Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Orçamento de Estado de 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 14/10/2011 0:43

AutoMech Escreveu:O Mares já abordou o assunto. Alguém sabe se estamos impedidos de ter uma taxa de IVA agravada ?
Não faz sentido um Ferrari ou um anel de ouro terem o mesmo IVA que tantos outros produtos muito mais necessários.

Também não devia trazer nenhuma barbaridade de dinheiro, mas bolas, é uma questão de moral.

Isto normalmente enquadra-se num imposto especial de consumo sobre artigos de luxo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Quando via aquilo na TV só me lembrava disto...

por rg7803 » 14/10/2011 0:41

Um dia deste alguem vai querer "breakfast"...

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/lK332QsfYRc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Automech » 14/10/2011 0:39

O Mares já abordou o assunto. Alguém sabe se estamos impedidos de ter uma taxa de IVA agravada ?
Não faz sentido um Ferrari ou um anel de ouro terem o mesmo IVA que tantos outros produtos muito mais necessários.

Também não devia trazer nenhuma barbaridade de dinheiro, mas bolas, é uma questão de moral.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

!

por bboniek33 » 14/10/2011 0:38

migluso Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Vamos lá manter níveis mínimos de cordialidade. O tema é quente que chegue e não vem bem nenhum ao mundo se transformarmos os posts em insultos...

Espero que não seja dirigido a mim este teu post.

Não imaginas o que tive que me conter... o que não faltou na minha resposta foi cordialidade...

Enfim...

Claro que nao, eu que ee que escalei o tom. Se o migluso se sentiu ofendido apresento as minhas desculpas.

O meu estilo por vezes ee agressivo. Nada mais.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por MarcoAntonio » 14/10/2011 0:36

migluso Escreveu:Que contrato temos com o Estado? Nenhum. O Estado português não é uma pessoa de bem.

Concordo. Aliás, uma das coisas que me põe doente é a história da PPPs e dizerem que há contratos e têm de ser cumpridos. Mas eu não assinei nenhum contrato. Eu por mim se lhes punha a mão era para rasga-los que muitos deles são ruinosos para o contribuinte...

Mas... engraçado: mete privados e são privados os beneficiados.

Portanto, mais calma lá nessa "divisão" entre "privado" e "estado" que a linha é muito mais ténue do que muitos querem fazer crer. Isto tudo entregue aos privados estava lindo estava, como se eu não conhecesse o tuga privado que me rodeia. Tuga é tuga!

O Estado não é bom?

O privado é pouco melhor e é quando é!

migluso Escreveu:Espero que não seja dirigido a mim este teu post.

Claro que não era.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/10/2011 0:38, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 14/10/2011 0:36

Se já é imoral martelar as pensões da CGA e não tocar na da SS, pior ainda se não impedirem as acumulações que existem. Não que isso venha trazer alguma fortuna, mas mais por uma questão de moralização.

Cortar reformas desta forma, quando o PR recebe 2 reformas, uma delas por ter trabalhado meia dúzia de anos, é um convite à insubordinação.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pata-Hari » 14/10/2011 0:36

Bem, pode ser que finalmente haja massa crítica a exigir cortes na despesa que não nos salários mas noutro tipo de despesa...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por migluso » 14/10/2011 0:34

MarcoAntonio Escreveu:Vamos lá manter níveis mínimos de cordialidade. O tema é quente que chegue e não vem bem nenhum ao mundo se transformarmos os posts em insultos...

Espero que não seja dirigido a mim este teu post.

Não imaginas o que tive que me conter... o que não faltou na minha resposta foi cordialidade...

Enfim...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

Achas muito bem.

por bboniek33 » 14/10/2011 0:31

migluso Escreveu:ainda estou a pensar se te respondo ó bonieke... mas acho que te vou ignorar...

Nao penses mais.
Imagem

por migluso » 14/10/2011 0:31

MarcoAntonio Escreveu:Migluso, isso é o que está no meu ponto a). É só uma questão de ler o texto todo...

:wink:

E já agora, tb como refiro, só por lirismo é que se pode argumentar que as pessoas conseguem escapar aos custos do sistema financeiro, por exemplo.

E para não ficar a falar o tempo todo deste, o custo do kwh de electricidade ou de um litro de gasosa.

Eu defendo sempre a competição. Se há pouca em determinados sectores a responsabilidade é sobretudo do Estado.

Ainda assim, com bancos, empresas de electricidade, etc, fazemos um contrato e este tem de ser respeitado.

