Caldeirão da Bolsa

Orçamento de Estado de 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 19/10/2011 1:31

Não reparei se já tinha sido postado o link com a proposta de orçamento. Embora seja pouco prática de ler aqui fica:
http://www.dgo.pt/oe/2012/proposta/Lei/Lei-2012.pdf
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 18/10/2011 23:03

paulop2009 Escreveu:
Mas isto é apenas a minha bola de cristal...

Se calhar - quem sabe - o governo tem uma bola de cristal de bastidores mais precisa que a tua...

:wink:

Mas uma coisa, ou melhor, três:

paulop2009 Escreveu:Caro, não estou a fazer nenhuma confusão, e concordo com tudo o que disseste. EXCEPTO que eu não acho que, dada a preocupação inflaccionista, que se baixe a taxa directora para 1% tão rapidamente. Nem creio que, se começarmos 2012 em 1.25 depois fique abaixo de 1% para dar média anual de 1%.

A taxa não tem de descer primeiro para 1.25 e depois para 1.00. Pode descer imediatamente para 1.00. O BCE tem já tem feito baixas de 0.5% e até já fez pelo menos uma de 0.75%.

Além disso, a última subida de 1.50 para 1.00 deu-se em 3 meses e a última descida de 1.50 para 1.00% deu-se em dois meses (ou seja, foi bastante rápido mesmo passando por duas mudanças).

O terceiro ponto é que a taxa directora não tem de ir para baixo de 1% para Euribor nos prazos mais curtos ir abaixo de 1% (a Euribor foi bem abaixo dos 1% quando a taxa directora estava nos 1%.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por paulop2009 » 18/10/2011 22:34

MarcoAntonio Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Se as taxas baixam, a média tb baixa. Até aqui tudo de acordo. Mas estamos hoje a 1.5 e para ter uma média em 2012 de 1%, ou se passa o ano todo a 1% (significa baixar de 1.5 para 1 até ao fim do ano) ou começar o ano acima de 1 e acabar abaixo de 1. Ambas me parece irreais dada a cautela anti-inflaccionista do banco europeu.

Paulop2009, dá-me a impressão que tu estás aqui a confundir algumas coisas em relação às taxas (embora não seja totalmente claro qual é a confusão que estás a fazer). Não sabendo ao certo se e onde estarás a fazer confusão, deixo de qq das formas uma explicação rápida:

O que se espera que baixe é a taxa directora do BCE (uma taxa de empréstimo do BCE, empréstimos que não são concedidos a todos os Bancos).

A Euribor é uma taxa definida pelo mercado interbancário, mas que tem uma relação muito próxima com a taxa directora (se a taxa directora subir ou descer isso terá um efeito dominó que faz as taxas da Euribor variar nos seus diversos prazos).

As taxas de curto prazo (tipo Euribor a um mês ou a 3 meses) são as que se mantêm mais próximo da taxa directora...

Se o BCE baixar a taxa directora (e pode baixar antes do fim deste ano, não sei quando vai ser a próxima reunião para decidir sobre o valor da taxa directora, confesso) a Euribor em princípio reage bastante rapidamente (em semanas).

Uma taxa média de 1% não tem nada de inverosímel, nessas condições.

Aliás, se tu recuares uns meses e fores ver a média do ano anterior a partir desse ponto, a média foi de 1% ou menos (dependendo do ponto).

Caro, não estou a fazer nenhuma confusão, e concordo com tudo o que disseste. EXCEPTO que eu não acho que, dada a preocupação inflaccionista, que se baixe a taxa directora para 1% tão rapidamente. Nem creio que, se começarmos 2012 em 1.25 depois fique abaixo de 1% para dar média anual de 1%.

Mas isto é apenas a minha bola de cristal...

Registado: 15/9/2010 15:02

por MarcoAntonio » 18/10/2011 22:12

paulop2009 Escreveu:Se as taxas baixam, a média tb baixa. Até aqui tudo de acordo. Mas estamos hoje a 1.5 e para ter uma média em 2012 de 1%, ou se passa o ano todo a 1% (significa baixar de 1.5 para 1 até ao fim do ano) ou começar o ano acima de 1 e acabar abaixo de 1. Ambas me parece irreais dada a cautela anti-inflaccionista do banco europeu.

