Macdómetro do PSI
vdap,
Aqui vão respostas:
Numa interpretação muito simplista eu diria que a tendência de curto prazo é descendente (correcção) ao passo que a de médio prazo é de formação de uma base e de possível inversão para alta.
Mas nota que eu não ligo muito à MACD no timeframe diário pois considero que tem pouca utilidade para apanhar tendências.
A MACD responde tardiamente e pessoalmente não ligo muito aos cruzamentos da linha de sinal (excepto talvez em títulos com um forte carácter oscilatório). Pessoalmente só considero que a inversão para alta (numa óptica de médio prazo) se deu quando a MACD passar a positivo. Até lá não há qualquer confirmação.
Certo, mas nota que os sinais de curto e de médio prazo nem sempre são concordantes. Podes ter um título a subir durante dois anos seguidos sem a MACD vir a negativo - no caso dos EUA até te arranjo alguns títulos que estão com a MACD positiva há quase 3 anos. Pelo caminho a MACD diária já veio a negativo uma série de vezes.
Tudo tem a ver com o horizonte temporal do investimento.
Espero ter ajudado
Aqui vão respostas:
vdap Escreveu:Vou utilizar o exemplo da Vivendi (viv.pa).
Conforme as imagens abaixo é possível ver que o MACD no gráfico diário cruzou a linha de sinal e já se encontra abaixo da linha zero.
No gráfico semanal por sua vez, pode-se ser que o MACD cruzou a linha de sinal e encontram-se as duas em sentido ascendente.
A minha pergunta é a seguinte:
como interpretas estes sinais?
Numa interpretação muito simplista eu diria que a tendência de curto prazo é descendente (correcção) ao passo que a de médio prazo é de formação de uma base e de possível inversão para alta.
Mas nota que eu não ligo muito à MACD no timeframe diário pois considero que tem pouca utilidade para apanhar tendências.
vdap Escreveu:Na tua opinião, o sinal do MACD como é constituído por médias, no frame semanal, não está ainda a responder às 5 semanas consecutivas em que se formou um LH?
A MACD responde tardiamente e pessoalmente não ligo muito aos cruzamentos da linha de sinal (excepto talvez em títulos com um forte carácter oscilatório). Pessoalmente só considero que a inversão para alta (numa óptica de médio prazo) se deu quando a MACD passar a positivo. Até lá não há qualquer confirmação.
vdap Escreveu:Sendo que esse sinal (na minha opinião), já se encontra um pouco desactualizado face ao frame diário em que o MACD encontra-se em sentido descendente em todos os aspectos.
Certo, mas nota que os sinais de curto e de médio prazo nem sempre são concordantes. Podes ter um título a subir durante dois anos seguidos sem a MACD vir a negativo - no caso dos EUA até te arranjo alguns títulos que estão com a MACD positiva há quase 3 anos. Pelo caminho a MACD diária já veio a negativo uma série de vezes.
Tudo tem a ver com o horizonte temporal do investimento.
Espero ter ajudado

- Registado: 5/11/2002 12:21
Boas noite Elias,
Gostaria de te fazer uma pergunta sobre o teu indicador semanal.
A minha questão tem a ver com o MACD, que tem por base na sua constituição médias exponenciais que têm um pouco de LAG, apesar de aqui estar atenuado quer pela subtracção quer por ser uma média exponencial.
Sei que acompanhas o CAC40.
Vou utilizar o exemplo da Vivendi (viv.pa).
Conforme as imagens abaixo é possível ver que o MACD no gráfico diário cruzou a linha de sinal e já se encontra abaixo da linha zero.
No gráfico semanal por sua vez, pode-se ser que o MACD cruzou a linha de sinal e encontram-se as duas em sentido ascendente.
Na tua opinião, o sinal do MACD como é constituído por médias, no frame semanal, não está ainda a responder às 5 semanas consecutivas em que se formou um LH?
Sendo que esse sinal (na minha opinião), já se encontra um pouco desactualizado face ao frame diário em que o MACD encontra-se em sentido descendente em todos os aspectos.
Desculpa o interrogatório
.
Cumprimentos
Gostaria de te fazer uma pergunta sobre o teu indicador semanal.