Que contrato temos com o Estado? Nenhum. O Estado português não é uma pessoa de bem.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por MarcoAntonio » 14/10/2011 0:28

Vamos lá manter níveis mínimos de cordialidade. O tema é quente que chegue e não vem bem nenhum ao mundo se transformarmos os posts em insultos...
Imagem

Administrador Fórum

por migluso » 14/10/2011 0:26

ainda estou a pensar se te respondo ó bonieke... mas acho que te vou ignorar...

por mapaman » 14/10/2011 0:26

Quem pensa que o corte nos subsidios é apenas para o sector publico só pode ser ingénuo,vamos para uma economia de guerra só que virada para a caça ao pouco dinheiro que ai anda.

Diminuição de deputados? zero

Diminuição de Câmaras Municipais? zero

Já andaram a "besuntar" a igreja,de forma que vamos ter, e ainda bem,mexidas nos feriados.

http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 28934.html

Taxas sobre as grandes fortunas? zero,no entanto se o zé doa anzois não pagar o IMI a casa vai a leilão.

Este é um governo de gente forte com os fracos e muito fraco com os fortes e o tempo vai mostrar isto mesmo.

Só espero que isto seja uma jogada "sindical" e até dia 29 muito seja negociado.Se tal não acontecer não sei se estamos preparados para o que ai vêm.

Gerónimo amigo,o teu País precisa de ti!
Editado pela última vez por mapaman em 14/10/2011 0:48, num total de 1 vez.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

Pois ee !

por bboniek33 » 14/10/2011 0:21

Atomez Escreveu:
LFA1 Escreveu:Mas porque carga de água é que apenas os funcionários públicos vêm os subsídios de natal e de férias cortados, enquanto todos os autros continuam a ter direito a essas prestações?!

Porque os funcionários públicos são empregados do Estado que é o seu patrão e portanto tem poderes para lhes rever os salários como lhe apetecer.

Nas empresas privadas o Estado não tem o direito de fazer o mesmo. Mas isso pode ser feito de outras formas, como por exº criando impostos especiais e de certeza que os patrões privados vão seguir o exemplo do patrão estado.

Já agora, esta medida não me afecta nada diretamente porque trabalhando por conta própria há muito que não sei o que são subsídios de natal, férias ou outros. Eu se tirar 1 mês de férias no ano ganho ... 11 meses.

Essa dos FPs serem "empregados do Estado" ainda vaa que nao vaa, taabem... mas depois de aposentados todos sao iguais, oo carassas ! Porque serao soo afectados os reformados do Estado ?

Os outros nao contribuem porquee ?

Se acham bem para os FPs porque nao acham bem para os pensionistas da SS que tambem ee financiada pelo OGE ? A SS serve para "receber" encargos dos Fundos de Pensoes da Banca para fazer engenharia financeira para estes aldraboes e hipotecar as proximas gerac,oes. Ee aii que alguns de vocees se vao sentir defraudados daqui a 10 ou 15 anos e isto estiver tudo de pantanas e nao houverem reformas para ninguem. Gostarei de ouvir estes "liberais de aviaario" a gritar "oo tio, oo tio"... lol
Imagem

por atomez » 14/10/2011 0:14

LFA1 Escreveu:Mas porque carga de água é que apenas os funcionários públicos vêm os subsídios de natal e de férias cortados, enquanto todos os autros continuam a ter direito a essas prestações?!

Porque os funcionários públicos são empregados do Estado que é o seu patrão e portanto tem poderes para lhes rever os salários como lhe apetecer.

Nas empresas privadas o Estado não tem o direito de fazer o mesmo. Mas isso pode ser feito de outras formas, como por exº criando impostos especiais e de certeza que os patrões privados vão seguir o exemplo do patrão estado.

Já agora, esta medida não me afecta nada diretamente porque trabalhando por conta própria há muito que não sei o que são subsídios de natal, férias ou outros. Eu se tirar 1 mês de férias no ano ganho ... 11 meses.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 14/10/2011 0:11

migluso Escreveu:
Pois... na maior parte dos casos um cliente involuntário, obrigado a "comprar" um serviço, ainda por cima com um preço imposto pelo prestador monopolista e sobre o qual me resta "comer e calar", "pagar e não bufar", sob risco de ir parar à cadeia.

Desculpa Marco, mas a tua comparação do meu ponto de vista não está correcta.

Migluso, isso é o que está no meu ponto a). É só uma questão de ler o texto todo...

:wink:

E já agora, tb como refiro, só por lirismo é que se pode argumentar que as pessoas conseguem escapar aos custos do sistema financeiro, por exemplo.

E para não ficar a falar o tempo todo deste, o custo do kwh de electricidade ou de um litro de gasosa.
Imagem

Administrador Fórum

Pois ee !

por bboniek33 » 14/10/2011 0:11

migluso Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Redondo1975 Escreveu:Porque os funcionário publicos vivem á conta dos contribuintes e todos os outros dependem dos clientes.

O contribuinte é o cliente do funcionário público.