Paulop2009, dá-me a impressão que tu estás aqui a confundir algumas coisas em relação às taxas (embora não seja totalmente claro qual é a confusão que estás a fazer). Não sabendo ao certo se e onde estarás a fazer confusão, deixo de qq das formas uma explicação rápida:

O que se espera que baixe é a taxa directora do BCE (uma taxa de empréstimo do BCE, empréstimos que não são concedidos a todos os Bancos).

A Euribor é uma taxa definida pelo mercado interbancário, mas que tem uma relação muito próxima com a taxa directora (se a taxa directora subir ou descer isso terá um efeito dominó que faz as taxas da Euribor variar nos seus diversos prazos).

As taxas de curto prazo (tipo Euribor a um mês ou a 3 meses) são as que se mantêm mais próximo da taxa directora...

Se o BCE baixar a taxa directora (e pode baixar antes do fim deste ano, não sei quando vai ser a próxima reunião para decidir sobre o valor da taxa directora, confesso) a Euribor em princípio reage bastante rapidamente (em semanas).

Uma taxa média de 1% não tem nada de inverosímel, nessas condições.

Aliás, se tu recuares uns meses e fores ver a média do ano anterior a partir desse ponto, a média foi de 1% ou menos (dependendo do ponto).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por paulop2009 » 18/10/2011 22:04

charles Escreveu:paulop2009

Temos que ler as entrelinhas, a evolução até agora não interessa nada, se as taxas baixarem a média baixa também de imediato.

É isso mesmo Marco, se estamos a ser vigiados pela Troika e pela Europa, eu concluo que o governo sabe que as taxas irão baixar, e muito provavelmente receberam indicações para considerar a média de 1%, acho este governo demasiado realista e rigoroso para inventar esta taxa.

Se as taxas baixam, a média tb baixa. Até aqui tudo de acordo. Mas estamos hoje a 1.5 e para ter uma média em 2012 de 1%, ou se passa o ano todo a 1% (significa baixar de 1.5 para 1 até ao fim do ano) ou começar o ano acima de 1 e acabar abaixo de 1. Ambas me parece irreais dada a cautela anti-inflaccionista do banco europeu.

Mas isto é apenas a minha bola de cristal. Tomara eu que as taxas baixassem pois a minha prestação da casa depende da Eur6M. Por isso esta é daquelas vezes em que eu gostava de estar enganado.

por tava3 » 18/10/2011 20:54

Fernando Henrique Cardoso: "Países como Portugal não podem pagar as suas dívidas"

Para o ex-Presidente e ex-ministro das Finanças do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, "o Banco Central Europeu e o FMI exigem aos países que estão praticamente na bancarrota sacrifícios financeiros que impossibilitam o retorno ao crescimento".

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/fernando-henri ... z1bAI2NdIS
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por charles » 18/10/2011 19:09

MarcoAntonio Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
really? Com esta evolução, como raios é possível uma média de 1% em 2012?

Supõe-se/espera-se que o BCE baixe a taxa directora, o que por arrasto conduziria a uma baixa da Euribor.

A taxa directora este ano subiu duas vezes primeiro para 1.25% e depois 1.50% com o BCE a manifestar receios em relação à inflação. Mas entretanto a situação deteriora-se na Europa e ao mesmo tempo está a verificar-se um abrandamento do crescimento, o que tem levado à crescente expectativa que o BCE inverta caminho e volte a baixar.

Ainda não é certo porém. A menos que, como o Charles estava a sugerir, o Governo já saiba pelos bastidores que vai mesmo baixar, era a isso que ele se estava a referir...

paulop2009

Temos que ler as entrelinhas, a evolução até agora não interessa nada, se as taxas baixarem a média baixa também de imediato.

