Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Orçamento de Estado de 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PT_Trader » 17/10/2011 15:55

Governo ignora taxa de inflação e agrava IRS
17 Outubro 2011 | 15:16
Elisabete Miranda - elisabetemiranda@negocios.pt

Veja aqui a tabela de IRS para vigorar no próximo ano, de acordo com a versão da proposta do Orçamento do Estado do próximo ano, a que o Negócios já teve acesso em primeira mão.

Ao contrário do que vem sendo habitual, o Governo decidiu não actualizar os escalões de rendimento no IRS à taxa de inflação prevista para 2012 %.

Esta é mais uma forma de aumentar a factura de IRS, em particular para aqueles contribuintes que têm rendimentos perto dos valores limite dos escalões e possam vir a ter aumentos salariais, variações na composição do seu rendimento e mudanças no seu agregado familiar.

O Negócios já teve acesso à proposta definitiva do Orçamento do Estado para 2012. Não perca, ao longo dos próximos minutos, notícias sobre as novidades do documento.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=512585

Registado: 20/6/2011 21:48

Re: Há coisas

por PT_Trader » 17/10/2011 15:52

MarcoAntonio Escreveu:
Também é possível consultar a CGA: este ano já se aposentaram cerca de 30 juízes. Apenas num único caso que tenha contado um juíz aposentou-se com menos de 5000 mil euros. E cerca de metade deles aposentou-se com mais de 6000 mil euros.

Dei uma vista de olhos à listagem de Novembro da CGA... Tirando alguns casos, as maiores reformas são as dos professores. Acho que escolhi mal a profissão :cry: (estou a brincar, porque parece que os professores que agora estão a entrar no sistema têm condições bem distintas).

Registado: 20/6/2011 21:48

por MarcoAntonio » 17/10/2011 15:39

Iniciado Escreveu:Há coisa que não compreendo , uma juiza (que faz parte do meu grupo de amizade) que ganha bem mais...poderá ser da antiguidade?

Portugal é um país de disparidades. A tabela de vencimentos dos juízes está disponível na net (em tempos coloquei-a aqui no forum, é uma questão só de procurar) e a diferença entre os valores base e o topo é da ordem do dobro, a passar...

Também é possível consultar a CGA: este ano já se aposentaram cerca de 30 juízes. Apenas num único caso que tenha contado um juíz aposentou-se com menos de 5000 mil euros. E cerca de metade deles aposentou-se com mais de 6000 mil euros.

Não é à toa que Portugal tem dos índices Gini (uma métrica que mede desigualdades do rendimento) mais altas da Europa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Como será a retenção na fonte em 2012?

por artista_ » 17/10/2011 15:39

paulop2009 Escreveu:Ora, como estas tabelas são em função do salário mensal, em 2012 é difícil acertar nas contas pois há uns a receber 12 meses e outros a receber 14.

Mas quem é que vai receber 14 meses, em 2012?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Como será a retenção na fonte em 2012?

por paulop2009 » 17/10/2011 15:32

Estou curioso por ver a tabela de retenção na fonte para 2012.

Estas tabelas são feitas para que, mais coisa menos coisa, em média os contribuintes não tenham que pagar/receber nada aquando da declaração do IRS.

Ora, como estas tabelas são em função do salário mensal, em 2012 é difícil acertar nas contas pois há uns a receber 12 meses e outros a receber 14.

Ou os tipos fazem 2 tabelas diferentes, ou então os funcionários públicos vão receber um reembolso brutal de IRS em 2013... (o que quer dizer que terão andado o ano de 2012 a pagar a mais do que deviam)

Registado: 15/9/2010 15:02

Re: Afonso

por JorgeGuerreiro » 17/10/2011 15:30

Mares Escreveu:
Afonso80 Escreveu:
Iniciado Escreveu:Afonso se não recebe mais alcavalas...realmente não é muito para um juiz

Até lhe posso dizer quanto vou receber líquido este mês porque o recibo já está disponível na net: €2580,61.

E o que acha das opiniões do Sr. Marinho Pinto, por exemplo neste artigo ( http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional ... id=1694961 )?

Nesse artigo refere que "Portugal é um dos países europeus com rácio mais elevado de profissionais de Justiça e a remuneração dos juízes em fim de carreira tem um nível bastante superior à média salarial nacional."

Discorda da opinião dele?