Pois... na maior parte dos casos um cliente involuntário, obrigado a "comprar" um serviço, ainda por cima com um preço imposto pelo prestador monopolista e sobre o qual me resta "comer e calar", "pagar e não bufar", sob risco de ir parar à cadeia.

Um contribuinte não é um cliente.

Aguardem pela prooxima "revelac,ao" e estenderem o corte ao "privado". Por agora fiquem contentes com "o castigo" aos FPs.

Esta gentalha ee mesmo mesquinha, vive do mal dos outros. Este Paiis nunca mais se endireita.
Imagem

por Afonso80 » 14/10/2011 0:10

LFA1 Escreveu:Mas o que é isto?!

Então agora os funcionários públicos é que são o bombo da festa?!

Mas porque carga de água é que apenas os funcionários públicos vêm os subsídios de natal e de férias cortados, enquanto todos os autros continuam a ter direito a essas prestações?!

Já não bastava terem cortado este ano os salários dos funcionários públicos, em média, 5% (bem, no meu caso até foi mais, mas isso não importa); já não bastava terem aumentado a percentagem de descontos para a ADSE; já não bastava terem aumentado a percentagem de retenção na fonte dos salários; já não bastava terem congelado os aumentos de salários e as progressões nas carreiras desde 2007 (soube-se hoje que os funcionários públicos, no período compreendido entre 2007 e 2014, apenas viram e verão um aumento anual nos salários (em 2009) e não conseguem subir nas carreiras mesmo que sejam excelentes funcionários - só isto meus caros amigos é um roubo de mais de 20% no salário no final deste período, a acrescer a tudo o resto atrás dito); já não bastava terem de arrostar também com todas as outras medidas de austeridade que são para todos; Já não bastava tudo isto, agora só faltava mais esta de também só os funcionários públicos não terem direito a subsídio de férias e de natal (e isto durante pelo menos dois anos, se a coisa não descambar)!? Mas o que é isto?!

Eu trabalho mais de dez horas todos os dias e não ganho mais por isso e agora ainda tenho de aturar isto?! Mais vale não fazer nada e receber o RSI e passar a vida a falar mal dos funcionários públicos (polícias, médicos e enfermeiros nos hospitais, funcionários e magistrados nos tribunais, professores e aauxiliares de educação nas escolas, funcionários nas finanças, etc, etc).
Meus caros amigos eu sou a favor de uma contribuição para recuperar o país, concordo em fazer sacrifícios se tal for necessário para tal. Agora o que eu não tolero, o que eu não compreendo nem aceito é que os sacrifícios não sejam equitativos para todos, que não haja justiça na distribuição dos mesmos e que sejam os funcionários públicos o bombo da festa!
Bandalhos!

Oh amigo, está a pregar no fórum errado. Ainda não percebeu que neste fórum o funcionário público (seja ele competente e esforçado ou não) é carne para canhão? Ainda não percebeu que o sector privado português é perfeito, ultra eficiente e que ninguém faz ronha?

Aliás, uma medida a sério era fechar todas as escolas, hospitais, centros de saúde, repartições, conservatórias, prisões, esquadras, tribunais, quartéis, câmaras. Isto só andava bem se fosse tudo privado. O amigo não lê o fórum muitas vezes, pois não? :mrgreen:
Editado pela última vez por Afonso80 em 14/10/2011 0:17, num total de 1 vez.
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

por rpmt » 14/10/2011 0:08

Por exemplo trabalhar + 0,5 por dia apenas pode servir para as empresas que exportam para as outras com o poder económico no fundo ninguém vai comprar a produção, vai servir para encher armazéns.

:shock:

Registado: 14/11/2006 17:47

Xissa !

por bboniek33 » 14/10/2011 0:08

goldentrader Escreveu:E já agora...na minha opinião penso que o corte será para todos os reformados, mas há dúvidas em relação a isso...não há ainda certezas e circulam as duas versões, daí a minha questão pertinente...

A versao dominante ee que sao soomente os pensionistas do Estado (CGA)...

O jovem-de-Massama conseguiu lanc,ar a baralhada.

Como usual...

Nao acertam duas seguida.
Imagem

por migluso » 14/10/2011 0:04

MarcoAntonio Escreveu:
Redondo1975 Escreveu:Porque os funcionário publicos vivem á conta dos contribuintes e todos os outros dependem dos clientes.

Um contribuinte não é um cliente.

por MarcoAntonio » 13/10/2011 23:57

As diferenças são mais estas duas:

a) o funcionário público é basicamente imposto pelo Estado (é o Estado que define e impõe a estrutura do funcionalismo público);

b) o funcionário público está a maior parte das vezes voltado para serviços e a aferição do valor do trabalho que desempenha é tendencialmente mais difícil e directa de obter.