É isso mesmo Marco, se estamos a ser vigiados pela Troika e pela Europa, eu concluo que o governo sabe que as taxas irão baixar, e muito provavelmente receberam indicações para considerar a média de 1%, acho este governo demasiado realista e rigoroso para inventar esta taxa.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por MKlop » 18/10/2011 17:55

MKlop Escreveu:...de onde se pode ler (em milhares de euros, em 2010):

Remunerações dos orgãos de gestão e fi scalização 1.381

Remunerações dos empregados 76.378

Encargos sociais obrigatórios 30.507

Encargos sociais facultativos 7.643

Outros custos com pessoal 4.735

TOTAL: 120.644

são 17,6 milhões para pensões, que o BP paga, e o resto é para os seus 1648 empregados em 2010...

...é claro que o chefão ganha + de 200 mil...

Registado: 25/2/2010 9:49

por Automech » 18/10/2011 17:54

mapaman Escreveu:Deve existir um mal entendido.O que eu gostava de saber é quem é que mete lá o guito para pagar os ordenados,desde o porteiro ao governador?

O BP tem bastante "lucro" na sua actividade como podes ver no relatório e contas. Coloco lucro entre aspas porque não é lucro no sentido comum. Esse lucro reverte a favor do estado.

De qualquer das formas o facto de serem autónomos não implica que não sejam solidários, obviamente.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MKlop » 18/10/2011 17:51

...de onde se pode ler (em milhares de euros, em 2010):

Remunerações dos orgãos de gestão e fi scalização 1.381

Remunerações dos empregados 76.378

Encargos sociais obrigatórios 30.507

Encargos sociais facultativos 7.643

Outros custos com pessoal 4.735

TOTAL: 120.644

por MKlop » 18/10/2011 17:46

mapaman Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
mapaman Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O Banco de Portugal só tem de impor internamente a medida por uma questão de solidariedade e respeito pelo resto da nação.

Como se recusaram a fazer sequer comentários até ao momento, quer-me parecer que ou estão a decidir ainda se o vão fazer ou não ou a ver se o assunto fica "esquecido" e a coisa passa...

Depreendo pelo teu post que alguem que não o Estado Português,entenda-se contribuintes, sustenta a actividade do Banco de portugal,certo?

Ou eu não percebi a pergunta ou depreendes o oposto do sentido do texto (que eu julgo que está muito claro). Nalgum dos dois sentido contudo está muito claramente a haver uma falha de comunicação, só não consigo precisar em qual dos dois...

:lol:

Deve existir um mal entendido.O que eu gostava de saber é quem é que mete lá o guito para pagar os ordenados,desde o porteiro ao governador?

eu julgo que já respondi: é o próprio banco de portugal....mas o dinheiro pertence ao Estado.

vejam aqui em pormenor: http://www.bportugal.pt/pt-PT/EstudosEc ... Anual.aspx

por mapaman » 18/10/2011 17:45

MarcoAntonio Escreveu:
mapaman Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O Banco de Portugal só tem de impor internamente a medida por uma questão de solidariedade e respeito pelo resto da nação.

Como se recusaram a fazer sequer comentários até ao momento, quer-me parecer que ou estão a decidir ainda se o vão fazer ou não ou a ver se o assunto fica "esquecido" e a coisa passa...

Depreendo pelo teu post que alguem que não o Estado Português,entenda-se contribuintes, sustenta a actividade do Banco de portugal,certo?

Ou eu não percebi a pergunta ou depreendes o oposto do sentido do texto (que eu julgo que está muito claro). Nalgum dos dois sentido contudo está muito claramente a haver uma falha de comunicação, só não consigo precisar em qual dos dois...

Deve existir um mal entendido.O que eu gostava de saber é quem é que mete lá o guito para pagar os ordenados,desde o porteiro ao governador?
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por MKlop » 18/10/2011 17:45

MKlop Escreveu:
mapaman Escreveu:
MKlop Escreveu:
mapaman Escreveu:
AutoMech Escreveu:
mapaman Escreveu:
MKlop Escreveu:Ainda não parece ser desta vez que o País muda a sério....

continuam as excepções às Leis Gerais. Agora são os funcionários do Banco de POrtugal que não sofrem o cortes dos subsídios....

...seguir-se-ão outros?

...é só uma questão de punho para bater na mesa.