A minha questão tem a ver com o MACD, que tem por base na sua constituição médias exponenciais que têm um pouco de LAG, apesar de aqui estar atenuado quer pela subtracção quer por ser uma média exponencial.
Sei que acompanhas o CAC40.
Vou utilizar o exemplo da Vivendi (viv.pa).
Na tua opinião, o sinal do MACD como é constituído por médias, no frame semanal, não está ainda a responder às 5 semanas consecutivas em que se formou um LH?
Sendo que esse sinal (na minha opinião), já se encontra um pouco desactualizado face ao frame diário em que o MACD encontra-se em sentido descendente em todos os aspectos.
Desculpa o interrogatório

Cumprimentos
- Anexos
-
- diário.png (30.88 KiB) Visualizado 4509 vezes
-
- semanal.png (40.08 KiB) Visualizado 4507 vezes
Deixo o macdómetro actualizado.
Relativamente à actualização anterior verificaram-se as seguinte alterações:
- Sonae Indústria e Martifer passaram de azul para vermelho
- Sonaecom passou de vermelho para azul.
O resto ficou igual.
Relativamente à actualização anterior verificaram-se as seguinte alterações:
- Sonae Indústria e Martifer passaram de azul para vermelho
- Sonaecom passou de vermelho para azul.
O resto ficou igual.
- Anexos
-
- macdometro psi 1111.PNG (11.24 KiB) Visualizado 4713 vezes
Ok, já percebi.
Sugiro aqui:
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... indicators
E aqui:
http://www.investopedia.com/categories/ ... z1c7FfeyVG
Sugiro aqui:
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... indicators
E aqui:
http://www.investopedia.com/categories/ ... z1c7FfeyVG
e-finance Escreveu:Indicadores: Médias móveis, RSI, MACD...
Queria informação sobre o que representam, como se calculam quais os mais indicados para cada ocasião...
Technical Indicators and Overlays, por exemplo
Elias Escreveu:e-finance Escreveu:Boas Elias,
Conheces alguma informação online sobre indicadores técnicos?
e-finance,
Não percebi muito bem o que pretendes. Podes explicar melhor por favor?
Indicadores: Médias móveis, RSI, MACD...
Queria informação sobre o que representam, como se calculam quais os mais indicados para cada ocasião...
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Lá por fora os índices encontram-se em melhor situação técnica e isso reflecte-se na distribuição das respectivas acções pelas colunas do "macdómetro".
A título de exemplo deixo o quadro para as acções do AEX:
A título de exemplo deixo o quadro para as acções do AEX:
- Anexos
-
- macdometro aex.PNG (10.64 KiB) Visualizado 4887 vezes
Aqui fica a actualização semanal do "macdómetro".
Esta semana houve várias alterações no quadro (devidamente assinaladas a cor), que a seguir descrevo:
- EDR Renováveis, Semapa, Sonae SGPS e Sonae Indústria transitaram do vermelho para o azul (MACD negativa cruzou em alta a linha de sinal);
- Cimpor "regressou" do amarelo para o verde (MACD positiva cruzou em alta a linha de sinal).
Todos os títulos que estão na zona azul poderão vir a transitar para o verde dentro de algumas semanas. Os títulos que se encontram mais próximos desse ponto são: a EDP, a GALP e a Cofina.
Esta semana houve várias alterações no quadro (devidamente assinaladas a cor), que a seguir descrevo:
- EDR Renováveis, Semapa, Sonae SGPS e Sonae Indústria transitaram do vermelho para o azul (MACD negativa cruzou em alta a linha de sinal);
- Cimpor "regressou" do amarelo para o verde (MACD positiva cruzou em alta a linha de sinal).
Todos os títulos que estão na zona azul poderão vir a transitar para o verde dentro de algumas semanas. Os títulos que se encontram mais próximos desse ponto são: a EDP, a GALP e a Cofina.
- Anexos
-
- macdometro psi 2810.PNG (11.85 KiB) Visualizado 4893 vezes
vdap Escreveu:DEMA is calculated as: DEMA = 2 * EMA(x,n) - EMA(EMA(x,n),n).
DEMA Double-exponential moving average.
http://www.investopedia.com/articles/tr ... z1bhi3s7L9
Ok, basicamente é o MACD aplicado à DEMA, é pena que a DEMA por si só não seja algo facilmente perceptivel.
