Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 26/10/2011 21:39

mundano, sinceramente parece-me que o mercado já há algum tempo que tem essa percepção e que tem sido essa uma das principais causas das quedas violentas das últimas semanas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por mundano » 26/10/2011 21:15

Hoje começaram a surgir noticias de analistas internacionais que apontam como certa a necessidade do BCP e do BPI recorrerem aos 12 mil milhões caso o "perdão" de 50% da divida grega venha a ser implementado...

Sou só eu que vejo aqui uma oportunidade para entrar curto?

Registado: 29/9/2009 16:28

Passos Coelho e o Estado.

por bboniek33 » 26/10/2011 21:07

"L'Etat c'est moi !", Louis XIV

Pas-Lapin, le Premier Soleil ? Nao...

O meu uunico ponto relacionava-se com a frase do PPC...

Sim, isto ee tudo Lirismo, somos uns Romanticos, o mais que podem sair sao uns gritos e uns traques.

O povo ee sereno...

:lol:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

Tem mais que razão

por Josytoc » 26/10/2011 21:00

Bcp nunca tive, sempre foi uma espécie de tabu ou intuição, nunca quis nada com esse banco, aquilo sempre me fez espécie, muito desinibidos, prá frente é que era caminho, arranjavam prontamente solução para tudo, afirmavam ás 4 ventos serem os melhores mais eficientes, crescimento anormal, algo me cheirava mal ali.
Como contribuinte antes fossse que estivera errado, mas deu no que deu. Mais um caso em que a realidade acaba sempre por se impôr.

Registado: 15/9/2011 3:42

Re: Doutor, isso nao ee bem assim.

por PIKAS » 26/10/2011 20:54

artista Escreveu:Já não há pachorra... tirar dinheiro aos contribuintes para enterrar nos bancos, sem qualquer tipo de garantias nem responsabilizando ninguém! :x

Alguém está na disposição de levar o socas e o Teixeirinha dos bancos ao mocho pelo facto de ter obrigado os bancos a inundarem-se de dívida pública portuguesa?

O problema dos bancos é este. Estão afogados em dívida soberana que alegremente compraram julgando tratar-se de dívida segura e agora foi ( caso grego ) e irá ( Portugal, Irlanda, Itália e Espanha, Bélgica e talvez França ) para os porcos.

O que era certo e seguro, vale metade ou talvez menos e são muitos milhares de milhões de euros a cada um.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por cesar1967 » 26/10/2011 20:54

É possivel!!!...

Registado: 6/10/2011 19:10

por Las_Vegas » 26/10/2011 20:52

cesar1967 Escreveu:Até agora, não existem noticias negativas ou não esperadas...
A continuar assim, vamos ter o BCP e outras a subir um bom bocado...
Pode ser momentaneo, mas há que apanhar o momento!!!...

Aqui a TV também está sem sinal, deve ser por causa do temporal.

Registado: 4/11/2002 23:12

por artista_ » 26/10/2011 20:49

bboniek00 Escreveu:"...
"O Estado não tenciona envolver-se na gestão dos bancos", disse Passos Coelho
..."
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=515049

Nem pensar, a idéia é mesmo meter lá o guito para depois ficar a arder, como no BPN! :x :x :x

Aliás, se se envolvessem na gestão o resultado seria provavelmente o mesmo por isso é melhor nem se envolverem, o papel do estado ali é só bancar o que for preciso! :x :x

Já não há pachorra... tirar dinheiro aos contribuintes para enterrar nos bancos, sem qualquer tipo de garantias nem responsabilizando ninguém! :x
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por PIKAS » 26/10/2011 20:48

bboniek00 Escreveu:.

Se noos metermos dinheiro nos bancos, o que o Estado faraa seraa definido por todos. O Governo nao decide tudo. Se insistir... leva uma quiqueirada.