Ele (Marinho Pinto) também refere num outro artigo que "o Estado «gasta dezenas de milhões de euros com o subsídio de habitação dos magistrados para estes viverem em casa própria, mesmo depois de jubilados»."

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=29131

Sem querer faltar ao respeito, ainda alguém liga ao que o Marinho Pinto diz? O homem passa a vida a na comunicação social enfiado a criticar tudo e todos por todo e qualquer pretexto, por mais frívolo que seja.

Eventualmente até estará certo em várias das suas criticas. Contudo não é dever do seu cargo minar o Estado, as suas instituições e vir lavar roupa alheia em público. Sem falar das suas declarações sobre juízes, ministério público, promotores, políticos, casos, etc.

O homem tem um dos cargos mais importantes do país, mas meteu na cabeça que é comentador do Correio da Manhã ou da revista Maria.

Registado: 16/10/2011 23:54

por paulop2009 » 17/10/2011 15:29

Governo ignora taxa de inflação e agrava IRS
17 Outubro 2011 | 15:16
Elisabete Miranda - elisabetemiranda@negocios.pt

Ao contrário do que vem sendo habitual, o Governo decidiu não actualizar os escalões de rendimento no IRS à taxa de inflação prevista para 2012 %.

Esta é mais uma forma de aumentar a factura de IRS, em particular para aqueles contribuintes que têm rendimentos perto dos valores limite dos escalões e possam vir a ter aumentos salariais, variações na composição do seu rendimento e mudanças no seu agregado familiar.

O Negócios já teve acesso à proposta definitiva do Orçamento do Estado para 2012. Não perca, ao longo dos próximos minutos, notícias sobre as novidades do documento.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=512585

por Mares » 17/10/2011 14:51

Afonso80 Escreveu:
Iniciado Escreveu:Afonso se não recebe mais alcavalas...realmente não é muito para um juiz

Até lhe posso dizer quanto vou receber líquido este mês porque o recibo já está disponível na net: €2580,61.

E o que acha das opiniões do Sr. Marinho Pinto, por exemplo neste artigo ( http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional ... id=1694961 )?

Nesse artigo refere que "Portugal é um dos países europeus com rácio mais elevado de profissionais de Justiça e a remuneração dos juízes em fim de carreira tem um nível bastante superior à média salarial nacional."

Discorda da opinião dele?

Ele (Marinho Pinto) também refere num outro artigo que "o Estado «gasta dezenas de milhões de euros com o subsídio de habitação dos magistrados para estes viverem em casa própria, mesmo depois de jubilados»."

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=29131
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por artista_ » 17/10/2011 14:42

Marco Martins Escreveu:- que limitações vão ser criadas a quem se reforma com valores milionários, após terem trabalhado meia duzia de anos (p.ex jogadores)?

Jogadores?? Onde é que viste isso?? Ou estarás a chamar "jogadores" aos políticos?! Também não está mal visto! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Afonso80 » 17/10/2011 14:41

Iniciado Escreveu:Há coisa que não compreendo , uma juiza (que faz parte do meu grupo de amizade) que ganha bem mais...poderá ser da antiguidade?

Sim, há diferentes escalões conforme a antiguidade. Ou pode ser juíza de círculo, juíza de tribunal especializado, juíza desembargadora ou juíza conselheira (lugares que também pressupõem alguma antiguidade na função), que têm vencimentos mais elevados.
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

Há coisas

por Iniciado » 17/10/2011 14:34

Há coisa que não compreendo , uma juiza (que faz parte do meu grupo de amizade) que ganha bem mais...poderá ser da antiguidade?

Registado: 22/12/2005 15:42

por Afonso80 » 17/10/2011 14:27

por JorgeGuerreiro » 17/10/2011 14:23

Em circunstâncias normais, faria todo o sentido a comunicação social (e atenção que não falo das revistas cor de rosa) manter-se no IVA mínimo. Se queremos um país mais culto e melhor formado, não devemos limitar o acesso ao conhecimento, muito antes pelo contrário.

Mas estas são obviamente circunstâncias anormais. Não defendo que se devesse subir o IVA do sector para 23, mas talvez pelo menos para a taxa intermédia. Também não sei as repercussões que tal aumento traria. Sim aumentaria o preço dos jornais, mas isso é o óbvio e nestes casos, nunca devemos cingir-nos ao óbvio.

Ainda assim, irrita-me mais o IVA da electricidade e gás nos 23% que os jornais nos 6%.