Uma MA ou uma EMA percebe-se a sua construção que têm a lógica de retirar o ruido, uma aplicando uma média movel simples, outra dando um peso maior às velas mais recentes.
Agora numa DEMA atira-se com uma formula DEMA = 2 * EMA(x,n) - EMA(EMA(x,n),n). E eu pergunto, porque não, DEMA = 3 * EMA(x,n) - EMA(EMA(x,n),n) ou DEMA = EMA(x,n) - EMA(EMA(x,n),n)?
Manipulam-se indicadores simples e perceptiveis de maneira a reagirem mais depressa, de maneira a não dar falsos sinais, mas também se perde a ligação da perceptibilidade do que estamos a "ler".
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
O inventor do MACD foi Gerald Appel.(em baixo na foto)Um dos discípulos de Gerald Apell foi o muito conhecido Alexander Elder.
Durante vários anos o MACD foi utilizado da forma como também aqui é relatada.Tomando decisões com base em intersecções.Ou no caso do histograma do Macd, tomando decisões caso ele cruze em alta ou em baixa a «linha de agua». Entretanto, em 2006, muito recentemente, embora muitos anos depois da sua invenção, falo do Macd, o próprio Gerald Apell dá uma outra utilização ao MACD.Desenvolve um conjunto de técnicas para tirar partido do MACD.Não sei se foi ele que as desenvolveu ou se se limitou a colectar o que outros tinham feito com o MACD durante os anos que se seguiram à sua invenção.Na contra capa do livro de nome "Technical Analysis" é referido que as técnicas ali presentes, e que envolvem o MACD, estavam a ser publicadas pela primeira vez.
Em que é que consistem essas técnicas?No traçar de "divergências". Largamente utilizadas aqui no fórum.Em minha opinião, porque é que as técnicas baseadas em divergências têm uma taxa de sucesso elevada, comparadas com técnicas que se limitam a observar intersecções do MACD? Uma intersecção do MACD é uma leitura pontual.Instantânea.Como se fosse uma fotografia de um filme.Não estamos a ver o filme todo.Mas simplesmente uma fotografia.Para traçarmos uma linha de tendência no MACD necessitamos de vários pontos de apoio.Ou seja, à semelhança do desenho de suportes e resistências, traçamos as linhas de tendência do MACD, que depois poderão ou não ser cruzadas com a cotação do activo, fazendo uso de valores históricos das cotações. Projectando, dessa forma, para o presente, aquilo que aconteceu no passado.Em parte estamos a ver um filme do que se passou.E não somente um frame desse filme.
A realidade não é estática é dinâmica.Toda a estratégia baseada em leituras globais ou invés daquelas baseadas em leituras pontuais tem, em minha opinião, uma taxa de sucesso maior.Dai que se deva fazer a leitura de vários frames a começar pelo semanal e por esta ordem passando pelo diário e acabando ou não no frame horário.É uma forma de ter uma ideia global do que está a acontecer com o activo.O cruzamento da informação debitada por vários indicadores é outra forma de ter uma ideia do todo.
Para terminar, de referir que foi por mim colocado um link para um pdf, no tópico de nome eurusd.Nesse pdf são colocadas face to face, várias técnicas de negociação.O MACD está na pole positivo das técnicas ali apresentadas.Mas suponho que o estudo não tire partido de "divergências" do MACD.De outro modo acho que o desempenho ainda seria melhor.
Durante vários anos o MACD foi utilizado da forma como também aqui é relatada.Tomando decisões com base em intersecções.Ou no caso do histograma do Macd, tomando decisões caso ele cruze em alta ou em baixa a «linha de agua». Entretanto, em 2006, muito recentemente, embora muitos anos depois da sua invenção, falo do Macd, o próprio Gerald Apell dá uma outra utilização ao MACD.Desenvolve um conjunto de técnicas para tirar partido do MACD.Não sei se foi ele que as desenvolveu ou se se limitou a colectar o que outros tinham feito com o MACD durante os anos que se seguiram à sua invenção.Na contra capa do livro de nome "Technical Analysis" é referido que as técnicas ali presentes, e que envolvem o MACD, estavam a ser publicadas pela primeira vez.
