Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Djovarius - Inversões de tendência de muito curto prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 10/11/2003 23:07

PLPinto, se tiveres 3/4 pips de spread e estiveres disposto a arriscar uns 10 pips para caçar entre 10 a 20 pips, dá para fazer !!

Mas só com os olhos colados ao monitor :lol: e atento a todo e qualquer movimento exterior ao mercado !!

Mas, repito, se não se enquadrar num setup de entrada (que nós acreditemos nele), podemos ter mais dissabores do que alegrias !!

Agora mesmo, o EUR/USD, diário, está a dar sinais curtos. Vejo a MME 5 dias abaixo da de 10 e 25 !!
Vejo a de 10 dias colada à de 50 !!
Prefiro um trade com base nisto, a minha AT e a minha AF, que é sui generis, mas corresponde à análise. E ambas podem dar o mesmo sinal !!

Até já e boa sorte a todos

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por oscarcoelho » 10/11/2003 22:31

Claro e didáctico como sempre. Ajuda preciosa para não fazer disparates.
Obrigado também aos demais opinantes.

Registado: 29/3/2003 20:29

por PLPINTO » 10/11/2003 22:19

Dj. Esses movimentos podem ser aproveitados para entrar na inversão dos mesmos, pois por norma quando têm uma mexida forte tendem a corrigir para valores proximos dos anteriores e depois novamente a favor do movimento. Nunca esperimentaste entrar não no proprio movimento mas sim no fim dele, quando começa a dár sinal de ir inverter? Pergunto isso porque parece propicio a ganhar uns pips e sair rápido, principalmente com um spread baixo.

Registado: 22/5/2003 15:08

por djovarius » 10/11/2003 22:00

Olá boa noite !!

Que bom que durante a minha ausência, a pergunta do oscarcoelho não ficou sem resposta !!

Aí vai então a minha opinião !!

Quando eu começei a olhar para o EUR/USD em particular e o Forex em geral há cerca de dois anos, dois anos e pouco atrás, reparei nesse tipo de movimentos.
Nesse tempo, pareciam-me obedecer a qualquer padrão, mas afinal verifiquei depois que não pertencem a padrão nenhum.
Tal como há dias em que Wall Street condiciona o intraday (como chamo a atenção sempre que posso) e há dias em que não interfere nuito ou nada. Hoje, pouco está a interferir.

A questão é simples, oscarcoelho: esses movimentos, coincidem com abertura dos mercados na Europa e fecho na Ásia, depois com a chegada do trade Americano e logo a seguir com o fecho Europeu.
A maior das vezes são pequenos fluxos de capital originados por operações de compensação bancária internacional, motivados por coisas tão distintas como pagamentos comerciais ou compra/venda de títulos cotados nos mercados.
Às vezes, sobretudo às 10 horas ou 12 horas de Londres (e Lisboa) existem operações com expiração de opções vanilla ou exóticas. Em certos dias, esse movimento também provoca movimento.

Para quem negocia em prazos de 3 dias, uma ou mais semanas, enfim, meses... isso não tem importância nenhuma.
Para quem negocia ou intraday ou até dois / três dias, isso pertence à mesma categoria de certos dados económicos já esperados.
RUÍDO e mais RUÍDO !!
Quem quiser negociar ou tentar negociar isso, não conte comigo, pois até utilizei demos para esse tipo de situações e a resposta é sempre a mesma. Na maioria das vezes, só serve para disparar stops quer de curtos, quer de longos, cumprindo-se a máxima de que o mercado está aí para machucar a maioria dos intervenientes !!

Portanto, é simples: por exemplo, hoje eu tinha um stop sell no EUR/USD a 1.1450. Não foi disparado.
Paciência, pois como o Marco já diz acima, o melhor, muitas vezes, é ficar de fora.
No entanto, se algum desse ruído, ou desses movimentos a que se refere, provocar uma entrada no trade, sem modificar o setup previsto, pode-se entrar sem problemas. Há hipóteses de sucesso por ter quebrado um suporte ou resistência e isso é o que conta, independentemente do que dá, pretensamente, origem ao movimento !!!

Um abraço, espero ter ajudado e em caso de dúvida, não hesitar em dizer aqui, pois todos temos dúvidas neste mundo do Forex !!

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por PLPINTO » 10/11/2003 21:06

É, embora os meus trades sejam orientados por um grafico de 5 mn eu tenho na mesma janela um de hora ou 1/2 hora para não ser traido por oscilações que no de 5 mn parecem de maior amplitude do que na realidade são. E para tentar encontrar aquele momento de inversão por vezes recorro ao de 1 mn, pois neste consegue-se "sentir" o mercado.

por MarcoAntonio » 10/11/2003 20:58

Eu sei que o Djovarius não leva a mal por darmos a nossa opinião também por isso vou deixar a minha opinião.

Em traços gerais, estou de acordo com o plpinto, penso que não se pode falar de inversões (especificamente) mas de movimentos mais expressivos (que podem ser inversões ou não).

Se já é verdade que a maior parte do tempo os mercados em geral passam-no sem tendência e em congestão ou consolidação, isso é tanto mais verdade no caso do Forex em que o período em que os cross's fazem realmente movimentos significativos é bastante reduzido (pelo seu horario alargado ao limite... 24 horas por dia).

Se tais movimentos tendem a acontecer com as aberturas e fechos... parece que sim. Já mais do que uma pessoa comentou isso comigo (uma delas, o NunoFaustino que já acompanha o Forex há mais tempo do que eu). Eu como sou muito distraído nem olho para a hora dos movimentos e para o que está a acontecer no «extra-forex»...

Isto faz com que no Forex, a melhor coisa a fazer é estar a maior parte do tempo <b>quieto</b>. A tentação para o <i>overtrading</i> é enorme mas convém ter sempre presente que a maior parte dos movimentos não são significativos. Uma das coisas que tenho feito (e que se nota nos gráficos que coloco) é ter sempre dois gráficos em planos temporais diferentes para ter uma noção mais realista da verdadeira grandeza dos movimentos... Pois a tendência é começar a sobrevalorizar todo e qualquer movimento quando se olha para um plano temporal mais apertado e o activo tende a consolidar (cria-se a ilusão de estarmos perante movimentos significativos quando na realidade não estamos, o que podemos verificar olhando para um gráfico com um plano temporal mais alargado).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Inversões/oscilações

por oscarcoelho » 10/11/2003 20:47

Claro que permito. Era o que faltava!
Realmente não lhe deveria ter chamado inversões mas não encontrei outra forma de as referir. É que também não me parece que sejam só oscilações.

por PLPINTO » 10/11/2003 20:32

Permite-me uma pequena opinião. Eu também já tinha reparado nesses padrões que coincidem com a abertura do mercado Europeu e com o pré-market Americano mas, não acho que sejam inversões e sim maiores oscilações, pois o mercado tanto mexe numa direcção como noutra. São bons momentos para tentar caçar uns pips, mas perigoso.

Djovarius - Inversões de tendência de muito curto prazo

por oscarcoelho » 10/11/2003 20:05

Julgo ser possível identificar estas inversões com alguma frequência a determinadas horas do dia que parecem coincidir com horas de abertura/fecho das bolsas. Por ex: entre as 7 e as 8h, 13-14:30, 16:30-17:30 (hora portuguesa).
Dá-lhes alguma importância? Podem ser interpretadas/esperadas? Ou não existem de todo e é só impressão minha?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Aqui_Vale, HFCA, PAULOJOAO, yggy e 423 visitantes