O dinheiro que cada funcionário recebe e o funcionamento do banco de portugal é pago por quem?

Está aqui a notícia. Incompreensivel.

Banco de Portugal fora dos cortes da Função Pública

O que pretendia saber é se o funcionamento do Banco de Portugal é da responsabilidade do Estado Português ou é assumido pelo BCE?

Talvez esta citação ajude:

"De acordo com o Artigo 40.º da Lei Orgânica do Banco de Portugal, os membros do Conselho de Administração “têm direito à retribuição que for estabelecida anualmente por uma comissão de vencimentos composta pelo Ministro das Finanças ou um seu representante, que preside, pelo presidente do conselho de auditoria e por um antigo governador, designado para o efeito pelo conselho consultivo, não podendo a retribuição integrar qualquer componente variável”.

O que eu pretendo saber é quem é que paga todo o funcionamento.Tudo,desde a água aos ordenados,passando pelos carros,cartões etç.

Como o Banco de Portugal não pode ser privatizado,alguem têm de pagar: Ou o Estado,ou o BCE ou então têm receitas próprias que sustentam a sua actividade.

cumps

A Lei Orgânica do BP parece simples mas é omissa: o capítulo VII suporta a disposição geral de condição de pessoa colectiva de bem público. Os fundos iniciais foram do EStado; o orçamento está sujeito ao Min Finanças, assim como a aprovação dos colégio dirigente.

20% das receitas do BP são automáticamente consignadas ao BP (10% de reserva estratégica)....

....eu diria que quem lhes paga somos nós, não só moralmente mas também porque me parece que efectuem receitas suficientes com activos cambiais com dinheiro injectado pelo estado.

...mas só indo ao fundo da questão...no relatório de contas

Cá está:

"Distribuição de resultados

De acordo com o estipulado no n.º 2 do Artigo 53.º da Lei Orgânica, o resultado líquido do exercício de
2010, no montante de 198,37 milhões de euros, foi distribuído da seguinte forma:

10% para reserva legal ...................................................................................... 19 837 255,33 euros
10% para outras reservas .................................................................................. 19 837 255,33 euros
e, nos termos da alínea c),
o remanescente para o Estado a título de dividendos ....................................... 158 698 042,60 euros
de acordo com o despacho n.º 117/11 de 6 de Abril de 2011, de Sua Excelência o Senhor Ministro de
Estado e das Finanças.

Estima-se ainda um pagamento de imposto sobre o rendimento de cerca de 80,43 milhões de euros."

Mas todo o investimento inicial foi do Estado, e a gestão é para seu benificio.
Editado pela última vez por MKlop em 18/10/2011 17:45, num total de 1 vez.

por paulop2009 » 18/10/2011 17:39

MiamiBlueHeart Escreveu:OE2012/SIMULAÇÃO DE CONSULTORA

Proposta do Governo beneficia contribuintes de maiores rendimentos

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2065979&page=-1

ui... isto vai dar cagada... Li o artigo e, efectivamente, está bem fundamentado. Têm razão. A única falha é que não referem que estão a falar dos trabalhadores dos privados. POr exemplo, um catedrático da função pública, que tem um rendimento elevado, a teoria do artigo não se aplica.

Isto vai provavelmente fazer correr algum sangue, e aposto que vai acabar num imposto extraordinário aos privados...

por MarcoAntonio » 18/10/2011 17:38

mapaman Escreveu:

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/10/2011 17:39, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MKlop » 18/10/2011 17:37

mapaman Escreveu:
MKlop Escreveu:
mapaman Escreveu:
AutoMech Escreveu:
mapaman Escreveu:

continuam as excepções às Leis Gerais. Agora são os funcionários do Banco de POrtugal que não sofrem o cortes dos subsídios....

...seguir-se-ão outros?

O dinheiro que cada funcionário recebe e o funcionamento do banco de portugal é pago por quem?

O que pretendia saber é se o funcionamento do Banco de Portugal é da responsabilidade do Estado Português ou é assumido pelo BCE?