Em que é que consistem essas técnicas?No traçar de "divergências". Largamente utilizadas aqui no fórum.Em minha opinião, porque é que as técnicas baseadas em divergências têm uma taxa de sucesso elevada, comparadas com técnicas que se limitam a observar intersecções do MACD? Uma intersecção do MACD é uma leitura pontual.Instantânea.Como se fosse uma fotografia de um filme.Não estamos a ver o filme todo.Mas simplesmente uma fotografia.Para traçarmos uma linha de tendência no MACD necessitamos de vários pontos de apoio.Ou seja, à semelhança do desenho de suportes e resistências, traçamos as linhas de tendência do MACD, que depois poderão ou não ser cruzadas com a cotação do activo, fazendo uso de valores históricos das cotações. Projectando, dessa forma, para o presente, aquilo que aconteceu no passado.Em parte estamos a ver um filme do que se passou.E não somente um frame desse filme.
A realidade não é estática é dinâmica.Toda a estratégia baseada em leituras globais ou invés daquelas baseadas em leituras pontuais tem, em minha opinião, uma taxa de sucesso maior.Dai que se deva fazer a leitura de vários frames a começar pelo semanal e por esta ordem passando pelo diário e acabando ou não no frame horário.É uma forma de ter uma ideia global do que está a acontecer com o activo.O cruzamento da informação debitada por vários indicadores é outra forma de ter uma ideia do todo.
Para terminar, de referir que foi por mim colocado um link para um pdf, no tópico de nome eurusd.Nesse pdf são colocadas face to face, várias técnicas de negociação.O MACD está na pole positivo das técnicas ali apresentadas.Mas suponho que o estudo não tire partido de "divergências" do MACD.De outro modo acho que o desempenho ainda seria melhor.
- Anexos
-
- Gerald Appel.png (252.36 KiB) Visualizado 5046 vezes
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
DEMA is calculated as: DEMA = 2 * EMA(x,n) - EMA(EMA(x,n),n).
Então se bem percebi
MAC:=Mov(CLOSE,12,E)-Mov(Mov(CLOSE,12,E),12,E)+Mov(CLOSE,12,E)-
Mov(CLOSE,26,E)-Mov(Mov(CLOSE,26,E),26,E)+Mov(CLOSE,26,E);
(=)
MAC:=2*Mov(CLOSE,12,E)-Mov(Mov(CLOSE,12,E),12,E)-
2*Mov(CLOSE,26,E)-Mov(Mov(CLOSE,26,E),26,E);
Tenho alguma dificuldade a olhar para indicadores deste género onde parece-me ser dificil analisar o que na realidade está por trás, qual o raciocinio que o sustenta... Percebo que a ideia por trás desta "retirar de lag" é subtrair às Médias Moveis 1/2 da media da media movel, mas nao consigo traduzir a matematica em factos mais simples...
Já o MACD é a distancia entre duas medias moveis, para mim é usar as EMAs um pouco mais longe estudando não os seus cruzementos mas a sua aproximação. Queremos saber quando as EMAs passaram de se afastar para se aproximar (sentido do MACD).
E o MACDhist é a mesma ideia mas aplicada aos MACDs. É basicamente como uma segunda derivada que estuda a desacelaração das EMAs.
Se alguem me puder explicar a ideia por trás do MACD sem lag agradecia...
(=)
MAC:=2*Mov(CLOSE,12,E)-Mov(Mov(CLOSE,12,E),12,E)-
2*Mov(CLOSE,26,E)-Mov(Mov(CLOSE,26,E),26,E);
Tenho alguma dificuldade a olhar para indicadores deste género onde parece-me ser dificil analisar o que na realidade está por trás, qual o raciocinio que o sustenta... Percebo que a ideia por trás desta "retirar de lag" é subtrair às Médias Moveis 1/2 da media da media movel, mas nao consigo traduzir a matematica em factos mais simples...
Já o MACD é a distancia entre duas medias moveis, para mim é usar as EMAs um pouco mais longe estudando não os seus cruzementos mas a sua aproximação. Queremos saber quando as EMAs passaram de se afastar para se aproximar (sentido do MACD).
E o MACDhist é a mesma ideia mas aplicada aos MACDs. É basicamente como uma segunda derivada que estuda a desacelaração das EMAs.
Se alguem me puder explicar a ideia por trás do MACD sem lag agradecia...
