Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por hallo » 26/10/2011 1:38

fooman Escreveu:Alpha Bank AS (era o segundo maior banco grego):
19/09/2008: 14,56 €
25/10/2011: 1,00 €
-93,1%

BCP (segundo maior banco português)
18/09/2008: 1,041 €
25/10/2011: 0,161 €
-84.5%

Para os -90%: 0,104 €

Os bancos gregos têm todos mais de 90% de desvalorização... não há razão para que não aconteça o mesmo aos bancos portugueses - todos, sem excepção!

NOTA: A escolha da data inicial supõe coincidir aproximadamente à falência da Lehman 15/09/2008 (são os dados de que disponho aqui a consultar uns gráficos na internet).

Fooman,

Acho engraçada a comparação com um banco grego, mas existe uma pequena diferença. Por enquanto Portugal ainda não está falido. A Irlanda recebeu ajuda e era uma comparação mais justa.

Mas analisando da melhor forma e visto ter falado da Lehman Brothers.
Quando se deu a crise originada por uma serie de factores e que se atribuiu entre eles á Lehman Brothers. Os EUA perceberam que foi um erro ter deixado cair uma financeira de tamanha importância.

Agora fazendo uma analogia entre o que se passou nos EUA que afectou a Europa e o resto do mundo e o que se está a passar agora na Europa tem um denominador comum que se chama crise mundial e crise na area da banca associado a uma serie de factores.

Se percebermos o essencial verificamos que com caracteristicas diferentes, com razões diferentes, com alguns denominadores comuns. Os EUA aprenderam e não deixaram cair AIG, BAC, Citigroup, FNM, FRE, GS nos bancos em que foi necessário o estado injectou capital e não foi o fim da picada. Se repararmos é o que neste momento foi a 1ª condição de negociação da Troika, recapitalizar os bancos que são a base da economia. Injectar capital nos bancos. Criar confiança e impor regras mais apertadas para a banca.

Vamos então analisar dois bancos americanos:

Bank Of America antes da Lehman valia aproximadamente entre os 50 e 60 USD

Após crise da Lehman chegou a tocar nos 2,8 USD

Em 2009 e 2010 atingiu os 18 USD

Neste momento vale perto de 6,5 USD

Citigroup antes da Lehman valia aproximadamente entre os 50 e 60 USD

Após crise da Lehman chegou a tocar nos 0,99 USD

Em 2009 e 2010 chegou a tocar em 5 USD

Neste momento vale perto de 30 USD, mas foi alvo de um Reverse Stock Split, penso de 1:10 é como se valesse 3 usd.

O que constato é que estes bancos bateram em minimos e chegaram a valer 6 vezes mais, após intervenção do estado e quando se estava a braços com uma crise mundial e quando na Europa se andava a ver a crise americana.

Mas exemplos como o do BCP BPI e BES arranjo na Irlanda, Escócia, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, etc... Logo acho que é um problema de banca Europeia. Ainda bem, se fosse só o BCP BPI e BES a cair é que ficava preocupado.

Agora outro assunto é que nunca antes tinha sido visto na Europa as cotadas atingirem valores tão baixos, mas já tinha sido visto nos EUA. Logo o que não me diz que caso a intervenção da Europa seja tão eficaz como a Americana que não se consiga inverter este ciclo com todas as causas e diferenças inerentes.

Relativamente ao BCP BES e BPI, se Portugal não falir, fico descansado, acredito que num horizonte de 5 anos voltam a ter valores minimamente aceitáveis.
Agora no que se refere ao país, aí é que tenho as minhas dúvidas e a dúvida dos investidores é terem a certeza que Portugal não vai ser uma Grécia. Quando forem dados esses indicadores e se forem, acredito piamente que a banca portuguesa vai recuperar no inicio de uma forma abrupta e cheia de variações e a médio longo prazo de uma forma mais consistente, tendo os seus altos e baixos normais.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por TGN » 26/10/2011 0:31