Pois é, a democracia é isso mesmo.
Mas a realidade é que nos próximos 4 anos quem decide é o Passos e o Portas ( PSD + CDS ),ou seja, a maioria parlamentar.
E a quiqueirada só a leva se o povo for em número significativo ( e mesmo assim não sei??? ) para a rua... greves, manifestações, cortes de estradas, a malta a levar porrada da PSP ( eu não, porra ), balas de borracha, incêndios às agências dos bancos, blá, blá...
E alguém no seu perfeito juízo acha que o povo, que amoucha em casos bem mais dolorosos, vai saír para as ruas em defesa de questões relacionadas com a estrutura acionista do BCP, ou até mesmo dos bancos???? É só lirismo....
Cumprimentos,

por cesar1967 » 26/10/2011 20:45

Até agora, não existem noticias negativas ou não esperadas...
A continuar assim, vamos ter o BCP e outras a subir um bom bocado...
Pode ser momentaneo, mas há que apanhar o momento!!!...

Doutor, isso nao ee bem assim.

por bboniek33 » 26/10/2011 20:00

"...
"O Estado não tenciona envolver-se na gestão dos bancos", disse Passos Coelho
..."
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=515049

Uma coisa ee o Governo (ele e a sua equipa) e outra ee o Estado de que ele faz parte com todos s outros cidadaos. Ele ee servidor puublico (do Estado).

Se noos metermos dinheiro nos bancos, o que o Estado faraa seraa definido por todos. O Governo nao decide tudo. Se insistir... leva uma quiqueirada.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por pombopires » 26/10/2011 18:54

quando e que isto vai parar

Foi o Mr. Pontes quem mo confidenciou. :mrgreen: :lol:[/quote]

Acho que não, a mãe de todas as quedas vem aí:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=515049

Se for assim, aí é que vai ser cair ( nada que há muitos meses neste tópico não se tenha feito destacada referencia ).

Cumprimentos,[/quote]

Registado: 18/10/2011 14:37

por PIKAS » 26/10/2011 17:36

TRock Escreveu:Declaro que o BCP bateu no fundo e agora vai lentamente começar a subir.

Foi o Mr. Pontes quem mo confidenciou. :mrgreen: :lol:

Acho que não, a mãe de todas as quedas vem aí:

Se for assim, aí é que vai ser cair ( nada que há muitos meses neste tópico não se tenha feito destacada referencia ).

Cumprimentos,

por carf2007 » 26/10/2011 17:34

"Enquanto no caso do BCP, a decisão foi favorável ao Ministério Público, o que permite aos clientes do banco solicitar o que foi cobrado a mais nos juros ao crédito, no que respeita ao Santander, o Supremo Tribunal entendeu que o MP "não tinha legitimidade" para requerer a nulidade da cláusula relativa ao arredondamento em alta das taxas, pois tal prática já estava impedida pela lei que foi aprovada em 2006. "

Até aqui vê-se como o BCP anda de rastos :lol:
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por nook » 26/10/2011 16:44

Nomura alerta: BCP e BPI podem ser dos primeiros a ser parcialmente nacionalizados
26 Outubro 2011 | 14:46

O analista do Nomura, Daragh Quinn, acredita que os dois bancos portugueses podem estar entre os primeiros na Europa a recorrer a capitais públicos para reforçarem os rácios de capital.

As carências de capital do BCP e do Banco BPI podem ascender a três mil milhões de euros, segundo a Bloomberg que cita a nota de análise do banco japonês. Este montante compara com a soma da capitalização bolsista dos dois bancos, que está actualmente em 1,67 mil milhões de euros, tendo em conta as actuais cotações de mercado.

Dado que as carências de capital dos dois bancos ultrapassam o seu valor em bolsa, estes poderão ter dificuldade em captar o capital de que necessitam junto dos accionistas, segundo tem sido referido pelos analistas.

Nesse caso, os bancos terão de recorrer ao apoio do Governo português. A provisão de 12 mil milhões de euros, dos 78 mil milhões de euros que o Governo irá receber da troika, deverão chegar para reforçar os rácios dos dois bancos e satisfazer as exigências dos reguladores europeus para o "core tier one"

Mas, se receberem esta ajuda, terão o Estado como accionista e poderão ficar proibidos de pagar dividendos aos accionistas e de pagar de prémios à gestão, à luz das regras da União Europeia para receber capitais públicos.

