BCP - Tópico Geral
Ai, que romântico...

António Ramalho: As fusões são feitas "por amor e não por interesse"
13 Outubro 2011 | 17:02
Vice-presidente do BCP defende que uma consolidação no sector financeiro em Portugal, mas neste momento, a nossa preocupação devem ser os nossos clientes, financiar o sector privado e manter o país vivo .
António Ramalho defende que a banca portuguesa deve passar por uma fase de consolidação, mas esta não é a altura e que o processo não pode ser feito por interesse.
“Os bons compromissos são feitos por amor e não por interesse”, afirmou o administrador, na Conferência Europa 2011 - O Futuro do Euro, organizada pelo Negócios, quando questionado sobre as operações de fusão e aquisição na banca portuguesa.
A “consolidação da banca portuguesa deve ser feita e vai ser feita apos a desalavancagem do sector financeiro, com tempo”, afirmou Ramalho, acrescentando que “neste momento, a nossa preocupação devem ser os nossos clientes, financiar o sector privado e manter o país vivo”.
Numa conferência promovida ontem pelo Negócios, o presidente do BPI, Fernando Ulrich, defendeu a consolidação do sector bancário. "Estou a falar de fusões, fechar balcões e recuar custos" e de consolidação dos "grandes com os grandes, porque cria mais valor. Os pequenos são muitos pequenos", afirmou.
O BCP e o BPI tentaram uma fusão em 2006 mas o processo não foi concluído com sucesso, devido a divergências entre as partes.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=511959
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
olivervilmar Escreveu:jlavra Escreveu:Não sei se viram no Diário Económico que "Salgado entra no Edifício onde decorre Conselho de Ministros".
Não querendo ser especulador, juntando isso à notícia do Jornal "i" eu diria que alguma coisa está para acontecer. As declarações de António Ramalho do BCP (ver no negocios) indiciam que não deverá ser com o BCP. Diria que poderá estar a ser tentada novamente uma fusão BES/BPI.
Será? isto é pura especulação por isso tem o valor que tem. Mas isto é também o sal dos mercados.
Eu não vi nada!especulador!mas se houver novidades logo saberemos mesmo porque o tempo urge!
Uma de duas, ou o tema é consolidação ou então o tema é grave do tipo o BES estar à beira de colapsar na ressaca das visitas da troika...
- Registado: 29/9/2011 15:02
jlavra Escreveu:Não sei se viram no Diário Económico que "Salgado entra no Edifício onde decorre Conselho de Ministros".
Não querendo ser especulador, juntando isso à notícia do Jornal "i" eu diria que alguma coisa está para acontecer. As declarações de António Ramalho do BCP (ver no negocios) indiciam que não deverá ser com o BCP. Diria que poderá estar a ser tentada novamente uma fusão BES/BPI.
Será? isto é pura especulação por isso tem o valor que tem. Mas isto é também o sal dos mercados.
Eu não vi nada!especulador!mas se houver novidades logo saberemos mesmo porque o tempo urge!
Não sei se viram no Diário Económico que "Salgado entra no Edifício onde decorre Conselho de Ministros".
Solução para a Banca
Boa tarde
Não percebo, porque é que a alternativa do Estado saldar 50% da sua divida à banca não é suficiente para gerar liquidez.
Porque entrar no capital, quando pode liquidar a sua dívida?
Não percebo, porque é que a alternativa do Estado saldar 50% da sua divida à banca não é suficiente para gerar liquidez.
Porque entrar no capital, quando pode liquidar a sua dívida?
- Registado: 29/11/2007 2:53
O BPI já é considerado um dos bancos internacionais do CaixaBank. Foi retirado da carteira da Critéria (que entretanto agora chama-se CaixaHolding):
http://www.caixabank.com/deployedfiles/ ... ast_es.pdf
O mais natural é que o CaixaBank "force" o BPI a ser integrado (já tem 30,1%, 20% dos votos) e passará a ser apenas o ramo português do CaixaBank.
http://www.caixabank.com/deployedfiles/ ... ast_es.pdf
O mais natural é que o CaixaBank "force" o BPI a ser integrado (já tem 30,1%, 20% dos votos) e passará a ser apenas o ramo português do CaixaBank.
- Registado: 29/11/2007 3:26
Imaginar um movimento de Fusão BES/BCP/BPI não passa de pura fantasia e especulação. Nunca o BdP iria autorizar um movimento destes entre 3 dos 5 maiores bancos Portugueses. Iria gerar um Super Banco com mais de 50% de quota de mercado, para além da administração e accionistas destes 3 bancos oporem-se á esta proposta.
A solução (no pior dos cenarios com um default Grego e consequente panico no sistema interbancario Europeu) será a injecção de capital nos bancos por parte do estado, sobretudo no BCP e BPI, os bancos mais expostos á divida Grega.
No presente, mais vale prepararem-se para um cenario de Default Grego, e tentar suavizar as consequencias deste.
A solução (no pior dos cenarios com um default Grego e consequente panico no sistema interbancario Europeu) será a injecção de capital nos bancos por parte do estado, sobretudo no BCP e BPI, os bancos mais expostos á divida Grega.
No presente, mais vale prepararem-se para um cenario de Default Grego, e tentar suavizar as consequencias deste.