Boa Noite!Na minha opinião a zona do Euro esticou a corda até o limite,a pensar que a situação poderia se reverter,o que não aconteceu!Para já o BCE deveria ter levado a taxa directora entre os 0 e 0,25% como se sucedeu nos EUA!inflação?estabilidade dos preços?isto passaria para 2º plano!Assim poderiam ter revertido a situação ou amenizado pelo menos.Agora a única saída é a criação de uma união orçamental e financeira!emissão de dívida comum!assim pede uma união monetária!A zona do euro deve falar numa só voz para ser melhor ouvida!Se assim não for mais vale a pena desistir do Euro,o que consequentemente faria com que a União Europeia também já não fizesse mais sentido!Era juntar cada um os seus cacos e recomeçar cada qual com a sua soberania!E quem mais perderia com isto tudo?Alemanha!

Registado: 14/10/2011 18:31

por Pickbull » 26/10/2011 0:14

asrael Escreveu:
cesar1967 Escreveu:fooman,
Se queres deitar abaixo o BCP, deves conseguir um exemplo ainda pior!!!
Esforça-te mais um pouco...
Abraço,

Agora ninguém diz: BPI ao preço de uma bica.
BES ao preço disto ou daquilo. :?:

Por causa da crise o pessoal deixou de tomar bicas e passou a comer pastilhas para aliviar o stress.

Daí só se continuar a falar do BCP.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Ulrich » 25/10/2011 23:24

asrael Escreveu:
Abraço,

É bem visto :roll:

Abraços
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por asrael » 25/10/2011 23:11

Abraço,

Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por cesar1967 » 25/10/2011 22:43

fooman,
Abraço,

Registado: 6/10/2011 19:10

por hallo » 25/10/2011 22:39

cesar1967 Escreveu:Hallo,
Eu não escrevi isso!
A "cópia" que fazes é de uma resposta ao que eu escrevi!
E eu estou de acordo contigo, se reparares no que efectivamente escrevi!
Abraço,

Peco desculpa, referia me a um comentário do roubini.

Abraço ,
Hallomeine

por fooman » 25/10/2011 22:38

Alpha Bank AS (era o segundo maior banco grego):
19/09/2008: 14,56 €
25/10/2011: 1,00 €
-93,1%

BCP (segundo maior banco português)
18/09/2008: 1,041 €
25/10/2011: 0,161 €
-84.5%

Para os -90%: 0,104 €

Os bancos gregos têm todos mais de 90% de desvalorização... não há razão para que não aconteça o mesmo aos bancos portugueses - todos, sem excepção!

NOTA: A escolha da data inicial supõe coincidir aproximadamente à falência da Lehman 15/09/2008 (são os dados de que disponho aqui a consultar uns gráficos na internet).

Registado: 29/11/2007 3:26

por cesar1967 » 25/10/2011 22:37

Hallo,
Eu não escrevi isso!
A "cópia" que fazes é de uma resposta ao que eu escrevi!
E eu estou de acordo contigo, se reparares no que efectivamente escrevi!
Abraço,

por hallo » 25/10/2011 22:34

rubini Escreveu:
cesar1967 Escreveu:.
Eu já disse isto no outro tópico, mas digo outra vez:

Achas que é por haver uma decisão unânime na cimeira que os mercados vão reavivar? Repara: não há nada que possa ser feito, do ponto de vista político, para nos tirarem da confusão em que a Europa está agora. Nada. E o BCP é (infelizmente) o melhor exemplo de uma cotada que não tem hipótese de levantar voo durante muito muito muiiiito tempo. Simplesmente não tem base fundamental para isso.

Os políticos não fazem magia nem já não conseguem consertar este desastre. Não quero ser pessimista, mas à excepção de uns ressaltos, não creio que cotadas como o BCP consigam dar um ar sustentável da sua graça no curto-médio prazo.