Bancos podem precisar de mais dinheiro do que aquele que valem em bolsa

O BPI tem um rácio de capital “core tier one” de 9% e a redução do valor da dívida da Grécia no balanço do banco ao seu valor de mercado poderia levar o rácio para 4,9%, criando necessidades de 1,3 mil milhões de euros no capital do banco, refere a Bloomberg. A capitalização bolsista do banco liderado por Fernando Ulrich é de 542, milhões de euros.

Nas mesmas circunstâncias, o BCP poderá ver o seu rácio de capital declinar de 8,5% para 7,1%, o que o obrigaria a angariar 1,5 mil milhões de euros em capital para atingir a exigências dos reguladores europeus para o rácio “core tier one”. Um montante que ultrapassa o valor do banco, que ao actual preço de mercado das acções é de 1,1 mil milhões de euros.

O rácio de solvabilidade dos bancos nacionais terá de ser de 9% em 2011 e de 10% em 2012, segundo o acordo que vigora entre Portugal e os parceiros que lhe concederam ajuda externa.

Estado será accionista silencioso na banca

Ontem, Pedro Passos Coelho disse que o Estado não quer interferir na gestão dos bancos. No entanto, a regulação relativa aos pedidos de apoio ao Governo para reforço de capital dos bancos proibem o pagamento de dividendos e prémios aos gestores.

"O Estado não tenciona envolver-se na gestão dos bancos", disse Passos Coelho. O Governo "não tenciona nacionalizar bancos nem tornar-se dono de bancos", salientou.

As acções dos dois bancos voltaram hoje a fixar mínimos históricos. As acções do BCP recuam 1,24% para 0,159 euros, mas já chegaram a negociar nos 0,156 euros. Já o BPI perde 1,74% para 0,55 euros, depois de ter chegado a negociar nos 0,538 euros.

"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

Pequena entrada...

por rasteiro » 26/10/2011 14:33

nesta menina a 0.158€
Poderemos ter noticias com alguma sustentação logo mais no final da Cimeira.
Os mercados estão a aliviar, e amanhã isto pode dar um ar da sua graça.

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

Re: E os outros bancos?

por carf2007 » 26/10/2011 14:11

poseidon635 Escreveu:Isto aplica-se aos outros bancos?

O tribunal obrigou o BCP a devolver aos clientes o arredondamento de juros que o banco fazia para o quarto percentual superior. As cláusulas dos empréstimos à habitação, ou para obras, dos contratos anteriores a 2006 com arredondamentos para cima ficam assim anuladas.
De acordo com o Diário de Notícias (DN), o Millennium BCP terá de devolver aos seus clientes os arredondamentos de juros que fazia, para o quarto percentual superior, nos empréstimos à habitação ou para obras.

A decisão é do tribunal e acaba de transitar em julgado, não podendo a instituição recorrer, aplicando-se a todos os processos anteriores a Dezembro de 2006, data a partir da qual a lei passou a impor o arredondamento dos juros à milésima.

O tribunal obrigou também o banco a anunciar esta decisão em dois jornais diários durante três dias, para que os clientes lesados tomem conhecimento e possam começar já a exigir a devolução dos juros pagos em excesso.

A acção foi intercalada pelo Ministério Público da Procuradoria da República da área cível de Lisboa, coordenada pelo procurador da República Pina Martins, segundo o DN.

Um exemplo da prática "abusadora" do banco era arredondar uma taxa de 4,18% para 4,25%, o quarto percentual superior. A prática era comum nos bancos portugueses.