Zeb_PT Escreveu:vdap Escreveu:Bem, Não sei se tem interesse, mas hoje estou muito participativo, o que não é normal, aqui fica o MACD SEM LAG...
Código Metastock
MAC;
Mov(MAC,9,E)-Mov(Mov(MAC,9,E),9,E)+Mov(MAC,9,E)
Podes desenvolver o que faz a função Mov?
Mov:= Moving average
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
vdap Escreveu:Bem, Não sei se tem interesse, mas hoje estou muito participativo, o que não é normal, aqui fica o MACD SEM LAG...
Código Metastock
MAC;
Podes desenvolver o que faz a função Mov?
Bem, Não sei se tem interesse, mas hoje estou muito participativo, o que não é normal, aqui fica o MACD SEM LAG...
Código Metastock
MAC;
Código Metastock
MAC;
- Anexos
-
- 3.png (47.88 KiB) Visualizado 4993 vezes
Concordo com as médias móveis tem um problema de lag, aliás isso é admitido pelos trend followers, que afirmam que nunca entram no fundo nem saem no topo.
Sendo assim, para que é que se deve olhar quando se quer descortinar grandes tendência ou no caso de se optar pelas médias móveis, para que mais se deve olhar para reduzir o lag? Volatilidade? Momentum?
Obrigado.
PS - Bom tópico, com muitos dos pesos pesados do caldeirão a comentar!
Sendo assim, para que é que se deve olhar quando se quer descortinar grandes tendência ou no caso de se optar pelas médias móveis, para que mais se deve olhar para reduzir o lag? Volatilidade? Momentum?
Obrigado.
PS - Bom tópico, com muitos dos pesos pesados do caldeirão a comentar!

O MACD simples é muito lento e muito enganador, principalmente quando estamos em laterização, basta para isso olhar para alguns graficos. Claro que num espectro semanal pode nos mostrar a tendencia, mas às vezes tarde demais.
Divergencias MacdHist com Macd dão boas hipoteses de entrada.
Obviamente sempre, mas sempre com um bom acaompanhamento de resistencias e suportes para boas entradas.
Divergencias MacdHist com Macd dão boas hipoteses de entrada.
Obviamente sempre, mas sempre com um bom acaompanhamento de resistencias e suportes para boas entradas.
MarcoAntonio Escreveu:vdap Escreveu:O MAC não é a mesma coisa que as médias exponenciais de 12 e de 26, coloca as médias no gráfico coloca o MACD, não dão os mesmos sinais...
Eu entendi que eles estavam a dizer que eram dados os mesmos sinais... por estas duas médias o que não é verdade.
Mas é verdade...
O MACD é constituído pela diferença das MME12 e 26. Essa é que é a linha do MACD. Depois existe uma segunda linha que permite obter um segundo sinal que antecipa o da linha do MACD mas também passa a dar mais maus sinais (esse sinal é o cruzamento da linha MACD com a sua própria média móvel de 9 dias).
Eu sei MarcoAntónio, isso foi o que eu escrevi, até coloquei o código para o metastock!
Já vi que estamos todos a falar do mesmo, mas ninguém se está a perceber...
Como li o tópico na diagonal, pareceu-me de uma forma geral que se estava a dizer que existia a MME de 26 dias e a MME de 12 dias é que dava o sinal.
Eu entrevi, para dizer o que acabas-te de dizer, que a diferença entre as duas MME é que era o MAC, e a MME de 9 dias entre esta diferença é que é a linha de sinal...
Cumps
vdap Escreveu:O MAC não é a mesma coisa que as médias exponenciais de 12 e de 26, coloca as médias no gráfico coloca o MACD, não dão os mesmos sinais...
Eu entendi que eles estavam a dizer que eram dados os mesmos sinais... por estas duas médias o que não é verdade.
Mas é verdade...
O MACD é constituído pela diferença das MME12 e 26. Essa é que é a linha do MACD. Depois existe uma segunda linha que permite obter um segundo sinal que antecipa o da linha do MACD mas também passa a dar mais maus sinais (esse sinal é o cruzamento da linha MACD com a sua própria média móvel de 9 dias).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, Bing [Bot], Google [Bot], Kooc, latbal, malakas, MPAM, Mr.Warrior, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006, zulu404 e 230 visitantes