"De acordo com o Artigo 40.º da Lei Orgânica do Banco de Portugal, os membros do Conselho de Administração “têm direito à retribuição que for estabelecida anualmente por uma comissão de vencimentos composta pelo Ministro das Finanças ou um seu representante, que preside, pelo presidente do conselho de auditoria e por um antigo governador, designado para o efeito pelo conselho consultivo, não podendo a retribuição integrar qualquer componente variável”.

O que eu pretendo saber é quem é que paga todo o funcionamento.Tudo,desde a água aos ordenados,passando pelos carros,cartões etç.

Como o Banco de Portugal não pode ser privatizado,alguem têm de pagar: Ou o Estado,ou o BCE ou então têm receitas próprias que sustentam a sua actividade.

cumps

A Lei Orgânica do BP parece simples mas é omissa: o capítulo VII suporta a disposição geral de condição de pessoa colectiva de bem público. Os fundos iniciais foram do EStado; o orçamento está sujeito ao Min Finanças, assim como a aprovação dos colégio dirigente.

20% das receitas do BP são automáticamente consignadas ao BP (10% de reserva estratégica)....

....eu diria que quem lhes paga somos nós, não só moralmente mas também porque me parece que efectuem receitas suficientes com activos cambiais com dinheiro injectado pelo estado.

...mas só indo ao fundo da questão...no relatório de contas
Editado pela última vez por MKlop em 18/10/2011 17:42, num total de 2 vezes.

por mapaman » 18/10/2011 17:34

por MiamiBlue » 18/10/2011 17:17

OE2012/SIMULAÇÃO DE CONSULTORA

Proposta do Governo beneficia contribuintes de maiores rendimentos

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2065979&page=-1

Registado: 17/10/2010 19:32

Se fosse verdade...

por oscar.coelho » 18/10/2011 17:14

Se fosse verdade que daqui a uns anos fossem de novo repostos os subsídios aos funcionários públicos e pensionistas já pensaram nas consequências que teria para economia um acréscimo repentino de 33% no rendimento dessas pessoas?
Um abraço.

Registado: 12/6/2011 19:11

por MKlop » 18/10/2011 17:04

Marco Martins Escreveu:
MKlop Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
MKlop Escreveu:continuam as excepções às Leis Gerais. Agora são os funcionários do Banco de POrtugal que não sofrem o cortes dos subsídios....

WTF?!?!?!? Onde é que viste isso???

Viva,

o automech já colocou o link 2 posts acima. Está no JN.

Coitados... ironicamente falando, para além de serem dos funcionários públicos que menos ganham, também não tiveram culpas nenhumas neste problemas de Portugal, porque pelo menos detectaram atempadamente todos os problemas do BPN e BPP!!!

(edit: não reparei no modo irónico...mea culpa )
O Sr Constâncio não é inocente...e não é o único no BP.

e falando em vencimentos, eis os dos 3 "mestres": http://www.bportugal.pt/PT-PT/OBANCOEOE ... es-pt.aspx

250.000€ não está mal, para o trabalho produzido. :!:

por MarcoAntonio » 18/10/2011 17:04

O Banco de Portugal só tem de impor internamente a medida por uma questão de solidariedade e respeito pelo resto da nação.

Imagem

Administrador Fórum

por Marco Martins » 18/10/2011 16:56

MKlop Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
MKlop Escreveu:continuam as excepções às Leis Gerais. Agora são os funcionários do Banco de POrtugal que não sofrem o cortes dos subsídios....

Viva,

Coitados... ironicamente falando, para além de serem dos funcionários públicos que menos ganham, também não tiveram culpas nenhumas neste problemas de Portugal, porque pelo menos detectaram atempadamente todos os problemas do BPN e BPP!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por mapaman » 18/10/2011 16:56

MKlop Escreveu:
mapaman Escreveu:
AutoMech Escreveu:
mapaman Escreveu:

...seguir-se-ão outros?

cumps

por MKlop » 18/10/2011 16:50

paulop2009 Escreveu:

Viva,

por MKlop » 18/10/2011 16:42

mapaman Escreveu:
AutoMech Escreveu:
mapaman Escreveu:

...seguir-se-ão outros?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], dragom, Google [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 288 visitantes