Partilhar
Hoje no
Juíza que mandou prender Isaltino ilibada pelo CSM
Conselho Superior de Magistratura vai agora investigar eventuais responsabilidades do Tribunal da Relação

Anterior

Pois, boa pergunta ... Em principio acho que não, afinal quem foi condenado foi apenas o BCP. Podes agora e ir ao teu banco e ameaça-los com um processo com base neste resultado :lol:

Eu tenho um credito habitação no BCP desde 2000, vou pedir o reembolso, mas como vou saber se o valor que vier a ser creditados esta correcto ? Sim porque o BCP(e outros) não é de confiança ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por rubini » 26/10/2011 12:23

Hallo Escreveu:
rubini Escreveu:
cesar1967 Escreveu:.
Eu já disse isto no outro tópico, mas digo outra vez:

Achas que é por haver uma decisão unânime na cimeira que os mercados vão reavivar? Repara: não há nada que possa ser feito, do ponto de vista político, para nos tirarem da confusão em que a Europa está agora. Nada. E o BCP é (infelizmente) o melhor exemplo de uma cotada que não tem hipótese de levantar voo durante muito muito muiiiito tempo. Simplesmente não tem base fundamental para isso.

Os políticos não fazem magia nem já não conseguem consertar este desastre. Não quero ser pessimista, mas à excepção de uns ressaltos, não creio que cotadas como o BCP consigam dar um ar sustentável da sua graça no curto-médio prazo.

Discordo totalmente da sua opinião ! Uma decisão unanime é fundamental para a banca europeia inclusive o BCP. Se reparar o BCP e mais 100 bancos no mundo "pelo menos" dependem neste momento de decisões políticas. Já se verificou o mesmo com o BAC que para seu conhecimento valia perto dos 60 usd, chegou a valer 2,8usd tendo tido uma desvalorização equivalente há da banca europeia neste momento e teve apoio do estado, foi nacionalizado nos moldes que a Troika quer nacionalizar a banca europeia e mais tarde chegou a valer 20 usd neste momento ronda os 6 usd. Ou seja foi nacionalizado e valorizou mais de 60% . Por todos estes factos discordo totalmente das suas afirmações . Além do mais o BCP é credor do estado em lagar escala , detém divida publica de vários países "que é o que me preocupa na próxima cimeira" . Detém % do 4. maior banco polaco! Está presente em economias emergentes com altas taxas de rentabilidade bancária e tem tudo para quando subir fazer um movimento bastante sustentado!

Tenho tido a oportunidade de comentar o assunto do BCP com várias pessoas accionistas e que considero com capacidade elevada e a opinião que tenho verificado é unänime. Deixa a incerteza europeia e portuguesa acabar, a acção começar a subir , para comprar porque todos tem média relativamente alta! Agora o que todos dizem é , aquilo não para de descer, deixa lá ver quando inverte esta tendência para tomar uma decisão !

Com os melhores cumprimentos
Hallomeine

Eu não tenho nada contra o BCP. Tanto se me dá como se me deu se ele vai abaixo ou vai acima. Até faço já aqui o disclaimer: não tenho qualquer posição no banco, nem curta nem longa.

O que eu disse foi que o BCP não base fundamental para subir e não são as decisões políticas que o vão ajudar a alcançá-las.

Do meu ponto de vista, para aquilo que o BCP hoje vale, pagar mais do que 0 pela acção é caro. As coisas podem mudar daqui a 5 anos, mas eu não funciono com base na fé e no "pode mudar".

Registado: 8/6/2011 20:44

E os outros bancos?

por poseidon635 » 26/10/2011 11:53

Isto aplica-se aos outros bancos?

O tribunal obrigou o BCP a devolver aos clientes o arredondamento de juros que o banco fazia para o quarto percentual superior. As cláusulas dos empréstimos à habitação, ou para obras, dos contratos anteriores a 2006 com arredondamentos para cima ficam assim anuladas.
De acordo com o Diário de Notícias (DN), o Millennium BCP terá de devolver aos seus clientes os arredondamentos de juros que fazia, para o quarto percentual superior, nos empréstimos à habitação ou para obras.

A decisão é do tribunal e acaba de transitar em julgado, não podendo a instituição recorrer, aplicando-se a todos os processos anteriores a Dezembro de 2006, data a partir da qual a lei passou a impor o arredondamento dos juros à milésima.

O tribunal obrigou também o banco a anunciar esta decisão em dois jornais diários durante três dias, para que os clientes lesados tomem conhecimento e possam começar já a exigir a devolução dos juros pagos em excesso.