Discordo totalmente da sua opinião ! Uma decisão unanime é fundamental para a banca europeia inclusive o BCP. Se reparar o BCP e mais 100 bancos no mundo "pelo menos" dependem neste momento de decisões políticas. Já se verificou o mesmo com o BAC que para seu conhecimento valia perto dos 60 usd, chegou a valer 2,8usd tendo tido uma desvalorização equivalente há da banca europeia neste momento e teve apoio do estado, foi nacionalizado nos moldes que a Troika quer nacionalizar a banca europeia e mais tarde chegou a valer 20 usd neste momento ronda os 6 usd. Ou seja foi nacionalizado e valorizou mais de 60% . Por todos estes factos discordo totalmente das suas afirmações . Além do mais o BCP é credor do estado em lagar escala , detém divida publica de vários países "que é o que me preocupa na próxima cimeira" . Detém % do 4. maior banco polaco! Está presente em economias emergentes com altas taxas de rentabilidade bancária e tem tudo para quando subir fazer um movimento bastante sustentado!

Tenho tido a oportunidade de comentar o assunto do BCP com várias pessoas accionistas e que considero com capacidade elevada e a opinião que tenho verificado é unänime. Deixa a incerteza europeia e portuguesa acabar, a acção começar a subir , para comprar porque todos tem média relativamente alta! Agora o que todos dizem é , aquilo não para de descer, deixa lá ver quando inverte esta tendência para tomar uma decisão !

Com os melhores cumprimentos
Hallomeine

por MERCW125 » 25/10/2011 21:38

Bull Bull Escreveu:
cesar1967 Escreveu:Boa noite,
Reina o pessimismo!
Mas deixem-me escrever-vos o seguinte: apesar de tudo, os próximos dias / semanas podem dar um alento, ao BCP e a outros titulos, nomeadamente da Banca.
Penso que nenhum de nós "simples mortais" pode ter a percepção sobre a maneira como o mercado vai reagir em relação ao dia de amanhã, de quinta e por aí fora... Penso que muitas poucas pessoas em Portugal têm noção do que se está a decidir, neste momento, amanhã...
Mas estamos a decidir o nosso futuro próximo... E o futuro dos nossos filhos...
Anda aí um tópico sobre o fim do Mundo...
Não será o fim do Mundo...
Mas poderá ser o princípio de um Mundo como não o conhecemos!!! Mesmo os mais experientes!!!
Pode, de facto, o BCP cair ainda mais (assim como todos os outros titulos...)...
Mas pode, também, reavivar um pouco, mediante as decisões que se aproximam! Tem é de haver decisões!!! É fundamental para o BCP, Portugal, a Europa e se calhar o Mundo que apareçam decisões...
Para terminar, uma pergunta, pedindo que esqueçam o óbvio: acham, de facto, que o BCP vale 0,16 Eur? Tirando o facto de o mercado achar, Vocês - Vocês - acham?
Abraço,

Eu posso achar que vale mais 0,16€ mas o que me adianta quando há outras pessoas que não acham.
Para mim ainda não está barata pois o mercado assim o diz e quem manda é ele, mesmo que eu acho que não

Ou seja desta vez as agencias de rating, não se engaanram nem um bocadinho, buraco no BPN, no valor de 8,500 milhoes, buraco na madeira de 2000 mil milhoes. Empresas Publicas com buracos de 3,500 Milhoes cada uma REFER/CP/CARRIS e afins, ou seja temos de lhes dar razao, afinal se nao fosse a Troika, nao havia dinheiro para comer em Portugal, ou estarei enganado???? Sem dinheiro para pagar Pensoes, subsidios de desemprego, salarios, e outros gastos essenciais, as pessoas passariam fome, mais que o que estão a passar.