Sou dos que estou no BCP e como quase todos com perdas, insisto que para além das eventuais imparidades na Grécia e com Berardos, o BCP terá de ter mais qualquer problema muito grave que o distinga dos problemas gerais da Banca, para vir a ser tão penalizado ( e basta ver as recuperações que toda a Banca europeia, e mesmo os mais expostos à grécia já fizeram nas duas ultimas semanas). Quanto a uma possivel fusão/aquisição no panorama nacional interessante, só vejo BES/BCP = BESC
- Registado: 6/4/2005 10:39
Concordo que o cenário do BCP/BES/BPI não deve passar.Juntos teriam uma quota do mercado superior ou perto dos 50%.Dominariam completamente o mercado com todos os inconvenientes, dai decorrentes.Quanto ao MG, em que se falou neste forum, não se esqueçam que é um Banco de vertente mutualista; logo não existem acções.Mas estou convicto que algo se vai passar no sistem financeiro portugues.Mas faz-me lembrar a histório do cego a guiar um cego.. 

- Registado: 11/9/2011 19:03
Bom, passando adiante, gostava de partilhar com todos, e ouvir os vossos comentários relativamente ao tema "consolidação da banca em Portugal" na perspectiva de olhar não para as cotações do BCP, BES e BPI, mas sim para quem é accionista destes bancos.
Na minha opinião qualquer movimento de consolidação irá ser totalmente definida pelo interesse ou não dos grandes accionistas destes bancos, nomeadamente o Credit Agricole (BES), e ITAU/La Caixa (BPI). Julgo que verdadeiramente a consolidação poderá estar nas mãos destes. Penso que o elo mais fraco está do lado dos accionistas do BCP, uma base muito dispersa e fragilizada. Nesse aspecto o BCP poderá ser uma presa e não um predador.
Estando de acordo com o que já foi dito, consolidação BCP/BES/BPI além de me parecer improvável (já argumentei porquê) parece-me difícil de passar em termos de concorrência.
Na minha opinião qualquer movimento de consolidação irá ser totalmente definida pelo interesse ou não dos grandes accionistas destes bancos, nomeadamente o Credit Agricole (BES), e ITAU/La Caixa (BPI). Julgo que verdadeiramente a consolidação poderá estar nas mãos destes. Penso que o elo mais fraco está do lado dos accionistas do BCP, uma base muito dispersa e fragilizada. Nesse aspecto o BCP poderá ser uma presa e não um predador.
Estando de acordo com o que já foi dito, consolidação BCP/BES/BPI além de me parecer improvável (já argumentei porquê) parece-me difícil de passar em termos de concorrência.
olivervilmar Escreveu:jlavra Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:mas de qualquer maneira os accionistas do BCP seriam os mais beneficiados devido a baixa cotação!mas também tenho dúvidas se voltaria a gerar valor para os antigos accionistas!
Não consegui perceber nenhuma das ideias que aqui consta. Podias explicar melhor? O que é que tem a baixa cotação a ver com serem mais ou menos beneficiados? O que é que tem a ver isto com os antigos accionistas?
Atrevo-me a dizer que nem é uma questão de não perceber. Tem que ficar claro que a "suposta" baixa cotação do BCP não é critério para beneficiar os accionistas do BCP. As acções valem o que valem hoje porque o mercado atribui (hoje) esse valor ao BCP ao seu negócio ao seu futuro etc. Ponto final.
Quanto ao gerar ou não valor para os antigos accionistas é qualquer coisa que quase nem merece comentário. Então gera valor para uns e para outros não?
Desculpem mas comentários que retiram valor a este fórum têm que ser devidamente refutados.
Bem!eu estou aqui também para aprender qualquer coisa,melhor eu expor o que penso para ser corrigido do que guardar uma ideia errada para mim próprio!Agora se julgas saber de tudo,pelo menos deve ter a humildade para compartilhar com os outros em vez de tecer críticas sem nenhum contributo!
Bem a ideia não é entrar em diálogos inúteis de dizer que o outro julga saber tudo ou que tem falta de humildade. Não entro nesse tipo de diálogo...não vale a pena. Acho que os meus comentários são auto explicativos no sentido de corrigir o que entendo serem afirmações sem sentido. Não pretendo ser ofensivo.
Ulisses Pereira Escreveu:olivermar, primeiro dás a tua opinião, depois eu pergunto-te porquê e não dás qualquer justificação. Depois perguntas o que acham os outros. Acho que antes de escreveres deves pensar.
Na minha opinião, o facto do BCP ser o banco que está a cotar a valores mais baixos não tem qualquer relação com o facto de poder beneficiar mais ou menos com uma fusão. Por isso, te perguntei o porquê para tentar fazer-se luz na minha cabeça...
Um abraço,
Ulisses
Ahhh!ok senhor sabe tudo