A acção foi intercalada pelo Ministério Público da Procuradoria da República da área cível de Lisboa, coordenada pelo procurador da República Pina Martins, segundo o DN.

Um exemplo da prática "abusadora" do banco era arredondar uma taxa de 4,18% para 4,25%, o quarto percentual superior. A prática era comum nos bancos portugueses.

Partilhar
Hoje no
Juíza que mandou prender Isaltino ilibada pelo CSM
Conselho Superior de Magistratura vai agora investigar eventuais responsabilidades do Tribunal da Relação

Anterior

Registado: 13/6/2008 10:22

por TRock » 26/10/2011 11:49

Declaro que o BCP bateu no fundo e agora vai lentamente começar a subir.

Foi o Mr. Pontes quem mo confidenciou. :mrgreen: :lol:

Registado: 13/9/2011 22:45

por pvg80713 » 26/10/2011 10:34

ninja,
já perdi muito, ultimamente. Posso garantir que ganhei muito mais no passado. e o vício ficou !

hoje deve ser arriscado entrar... mas nunca se sabe.

edit 1: com o Caldeirão aprendi a fazer Money Management ( aprendi pouco, mas alguma coisa aprendi)

Registado: 19/4/2005 11:11

por cesar1967 » 26/10/2011 10:23

Nesta altura, parece-me arriscado...
Não existem certezad do que vai acintecer nas próximas horas...
Abraço,

por ninja1200 » 26/10/2011 10:17

pvg80713, já deves ter perdido bastante dinheiro com o BCP pelo que me dás a entender nos posts que vais escrevendo ao longo do tempo, mas ainda continuas com esperança neste título.
Porque não invertes a maneira de investir e o shortas?

Bom, nesta fase até shortar se torna arriscado, mas mesmo assim ainda há mais possíbilidade de descer do que subir.
Quem se safou à grande foi quem começou a shortar bem cedo, isso sim!

Ainda tenho algum receio em shortar o que quer que seja, pois não me sinto ainda totalmente à vontade, mas sem dúvida que é praticamente a única forma de fazer dinheiro agora.

Registado: 29/11/2007 11:03

por pvg80713 » 26/10/2011 10:06

Hoje é um dia decisivo para o BCP.
Ou se despenha ou começa a recuperar.

para já está a fazer novo mínimo histórico absoluto.

Bruxelas é a cidade mais importante do BCP !

Vamos ver se há novidades, ou se vamos manter esta morte lenta da Banca Europeia a marinar...

0,156 é realmente muito triste, e se não hover boas notícias hoje a sangria vai continuar.

Eu acho que já nem vou tentar apanhar este possível mínimo.

Registado: 19/4/2005 11:11

por fooman » 26/10/2011 9:36

Hallo Escreveu:
fooman Escreveu:Alpha Bank AS (era o segundo maior banco grego):
19/09/2008: 14,56 €
25/10/2011: 1,00 €
-93,1%

BCP (segundo maior banco português)
18/09/2008: 1,041 €
25/10/2011: 0,161 €
-84.5%

Para os -90%: 0,104 €

Os bancos gregos têm todos mais de 90% de desvalorização... não há razão para que não aconteça o mesmo aos bancos portugueses - todos, sem excepção!

NOTA: A escolha da data inicial supõe coincidir aproximadamente à falência da Lehman 15/09/2008 (são os dados de que disponho aqui a consultar uns gráficos na internet).

Fooman,

Acho engraçada a comparação com um banco grego, mas existe uma pequena diferença. Por enquanto Portugal ainda não está falido. A Irlanda recebeu ajuda e era uma comparação mais justa.

Mas analisando da melhor forma e visto ter falado da Lehman Brothers.
Quando se deu a crise originada por uma serie de factores e que se atribuiu entre eles á Lehman Brothers. Os EUA perceberam que foi um erro ter deixado cair uma financeira de tamanha importância.

Agora fazendo uma analogia entre o que se passou nos EUA que afectou a Europa e o resto do mundo e o que se está a passar agora na Europa tem um denominador comum que se chama crise mundial e crise na area da banca associado a uma serie de factores.