Registado: 14/3/2009 21:36

por rubini » 25/10/2011 21:29

Reina o pessimismo!
Mas deixem-me escrever-vos o seguinte: apesar de tudo, os próximos dias / semanas podem dar um alento, ao BCP e a outros titulos, nomeadamente da Banca.
Penso que nenhum de nós "simples mortais" pode ter a percepção sobre a maneira como o mercado vai reagir em relação ao dia de amanhã, de quinta e por aí fora... Penso que muitas poucas pessoas em Portugal têm noção do que se está a decidir, neste momento, amanhã...
Mas poderá ser o princípio de um Mundo como não o conhecemos!!! Mesmo os mais experientes!!!
Pode, de facto, o BCP cair ainda mais (assim como todos os outros titulos...)...
Mas pode, também, reavivar um pouco, mediante as decisões que se aproximam! Tem é de haver decisões!!! É fundamental para o BCP, Portugal, a Europa e se calhar o Mundo que apareçam decisões...
Para terminar, uma pergunta, pedindo que esqueçam o óbvio: acham, de facto, que o BCP vale 0,16 Eur? Tirando o facto de o mercado achar, Vocês - Vocês - acham?
Abraço,

Eu já disse isto no outro tópico, mas digo outra vez:

Achas que é por haver uma decisão unânime na cimeira que os mercados vão reavivar? Repara: não há nada que possa ser feito, do ponto de vista político, para nos tirarem da confusão em que a Europa está agora. Nada. E o BCP é (infelizmente) o melhor exemplo de uma cotada que não tem hipótese de levantar voo durante muito muito muiiiito tempo. Simplesmente não tem base fundamental para isso.

Os políticos não fazem magia nem já não conseguem consertar este desastre. Não quero ser pessimista, mas à excepção de uns ressaltos, não creio que cotadas como o BCP consigam dar um ar sustentável da sua graça no curto-médio prazo.

Registado: 8/6/2011 20:44

por Bull Bull » 25/10/2011 21:13

Reina o pessimismo!
Abraço,

Eu posso achar que vale mais 0,16€ mas o que me adianta quando há outras pessoas que não acham.
Para mim ainda não está barata pois o mercado assim o diz e quem manda é ele, mesmo que eu acho que não

Registado: 21/12/2009 18:46

por cesar1967 » 25/10/2011 21:05

Boa noite,
Reina o pessimismo!
Abraço,

por Bull Bull » 25/10/2011 21:05

BULIM123 Escreveu:A minha modesta opinião é de que a fusão entre os três se tornará inevitável.

O BCP, já se parece mais com a Lisgrafica e afins,
ainda pergunto que duvidas terão?? os Teimosos que não assumirem as perdas serão apagados, esborrachados chamem o que uiserem, não dou um mês para o BCP, estar abaixo dos 0,10, a nao ser que faça um split..
Já tive BCP, comprei a 1,15, e tinha algumas tb a 0,90, por ai, felizmente, qe tive ue precisar do dinheiro e desfiz-me de todas ao preço na casa dos 0,65,nem me quero lembrar, mas como ja tinha tido a lição da SONI, em 2008/2009, que pareciam facas a cair, e eu teimoso, continuava em reforçar a pensa rque nao caia mais, mas agora, assumi mais valias na casa dos 35%, mas pronto, menos mau...pior seria
perder tudo. Quando tiver a 0.03/0.02 eu entro;

E como é que sabes que 0,03/0,02 é o preço justo?

por MERCW125 » 25/10/2011 20:51

A minha modesta opinião é de que a fusão entre os três se tornará inevitável.

O BCP, já se parece mais com a Lisgrafica e afins,
ainda pergunto que duvidas terão?? os Teimosos que não assumirem as perdas serão apagados, esborrachados chamem o que uiserem, não dou um mês para o BCP, estar abaixo dos 0,10, a nao ser que faça um split..
Já tive BCP, comprei a 1,15, e tinha algumas tb a 0,90, por ai, felizmente, qe tive ue precisar do dinheiro e desfiz-me de todas ao preço na casa dos 0,65,nem me quero lembrar, mas como ja tinha tido a lição da SONI, em 2008/2009, que pareciam facas a cair, e eu teimoso, continuava em reforçar a pensa rque nao caia mais, mas agora, assumi mais valias na casa dos 35%, mas pronto, menos mau...pior seria
perder tudo. Quando tiver a 0.03/0.02 eu entro;