Registado: 16/10/2011 23:54

Afonso

por Iniciado » 17/10/2011 14:17

Afonso se não recebe mais alcavalas...realmente não é muito para um juiz

Registado: 22/12/2005 15:42

por Afonso80 » 17/10/2011 14:15

Marco Martins Escreveu:Concordo que as contas públicas devam ser controladas e para isso todos temos responsabilidade, mas existe sempre um mas....

- que limitações vão ser criadas a quem se reforma com valores milionários, após terem trabalhado meia duzia de anos (p.ex jogadores)?
- que limitações vão ser criadas aos salários milionários de médicos, juízes, advogados, etc?
- que limitações vão ser criadas a benefícios de motoristas, despesas de representação e ajudas de custos sem qualquer controlo nas câmaras e empresas públicas?
- porque é que o corte de férias e natal não é aplicado nos mesmos termos deste ano e de igual forma para todos?

Quando vêm pessoas defender os salários de gestores em empresas públicas iguais aos privados, eu pergunto:
- porque é que quem estuda em escolas públicas não tem uma obrigação de disponibilização de trabalho durante 5 anos após o curso para empresas estatais (o estado teria preferência de selecção dos melhores alunos)?
(esta medida seria benéfica porque as pessoas passariam a procurar mais as escolas privadas e as empresas privadas tenderiam a investir mais nas escolas privadas para conseguirem ir buscar esses bons alunos, sem eles terem de trabalhar para o estado).

Salários milionários dos juízes? Só pode estar a brincar. Sou magistrado e recebo 2600 euros. Se isto é um salário milionário...

por mapaman » 17/10/2011 13:36

SMALL1969 Escreveu:AH!!!!!!! Começam os favores.

"Governo mantém IVA nos 6% para a comunicação social"
“o Governo foi sensível ao facto de que, em Portugal, devemos ter um sector da comunicação social forte" e pretendeu com a medida dar "um sinal político de que este sector tem um papel importante junto da sociedade"

O que seria de nós sem a Máxima, a LUX, a Caras e todas essas pérolas com IVA reduzido.

Portanto:
Espectáculos de Música, ainda que erudita, toma lá aumento de IVA

Revistas do coração, mantém-se nos 6% senão o povão e as tias deixam de ler (e o patriarca Balsemão ia ter ainda mais problemas).

Será assim, ou estou enganado e as revistas já pagam IVA elevado?

Em tempos de contestação convêm "amaciar" a comunicação social ou pelo menos tentar.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Marco Martins » 17/10/2011 13:22

Concordo que as contas públicas devam ser controladas e para isso todos temos responsabilidade, mas existe sempre um mas....

- que limitações vão ser criadas a quem se reforma com valores milionários, após terem trabalhado meia duzia de anos (p.ex jogadores)?
- que limitações vão ser criadas aos salários milionários de médicos, juízes, advogados, etc?
- que limitações vão ser criadas a benefícios de motoristas, despesas de representação e ajudas de custos sem qualquer controlo nas câmaras e empresas públicas?
- porque é que o corte de férias e natal não é aplicado nos mesmos termos deste ano e de igual forma para todos?

Quando vêm pessoas defender os salários de gestores em empresas públicas iguais aos privados, eu pergunto:
- porque é que quem estuda em escolas públicas não tem uma obrigação de disponibilização de trabalho durante 5 anos após o curso para empresas estatais (o estado teria preferência de selecção dos melhores alunos)?
(esta medida seria benéfica porque as pessoas passariam a procurar mais as escolas privadas e as empresas privadas tenderiam a investir mais nas escolas privadas para conseguirem ir buscar esses bons alunos, sem eles terem de trabalhar para o estado).

Registado: 7/4/2007 17:13

por paulop2009 » 17/10/2011 13:06

SMALL1969 Escreveu:AH!!!!!!! Começam os favores.

“o Governo foi sensível ao facto de que, em Portugal, devemos ter um sector da comunicação social forte" e pretendeu com a medida dar "um sinal político de que este sector tem um papel importante junto da sociedade"

O que seria de nós sem a Máxima, a LUX, a Caras e todas essas pérolas com IVA reduzido.

Portanto:

Revistas do coração, mantém-se nos 6% senão o povão e as tias deixam de ler (e o patriarca Balsemão ia ter ainda mais problemas).