Os privados gostam muito de distorcer isto e tendem a achar que o privado "não deve nada a ninguém" e os funcionários públicos "devem tudo ao contribuinte" ou algo nesta linha, esquecendo-se que muitos privados estão dependentes do Estado (ou porque tem o Estado como cliente ou porque recebe qualquer forma de incentivo do Estado) e que por outro lado muitos serviços são basicamente também "impostos" à população em geral no privado e os custos são-lhe "impostos" praticamente da mesma forma que os impostos (exemplo: o sistema financeiro... mas estende-se a outros, não é só este).

Claro que quando não dá jeito arranja-se um argumento redondo (no pun intended!) para arrumar com o assunto e por os dois macacos em galhos completamente diferentes...
Imagem

Administrador Fórum

por 21102014 » 13/10/2011 23:49

LFA1 Escreveu:Mas o que é isto?!

Então agora os funcionários públicos é que são o bombo da festa?!

Mas porque carga de água é que apenas os funcionários públicos vêm os subsídios de natal e de férias cortados, enquanto todos os autros continuam a ter direito a essas prestações?!Já não bastava terem cortado este ano os salários dos funcionários públicos, em média, 5% (bem, no meu caso até foi mais, mas isso não importa); já não bastava terem aumentado a percentagem de descontos para a ADSE; já não bastava terem aumentado a percentagem de retenção na fonte dos salários; já não bastava terem congelado os aumentos de salários e as progressões nas carreiras desde 2007 (soube-se hoje que os funcionários públicos, no período compreendido entre 2007 e 2014, apenas viram e verão um aumento anual nos salários (em 2009) e não conseguem subir nas carreiras mesmo que sejam excelentes funcionários - só isto meus caros amigos é um roubo de mais de 20% no salário no final deste período, a acrescer a tudo o resto atrás dito); já não bastava terem de arrostar também com todas as outras medidas de austeridade que são para todos; Já não bastava tudo isto, agora só faltava mais esta de também só os funcionários públicos não terem direito a subsídio de férias e de natal (e isto durante pelo menos dois anos, se a coisa não descambar)!? Mas o que é isto?!

Eu trabalho mais de dez horas todos os dias e não ganho mais por isso e agora ainda tenho de aturar isto?! Mais vale não fazer nada e receber o RSI e passar a vida a falar mal dos funcionários públicos (polícias, médicos e enfermeiros nos hospitais, funcionários e magistrados nos tribunais, professores e aauxiliares de educação nas escolas, funcionários nas finanças, etc, etc).
Meus caros amigos eu sou a favor de uma contribuição para recuperar o país, concordo em fazer sacrifícios se tal for necessário para tal. Agora o que eu não tolero, o que eu não compreendo nem aceito é que os sacrifícios não sejam equitativos para todos, que não haja justiça na distribuição dos mesmos e que sejam os funcionários públicos o bombo da festa!
Bandalhos!

Porque os funcionário publicos vivem á conta dos contribuintes e todos os outros dependem dos clientes.

Registado: 29/11/2007 11:46

por MarcoAntonio » 13/10/2011 23:45

MKlop Escreveu:
Eu referi 2000€ apenas como exemplo de um valor baixo (se bem que bom para não-produtividade)....Só para confirmar que me refiro à pensão em si, e não aos subsídios.

Mas de facto só vendo os números: nº desses reformados, etc

Não tenho isso à mão mas já passou inclusivamente aqui por um tópico qualquer: à medida que se sobe a fasquia, a base (o número de pensões atingidas) cai drasticamente.

É pior no regime geral da segurança social (dado que os universos não são os mesmos).
Imagem

Administrador Fórum

por MKlop » 13/10/2011 23:42

MarcoAntonio Escreveu:
MKlop Escreveu:Repito: não seria muito melhor reduzir todas as pensões pagas pelo Estado a um valor até 2000 euros líquidos, durante a vigência do programa?

E talvez reduzindo apenas em parte so subsídios de férias e Natal?

Bem, o corte a partir dos 1500 euros (identico ao que já tinha sido aplicado aos FPs) já estava previsto e já estava no memorandum da troika.

Portanto, para respeitar o plano da troika cortes só acima dos 2000 não entram sequer como hipótese (e eu acho que não chegaria de resto).

Seja como for, o OE está aprovado e não creio que agora vão mexer nisto...

Eu referi 2000€ apenas como exemplo de um valor baixo (se bem que bom para não-produtividade)....Só para confirmar que me refiro à pensão em si, e não aos subsídios.

Mas de facto só vendo os números: nº desses reformados, etc

Registado: 25/2/2010 9:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, jprgodinho, latbal, malakas, MPAM, OCTAMA, Pmart 1, sempreamesma, Shimazaki_2, Tiago2006 e 217 visitantes