olivermar, primeiro dás a tua opinião, depois eu pergunto-te porquê e não dás qualquer justificação. Depois perguntas o que acham os outros. Acho que antes de escreveres deves pensar.
Na minha opinião, o facto do BCP ser o banco que está a cotar a valores mais baixos não tem qualquer relação com o facto de poder beneficiar mais ou menos com uma fusão. Por isso, te perguntei o porquê para tentar fazer-se luz na minha cabeça...
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
PIKAS Escreveu:Sim em termos concorrenciais o mercado ficaria mais bem servido![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é exactamente o oposto?
Cumprimentos,
Foi minha resposta ao outro post que dizia que ficaria mais equilibrado uma fusão do BCP/BPI e BES/BANIF/MONTEPIO!Ficariam 2 novas instituições mais a Caixa Geral e Santander!Em questões concorrenciais ficaria mais bem servido do que 1 nova grande instituição mais as outras duas citadas!Não andes a cortar meus textos aos bocados!assim fica mesmo sem sentido não é?

Ulisses Pereira Escreveu:oliver, não explicaste o porquê. Achas que sim porque sim. Não me parece que seja um bom argumento.
Uma das nossas preocupações no Caldeirão é a questão pedagógica. E quando leio algo que me parece sem sentido pergunto logo antes que alguém fique a pensar aquilo. Mas fico ainda mais preocupado quando pergunto o porquê e a resposta vem sem argumentos.
Um abraço,
Ulisses
Se calhar não expus minha ideia de maneira clara!mas em forma de pergunta qual seria o impacto de uma fusão a nível de mais valia para os accionistas em geral?seria neutral?benéfico?
jlavra Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:mas de qualquer maneira os accionistas do BCP seriam os mais beneficiados devido a baixa cotação!mas também tenho dúvidas se voltaria a gerar valor para os antigos accionistas!
Não consegui perceber nenhuma das ideias que aqui consta. Podias explicar melhor? O que é que tem a baixa cotação a ver com serem mais ou menos beneficiados? O que é que tem a ver isto com os antigos accionistas?
Atrevo-me a dizer que nem é uma questão de não perceber. Tem que ficar claro que a "suposta" baixa cotação do BCP não é critério para beneficiar os accionistas do BCP. As acções valem o que valem hoje porque o mercado atribui (hoje) esse valor ao BCP ao seu negócio ao seu futuro etc. Ponto final.
Quanto ao gerar ou não valor para os antigos accionistas é qualquer coisa que quase nem merece comentário. Então gera valor para uns e para outros não?
Desculpem mas comentários que retiram valor a este fórum têm que ser devidamente refutados.
Bem!eu estou aqui também para aprender qualquer coisa,melhor eu expor o que penso para ser corrigido do que guardar uma ideia errada para mim próprio!Agora se julgas saber de tudo,pelo menos deve ter a humildade para compartilhar com os outros em vez de tecer críticas sem nenhum contributo!
oliver, não explicaste o porquê. Achas que sim porque sim. Não me parece que seja um bom argumento.
Uma das nossas preocupações no Caldeirão é a questão pedagógica. E quando leio algo que me parece sem sentido pergunto logo antes que alguém fique a pensar aquilo. Mas fico ainda mais preocupado quando pergunto o porquê e a resposta vem sem argumentos.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:mas de qualquer maneira os accionistas do BCP seriam os mais beneficiados devido a baixa cotação!mas também tenho dúvidas se voltaria a gerar valor para os antigos accionistas!
Ulisses Pereira Escreveu:mas de qualquer maneira os accionistas do BCP seriam os mais beneficiados devido a baixa cotação!mas também tenho dúvidas se voltaria a gerar valor para os antigos accionistas!
Quis dizer em relação a revalorização patrimonial para os antigos accionistas,e em relação a baixa cotação quem entra agora e a curto prazo até pode beneficiar sim!Digo eu,que assumo ser leigo nestes assuntos!
Eu que sempre pensei que uma das "descobertas" desta crise foi que a existência de instituições demasiado grandes para falirem é prejudicial ao próprio sistema...
Hummm....
cheira-me que vai sobrar ainda mais para o contribuinte...
Hummm....

cheira-me que vai sobrar ainda mais para o contribuinte...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, IX Hispana, Jonas74, Luzemburg, PacoNasssa, PAULOJOAO, Pmart 1, Purificaçao, Shimazaki_2 e 187 visitantes