De mencionar também o embróglio do défice tarifário da electricidade que, ao que parece, vai ser chutado de 2012 para 2013. Ou seja, não pagamos agora mas ele fica à nossa espera, a dobrar, em 2013...

por tava3 » 17/10/2011 12:08

Foi hoje marcado pelo pr um concelho de estado para dia 25 outubro. Vão discutir a situação económica e financeira do país e avaliar o estado do arsenal atómico, digo eu. 8-)
Editado pela última vez por Visitante em 17/10/2011 13:36, num total de 1 vez.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por SMALL1969 » 17/10/2011 12:03

AH!!!!!!! Começam os favores.

Portanto:

Registado: 3/2/2009 12:21

Re: Miami

por pedrom » 17/10/2011 11:15

MiamiBlueHeart Escreveu:
pedrom Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
pedrom Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
Iniciado Escreveu:Miami ,Se a propria lei concede esse direito , não vejo porque não aproveitar...

A tua frase diz tudo..

Em vez de um aumento, a empresa disponibiliza um carro.. Impostos? Zero..

Lá por a lei permitir, não quer dizer que seja correcto este procedimento. É[b] unicamente uma via indirecta que nas empresas/empregados utilizam de fugir aos impostos[/b].

Houve uma lei que ia alterar esta situação, mas foi revogada pelo PSD e CDS!!!

Então e o ISP e IVA pago à cabeça??? E os impostos sobre os combustiveis que essas viaturas gastam seja ao serviço de quem for??? :wink:

ISP? IVA? valores já pagos e pagos, POR TODOS OS PORTUGUESES, quando adquirem uma viatura.

TODOS NÃO, alguns têm direito a carro gratuito da empresa em vez de um aumento salarial.

A empresa pode ter os carros que desejar para utilizar em proveito próprio. Quando são os empregados a usufruir do bem, é uma forma encapotada de fugir aos impostos.

Chamar a isto fuga aos impostos, a mim (a mim), parece-me no minimo ridiculo, e é uma discussão que não que não quero nem vou continuar...

Se tivessemos a falar de uma empresa que disponibiliza um carro de passageiros (que agora até vai ser penalizante em IRC para as empresas) para alguém que não tem nada a ver com a empresa, como filhos ou esposas/maridos/amantes, ainda me calava, mas para um empregado, que na maioria das situações será para se deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa??? poupem-me...!!!!

Peço que leia o comentário do user HU, das 15.47.

Em termos legais ele explica bem o caso. O caso é claro e simples e trata-se de um esquema simples, uma mordomia igual a muitas outras que existem no privado e na FP. Por isso, não existem nem santos e diabos..

Em conclusão, gostaria de dizer que o mal de TODOS os portugueses é que gostam de ver o cisco sempre nos olhos dos outros.
O pensamento geral é simples: "As mordomias dos outros são indecentes, as minhas são normais"- Há que ter uma visão completa da situação.

Não encontro nenhum comentário dessa hora do user em questão, mas a procura também não foi exaustiva...

Não sei o pensamento/funcionamento dos outros, mas como tenho alguns funcionários e também comissionistas que efectuam serviço equivalente tem remunerações diferentes como é obvio, no entanto os funcioñários precisam da viatura para se deslocar e para entregar mercadoria e nesse caso levam a viatura para casa. Os comissionistas que estou a tentar "despachar" por razões alheias ao assunto, não sei como se deslocam nem me interessa, pois a única coisa que me interessa é: Vendam e recebam!!!

De qualquer forma e relativamente ao mais importante de discussão, quando defino um salário com um funcionário são sempre tidas em consideração as regalias que têm como parte do salário, (viatura, telemóvel, refeições, etc) e tenho a certeza que a maioria das empresas pensa desta maneira!!! É claro que existem condicionantes como a proibição de circulação ao fim de semana (excepto em caso de emergência com conhecimento de um dos gerentes) e quando os plafonds (telemoveis/refeições) são ultrapassados o funcioário entra em descontos no salário!!! (tenho GPS em todas as viaturas!!!!)

Para terminar, uma coisa interessante, eu como sócio gerente não tenho nem nunca tive qualquer viatura ao meu serviço diário!!!! Há, e praticamente todo o serviço de escritório é feito com o meu carro particular (combustivel pago pela empresa)!!!! (já precisei e utilizei viaturas da empresa em mudanças ainda que ilegalmente e sujeito a apanhar multa!!!)

