Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ajuda Forex ( Djovarius ?)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Azul » 12/11/2003 3:05

Mais uma vez obrigado pela opinião e continuação de bons ataques no Forex :wink:
Azul

por djovarius » 11/11/2003 20:49

Pois é, é complicado...

Mas, obrigado pela confiança. Faço o que posso para ajudar os amigos do Caldeirão !! 8-)

Presumo que esse crédito à habitação (não me respondeu sobre o prazo) ainda tenha muito para andar.

Como tal, se ele continuar, denominado em JPY, o meu amigo vai ter ao longo dos anos, alegrias, intercaladas com tristezas, ou seja, períodos em que a coisa está a compensar e outros em que não está a compensar.
Agora falou-me no spread. Ora, os juros menores cobrados em Yen estão claramente a ser "comidos" pelo spread maior, já reparou ? Em termos absolutos, ainda compensa, mas é por décimas...
Por outro lado, há a possibilidade de crise financeira no Japão (mais lá para a frente) o que elevaria bastante os juros... a única vantagem é que o Yen cairia bastante, ficando uma coisa pela outra, ou até favorável a si !!

Quanto à sua questão: em dez anos muitas voltas vai dar o mundo.
É possível que em 3 anos, o Euro ganhe, sobretudo face ao dólar, mas nem tanto, em relação ao outras moedas.
E quando começar a cair ??

Por outro lado, se o Euro continuar a subir, em geral, nos próximos tempos, os juros da zona euro cairão mais como resposta à subida !!
Isso favoreçe os devedores, como o seu caso, porque já tem hoje um juro baixo (euribor) e um spread muito mas muito bom. Veja que nos EUA, os créditos hipotecários estão hoje perto dos 6%, apesar da taxa de desconto do FED ser apenas de 1% !!

Eu evitaria sobressaltos cambiais numa operação com um prazo tão longo... afinal o mundo pode dar tantas voltas !!
Eu ainda vi noutros tempos, a peseta a 5 tostões... e depois vi a 7, a 8 na paridade com o escudo e terminaram acima dos 12 tostões... tudo isto em vinte anos, não é verdade ??

É complexo...

um abraço e disponha !!

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Azul » 11/11/2003 20:14

Obrigado pela prontidão da resposta, é claro que não precisa de se preocupar em efectuar uma disclosure já que solicitei uma ajudinha para tomar uma decisão, tendo em conta que aprecio muito as suas análises do forex.
O crédito em ienes está tambem dependente da taxa de juro do banco do Japão, á qual o meu banco desavergonhadamente acrescenta um spread de 2,5 %.
O crédito foi iniciado quando o iene estava mais elevado e como tal a sua descida em relação ao Euro tem sido positiva. Mas actualmente começo a preocupar-me com a sua recuperação e pensei em mudar para o CHF tendo em conta que este tem aparentemente desvalorizado em relação ao Euro e ainda não parece haver um topo (espero que não tenha sido esta semana).
As minhas opções de moeda são tambem o Dólar ou a Libra, mas acrecestando ao spread, a respectiva taxa de juro é bem mais elevada.
Eu posso trocar de moeda em qualquer altura, mas a partir do momento em que passa a Euros, não posso voltar a outras divisas.
E agora a questão de um milhão de dólares: qual a moeda que em dez anos vai desvalorizar mais em relação ao euro ? Ou então : deverei passar a Euros e esquecer o assunto, porque o bull do Euro já deu o que tinha a dar ? O sprad para Euros é só 0.9 mais a Euribor...
Azul

por djovarius » 11/11/2003 18:33

Essa questão é complexa, pois nem eu nen ninguém lhe pode dizer que a moeda X vai subir ou descer e o inverso para a moeda Y !!

Veja bem, a história mostra que o CHF valoriza-se em períodos de fraqueza económica, ou mesmo de crise, quando o mercado foge do risco e procura um porto seguro.
Já o Yen, pode valorizar-se face ao Euro, mas o inverso pode acontecer devido às intervenções do Banco do Japão. Tornou-se uma moeda volátil.

Agora, não entendo uma coisa: porque está preocupado com os movimentos de curto e médio prazo ???

Se o crédito à habitação é para 10, 15, 30 anos, não sei... então é um prazo muito longo para se preocupar com oscilações desta natureza. Em 10 anos, qualquer moeda pode perder, sei lá, metade do valor face a outra e recuperar o valor anterior e até mais, logo a seguir. Isto em 10 anos ou menos. Quanto mais em 15 ou 20 anos !!!!!

A única dúvida que tenho ao lhe responder a isto, prende-se com a estrutura dos juros !!
Se eles estão fixos, tudo bem, agora se variam ao sabor dos juros nipónicos, pode ser mais complexo.

até já

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Ajuda Forex ( Djovarius ?)

por Azul » 11/11/2003 18:20

Tenho um crédito habitação em ienes e estava a pensar alterar para francos suiços, será boa altura ou estarei a raciocionar ao contrário e o iene vai descer e o CHF vais subir em relação ao Euro ?
Obrigado
Azul

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot], HFCA, PAULOJOAO, SalvaFP, yggy e 459 visitantes