Se percebermos o essencial verificamos que com caracteristicas diferentes, com razões diferentes, com alguns denominadores comuns. Os EUA aprenderam e não deixaram cair AIG, BAC, Citigroup, FNM, FRE, GS nos bancos em que foi necessário o estado injectou capital e não foi o fim da picada. Se repararmos é o que neste momento foi a 1ª condição de negociação da Troika, recapitalizar os bancos que são a base da economia. Injectar capital nos bancos. Criar confiança e impor regras mais apertadas para a banca.

Vamos então analisar dois bancos americanos:

Bank Of America antes da Lehman valia aproximadamente entre os 50 e 60 USD

Após crise da Lehman chegou a tocar nos 2,8 USD

Em 2009 e 2010 atingiu os 18 USD

Neste momento vale perto de 6,5 USD

Citigroup antes da Lehman valia aproximadamente entre os 50 e 60 USD

Após crise da Lehman chegou a tocar nos 0,99 USD

Em 2009 e 2010 chegou a tocar em 5 USD

Neste momento vale perto de 30 USD, mas foi alvo de um Reverse Stock Split, penso de 1:10 é como se valesse 3 usd.

O que constato é que estes bancos bateram em minimos e chegaram a valer 6 vezes mais, após intervenção do estado e quando se estava a braços com uma crise mundial e quando na Europa se andava a ver a crise americana.

Mas exemplos como o do BCP BPI e BES arranjo na Irlanda, Escócia, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, etc... Logo acho que é um problema de banca Europeia. Ainda bem, se fosse só o BCP BPI e BES a cair é que ficava preocupado.

Agora outro assunto é que nunca antes tinha sido visto na Europa as cotadas atingirem valores tão baixos, mas já tinha sido visto nos EUA. Logo o que não me diz que caso a intervenção da Europa seja tão eficaz como a Americana que não se consiga inverter este ciclo com todas as causas e diferenças inerentes.

Relativamente ao BCP BES e BPI, se Portugal não falir, fico descansado, acredito que num horizonte de 5 anos voltam a ter valores minimamente aceitáveis.
Agora no que se refere ao país, aí é que tenho as minhas dúvidas e a dúvida dos investidores é terem a certeza que Portugal não vai ser uma Grécia. Quando forem dados esses indicadores e se forem, acredito piamente que a banca portuguesa vai recuperar no inicio de uma forma abrupta e cheia de variações e a médio longo prazo de uma forma mais consistente, tendo os seus altos e baixos normais.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Hallo,
Peço desculpa mas esta do Portugal não estar falido só pode ser para rir!

Depois de ler este seu cabeçalho, desinteressei-me pela leitura do resto porque se você não percebe que Portugal já faliu há bastante tempo, tenho algumas reservas sobre o que você possa dizer sobre outros assuntos de menor importância (por mais boa vontade que eu tenha).

Quanto às críticas ao meu post e em relação ao BCP... eu tou-me nas tintas se o BCP cai ou sobe, só acho estranho que tanta gente continue a achar que o BCP está barato quando poderá ainda estar com um preço demasiado inflaccionado.

Assim de repente estou-me a lembrar dos 6.3 mil milhões de euros de exposição directa ao mercado crédito grego e os 700 milhões de euros de dívida grega, que provavelmente vão levar uma "ripada" de 50%... isso, aliado à desvalorização dos activos que o banco já devia ter feito, mas não fez (bastarão uns 10%), juntamente com as transferências que o banco terá que fazer do seu fundo de pensões, leva o valor de equity para números negativos, ou seja, o valor do banco abaixo de zero! Pagar 16 cêntimos por um banco cujo valor é negativo, acho caro!

Mas cada um sabe de si! E há muito mais a adicionar a essa lista de perdas com impacto directo no capital, mas nao tenho pachorra para explicar tudo... especialmente a quem ainda não percebeu que Portugal está falido!

Registado: 29/11/2007 3:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, Jonas74, Manchini888, OCTAMA, Rafael Abreu, trilhos2006 e 208 visitantes