PS. A única viatura ligeira de passageiros que temos na empresa, está num stand à venda e foi penhorada a um cliente. (interessados Corsa 2008 a diesel bom preço e poucos Km :mrgreen: )
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

Re: o porque do corte salarial?

por MiamiBlue » 17/10/2011 8:51

MarcoAntonio Escreveu:
paulop2009 Escreveu:O governo tinha 2 grandes promessas, com as quais ganhou as eleições: não subir impostos e cortar nas gorduras do estado.

Então?

Basta olhar para as duas grandes medidas introduzidas pelo Governo até agora para perceber a que gorduras se referiam: é todo o vencimento que se situe acima do salário mínimo nacional!

Se forem pensões acima de 1500 euros, já é um bocadinho menos gordo, porém.

Negócios..
"Funcionários públicos e pensionistas estão habituados a figurar nas listas de cortes dos vários ministros das Finanças, mas uma coisa é certa: de Vítor Gaspar não se vão esquecer. Nunca ninguém pediu um esforço desta dimensão a qualquer grupo da população portuguesa, nem mesmo nos já longínquos anos 70 e 80 quando Portugal recorreu também a financiamento externo do Fundo Monetário Internacional (FMI)."

Coitado dos pobres desgraçados.

P.S. Falta saber se o rombo na economia não vai ser ainda pior..

Registado: 17/10/2010 19:32

por mapaman » 17/10/2011 8:51

Os patrões admitem cortar os subsídios de férias e de Natal no privado em caso de "encerramento iminente" das empresas, avança a Renascença. A medida foi defendida por António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal.

"Se, é só nessas condições, as empresas se encontrem em situação de iminente encerramento, mais vale sobreviver com dolorosas medidas do que encerrar, com o desemprego que isso acarreta e, por isso, estou convencido de que os trabalhadores de empresas em dificuldade, confrontados com a iminência do encerramento e a extinção do seu posto de trabalho e a perda de algumas regalias, optarão pela manutenção do seu posto de trabalho”, afirmou António Saraiva.

O presidente da CIP adiantou também que caso o Governo não promova essa medida por via administrativa, caberá “às empresas e ao diálogo entre os accionistas, os empresários e os seus recursos humanos encontrar medidas que ultrapassem as dificuldades das empresas”, disse António Saraiva.

http://www.ionline.pt/dinheiro/patroes- ... no-privado

Já começa.Pensavam que era só nos funcionários Públicos e do outro lado não aproveitavam a "borla"?
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

Re: o porque do corte salarial?

por MarcoAntonio » 17/10/2011 8:48

paulop2009 Escreveu:O governo tinha 2 grandes promessas, com as quais ganhou as eleições: não subir impostos e cortar nas gorduras do estado.

Então?

Basta olhar para as duas grandes medidas introduzidas pelo Governo até agora para perceber a que gorduras se referiam: é todo o vencimento que se situe acima do salário mínimo nacional!

Se forem pensões acima de 1500 euros, já é um bocadinho menos gordo, porém.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

o porque do corte salarial?

por paulop2009 » 17/10/2011 8:21

O tópico cresceu muito em pouco tempo. Acho que ninguém colocou ainda esta notícia...

Saiu no JNeg uma notícia que pretende explicar a brutalidade dos cortes salariais. O que mudou em tão pouco tempo? E como passos coelho não explicou, todo o mundo expecula.

Eis a hipótese do Jornal de Negócios de dia 15:

Afinal, por que foi preciso cortar salários e pensões?
15 Outubro 2011 | 08:00
Rui Peres Jorge - rpjorge@negocios.pt

O anúncio chegou na quinta-feira, com uma comunicação ao País do primeiro-ministro, que garantiu não ter outra hipótese. Contudo, ainda há um mês, no documento de estratégia orçamental, esse caminho não era sequer admitido. Afinal o que justifica a necessidade dos novos cortes que, em conjunto, podem valer mais de dois mil milhões de euros?

Do ponto de vista de estratégia há uma alteração central: ao contrário do inscrito no documento de estratégia orçamental, o Governo apostará no OE na minimização de riscos para a execução de 2012. Por exemplo, em vez de previsões de receitas de venda de património e ou de poupança incertas que estava a planear, Vítor Gaspar impôs agora cortes certos nos salários e pensões, uma das variáveis mais eficientes na consolidação orçamental – mais até que o aumento de impostos, especialmente em ano de recessão.