Registado: 14/3/2009 21:36

por Bull Bull » 25/10/2011 20:44

Está aqui um bom exemplo de como não há limites para quedas, quando tudo apontava para uma estabilização na cotação do BCP na zona dos 0,57 foi quebrado até aos 0,50, mesmo pensando que esta barato continuo descendo até ao mínimo de hoje. Pergunte eu, está barato ? Claro que 0,16 dá uma ideia que está a um bom preço mas na realidade não deverá estar, pois é este o preço que os investidores estão dispostos a pagar no dia de hoje e talvez daqui a dois meses estejam só dispostos a pagar 0,10€, são 6 cêntimos de diferença mas que traduz numa possível desvalorização de 60% por isso nem olhe para esta ação mesmo parecendo que possa estar barata por estar a preço de duas pastilhas, sim, é este o valor desta ação, um café dá para comprar 4 ações, e eu que bebo ainda alguns por dia já estava com uma mão cheia de ações ao final de um mês de cafés.

Analise para esta ação não existe valores de referencia que possam ser válidos a não ser os valores inteiros que funcionam a nível psicológico, então até podemos considerar suportes a cada intervalo de cêntimo sendo o maior nos 0,10€.

É certo que não estou a ver esta cotação chegar aos zero, e talvez um dia ela arranque e aí sim vai dar um bom dinheiro para quem entrou a preços baratos, falta saber quando o mercado irá dizer que chega e que já está a bom preço, manda a regra que deverá haver uma consolidação do preço com uma quebra em alta, tal como aconteceu entre aquelas linhas verdes só que aconteceu o oposto.

Para já BCP nem ver mesmo que suba a partir deste valor há de haver o dia que o sinal seja mais claro e se não ganhar 1000€ ganharei 500€ mas de uma forma segura.
Anexos
1.png
1.png (78.53 KiB) Visualizado 2695 vezes

por jcms » 25/10/2011 14:58

avfreitas Escreveu:tecnicamente o BCP está ótimo! :D

Olha outro
Anexos
sc.png
sc.png (21.24 KiB) Visualizado 3129 vezes

Registado: 29/11/2007 4:08

por jcms » 25/10/2011 14:56

avfreitas Escreveu:tecnicamente o BCP está ótimo! :D

Repara neste.
Anexos
sc.png
sc.png (20.58 KiB) Visualizado 3142 vezes

por avfreitas » 25/10/2011 14:53

tecnicamente o BCP está ótimo! :D

Registado: 29/7/2011 15:03

por jcms » 25/10/2011 14:50

Grafico
Anexos
sc.png
sc.png (19.62 KiB) Visualizado 3166 vezes

por artista_ » 25/10/2011 14:46

Stresszero Escreveu:Já levo alguns anos de bolsa, e sinceramente nunca imaginei assistir a estas cotações no sector bancário. Pior que tudo é que as prespectivas não são nada boas. Como é que isto vai acabar?
A ver vamos... :|

Se as perspectivas fossem boas as cotações não estavam onde estão! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por STRESSZERO » 25/10/2011 14:19

Já levo alguns anos de bolsa, e sinceramente nunca imaginei assistir a estas cotações no sector bancário. Pior que tudo é que as prespectivas não são nada boas. Como é que isto vai acabar?
A ver vamos... :|

Registado: 16/9/2011 9:25

por Gtony84 » 25/10/2011 14:11

Gtony84 Escreveu:Devia haver uma gala do PSI20 com entrega de prémios pelo desempenho ao Longo do ano.

Na categoria minimos Absolutos, de fecho diario e semanais, o BCP era imbativel :lol: ...

Hoje mais um minimo absoluto a juntar a colecção BCP 2011, 0.160 ás 13:00.

Mais um...

0.159€

Creio que o BCP é o favorito para levar o oscar dos Minimos 2011 :mrgreen:

Registado: 29/12/2009 12:44

por cesar1967 » 25/10/2011 11:41

OK.
Obrigado.
Abraço,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, Manchini888, MP65, nbms2012, nickforum, OCTAMA, Pedro1974 e 223 visitantes