serão sujeitos os actuais accionistas do BCP.

Neste momento parece-me que existe uma solução para a Europa no seu todo e existe muito trabalho pela frente para os próximos tempos. Vão existir grandes variações no mercado.

Mas penso que o que é realmente importante é a questão colocada pela Pata-Hari de percebermos até que ponto já foi descontado na cotação da banca.

Relativamente á entrada de capital do estado "troika" nos bancos europeus, o que me alegra é que vai ser uma medida de certa forma global e com certeza, quando se souberem os pormenores, penso que vai ser regido de forma global também. Aliás já o tinha mencionado e volto a mencionar que o Estado não tem interesse nenhum em ter bancos ou exercer o seu poder em detrimento da bancA.

O estado também já deu garantias que com a ajuda da Troika, está a trabalhar uma outra situação do pagamento da divida á banca.

Portanto vejo existirem vários factores que possam levar a uma subida sustentada ou a uma correcção:

- Solução para a Grécia e consequente "banho maria" para Portugal, dando tempo das politicas serem postas em prática, e provar o bom aluno.
- Solução Europeia para a crise da divida e estancamento de possivel alastramento a outras economias da zona euro.
- Possivel correcção da banca europeia nos mercados e consequente valorização das suas posições.
- Maior credibilidade e transparência na forma de registo de activos tornando a banca menos susceptivel a variações.

No caso BCP, penso estar a jogar-se pelo seguro.

- Possivel utilização dos capitais do estado
- Possivel venda do Millennium Bank na Polónia
- Outras medidas para reforço do capital

Entre outras como já havia falado há uns dias, é fácil analisar o gráfico e as noticias do BAC e do C, e verificar o que se passou quando existiu uma nacionalização parcial nestas instituições.

Chegaram e a valer 6 vezes mais, que quando bateram no fundo. Tiveram também quedas brutais e subidas brutais após a nacionalização e é a situação mais parecida com o que se está a passar na banca europeia, segundo o meu ponto de vista.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Re: Polonia.

por jlavra » 27/10/2011 12:43

CLIMATICO Escreveu:Com estas peripécias ,sou levado a pensar que o Banco na Polonia não será vendido,pois é uma boa fonte de rendimento e a solvabilidade do Banco será reposta quer com o Estado,quer com outros movimentos de capitais que se estarão a equacionar noutras partes do mundo.Também penso,que a Banca na Europa se vai reestruturar e o BCP E BPI não fugirão a essa movimentação.
BONS NEGOCIOS.

A Polónia não ser vendida é uma possibilidade. Mas eu diria que caso haja propostas realmente boas, então o BCP vende a Polónia e a entrada do estado no BCP é bastante inferior ao que agora está a ser anunciado.

Pessoalmente acho que o facto de o management do BCP poder optar é bom, porque fortalece a sua posição enquanto vendedor da Polónia e eventualmente é catalisador para uma venda em melhores condições.

Polonia.

por CLIMATICO » 27/10/2011 12:36

Com estas peripécias ,sou levado a pensar que o Banco na Polonia não será vendido,pois é uma boa fonte de rendimento e a solvabilidade do Banco será reposta quer com o Estado,quer com outros movimentos de capitais que se estarão a equacionar noutras partes do mundo.Também penso,que a Banca na Europa se vai reestruturar e o BCP E BPI não fugirão a essa movimentação.
BONS NEGOCIOS.

por Ulisses Pereira » 27/10/2011 12:29

se o BCP vale a estes valores cerca de 1000 milhões.... se precisa de 2,3 mil, então Portugal vai ficar aprx com... 66% do BCP e os actuais accionistas (todos juntos) com 33%. Ou seja cada acção só vale 1/3 do que vale agora........

O BCP passa a ser Estatizado !

Pvg, a mim não me surpreende a tua última frase. Já o tenho dito, embora isso me tenha valido muitos mails altamente insultuosos.

Mas discordo do teu primeiro parágrafo. Estás a esquecer-te que aquele capital vai mesmo entrar no Banco. Ou seja, há uma entrada de capital, pelo que o valor do Banco também aumenta. Teoricamente as acções valem o mesmo que antes desse aumento de capital, o que acontece é que o Estado passa a deter uma posição relevante no Banco.

Como vão variar as cotações, é outra história. Mas parece-me que tudo está a correr dentro do que o mercado veio a sinalizar nos últimos meses.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Supermann » 27/10/2011 12:28

Do que estou a ver, cheira-me que hoje ou o mais tardar amanhã, o meu sistema dispara novo sinal para entrada de curtos.

Vamos a ver ...

Registado: 18/12/2009 18:54

por jlavra » 27/10/2011 12:09

Lion_Heart Escreveu:O BCP tem 7.207.167.060 de acções que a preço de venda vale pouco mais de 1.200.000.000 . Ora segndo as noticias precisa de mais de 2.000.000.000 de aumento de capital.

Nesta fase eu diria que é muito importante perceber em que condições será realizado o aumento de capital para a entrada do Estado. Essas condições vão determinar a diluição a que serão sujeitos os actuais accionistas do BCP.

por cesar1967 » 27/10/2011 12:02

Lion,
O mercado - e tu sabes - nem sempre é racional...
Abraço,

Registado: 6/10/2011 19:10

por Lion_Heart » 27/10/2011 11:55

O BCP tem 7.207.167.060 de acções que a preço de venda vale pouco mais de 1.200.000.000 . Ora segndo as noticias precisa de mais de 2.000.000.000 de aumento de capital.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por cesar1967 » 27/10/2011 11:48

rasteiro,
O que te parece?
Abraço,

Recapitalização

por CLIMATICO » 27/10/2011 11:02

No entanto os Bancos hão-de querer negociar essa entrada de capital.E há varias maneiras:negociação das dividas das EPs,garantias,compra de activos deteriorados,etc.

Na minha opinião....

por rasteiro » 27/10/2011 10:49

Acho que a entrada de dinheiro do estado(Troika), Poderá ter um impacto positivo na cotação.
Vejam o que aconteçeu nos EUA, quando o governo injectou dinheiro nos bancos, e em que depois de algum tempo vendeu a sua partiçipação com ganhos avultados.
Por isso é de estar confiante na cotação da empresa a curto e médio prazo.
Eu se ela passar com força os 0.165, reforço para o dobro a minha posição que comprei ontem.

Abraços

Recapitalização

por CLIMATICO » 27/10/2011 10:38

Havendo entrada do estado,não quer dizer que haja desvalorização da ação(antes pelo contrario)pois esse capital juntar-se-á sempre a uma cotação superior á do momento da decisão.Irá contudo diluir as presenças dos restantes acionistas,visto passar a existir maior numero de ações.
Se estiver errado,corrijam-me.
OBRIGADO.

por cesar1967 » 27/10/2011 10:19

Sem pretender fazer um relato, o BCP está a subir, com muuto volume...
Neste momento já ultrpassa as 36.000.000 de acções...
As ordens de compra não páram de entrar...
Normal?
Já agora, alguém sabe quando é a reunião para ouvir os interessados na compra do banco na Polónia? Era esta semana...
Abraço,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Investbem, JoaoL., karaya75, latbal, Luzemburg, malakas, Manchini888, MPAM, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2 e 222 visitantes