Ao que o Negócios conseguiu apurar, no documento de estratégia orçamental (DEO) o Governo inscreveu previsões de receitas de alienação de património avaliadas em cerca de 300 a 400 milhões de euros, e estimou de poupanças com consumos intermédios e reestruturações na máquina do Estado (institutos, sector empresarial, etc) na ordem dos 1500 milhões de euros.
Ora, de final Agosto para cá o Governo passou a considerar que estes quase dois mil milhões de euros terão de ser garantidos por outra via. Os salários e as pensões foram a solução encontrada. Acresce que, face ao DEO, o Governo diz que foi ainda surpreendido com uma factura com que não contava, conta uma fonte governamental: tratam-se dos juros associados a empréstimos que o Estado assumiu relativos ao BPN e a outras empresas públicas e que, segundo afirmou Pedro Passos Coelho no Parlamento, poderão ascender a 800 milhões de euros. Ao todo são quase três mil milhões de euros que é preciso colmatar.

“É um seguro contra todos os riscos”, explica uma fonte governamental. “Assumiu-se que algumas poupanças e receitas pura e simplesmente seriam impossíveis”, diz outra fonte governamental. “Gaspar está a dizer que afinal não pode confiar nas poupanças do PREMAC (Plano de Redução e Melhoria da Administração Central do Estado)”, garante ainda uma outra fonte, esta da área socialista e pertencente ao anterior executivo.

O Negócios sabe ainda que, nas contas do Ministério das Finanças, está ainda uma degradação mais grave que a assumida até agora na conjuntura económica, o que é um risco adicional à execução orçamental do próximo ano.

Derrapagem este ano está contida

Dada a violência das medidas anunciadas esta semana houve quem considerasse que a derrapagem orçamental anunciada pelo Governo em Julho poderia ser ainda maior que o esperado, forçando assim a consolidação orçamental adicional em 2012. Essa hipótese é contudo excluída pelos especialistas ouvidos pelo Negócios.

Entre os peritos ouvidos, admite-se que o agravar da situação económica explique uma segunda metade deste ano pior que o esperado em termos de receitas fiscais. E também que 2012 seja, ao nível das receitas, um ano muito arriscado para a execução orçamental, dada a degradação da situação económica interna e externa. Mas, ainda assim, ninguém admite desvios significativos para lá dos dois mil milhões de euros estimados pelo Governo e validados pela troika (e já acautelados no DEO).

“Não há nada nos números de execução que indique uma derrapagem orçamental que justifique as medidas anunciadas”, diz Paulo Trigo Pereira, professor do ISEG, especialista em Finanças Públicas, e que tem seguido a execução orçamental mês a mês. Trigo Pereira considera que este é um sinal de má governação: para ele o Governo está a admitir que não conseguirá as poupanças que se comprometeu com a reforma do Estado – “até agora não fizeram nada” – optando pelo caminho mais fácil e cego: os salários e pensões.

“É difícil de perceber o que justifica medidas desta dimensão”, reconhece, por outro lado, Nuno de Sousa Pereira, que já foi director-geral no ministério das Finanças. “É possível que a informação de Setembro tenha dado conta de uma queda muito forte nas receitas fiscais”, admite, vaticinando que 2012 será “dramático” ao nível da receita fiscal. Mesmo assim, não encontra explicação nos dados conhecidos até agora para medidas tão drásticas como as que foram anunciadas.

Ambos os especialistas esperam pelo Orçamento para perceber melhor a estratégia do Governo. É também claro para o conjunto de peritos ouvidos que, para além do agravar da situação económica, 2012 tem ainda outro grande risco orçamental de grande dimensão: problemas adicionais no sector empresarial do Estado.

To cut a long story short:
O governo tinha 2 grandes promessas, com as quais ganhou as eleições: não subir impostos e cortar nas gorduras do estado. A parte dos impostos já foi à vida há mto tempo. Agora preferem não tomar o corte de gorduras como garantido e substituem-no por corte de salários.

Ora, isto é de ir ao vómito a qualquer boa pessoa! Mais ainda a qualquer pessoa que ainda recorde o Miguel Macedo a falar nos famosos 1700M€ em cortes de gorduras! Até agora só fizeram uma lista de entidades a extinguir, que apenas poupam 100M€ e ainda por cima algumas delas nem sequer se podem extinguir.

Este governo pode ter coragem e boas intenções. Mas será provavelmente o governo com pior trabalho de casa da história.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Rafael Abreu e 149 visitantes